Campinarte Dicas e Fatos - Edição de Julho de 2020

Page 1

Publicação com informação e análise das realidades e aspirações comunitárias

Campinarte Dicas & Fatos ULHO / 2020 JULHO

campinartedicasefatos.blogspot.com

DISTRIBUIÇÃO DISTRIBUIÇÃO GRATUITA GRATUITA

Um Informativo Digno de Você! MENSAL

Ano XXIII - N.º 275 - Duque de Caxias - RJ - Fundado em 27/09/1996 / E-mail - campinarte@gmail.com - Tel.: - Claro (9)9116-5147 (WhatsApp)

Essa confusão começa nas comunidades A omissão e muitas vezes a conivência das principais lideranças comunitárias com aqueles que trabalham à margem da lei tem prejudicado muito o desenvolvimento de nossos bairros.

V

Vejo pelas comunidades equipes de trabalho formadas a serviço de vereadores, deputados, prefeitos, impostas de maneira sutil aos demais, atuando em duas frentes: uma, a do trabalho que é determinado com o apoio da tal liderança; a outra, é a venda de drogas, tráfico de armas e outras coisas ilícitas que passa de maneira despercebida pela comunidade graças a esse tipo de disfarce. Sem você perceber, de uma hora para outra, toda a comunidade está tomada de bocas de fumo, pontos de venda clandestinos de cigarro, a não circulação de caminhões de gás (só os autorizados pelo tráfico ou milícia), a venda de TV a cabo (pirata), Internet, água mineral e outras coisas a mais. Então, você pára e olha para um lado e olha para o outro e vê tudo junto e misturado funcionando de maneira harmonica. São vereadores, presidentes de associações de moradores, deputados, lideranças comunitárias, traficantes, milicianos, a polícia, o comércio (cheio de pirataria), o transporte coletivo, tudo e todos submetidos ao comando desse amaranhado de comandantes, e todos saem lucrando, menos aqueles que pagam. O povo!

O povo, ao longo da história, tem tido muitas dificuldades para escolher pessoas para fazer com que as leis sejam cumpridas. O povo tem muitas dificuldades para escolher seus representantes em todas as esferas políticas do país. E essa confusão começa nas comunidades. Olhando assim por cima, penso que estamos a beira do caos social quase que em todas as regiões do país. Não existe a luta do bem contra o mal. O que existe é uma luta do povo contra o resto. Que resto? Aqueles que o povo elege e que estão juntos com aqueles que o povo arma contra si (a polícia e forças armadas) e mais traficantes, milicianos, grandes empresários, a grande mídia, enfim, todos contra o povo. Aliás, povo que trabalha, produz, recebe e paga suas contas e vota. Por isso que eu digo que o povo é o inimigo (útil) número 1 do governo. Apesar dos pesares, eu ainda fico tranquilo porque sei que o povo continua ingovernável, o povo é tolerante, paciente, generoso, dá mais de uma oportunidade só para ver se o sujeito acerta o passo, mas quando o povo decidir acabar com essa festa, acredite, não vai ficar pedra sobre pedra. Aguardem!


Página 02

Dicas & Fatos

Escritores Brasileiros / Resumos e Contos

Campinarte Dicas & Fatos

Campinarte

Emília no País da Gramática Publicada em 1934, Emília no País da Gramática faz parte da produção infantil de Monteiro Lobato (1882-1948), já nessa época tido como grande contista. A protagonista é a boneca Emília, que sugere ao grupo do Sítio do Picapau Amarelo uma nova aventura.

Viagem ao País da Gramática

A

A esperta boneca Emília, protagonista da obra, sugere, nesta obra de Lobato, uma nova aventura: UMA VIAGEM AO PAÍS DA

GRAMÁTICA.

Publicação com informação e análise das realidades e aspirações comunitárias Nova Campinas / Cep: 25040250 - Duque de Caxias - RJ Telefone - Claro (9)9116-5147 - WatssApp BLOG / campinartedicasefatos.blogspot.com e-mail: campinarte@gmail.com Fundado em 27/09/1996 por Huayrãn Ribeiro Fotos: Arquivo Campinarte Diagramação, Arte Final e Pesquisa: Equipe Campinarte Relações Públicas: Huayrãn Ribeiro Colaboram: Dra. Sandra Borges (Cirurgiã Dentista), Dr. Máximo G. Costa (Direito), AVLADUC - (Associação de Vôo Livre e Amigos de Duque de Caxias - Instrutor: Jaú - Transporte), Carlito do Sal (Radialista Comunitário), Marcos Valério (Espiritismo), Missionária Maria da Gloria (Assembleia de Deus - Irajá - RJ), Anderson Paisano (Meio Ambiente (Nova Campinas), O S ARTIGOS ASSINADOS SÃO DE EXCLUSIVA RESPONSABILIDADE DE SEUS AUTORES , ONDE NEM SEMPRE REFLETEM O PENSAMENTO DO C AMPINARTE DICAS E F ATOS , O I NFORMATIVO . Tiragem: 2.000 exemplares.

Com a ajuda do rinoceronte Quindim (que já aparecera numa aventura anterior, em Caçadas de Pedrinho, publicado em 1933), partem para lá Emília, Pedrinho, Narizinho e o Visconde de Sabugosa. Quindim vai dando explicações, à medida que adentram o estranho país, situando e caracterizando, ainda à distância, as várias cidades que o compõem: Portugália, Anglópolis, Galópolis, Castelópolis, Italópolis, entre outras, que representam as línguas portuguesa, inglesa, francesa, espanhola e italiana, respectivamente. As informações sobre cada parte da gramática vêm naturalmente, por meio dos personagens.

A Senhora Etimologia O grupo de visitantes segue aprendendo pouco a pouco algo mais das estruturas internas que compõem a gramática. São apresentados aos substantivos, aos adjetivos, aos verbos e advérbios, seguindo-se as preposições, conjunções e interjeições. Em determinado momento, o grupo passa pela casa da Senhora Etimologia, que explica a um bando de filólogos, gramáticos e dicionaristas a passagem de palavras do grego para o latim, e por aí afora. Quindim solta um tremendo “muuu!” pelo buraco da fechadura – onomatopeia que espanta todos os que estão ocupando a sala da velha Etimologia – e ela fica livre para dar atenção à turma do sítio. Emília, como sempre, a interrompe para solicitar explicações sobre a palavra “boneca”.

Monteiro Lobato

A reforma ortográfica da Emília

ESCRITÓRIO VIRTUAL Para Enviar TEXTOS, CONTOS, CRÔNICAS, POESIAS, PESQUISAS... GOSTARIA DE SER UMA ESPÉCIE DE CORRESPONDENTE DO CAMPINARTE DICAS E FATOS? Você deverá se utilizar do e-mail campinarte@gmail.com No cabeçalho escreva o seu nome / idade / formação / bairro, cidade e país... Nos casos (por exemplo), de pesquisas, crônicas ou qualquer outro artigo – não deixe de citar as fontes... Caso o material seja de terceiros, exija (por escrito) a autorização dos mesmos...

Fotos e vídeos... No cabeçalho escreva o seu nome / idade / formação / bairro, cidade e país... Os mesmo cuidados em relação aos direitos autorais devem ser tomados no que diz respeito ao envio de vídeos e/ou fotos... Não se esqueça de dar os devidos créditos e/ou citar as respectivas fontes... Obs.: caso os vídeos estejam no You Tube, etc., basta enviar apenas o link...

O lado visionário de Monteiro Lobato nada tinha de fantasioso; ao contrário, era o aspecto mais racional, político, patriota e questionador de sua personalidade inquieta. Por meio das falas de seus personagens infantis, o autor expunha seus pontos de vista, prevendo muitas vezes mudanças futuras. Tal característica aparece nessa obra quando a turma visita a velhinha chamada Ortografia Etimológica. No capítulo “Emília ataca o reduto etimológico”, a boneca faz uma revolução ditatorial, simplificando a grafia das palavras – para que as crianças leitoras possam aprender algumas regras da nova grafia. Mas isso ainda não é suficiente para Lobato. Emilia danou. – Não quero! Não admito E besteira da grossa. Eu fiz a reforma ortográfica para simplificar as coisas e eles com os tais acentos estão complicando tudo. Não quero, não quero e não quero. De fato, após a publicação dessa obra, ainda houve diferentes reformas ortográficas, como Lobato previra. Quando retornam ao sítio, todos que viajaram para o País da Gramática voltam muito mais sabidos.

Lobato e o país do conhecimento Não só os habitantes do sítio voltam das aventuras mais sabidos, mas também os leitores. Por meio de seus personagens, que viajam em busca do conhecimento, Lobato pretendia incitar nas crianças o desejo de aprender. O autor se preocupava em tomar o conhecimento algo divertido, conforme testemunha uma carta que escreveu a seu amigo Oliveira Viana, em 1934:

“Numa escola que visitei a criançada me rodeou com grandes festas e me pediram: ‘Faça a Emília no país da aritmética’. Esse pedido espontâneo, esse grito d’alma da criança não está me indicando um caminho? O livro, como o temos, tortura as pobres crianças – e no entanto poderia diverti-las, como a gramática da Emilia está fazendo. Todos os livros podiam tomarse uma pândega infantil”, (in NUNES, Cassiano. Monteiro Lobato vivo.) Essa carta também registra o quanto Emília no país da gramática fez sucesso entre os pequenos leitores.

(Por: Paulo Magno da Costa Torres)

N

Nasceu José Bento Monteiro Lobato em Taubaté, interior de São Paulo. Formou-se em Direito e exerceu, por vários anos, o cargo de promotor público na região do Vale do Paraíba. Depois de fracassar como fazendeiro, nas terras herdadas do avô, em 1917 comprou a editora que publicava a Revista do Brasil e mudou-se para São Paulo. Trocou o nome da editora para Monteiro Lobato & Cia, que faliu em 1925. Fissurado pelo desejo de levar leitura e conhecimento ao país todo, nunca desanimou do investimento editorial: fundou, durante sua vida, mais duas editoras, a Companhia Editora Nacional e a Editora Brasiliense. Embora nacionalista, seu conservadorismo político e seu moralismo o levaram a contradições como, por um lado, desejar progresso e educação para o povo e independência econômica para o país — lutando bravamente por eles, até a exaustão — e, por outro, opor-se drasticamente às renovações culturais e artísticas do Modernismo. Se ficou na história a sua prisão, em 1941, por ter atacado a ligação das autoridades brasileiras getulistas aos interesses internacionais, e a comoção nacional em defesa do escritor, também passou para a história a polêmica que provocou ao achincalhar a exposição expressionista de Anita Malfatti, em 1917.


Campinarte

Dicas Dicas && Fatos Fatos

Editorial

E

Eu me lembro dos tempos em que aos domingos todos se reuniam para aquele almoço que era pensado, preparado desde quinta-feira. Todas as providências eram tomadas para que nada faltasse. Tudo era feito com muito cuidado, muita calma, até chegar o grande dia - o domingo. E logo cedo (no domingo) os filhos iam chegando com os netos, mais tarde um pouquinho os sobrinhos, primos e derrepente a casa já estava cheia. Muita gente, muitas crianças, muitas bolsas, carrinhos de bebê, uns traziam até cães e outros, gatos. A casa virava um verdadeiro alvoroço com a criançada correndo e gritando e os pais em cima tentando controlar e ao mesmo tempo em que as mulheres discutiam a receita os homens se reuniam para jogar um buraco. Os avós, os anfitriões, vibravam com aquela confusão. Não perdiam a mão dos afazeres e ao mesmo tempo tudo era alegria era felicidade porque ali estava reunida a família, parentes e amigos para aquele grande almoço de domingo. Era tanta felicidade, tanta alegria por aquele momento que penso que um único dia seria pouco, mas não, era o suficiente para ficar com gostinho de quero mais no próximo domingo. Durante a semana, acontecece o que acontecece, todas as expectativas eram voltados para o grande almoço de domingo da família. Era uma reunião sagrada, respeitada por todos. A maior confraternização é quando toda família, parentes e amigos estão juntos num almoço de domingo. Não importava se era domingo de Páscoa, Natal, Dia das Mães, Dia dos Pais, não importava, bastava ser domingo e pronto, lá estavam todos reunidos para mais um grande almoço. Hoje sinto saudades desses tempos. Hoje não vejo mais isso acontecer, não percebo isso como rotina na vida das famílias atuais. Por que será? Por que mudamos tanto? Por que não temos mais o prazer de reunir familiares, parentes e amigos para um grande almoço de domingo? Por isso que eu pergunto: o que foi que aconteceu com as nossas famílias? POR QUE ESTAMOS TÃO DISTANTES, TÃO SOZINHOS SE ESTAMOS TODOS AÍ, VIVOS E COM SAÚDE? Eu só sei que recordo com grande saudade aqueles grandes almoços de família aos domingos. E VOCÊ?

M

Huayrãn Ribeiro

Campinarte Meio Ambiente

Página 03

TENHO CARA DE PALHAÇO?

Secretaria Municipal de Meio Ambiente

A

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente é responsável por serviços como; execução do Licenciamento Ambiental de atividades potencialmente poluidoras; com relatórios de vistoria e parecer técnico para expedição das licenças solicitadas, execução de fiscalização ambiental, inclusive das áreas verdes, cumprimento das leis ambientais, analise, aprovação e fiscalização de projetos de recuperação ambiental sob a competência desta secretaria. A SMMA atende as solicitações de supressão e poda em árvores que estão com riscos de queda ou não, auxilia o Corpo de Bombeiros em determinadas ações emergências principalmente em dias chuvosos, vistorias em áreas públicas e particulares, avaliações de árvores com risco de queda. Atua também Promovendo educação ambiental, campanhas educativas e na execução de programa permanentes de formação e mobilização para a defesa do Meio Ambiente, tudo isso articuladamente às unidades de ensino municipais, estaduais e particulares instaladas no Município e em cooperação com a Secretaria de Educação. Tem em sua estrutura unidades de Conservação criadas pelo poder público municipal, sendo elas a Área de Proteção Ambiental do São Bento (2° distrito), os Parques Naturais Municipais da Caixa d’Água (2° distrito) e da Taquara (3° distrito) e a Reserva Biológica do Parque Equitativa (3° distrito).

Reserva Biológica do Parque Equitativa guarda uma das poucas áreas de Mata Atlântica

U

Uma área de 1,5 milhão de metros quadrados — rica em flora e fauna — compõe o território de Duque de Caxias. É a Reserva Biológica Municipal do Parque Equitativa, em Santa Cruz da Serra, que abriga um dos poucos espaços de Mata Atlântica da Baixada. — Aqui, encontramos a vegetação nativa dessa mata, ainda na fase primária, ou seja, que não foi desmatada. É uma área que requer muito cuidado e atenção — explica a bióloga Silvana Miranda. De acordo com ela, no que diz respeito à vegetação, podem ser encontrados jacarandás, cedros, angicos, ipês e embaúbas, entre muitas outras espécies típicas desta vegetação. Já no caso dos animais, é possível encontrar sagui, tucano, tamanduá-bandeira, tatu, sabiá, entre outros. Além disso, há muitas nascentes no território. — A importância da reserva não está restrita apenas à beleza natural, é preciso criar a consciência de preservação. Esse espaço é um filtro para a poluição do ar, comporta muitas espécies animais e vegetais, é bastante rico — destaca Silvana. Apesar de enumerar algumas das espécies, a bióloga conta que ainda não foi realizado um mapeamento preciso da área. — Já visualizaram, por exemplo, uma onça, mas isso não foi registrado por especialistas — diz. A reserva tem um comitê gestor, formado pelo poder público, entidades representativas e moradores. A Reserva Biológica do Parque Equitativa sofre com a introdução de espécies que não são nativas da Mata Atlântica, como é o caso do mico-estrela. — Este animal é típico da Região Nordeste, mas foi introduzido aqui. Por não possuir predador natural no local, pode causar desequilíbrio no ecossistema — explica Silvana Miranda. Outro problema enfrentado é a ocupação indevida pela população. — Atualmente, o espaço é usado por grupos religiosos para orações. No entanto, precisamos cuidar desta área, que deve ser usada apenas para pesquisa, já que trata-se de uma reserva — diz, fazendo algumas ressalvas: — É livre a manifestação religiosa. No entanto, deveria ser visto um novo espaço para a prática. Tanto a flora, quanto a fauna do local devem ser sempre respeitadas e preservadas. Por conta da riqueza natural, Silvana Miranda diz que algumas pessoas vão à reserva praticar a caça. (Paula Fernandes)

Secretaria Municipal de Meio Ambiente Alameda James Franco, 03 – Jardim Primavera 25215-265 Duque de Caxias - RJ Telefones: (21)2773-6240 / (21)2773-8520 / (21)2776-1141 Atendimento ao público: segunda à sexta-feira, das 9h às 17h E-mail: semam@duquedecaxias.rj.gov.br Secretária Júlia Graziela Uchôa E-mail: juliauchoa.semam@duquedecaxias.rj.gov.br Administradora, pós-graduada em Gestão Pública, estudante de Biomedicina. Diretora de Departamento Administrativo, RH, Contratos e Serviços da Secretaria de Meio Ambiente, de 2017 a 2019. Integrante do COMDEMA (Conselho Municipal de Defesa ao Meio Ambiente), e, atualmente, Secretária Municipal de Meio Ambiente.

Digo isso só para que fique registrado... E tenho dito!

E

Em plena pandemia, uma tremenda confusão, informações desencontradas, quarentena, isolamento social, aulas suspensas, tudo parado, todos surpresos, a saúde sem saber o que fazer e o governo do Estado do Rio de Janeiro mais uma vez promovendo escândalos. É inadimissível termos (consecutivamente) o quinto governador do Estado do Rio de Janeiro como protagonista de falcatruas com tantas vidas em jogo. A coisa estava sendo feita de maneira tão descarada que bastou a polícia federal atuar no Rio de Janeiro e as mortes de vítimas de coronavírus diminuíram de maneira absurda. A situação do Governo do Estado do Rio de Janeiro ficou bastante comprometida, todos foram desmoralizados, o Brasil inteiro tomou conhecimento que essas ações criminosas eram praticadas por aquele que foi eleito pela população para governar, arrumar, dar novos rumos para um Estado bastante prejudicado pelos seus últimos governadores. O que esses mafiosos fizeram foi cruel, desumano, dignos de uma punição exemplar que toda a população espera que aconteça. Um governador mentiroso, falso, traidor, que num curto espaço de tempo disse ao que veio... Desviar, roubar se favorecer e aos seus comparsas. Uma pena, lamentável, doloroso, triste ver os governantes máximos do Estado serem os primeiros a agir dessa maneira bandida. Digo isso só para que fique registrado... E tenho dito!!!

Será que eles pensam realmente que todo mundo tem cara de palhaço, assim como eu?

Huayrãn Ribeiro


Página 04

Dicas & Fatos

Campinarte

A crônica à luz da Bíblia

Há sempre um oásis no deserto Lei Moral de Deus ou Crentes perseguindo a Igreja de Jesus?

Conheça o Blog Há sempre um oásis no deserto A crônica à luz da Bíblia Acesse hasempreumoasisnodeserto.blogspot.com

I

Isto é incrivel! Mas é a mais pura verdade. Conta-nos a história da Igreja primitiva que os discipulos de Cristo nos primeiros séculos de nossa era foram muito perseguidos pelas autoridades romanas e até mesmo pelos judeus inconversos, mas atualmente a Igreja está sendo perseguida pelos crentes, como assim? Primeiro é preciso entender que há uma grande diferença entre crentes em Jesus, e a Igreja de Jesus: a Igreja de Jesus é composta de poucas pessoas que fazem uma entrega total de suas vidas ao Senhor (Sl. 37: 5 6). Sendo assim imediatamente à conversão, esta pessoa toma posse de todas as Bênçãos descritas nas Sagradas Escrituras (Ef. 1: 3, 4). Daí a vida dessa pessoa que tomou à plena consciencia de que as portas do inferno não mais prevalecem contra ela, pois agora ela é a Igreja de Jesus, então passa a não ter mais nenhum tipo de problema, pois trocou o seu fardo pesado por Jesus. Agora vamos procurar entender a real situação amoral do

que se diz crente em Jesus: esses tais não fazem uma entrega total ao Senhor, eles muitas vezes se decidem a frenquentar uma dessas muitas cabanas que eles chamam de igrejas existentes por toda parte, por alguma forma de interesse, aliás, interesses é o que não falta, é benção da prosperidade, é perspectiva de tornar-se empresário, é cura divina, sem se falar na liberalidade que já se tornou em libertinagem, então essas pessoas crentes não tem nenhuma base quanto a Lei Moral de Deus, que a possa firmar, bem como nenhum compromisso com a Verdade, pois a elas não foi pregado o Puro, o Santo, o Perfeito Evangelho de Nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo, a elas só foi mostrado os bens materias. Então elas continuarão a ter problemas, inimigos, Demônios, doenças malignas, e toda sorte de consequencias trazidas pelo pecado do qual nunca se arrependeram. São essas pessoas que perseguem a Igreja de Jesus, como assim?

Da seguinte forma: são elas que se intitulam pastores, pastoras, e saem por toda parte abrindo cabanas, de preferencia onde já exista uma Congregação séria, e dali esses crentes vão até a porta da Congregação chamando as pessoas para se unirem a eles. Este é um tipo de trabalho abominável! Temos na Bíblia Sagrada um versiculo muito interessante que diz: “E desta Maneira me esforcei por anunciar o evangelho, não onde Cristo houvera sido nomeado, para não edificar sobre fundamento alheio”. (Rm. 15: 20). Portanto essa Palavra Sagrada deixa bem claro um tipo de ensinamento que só a Igreja de Jesus aprende, pois a Igreja de Jesus procura estar sempre buscando aprender nas Sagradas Letras como deve se conduzir nesta terra para que um dia possa alcançar o Reino de Deus. Os crentes não fazem assim, os crentes não buscam aprendizado na Palavra de Deus, os crentes gostam de buscar coisas sempre contrárias à Palavra de Deus, como por exemplo: buscar no

monte, que será que os crentes vão buscar no monte? Nunca saberemos. Eles vivem completamente desorientados, pois lhes falta o conhecimento da Palavra da Verdade. Tornam-se pessoas completamente alienadas quanto à questão Lei divina, em fim, lhes falta tudo, desconhece a lei que diz que: com menos de quinhentos metros de distancia, não se deve abrir nenhum estabelecimento do mesmo ramo, nem comercial, nem religioso. Por isso essas pessoas que se dizem crentes em Jesus vivem sempre atribuladas, porque nunca conheceram a Verdade. Se um dia conhecerem ficarão libertas. (Jo. 8: 32).

Mas como vão conhecer se já não há mais ensinadores da Verdade? Como aprenderão se não há quem os ensine? Sendo assim continuarão atribulados e perseguidores da Igreja de Jesus.

Texto / Missionária Maria da Gloria - Assembleia de Deus - Rua da Associação, 21 - Irajá - RJ


Campinarte

Dicas Dicas && Fatos Fatos

À LUZ DO ESPIRITISMO

No Caminho da Verdade

Muros

Santa Rosália

J

Jesus em sua passagem atravessou enormes distancias e os obstáculos que Ele encontrava, em sua grande maioria era os humanos, muros e similares Ele trans punha a todos, ia onde precisava ir ao encontro daqueles que desejavam saber sobre Ele, ouvir suas palavras, sentir sua presença, cidades e lugares era seu lar, as pessoas que o cercavam sua família, e na sua trajetória de vida sempre falando de amor e fraternidade entre os povos, que não devemos nos fechar diante das amarguras de nossos irmãos, auxiliando a todos o quanto possível, olhando para o menos favorecidos, não com olhar da pena, mas o da compaixão, derrubando assim qualquer tipo de barreira que possa existir no convívio humano. Há muros que só a paciência derruba e pontes que só o carinho constrói (Cora Coralina), porem, infelizmente, diante da arrogância humana e prepotência, hoje, constroem-se muros, ao invés de buscar outra solução, e a frase tem seu efeito apenas na narrativa poética. Na pratica necessitamos de muros para nossa segurança, mas falo aqui dos muros invisíveis que construímos dentro de nos que de tão altos que são nos impende de enxergar o outro lado e perceber o que meu semelhante precisa, o que se passa com ele, erguemos muros de intolerância, muros egoístas, muros de soberba, muros da ambição, muros de discórdias, enfim são tantos os muros erguidos que acabam nos aprisionando dentro de nos mesmos. É tempo de derrubarmos os muros que nos separam uns dos outros. Muros erguidos em nome de uma maneira diferente de pensar, de agir, de ver, de ser, de existir, Jesus diz que se um ou mais estiver reunido em seu nome ali Ele está, então porque erguer esses muros? Basta os muros que são erguidos mundo a fora para separação dos povos. Voltando o pensamento para a frase de Cora Coralina, que possamos derrubar nossos muros, com calma, com paciência, sei que é difícil, mas não impossível e construir pontes que nos aproximam que ajudem a atravessar esse abismo que existe entre nós. Sejamos como Chico, foi ponte, nunca muro e tantos outros que dedicaram sua vida a servir ao seu semelhante como ponte e auxiliaram a derrubar estes muros que teimamos em colocar mais um tijolinho sempre que somos contrariados no que quer que seja. Muita paz para todos / Marcos Valerio

Página 05

N

Nascida em Palermo em 1130, viveu por alguns anos na corte de Rogério II, rei da Sicília, sendo seu pai Sinibaldo, descendente de Carlos Magno. Quando tinha quatorze anos, a Santíssima Virgem apareceu-lhe e aconselhou-a a deixar o mundo. Rosália foi então viver numa gruta no monte Quisquita durante alguns meses e depois foi para o cimo do monte Pellegrino onde acabou por escolher este lugar até o fim de sua vida como lugar de retiro, pela áspera solidão que ofereciam seus penhascos rochosos inclinando sobre o mar azul. Durante seus últimos dezesseis anos de vida, Rosália levou uma vida de dura penitência sendo alimentada miraculosamente pela Eucaristia. Morreu no ano de 1160, com a idade de 30 anos. No Século XVII foi encontrado os restos mortais de Santa Rosália, mas, os ossos, recolhidos em uma gruta escavada entre as rochas, não traziam inscrição. O Arcebispo de Palermo, D. Giannetino Doria, constituiu uma comissão de peritos, composta de médicos e teólogos, que, em 11 de fevereiro de 1625, se pronunciou pela autenticidade das relíquias. Isso reacendeu a devoção popular. Inseriu o nome da santa no Martirológio Romano em 15 de julho e em 4 de setembro. Em 25 de agosto de 1624, quarenta dias após a descoberta dos ossos, dois pedreiros, enquanto executavam trabalhos junto ao convento dos dominicanos de Santo Estêvão de Quisquina, acharam, numa gruta, uma inscrição latina, muito rudimentar, que dizia: “Eu, Rosália Sinibaldi, filha das rosas do Senhor, pelo amor de meu Senhor Jesus Cristo, decidi morar nesta gruta de Quisquina.” Confirmando, assim, as tradições orais da época. Santa Rosália, rogai por nós!

TROVAS ESPÍRITAS FÓRMULAS DA PAZ Cornélio Pires

Para sustento da paz Em nosso campo de ação, Aceitemos as pessoas, Tais quais as pessoas são. Médium: Francisco Cândido Xavier Livro: Degraus da vida

CARIDADE E PAZ A caridade é o trono da paz. Sem ela, não aprendemos a lição que o mundo nos reserva. Nem mesmo o sofrimento apresenta sabor justo, quando a divina virtude não nos palpita no íntimo porque a dor sem a caridade converte-se facilmente em revolta e dureza de coração. (AGAR)


Página 06

Dicas & Fatos

Duque de Caxias

Cultura, Arte e Diversão NO CENTRO DA CIDADE, NA PRAÇA DO PACIFICADOR, O VISITANTE ENCONTRA TEATRO MUNICIPAL RAUL CORTEZ E A BIBLIOTECA MUNICIPAL LEONEL BRIZOLA, QUE, ALÉM DE SEREM PROJETOS DE OSCAR N IEMEYER, OFERECEM A POPULAÇÃO: INFORMAÇÃO , PEÇAS DE TEATRO, DANÇA E MÚSICA ALÉM DE SEREM VERDADEIROS CARTÕES POSTAIS . SEGUINDO PELA RODOVIA GOVERNADOR LEONEL DE MOURA BRIZOLA ATÉ O BAIRRO DE SÃO BENTO, PODE-SE CONHECER UM POUCO DA HISTÓRIA DE DUQUE DE CAXIAS EM VISITA AO MUSEU VIVO DO SÃO BENTO. OUTRA OPÇÃO É SEGUIR ATÉ O FINAL E ENTRAR NA RODOVIA W ASHINGTON LUIZ PARA CONHECER O TEATRO DO SESI - SERVIÇO SOCIAL DA INDÚSTRIA, CUJAS INSTALAÇÕES SÃO AMPLAS E AS ATIVIDADES BEM VARIADAS . SE A IDÉIA FOR PROSSEGUIR ATÉ XERÉM, VALE A PENA, AO CHEGAR EM SANTA CRUZ DA SERRA, CONHECER O MUSEU HISTÓRICO DE DUQUE DE CAXIAS E DA TAQUARA E DEPOIS O P ARQUE NATURAL M UNICIPAL DA T AQUARA E SUAS BELEZAS NATURAIS . SE A OPÇÃO FOR PERMANECER MAIS PRÓXIMO AO CENTRO DO MUNICÍPIO, SEGUINDO PARA O BAIRRO JARDIM 25 DE AGOSTO, LOGO APÓS O VIADUTO, ENCONTRAM-SE O INSTITUTO HISTÓRICO DA CÂMARA DE VEREADORES COM SEU ACERVO DOCUMENTAL E FOTOGRÁFICO SOBRE A CIDADE E A CÂMARA, O MUSEU CIÊNCIA E VIDA, PROJETADO DE FORMA MODERNA COM SUAS EXPOSIÇÕES INTERATIVAS, E A FEIRA DE ARTESANATO DA PRAÇA ROBERTO SILVEIRA. CAMINHANDO UM POUCO MAIS EM DIREÇÃO AO SHOPPING UNIGRANRIO, O VISITANTE PODE ASSISTIR FILMES NAS SALAS DO CINE UNIGRANRIO, ALÉM DE AIN-

N O

DA PODER CONTAR COM UMA AMPLA PRAÇA DE ALIMENTAÇÃO E AS LOJAS DO SHOPPING PARA COMPLETAR A DIVERSÃO E SEU DIA DE LAZER.

AINDA NO BAIRRO JARDIM 25 DE AGOSTO, ESTÃO LOCALIZADOS O TEATRO DO SESC - SERVIÇO SOCIAL DO COMÉRCIO E A VILA OLÍMPICA MUNICIPAL, ESPAÇO POLI - ESPORTIVO ONDE OCORREM COMPETIÇÕES E ATIVIDADES LIGADAS AO ES PORTE NA CIDADE . DA VILA OLÍMPICA, A RECOMENDAÇÃO É SEGUIR PARA A RODOVIA WASHINGTON L UIZ EM DIREÇÃO A P ETRÓPOLIS E ALMOÇAR NUMA DAS OPÇÕES DO P OLO GASTRONÔMICO, OU, SEGUIR ATÉ O RETORNO DE ACESSO AO CAXIAS SHOPPING E SUAS SALAS DE CIMENA, LOJAS E PRAÇA DE ALIMENTAÇÃO. O SHOPPING PROMOVE ATIVIDADES CULTURAIS , DESFILES , EXPOSIÇÕES ALÉM DE OFERECER BOA INFRA ESTRUTURA DE LAZER E COMPRAS. NA SEQUÊNCIA, EM DIREÇÃO A CIDADE DO RIO DE JANEIRO, EM GRAMACHO, ESTÃO AS LOJAS DO P OLO MOVELEIRO DE CAXIAS, CONHECIDA CONCENTRAÇÃO DE LOJAS DE FÁBRICA QUE COMERCIALIZAM TODO TIPO DE MOBILIÁRIO PARA AS MAIS DIVERSAS FINALIDADES .

Campinarte


Campinarte

Dicas & Fatos

Página 07

Conheça o Blog da AVLADUC - Associação de Vôo Livre e Amigos de Duque de Caxias Minha gente... Começamos aqui uma série de sugestões que o Campinarte preparou para quem conhece e (principalmente) para aqueles que não conhecem nossos blogs

E

Então, vamos começar pelo blog da AVLADUC - Associação de Vôo Livre e Amigos de Duque de Caxias. Essa Associação foi fundada e é presidida pelo Jau, conhecido piloto de Parapente, um dos pioneiros do Vôo Livre em Duque de Caxias. A AVLADUC é a única entidade de Vôo Livre em Duque de Caxias, foi fundada em 07 de abril de 2010, seus objetivos são: Projetar, promover, divulgar e coordenar as atividades de vôo livre de parapente, asa delta e demais esportes no município de Duque de Caxias, bem como no Estado do Rio de Janeiro; Promover a manutenção das rampas, dos locais dos pousos e também dos acessos as rampas, preservando sempre o meio ambiente; Promover o congraçamento de seus associados; Organizar competições esportivas; Promover eventos, palestras e cursos de natureza recreativa, esportiva, artística, cultural (em especial relacionados ao vôo livre). ACESSE - AVLADUC.BLOGSPOT.COM AINDA NO BLOG DA AVLADUC, VOCÊ ENCONTRARÁ ALGUNS VÍDEOS QUE TENHO CERTEZA QUE VAI MEXER COM A SUA IMAGINAÇÃO... NA SEÇÃO DE EVENTOS, DESTACO AS PARTICIPAÇÕES DA ENTIDADE NA COPA ÍCARO (FRANÇA).. VALE LEMBRAR QUE AVLADUC TAMBÉM FAZ PARTE DA COMISSÃO DE TURISMO DE DUQUE DE CAXIAS... O ano de 2015, foi um ano bastante especial para o Vôo Livre em Duque de Caxias, a AVLADUC, viveu no dia 16 de dezembro de 2015 um momento muito especial e isso graças ao Vereador Serginho que em sessão solene na Câmara de Vereadores de Duque de Caxias homenageou com uma Moção de Aplausos a Associação de Vôo Livre e Amigos de Duque de Caxias. Jaudemir de Abre (Jau), fundador da AVLADUC, finalmente teve o seu trabalho e seu esforço reconhecido publicamente. Mais que o esforço, mais que o trabalho e mais que o pioneirismo do Jau em relação ao voo livre (que não é um esporte de massa) em nosso município, nesse momento o que tem que ser destacado é a visão, a coragem, a seriedade, do vereador Serginho, no que diz respeito a AVLADUC... OS JORNAIS DA AVLADUC - ISSO MESMO, A ENTIDADE ATÉ BEM POUCO TINHA O SEU INFORMATIVO IMPRESSO, ERA UM TABLOIDE (COLORIDO) COM OITO PÁGINAS, CONHEÇA... VALE A PENA DAR UMA CONFERIDA EM ALGUNS ARTIGOS NO BLOG DA AVLADUC... A AVLADUC CONTA TAMBÉM COM BOM GRUPO DE APOIO... Gente, não é só isso, o Blog da AVLADUC, tem muito mais coisas que você poderá explorar... ACESSE - AVLADUC.BLOGSPOT.COM


Página 08

Dicas & Fatos

Saúde é Vital

Dra. Sandra Borges

Campinarte

Saúde

Vamos conhecer um pouco do Blog da Clínica Médica Borges

Cirurgiã Dentista, Odontopediatra, Homeopata

Olha, são tantos assuntos, são tantos temas, que deixa a gente sem saber por onde começar, então que tal começarmos por onde tudo teve início - a saúde bucal? Se você clicar na seção ARTIGOS, terá acesso a uma série de textos escritos pela Dra. Sandra Borges sobre Saúde Bucal. Tudo o que você precisa saber e muito mais, vale a pena dar uma conferida, em caso de alguma dúvida você também poderá fazer contato e marcar uma consulta. Acesse! Outra dica do Campinarte que você poderá explorar no Blog da Clínica Médica Borges é a seção CAMPANHAS... E PARA ENCERRAR POR HOJE ACESSE - SAIBA TUDO SOBRE O NOVO CORONAVÍRUS E A DOENÇA QUE ELE PROVOCA O que é o novo coronavírus? Quais são os sintomas? Qual o período de incubação do vírus? Quais são os maiores problemas e os públicos mais vulneráveis? Como ocorre a transmissão? O novo coronavírus pode ser transmitido pelo ar? É possível pegar o Covid-19 de alguém sem sintomas?... Isso e muitas outras dúvidas, dê um clique no link abaixo: clinicaborges.blogspot.com


Campinarte

Dicas Dicas && Fatos Fatos

Página 09

Campinarte Culinária

CAMARÃO COM REQUEIJÃO

C OLOCAMOS AO SEU DISPOR TUDO O QUE [MULHER ] PRECISA SABER , E QUANDO FALAMOS

VOCÊ TUDO

É PORQUE ESTAMOS LITERALMENTE COLOCANDO OS ARTIGOS MAIS INTERESSANTES !

C ONTAMOS

COM GRAN -

DES COLABORADORES E PARCEIROS PARA TORNAR ESTA

INGREDIENTES 1 kg de camarão médio limpo 3 colheres de sopa de manteiga 1/2 cebola média picada 2 tomates sem pele e sem semente picados 3 colheres de sopa de molho de tomate 250 g de requeijão Suco de 1/2 limão Folhas de alfavaca Sal a gosto Pimenta branca a gosto Ervas finas a gosto

SEÇÃO UMA SEÇÃO NO MÍNIMO ÚTIL .

Campinarte só para Mulheres

Cecília Meireles

* O cara voltava do enterro de sua sogra, quando ao passar por um Prédio em obras um tijolo caiu lá de cima e quase acertou a cabeça dele.... O homem olhou pra cima e gritou: - Já chegou aí, sua desgraçada!!! E ainda continua com má pontaria!

A Cecília Meireles é uma das grandes escritoras da literatura brasileira. Seus poemas encantam os leitores de todas as idades. Nasceu no dia 7 de novembro de 1901, na cidade do Rio de Janeiro e seu nome completo era Cecília Benevides de Carvalho Meireles. Sua infância foi marcada pela dor e solidão, pois perdeu a mãe com apenas três anos de idade e o pai não chegou a conhecer (morreu antes de seu nascimento). Foi criada pela avó Dona Jacinta. Por volta dos nove anos de idade, Cecília começou a escrever suas primeiras poesias. Formou-se professora (cursou a Escola Normal) e com apenas 18 anos de idade, no ano de 1919, publicou seu primeiro livro “Espectro” (vários poemas de caráter simbolista). Embora fosse o auge do Modernismo, a jovem poetisa foi fortemente influenciada pelo movimento literário simbolista. No ano de 1922, Cecília casou-se com o pintor Fernando Correia Dias. Com ele, a escritora teve três filhas. Sua formação como professora e interesse pela educação levou-a a fundar a primeira biblioteca infantil do Rio de Janeiro no ano de 1934. Escreveu várias obras na área de literatura infantil como, por exemplo, “O cavalinho branco”, “Colar de Carolina”, “Sonhos de menina”, “O menino azul”, entre outros. Estes poemas infantis são marcados pela musicalidade (uma das principais características de sua poesia). O marido suicidou-se em 1936, após vários anos de sofrimento por depressão. O novo casamento de Cecília aconteceu somente em 1940, quando conheceu o engenheiro agrônomo Heitor Vinícius da Silveira. No ano de 1939, Cecília publicou o livro Viagem. A beleza das poesias trouxe-lhe um grande reconhecimento dos leitores e também dos acadêmicos da área de literatura. Com este livro, ganhou o Prêmio de Poesia da Academia Brasileira de Letras. Cecília faleceu em sua cidade natal no dia 9 de novembro de 1964. (Por Elaine Barbosa de Souza / Graduada em Letras (Português e Inglês) pela FMU (2002)

C MODO DE PREPARO Primeiro tempere o camarão com sal a gosto, suco de 1/2 limão e folhas de alfavaca. Mexa e deixe o camarão descansar por 15 minutos. Depois derreta a manteiga e jogue a cebola. Mexa até dourar. Em seguida, despeje o tomate e o molho de tomate. Deixe cozinhar por alguns minutos. Depois, adicione o camarão já temperado. Mexa bem e deixe cozinhar por 10 minutos com a tampa da panela fechada. Quando o camarão já estiver cozido, coloque pimenta e ervas finas a gosto. Por último, adicione o requeijão e mexa até o queijo desmanchar. O prato está pronto. Para finalizar, coloque o camarão numa travessa e salpique queijo ralado para dar um gostinho especial à receita.

U

* Um bêbado entra num bar cambaleando muito, chega pro dono do bar e o desafia; quer apostar cinquenta reais que eu mijo no copo sem deixar cair uma gota no chão? O dono do bar rindo aceita a aposta. O bêbado mija, mais fora do copo do que dentro e o dono do bar se acabando de rir exclama: tá vendo que você não consegue, me passa os cinquenta pra cá! O bêbado feliz da vida paga com satisfação. O dono do bar fica intrigado com sua atitude e pergunta: você perdeu cinquenta reais e ainda fica feliz? O bêbado responde: É que eu apostei cento e cinquenta reais com meus camaradas do outro lado da rua que eu mijaria seu bar todinho e você ainda daria risada!!!!

* Um cara foi a delegacia e disse: - Eu vim dar queixa, pois a minha sogra sumiu. O delegado disse: Há quanto tempo ela sumiu? - Duas semanas - respondeu o genro. - E só agora é que você me fala? - É que eu custei a acreditar que eu tivesse tanta sorte!

Campinarte Pensamentos

Frases de Clarice Lispector

R

* Renda-se, como eu me rendi. Mergulhe no que você não conhece como eu mergulhei. Não se preocupe em entender, viver ultrapassa qualquer entendimento. * Vida é o desejo de continuar vivendo e viva é aquela coisa que vai morrer. A vida serve é para se morrer dela. * A vida é curta, mas as emoções que podemos deixar duram uma eternidade.


Página 10

Dicas & Fatos

Campinarte

COMUNIDADE

Espírito do Caboclo Cara de Pau

E O Campinarte Dicas e Fatos tem novidade...!!! Estamos lançando um blog totalmente voltado para Nova Campinas... Ainda está no início, mas vamos devagar e sempre.

FOTOS E LEGENDAS DE NOVA CAMPINAS O OBJETIVO DESTE BLOG É DESTACAR ASPECTOS E CURIOSIDADES DO BAIRRO DE NOVA CAMPINAS NO TERCEIRO DISTRITO DE DUQUE DE CAXIAS - RJ... VOCÊ ENCONTRARÁ NESTE BLOG FOTOS ANTIGAS, MODERNAS, FOTOS SOBRE A SITUAÇÃO SOCIAL, ESPORTIVA, ECONOMICA, SAÚDE... FOTOS QUE MARCARAM ÉPOCA, FOTOS DE UMA NOVA CAMPINAS QUE NÃO VOLTA MAIS... E FOTOS DE UMA NOVA CAMPINAS DO FUTURO... O OBJETIVO DO CAMPINARTE (ADMINISTRADOR) COM ESTE BLOG É FAZER VOCÊ LEMBRAR, SENTIR SAUDADES, REFLETIR E PENSAR NUM AMANHÃ MAIS SAUDÁVEL PARA A POPULAÇÃO DO BAIRRO. O CONJUNTO DE NOVA CAMPINAS, NO INÍCIO TINHA 4.400 CASAS, HOJE O NÚMERO DE CASAS ULTRAPASSA O DE 8.000... NESTE BLOG VAMOS RELEMBRAR MORADORES QUE CONTRIBUÍRAM PARA O DESENVOLVIMENTO DO CONJUNTO, PESSOAS QUE BRIGARAM, ORGANIZARAM, PESSOAS INTERESSADAS NUMA NOVA CAMPINAS NO MÍNIMO DECENTE... GENTE, NÃO VOU ME ESTENDER COM PALAVRAS E MAIS PALAVRAS, VAMOS EXPLORAR O BLOG E CURTIR FOTOS E LEGENDAS DE NOVA CAMPINAS!!! Acesse fotoselegendasdenovacampinas.blogspot.com

Está chegando a hora deles aparecerem com muitas propostas para o eleitor. Vão dizer que são candidatos porque fizeram isso e aquilo, construiram não sei o quê, fizeram e aconteceram e que agora é a hora deles, e humildimente vão pedir o seu voto. De maneira humilde vão pedir o seu voto, de maneira humilde vão apertar a sua mão, de maneira humilde vão subir aquela rua sem asfalto cheia de barricadas, sem iluminação, com o esgoto a céu aberto, sem água, cheia de bandidos armados e de maneira humilde vão prometer resolver tudo. Os candidatos agem sempre de maneira muito humilde em época de eleição. Em época de campanha os candidatos comem qualquer porcaria de comida feita sabese lá como, mas como está em campanha, haja estômago e lá vai ele de maneira muito humilde, muito simples. TEM ELEITOR QUE ATÉ COMENTA - “O CANDIDATO FULANO DE TAL É TÃO HUMILDE, TÁO SIMPLES” - E QUANDO ELES TOMAM CONHECIMENTO DESSE TIPO DE COMENTÁRIO, GOSTAM, E SEGUEM EM FRENTE. Em época de campanha eleitoral os candidatos são tomados por uma espécie de espírito do caboclo cara de pau e danam a representar pelas esquinas e palanques o papel de cidadão honesto, sério e cheio de conhecimento para ocupar uma cadeira na Câmara de Vereadores ou mesmo na Prefeitura da Cidade. De maneira humilde eu peço a esses candidatos, atenção, esse tipo de comportamento em época de eleição não está mais funcionando tão bem. O eleitor, hoje, está mais sabido, mais exigente, mais conhecedor dessa tal de política e está sabendo detectar esse tipo de candidato que sempre ronda o seu bairro incorporado pelo espírito do caboclo cara de pau em época de eleições. Tanto é verdade que o faro do eleitor está mais apurado que nas últimas eleições tem aumentado bastante o número de votos em branco, nulos e abstenções. Para o eleitor o candidato que não tem dinheiro, não tem um trabalho relevante pelas comunidades, não tem influência, não tem credibilidade, como é que vai querer ser eleito? Impossível!!! O eleitor não vota nele, o eleitor procura outro candidato e se por um acaso não encontrar aquele candidato que fale a sua língua, adeus queridos! Quem sabe nas próximas eleições???

Amanhã poderá ser tarde de mais

É

É muito curiosa a participação da população quando solicitada em algum debate cujo o tema seja espinhoso. A maioria reage de maneira sutil sem querer se comprometer, dando sempre uma desviada do que realmente interessa na hora que tem mesmo que opinar, em outras palavras: prefere se calar. Eu na minha santa ignorância penso que se a população se cala ela está automaticamente dando a sua permissividade. Se a população não permite, vê e não reclama, não reage, ela passa a ser permissiva. Eu ando pelas ruas vejo e ouço o desconforto das pessoas em relação, por exemplo, ruas com barricadas... Não só desmoraliza o bairro, claro que atrapalha tanto quem entra como quem sai, claro que atrapalha a circulação de uma ambulância, claro que atrapalha a circulação de um caminhão de bombeiros, claro que atrapalha a circulação de um caminhão na hora de coletar o lixo pela comunidade e claro que atrapalha a própria circulação normal da população. Mas, se os maiores prejudicados são os próprios moradores da localidade que nada fazem, não reclamam, não botam a boca no trombone, fazer o quê? E o que é pior: mesmo a comunidade tendo um DPO, uma Associação de Moradores, Ong's e uma penca de lideranças comunitárias, principalmente em época de eleições, as ruas de seus bairros ficam cheias de barricadas, gente armada pra todo lado e a vida continua como se tudo fosse perfeitamente normal. É comum, mas não é normal!!! A população nesse caso só vai servir para achar mesmo as balas perdidas. Quero dizer que se a população tem em seus bairros o tráfico de drogas ou milicianos, ruas com barricadas e outras coisas, é bom se preparar para uma reação, caso contrário amanhã poderá ser tarde de mais.


Campinarte

Dicas Dicas && Fatos Fatos

Página 11

Curiosidades do Futebol

São Cristóvão de Futebol e Regatas é tombado Por * Felipe Lucena - 21 de abril de 2020

F

FOI APROVADO HOJE NA CÂMARA MUNICIPAL DO RIO DE JANEIRO, O TOMBAMENTO DO SÃO CRISTÓVÃO DE FUTEBOL E REGATAS. O PROJETO É DE CARLO CAIADO (DEM), VEREADOR LICENCIADO E DEPUTADO ESTADUAL. COM ISSO, O CLUBE, FUNDADO EM 1898 E DE ONDE SAIU RONALDO FENÔMENO, NÃO CORRE MAIS O RISCO DE DEIXAR DE EXISTIR. PREOCUPAÇÃO QUE EXISTIA, POIS O TIME DISPUTA A DISPUTA ATUALMENTE A SÉRIE C DO RIO, QUE É O EQUIVALENTE À QUARTA DIVISÃO, E ENFRENTA HÁ ANOS DIFICULDADES FINANCEIRAS. A FONTE DE RECURSOS DO CLUBE CAMPEÃO CARIOCA DE 1926 SE LIMITA BASICAMENTE AO ALUGUEL DE OUTDOORS, DO CAMPO DE GRAMA SINTÉTICA E DE SEU GINÁSIO – ALÉM DE DOAÇÕES E ALGUMAS PERMUTAS. “O SÃO CRISTÓVÃO TEM UM VALOR HISTÓRICO GRANDE PARA O RIO DE JANEIRO. É MUITO TRADICIONAL, MAS SOFRE SEMPRE COM ESSA ESPECULAÇÃO DE ACABAR. AGORA O CLUBE NÃO PODE ACABAR, NÃO PODE MUDAR. ESTÁ SELADO E REGISTRADO PARA SEMPRE COMO PATRIMÔNIO HISTÓRICO, SOCIAL, CULTURAL E ESPORTIVO DO RIO DE JANEIRO, VIROU LEI”, AFIRMA CARLO CAIADO.

* FELIPE LUCENA É JORNALISTA, ROTEIRISTA, ESCRITOR, CRONISTA. FILHO DE NORDESTINOS, NASCEU E FOI CRIADO NA ZONA OESTE DO RIO DE JANEIRO, EM CURICICA. SEMPRE FOI (E PRETENDE CONTINUAR SENDO) UM ASSÍDUO FREQUENTADOR DAS MAIS DIVERSAS REGIÕES DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO.


Página 12

Dicas & Fatos

Campinarte

Turismo Educação, Arte, Cultura, Emprego e Renda Aquele que se interessar pelo turismo em Duque de Caxias terá muitas dificuldades para encontrar os seus principais pontos, dias de acesso, que tipo de transporte poderá utilizar, que tipo de alimentação encontrará e outras informações necessárias. Penso que deveríamos ter no site da Prefeitura um link escrito "TURISMO"... Em acessando (esse link) tomaríamos conhecimento de todos os pontos turísticos da cidade. Quantas igrejas históricas, museus, bibliotecas, teatros, saberíamos tudo sobre a fauna e a flora do município, encontraríamos tudo vezes tudo sobre o turismo e os seus principais aspectos. O turismo é educação, arte, cultura, emprego, renda e na cidade de Duque de Caxias o turismo é muito pouco trabalhado, muito pouco divulgado e muito pouco promovido. A cidade precisa de uma campanha a favor do turismo e essa campanha deveria começar em apresentar Duque de Caxias aos seus próprios moradores, esse deveria ser o primeiro passo para incrementar o turismo no município. Duque de Caxias precisa muito desse setor funcionando como manda o figurino, com certeza, geraria direta e indiretamente muitos empregos, principalmente para a população local que carece bastante. O turismo em Duque de Caxias (se bem trabalhado) através de livros, sites, passeios regulares com todas as informações necessárias, além do público local, atrairá turistas de todo o Estado do Rio de Janeiro e turistas de todo o Brasil. Duque de Caxias tem história, tem monumentos, matas, rios, cachoeiras, grandes festas, moda, gastronomia, esportes radicais e tudo mais que é necessário para o desenvolvimento do turismo... Isso sem falar que o município tem dois Clubes de Futebol profissional que disputam o Campeonato Carioca e uma Escola de Samba que desfila no Grupo Especial do Rio de Janeiro e mais uma série de Blocos de Enredo também com muitas histórias. Vejam, estamos falando de maneira superficial sobre o turismo no Município de Duque de Caxias, falando sem o aprofundamento que a matéria exige... Em Duque de Caxias temos até um Conselho Municipal de Turismo, então, pelo visto, não há razão nenhuma para o não-desenvolvimento desse setor na cidade, certo?

A

Foto extraída da Internet - Texto: Huayrãn Ribeiro


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.