Jm020716

Page 1


2 EDITORIAL

OPINIÃO

JORNAL DE MARAU | SÁBADO, 2 DE JULHO DE 2016

Sem nenhum favor, campeão de credibilidade

Não mudou ainda a confiança que o brasileiro tem na instituição chamada Corpo de Bombeiros. Em pesquisa que abrangia 18 instituições no Brasil - como Forças Armadas, Congresso Nacional, Judiciário, Ministério Público, Polícia em geral, igreja, imprensa e lá se vai - aparece com primeiro destaque a atuação do Corpo de Bombeiros, em análise de 120 cidades. Isto foi no final de 2013, em pesquisa realizada por cinco anos pelo Ibope. Não temos dúvida que, se em Marau entre todos os organismos consultados, daria na cabeça o Corpo de Bombeiros. Com sabedoria, chamamos de anjos da guarda. Ninguém deseja precisar deles. Mas, se um dia o infortúnio chegar, estaremos nas boas mãos que cuidam e protegem e encaminham para o atendimento especializado nos hospitais da região. Nesta semana, uma notícia sobre incêndio criminoso na casa da delegada da cidade centenária Júlio de Castilhos, apareceu a informação que foi preciso chamar a unidade de Bombeiros de cidade próxima, pois não havia sede da entidade na cidade. Marau não esperou o governo do estado e criou uma corporação independente, que se aperfeiçoou ao longo dos anos e que hoje cumpre um papel fundamental de proteção da população regional. Está presente a mão empreendedora da classe empresarial e com o fundamental aporte de recursos do Poder Público. Vale apena o custo-benefício. Nossa guarnição passou por dificuldades imensas no início das atividades, e lá se vão 20 anos para atender o mais simples chamado da população. Articuladamente, com apoio da sociedade, podemos ter orgulho hoje das etapas vencidas. É preciso reconhecer que os Bombeiros de Marau fazem muito além das suas atribuições que lhe são devidas. São eficientes profissionais para atender as ocorrências

Rua Irineu Ferlin, 317 - (54) 3342-0967 - (54) 9917-2296 (Whatts)

de pacientes que buscam atendimento médico, coisa que seria atribuição de ambulâncias e o próprio SAMU, que também funciona na cidade. Para a cidade que se verticaliza, já é necessário um próximo passo da comunidade, um veículo preparado com escadas para atender nas alturas, principalmente na eminência de incêndios. Falta ainda do Poder Público uma rede melhor de hidrantes em caso de necessidade de captação de água. Isto tudo se consegue em uma cidade que cultua a solidariedade como virtude. Espera-se para o ano que vem a inauguração de uma unidade de Bombeiros (obra que demora) e que dará atenção mais rápida para ocorrências no trânsito e necessidades da parte Norte, junto ao Bairro São José Operário. É uma pena que perdemos verbas governamentais e principalmente a rapidez do atendimento, no controle do Plano de Prevenção de Incêndio (PPCI), atribuição que passa a pertencer somente para as corporações ligadas a Brigada Militar. Laudos e perícias demoram muito para acontecer por esta razão, já que dependemos de Bombeiros especializados de Passo Fundo. É comum nos relatórios diários da Vang FM o número de chamados para atendimento de pessoas que se sentem mal e precisam de transporte até o Hospital ou Pronto Atendimento. Raros são os casos para transportar pessoas, para onde deveriam ir, no caso nos ESFs que proliferam na cidade. É cultura de nossa gente querer o Pronto Atendimento que infelizmente suporta uma população superior ao número de habitantes da cidade, durante um ano. Este mal, nunca foi resolvido e permanece um tabu a ser desvendado. É nosso dever, na data em que os Bombeiros têm seu dia, neste sábado, prestar este reconhecimento, que traz um abraço da sociedade e um muito obrigado. Temos orgulho de contar com vocês, anjos do dia a dia.


JORNAL DE MARAU | SÁBADO, 2 DE JULHO DE 2016

GERAL

3

Bombeiro ou anjo da guarda? Dia celebra profissão marcada por atuação junto à sociedade Muito além de uma entidade prestadora de serviços, a Sociedade Civil Corpo de Bombeiros de Marau goza do respaldo e confiança da comunidade marauense e da região. Com o primeiro caminhão adquirido em 1984, desde 1989 a corporação tomou forma e realiza o trabalho junto à sociedade 24 horas por dia, sete dias por semana. Atualmente, o Corpo de Bombeiros de Marau atende em sede localizada na zona sul da cidade, além de estar com quartel em construção na zona norte. Ao todo, são oito viaturas em condições de serviços, 20 bombeiros no efetivo e 40 bombeiros voluntários.

Questão financeira Financeiramente, o Corpo de Bombeiros de Marau se mantém através verba mensal do Poder Público Municipal e de doações realizadas por empresariado e comunidade em geral. De acordo com o comandante Paulo Mello, dificuldades financeiras se intensificaram após a perca das análises de PPCI – Plano de Prevenção Contra Incêndio, já que o trabalho revertia em valores investidos na corporação. Desde o início de 2015, o trabalho é realizado pelos Bombeiros Militares, em Passo Fundo.

Atendimento e prevenção Em média, o Corpo de Bombeiros de Marau atende 330 ocorrências por mês. Entre os atendimentos mais solicitados estão o trabalho pré-hospitalar e ocorrência

de acidentes de trânsito. Ao todo, cerca de 85% dos atendimentos são serviços de ambulância. Porém, não apenas o atendimento é foco da entidade. Desde o começo deste ano, o departamento de ensino e instrução, coordenado pelos bombeiros Marcelo Zanatta e Jeniffer Pegoreti , realizam o trabalho de palestras e treinamentos em escolas e empresas. Com o objetivo de orientar quanto a procedimentos de salvamento, encontros acontecem mensalmente em instituições do município.

Projeto que deu certo: Bombeiros Mirins Realizado desde 2001, o projeto Bombeiros Mirins teve início com uma turma de 16 crianças. Hoje, com cerca de 70 participantes, atividades visam instrução, primeiros socorros e educação para formação de cidadãos. Abrangendo crianças de oito a 12 anos, o trabalho é realizado por quatro bombeiros instrutores aos sábados à tarde. Projeto que deu certo e que inspirou bombeiros mirins a se tornarem, futuramente, parte do efetivo.

Torneio celebra data comemorativa Em celebração ao Dia dos Bombeiros, neste sábado (02), acontece Torneiro de Integração do Corpo de Bombeiros de Marau. A competição irá reunir oito equipes marauenses na competição de futsal. A programação acontece na sede do STIA – Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de Alimentação, tendo início de manhã, com almoço na sequência e finais à tarde.

14 anos de amor pela profissão A profissão de bombeiro está muito além de uma simples jornada de trabalho. É preciso amar o que faz e ter a paixão por ajudar o outro correndo nos sangues. É o caso do bombeiro João Carlos dos Santos, que já tem uma experiência de 14 anos na profissão. Marauense, ele iniciou jogando futsal no município, porém, ao voltar à cidade acabou conhecendo o trabalho de bombeiro, através do comandante Paulo Mello. Segundo João Carlos, a paixão pelo trabalho foi instantânea. Após três anos como voluntário, ele seguiu na corporação e até hoje desempenha funções de salvamento e orientação. Além disso, mais que salvar, ele destaca a importância de ajudar o próximo e atuar na prevenção de acidentes e ocorrências. Entre as ocorrências que mais o marcaram estão a que tem a presença de crianças. “Você precisa passar tranquilidade e confiança para poder realizar o salvamento. Quem está do outro lado da ocorrência geralmente está em pânico, e nós temos que manter a calma e ser a mão amiga”, ressaltou. Além disso, ele recorda também muitos salvamentos realizados através de ligação telefônica, em orientação para salvar bebês afogados, geralmente com leite materno, que o marcaram. E sobre o maior pagamento nestes salvamentos, ele destaca: o agradecimento e confiança de crianças e pais, além da credibilidade com a comunidade.


4

POLÍTICA

Na Secretaria dos Transportes, Turra apresenta demandas de Marau A comitiva de Marau, formada pelo secretário de Cidade, Valdir Sozo, secretário de Trânsito, Rogério Timbola, e pelo diretor da GSI, Niwton Backes, juntamente com o deputado estadual Sérgio Turra (PP), estiveram na Secretaria de Estado dos Transportes. Na oportunidade, foi reivindicada melhorias no km 80 da ER-324, além de uma lombada eletrônica para a perimetral do município, que liga Marau a Nicolau Vergueiro. Os pedidos serão oficializados por meio de ofício. Além disso, Turra garantiu que irá cobrar agilidade no processo.

Demandas do município foram entregues à Secretaria

JORNAL DE MARAU | SÁBADO, 2 DE JULHO DE 2016

Consulta Popular 2016/2017 é lançada pelo Governo do Estado

A Consulta Popular 2016/2017 foi lançada nesta segunda-feira (27), no Palácio Piratini. Na solenidade, o governador José Ivo Sartori também assinou a liberação dos R$ 60 milhões previstos na votação da edição 2015/2016, para serem aplicados em projetos eleitos por mais de 500 mil gaúchos. Neste ano, os eleitores terão três dias para votar nas principais demandas de cada região. Serão R$ 50 milhões em recursos para investimento nos projetos escolhidos pela população. A votação ocorre nos próximos dias 5, 6 e 7 de julho e poderá ser feita pelo site, por aplicativo disponibilizado a representantes dos Conselhos Regionais de Desenvolvimento (Coredes) e dos Conselhos Municipais de Desenvolvimento (Comudes) ou por SMS, para um número que será divulgado próximo aos dias da consulta.

Zanchin garante inclusão de Marau na liberação de verbas à agricultura familiar O deputado Vilmar Perin Zanchin (PMDB) garante a inclusão de Marau na liberação de verbas para Apoio à Modernização de Centrais de Recebimentos dos Produtos da Agricultura Familiar no Rio Grande do Sul, dentro do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) do Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário – MDSA. Os recursos serão destinados para a aquisição de equipamentos e veículos. O anúncio aconteceu na tarde de quinta-feira (30) durante solenidade de assinatura, no Palácio Piratini. O Programa é uma ação do Governo Federal para colaborar com o enfrentamento da fome e, ao mesmo tempo, fortalecer a agricultura familiar.

Programa visa fortalecer a agricultura familiar


JORNAL DE MARAU | SÁBADO, 2 DE JULHO DE 2016

GERAL

5


6

GERAL

JORNAL DE MARAU | SÁBADO, 2 DE JULHO DE 2016

Francisco Turra recebe prêmio Lide da Indústria de Alimentos O marauense Francisco Sérgio Turra é mais uma vez destaque a nível nacional. Neste mês de junho, ele foi o homenageado especial do Prêmio Lide da Indústria de Alimentos 2016. O prêmio – por seu trabalho de liderança na ABPA (Associação Brasileira de Proteína Animal) - foi entregue em cerimônia durante o 4° Fórum Brasileiro da Indústria de Alimentos, em Goiânia (GO). A escolha foi feita pelo Homenagem é fruto da liderança na ABPA – Associação Brasileira de Proteína Animal comitê do Grupo de Líderes Empresariais (Lide) e do Lide Agronegócios, presidido pelo ex-ministro da Agricultura e Embaixador Especial da FAO para o Cooperativismo, Roberto Rodrigues. Natural de Marau, Turra já exerceu mandatos de prefeito, deputado estadual e deputado federal. Além disso, sua carreira sempre teve como foco principal o desenvolvimento do agronegócio do Brasil. No seu histórico, Francisco Turra assumiu o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento em 1998. Depois, comandou a Diretoria de Agronegócios da Fiergs e, posteriormente, a Diretoria de Desenvolvimento do BRDE. Em 2008, assumiu a presidência-executiva da ABEF que depois, fundida com a UBA, formou a UBABEF. Em 2014, tornou-se presidente da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), entidade que nasceu da união da UBABEF e da ABIPECS. Atualmente também é vice-presidente da Associação Latinoamericana de Avicultura.

Eleições motivam troca de cadeiras no Poder Público Municipal Faltando três meses para a votação do pleito eleitoral de 2016, nesta semana agentes públicos que ocupavam cargos de confiança tiveram descompatibilização de suas funções. Em Marau, as mudanças ocorreram nos cargos de diretores gerais e coordenações. Na Secretaria Municipal de Saúde deixou o cargo Renan Borba, para assumir Jéssica Seghetto. Diretor da Secretaria de Cidade, Aguilar Ruas deixou o cargo para assumir Ivanir Bolis. Na Secretaria de Desenvolvimento Social, deixou a função Dargite Waechter, para assumir Marivete Dal Paz Gehlen. O diretor de Esporte, Cultura e Lazer, Julcemar Spenassatto saiu para assumir Antônio Sério Canton. Também deixou o cargo o diretor de Agricultura Senair Sandri, sendo que o novo nome ainda não foi informado. A coordenadora do Lazer e Convivência, Tânia Mara Carraro deixou o cargo, que foi assumido por Deise Fabris. Ainda, a bibliotecária Marlei Scandolara também deixou a função e o novo nome ainda não foi divulgado. No mês de abril, seis meses antes das eleições, também deixaram os cargos Orides Luzzi, Secretário de cidade, Anderson Rodigheri, da Secretaria de Habitação e Marciano Aguirre, da Secretaria de Educação.


JORNAL DE MARAU | SÁBADO, 25 DE JUNHO DE 2016

GERAL

7


8

GERAL

JORNAL DE MARAU | SÁBADO, 2 DE JULHO DE 2016

Mais de 300 jovens alistam-se em Marau

Prendas e Peões são homenageados na Assembleia Legislativa

Terminou nesta quinta-feira (30) o prazo para o alistamento militar de cidadãos brasileiros do sexo masculino nascidos em 1997 e que completam 18 anos em 2015. Em Marau, o número superou as expectativas: foram 311 jovens alistados no município. O Serviço Militar inicial obrigatório tem duração de 12 meses, e pode ser reduzido por dois meses ou prorrogado por até seis meses. Caso o jovem perca o prazo de alistamento, deverá pagar uma multa, comparecer à JSM e alistar-se. Se isso não acontecer, o brasileiro estará em débito com o serviço militar e perderá alguns direitos, como a obtenção de passaporte, direito de prestar exame ou se matricular em instituições de ensino, inscrição em concurso público.

Nesta segunda-feira (27), as Prendas e Peões do Estado foram homenageados nessa segunda-feira (27), por proposta da presidente da Assembleia Legislativa, deputada Silvana Covatti (PP), no Salão Júlio de Castilhos, do Parlamento gaúcho. O grupo de jovens integra a gestão 2016/2017 do Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG). Entre os homenageados, esteve a marauense Nicoly Chimento, Primeira Prenda Mirim do estado, que representa o CTG Sentinelas do Pago de Marau, 7ª Região Tradicionalista. A parlamentar reconheceu o trabalho desenvolvido pelo MTG, inserindo e incentivando as novas gerações a cultuarem as tradições gaúchas. CIRANDA DE PRENDA E ENTREVEROS DE PEÕES Além disso, na sexta-feira e sábado (24 e 25) aconteceu em Carazinho a 47ª Ciranda Cultural de Prendas e o 29ª Entrevero de Peões da 7ª Região Tradicionalista. Representando, os quatro tradicionalistas do CTG Felipe Portinho classificaram-se em suas categorias. Na Ciranda de Prendas, Ariane de Souza classificou-se como 3º lugar na categoria Juvenil. Já na categoria adulta, Fabiana Portela conquistou também o 3º lugar. No Entrevero de Peões, João Vitor Rigo conquistou o título de 1º Piá Farroupilha e Leonardo Pinheiro consagrou-se 1º Peão Farroupilha.

Inscrições abertas para vagas na EMEI Pedro Rigo Já estão abertas as inscrições para novos alunos na Escola Municipal de Educação Infantil Pedro Rigo, localizada no bairro São Pelegrino. Após reformas, o prédio deverá atender bebês entre seis meses e um ano, 11 meses e 29 dias dos bairros Jardim do Sol, Borges de Medeiros e região. As inscrições podem ser feitas para as turmas Berçário I, Berçário II e Berçário III diretamente na Secretaria Municipal de Educação, entre 7h30min às 11h30min e das 13h às 17h. Os pais ou responsáveis devem portar certidão de nascimento, comprovante de residência e dois números de telefone para contato. Além disso, gradativamente a escola deverá atender todas as idades e turmas, podendo chegar a 100 atendimentos Integrais e 200 parciais na educação infantil e 80 atendimento parciais na pré-escola.

Entre os homenageados, esteve a marauense Nicoly Chimento, 1ª Prenda Mirim do RS

Bento Gonçalves, 620 - Marau/RS

(54) 3342-3848


GERAL

JORNAL DE MARAU | SÁBADO, 2 DE JULHO DE 2016

9

Sesi Marau realiza Dia Saudável neste sábado

IESTA promove projetos cultural e esportivo

O Dia Saudável do Sesi terá mais uma edição no município de Marau neste sábado (02). O evento acontece das 14h às 17h, na sede do Sesi Marau, com diEvento acontece na sede em Marau, das 14h às 17h versas atividades gratuitas e abertas a toda comunidade. De acordo com o analista de promoção da saúde do Sesi, Jean Rasia, o evento é uma oportunidade de reunir a família e promover um dia de saúde e bem estar. Entre as atividades estarão mateada, massagem, aferição de pressão arterial e glicose, exposição de carros antigos, presença do Grupo Escoteiro Cacique Marau, do LEO Club, que estará fazendo pintura de rosto para as crianças, e do Lions, que viabiliza a disponibilidade da unidade móvel do Hospital de Olhos de Passo Fundo. Ainda haverá distribuição de mudas através do projeto “Eu plantei, eu mudei” e mostra de talentos, como música, teatro, contação de histórias, declamação, entre outros. Em caso de chuva, o evento será transferido para o próximo final de semana.

O IESTA – Instituto Estadual Santo Tomás de Aquino vem investindo em projetos culturais e esportivos. Voltado à leitura, nesta quinta-feira (30) aconteceu o (Des)apego Literário. Na oportunidade aconteceu palestra com o professor Josué Frizon e também apresentação do professor Mateus Ramos. Na escola também aconteceu troca de livros entre alunos. Já em relação aos projetos esportivos, na terça-feira (28), a equipe sub17 do IESTA realizou jogo-treino com a AMF, equipe de futsal que disputa a Série Bronze. No Ginásio Jatyr Francisco Foresti aconteceu a entrega de medalhas aos alunos campeões municipais do JERGS – Jogos Estudantis do Rio Grande do Sul.

FABE promove XIII Semana Acadêmica O diretório acadêmico da FABE promove na próxima semana a XIII Semana Acadêmica da instituição. De 04 a 08 de julho, a programação terá como tema “O impacto das informações nas relações interpessoais”. As inscrições podem ser feitas no local, no valor de R$ 25,00 para toda a semana ou, por dia, o custo é de R$ 10,00 (exceto segunda-feira). Na segunda-feira (04), a programação inicia no CTG Felipe Portinho com palestra do Frei Jaime Bettega. O ingresso é 1kg de alimento não perecível. Já nos demais dias, o evento acontece no Espaço Conviver, prédio B da FABE. Na terça-feira (05), o painel será com o mestrando em Direito Rafael Copetti e o doutor em Direito José Renato Gaziero Cella sobre proteção de dados pessoais. Na quarta-feira (06), o tema Geração de valor percebido pelos clientes será com Claúdio Peiter. Na quinta-feira (07), a psicóloga Francinete Oneda fala sobre Informação x Comunicação. Já na sexta-feira (08), o Corpo de Bombeiros fala sobre como agir em casos de emergência.

(Des)apego Literário motivou a leitura nos alunos

Lions Clube de Marau empossa nova diretoria O Lions Clube empossou nesta semana a nova diretoria no município. O evento de posse aconteceu na sede da ASSEAMA - Associação Esportiva Amigos de Marau. Na oportunidade, João Carlos Rockembach assumiu a presidência, substituindo Jorge Luis Rigo. O mandato leonístico tem início no próximo dia 1º de ju- João Carlos Rockembach assumiu como presidente lho e tem duração de um ano. Conforme o novo presidente, o objetivo é seguir prestando serviços para a comunidade, além de apoiar outras entidades beneficentes do município. Atualmente, 44 companheiros fazem parte do Lions Clube de Marau. O próximo evento a ser organizado pela entidade é o tradicional Festival da Costeleta. O almoço acontece no dia 30 de julho, sábado, no CTG Felipe Portinho. Parte da renda será destinada para a construção do Centro Dia AMIS.


10

GERAL

JORNAL DE MARAU | SÁBADO, 2 DE JULHO DE 2016


JORNAL DE MARAU | SÁBADO, 2 DE JULHO DE 2016

GERAL

11


12

GERAL

JORNAL DE MARAU | SÁBADO, 2 DE JULHO DE 2016

Chaminé do antigo Frigorífico Borella voltará a apitar em datas comemorativas A história do município de Marau, por muitas vezes, se confunde com a história da empresa BRF – que já foi nominada Perdigão e, antigamente, Frigorífico Borella. Antes mesmo da oficialização da emancipação, a cidade já crescia ao redor da empresa que até hoje estampa a paisagem central de Marau. É em resgate a essa história, que a empresa BRF anunciou no início desta semana que irá reativar o apito da chaminé do antigo Frigorífico Borella. Com a decisão, o som característico e que marcou época será acionado nas principais datas comemorativas do município de Marau e também da empresa BRF. Ainda em 1923 iniciaram as atividades a chaminé do Frigorífico Borella. A construção faz parte da história e da cultura do povo marauense, que ao som do apito despertavam para mais um novo dia, para mais uma jornada de trabalho. No final da década de 1990 o mesmo foi desativado e hoje é resgatada essa história. Confira o depoimento de Carlos Alberto Tonial, gerente da Unidade Objetivo é resgatar a história da empresa e município BRF/Marau: “Tem muito de tradição, tem muito de história e tem muito de modernidade nesta questão”. “Se formos pensar só no que era antigo, só no que era feito antigamente, talvez a gente não voltasse com o apito. Mas se formos ver, em todos os lugares onde tem a preservação da história, parece que as pessoas são mais unidas. Tanto é que os lugares mais visitados no mundo são os lugares que tem história para contar. Quem começou Marau foram os freis que vieram aqui no passado, os primeiros imigrantes, mas quem começou o processo de industrialização foi a família Borella. Tem todas as outras famílias que vieram depois e deram continuidade a história da industrialização de Marau”. Deixar o apito instalado e funcionando normalmente não é o objetivo da empresa, mas que, no entanto, deixa-lo encaixotado também não. Por isso, a ideia de deixa-lo instalado definitivamente e sendo acionado apenas em momentos especiais, a exemplo do aniversário da BRF, datas municipais destaques, Semana Italiana, Festival do Salame, entre outras. “O objetivo é de certa forma homenagear aqueles que começaram tudo isso. Se hoje Marau é o que é, com certeza vai ter uma dívida muito grande ao trabalho de muita gente que começou a industrialização aqui”.

“Neymar e Barcelona assinam o maior contrato do futebol.” Marcos Motta, advogado do jogador, no Twitter.

Alavancas Na quarta-feira passada, a equipe do Magnus Futsal (que a Sportv insiste em chamar pelo nome da cidade do time, Sorocaba) conquistou a Copa Intercontinental. O torneio foi disputado em Doha, no Catar. Na decisão, o time de Falcão derrotou a ACBF, de Carlos Barbosa. O que se convencionou chamar de mundial aqui no Brasil, tem um fórmula bem parecida com o fajuto torneio de futebol organizado pela Fifa no ano 2000, no Rio de Janeiro. A maioria dos participantes foi convidada. Menos o campeão, que teria vaga por ter vencido a Copa Libertadores. ACBF, Inter Movistar e Dínamo Moscou estavam na competição, provavelmente, por serem campeões de suas respectivas ligas nacionais, as mais disputadas do mundo. O Barcelona participou para aproveitar a popularidade do time de campo. Acho que o futsal precisa de um torneio com clubes convidados para difundir o esporte no mundo, pois o Brasil ainda é o grande formador de jogadores de futsal. Há brasileiros espalhados por várias seleções mundo afora (Itália, Espanha, Rússia, Cazaquistão, por exemplo), mas isso ainda não é suficiente para garantir a competitividade em uma Copa do Mundo. Talvez a imensa e irrestrita naturalização de brasileiros seja necessária para o desenvolvimento mundial do esporte. Nas quadras nacionais, o extraordinário Falcão puxa o investimento no esporte. Em Jaraguá do Sul, o ala fez uma parceria vencedora com a Malwee. Mesmo quando ele deixou o time, o interesse pelo futsal fez a cidade continuar na Liga Nacional. Falcão seguiu para Orlândia, no interior paulista, num dueto diferente, pois a Intelli já era equipe conhecida nas quadras. A união foi boa para ambas as partes. Com o Santos, a parceria não teve continuidade, mas rendeu um título da Liga no único ano em que durou. Agora em Sorocaba, o time trocou de patrocinador, mas parece haver um investimento consistente, com construção da uma arena multiúso na cidade. Falcão não é um grande exemplo dentro das quadras, mas sua imensa qualidade como jogador serve para alavancar o futsal. Tomara que os organizadores da Liga aproveitam o magnetismo em torno do ala para fortalecer e expandir a competição.


JORNAL DE MARAU | SÁBADO, 2 DE JULHO DE 2016

Grupo Voluntário Agulhas do Bem realiza doação de toucas Um pequeno grande gesto aquece as crianças do setor de oncologia do HSVP – Hospital São Vicente de Paulo, em Passo Fundo. Em Marau, integrantes do grupo voluntário Agulhas do Bem realizam um trabalho que une artesanato e solidariedade. Em sua última Peças são produzidas pelas integrantes do projeto marauense doação, o grupo formado por cinco marauenses realizou a confecção e entrega de 56 toucas de lãs a crianças internadas no HSVP. Conforme as integrantes Doroteia Mendes e Maura Bordin, a ação além de auxiliar o período de frio também é uma atitude que visa trazer alegria aos pequenos e também aos pais e acompanhantes. O grupo ainda conta com as integrantes Ronalda, Vanessa e Fernanda. Interessados em contribuir, podem fazer doações de pedaços de tecido soft ou sobras e novelos de lã antialérgica no Ponto 50 ou na América Veículo. As integrantes também fazem a retirada de doação, caso necessário. Além disso, quem se interessar em contribuir com mão-de-obra voluntária também pode entrar em contato. Informações através dos telefones 3342 1922 ou 3342 5825.

GERAL

13



JORNAL DE MARAU | SÁBADO, 2 DE JULHO DE 2016

OPINIÃO

15

Ato Falho no Twitter

Fim de semana da tocha Olímpica na Gare

A deputada estadual do PPS, Any Ortiz, cometeu um equívoco em recente publicação. Faz elogiosa manifestação para a iluminação da cidade de Marau, limpa e principalmente cumprimenta ao prefeito atual pela avenida Júlio Borella, com fiação subterrânea. Sugerimos a parlamentar que dê um abraço no seu colega de parlamento, Vilmar Zanchin. Assim ficaria mais ajustada a sua boa impressão sobre Marau. É dele a feitura da principal sala de estar de Marau: praça e avenida.

Percorrendo o país, a Tocha da próxima olimpíada do Rio passa bem perto de nós. Faz roteiro quando faltam pouco mais de 30 dias para o início da maior competição mundial na cidade Maravilhosa. No domingo, o espírito olímpico estará em Passo Fundo com grande programação. Serve a informação para mostrar como ficou bonito a Sete de Setembro na vizinha cidade.

Tabuleiro Na quinta-feira encerrou prazo de exposição em veículos de comunicação para candidatos ao pleito de outubro. Expoente do seu partido e várias vezes vereador, presidente do Legislativo, Lencaster Foresti se afastou de seu comentário diário na Vang e coluna semanal do JM. Não se sabe ainda qual será mesmo a decisão. Por via de dúvidas cumpre determinação. Sugere especular algumas leituras: 1) Números realmente não estão bons. 2) João Antônio não vem mais. 3) Tá fraca a nominata de candidatos a vereador e é necessário a entrada dos nomes de peso da sigla. Uma coisa é certeza: O combativo Lencaster é figura de expressão do PP para qualquer cargo.

Marau sem provas no Gaúcho de Motocross A Federação Gaúcha, pelo vice presidente Luizinho Rizzotto, confirmou que o prefeito Josué Longo não ofereceu apoio para a realização de nenhuma prova da competição estadual. Enquanto isso, Montauri traz a final estadual em grande festa que está sendo programada. Outras provas serão realizadas em Tapejara neste fim de semana e Panambi na 6ª etapa. E saber que Marau já foi a Capital Gaúcha do Motocross. É muito triste o abandono.

PARA COLORIR E SE DIVERTIR!

Esp aço Espaço Ki ds! Kids!

É INÁCREDITÁVEL... Um jogador sueco, Adan Lindim recebeu cartão Vermelho por que se atreveu a soltar um pum durante um jogo, na semana passada. O árbitro rigoroso colocou na súmula que a atitude do jogador foi um ato de inadmissível provocação e mandou Adam para o chuveiro. Ou para o troninho, sabe se lá. Em tempo: Ou não é comum naquele agarra e empurra nos escanteios dentro da área, barulhos e odores de provocação e desrespeito? Deve ser por prevenção, que nos escanteios, os árbitros fiquem fora da área.


16

SEGURANÇA

Polícia Civil realiza prisão por roubo em Marau No início da noite desta segunda-feira (27), a Polícia Civil de Marau realizou uma prisão por ocorrência de roubo, no bairro São Cristóvão. O indivíduo de 34 anos, iniciais K.R., é suspeito de um roubo realizado no bairro Santa Rita, no dia 27 de maio deste ano. Conforme informações, na oportunidade ele teria roubado um celular e, após, tentado sufocar a vítima. Ele foi reconhecido através das câmeras de videomonitoramento. O homem, que estava em condicional, já foi preso outras duas vezes neste ano, circunstâncias em que estava foragido do Presídio Regional de Passo Fundo. Agora, o indivíduo terá prisão preventiva decretada e será reencaminhado ao presídio. Posteriormente, será feito o reconhecimento pessoal pela vítima. Com extensa ficha criminal, o suspeito possui passagem pela Polícia por pelo menos três homicídios, dezenas de roubos, furto, furto qualificado, receptação, entre outros crimes.

JORNAL DE MARAU | SÁBADO, 2 DE JULHO DE 2016

Policiais Militares e Civis de Marau recebem promoção profissional Na sexta-feira (25), em solenidade oficial, policiais da Brigada Militares e Polícia Civil foram promovidos em todo o Rio Grande do Sul. Em Marau, dois policiais militares receberam a honraria. O então capitão Gefferson Rodrigues foi promovido à major e o então soldado Mateus foi promovido a terceiro sargento. Além disso, também na sexta-feira, três policiais civis que desempenham atividades na Delegacia de Polícia de Marau tiveram a confirmação da promoção profissional. O Inspetor de Polícia, Rodinei Mandeli Sanini que tinha classe 4 subiu para a última classe policial, ou seja, para comissário. O escrivão Edemar Pavão foi promovido para classe 4 e a escrivã Claudia Bernardi para classe 3.

Veículo incendeia após manobras perigosas no Loteamento Vila Bela

É a terceira vez no ano que o homem de 34 anos é preso

DEFREC recupera caminhonete roubada na BR 285 Na quarta-feira (29), policiais da DEFREC de Passo Fundo realizaram a recuperação de uma caminhonete roubada no interior de Gentil. Os agentes flagraram uma caminhonete Mitsubischi Outlander trafegando em atitude suspeita na BR 285, em direção à Passo Fundo. E, após Indivíduos fugiram em direção ao município de Marau verificação, constataram que o veículo havia sido roubado na segunda-feira (27), em Casca. Após perseguição em alta velocidade, os indivíduos acessaram uma estrada de chão em direção ao interior de Gentil, onde abandonaram a caminhonete e embarcaram em um Volkswagen Gol, de cor vermelha, que estava dando apoio. Guarnições da Brigada Militar foram informadas do fato e auxiliaram a Polícia Civil nas buscas, porém os bandidos não foram localizados. A polícia já possui a identificação do carro que auxiliou na fuga e as investigações prosseguem a cargo dos agentes da DEFREC de Passo Fundo. Indivíduos fugiram em direção ao município de Marau.

No final da tarde de terça-feira (28), o Corpo de Bombeiros efetuou combate a incêndio veicular, no Loteamento Vila Bela, em Marau. Conforme informações da Brigada Militar, que também esteve no local, o veículo Renault Megane efetuava manobras bruscas em alta velocidade, conhecidas como "cavalo de pau", quando iniciou o fogo. Os três jovens que estavam no veículo fugiram para rumo ignorado. Ninguém ficou ferido. O carro havia sido vendido nesta segunda-feira (27) pela então proprietária de Tapejara para uma garagem de Marau. O Renault Megane foi recolhido ao pátio do Detran e a ocorrência registrada junto à Delegacia de Polícia Civil de Marau.

Ninguém ficou ferido. Motorista e caronas fugiram do local (Foto: Corpo de Bombeiros de Marau)


JORNAL DE MARAU | SÁBADO, 2 DE JULHO DE 2016

SEGURANÇA

17

Marauenses são condenados por homicídio durante júri em Erechim

Jovem acusado de estupro em Serafina Corrêa é preso em Passo Fundo

Foi realizado na quinta-feira (30), o júri dos marauenses Eduardo de Abreu Nunes, Guilherme de Oliveira, Marcos Gabriel Pimentel de Oliveira e Tiago dos Anjos, acusados de planejar e assassinar com quatro tiros, Sid- Réus foram condenados pelo homicídio de Sidnei Prudente, em 2013 nei Prudente, no dia 08 (Foto: Jornal Bom Dia) de setembro de 2013, na frente de uma boate na cidade de Marau. Na oportunidade, o juiz Marcos Luiz Agostini, que presidiu a sessão, condenou Eduardo de Abreu Nunes, Guilherme de Oliveira, Marcos Gabriel Pimentel de Oliveira. O réu Tiago dos Anjos, acusado de levar a vítima até a parte de fora do estabelecimento local que foi alvejada, foi absolvido. Marcos Gabriel Pimentel de Oliveira (Bolinha), recebeu a pena de 14 anos de prisão, por homicídio qualificado pelo motivo torpe crime praticado em razão de dívida de drogas entre ele e a vítima que teria motivado o assassinato, pena a ser cumprida inicialmente em regime fechado. O réu Guilherme de Oliveira (Guigui) foi condenado a 6 anos e 5 meses de reclusão, em regime semiaberto, por homicídio simples. Já o réu Eduardo de Abreu Nunes (Dudu) foi condenado a 7 anos e 4 meses de reclusão, em regime semiaberto, por homicídio simples.

Um jovem de 20 anos foi preso preventivamente na madrugada de quinta-feira (30), em Passo Fundo. Ele é acusado de abusar sexualmente um bebê de 11 meses no município de Serafina Corrêa. A vítima está internada em estado grave no Hospital São Vicente de Paulo em Passo Fundo. A menina que é enteada do acusado apresenta diversas fraturas e também fissuras nos órgãos genitais. Durante depoimento, o jovem afirmou que não cometeu o crime por desejo sexual, mas sim porque tinha raiva do bebê. Ele foi encaminhado ao Presídio Regional de Passo Fundo. A prisão foi resultado de um trabalho conjunto do Conselho Tutelar, Brigada Militar e agentes da Delegacia de Pronto Atendimento da Polícia Civil, coordenados pela Delegada Carolina Goulart.

Entidades realizam encontro para debater violência no meio rural Foi realizado na noite de quarta-feira (29) na Casa do Sindicato Rural, junto ao Parque Municipal Lauro Ricieri Bortolon, encontro para discutir a violência no meio rural. A iniciativa partiu do Sindicato Rural de Marau, mas reuniu diversas entidades do setor primário e da segurança pública, onde cerca de 90 representantes participaram da discussão. O evento contou com a presença do Delegado Titular da Delegacia de Polícia Civil de Marau, Norberto dos Santos Rodrigues, do Comandante do Quartel da Brigada Militar de Marau, Major Jeferson Rodrigues e do Coronel aposentado da Brigada Militar, Jerônimo Barbosa, que trabalha na área de segurança da FARSUL. Na ocasião, foram repassadas dicas de prevenção e também discutido alternativas para melhorar a comunicação entre os moradores do interior. O tema agora será levado para o Conselho Municipal de agropecuária e abastecimento, com o intuito de organizar encontros nos Distritos de São Miguel, Laranjeira e Veado Pardo. A ideia é que o tema seja discutido também com os agricultores, a fim de realizar ações de prevenção e combate aos furtos e roubos que vem ocorrendo no meio rural. Na próxima terça-feira (04), o Conselho de Agropecuária realiza reunião mensal, onde o assunto estará na pauta.

Vítima é uma menina de 11 meses que está internada em estado grave

Bombeiro de Marau localiza foragido em Passo Fundo Na quinta-feira (30), bombeiro de Marau que estava de folga, reconheceu Mateus Mariano Soares em Passo Fundo. O homem é foragido do presídio de Carazinho e já havia realizado roubo na cidade de Marau. Soares estava caminhando entre a esquina da Rua Fagundes dos Reis com a Avenida Brasil, ao lado da Praça Tochetto, centro, quando o bombeiro solicitou apoio da Brigada Militar. Policias da Bike Patrulha da Brigada Militar compareceram no local e tiveram que conter o foragido que resistiu à prisão. Mateus Mariano Soares possuía dois mandados de prisão contra si. Após procedimentos legais ele foi reencaminhado ao Presídio.

O homem já havia realizado roubo na cidade de Marau.


18

REGIÃO Ponte irá unir Montauri e Serafina Corrêa

A Prefeitura de Serafina Corrêa, com incentivo do Governo Federal, está realizando a construção e ampliação de pontes. Para facilitar a trafegabilidade e escoamento da produção, foram construídas três novas pontes: uma Obra está localizada no Distrito de Silva Jardim na Capela Caravaggio Linha 13, uma na Linha Bento Gonçalves e outra na Capela São Caetano. Outra ponte também recebeu total atenção por parte dos municípios de Serafina Corrêa e de Montauri. A obra, localizada no Distrito de Silva Jardim, liga as duas cidades e era uma reivindicação das comunidades. Por isso, o Prefeito de Serafina Corrêa, Ademir Antonio Presotto, e o Prefeito de Montauri, Marcelo Boff, uniram forças e, em parceria, viabilizaram a obra da ponte.

Comitê Pró BR 153 e Comissão Pró BR 285 definem ações Representantes do Comitê Pró BR 153 (Transbrasiliana) e da Comissão Pró BR 285 encontraramse na Universidade de Passo Fundo (UPF) na terça-feira (28) para reunião de trabalho. Em pauta, Assinaturas e dossiê devem ser entregues em Brasília estiveram as próximas ações em busca da conclusão das obras da BR 153 entre Passo Fundo e Erechim e da duplicação da BR 285 no trecho entre Passo Fundo e Carazinho. Nos últimos meses, o grupo reuniu mais de 20 mil assinaturas de pessoas de todo o estado. Um dossiê com as assinaturas e os registros jornalísticos das mobilizações realizadas na região está sendo montado para ser entregue ao Ministério dos Transportes, Portos e Aviação Civil e aos deputados e senadores da bancada gaúcha em Brasília, em busca de apoio para que essa demanda regional seja atendida. Representantes do Comitê e da Comissão devem, em breve, cumprir agenda em Brasília com essa finalidade. Os participantes também consideraram realizar uma mobilização com lideranças locais e regionais em Erechim, a exemplo dos movimentos já realizados em Passo Fundo, Carazinho e Ipiranga do Sul.

JORNAL DE MARAU | SÁBADO, 2 DE JULHO DE 2016

Concurso “Casca em Fotos” contará com avaliação popular pela internet O concurso fotográfico “Casca em Fotos” está com novidades nesta edição. Além das inscrições poderem ser feitas por meio eletrônico, também haverá votação popular que contará como critério de escolha Inscrições seguem até o dia 10 de agosto das fotos vencedoras. A avaliação do público será somada à avaliação dos jurados. As fotos serão postadas na página oficial do Facebook da Prefeitura de Casca no dia 11 de agosto e a população poderá curtir as fotos de sua preferência, sendo que as curtidas contarão pontos. O tema do concurso neste ano é “Águas de Casca”. As inscrições podem ser feitas até 10 de agosto pelos e-mails eventos@pmcasca.com.br e turismo@pmcasca.com.br ou entregues ao Departamento de Cultura, na Prefeitura. Junto com as imagens (até duas por inscrito) deverá constar a ficha de inscrição encontrada no link Downloads do site www.pmcasca.com.br.

Hospitais Filantrópicos da região farão manifestação na ERS 324 Estiveram reunidos no Hospital Santa Lúcia de Casca na tarde de terça-feira (28), os dirigentes dos Hospitais Filantrópicos dos municípios de Casca, David Canabarro, Serafina Corrêa e Marau, para tratar Manifestação pacífica terá o objetivo de chamar das dificuldades atenção para a gravidade da situação dos Hospitais que as Instituições Hospitalares estão enfrentando como consequências dos atrasos nos pagamentos dos serviços prestados pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Foi definido pelo grupo de dirigentes hospitalares que ocorrerá a partir das 08h da próxima sexta-feira (08), uma manifestação pacífica na ERS 324 em Casca, próximo à Polícia Rodoviária, para chamar a atenção tanto da comunidade regional, bem como das autoridades governamentais para a gravidade do problema do subfinanciamento dos Hospitais que afeta diretamente a prestação de serviços de saúde à população.


JORNAL DE MARAU | SÁBADO, 2 DE JULHO DE 2016

ESPORTE

19

Após vencer clássico, AMF enfrenta equipe de Ijuí Pela 10ª rodada da Série Bronze, o clássico entre AMF e Guarani lotou o Ginásio Jatyr Francisco Foresti no último sábado (25). Em poucos minutos foram bola na trave, bola no travessão e bola quicando do lado da linha do gol. Na segunda etapa, o único gol da partida, que garantiu a vitória marauense, saiu dos pés do camisa 11, Jair Dalle Molle. Com a vitória por 1 a 0, a AMF soma 14 pontos, na quinta colocação, Neste sábado (02), a equipe enfrenta a AIF, em Ijuí, às 19h. Já o Guarani buscará a recuperação também neste sábado, e recebe em casa a equipe do Cerro Largo. Também na região, o Sercca vai entrar em quadra. Em Palmeiras das Missões, o time casquense irá enfrentar os donos da casa. Na última rodada, a equipe de Casca venceu a AIF por 6 a 2.

Gol da vitória foi marcado por Jair Dalle Molle

Tauras Rugby Clube realizará amistoso em Marau Neste domingo (03), o Tauras Rugby Clube de Marau realiza amistoso contra o Universitário, de Santa Maria. O jogo acontece às 15h30min, no estádio Carlos Renato Bebber, e deverá marcar a estreia do novo uniforme de jogo da equipe marauense. O adversário é campeão invicto da Segunda Divisão do Campeonato Gaúcho de Rugby deste ano e vai disputar a elite do Rugby estadual em 2017. Nesta temporada, o Tauras Rugby Clube já disputou dois amistosos nesta, contra os Predadores de Guaíba e o Planalto de Passo Fundo, além de um torneio em Rolante.

Jogo acontece às 15h30min no estádio Carlos Renato Bebber (Foto: Arquivo/Tauras Rugby)


SÁBADO | 2 DE JULHO DE 2016 FUNDADO EM 28 DE FEVEREIRO DE 1985

SOM DA HISTÓRIA:

Chaminé do antigo Frigorífico Borella voltará a apitar

Rua Giácomo Foresti, 11 Centro Marau - RS

(54) 9969-9757 - (54) 9199-6087

A história do município de Marau, por muitas vezes, se confunde com a história da empresa BRF – que já foi nominada Perdigão e, antigamente, Frigorífico Borella. Antes mesmo da oficialização da emancipação, a cidade já crescia ao redor da empresa que até hoje estampa a paisagem central de Marau. Ainda em 1923 iniciaram as atividades a chaminé do Frigorífico Borella. A construção faz parte da história e da cultura do povo marauense, que ao som do apito despertavam para mais um novo dia, para mais uma jornada de trabalho. No final da década de 1990 o mesmo foi desativado e hoje é resgatada essa história. É em resgate a essa história, que a empresa BRF anunciou que irá reativar o apito da chaminé do antigo Frigorífico Borella. Com a decisão, o som característico e que marcou época será acionado nas principais datas comemorativas do município de Marau e também da empresa BRF.

Página 12


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.