Campinarte - Edição de Agosto / 2015

Page 14

Página 14

Dicas & Fatos

Minha Pátria é Minha Língua

FATOS SÃO FATOS

Ator português fala sobre “Escrava Mãe”, que protagonizará na Record

Ele era dependente químico e agora corta cabelos de moradores de rua. Conheça essa bonita história

Após ter feito dez novelas em Portugal, o ator Pedro Carvalho desembarca no Brasil para atuar como protagonista de “Escrava Mãe”, que sucederá a bíblica “Os Dez Mandamentos” na Record. Ele será o par de Gabriela Moreyra e o vilão da história será vivido por Fernando Pavão. Em entrevista ao jornal O Globo, Pedro diz que é uma grande oportunidade entrar no mercado de novelas do Brasil, e brinca: “Espero que o público brasileiro goste do português”. Seu personagem virá ao país para vingar a morte dos pais e descobrirá que o pai era traficante de escravos. Assim ele acabará se apaixonando por Juliana, que é escrava. “Será uma história bonita e trágica”, resume. No ano passado, Pedro Carvalho atuou em “O Beijo do Escorpião”, da TVI. Ele tem 30 anos e é formado em arquitetura, mora em São Paulo e vai todos os dias aos estúdios de Paulínia para gravar a novela. Para o papel, ele fez aulas de equitação, esgrima e história. Mas ainda utiliza o dublê em algumas cenas. “O personagem é muito aventureiro. Precisei de dublê numa cena em quecorria e saltava num cavalo selvagem, sem sela. É mais arriscado. Também vou fazer uma sequência caindo de um precipício e preciso de um substituto”, finaliza. “Escrava Mãe” tem estreia prevista para outubro na Record.

A

Diamantino’s Bar Chopp / Porções / Frango Assado Tradição de Qualidade No Coração de Sta. Cruz da Serra

E

Esta é uma história de superação! Nasir Sobhani tem 26 anos e está se recuperando da dependência de drogas. Curado e cheio de solidariedade, o cara trabalha numa barbearia durante a semana, e nos dias de folga, sai andando de skate pelas ruas de Melbourne, na Austrália, na caça de moradores de rua interessados num trato! Segundo Sobhani, essa é a maneira que ele tem encontrado para mostrar sua gratidão por estar saudável e livre do vício. “Eu me lembro de dias em que eu me odiava e não conseguia me olhar no espelho sem chorar. Eu vejo isso em muitos dos meus clientes da rua. Eles sentem vergonha de quem são“, afirmou ao Metro UK.

TOMÁS MEDEIROS MEU CANTO EUROPA

T

Tomás Medeiros foi dirigente da Casa dos Estudantes do Império onde foi director da revista Mensagem. Foi co-fundador do Movimento Popular de Libertação de Angola (MPLA) e do Movimento de Libertação de São Tomé e Príncipe, (MLSTP). Lutou pela independência dos países de expressão portuguesa.

Todo Dia é dia de Índio

Características da alimentação indígena

África, dicas e fatos

Agora, agora que todos os contactos estão feitos, as linhas dos telefones sintonizadas, as linhas dos morses ensurdecidas, os mares dos barcos violados, os lábios dos risos esfrangalhados, os filhos incógnitos germinados, os frutos do solo encarcerados, os músculos definhados e o símbolo da escravidão determinado. Agora, agora que todos os contactos estão feitos, com a coreografia do meu sangue coagulada, o ritmo do meu tambor silenciado, os fios do meu cabelo embranquecidos, meu coito denunciado e o esperma esterilizado, meus filhos de fome engravidados, minha ânsia e meu querer amordaçados, minhas estátuas de heróis dinamitadas, meu grito de paz com os chicotes abafado, meus passos guiados como passos de besta, e o raciocínio embotado e manietados, Agora, agora que me estampaste no rosto os primores da tua civilização, eu te pergunto, Europa, eu te pergunto: AGORA?

Campinarte

Talvez você pense: Tá! mas um corte de cabelo? Que coisa mais simples!!! Mas não… um detalhe simples que faz uma super diferença , praticamente daquelas indispensáveis, para os moradores de rua. Trabalhando autoestima, encorajamento… E vamos combinar, uma boa aparência sempre foi um super cartão de visitas, e abre muitas portas né? Talvez você pense: Tá! mas um corte de cabelo? Que coisa mais simples!!! Mas não… um detalhe simples que faz uma super diferença , praticamente daquelas indispensáveis, para os moradores de rua. Trabalhando autoestima, encorajamento… E vamos combinar, uma boa aparência sempre foi um super cartão de visitas, e abre muitas portas né?

P

Podemos dizer que a alimentação indígena é natural, pois eles consomem alimentos retirados diretamente da natureza. Desta forma, conseguem obter alimentos isentos de agrotóxicos ou de outros produtos químicos. A alimentação indígena é saudável e rica em vitaminas, sais minerais e outros nutrientes. Como os índios não consumem produtos industrializados, ficam livres dos efeitos nocivos dos conservantes, corantes artificiais, realçadores de sabor e outros aditivos artificiais usados na indústria alimentícia. Somada a uma intensa atividade física, a alimentação indígena proporciona aos integrantes da tribo uma vida saudável. Logo, podemos observar nas aldeias isoladas (sem contatos com o homem branco), indivíduos fortes, saudáveis e felizes. Obesidade, estresse, depressão e outros males encontrados facilmente nas grandes cidades passam longe das tribos. Numa aldeia indígena, o preparo dos alimentos é de responsabilidade das mulheres. Aos homens, cabe a função de caçar e pescar. Principais alimentos consumidos pelos índios brasileiros: - Frutas - Verduras - Legumes - Raízes - Carne de animais caçados na floresta (capivara, porco-do-mato, macaco, etc) Peixes - Cereais - Castanhas. Pratos típicos da culinária indígena: - Tapioca (espécie de pão fino feito com fécula de mandioca) - Pirão (caldo grosso feito de farinha de mandioca e caldo de peixe) - Pipoca - Beiju (espécie de bolo de formato enrolado feito com massa de farinha de mandioca fina). * Este texto refere-se aos índios que não possuem muito contato com os homens brancos e que ainda seguem sua cultura. Infelizmente, muitas tribos deixaram de lado a alimentação saudável quando entraram em contato com o homem branco.


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.