Humanização dos ambientes de nascer

Page 45

metodologia 3.5.2.2. SELEÇÃO VISUAL O método de Seleção Visual ou Preferência Visual (Visual Cues / Preferences Survey/ Photo Questionnaires) é uma técnica para a obtenção de um feedback do público usuário de um determinado espaço ou ambiente em relação a diferentes possibilidades ou alternativas de projeto. Esta técnica foi desenvolvida pelo urbanista Anton Tony Nelessen na década de 1970, e cresceu em popularidade durante a década de 1990, obtendo sucesso tanto como ferramenta de pesquisa quanto como processo de participação dos usuários (UNITED STATES DEPARTMENT OF TRANSPORTATION, 2002). Uma forma simples e comprovadamente eficaz para a realização de uma pesquisa de preferência visual envolve a aplicação de um questionário com uma série de imagens, previa-

mente definidas, que os participantes devem marcar de acordo com sua preferência. Em geral, costuma-se apresentar diferentes alternativas para um determinado aspecto do projeto, por meio de desenhos ou fotos, e o participante escolhe a que é de sua preferência e justifica sua escolha. Tem como vantagem o confrontamento de uma série de possibilidades visuais e de arranjos e soluções físico-espaciais, permitindo aprofundar-se na compreensão das preferências dos usuários. Nesta pesquisa foi criado um formulário de quatro páginas onde foram apresentadas imagens de alternativas para a seleção visual referentes a: harmonia de cores a prevalecerem na sala, detalhes do mobiliário e preferência quanto a ambientação do local.

Figura 19. Fichas do método Seleção Visual, entregues aos participantes do workshop.

45


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.