Campinarte Dicas e Fatos - Edição de Janeiro / 2017

Page 10

Página 10

Dicas & Fatos

Todo Dia é Dia de Índio

Minha Pátria é Minha Língua

O ex-presidente português Mário Soares

/ morreu dia 07/01/2017, aos 92 anos, informou o Hospital da Cruz Vermelha, em Lisboa. Mário Soares encontrava-se internado desde 13 de dezembro, tendo sido transferido no dia 22 da unidade de terapia intensiva (UTI) para a unidade de internação em regime reservado, depois de sinais de melhora no estado de saúde. No entanto, no dia 24, um agravamento súbito da situação clínica obrigou o antigo chefe de Estado português a retornar à UTI. Em 31 de dezembro, dia da última atualização feita pelo hospital sobre o seu estado de saúde, Mário Soares continuava em “coma profundo”, mas “estável e com parâmetros vitais normais”. Mário Soares desempenhou os mais altos cargos no país e a sua vida confunde-se com a própria história da democracia portuguesa: combateu a ditadura, foi fundador do Partido Socialista e presidente da República. Nascido em 7 de dezembro de 1924, em Lisboa, Mário Alberto Nobre Lopes Soares foi fundador e primeiro líder do Partido Socialista português e ministro dos Negócios Estrangeiros após a revolução de 25 de abril de 1974. Primeiro-ministro entre 1976 e 1978 e entre 1983 e 1985, Soares pediu a adesão de Portugal à Comunidade Econômica Europeia (CEE), em 1977, e a assinar o respetivo tratado, em 1985. Posteriormente, a CEE tornou-se a União Europeia. Em 1986, Soares ganhou as eleições presidenciais e foi presidente da República durante dois mandatos, até 1996. Ex-presidente português Mário Soares morre aos 92 anos | Agência Brasil

Diamantino’s Bar Chopp / Porções / Frango Assado Tradição de Qualidade No Coração de Sta. Cruz da Serra

Minha Pátria é Minha Língua

Ana Paula Ribeiro Tavares tem grandes olhos suaves. E uma intensidade na sua escrita que faz dela uma das mais amadas de todos os poetas e escritores angolanos Ana Paula Ribeiro Tavares nasceu no Lubango, Huíla, província da Huíla, Sul de Angola, em 1952, em 3 de outubro de 1952. É historiadora, tendo obtido o grau de Mestre em Literaturas Africanas de Língua Portuguesa pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. A autora vem atuando em várias atividades ligadas à literatura e à história africana. Foi membro da União dos Escritores Angolanos e autora de um caderno de poesia intitulado, RITOS DE PASSAGEM. Foi membro do júri do Prêmio Nacional de Literatura de Angola nos anos de 1988 a 1990 e responsável pelo Gabinete de Investigação do Centro Nacional de Documentação e Investigação Histórica, em Luanda, de 1983 a 1985. Em 1999, publicou vários estudos sobre a história de Angola na revista "Fontes & Estudos", de Luanda.

Obra poética Ritos de Bilheteira, 1983, Ritos de Passagem, 1985, Luanda, União dos Escritores Angolanos, Luanda: UEA O sangue do Bougainvillea (crônicas) de 1998, O Lago da Lua, 1999, Lisboa, Editorial Caminho, Praia O Lago da Lua, 1999, Lisboa: Caminho, Dizes-me coisas amargas como os frutos, 2001, Lisboa, Editorial Caminho. A Cabeça de Salomé (2004) Os Olhos do Homem Que chorava no Rio (com Manuel Jorge Marmelo) (2005) Manual de desesperados parágrafo Amantes (2007)

Campinarte

Dicionário de TupI-guarani

M Macaba: fruto da macaúba (comestível - coco de catarro Macaúba: ma'ká ï'ba - árvore da macaba (fruta do sertão) - macaíba Macaíba: macaúba Manau: tribo do ramo aruaque que habitava a região do rio Negro Manauara: natural de, residente em, ou relativo a Manaus (capital do estado do Amazonas) - manauense Mairá: uma das espécies de mandioca, típica da região Norte; mandiocaçu; mandioca grande (mandioca, açu) Maní: deusa da mandioca, amendoim (maniva) Manioca: mandioca (a deusa Maní, enterrada na própria oca, gerou a raiz alimentícia), (v. mani, oca, mandioca, mairá) Maniua: maniva Maniva: tolete ou folha da planta da mandioca; usa-se na alimentação da região Norte, especialmente no Pará. (maniua, mairá) Mandioca: aipim, macaxeira, raiz que é principal alimento dos índios brasileiros (v. manioca) Maracá: mbaraká - chocalho usado em solenidades - bapo - maracaxá - xuatê cascavel Massau: uma das espécies de macaco, pequeno e de rabo comprido, comum na região amazônica - sa'wi - sagüim - sauim - soim - sonhim - sagüi - tamari - xauim espécie de mico Mbaracá: maracá - chocalho usado em solenidades - bapo - maracaxá - xuatê cascavel Mbeb: chato - achatado - mbeba (jurubeba) Membira: filho ou filha (v. raira) Moponga: mu'põga - Pescaria em que se bate na água, com uma vara ou com a mão, para que os peixes sejam desviados para uma armadilha - mupunga - batição Motirõ: mutirão - reunião para fins de colheita ou construção (ajuda) Mu'põga: moponga - mupunga - batição Mutirão (port/tupi): motirõ


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.