"Os alimentos e os seus nutrientes" - O trabalho experimental e a aprendizagem cooperativa como estr

Page 1

Aceite para publicação em 28 de maio de 2021

Avaliação da qualidade do V de Gowin Nome: _________________________________ N.º: _____ Turma: _____ Nome: _________________________________ N.º: _____ Turma: _____ Nome: _________________________________ N.º: _____ Turma: _____ Nome: _________________________________ N.º: _____ Turma: _____ Nome: _________________________________ N.º: _____ Turma: _____ Classificação: Classificação:

Rubrica do professor: Rubrica do professor:

Quadro – Avaliação da qualidade do V de Gowin (adaptado de Valadares, 2014: 42 e Sanmartí, 2011: 161) NÍVEIS DE DESEMPENHO COMO PODE SER CRITÉRIOS MELHORADO? Principiante Emergente Proficiente (está incipiente)

1 ponto

(em desenvolvimento)

(cumpre com êxito)

3 pontos

5 pontos

Questão-foco: A questão-foco é clara e coerente com os acontecimentos/ objetos. Conceitos: Os conceitos englobam todos aqueles de que depende a compreensão da questão-foco e encontram-se logicamente relacionados uns com os outros. Registos: Os registos encontram-se bem estabelecidos a partir dos acontecimentos/ objetos e à luz dos princípios e dos conceitos adotados. Transformação dos registos: A transformação dos registos encontra-se bem efetuada com base nos princípios e nos conceitos adotados. Juízos cognitivos: Os juízos cognitivos são formulados como afirmações coerentes com os registos e as suas transformações e respondem à questãofoco. Juízos de valor: Os juízos de valor são apresentados como afirmações que traduzem a importância, a significância, a utilidade e as possíveis limitações do trabalho e do conhecimento produzido.

TOTAL (em pontos): Classificação (em percentagem) = (pontuação total/30)x100% REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:

SANMARTÍ, N. (2011). Evaluar para aprender, evaluar para calificar. In P. Cañal (Coord.), Didáctica de la biologia y la geologia (pp. 151-171). Barcelona: Editorial GRAÓ. Sofia Damiana Pires de Jesus


Aceite para publicação em 28 de maio de 2021 VALADARES, J. (2014). Organizadores Gráficos facilitadores da Aprendizagem Significativa: Diagramas em Vê e Mapas de conceitos. Lisboa: Faculdade de Ciência e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa.

Ficha técnica: Título: Autora: Imagens: Publicação:

Os alimentos e os seus nutrientes - O trabalho experimental e a aprendizagem cooperativa como estratégias e finalidades na abordagem do tema alimentação saudável nas ciências naturais – 9.º ano Sofia Damiana Pires de Jesus Aceite para publicação em 28 de maio de 2021

Sofia Damiana Pires de Jesus


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.