Convivências #1

Page 39

S OS ARTISTAS OS ARTISTAS OS ARTISTAS OS ART

Quando vemos a Máquina de Passatempo de Maíra Mesquita não encontramos apenas um engenho destinado a transformar uma forma de energia em outra e/ou utilizar essa transformação para produzir determinado efeito. Encontramos uma artista inventando uma máquina poética, com traços humanos. Por tal razão, vemos nela a inutilidade que pode ter o tempo numa máquina criada para passar

o tempo. O passatempo lúdico ganha um teor político ao fugir do cronômetro e vivenciar um tempo próprio, libertando o relógio. “O tempo todo, para alguém, é a vida inteira, mas pode ser o tempo que você gasta pensando no tempo. Pode ser o tempo inútil, da brincadeira, o ‘passatempo’. Pode ser o tempo que você não tem, porque leva uma vida muito agitada e precisa de um outro relógio, não cronológico, um relógio interno, que digere as coisas, que faz o tempo passar por dentro também”.


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.