Page 1

ENCARTE ESPECIAL DO JORNAL CORREIO REGIONAL - ANO 1 - NÚMERO 6 - AGOSTO 2012

Por onde andam estas não-me-toquenses? Ainda é possível dizer que, em Não-Me-Toque, quase todo mundo se conhece. Uma pessoa é bem sua amiga, outra você sabe que é prima de um colega e tem ainda aquela que você vê com frequência pela rua. Assim torna-se comum que alguém daqui, ao ir embora, faça falta. Mesmo que

você conheça a pessoa só de passagem percebe que nunca mais a viu por aí... A ideia dessa reportagem, portanto, é contar onde está essa gente que saiu daqui. Encontramos não-me-toquenses (de nascimento e de coração) em várias partes do Brasil e até do mundo. Aproveite para “matar a saudade”...

Juliana Souilljee Michelin

Janaína Schnetto Welker de França

Juliana Souilljee Michelin, 35 anos, é filha de Franciscus Souilljee e Elzira Guareschi Souilljee e tem três irmãos: Eduardo, Patrícia e Fábio. Casada com Luis Henrique Fróes Michelin, mãe de Beatriz (5 anos), viveu em Não-Me-Toque até os 14 anos. Foi então (o ano era 1991) morar em Passo Fundo para cursar o Ensino Médio e, depois, a faculdade. Em dezembro de 1998 se formou em odontologia, casou (seu marido é de Passo Fundo) e, já no mês seguinte, passou a viver em Tocantins. “Moramos por um ano na fazenda e, em 2000, viemos para Palmas/TO. Abri meu consultório e hoje atuo também como servidora do Estado”, conta. Destaca ainda que já encontrou outros não-me-toquenses por lá. “Há não-me-toquenses por toda parte!”, brinca. Juliana diz que sente falta da família e, também, das coisas que uma cidade pequena oferecem. “Conhecer todo mundo, boa vizinhança, poder andar a pé... Sinto um pouco de falta do frio também”, finaliza.

Janaína Schenatto Welker de França, hoje com 36 anos, viveu em Não-Me-Toque de maio de 1984 a março de 1994. Saiu para fazer faculdade de Zootecnia em Santa Maria e retornou em 2000. Permaneceu aqui somente um ano e voltou a Santa Maria para fazer mestrado. Em 2002 passou a morar em Florianópolis para trabalhar. Atualmente casada com Gilson Luiz de França - e mãe do pequeno Guilherme (11 meses) - Janaína mora em Portugal. Seu marido é atleta de voleibol e joga lá. “Ficamos durante esse tempo na cidade de Guimarães e agora estamos mudando para o Arquipélago dos Açores”, conta. Além da família, Janaína sente muita falta dos amigos. “Por sorte hoje temos a internet, que encurta as distâncias. Sempre que retorno, faço questão de encontrá-los. A minha última passagem pela cidade foi muito rápida e não permitiu que eu encontrasse todas as pessoas que gostaria”, coloca.

Aline Loeff

Anaí Schenatto Welker

Aline Loeff, 33 anos, hoje é casada com Anderson Freitag e tem um filho: Henri, que faz quatro anos no final de setembro. Seus pais são Luiz Roberto Loeff e Cládis Lourdes Loeff. Morou em Não-Me-Toque desde o nascimento até o início de 2004. “Saímos, eu e meu marido, para morar e trabalhar no Mato Grosso, onde víamos mais oportunidades para nós dois”, lembra. Aline mora em Querência/MT. Ela e o marido são proprietários de uma empresa de venda de máquinas agrícolas - AGROBRAZ. Anderson toma conta do negócio enquanto Aline trabalha no setor administrativo de uma escola particular - onde já foi professora de História da Arte. “No início foi difícil. Mas tivemos muita ajuda da família. Agradecemos a eles até hoje, pois se não fosse esse apoio não teríamos chegado até aqui. Agora tudo está mais fácil, até porque fizemos amizades novas e verdadeiras por aqui também. De Não-Me-Toque ficaram as boas lembranças: da infância, da juventude... Saudade! Muita saudade da família... Muita mesmo! E dos amigos que aí deixamos... Do xis do Krau’s, das pizzas do Ritorna, das jantas no João e das fotos do Choko!”, revela.

A irmã mais nova de Janaína, Anaí Schenatto Welker, 32 anos, também não mora mais em Não-MeToque... As duas são filhas de Ubiratan de Abreu Welker e Cleudes Schenatto e tem mais dois irmãos: Itauanan e Tainan. Casada com Demóstenes Augusto, Anaí tem um filho de um ano e dez meses: Iago. Ela viveu em Não-Me-Toque dos 3 aos 18 anos (de 1983 a 1998). Saiu daqui para fazer faculdade em Passo Fundo e já há nove anos e meio vive em Florianópolis/SC. ”Tenho uma empresa de chaves e trabalho também com venda de cosméticos importados”, conta. Anaí sente falta da família, dos amigos que aqui ficaram e das praticidades que só uma cidade pequena oferece, “já que todo mundo se conhece”, ressalta.

Lilian Schneider Merielen Hartmann Merielen Hartmann, nascida em Não-Me-Toque em 1978, é filha de Valdivio Hartmann e Irena Ollermann. Tem dois irmãos: Gilberto e Maribel. Viveu aqui até os 12 anos. “Fui morar em Balneário Camboriú/SC com minha mãe e minha irmã. Logo depois meu irmão e a família dele também foram”, lembra. Há um ano, porém, para acompanhar o noivo Mateus Vedana - se mudou para Chapecó/SC. Merielen é formada em administração de empresas mas trabalha como corretora de imóveis. “Adoro Não-Me-Toque e sinto muita falta dos amigos e do meu pai - que ainda vive aí. Por isso estou sempre indo visitá-lo e ele também vem me ver sempre que pode”, destaca.

Lilian Schneider tem 36 anos, é filha de Breno Schneider e Mira Schneider e irmã de André e Walter. Mãe de Felipe, 6 anos, ela nasceu em Passo Fundo mas viveu toda a infância em Não-Me-Toque: dos 4 aos 14 anos. Voltou então por um período para sua terra natal e, aos 23 anos, resolveu fazer intercâmbio na Alemanha. Gostou tanto que já está lá há 12 anos. Vive na cidade de Bamberg. “Quando meu filho nasceu, quis ser dona de casa, e foi uma ótima experiência. Neste ano, porém, voltei a estudar: faço um curso de psicoterapia”, conta ela. “Gosto muito da vida tranquila que tenho aqui. Também gosto de viajar, conhecer novos lugares, outras culturas, mas sinto falta da minha família, dos meus amigos que tenho desde a infância (com os quais mantenho contato até hoje)... Saudades ainda de caminhar nas ruas de Não-Me-Toque, tantos rostos conhecidos, do calor e da alegria das pessoas... Tenho tantas lembranças boas”, finaliza.


Etiquet tiquetaa na pr práática CNPJ 89.785.638/0001-99

APRENDA AS REGRAS BÁSICAS DE ETIQUETA PROFISSIONAL

Diretora-editora: Candice Campos Revisão: Aline Brandt Circulação mensal encartado no Correio Regional Impressão: Cia da Arte/Ijuí-RS Telefones: 54-3331-1883/54-3332-1883

Sua saúde

A expressão “a primeira impressão é a que fica” é inquestionável na vida profissional. No entanto, saber manter essa primeira impressão, é mais importante ainda. A forma de vestir-se no ambiente de trabalho é uma excelente ferramenta do marketing pessoal. Os profissionais precisam entender

que roupa de trabalho é completamente diferente da roupa do lazer. As empresas, mesmo as mais arrojadas, estão inseridas no mercado de trabalho e, na maioria dos casos, prestam serviço ou têm contato com outras companhias que eventualmente são mais tradicionais.

DRA. ANDRÉIA GOETTEMS ALERGIA E IMUNOLOGIA CLÍNICA

DRA. ANDRÉIA GOETTEMS CREMERS 23.346

ALERGIA E IMUNOLOGIA CLÍNICA Fone: (54) 3331-8054 Avenida Pátria, 761 - sala 202 Carazinho-RS 2 - Sala de Estar - Agosto 2012

As mulheres têm uma possibilidade maior de errar - já que possuem grande diversidade de vestuário. As profissionais devem apostar nas calças clássicas, tailleurs, vestidos lisos e discretos de tecido encorpado, saia (na altura dos joelhos) e blazer ou saia e blusa em cores diferentes. O cabelo, por sua vez, deve estar sempre bem encorpado e pintado.

Evite: saltos muito finos e altos; sandália rasteirinha ou muito aberta; excesso de acessórios: muitas pulseiras, muitos anéis e brincos muito grandes; decotes; transparências; microssaia; roupas muito justas; cintura baixa; calça de ginástica; fendas, maquiagens muito pesadas; alças de sutiã a mostra; camiseta e vestido de um ombro só e tomara que caia.

VESTUÁRIO MASCULINO

Por possuir características de excelente adaptação às condições ambientais e ter alto valor nutritivo, o azevém difundiuse pelas regiões temperadas e subtropicais e foi introduzido como forrageira para os meses de inverno nos Estados da Região Sul do Brasil, sendo utilizado em consorciação com leguminosas diversas na estação fria, constituindo uma fonte de renda adicional para os produtores rurais nesses períodos. Atualmente, o azevém tem sido muito empregado como cobertura do solo durante o inverno. Estima-se que um hectare (10.000 m²) de cultivo de azevém produza até 100 kg de pólen e que um grama desse pólen possua cerca de 100 milhões de grãos, e que, pacientes sensibilizados, altamente alérgicos, possam apresentar sintomas, com somente 5 a 10 grãos/m3 de ar3. Por ser uma gramínea invasora, o azevém cresce desordenadamente em áreas não-agrícolas, como ao longo de rodovias, ferrovias, linhas de transmissão, terrenos abandonados nas cidades e até mesmo nas calçadas e ruas. Desta forma, mesmo cidades densamente povoadas podem apresentar grãos de pólen de azevém, transportados pelos ventos na época de polinização. Na polinose, a prevenção dos sintomas são particularmente difícil. Evitar ou diminuir a exposição ao meio externo é complicado, uma vez que os indivíduos necessitam permanecer no meio ambiente exterior, em suas atividades de trabalho e lazer. Outra questão é a manutenção dos alérgenos no interior das residências após a estação polínica. Aí vão algumas dicas: quando a quantidade e a propagação de polens na atmosfera se tornam significativas, como nos dias secos, quentes e na presença de ventos é recomendável ao paciente permanecer em ambiente fechado, se possível com ar condicionado e filtro, utilizar óculos quando do uso de moto ou bicicleta, manter as janelas fechadas em automóveis, evitar passeios em clubes de campo, cortar grama, ou realizar trabalhos de jardinagem.

VESTUÁRIO FEMININO

POLINOSE Clinicamente, a polinose é caracterizada por rinite, conjuntivite e/ou asma brônquica. Os pacientes manifestam coceira olhos com vermelhidão, coriza, espirros, coceira nasal ou faringe, entupimento nasal. Asma associada pode acontecer em 15% a 20% dos indivíduos. A coceira e vermelhidão nos olhos são quase constantes, diferenciando-a do resfriado comum. Uma característica importante da polinose é a periodicidade anual, uma vez que os sintomas, geralmente, ocorrem na mesma época do ano, durante a polinização. Na região Sul de nosso país, a sintomatologia inicia-se, geralmente, em setembro, e exacerba-se nos meses de outubro e novembro, prolongando-se, em alguns casos, até dezembro. Entretanto, alguns pacientes sensibilizados a polens relatam sintomas de alergia já a partir de agosto. A sensibilização a alérgenos de polens pode ocorrer de forma isolada ou associada à sensibilização a outros alérgenos, como ácaros da poeira domiciliar, fungos e epitélio de animais. Assim, a sintomatologia pode ocorrer exclusivamente durante a primavera, época da polinização, ou durante todo o ano, porém, nesse último caso, exacerbada na primavera. A repetição por mais de uma estação polínica dos sintomas clássicos de rinite, conjuntivite, associados ou não à asma brônquica, pressupõe o diagnóstico clínico de polinose O Lolium multiflorum, popularmente denominado azevém, é o principal pólem sensibilizante no Rio Grande do Sul. É uma espécie exótica, ou seja, não nativa do Brasil, trazida por imigrantes europeus, da região mediterrânea européia, para ser usada na agricultura. Sob o ponto de vista ecológico, propaga-se e cresce desordenadamente em terrenos abandonados, nas áreas rurais e urbanas, assim como em parques e ao longo de rodovias. Possui características de excelente adaptação às condições ambientais locais (solo, clima e topografia) e alto valor nutritivo. Além disso, consagrou-se como grande opção pela sua facilidade de ressemeadura natural, resistência a doenças, bom potencial de produção de sementes e versatilidade do uso de consorciação com outras culturas.

O homem deve mostrar, sempre, que está em dia com a higiene pessoal e dar preferência a tecidos que caiam bem e não amassem com facilidade. A camisa deve ser social, com a manga um pouco dobrada, para ficar um ar mais jovial, e não pode ser muito aberta. Se o terno não for obrigatório vista um blazer sem gravata. Já o sapato deve ser mocassim, de couro, cinto sempre combi-

nando e as meias escuras (brancas jamais). O cabelo deve estar sempre limpo, bem cortado e arrumado. Somente em determinadas profissões são admitidas as calças jeans mas, de modo geral, a calça correta é de alfaiataria ou sarja. Evite: barba por fazer; boné; camiseta regata; tênis; gravatas chamativas; jeans com muitos detalhes e desbotado.

JANTAR OU ALMOÇO PROFISSIONAL Um jantar ou almoço de negócios exige grande atenção. Apesar do profissional sair da empresa, ele ainda está a representando. No entanto, para quem não quer errar, é só lembrar que a etiqueta básica em encontros retrata a educação de berço, ou seja, não fale ao comer, mastigue de boca fechada, evite o álcool e use corretamente talheres, taças e louças. n Independente de quem convida, você ou o cliente, quem está pagando a conta é uma das empresas. Por isso seja comedido nos pedidos. n O anfitrião jamais deve ser encontrado tomando bebidas alcoólicas.

n Deve-se acompanhar o convidado nos seus pedidos. Se ele não bebe, não beba. Se bebe, beba só um pouquinho para acompanhar. Se ele for vegetariano, não peça um churrasco. n Ao sentar-se, não arraste a cadeira, apenas puxe-a com delicadeza e de uma só vez. n A postura sobre a cadeira não deve ser nem descuidada nem exageradamente tensa e reta (o que é antinatural). n Mantenha os ombros relaxados e os braços próximos ao tronco. É deselegante inclinar o corpo sobre o prato para comer. A tarefa de levar o alimento à boca é executada pelas mãos e pelos braços e não pelo tronco.


Mundo dos V inhos Vinhos TUDO QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE VINHOS Armazenando o vinho As garrafas devem permanecer inclinadas ou deitadas. de pé a rolha de cortiça seca e permite a entrada de ar externo (o que acelera a oxidação do vinho). Fazse necessário manter o vinho em lugar fresco, longe da luz direta (preferencialmente no escuro) e da umidade excessiva. Vibrações como as de geladeiras são prejudiciais à boa conservação do vinho. Abrindo o vinho Corte a tampinha do gargalo e limpe possíveis impurezas em volta. Use os tipos mais modernos de saca-rolhas, que dispensam o uso de força e o apoio no bico da garrafa e possuem uma espiral helicoidal sem o “pino” central (semelhante a um prego com espiral em volta). Prefira os abridores com espiral de teflon flexível. O cuidado na escolha do abridor é realmente muito importante pois evita que a rolha seja danificada (ou arrombada) na abertura do vinho! Quando a rolha se partir Isto não é o fim! Segure a garrafa com firmeza e use de delicadeza e ângulo para ir tirando aos poucos a rolha. Assim, você evita que outros pedaços caiam dentro da garrafa. Verifique se a rolha está deteriorada (e possivelmente o vinho também) ou se é somente uma rolha de baixa qualidade.

rafa, oferece uma pequena quantidade para aprovação. A taça ideal A taça é muito importante. Você gosta de tomar cerveja em copos lavados de requeijão? Imagine então beber um vinho bem elaborado neste mesmo copo. A combinação entre o vinho e o prato está perfeita. E isso merece uma taça adequada. O ideal é o de bojo amplo cujos lados afinem em direção à borda. Preferencialmente lisa e transparente, sem detalhes. Assim, você pode contemplar e sentir melhor os aromas do vinho.

Tes ov adas esttadas e apr aprov ovadas BOMBOM NA TRAVESSA Como fazer: 1. Coloque no liquidificador o leite condensado, a margarina, a farinha e bata. Transfira para uma panela e leve ao fogo BAIXO, mexendo sempre até engrossar. Desligue o fogo e misture 1 caixa de creme de leite. 2. Coloque o creme em um refratário pequeno. Lave os morangos, reserve alguns para decorar. Corte o restante ao meio e coloque sobre o creme. 3. Derreta o chocolate em banho-maria ou no microondas e misture 1 caixa de creme de leite. Deixe amornar e coloque sobre os morangos. 4. Leve à geladeira por 2 horas. Decore com morangos inteiros.

Ingredientes: - 1 lata de leite condensado - 1 colher (sopa) de margarina - 1 colher (sopa) de farinha de trigo - 2 caixas de creme de leite - 1 barra de chocolate 200g - 1 bandeja grande de morangos

Temperatura correta É importante você desfrutar um vinho na temperatura correta. Gelar demais esconde sabores e aromas e torna os vinhos tintos mais adstringentes. Servi-lo quente ressalta mais o álcool, desequilibrando-o. Veja as temperaturas ideais: Espumantes (vulgo champagnes): de 5 a 7 graus. Brancos: de 7 a 10 graus. Tintos: de 15 a 18 graus (o que corresponde à temperatura ambiente na Europa). O vinho pode até ser colocado na geladeira, mas não por muito tempo. O ideal é ter uma adega climatizada. Para servir, tanto os brancos como os tintos, é melhor colocá-los em um balde com gelo pelo tempo necessário para que atinja a temperatura acima mencionada.

Quando a rolha cair no vinho Acontece... Pedaços de rolha não estragam o vinho mas atrapalham a degustação e o prazer dos bebedores. O mais indicado neste caso é coar o vinho utilizando um filtro de papel de café e um vasilhame bem limpo. Se desejar, pode devolver o vinho à garrafa - mas sem agita-lo demais nos dois processos. Jamais utilize o coador de café. Ele já está impregnado com sabor e odor de café. Reconhecendo o bom vinho Em geral, verifique se a cor está transparente, com brilho, se existem quaisquer aromas desagradáveis, se a rolha está preservada e se produz lágrimas nas laterais do copo (ou seja, se o vinho escorre devagar no vidro formando filetes). Em seguida, confirme sentindo o paladar, pois o vinho é uma bebida bastante sensível e qualquer alteração se torna evidente. É justamente por este motivo que o garçom, ao abrir e servir uma nova gar-

Calendár io de EEven ven tos Calendário ventos L a goa dos T tos Trrês Can Cantos SETEMBRO Bebendo vinhos diferentes Brancos antes dos tintos. Beba os secos antes dos encorpados: vinhos fortes ou fortificados irão sobrepor-se aos mais leves. Vinhos envelhecidos merecem ser bebidos sozinhos. E lembre-se: troque as taças ao mudar o tipo de vinho servido. Estações do ano Os vinhos mais encorpados devem ser tomados no inverno, quando você poderá apreciá-los melhor, ou quando a harmonização com o prato a ser servido assim o pedir. No verão, quando a comida é mais leve, os melhores são os vinhos de baixo teor alcoólico: leves, brancos e rosés refrescantes ou até mesmo tintos leves.

VINHOS E SUCOS PUTINGUENSE...

Fabricados e embalados por Sadir Domingos Fontana e Cleomar Fontana.

01 a 07 – Semana da Pátria 07 – Comemoração Dia da Pátria – EEEM Joaquim J. da S. Xavier 08 - Missa Crioula – EMEF Dona Leopoldina – Linha Glória 12 – Chá com convidados – Clube de Mães Lar da Amizade – Ginásio de Esportes LG 13 a 20 – Semana Farroupilha 16 - Galeto com Massa e Reunião Dançante – Comunidade de linha Ojeriza – Linha Ojeriza 20 – Almoço de confraternização

para a 3ª Idade local – Ad. Municipal, Sec. Saúde e Ação Social – SRSU 22 – Jantar Kerb Comunidade Evangélica de LTC – SRSU 23 – Encontro Paroquial do Culto Infantil – Linha Colorado 29 – Chá da Primavera – OASE Kronental – Linha Kronental CAMPEONATOS MUNICIPAIS: l Escolinha Multiesportiva Futsal l Campeonato de Bolão Planalto/Alto Uruguai

Também doces, pães, salgados, biscoitos...

A melhor qualidade bem perto de sua casa. Rua Liberato Salzano, 2 Em frente à Cotrijal Não-Me-Toque (RS)

TELEFONE 54-3332-1632

Av. Otto Radtke, 603/Telefone 54-3392-1027 - Lagoa dos Três Cantos (RS) Sala de Estar - Agosto 2012 - 3


Mexa-se!

De olho na balança

OS BENEFÍCIOS DA PRÁTICA REGULAR DE ATIVIDADE FÍSICA

DICAS PARA EMAGRECER COM SAÚDE E MANTER-SE MAGRO Emagrecer lentamente pode ser desestimulante - já que não se pode ver o resultado em curto prazo. Mas então o que fazer para ter o corpo desejado? Infelizmente não há milagres. O emagrecimento depende de uma alimentação balanceada e de exercícios físicos. Para sua dieta se tornar mais fácil e menos sacrificante selecionamos algumas dicas. Acompanhe... l Não tenha pressa. Há quanto tempo carrega esse excesso de peso? Então para que eliminar do dia para a noite? l Corrija gradativamente a sua atitude em relação aos alimentos. l Não exclua de um dia para outro aquele alimento que só de pensar dá água na boca. Na verdade, nunca o exclua, mas saiba quando e quanto ingeri-lo.

Os benefícios da prática regular de atividade física vão além do controle de peso. Vale lembrar que uma boa alimentação, evitando o consumo de sal, gorduras e frituras - aliada à prática de exercícios físicos - trazem o equilíbrio perfeito para uma vida saudável. Confira as doenças e os problemas de saúde que podem ser evitados com a prática regular de exercícios físicos. Doenças cardíacas e AVC (acidente vascular cerebral) A prática regular de exercícios pode ajudar a prevenir doenças cardíacas e AVCs, fortalecendo o músculo cardíaco, reduzindo a pressão arterial, aumentando os níveis de HDL (colesterol bom), diminuindo os níveis de LDL (colesterol ruim) e melhorando a circulação. Estes fatores também podem diminuir o risco de doença vascular periférica. Hipertensão arterial A atividade física pode reduzir a pressão arterial de pessoas hipertensas. Além disso, reduz a gordura corporal, que também está relacionada com níveis elevados de pressão arterial. Diabetes No caso de pessoas que não dependem da insulina, os exercícios físicos reduzem a gordura corporal e ajudam a prevenir e controlar a doença. Obesidade A atividade física ajuda a reduzir a gor-

dura corporal e aumentar a massa muscular, provocando o aumento do consumo de calorias pelo organismo. Em associação com uma alimentação adequada, ajuda a controlar o peso e a combater a obesidade, importante fator de risco para várias doenças. Dor lombar Melhorando a força muscular, a flexibilidade e a postura, a atividade física ajuda a prevenir dores lombares. Osteoporose Os exercícios físicos favorecem a formação dos ossos e podem evitar a perda óssea associada ao envelhecimento. Melhora da auto-estima e combate ao estresse Estudos sobre os efeitos psíquicos da atividade física demonstram que a prática regular de exercícios pode melhorar o humor e a auto-estima devido a produção de endorfina. Pesquisas importantes mostram que a atividade física pode, também, combater a depressão e a ansiedade. A prática de exercícios ajuda na regulação das substâncias relacionadas ao sistema nervoso, melhora o fluxo de sangue para o cérebro, ajuda na capacidade de lidar com problemas e com o estresse. Além disso, auxilia também na manutenção da abstinência de drogas. Deficiências Os exercícios aeróbicos evitam o aparecimento de deficiências em pessoas com idade mais avançada.

l Controle a ansiedade. Encontre uma distração ou um hobby que faça com que a sua atenção desvie da comida. l Estipule horários para as refeições. l Deixe de comer aquele doce e substitua pela fruta de sua preferência. l Beba muita água! Hidrate-se. Água desintoxica o organismo, ajuda no ganho de massa muscular, na perda de gordura e na eliminação das fezes. Beba de 2 a 3 litros por dia. Lembre-se: a hidratação acontece principalmente de dentro para fora. l Deixe o seu prato colorido. Saladas e legumes devem estar presentes diariamente no almoço e no jantar. l Se alguém notar que está adotando novos hábitos e perguntar se está de “regime” mande um audível “não”. Muitas pessoas adoram sabotar as boas intenções alheias. l Sem jejum: Muitas pessoas pensam que se pularem uma refeição estarão comendo menos e emagrecendo. Ocorre o contrário, pois cada refeição feita após o jejum é marcada pela voracidade e assim a pessoa acaba comendo mais. l Não coma quando estiver cansado. Você vai querer comer rápido e não vai escolher os alimentos que realmente quer comer para ir descansar logo. Então descanse primeiro ao menos 10 minutos e respire fundo ou vá tomar banho antes de comer.

uma nova realidade. Mas informe sempre ao médico ou ao nutricionista qualquer sintoma observado. l Não se preocupe com o peso na balança: Ele não indica se houve emagrecimento real ou ganho de peso magro – para isso é necessária uma avaliação completa da composição corporal (peso e porcentagem de gordura). Evite verificar o peso com frequência. l Uma dieta saudável deve englobar o trinômio: boa alimentação, atividade física e repouso adequado. l Não desista da dieta. Há, pelo menos, 10 tipos de dietas diferentes e cientificamente comprovadas que podem se adequar ao seu organismo. l Faça de cinco a seis refeições por dia: três refeições principais e dois a três lanches intermediários. l Mantenha um diário alimentar e evite a alimentação automática. É importante não fazer nada diferente enquanto comer (ver TV ou ler jornal, por exemplo). l Alimente-se em local adequado e sentado. Pouse os talheres entre as garfadas e mastigue devagar os alimentos. Não coloque as travessas na mesa durante a refeição. Coma uma porção de cada vez e saia da mesa após se alimentar. l Use uma lista durante as compras e não vá ao mercado em jejum ou com fome. Mantenha alimentos saudáveis à vista e alimentos problemáticos fora da visão. Procure distinguir fome e desejo. Resista aos desejos e não os inclua na sua lista. l Prepare-se com antecedência para eventos especiais e situações que podem colocar seu emagrecimento em risco. l Concentre-se em seu comportamento e não no peso. l Viva as emoções em vez de descontálas nos alimentos. Aprenda a diferenciar fome de compulsão. l Converse com seus familiares para que eles apóiem e auxiliem no seu tratamento evitando insistir no preparo de alimentos inadequados e não ridicularizando suas atitudes e seus esforços.

l Faça atividades físicas: A adoção de atividades físicas melhora sua qualidade de vida, além de melhorar seu desempenho (no trabalho, em casa, no sexo) e ajuda a queimar as calorias que estão sobrando. Por exemplo: • Vá a pé à padaria. • Levante-se da cadeira durante o trabalho ao invés de usar as rodinhas. • Esqueça o elevador e use as escadas.

Rua São Francisco Solano, 407 Telefones 54-3332-1924 54-9149-4517 Não-Me-Toque (RS) i9cademia-nmt@hotmail.com

4 - Sala de Estar - Agosto 2012

l Dor de cabeça, tontura e fraqueza são comuns em qualquer dieta. O organismo está se adaptando a

O emagrecimento depende de uma alimentação balanceada e de exercícios físicos.


Casa e Construção

Daniel Rodighero

Os quiosques que ficam próximos a uma área externa devem proporcionar praticidade de uso e limpeza

Arquiteto representante das Lojas Dalvar em Não-Me-Toque (escritório na Rua Liberato Salzano, 132, sala 02)

SALÕES DE FESTAS Espaços para Receber e Conviver Cada vez mais um local específico para receber os amigos e familiares ou fazer uma reunião de trabalho se torna necessário. Seja um espaço multiuso conjugado a garagem, um quiosque ou um salão de festas com cozinha gourmet e sala de jogos, este ambiente tem ganhado destaque nas residências em todas as regiões brasileiras e cada vez mais produtos têm sido desenvolvidos visando a praticidade de uso e manutenção do salão de festas. Iluminação A iluminação deste local deve ser abundante, preferencialmente em cor quente, que tende a causar a sensação de conforto nos usuários estimulando-os a permanecerem por mais tempo no ambiente. Deve-se evitar utilizar exclusivamente lâmpadas de luz branca, pois elas tendem a deixar o ambiente sem vida. Piso Para criar um ambiente mais sofisticado pode-se utilizar porcelanatos, mármores e granitos. Pedras naturais criam um ambiente rústico, enquanto pisos vinílicos e laminados de tom madeirado tendem a criar um ambiente aconchegante e prático. Os quiosques que ficam próximos a uma área externa devem proporcionar praticidade de uso e limpeza, uma vez que sua localização em ambiente térreo gera grande fluxo interno/externo. Móveis “Hoje temos uma variedade de produtos e acabamentos: portas e gavetas com amortecedores que evitam impactos, padrões madeirados rústicos, móveis que aliam praticidade de uso e limpeza”, afirma José Antônio Secco, gerente de vendas da loja Dalvar em Passo Fundo, que possui uma vasta gama de móveis e acabamentos. E acrescenta: “Além disso há uma variedade de produtos que aliam praticidade e beleza: torneiras retráteis que possibilitam que praticamente toda a cozinha seja lavada, coifas que filtram o ar, eliminando o odor de gordura, frigobares e fornos de tamanho reduzido para se adaptarem a pequenos espaços, tornando o ambiente útil e prático”. Organização “O salão de festas ou quiosque precisa de uma bancada de apoio com pia para o preparo de alimentos (ou estar muito próximo à cozinha), churrasqueira elétrica ou

É fundamental que haja no salão de festas uma bancada de apoio com pia

Um ambiente de estar para que as pessoas possam sentar enquanto a comida é preparada vem a calhar

A iluminação deve ser abundante (preferencialmente em cor quente)

convencional e um espaço para comer. Os ambientes mais sofisticados possuem cozinha gourmet e sala de jogos. Estes espaços não são necessários, mas um ambiente de estar para que as pessoas possam sentar enquanto a comida é preparada vem a calhar. A proximidade com um lavabo é outro fator importante. Contudo neste caso deve-se pensar que o mesmo não se abra diretamente para a cozinha ou para o ambiente social para evitar constrangimentos”, afirma o arquiteto Daniel Rodighero.

Ar qui tetur ação Arqui quitetur teturaa e Decor Decoração planejando carinhosamente e com o cuidado merecido a sua morada? Sim, existe essa possibilidade. Escadas são um ponto contra. Casas de um pavimento O Brasil está envelhecendo. facilitam a vida das pessoas. E envelhecendo bem. Os avanBanheiros equipados com barços na medicina proporcionam ras de segurança são uma boa não só vida mais longa, como pedida, além de pisos também com muito maior quaantiderrapantes e tapetes eslidade. Estima-se que no ano de Juliana peciais. Os trincos das portas 2050, haverá em torno de 58 devem ser do tipo alavanca milhões de cidadãos acima dos Linhares com a fechadura acima do trin60 anos. Desses, 10 milhões Rubin co e não do tipo arredondados, terão 80 anos ou mais e cerca porque o pulso do idoso já não de 55 mil serão centenários. é mais tão ágil quanto o nosso. Estamos nos preparando para essa mudança? Você já fez as contas da As quinas dos móveis devem ser arredondadas, evitando acidentes, além do fato idade que terá em 2050? Eu já. Contabilizada a sua idade, você já pen- de os móveis serem fixados no piso, para sou como vai estar vivendo em 2050? Onde servirem de apoio quando necessário. Há e em que condições? A maioria das pes- as escadas para piscinas, menos íngremes soas se preocupa com a aposentadoria, e com apoio, rampas de acesso, altura de em incrementar sua renda e ter uma ve- móveis que permitam amarrar sapatos lhice digna e bem aproveitada. Mas... Já com conforto, além de poder sentar e lepensou na sua casa? Como ela vai servir vantar sem grande esforço. Isso sem contar os inúmeros dispositivos adaptados para às suas necessidades? Quem tem ou teve um idoso na família o bem estar dos idosos: desde aparelhos sabe bem das necessidades especiais que celulares com números maiores e mais iluuma pessoa de mais idade precisa. Assim minados, que ao serem segurados por como bebês, que necessitam de seguran- mais de 3 segundos ligam para números ça porque estão numa fase de descober- pré-cadastrados, até fogões com controle tas, os idosos também precisam de aten- de fechamento de gás quando a chama se ção especial. E não estou falando só de apaga. Mas nunca, nunca mesmo podenecessidades de saúde, de bem-estar e mos esquecer que as circulações devem de atenção. Falo das nossas casas, o lu- permitir que uma maca possa fazer a volgar onde escolhemos viver. Estamos nos ta em casos de emergência, evitando aspreparando para envelhecermos nesses sim – o que é visto muitas vezes – a retirada de pessoas idosas pela janela ou senespaços? Tenho clientes que constroem suas ca- do carregadas em cadeiras por 4 ou 5 sas já pensando no futuro. A esses, a mi- pessoas, com riscos imensos de queda, nha salva de palmas. Àqueles que ainda simplesmente porque a circulação da renão pensaram nisso, está na hora de pen- sidência não permitia o acesso de uma sar. As casas podem e devem ser prepa- equipe de saúde com aparelhagem esperadas para a nossa velhice. Temos tanto cializada. E aí, pensou que a sua casa pode ser trabalho para tirar objetos perigosos do alcance das crianças, de colocar trava nas muito mais prática, segura e permitir a portas dos armários e da geladeira, de você ou aos seus mais conforto e um bom manter tapetes antiderrapantes para pro- tempo a mais de independência? Dessa teger nossos bebês em forma, o idoso fica seus primeiros passos... tranquilo e sua família E para os nossos idotambém, com um lar sos? O que fazemos? planejado para atender Você sabia que exisas diferenças que a idatem várias maneiras de de avançada exige. Astornar a vida de um idosim, envelhecer pode so mais aprazível e medeixar de ser um tabu nos pesada pelos anos para ser mais uma etaem suas bagagens e fapa da vida, linda e cazer com que possam ser racterística pela qual independentes por muitodos nós – se Deus to mais tempo, apenas quiser – passaremos!

A ARQUITETURA EM UM BRASIL QUE ENVELHECE

ARQUITETA juliana linhares rubin FINANCIAMENTOS - PROJETOS - EXECUÇÕES

av. dr. waldomiro graeff, 1091 sala 01 - não-me-toque - rs Celular: 54-9988-8332 jlinharesr@yahoo.com Sala de Estar - Agosto 2012 - 5


Carr o & Cia. Carro

Mundo PPet et

PRINCÍPIOS DA DIREÇÃO DEFENSIVA

90% dos acidentes de trânsito são causados por falha humana

Segundo a Organização Mundial de Saúde 90% dos acidentes de trânsito são causados por falha humana, 6% por questões relacionadas à estrada e 4% por falhas mecânicas. No que tange aos motoristas são três os principais problemas: imprudência (quando alguma regra é conscientemente quebrada), negligência (quando não há cuidado no cumprimento das normas) e imperícia (falta da habilidade necessária à condução do veículo). Para evitar os acidentes causados pelo homem foi criado um conjunto de recomendações de segurança denominado “direção defensiva”. Dirigir com excesso ou escassez de luz l Em caso de via escura, o motorista pode se guiar pela faixa branca na lateral da pista; l É preciso cuidado com o farol alto, que ofusca o motorista na via de sentido oposto. O indicado é baixar a luz quando outro veículo se aproximar na pista contrária; l O farol alto também pode cegar temporariamente o carro da frente, quando a luz incide no retrovisor. Nesses casos, também é aconselhável diminuir o farol quando atrás de outro veículo no mesmo sentido; l É indicado, sempre que possível, trafegar com luz baixa. Dirigir em condições adversas de tempo l Neblina - diminui a visibilidade. Recomenda-se ligar o farolete ou os ou faróis baixos e só parar em locais com acostamento, sinalizando com o pisca; l Chuvas - a pista molhada diminui a aderência entre os pneus e o solo, o que pode gerar a aquaplanagem e perda de controle. Diminua a velocidade e freie com cuidado; l Granizo - como em outros casos de baixa visibilidade, o ideal é manter distância do carro da frente e ir devagar; l Vento - se o vento estiver transversal, a recomendação é abrir as janelas; se vier de frente, aconselha-se diminuir a velocidade. Atenção com objetos que podem ser arremessados contra os vidros. Situação das estradas l Em caso de problemas na conservação das pistas, é indicado adequar a velocidade às condições observadas l Recomenda-se atenção a desvios, tre-

6 - Sala de Estar - Agosto 2012

chos em meia pista ou sem acostamento; l Em vias sem sinalização, atenção redobrada; l Definir o trajeto antecipadamente é uma forma de evitar conversões bruscas e velocidades abaixo das mínimas ao se procurar um endereço; l Em descidas, a indicação é usar o freio rápida e suavemente, e manter-se com a marcha engatada (em vez de fazer "banguela"). Cuidados com o veículo l Fazer a manutenção periódica do veículo é uma das medidas preventivas pneus (calibragem e desgaste), limpador de para-brisas, quantidade de combustível, nível do óleo, condições das pastilhas de freio e funcionamento do motor são alguns dos itens que devem ser periodicamente checados. Condições do motorista l Fatores físicos como cansaço, visão ou audição comprometidas diminuem a atenção e aumentam os riscos de acidente; l Comer demais ou deixar de se alimentar são atitudes que geram reflexos físicos não aconselháveis a um condutor; l Fatores emocionais e psiocológicos nervosismo, tensão, inexperiência, excitação ou tristeza - também fazem o motorista perder o foco; l Dirigir com sono, embriado ou sobre efeito de substâncias tóxicas (remédios ou drogas) também não é aconselhável. Como evitar colisões l Manter distância do carro da frente, para dar espaço a reações bruscas, em caso de atitudes inadvertidas do outro motorista; l Sinalizar corretamente as conversões; l Em cruzamentos não sinalizados, o veículo na via da direita tem preferência; se houver placa de "dê a preferência", vale a placa; l Quando em marcha ré, retorceder devagar e sempre observando os dois espelhos; l Direção e celular não combinam: além de ser contra a lei atender ligações ao volante, o telefone desvia a atenção do condutor; l Da percepção do problema à reação por parte do motorista passam-se, pelo menos, dois segundos. Por isso é importante mantenha uma certa distância dos demais veículos.

LINGUAGEM DOS CÃES Você sabia que seu cão tem uma linguagem própria e um jeitinho todo especial de se comunicar com você? l Quando está com a cabeça e as orelhas viradas para uma determinada direção significa que escutou algum barulho e quer localizá-lo e identificá-lo. l A cauda balançando para os lados, na posição normal, significa alegria. l A cauda levantada: o cão está pronto para a briga com outro cão. l A cauda levantada e balançando: quer dizer alegria e segurança. l A cauda baixa: insegurança. l A cauda parada: inquietude. l Quando ele esta com a cauda entre as pernas: medo. l A cauda entre as pernas: está precisando de alguma ajuda e "apertado" para fazer as suas necessidades. l Quando cheira o rabo de outro cão: é uma forma de conhecer e de o cumprimentar. l Quando dá voltas e gira no mesmo lugar, antes de se deitar e, às vezes, arranhando o local (terra, tapetes, etc.) com as unhas: é um hábito adquirido dos seus antepassados selvagens que, assim, preparavam a "cama" para dormir. l Quando deita de costas, com a barriga para cima, pode ser: 1 - está muito alegre e quer brincar. 2 - se sente ameaçado, portando-se como seus antepassados selvagens, deitando-se de barriga para cima, para mostrar a cor clara do seu ventre, em sinal de submissão. 3 - que brigou e perdeu a briga. l Quando destrói os objetos que encontra: é uma forma de demonstrar que está se sentindo só, abandonado, despre-

zado. Nos filhotes isso é normal e eles o fazem para brincar. Basta uma bronca para que parem com esse comportamento. l Quando enterra e esconde objetos ou "coisas": é um costume herdado dos antepassados, que precisavam esconder para garantir a próxima refeição caso não conseguissem caçar uma nova presa. l Quando fica se esfregando no dono, principalmente na sua perna, significa que que ser acariciado. l Quando dá "cutucadas" com o focinho: é a maneira de chamar a atenção da pessoa que está perto dele para, geralmente, pedir alguma coisa. l Lambidinha: é a maior prova de afeto que um cão, de qualquer idade, pode dar a uma pessoa. l Quando late sem parar: significa que o cão está disposto a atacar algum intruso, homem ou animal, para defender o seu "território", seus pertences, sua comida, sua fêmea, seu dono ou outra pessoa de sua família. Nesse caso, mostra os dentes, fica com a cara e o focinho franzidos e as orelhas para traz, mostrando que está pronto para atacar.

Agora você já sabe o que fazer quando seu cãozinho estiver dando sinais... Boa sorte!

Dat as Comemor Comemoraati tivvas SETEMBRO 01 01 Física 02 03 03 05 05 06 06 cional 07 08 09 09 09 12 14 14 15 15 16 vação 17 18 19 19 20

· Início da Semana da Pátria · Dia do Profissional de Educação · · · · · · ·

Dia do Repórter Fotográfico Dia do Guarda Civil Dia do Biólogo Dia Oficial da Farmácia Dia da Amazônia Dia do Alfaiate Oficialização da letra do Hino Na-

· Independência do Brasil · Dia Internacional da Alfabetização · Dia do Administrador · Dia do Médico Veterinário · Dia da Velocidade . Dia do Operador de Rastreamento · Dia da Cruz · Dia do Frevo . Dia do Cliente . Dia Nacional do Musicoterapeuta · Dia Internacional para a Preserda Camada de Ozônio · Dia da Compreensão Mundial · Dia dos Símbolos Nacionais · Dia de São Geraldo · Dia do Teatro · Dia do Funcionário Municipal

20 · Dia do Gaúcho 21 · Dia da Árvore 21 · Dia do Fazendeiro 21 . Dia da Luta Nacional das Pessoas com Deficiências 22 · Data da Juventude do Brasil 22. Dia do Contador 23. Início da Primavera 23 · Início da primavera 23 · Dia do Soldador 23. Dia do Técnico Industrial e do Técnico em Edificações 23 . Dia do sorvete 25 · Dia Nacional do Trânsito 26 · Dia Interamericano das Relações Públicas 26. Dia Nacional do Surdo 27 · Dia de Cosme e Damião 27 · Dia do Encanador 27 · Dia Mundial de Turismo 27. Dia Nacional do Idoso 28 · Dia da Lei do Ventre Livre 29 · Dia do Anunciante 29 · Dia do Petróleo 30 · Dia da Secretária 30 · Dia da Navegação 30 · Dia Mundial do Tradutor 30 · Dia Nacional do Jornaleiro


Prevenção

Cois iança Coisaa de Cr Criança

VACINAS DOS ADOLESCENTES EM DIA É muito importante conhecer as vacinas disponíveis para os adolescentes (a partir de 10 anos) e, assim, manter os filhos saudáveis. Seguem algumas instruções: l Olhe no braço direito do seu filho e observe se existe uma cicatriz que corresponde à vacina BCG. Caso não exista, avise seu médico. l Há vacinas contra os vírus da Hepatite A e B. Saiba que as Hepatites B e C podem ser transmitidas por seringas e agulhas contaminadas, relações sexuais, alicates de unha, lâminas de barbeadores, escova de dentes, drogas intravenosas e aspiradas (canudos e cachimbos), instrumentos odontológicos mal esterelizados... l A vacina contra a Hepatite A + B deverá ser dada em três doses, de forma conjugada, o que resulta em uma menor quantidade de injeções. l Seus filhos estão protegidos contra o tétano? Observe a caderneta de vacinação. O tétano é uma doença letal que não tem cura. Geralmente crianças abaixo de 10 anos já tomaram as 4 doses e estão protegidas. Contudo, lembre-se: existe uma dose de reforço a ser aplicada após os 10 anos de idade e os adultos devem se revacinar de 10 em 10 anos. É possível ao adulto utilizar a vacina acelular, que protege contra tétano, difeteria e coque-

luche. l Verifique se os seus filhos estão protegidos contra as Meningites. Você sabia que já existe proteção contra as meningites meningocócicas e pneumocócicas? Toma-se uma dose de cada uma das vacinas. l Outra novidade para as meninas: vacina contra o HPV! A primeira vacina contra câncer de colo de útero pode ser administrada a adolescentes de 9 anos. l A AMVISA liberou a vacina contra HPV para meninos (protege contra o câncer de pênis, condilomas e câncer de boca, faringe e laringe). l Confirme se seu filho está protegido contra Catapora. Evite os riscos e desconfortos da Catapora. São aplicadas 2 doses, com intervalo de 2 meses. l Um lembrete importante: A vacina TRÍPLICE VIRAL (caxumba, rubéola e sarampo) deverá ser repetida caso seu filho tenha recebido apenas uma dose na infância. l Por fim: há vacinas indicadas aos adolescentes que vão viajar, tais como contra a febre amarela, febre tifóide, pólio (injetável) e raiva. Isso vale também para os adultos. A saúde de um adolescente depende muito de pais atentos e cuidadosos.

Rua Cel. Alberto Schmitt, 439/Sala 102 Centro/Não-Me-Toque (RS) Email: fabi.hartmann13@brturbo.com.br Telefone 54-3332-4268 e 54-9949-4688

RESGATANDO BRINCADEIRAS TRADICIONAIS TELEFONE SEM FIO Brincadeira coletiva que desenvolve a audição, a concentração, a oralidade e a memória. O primeiro da fila cochicha no ouvido do amigo mais próximo uma palavra ou frase. Este faz o mesmo com o seguinte, e assim por diante. O último diz em voz alta o que entendeu, e a graça está aí: geralmente é bem diferente daquilo que o primeiro falou. RODA COTIA Os participantes sentam-se em uma roda e cobrem os olhos. Um deles anda em volta com uma bola na mão para deixar atrás de um dos amigos. E vai cantando a música: “Roda cotia, de noite e de dia. O galo cantava e a casa caía”. O jogador que achar a bola nas suas costas corre atrás do que jogou. Quando pegá-lo, ele vira o "cantador", o outro se senta e a brincadeira recomeça. ESCULTURA COM ARGILA Compre argila em uma papelaria ou loja de material para artesanato, corte uma "fatia" (a forma mais fácil é usando um fio de náilon), pegue um prato pequeno com água e comecem a amassar. Primeiro vocês precisam apertar bastante a argila, molhando um pouco, até que ela fique bem lisa e maleável. A maneira mais fácil de começar qualquer forma, especialmente para os menores, é fazendo uma bola. Ela pode ser moldada entre as mãos, em movimentos giratórios, ou sobre o chão. Dessa bolinha podem sair todas as formas que a criança quiser. Vocês podem criar desde pequenos recipientes até bonecos e animais, que depois poderão ser usados para encenar uma peça de teatro, que tal? Deixe secando à sombra por pelo menos um dia.

BALANÇO O queridinho de parques e praças. Geralmente há uma fila de crianças por perto, aguardando a vez de se balançar no ar. Elas adoram e os pais podem participar da brincadeira empurrando o filho. Ao se balançar, a criança aprende que precisa segurar firme para não cair e se machucar. DETETIVE Separe um papel para cada jogador e escreva: “detetive”, “assassino” e, nos restantes, “vítima”. Dobre e misture. Cada pessoa pega um. Forma-se uma roda. Todos ficam se entreolhando. O assassino mata a vítima piscando para ela. Quando o jogador recebe a piscadela tem que dizer: “Morri”. O papel do detetive é flagrar o assassino bem na hora em que ele pisca. Quando descobre, ele grita: “Está preso”. O jogo acaba quando o assassino é revelado e aí é só recomeçar. GUERRA DE BEXIGUINHAS Perfeita para aqueles dias de calor em que a casa está cheia de crianças. Leveas para o quintal ou o playground e distribua as bexigas d’água. Vai ser a maior alegria! PULAR CORDA Pular corda tem tudo: é brincadeira, treinamento, exercício físico, faz bem para o corpo e para a mente. A gente aprende cedo e, quanto mais faz, mais sabe. Sozinho ou em grupo, dá para brincar de várias formas e até inventar competições. E a diversão ganhou força e uma nova maneira de brincar com o filme Jumping, da Disney, em que as crianças fazem campeonatos usando mais de uma corda.

Fabiane Bohrer Hartmann Enfermeira - COREN 189.441

DISPONIBILIZAMOS A VACINA PNEUMO 23

Pais e FFii lhos COMO ACABAR COM AS BRIGAS ENTRE IRMÃOS Seus filhos brigam muito, vivem provocando um ao outro, ainda que se gostem e façam pequenas tréguas? Aqui um passo a passo para você intervir na situação e conseguir uma declaração de paz definitiva. l Comece tendo uma conversa com eles. Fale de maneira clara e objetiva, descreva o que sente e pensa a respeito da situação. l Deixe que eles também se exponham e falem sobre seus motivos e sentimentos. l Descreva como você gostaria que eles se comportassem e tratassem uns aos outros. l Convide-os a tentarem mudar, dizendo que irá ajudar. l Faça pequenas brincadeiras ou jogos cooperativos, em que cada um possa contribuir com suas habilidades - caça ao tesouro é uma boa opção. l Façam um acampamento na sala ou no jardim. Isso favorece a intimidade e a colaboração. l Peça que eles elenquem atividades que possam fazer juntos. Incentive-os e elogie os mínimos esforços e avanços. Elogie muito sempre que eles estiverem bem,

PARA COLORIR

Tudo o que você precisa saber ou obter em termos de vacina.

MARCAS CONCEITUADAS COMO:

Deixe que eles também se exponham e falem sobre seus motivos e sentimentos

brincando juntos e se ajudando. l Dê a cada um, separadamente, um momento exclusivo com você. Esse será um momento só de vocês, onde ele não precisará dividir a sua atenção com ninguém. Isso é bem simples e faz muita diferença para as crianças.

Av. Flores da Cunha, 1657 Carazinho/RS Sala de Estar - Agosto 2012 - 7


Moda e Estilo

Signos

CRIANÇAS ESTILOSAS: MODA NÃO TEM IDADE As estações mais divertidas do ano (primavera e verão) estão chegando e as crianças têm tudo para aproveitar... Não só pelas brincadeiras, pela praia, pela piscina e por poderem brincar ao livre nos dias ensolarados mas também pelo mundo da moda - que reservou lindas novidades para os pequenos arrasarem. As tendências ditadas para o mundo da moda feminina e masculina se adaptam com muito charme para a moda infantil e os detalhes delicados e fofos são perfeitos para deixar o visual das crianças alegre, divertido e muito charmoso. MENINAS A principal tendência para o universo das princesas são as cores delicadas, chamadas de tons pastel, que deixam o visual muito fofo! O glitter chega também mais colorido fugindo um pouco do básico prata e/ou dourado. Peça especial e supercaracterística das meninas, os vestidinhos não podem faltar no guarda-roupas em nenhuma estação do ano. No calor o vestido deixa o look refrescado e confortável para elas brincarem e correrem a vontade. Já no frio é uma opção tanto casual como mais sofisticada combinada com meia-calça.

Não deixe que as meninas abram mão dos vestidos de criança. Elas ficam tão lindas vestindo um modelo rodado e delicado!

Mesmo que as coleções dessa temporada tenham cores mais sóbrias - como preto, cinza e marrom - as crianças podem colorir o visual (principalmente as meninas) com estampas charmosas. Não deixe que as meninas abram mão dos vestidos de criança. Elas ficam tão lindas vestindo um modelo rodado e delicado! Escolha o que mais combina com a sua pequena e a transforme em uma princesinha. MENINOS E para os meninos? A moda para os pequenos rapazes também imita a dos adultos. Os tons mais usados, principalmente em sapatos, são o branco, o azul e até mesmo o bege. Os tênis são os queridinhos de qualquer estação mas os papetes deixam os pezinhos mais confortáveis e arejados para o tempo quente dos dias de verão. Para as roupas dos meninos todas as cores são permitidas. Alegria é a palavra chave. Dá para misturar cores de uma forma bem harmônica. Faça experiências e tenha sempre uma regra bem clara: a principal moda é determinada pelo espelho.Ou seja: se ficou legal, se seu gatinho está lindo, é o que mais importa.

Mesmo que as coleções dessa temporada tenham cores mais sóbrias como preto, cinza e marrom, as crianças podem colorir o visual

VIRGEM De 24 de agosto a 22 de setembro Signo: Mutável Dia da semana: Quarta-feira Pedras: Esmeralda e topázio. Cores: Branco, amarelo, verde sálvia e violeta

Características: Signo de terra dominado por Mercúrio. Os nativos de Virgem são precisos, meticulosos, eficientes, severos e racionais. Em geral dão muita importância ao dinheiro, inclusive preferindo viver sem privar-se de nada. Odeiam esbanjar. São amantes da casa à que enfeitam sobriamente com gosto e ordem maníaca. Têm necessidade de ser elogiados e inseguros. Mas independentemente disso são muito apreciados no mundo trabalhista graças a sua lúcida inteligência. As profissões que mais se adaptam à Virgem são: desenhista técnico, professor, redator, químico, analista... Os nativos deste signo têm necessidade de ser amados e acreditam na amizade, mas por causa de seu caráter extrovertido se vêem com frequência envolvidos em experiências amorosas passageiras.

Como seduzir: A mulher de Virgem é elegante, bela, racional e séria. Para conquistá-la se precisa tempo e constância, mas valerá a pena. Adora as conversas inteligentes e os amores sérios e leais. Um conselho: na primeira noite leve ela a um lugar requintado. O homem de Virgem é sério, rigoroso e prefere a companhia de pessoas calmas, simples, inteligentes. Deve-se conquistá-lo com doçura, astúcia e paciência. Faça-o entender que precisa dele. Um conselho: utilize trajes elegantes e escuros.

CR Novidades Agosto 2012  
CR Novidades Agosto 2012  

CR Novidades Agosto 2012

Advertisement