Jm160716

Page 1


2 EDITORIAL

OPINIÃO

JORNAL DE MARAU | SÁBADO, 16 DE JULHO DE 2016

Na elaboração dos projetos eleitorais

Esta será uma semana de definições de rumos para os pretendentes aos cargos disponíveis na eleição de outubro. Definição de política é também a briga por cargos escassos, diante do apetite de certos políticos. Não importa se teremos duas ou três candidaturas, o que mais se deve levar em conta é a capacidade de discutir urgências. Entre tantas pendências que foram prometidas e não realizadas, uma deve aparecer como necessidade. Esperamos que em todas as propostas dos candidatos uma motivação apareça: Criação da Defesa Civil de Marau. Não dá para continuar trabalhando no improviso. Requer que estejamos preparados preventivamente sobre possibilidades de sinistros futuros. Em sendo assim, o socorro será imediato para aliviar a dor dos que são atingidos, quer por tempestades, vendavais, enxurradas, fogo e todo o tipo de acidente que estamos sujeitos. Nesta semana com chuva, em apenas um dia ultrapassou os 100 milímetros, os prejuízos são muito grandes. Sempre presente, o Corpo de Bombeiros, no atencioso ofício de qualquer eventualidade.

Rua Irineu Ferlin, 317 - (54) 3342-0967 - (54) 9917-2296 (Whatts)

A assistência social e entidades se fizeram presentes no cotidiano gesto de solidariedade que nos caracteriza e distingue de outros. Com o projeto da Defesa Civil, aparecerão os cursos de formação de voluntários para enfrentar quaisquer sinistros. Também ao longo de todo o ano, programações serão feitas para recolhimento e compras de donativos duráveis, como móveis, utensílios, madeira, telhas, lonas e outros bens que ficarão à disposição para atender os prejudicados. Com um projeto assim, existe a parceria mais rápida da Defesa Civil do Estado e da União para liberação de recursos com presteza. Há poucos dias, numa entrevista no Espaço Livre da Vang Fm, o Major Lago, que responde pela Defesa Civil na região Norte do Rio Grande do Sul, e que conhece Marau pois respondeu pela guarnição local da brigada Militar, disse que o município deve despertar para esta necessidade. Sugerimos aos pretendentes aos cargos públicos em Marau, que não deixem de olhar com carinho para esta necessidade.


JORNAL DE MARAU | SÁBADO, 16 DE JULHO DE 2016

GERAL

3

No campo e na cidade, chuva causa transtornos em Marau Do final da tarde quarta-feira (13) até a madrugada de quinta-feira (14) foram mais de 24 horas de chuvas quase ininterruptas no município de Marau. Segundo levantamento, foram mais de 130 milímetros de precipitação e que motivaram atendimento do Corpo de Bombeiros de Marau em pontos dos bairros Constante Fuga, Santa Lúcia, Colinas Nova Marau e Santa Isabel. Além disso, a grande quantidade de água trouxe transtornos, tanto na cidade, quanto no interior. Além de dificuldades no trânsito em estradas e rodovias, houve o alagamento de casas e fechamento momentâneo de vias.

FAMÍLIAS DESABRIGADAS Entre os pontos de alagamento na cidade, o caso mais crítico foi registrado na Travessa João Carlos Rigo, no bairro Santa Isabel. No local, cinco famílias tiveram suas residências alagadas e precisaram ser evacuadas pelo Corpo de Bombeiros. Conforme Taíse da Silva, uma das moradoras atingidas, quando perceberam que a água começou a subir procuraram deixar as crianças em um ponto seguro e começaram a tentar a retirada dos móveis. No entanto, a água subiu rapidamente e não tiveram tempo de salvar nada, conseguiram sair levando somente a roupa do corpo, documentos e os cachorros. Todas as cinco famílias que moram no local tiveram todos os bens danificados. Cerca de sete crianças e oito adultos que moram no local precisaram ser realocadas para passar a noite na casa de vizinhos e parentes. Taíse explica que já receberam algumas doações, sendo que na manhã de sexta-feira, juntamente com a Secretaria de Desenvolvimento Social, realizam o levantamento dos prejuízos. Segundo Taíse, desde que ela mora no local foi a primeira vez que o fato aconteceu. AJUDE: De acordo com a Secretaria Municipal

de Desenvolvimento Social, entre as doações necessárias estão camas, roupeiro, sofá, máquina de lavar, geladeira, piá, sofá, eletrodomésticos, roupas, calçados e alimentação. Interessados em ajudar podem entrar em contato pelo telefone 3342 3183. TRANSTORNOS NO INTERIOR Já no interior, problemas também foram relatados como queda de barreiras e pontes e lavouras submersas. Na comunidade de Arroio Sesteada, via que dá acesso a São José dos Ricci, o rio Sesteada subiu e alagou residências de pelo menos oito famílias. Conforme relato dos moradores, nunca se viu o volume do rio subir tão alto. Os moradores explicam que ninguém se feriu, mas tiveram alguns danos materiais, sendo que o trabalho de limpeza irá demorar alguns dias. De acordo com o Secretário de Agricultura do município, Leonardo Dalmoro, a chuva intensa causou danos das vias do interior, e fez com que algumas vias não dessem passagem na noite desta quinta-feira. No entanto, na manhã desta sexta-feira já foi realizado levantamento e não há nenhuma estrada com passagem obstruída. Segundo o Secretário, todas as máquinas do muni-

cípio trabalham para reparar os danos nesta manhã, fazendo a retirada de materiais que foram levados para as vias com a força da chuva. Dalmoro explica que até o momento nenhum dano de maior proporção foi verificado no interior. ERS 324: PERIGO E ÁGUA NO ASFALTO A chuva também causou transtornos aos usuários da ERS 324, que apresentou alagamentos em muitos pontos durante a chuva. O trânsito ficou lento e em meia pista em alguns locais, como no trecho conhecido como Curva da Moega, na comunidade de Burro Preto, e na curva da Comunidade de São Luís da Mortandade, onde foi registrada grande quantidade de água na pista. A Polícia Rodoviária esteve no local para orientação do trânsito. FIM DA CHUVA E RETOMADA DO FRIO Após alertas de temporal e granizo em grande parte da região sul do Brasil, o mau tempo deve dar lugar ao frio. Conforme informações do ClimaTempo, neste sábado há apenas previsão de garoa, com temperaturas entre 7ºC e 15ºC em Marau. Já no domingo (17) a temperatura deve cair, com registro de geada e mínima chegando a 2ºC, mantendo o tempo frio para a próxima semana.


4

POLÍTICA

Devido às Eleições, Conselho Tutelar de Marau muda sua formação Com a aproximação das Eleições Municipais 2016, o Conselho Tutelar de Marau está com sua formação mudada. Ainda no dia 30 de junho, dois conselheiros realizaram o pedido de afastamento com a intenção de concorrer no pleito de outubro. Com isso, os conselheiros Josiane Bedin e José Pedro Thomé se afastaram e agora aguardam convenção partidária do PMDB para formalizar disputa à vaga na Câmara de Vereadores. Para assumir os postos vagos, foram empossadas as suplentes Maria Eunice Marin e Elisa Posser. Dessa forma, a formação do Conselho Tutelar de Marau passa a ser: Mauro Knoff Pires, presidente; Cleomar Giolo, secretário; Rochelli Beatriz Zanin; e as novas conselheiras Maria Eunice Marin e Elisa Posser.

Conselheiros Josiane Bedin e José Pedro Thomé se afastaram dos cargos

JORNAL DE MARAU | SÁBADO, 16 DE JULHO DE 2016

Vice-prefeito de Marau pede desfiliação do PDT O prefeito em exercício de Marau, Odolir Bordin, realizou na terça-feira (12), a entrega da sua desfiliação partidária do Partido Democrático Trabalhista (PDT) à Justiça Eleitoral, que já homologou o pedido. Ele esclareceu que sua saída do Partido Democrático Trabalhista – PDT foi por foro íntimo. Bordin afirmou que foram quase 25 Bordin afirma que saída oi por foro íntimo anos junto ao PDT, partido que sempre admirou desde criança. Ele era filiado à sigla desde o dia 10 de outubro de 1991. Porém, nesse momento, achou por bem se afastar do partido, mas ressaltou que não guarda mágoas e que continuará respeitando e admirando a sigla. O político já havia anunciado que apoiaria a reeleição do Prefeito Josué Longo no pleito eleitoral de outubro, sendo que o PDT declarou ainda no começo desse ano que deixaria a base de apoio a atual administração, para apoiar o PMDB. Apesar disso, Bordin explica que não houve pressão do partido para que ele deixasse ou sigla ou que seria expulso da mesma, sendo que a decisão foi inteiramente pessoal. O político assumiu na segunda-feira (11) como prefeito em exercício, onde deve ficar na função até o próximo dia 20 de julho, durante o período de férias do Prefeito Josué Longo. O presidente do PDT Marau, Fernando Martins, declarou que a direção lamenta a saída do político, mas como ele não deu motivos, não buscou diálogo para que ele permanecesse na agremiação. A convenção do PDT deverá ser realizada no dia 31 de julho, domingo, onde o partido pretende oficializar a coligação com a majoritária e os candidatos a vereadores.


JORNAL DE MARAU | SÁBADO, 16 DE JULHO DE 2016

Mudança no comando da Brigada Militar de Marau No mês passado, em junho, o então comandante da Brigada Militar de Marau foi promovido a major. Com isso, acontece mudança no comando da Brigada Militar de Marau. Foi confirmada nesta semana que o major Gefferson Rodrigues deixa o comando da corporação. Com isso, deve assumir o posto Sérgio Nogueira Pagliarini, novo comandante do quartel em Marau. Ele deve chegar ao município nos próximos dias.

Major Gefferson Rodrigues deixa o comando da corporação

GERAL

Assembleia Legislativa aprova projeto de lei sobre Corpo de Bombeiros no RS Na terça-feira (12), aconteceu na Assembleia Legislativa, em Porto Alegre, discussão do projeto de lei 139/2016 que visa desmembrar o Corpo de Bombeiros da Brigada Militar. O projeto que dispõe sobre a organização básica do Corpo de Bombeiros no Rio Grande do Sul foi aprovado por unanimidade. Além disso, foi aprovada por unanimidade a emenda 5, que viabiliza a continuidade da prestação de serviços pelos bombeiros voluntários. Inicialmente, o texto determinava exclusividade dos militares na prestação do serviço de prevenção, controle e combate a incêndios. A tramitação da mudança iniciou em 2014. Apesar da mudança da lei, a hierarquia militar da corporação deverá ser mantida. Uma comitiva de integrantes do Corpo de Bombeiros Voluntários de Marau se fez presente na solenidade. Ao todo, cerca de 300 bombeiros voluntários de 41 municípios do Estado estiveram presentes no plenário. No Rio Grande do Sul, os bombeiros voluntários têm postos em 41 municípios e atendem a 96 localidades. Há 950 bombeiros voluntários em atuação direta e outros 500 estão preparados para o chamado. Isso significa que mais de 900 mil gaúchos são beneficiados com o serviço.

Abertas inscrições para o Fórum Internacional de Educação A Prefeitura Municipal de Marau informou que já estão abertas as inscrições para o V Fórum Internacional de Educação. O evento ocorre de 20 a 22 de julho, sendo que a programação e demais informações sobre inscrições ainda não haviam sido divulgadas devido a um problema burocrático. De acordo com o Diretor da Secretaria de Administração, Fazenda e Planejamento, Ricardo Benin, a licitação para definir a empresa responsável pela organização do evento foi feita pelo Poder Público a poucos dias. No entanto, as três empresas interessadas, sendo duas de Marau e uma de Porto Alegre, apresentaram problemas na documentação e portanto ficaram inabilitadas. O Diretor explica que com o ocorrido, o município não teria tempo hábil de fazer nova licitação. Portanto, optou por contratar a empresa com o menor orçamento, o que está previsto na lei número 8.666. Conforme informações, foram buscados orçamentos de três empresas de fora de Marau, mas as empresas não foram informadas. Interessados em participar do Fórum de Educação devem se inscrever no site da Prefeitura Municipal de Marau: www.pmmarau.com.br. Professores que trabalham no município de Marau, seja na rede municipal, estadual ou particular, são isentos da taxa de inscrição. Professores da região tem o custo de R$ 120,00 para participar do Fórum de Educação. A VI Feira do Livro que acontece de 17 a 19 de julho na Praça Municipal Dr. Elpídio Fialho, terá execução de uma empresa marauense, contratada através de licitação.

O evento ocorre de 20 a 22 de julho em Marau

5

Aprovação de emenda viabiliza a continuidade dos bombeiros voluntários


6

GERAL

JORNAL DE MARAU | SÁBADO, 16 DE JULHO DE 2016

Moto Clube Marau tem nova diretoria

Rodoviária de Marau tem mudanças no horário

Foi empossada recentemente a nova diretoria do Moto Clube Marau. O novo presidente Moisés Lazarrotto e o novo vice-presidente Manollo Riva afirmaram que a iniciativa inicial é reformar a pista, para tornar Marau novamente uma cidade destaque no motociclismo. Atualmente, trilheiros, praticantes de veloterra, enduro, motocross e outras modalidades que ocupariam a pista, não estão a utilizando devido a mesma não dar condições nem sequer para treino no município. A direção do Moto Clube afirma que a situação causou uma drástica redução no número de praticantes nos últimos anos. Conforme eles, uma série de fatores contribuiu para isso. No entanto, a ideia agora é fazer com que Marau possa se tornar novamente, quem sabe, a capital estadual do motocross, onde os finais de semana eram repletos de amantes do motociclismo reunidos do Parque Municipal Lauro Ricieri Bortolon, com pista sempre cheia. A direção explica que o principal problema hoje é a falta de manutenção da pista, que está em desuso porque a manutenção que deveria ser feita para permitir a realização dos treinos não é realizada. Inicialmente, o objetivo é dar condições para que os pilotos possam realizar os treinos na pista, após, pensar na realização de eventos. Porém, a direção ressalta que isso só será possível com o apoio do Poder Público Municipal.

A Estação Rodoviária de Marau mudou recentemente o horário de atendimento, bem como o telefone de contato. De acordo com Leonir Lampert da Rosa, dono da concessão do local no município, a Unesul teve mudanças nas linhas, sendo que por ser a principal empresa, a Rodoviária precisou se adequar aos horários. De segunda-feira a sábado, o horário de atendimento é das 06h30min às 19h30min, sem fechar ao meio dia. Já aos domingos e feriados o funcionamento é das 13h às 18h30min. Além disso, o telefone de contato com a Estação Rodoviária também mudou, sendo que o novo número é: (54) 3342-2072. O contato também pode ser feito através da página do facebook. Quem precisar viajar à noite, deve comprar a passagem antecipada, pois nos horários onde não há cobrador, a entrada nos ônibus só poderá ser feita com passagem. Rosa ainda ressalta que é extremamente proibida a entrada nos ônibus sem documento. Segundo ele, muitas pessoas, principalmente crianças, chegam para viajar sem nenhum documento, o que é ilegal. O administrador afirma que encaminhou à administração municipal oficio para ver da possibilidade de construir uma nova sede para a Estação Rodoviária de Marau, mas até o momento não obteve resposta do Poder Público. Conforme Rosa, a atual sede está localizada na área central do município, o que dificulta o trânsito de ônibus.

Residentes em Saúde de Marau participam de encontro nacional Iniciativa inicial é reformar a pista no Parque Municipal

I Festival da Codorna entrega lucro ao Centro Dia Amis Na noite de terça-feira (12), na sede da Asseama – Associação Esportiva Amigos de Marau, foi realizada a contabilização dos valores referentes ao I Festival da Codorna de Marau, realizado em junho no CTG Felipe Portinho. Na oportunidade, os promotores do evento realizaram a entrega de lucros divididos para a entidade tradicionalista, a Ordem DeMolay e o Centro Dia Amis. Ao todo, cerca de 800 ingressos foram comercializados, gerando um lucro de R$12.498,81. Para o CTG Felipe Portinho foram repassados R$5.750,00 para cobrir despesas quanto ao empréstimo do local. Para os membros da Ordem DeMolay foram destinados R$ 998,81 que serão utilizados para a formação do grupo e quitação de débitos investidos na organização do Festival da Codorna. E, em benefício do Centro Dia Amis, foi revertido o valor de R$ 5.764,00. A diretoria da Amis está empenhada para angariar fundos e garantir a reforma da sede, que irá abrigar um Centro Dia, projeto voltado para beneficiar a população idosa com atividades que serão oferecidas durante o período da manhã e à tarde.

Centro Dia Amis recebeu o valor de R$ 5.764,00

O VI Encontro Nacional de Residências em Saúde (ENRS) aconteceu nos dias 05 a 08 de julho de 2016, na Universidade Federal do Paraná (UFPR), em Curitiba. O evento foi uma importante oportunidade para o grupo realizar trocas de experiências com outros residentes e preceptores de diversos programas de todo o Brasil, bem como publicizar através dos trabalhos apresentados atividades desenvolvidas na residência em Marau. Com o tema “Residências em Saúde: Construindo Nossa Identidade e Questionando Nossa Formação”, propôs-se a resgatar o contexto histórico das residências em saúde; discutir: seus modelos de atenção multi, inter e transdisciplinar, e a qualidade da formação, com ênfase ao papel das instituições de ensino superior, tutores e preceptores, no programa político pedagógico, bem como, nos modelos de gestão em saúde e processos de trabalho. Em Marau desde 2013, a residência multiprofissional com a ênfase em Saúde da Família e Comunidade é uma realidade que acontece nos bairros São José Operário e Santa Rita, através de convênios firmados entre a Prefeitura de Marau,Grupo Hospitalar Conceição e Universidade Federal da Fronteira Sul. Realizam esta formação em serviço, profissionais das áreas da psicologia, enfermagem e farmácia, acompanhados por preceptores (trabalhadores do serviço de saúde).

Em Marau desde 2013, a residência multiprofissional é uma realidade nos bairros São José Operário e Santa Rita


GERAL

JORNAL DE MARAU | SÁBADO, 16 DE JULHO DE 2016

7

Marauense desenvolve importante pesquisa no setor de projetos de estruturas em aço

Vitor Hugo Oltramari recebe Diploma de Advogado Jubilado

Em tempos de crise financeira, também surgem grandes ideias. E foi pensando nesse período de recessão econômica no Brasil que o acadêmico do curso de Engenharia Civil da Universidade de Passo Fundo (UPF), marauense Mateus Flores Bordin, 25 anos, se inspirou para desenvolver seu Trabalho de Conclu- Pesquisa fez parte do TCC de Mateus Flores Bordin, 25 anos são de Curso (TCC). A pesquisa foi realizada na área de detalhamento de projetos em estruturas de aço. Além de propor uma norma técnica nacional para a padronização dos projetos no mercado brasileiro nessa área, o aluno desenvolveu um modelo de edifício industrial com estrutura de aço em 3D. Esses dois fatores juntos, conforme a pesquisa, propiciam redução de custos com mão de obra e a apresentação de um projeto estrutural mais completo e seguro aos clientes e profissionais envolvidos, mostrando, em tempo real, como ficará a edificação após a execução da obra. O trabalho intitulado “Premissas básicas para detalhamento de projetos de estruturas de aço” contou com a orientação dos professores da Faculdade de Engenharia e Arquitetura (Fear) Marinês Novello e Zacarias Chamberlain. “A escolha do tema surgiu da necessidade de otimizar tempo aplicado na elaboração de projetos de estruturas de aço diante da atual crise financeira e econômica em que o país se encontra”, revelou Mateus.

Na última seman, dia 04 de julho, a subseção da OAB de Marau completou 31 anos. Em reunião mensal da entidade, além da comemoração de aniversário, aconteceu a entrega do Diploma de Advogado Jubilado a Vitor Hugo Oltramari. Na oportunidade, o advogado marauense em sua fala registrou que advoga há 47 anos e que sente orgulho de pertencer a OAB, a qual presidiu por duas gestões. Além disso, no evento foi realizada a entrega de credenciais da OAB a sete novas advogadas no município de Marau.

Marauense advoga há 47 anos


8

GERAL

JORNAL DE MARAU | SÁBADO, 16 DE JULHO DE 2016

CTG Felipe Portinho de Marau é destaque da fase regional do Enart No último final de semana, dias 09 e 10 de julho, Marau foi palco da fase regional do ENART – Encontro de Artes e Tradição e do Enartinho. A competição reuniu entidades da 7ª Região Tradicionalista, entre elas os CTGs de Marau, Sentinelas do Pago e Felipe Portinho, que foi um dos destaques do evento. De acordo com o Coordenador Artístico do CTG Felipe Portinho, Hamilton Chaves, a entidade teve pelo menos 23 boas colocações na competição. As invernadas pré-mirim, mirim e juvenil sagraram-se como as campeãs e a invernada veterana ficou com a terceira colocação. Na categoria adulta, onde 10 entidades disputavam oito vagas para fase Inter Regional do Enart, a Entidade teve mais de 20 boas colocações nas provas individuais, além de destaque nas invernadas invernada adulta do CTG Felipe Portinho ficou na quarta colocação. A fase Inter Regional do Enart PARTICIPAÇÃO NO ESTADO: O CTG Felipe Portinho viaja neste sábado acontece nos dias 22 e 23 de outubro no Ginásio Irmão Vicente em Marau. (16), para a cidade de Santa Maria, onde participa do JuvENART, maior evento da O CTG Sentinelas do Pago também teve participantes individuais classificados categoria juvenil de danças tradicionais gaúchas. O CTG é o único representante para a fase Inter Regional do Enart. A categoria adulta da invernada não participou de Marau, sendo que participa da fase classificatório da competição, competindo da competição regional, e, portanto fica fora da próxima fase. Nas demais categocom outros 58 grupos de todo o estado, por uma vaga na grande final do evento, que rias, a pré-mirim ficou com a oitava colocação, invernada mirim obteve o sexto acontece nos 6 e 7 de agosto, também em Santa Maria. Também em julho, entidade lugar, invernada juvenil ficou com a quarta colocação e a invernada veterana ficou irá participa do Festmirim com a invernada mirim. com o oitavo lugar.

Grupo de Cavaleiros Sepé Tiarajú realiza 1º Jantar com Gaitaço de Marau O Grupo de Cavaleiros Sepé Tiarajú realiza neste sábado (16), o primeiro jantar com gaitaço de Marau, para comemorar os 20 anos de existência do grupo no município. O evento acontece no CTG Sentinelas do Pago, sendo que após o jantar e as apresentações, haverá baile animado pelos próprios gaiteiros. De acordo com o patrão do Grupo de Cavaleiros Sepé Tiarajú, Juarez Ganzer, são esperados de 60 a 80 gaiteiros de toda região. Ele ressalta que o evento é aberto a gaiteiros de todas as idades e lugares, que tenham interesse em participar. Os ingressos antecipados para o evento podem ser adquiridos na Comércio de Bebidas Mangoni, Loja Recanto Gaúcho, Loja Estância Gaúcha, Revista Campo e Cidade, Agropecuária Cipramar e com os integrantes do grupo. Conforme o patrão, a ideia é que o evento se torne tradicional no município. Além disso, após duas décadas de existência, pretendem realizar outros eventos, com o objetivo de angariar fundos para a construção da sede própria.

Evento comemora os 20 anos de existência do grupo no município

Bento Gonçalves, 620 - Marau/RS

(54) 3342-3848


JORNAL DE MARAU | SÁBADO, 16 DE JULHO DE 2016

GERAL

9

ASSAM realizará Ciclo de Debate de Administradores do RS em Marau

XXVI Ronda Fandangueira promove feijoada

Com o objetivo de ampliar a discussão sobre a área, a ASSAM – Associação dos Administradores de Marau realizou na noite de terça-feira (12), o lançamento do CIDEAD – XIC Ciclo de Debates de Administradores do Rio Grande do Sul. O evento aconteceu na sala da entidade, junto à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico. Na oportunidade, estiveram presentes cerca de 30 pessoas, entre autoridades, apoiadores, patrocinadores, sócios e imprensa local. O CIDEAD será realizado pela ASSAM e pelo CRA/RS no dia 13 de Setembro de 2016 na Casa da Cultura, às 19h30min, com a palestra com Eduardo Tevah. Os ingressos já estão à venda pelo site do CRA ou com os sócios da ASSAM.

Neste sábado (16), a XXVI Ronda Fandangueira promove feijoada no CTG Felipe Portinho. O almoço acontece às 12 horas. O cardápio será arroz, feijoada, couve refogada, farofa, saladas, pão, moranga caramelada e laranja. Os ingressos custam R$20 e estão à venda com os posteiros. Neste ano, os posteiros são Veranilce e Cassiano Duarte; Cristina e Valmor Ficanha; Marilene e Mauricio Pelegrini; Valquíria e Eduardo Betinelli, Vanderléia e Everaldo Pastre; Beatriz e João Maria de Lima. O baile da Ronda Fandangueira acontece dia 05 de novembro.

Evento acontece neste sábado no CTG Felipe Portinho Palestra com Eduardo Tevah será em setembro, na Casa da Cultura

BRF e Sindicato da Alimentação fazem nova rodada de negociação Aconteceu na quinta-feira (14), na sede da empresa BRF, nova rodada de negociação do acordo coletivo referente ao ano de 2016. A data base para o acordo era o dia 1º Entidades fazem negociação de propostas de maio, sendo que tentativas de negociação entre empresa e Sindicato da Alimentação já vem ocorrendo há algum tempo, porém sem êxito. A categoria pede 10,5% de aumento salarial, enquanto a empresa ofereceu 5,75% de aumento de forma imediata e mais 0,5% para janeiro de 2017, sendo que a proposta foi recusada pela categoria em assembleia. Quando o acordo for firmado, a negociação será retroativa ao mês de maio.

Comenda Jovem promove almoço A XXVI Comenda Jovem do GEL promove neste sábado (16) almoço no salão da comunidade do Bairro Guadalupe. O evento acontece às 12h30min e tem como cardápio: massa, galeto, maionese, pão e saladas diversas. Os ingressos custam R$20 (adulto) e R$10 (criança) e estão à venda com os comendadores. Neste ano, os comendadores são Ademir C. Jr. & Letícia Tramontina, Felipe Viecili, Julia T. Bortolizzi, Gullit Grando, Maria Augusta Andrigo, Rafael Santin, Tairine R. Borges, Vinicius Segat e Isamara Scortegagna. O baile da XXVI Comenda Jovem do Gel acontece no dia 15 de outubro, no salão nobre do Grêmio Esportivo Liberdade.

Evento acontece no salão da comunidade do Bairro Guadalupe


10

GERAL

JORNAL DE MARAU | SÁBADO, 16 DE JULHO DE 2016

Bairro Rigo promove almoço beneficente em prol de jovem

Grupo Alcoólicos Anônimos realizará almoço de confraternização

Será realizado nesse sábado (16) na Comunidade do Bairro Rigo em Marau, almoço beneficente em prol da jovem marauense Rodinara Raquel Soares, de 19 anos, que está acamada desde o dia 25 de maio de 2015, quando sofreu uma convulsão. A jovem perdeu todos os movimentos e também a fala. O cardápio será composto por massa, galeto, linguiça e saladas. Os ingressos podem ser adquiridos a R$ 20,00 Supermercado Cremacir, Mercado Santa Isabel, Supermercado Binda Restaurante TiContei, Mercado Formagini e com a Diretoria da Comunidade. Toda renda do evento será destinada para a família ajudar nas despesas com a jovem, que necessita de cuidados especiais. Mais informações podem ser obtidas através do telefone (54) 9667-6200.

O Grupo Alcoólicos Anônimos completou nesse mês de julho, 37 anos de fundação no município de Marau. A entidade surgiu no dia 07 de julho de 1979, e desde então funciona ininterruptivelmente no município. Para comemorar, a entidade realiza nesse domingo (17), almoço de confraternização com a participação de grupos de toda região. O evento acontece no CTG Sentinelas do Pago e é aberto a toda comunidade. Os ingressos podem ser adquiridos com componentes do grupo, através do telefone (54) 3342-2567. No município de Marau a sede da entidade fica localizada junto ao Salão Frei Gentil, no segundo piso, na Rua Padres Capuchinhos. As reuniões acontecem todas as segundas-feiras, às 20h.

Rodinara Raquel Soares, de 19 anos está acamada desde 2015

CRC-RS realiza Seminário de Assuntos Contábeis em Marau O Conselho Regional de Contabilidade do Rio Grande do Sul (CRC-RS) realiza na próxima sexta-feira (22) o Seminário de Assuntos Contábeis de Marau e Guaporé. O evento acontece durante todo o dia, das 8h30min às 17h, no auditório do Colégio Franciscano Cristo Rei, em Marau. A programação tem início durante a manhã com o painel “Ética, Técnica e Conhecimento – Diferenciais Competitivos do Profissional Contábil” e, após, segue com a palestra “O Contador como Agente de Transformação Social”. À tarde, o seminário tem sequência com as palestras “Desafios para o Sucesso – Inove. Um compromisso com você” e “Principais Alterações do ICMS para 2016”. O evento é destinado aos profissionais de contabilidade e estudantes da área contábil com cadastro no sistema CRCRS. O seminário tem o apoio de SESCON-RS, SENAR, CESURG, FEDERACON e ACMR. A entrada é 1kg de alimento não perecível.

Evento que acontece no CTG Sentinelas do Pago celebra os 37 anos da entidade

Grupo de Teatro Mistura Perfeita de volta aos palcos O Grupo de Teatro Mistura Perfeita volta aos palcos marauenses com a peça “Até que o casamento os separe”. A apresentação acontece dia 24 de julho, sábado, às 20 horas, na Casa da Cultura. Os ingressos antecipados custam R$10 e estão à venda na Dilda Vídeo e com os atores. A comédia "Até que o casamento os separe" retrata a vida de um casal caipira que marca encontro pela internet e resolve se casar sem ao menos conhecer a identidade do parceiro. A única coisa que pode separar esses pombinhos é o casamento, que será cheio de confusões e reviravoltas, marcado pelo aparecimento de figuras cômicas como o pai da noiva, a cigana e uma meretriz da roça.

“Até que o casamento os separe” será apresentado dia 24 de julho, na Casa da Cultura


JORNAL DE MARAU | SÁBADO, 16 DE JULHO DE 2016

Inscrições para Vestibular de Inverno Cesurg acontece até 22 de julho

Interessados devem agendar a prova do vestibular junto a Instituição

O Centro de Ensino Superior Riograndense (Cesurg), em Marau, inscreve até o dia 22 de julho para o vestibular de inverno. Os interessados devem agendar a prova do vestibular junto a Instituição. Neste processo seletivo, são oferecidas vagas nos cursos de Agronomia, Ciências Contábeis, Engenharia Civil, Engenharia de Produção e Engenharia Mecânica. Para facilitar o acesso no ensino superior, o Cesurg oferece diversas modalidades de bolsas e financiamentos. Todas as informações podem ser acessadas no site www.cesurg.com.br. O agendamento da prova também deve ser feita via portal e realizadas nos turnos da tarde ou noite. Todos os cursos ofertados são noturnos. O diretor administrativo do Cesurg/Marau, Leandro Paludo, frisa que “é uma facilidade e uma oportunidade para quem já está no mercado de trabalho e deseja buscar qualificação, realizando um curso de graduação com qualidade, almejando um futuro melhor”. As aulas no Cesurg iniciam no dia 25 de julho.

GERAL

11

Seminário promove socialização de experiências do Seja Com o objetivo de socializar experiências vivenciadas na educação de jovens e adultos, na terça-feira (12), no auditório da Secretaria de Educação do Município de Marau, aconteceu mais um encontro do curso de formação continuada em serviço, para a rede de ensino do município, chamado “O trabalho pedagógico na Educação de Jovens e Adultos: repensando e qualificando as práticas educativas”. A atividade foi realizada a partir de uma parceria entre o Centro Regional de Educação da Faculdade de Educação da Universidade de Passo Fundo (CRE/Faed/ UPF) – que é coordenado pelas professoras Elisabeth Maria Foschiera e Maria Isabel Bristot – e a Prefeitura Municipal de Marau. O curso integrou professores, funcionários e gestores da rede pública municipal de ensino de Marau (Seja), além da equipe do Núcleo Estadual de Educação de Jovens e Adultos de Palmeira das Missões (Neeja/Palmeira das Missões). O seminário possibilitou que ambos os grupos compartilhassem as experiências vivenciadas. Dinâmicas, bibliografias, produção de material didático pedagógico, bem como a presença e depoimentos de alunos do Seja possibilitaram refletir e aprofundar processos teóricos metodológicos da Educação de Jovens e Adultos.

Encontro faz parte do curso de formação continuada em serviço


12

GERAL

JORNAL DE MARAU | SÁBADO, 16 DE JULHO DE 2016

XI Resgate do Vinho de Marau tem avaliação das bebidas Aconteceu na sexta-feira (15) a degustação e avaliação dos vinhos para a 11ª edição do Resgate do Vinho de Marau. Na oportunidade, uma equipe formada por seus jurados conhecedores da bebida, avaliaram vinhos de 24 participantes. Após dadas as devidas notas a cada produtor de Marau e região, a divulgação será feita durante o jantar do XI Resgate do Vinho de Marau. O evento acontece a partir das 20h do dia 29 de julho, sexta-feira, na Comunidade de Nossa Senhora do Carmo. O cardápio será composto por massas (com molho branco e molho vermelho), carne suína e de frango, pão, saladas diversas, sobremesa, vinhos e suco. Os ingressos custam R$ 35,00 para adultos e R$ 15,00 para crianças, sendo que dá direito a uma taça de vinho. Os ingressos podem ser adquiridos na Emater, com a diretoria da comunidade e no Mercado Passalá. Após jantar, acontece a divulgação e premiação dos melhores vinhos.

Evento acontece no dia 29 de julho, em Nossa Senhora do Carmo

PREFEITURA MUNICIPAL DE VILA MARIA/RS A Prefeita Municipal de Vila Maria - RS comunica a todos os interessados que Clarita Dalacort Endrigo, Serzeide Soccol Boff, Julia Rossini Piccini, Dirceu Enderle, Elvino De Sordi, José Antonio Gaboardi, Terezinha Locateli Gaboardi estão habilitados para o chamamento 001/2016. Irmãos Kobelinski Ltda está inabilitado por ter apresentado Certidão Negativa de Tributos Municipais vencida. Está aberto o prazo para apresentação de recursos. Informações durante o horário de expediente pelo fone (54) 3359-1200 e cópia no site http://www.vilamaria.rs.gov.br Vila Maria, 15 de julho de 2016 NEURA LORINI MATT/PREFEITA MUNICIPAL

“Um papelão.” Manchete do diário argentina Olé, sobre a eliminação do Boca Juniors na semifinal da Copa Libertadores.

Uma pechincha! A imprensa noticiou que o argentino Gonzalo Higuain, artilheiro do Napoli, especializado em perder gols em decisões pela seleção argentina, recusou uma proposta sem noção dos chineses. O Hebey Fortune teria oferecido 1,1 milhão de dólares por semana para o jogador. Como números inflados chamam mais atenção, vamos traduzir (na cotação atual, pelo menos) para a nossa realidade: 3,6 milhões de reais a cada sete dias. Tudo bem, para jogar na China precisa haver uma baita compensação financeira, mas isso é demais. A verdade é que os chineses impulsionem a locomotiva mundial da economia. Pode faltar chocolate nos próximos anos porque só agora os chineses descobriram o que se pode fazer com o cacau. A sede dos chineses por vinho (tinto, por enquanto) é uma história ainda mais extraordinária. Os vinhos da região francesa de Bordeaux estão entre os mais caros e desejados do mundo. Existe até uma espécie de investimento a longo prazo nessa bebidas caríssimas. Pois bem. Após a crise imobiliária dos EUA, os americanos diminuíram sua sede pelo vinho francês. Quem assumiu o lugar? Os chineses, claro! Eles passaram a ser os melhores clientes dos vinhedos de Bordeaux, torrando dinheiro da mesma maneira que no futebol. Em Hong Kong há leilões para ver quem paga mais por vinhos de safras especiais. Uma senhora chinesa pagou 1,5 milhão de euros por uma garrafa dessas. Depois de importarem a bebida dos franceses, os chineses imprimiram seu ritmo: compraram vinhedos na França para produzir a bebida e exportarem para a China. Depois, os chineses contrataram especialistas franceses para produzir o vinho em solo chinês. E poder estatal entrou na parada e está investindo para que vinhedos vinguem em uma região desértica, para saciar a crescente demanda interna. Agora, leia só: e se os chineses pensarem assim também no futebol? Se quiserem comprar um campeonato de outro país para chamar de seu? O governo banca a Liga nacional, que ainda não empolga a audiência mundial. E se a China, em vez de contratar vários jogadores brasileiros, quiser comprar o Campeonato Brasileiro e levar para Pequim? Pense bem! A maioria dos torcedores brasileiros já assiste aos jogos pela TV! O Brasileirão vale cerca de 670 milhões de euros, e é considerado o sexto mais competitivo do mundo. Seria uma pechincha!


JORNAL DE MARAU | SÁBADO, 16 DE JULHO DE 2016

Árvores grandes da Comunidade São Pelegrino são cortadas Na manhã de terça-feira (12), após ligações de ouvintes, a reportagem verificou o corte de árvores na Comunidade de São Pelegrino, Bairro Jardim do Sol. Em contato com o setor de Meio Ambiente da Prefeitura e com a Diretoria da Comunidade, foi verificado que o corte aconteceu mediante licença e aprovação de Conselho Comunitário. Conforme informações do Departamento de Meio Ambiente, foi concedida licença para o corte de cinco árvores de grande porte, localizadas na esquina das Ruas José Primo Bernardi e Zeferino Felipe. A intenção é que no local seja construído passeio público, já que atualmente os pedestres precisam andar na rua, junto aos veículos. A possibilidade de fazer novos cortes de árvores de menor parte não é descartada. De acordo com a Diretoria da Comunidade, além da licença ambiental, o corte de árvores teve a aprovação do Conselho Comunitário da Comunidade. O objetivo é realizar melhorias em torno da Igreja e do Salão do Bairro. As obras serão feitas com recursos da comunidade e também do Orçamento Municipal Participativo.

GERAL

13

Moradores do Bairro Santa Rita reclamam de problemas em passeio público

Pedestres se deparam com riacho no fim do calçamento

Licença foi concedida para melhorias no local

A reportagem da Vang FM/JM esteve nesta semana atendendo a solicitação de moradores devido a um problema no Bairro Santa Rita. A pouco tempo a Rua Ivo Minosso, que liga a Avenida Júlio Borella ao Bairro Santa Rita, recebeu passeio público em ambos os lados. No entanto, os moradores reclamam que o trabalho não foi totalmente concluído. De acordo com relatos, na parte mais baixa da rua, já perto do Bairro, local onde existe uma ponte sobre riacho, o passeio simplesmente acaba de um dos lados da via. A reclamação dos moradores é que além do trabalho não ter sido finalizado, não há qualquer tipo de sinalização no local, o que apresenta risco para os pedestres, que se deparam diretamente com o riacho.



JORNAL DE MARAU | SÁBADO, 9 DE JULHO DE 2016

OPINIÃO

15

Falando em Lei

Bombeiros de Marau atendidos

O Comando Rodoviário da Brigada Militar não vai mais multar quem usar apenas os faróis de rodagem diurna ( sinaleiras LED). A Polícia Rodoviária Federal já tinha esse entendimento. Continuamos fazendo diplomas legais pela metade. A legislação é omissa quanto ao seu uso. Reforçamos que é obrigatório os faróis acesos de dia nas rodovias. Em Marau, no perímetro urbano, é normal ver o pessoal com farol acesso, não sendo obrigatório. Já nas rodovias, serve também para ver o festival de buracos nas pistas.

Emenda do deputado Zanchin foi aprovada no enquadramento da legislação para os bombeiros voluntários continuarem atuando. Marau, deve se orgulhar da instituição que tem. A população sempre que chamada colaborou para oferecer materialmente condições de trabalho aos nossos anjos da guarda. Quem construiu uma imagem de eficiência não poderia nunca perder o direito de continuar trabalhando.

Justificando nova casa O gabinete do PMDB na Câmara é a mostra da precariedade das instalações do legislativo municipal. Com a água descendo do teto, solução mesmo é um balde para não alagar. É lamentável um município de 60 anos, não ter sede própria para morar. É que o nosso legislativo, invariavelmente foi capacho do executivo e ainda se gaba de colocar anúncio garrafal de devolução de seus recursos para os cofres da prefeitura. É de ter pena, achando que isso é grande coisa. Parabéns o município de Gentil, que contrariando o executivo fez sua casa para a dignidade de morar. Hoje ninguém reclama por lá. Aqui, bem entendido, Casa legislativa, não monumento de Salomão.

A propósito... Caminhando pelas ruas de Marau, encontramos nas proximidades do bairro Santo Expedito uma placa anunciando as futuras instalações da Câmara de Vereadores. Apesar de anúncio, parece não ser novidade, já que a placa é desbotada e o mato já esconde parte das escritas.

PARA COLORIR E SE DIVERTIR!

Esp aço Espaço Ki ds! Kids!

Corede mostra resultados da Votação Popular Parte dos investimentos e serviços que constarão no orçamento do estado para o próximo ano são definidos pela população. Esse é o processo da Consulta Popular, que nos dias 5, 6 e 7 de julho teve votação para as demandas consideradas prioritárias. Organizada pelo Conselho de Desenvolvimento da Região da Produção (Corede Produção), a escolha atendeu três demandas: o melhoramento de estradas vicinais, a formação continuada de professores e o apoio às áreas industriais dos municípios como prioridade de investimento. Os resultados foram apresentados na manhã de sexta-feira (15), aos presidentes de conselhos municipais, em reunião realizada na Casa dos Municípios, no Campus I da UPF.


16

SEGURANÇA

JORNAL DE MARAU | SÁBADO, 16 DE JULHO DE 2016

Investigações de roubos no interior de Marau e região avançam

Detento de alta periculosidade foge do Presídio Regional de Passo Fundo

A reportagem da Vang FM/JHM acompanha junto à Delegacia de Polícia Civil de Marau, o trabalho de investigação referente aos roubos e furtos ocorridos nesse ano no interior de Marau, Gentil e Nicolau Vergueiro. Somente em 2016, são mais de 20 ocorrências de roubos e furtos em propriedades dessa região. De acordo com informações divulgadas pelo setor responsável, as investigações seguem em intenso ritmo, apesar de ser um trabalho minucioso e delicado, que requer bastante tempo, já que no interior não possuem câmeras de videomonitoramento. Segundo a Polícia Civil, a principal hipótese levantada até o momento é que o grupo que estaria cometendo os crimes na região seja da região de Carazinho. Portanto, não teria marauenses envolvidos com os crimes. A Polícia pede para que a população fique atenta a veículos dessa região circulando pelo interior. Conforme o Delegado Norberto dos Santos Rodrigues, apesar de faltar alguns detalhes, o trabalho de investigação tem sido priorizado, a fim de elucidar os roubos praticados no meio rural.

Um detento de alta periculosidade fugiu na tarde de terçafeira (12), do Presídio Regional de Passo Fundo. Ele foi identificado como Fabrício de Lima, de 31 anos, que possui antecedentes por roubo de veículo, roubo a residência, roubo a ônibus de excursões, porte ilegal de arma de fogo e roubo a banco. De acordo com informações, o preso conseguiu escalar o muro da casa prisional e caiu na rua dos fundos, indo em direção a um banhado. Guarnições da Brigada Militar realizam buscas, mas até o momento o fugitivo não foi Fugitivo reside no bairro Vera Cruz em Passo Fundo (Foto: Uirapuru) recapturado. O fugitivo havia sido preso por policiais da DEFREC no mês de fevereiro deste ano. Ele reside no bairro Vera Cruz em Passo Fundo. Qualquer informação deve ser repassada para o telefone 190 da Brigada Militar ou 197 da Polícia Civil.

Agentes frustram fuga em massa do Presídio de Carazinho

Polícia Civil trabalha com a hipótese de que grupo de criminosos seja da região de Carazinho

Agentes Penitenciários do Presídio Estadual de Carazinho frustraram na terçafeira (12), o que seria uma nova fuga em massa da Casa Prisional. Os detentos haviam furado celas, onde recentemente havia sido um reforço, após a última fuga. De acordo com o Diretor do Presídio, Eberson Tapia, as ferramentas utilizadas pelos detentos foram encontradas em buraco de uma das celas. Conforme Tapia, a intervenção foi feitas por partes dos agentes ao todo 15 apenados estavam na cela. Há algumas semanas, 21 detentos fugiram do Presídio Estadual de Carazinho.

Jovem é apreendido por direção perigosa no bairro Santa Lúcia Na tarde de segunda-feira (11), a Brigada Militar de Marau realizou a apreensão de um adolescente de 15 anos por direção perigosa. O fato aconteceu no bairro Santa Lúcia. Conforme informações, o adolescente estava conduzindo um veículo Ford Focus, quando policiais militares o abordaram. Com isso, o jovem fugiu em alta velocidade em direção ao bairro Santo Expedito, praticando direção perigosa e colocando em risco motoristas e pedestres. Na fuga, o jovem acabou por estacionar o veículo na garagem de uma residência do bairro Santa Lúcia, quando foi apreendido em flagrante. Outras duas crianças estavam com o adolescente. A Brigada Militar de Marau realizou o encaminhamento dos menores à Delegacia de Polícia Civil, juntamente com os responsáveis para registro da ocorrência e devidas providências.

Há algumas semanas, 21 detentos fugiram do Presídio de Carazinho


JORNAL DE MARAU | SÁBADO, 16 DE JULHO DE 2016

Condutor perde o controle e capota na ERS 324 Um acidente de trânsito mobilizou Bombeiros e Polícia Rodoviária Estadual na manhã de quinta-feira (14) na ERS 324, km 199 entre Marau e Passo Fundo. De acordo com a reportagem que esteve no local, o automóvel Up, placas de Curitiba/ PR, trafegava sentido Marau quando ao final da terceira faixa logo após o Sítio do Nono Zonta o condutor perdeu o controle, saiu da pista e capotou. Somente danos materiais foram registrados. O Corpo de Bombeiros chegou a deslocar dois veículos, porém não necessitou atendimento.

Somente danos materiais foram verificados no acidente

Acidente na BR 285 deixa três mortos A Polícia Rodoviária Federal atendeu um acidente que causou a morte de três pessoas na manhã de quinta-feira (14), na BR 285 em Caseiros/RS. Um automóvel Fiat Palio transitava no sentido Lagoa Vermelha a Passo Fundo quando invadiu a pista contrária e colidiu de frente com um caminhão Volkswagen que transitava em sentido oposto. No momento do acidente, chovia forte. Com a violência do impacto, o condutor do automóvel, uma mulher e um bebê acabaram em óbito no local. As vítimas foram identificadas como Romero Fernandes Saldanha, 34 anos, Taise de Freitas Saldanha, 31 anos e Beatriz F. Saldanha, 10 meses. O bebê estava utilizando a cadeirinha, porém esta não estava devidamente presa ao banco do veículo. Além disso, um menino de 9 anos, filho do casal, ficou ferido e preso nas ferragens. Ele recebeu os primeiros socorros do Corpo de Bombeiros e foi encaminhado ao Hospital São Paulo de Lagoa Vermelha, onde recebe atendimento médico. Seu estado de saúde é considerado gravíssimo. O motorista do caminhão não se feriu.

Um casal e bebê faleceram no local

SEGURANÇA

17

PRF divulga resultados do primeiro semestre de 2016 na região A Polícia Rodoviária Federal divulgou os resultados obtidos neste primeiro semestre de 2016 nas rodovias atendidas pela Delegacia de Passo Fundo e região. Destacaram-se o número de veículos fiscalizados, que passou de 15 mil no período e também o número de motoristas multados, que foram mais de oito mil. A PRF vem atuando de forma intensiva em medidas de educação, fiscalização e punição aos infratores, de forma a proporcionar uma mudança de comportamento dos motoristas e com isso reduzir os índices da violência no trânsito. Foram sensibilizadas com ações de educação para o trânsito cinco mil pessoas em 2016, através de abordagens educativas, palestras e outras ações preventivas, destacando-se o Projeto Fetran realizado nas escolas municipais de Passo Fundo. O número de autuações de trânsito aumentou 54% com relação a 2015, sendo mais de 4.500 motoristas autuados pelos policiais por infrações diversas ao Código de Trânsito Brasileiro. Mais de 2.900 condutores foram submetidos ao teste de etilômetro, sendo 88 autuados por estarem conduzindo veículo sob influência de álcool. Destes condutores embriagados, 14 foram presos e estão respondendo na justiça pelo crime de embriaguez ao volante. As infrações de ultrapassagens indevidas cresceram 118% e de velocidade 34%. Além disso, os radares fotográficos flagraram mais de quatro mil motoristas transitando em excesso de velocidade. Estas três infrações citadas são as que causam os acidentes mais graves nas rodovias, conforme levantamento da própria PRF. Apesar do aumento da fiscalização e das autuações, registrou-se um aumento no número de pessoas mortas em decorrência de acidente. Em 2015 foram 5 e em 2016 houve 7 vítimas, especialmente em decorrência do acréscimo na área da circunscrição da PRF de Passo Fundo, que saltou de 240 km para mais de 440 km de rodovias. No combate ao crime, neste ano de 2016 a PRF prendeu 116 pessoas nas rodovias federais da região, destacando-se a apreensão de seis armas ilegais, a recupeção de oito veículos objetos de furto ou roubo e a recaptura de seis foragidos do sistema penitenciário. A Delegacia da PRF em Passo Fundo atende trechos das BRs 285, 153, 470 e 480. A circunscrição abrange os municípios de Passo Fundo, Erechim, Lagoa Vermelha, Carazinho, entre outros.

A Delegacia da PRF em Passo Fundo atende trechos das BRs 285, 153, 470 e 480


18

REGIÃO

Rio Grande Energia investe R$ 69,8 mil na região Uma obra executada pela Rio Grande Energia (RGE), distribuidora do Grupo CPFL Energia, irá beneficiar diretamente 7,8 mil consumidores de cinco municípios da região: Casca, Ciríaco, Davi Canabarro, São Domingos do Sul e Vanini. O investimento foi de R$ Casca, Ciríaco, Davi Canabarro, 69,8 mil. São Domingos do Sul e Vanini foram beneficiados A RGE fez substituição de um quilômetro da rede antiga por uma nova com fios e cabos compactos e com maior capacidade de distribuição de energia elétrica ao longo da ERS-324, em Casca, além de serem mais resistentes a fatores climáticos, como ventos e chuvas. No primeiro trimestre de 2016, a RGE investiu R$ 57,5 milhões nos 264 municípios de sua área de concessão no Estado. O valor representa um crescimento de 5% na comparação com os R$ 54,8 milhões aplicados em igual período de 2015.

JORNAL DE MARAU | SÁBADO, 16 DE JULHO DE 2016

Casca cria comitê municipal para combater o mosquito da dengue Está em processo de criação no município de Casca o Comitê Municipal de Enfrentamento ao Aedes Aegypti. O objetivo é acompanhar e desenvolver ações de prevenção e controle do mosquito transmissor da dengue. A criação do Comitê é uma exigência do Ministério da Saúde para os municípios que foram positivados com a presença de larvas do mosquito, como é o caso de Casca desde o ano passado. Esta é uma dentre as tantas medidas de combate e prevenção que já foram tomadas. A primeira reunião para criação do órgão foi na última sexta-feira (8), na Câmara de Vereadores. A Vigilância Ambiental em Saúde convidou representantes de 43 entidades do Município para debater o tema. O Comitê será oficializado através de portaria municipal e terá reuniões mensais. O próximo encontro será realizado no dia 12 de agosto, às 13h30min, na Câmara de Vereadores.

Maior festival de pizzas da região inicia em Serafina Corrêa Iniciou nesta sexta-feira (15) em Serafina Corrêa, o Festippiza, maior e melhor festival de pizzas da região. O evento segue no sábado (16), e também no próximo final de semana, dias 22 e 23 de julho, no Ginásio Municipal Irceu Antonio Gasparin. O evento acontece das 19h às 22h. Os visitantes podem permanecer no local até uma hora após o fechamento da entrada. Os ingressos antecipados podem ser adquiridos no site: www.festipizza.com.br. Além disso, diversos pontos de venda foram organizados para melhor atender os visitantes. A venda antecipada já está acontecendo na Acisco em Serafina Corrêa, na Padaria Vovó Chica em Guaporé e nas Lojas Benoit de Serafina Corrêa, Casca, Marau, Passo Fundo (nas duas lojas), Nova Prata, Nova Bassano e Veranópolis. Os adultos em todos os dias pagam R$ 46 (antecipado) e R$ 53 (na hora). As crianças de 7 a 12 anos (antecipado e na hora) pagam R$ 32. Os menores de 7 anos não pagam. Os ingressos são datados e por isso não haverá troca. O ingresso dá direito a pizzas, água, refrigerante e uma taça de vinho/espumante ou uma cerveja. As bebidas alcoólicas serão vendidas separadamente.

Evento acontece no Ginásio Municipal Irceu Antonio Gasparin

A primeira reunião para criação do órgão aconteceu na sexta-feira (8)

XVII Café Colonial reune 600 pessoas em Vila Maria As escolas Carmela Dutra e Sementinha do Saber, juntamente com as Associações de Pais e Mestres das escolas promoveram no último sábado (09), no Salão Paroquial de Vila Maria, o XVII Café Colonial que reuniu em torno de 600 pessoas. Neste ano, o tema foi a imigração italiana. Quem participou do jantar pode apreciar bolo de frutas, bolo doce, bolo salgado, barquete salgada, cocadinha, copa, croissant salgado, cuca, grostoli folhado, pão caseiro, pão de centeio, pastel comum, pastel de presunto, pastel de frango, pastel de palmito, queijo, presunto, queijo de porco, rocambole, salame, torta fria, chocolate quente, café e leite. A animação foi do Grupo Renovação. Também aconteceu o show com o Gropo Nostra Gente do município de Ibiaçá. Os recursos arrecadados no evento serão encaminhados para melhorias em ambas as escolas.

Recursos serão revertidos para melhorias em escolas do município


JORNAL DE MARAU | SÁBADO, 16 DE JULHO DE 2016

ESPORTE

19

AMF completa sequência de jogos em casa contra o Cometa No último sábado (09), a equipe da AMF – Associação Marauense de Futsal recebeu em casa o Palmeira Futsal. E o jogo não foi tranquilo: ainda com placar zerado, quando o ponteiro se aproximava de 13 minutos de bola rolando, houve tumulto. E, faltando menos de dois minutos para o fim do primeiro tempo, os donos da casa abriram o placar. Após chute de Marcos Adriano, Jair Dalle Molle completou para o fundo das redes. Na segunda etapa, a equipe marauense se mostrou mais ofensiva, e pressionava o adversário em busca da ampliação do placar. O segundo gol marauense veio dos pés do jogador Kiko. Porém, pouco tempo depois a equipe palmeirese descontou com o camisa 19, Seco. O jogo Equipe joga neste sábado (16) às 20 horas seguiu em ritmo acelerado e bastaram poucos minutos para o placar mudar de novo: em bela jogada, Marcos Adriano deixou o seu e fechou o placar em 3 a 1. A vitória em casa garantiu a chegada aos 18 pontos. Com o resultado, o time marauense sobe uma posição e é quarto colocado na chave 2. Neste sábado (16), a equipe tem mais um compromisso em casa e joga contra o Cometa de Jaboticaba, às 20 horas, no Ginásio Municipal Jatyr Francisco Foresti. Os ingressos estão à venda no valor de R$10 (inteira) e R$5 (meia) no Posto Cordazzo, Milcon, TiContei Lanches, Texas Restaurante e com membros da diretoria. REGIÃO: Guarani de Camargo e Sercca de Casca também jogaram neste sábado (09) pela Série Bronze. O Sercca jogou em casa e venceu de virada o Jáqtáqvá por 3 a 2. Os gols casquenses foram marcados por Ulisses, duas vezes, e Cemin. Com o resultado, o time soma 21 pontos e a segue na segunda colocação na chave 2. Na próxima rodada, a equipe tem folga. Já o Guarani jogou contra o líder Horizontina, fora de casa. Na última rodada. O time camarguense perdeu por 3 a 1 e agora é quinto colocado com 16 pontos. Na próxima rodada, o time enfrenta a AIF, em casa.

Clube Atlético Marau fica no empate em Lagoa Vermelha No último sábado (09), o Clube Atlético Marau de Veteranos empatou com o Auriverde de Lagoa Vermelha em 2 a 2. O clube marauense jogou em casa e saiu na frente com gol de Paulinho de Assis, após jogada de Eno na linha de fundo. Os visitantes descontaram com dois gols de falta. No segundo tempo, o Auriverde jogou melhor que o CAM, mas pecou na hora de transformar as chances em gols. No final veio, um pênalti sobre Alessandro Tibolla já no finalzinho foi batido por Celso Pegoretti e o CAM chegou ao empate em 2 a 2. O próximo compromisso da equipe marauense é neste sábado (16), às 14h30min, contra o Atlanta, em Não-Me-Toque.

Próximo compromisso é neste sábado (16), em Não-Me-Toque

Marauense recebe faixa preta de Muay Thai Aconteceu na última sexta-feira (08), nas dependências da academia Olympika, em Passo Fundo, curso de capacitação e arbitragem de Muay Thai. Na oportunidade, o marauense Saymon Coldebella Bonamigo, juntamente com Felipe da Lúz, de Passo Fundo, e Ismael Scariott, de Tapejara, receberam a faixa preta do esporte (Khan Sib Song). O evento foi promovido pela Federação Riograndense de Muay Thai e Kickboxing (FRMK) e contou com a participação da Confederação Brasileira de Muay Thai (CBM), sendo que a atividade foi ministrada pelo presidente da FRMK, Paulo (Cafuringa) Petinga e pelo presidente da CBM, Arjan Luiz GuiCapacitação é tida como primordial para lherme Marciano. o desenvolvimento da modalidade em solo brasileiro O Curso de capacitação e arbitragem de Muaythai contou com a participação de 35 alunos, entre eles o marauense Cristian Goetz, mais conhecido como Tito. A capacitação é tida como primordial para o desenvolvimento da modalidade em solo brasileiro. Em Passo Fundo, Luiz Guilherme Marciano realizou três tipos de ações: revisão para alunos que irão fazer provas de faixa, capacitação para novos professores e curso de arbitragem.


SÁBADO | 16 DE JULHO DE 2016 FUNDADO EM 28 DE FEVEREIRO DE 1985

Assembleia Legislativa aprova projeto de lei sobre Corpo de Bombeiros no RS

Rua Giácomo Foresti, 11 Centro Marau - RS

(54) 9969-9757 - (54) 9199-6087

Vitória dos bombeiros voluntários: na terça-feira (12), aconteceu na Assembleia Legislativa, em Porto Alegre, discussão do projeto de lei 139/2016 que visa desmembrar o Corpo de Bombeiros da Brigada Militar. Na oportunidade, foi aprovada por unanimidade a emenda 5, que viabiliza a continuidade da prestação de serviços pelos bombeiros voluntários.

Página 5

CTG Felipe Portinho de Marau é destaque da fase regional do Enart

No último final de semana, dias 09 e 10 de julho, Marau foi palco da fase regional do ENART – Encontro de Artes e Tradição e do Enartinho. A competição reuniu entidades da 7ª Região Tradicionalista, entre elas os CTGs de Marau, Sentinelas do Pago e Felipe Portinho, que foi um dos destaques do evento.

Página 8


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.