Star Apartment/ Michael Maltzan Architecture

Page 1

Star Apartments/ Michael Maltzan Architecture


SUMÁRIO

1

Informações Gerais

2

Integração a Políticas

3

Inserção Urbana e Acessibilidade

3

Programa e Convivência

5

Estrutura e Flexibilidade

7

Sistema Construtivo e Manutenção

9

Compacidade e Aproveitamento

10

Referências

11


INFORMAÇÕES GERAIS Nome do edifício / autores do projeto: Localização (endereço, cidade, país); Ano de projeto / ano de execução; Número de habitantes na cidade do projeto; Densidade da cidade do projeto (hab./km2); Área do terreno; Área construída; Taxa de ocupação (%); Índice de aproveitamento; Número de unidades habitacionais; Densidade de habitações (apto/ha); Densidade populacional (hab./ha).

Star Apartments/ Michael Maltzan Architecture 240 E 6th St, Los Angeles, CA 90014, EUA Execução finalizada em 2014 3,976 milhões (2016)/ 3,9 milhões(2014) 937 hab/km² (censo de 2010) 1036 m² Superfície construida; 8800 m2 102 apartamentos de em média 32,5m2

2


INTEGRAÇÃO A POLÍTICAS O projeto, pertencente a ONG Skid Row Housing Trust, responde diretamente a filosofia de “Housing First”, identificada como o modelo de maior sucesso pela National Alliance to End Homelessness (NAEH) para estabilização e habitação de pessoas em situação de rua em estado crítico. Esse método se baseia em auxiliar esses indivíduos a ter acesso a uma moradia o mais rápido possível, e futuramente sustentar uma moradia permanente. Para isso, oferecem também uma variedade de serviços dentro e fora da edificação para melhorar a qualidade de vida dos residentes e inspirar um senso de orgulho, dignidade e independência.

INSERÇÃO URBANA E ACESSIBILIDADE O edifício está inserido em uma área central de Los Angeles, próximo a diversos serviços e oportunidades de trabalho, que facilitam a re-inserção destes na vida urbana e no mercado de trabalho legal, como parques, teatros, biblioteca pública, restaurantes, ponto de ônibus, supermercados, polícia, farmácia, entre outros. Ao entorno da edificação, encontram-se mais instituições de assistência com mesmo propósito, visto a grande demanda que há na região. (hoje, são cadastradas aproximadamente 5.000 pessoas em situação de rua) Apesar de sua arquitetura imponente, o edifício não destoa muito de seu entorno. Tal efeito é obtido pelo envidraçamento da fachada frontal, que o integra visualmente e traz luz natural ao primeiro piso, e pela sua altura, que se adéqua ao restante das edificações. A acessibilidade do edifício se dá por apresentar usos públicos destinado a populações geralmente segregadas. Aproximadamente 1393,5 m2 são destinados ao público, ao uso comum e a residentes de outros complexos do programa Skid Row Housing Trust.

3


LOS ANGELES PARK

BIBLIOTECA PUBLICA

GRAMMY MUSEUM

MERCADO PUBLICO

+

STAPLES CENTER

LOS ANGELES CONVENTION CENTER

+ STAR APARTMENT

IGREJA

HABITAÇÕES DE INTERESSE SOCIAL

BIBLIOTECA

ZONA DE CONCENTRAÇÃO DE SERVIÇOS

N 0

200

400

TEATRO/MUSEU MERCADO

AREA VERTICALIZADA VIAS LOCAIS ESTRUTURANTES VIAS RÁPIDAS

AREAS VERDES

+

EQUIPAMENTO DE ASSITENCIA CENTRO DE CONVENÇÕES

4


PROGRAMA E CONVIVÊNCIA A edificação de 6 pavimentos é de uso misto, incluindo serviços, usos coletivos e residencial: O primeiro pavimento, destinado à serviços, atende tanto aos residentes quanto a outros integrantes do programa Skid Row Housing Trust. Ele conta com uma ampla área de estacionamento aos fundos e uma entrada principal seguida do saguão na área central. À direita está localizada a nova sede do Los Angeles County Department of Health Services’ (DHS) Housing for Health Division e à esquerda a clínica médica - com 5 salas de exame. O segundo pavimento concentra os usos coletivos para os residentes. Trata-se de “(...) um grande espaço aberto e comum é na verdade o parque, o lugar de reunião, e da criação de uma nova rua sobre a existente, o espaço de resiliência social, de ressignificação do vazio.” (Florencia Rodriguez, Revista PLOT, 2014). Conta com pátios externos, Centro de Saúde e Bem Estar, cozinha comunitária, a sala de reunião, sala de artes, biblioteca, sala de academia, pista de corrida e áreas de esporte, horta comunitária de aprox 185m². Do terceiro ao sexto pavimento, o uso é exclusivamente residencial - com a exceção do último pavimento, que conta ainda com uma lavanderia, terraço e pátios externos.

5


6


ESTRUTURA E FLEXIBILIDADE O edifício foi construído sobre uma antiga loja, que teve sua estrutura adaptada para a implantação de diferentes serviços e residências. Desta forma, a estrutura geral do prédio apresenta diversos padrões: O primeiro pavimento tem maior densidade em relação ao terreno e ambientes com configurações diferentes, sem seguir um padrão específico. Um dos motivos é, justamente, a re-utilização de uma estrutura já existente. O segundo conta com uma estrutura ampla e aberta, em função ao seu uso coletivo. Os pavimentos das residências se organizam a partir da composição de blocos modulares pré-fabricados. As circulações sao dadas por encaixes externos aos blocos, abertas, e delimitadas pela organização destes módulos. O brutalismo e a transparência do edifício, o fato de não mascarar ou esconder equipamentos: as instalações e a transparência da fachada, é um reflexo direto do conceito em mostrar a sociedade essas pessoas que vivem à margem desta, comumente escondidas. O edifício não tem flexibilidade para alterações de layout futuro, em função ao programa de necessidades específico e o método construtivo rígido, sem padrão estrutural. Isso pode ser considerado uma decisão de projeto por parte dos arquitetos, que buscaram uma construção rápida.

7


8


SISTEMA CONSTRUTIVO E MANUTENÇÃO A utilização de módulos pré-fabricados, inseridos na edificação já existente, proporcionam qualidade construtiva, acelera o tempo de obra e atinge os objetivos de sustentabilidade do projeto. Além disso, a simplicidade dos módulos pré-fabricados facilitam a manutenção. O edifício utiliza diferentes materiais construtivos: a superestrutura é feita em concreto com laje pós-tensionada nos pavimentos superiores, os corredores externos são suportados por Steel Framing, e as unidades habitacionais pré-fabricadas utilizam o sistema de Wood Framing. O edifício possui o selo LEED for Homes Platinum, de eficiência energética e Sustentabilidade

9


C0MPACIDADE E APROVEITAMENTO O edifício tem um bom aproveitamento do espaço através da utilização de módulos residenciais, de forma compacta, tanto nas unidades, quanto na organização entre eles. Porém, não caracteriza-se como um edifício denso. Isso se dá tanto por fatores tipológicos - pouca verticalização, apartamentos individuais - e por fatores sócio-psicológicos.

10


REFERÊNCIAS SARAH AMELAR (Usa) (Ed.). Star Apartments – Los Angeles. 2015. Disponível em: <http://www.architecturalrecord.com/articles/7997-star-apartments-los-angeles?v=preview>. Acesso em: 13 set. 2017. COLLEGE OF ARCHITECTURE (Ed.). STAR APARTMENTS. Disponível em: <http://www.arch.iit.edu/prize/mchap/selected-works/project/star-apartments>. Acesso em: 15 set. 2017. MICHAEL MALTZAN ARCHITECTURE (Usa). STAR APARTMENTS. Disponível em: <http://www.mmaltzan.com/projects/star-apartments/>. Acesso em: 13 set. 2017. LUCASSUPERTRAMP (Ed.). Star Apartments Michael Maltzan Architecture. Disponível em: <http://lucassupertramp.tumblr.com/post/120631847980/ thekhooll-star-apartments-michael-maltzan>. Acesso em: 13 set. 2017. WESTPORT CONSTRUCTION (Ed.). Star Apartments. Disponível em: <http://www.westportconstructioninc.com/our-expertise/housing-community/star-apartments/>. Acesso em: 15 set. 2017. DEANE MADSEN (Ed.). Star Apartments. Disponível em: <http://www.architectmagazine.com/project-gallery/star-apartments-3700>. Acesso em: 15 set. 2017.

Grupo: Leticia Vieira Luana Wunderlich Marcella Dalsenter Maria Candelária Ryberg Marina Lamin 11



Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.