“Campeão das Províncias” - 19/5/2023

Page 1

INSOLVÊNCIAS EM COIMBRA RECUAM 10% EM 2022 E NOVAS EMPRESAS SOBEM 15% DIRECTOR LINO VINHAL www.campeaoprovincias.pt | telef. 239 497 750 | e-mail: campeaojornal@gmail.com SEXTA-FEIRA, 19 DE MAIO 2023 | N.º 768 | ANO 3 »» DIGITAL »» DIGITAL »» DIGITAL DE SEGUNDA A SEXTA, ÀS 17:00 / 18:00 HORAS EDIÇÃO DIGITAL FICHA TÉCNICA: EQUIPA DO CAMPEÃO DAS PROVÍNCIAS Lino Vinhal, Luís Santos, Joana Alvim, Luís Carlos Melo e Cristiana Dias PAGINAÇÃO Grupo Media Centro De 2.ª a 6.ª-Feira, às 17:00 horas vá a na barra lateral encontra “Campeão Digital”. CLIQUE E LEIA! Pode também encontrar o link de ligação no Facebook do Campeão em www.campeaoprovincias.pt www.facebook.com/campeaodasprovincias 20 PÁGINAS (CHAMADA PARA A REDE FIXA NACIONAL)

44% das empresas de Coimbra actuam no sector dos serviços

Em 2022, o distrito de Coimbra registou uma diminuição de 10% nos processos de insolvência em comparação com o ano anterior, enquanto as dissoluções de empresas aumentaram 4% no mesmo período. Apesar disso, foram constituídas 1266 empresas novas, o que representa um aumento de 15% em relação a 2021.

O distrito de Coimbra é composto por 17 concelhos e o seu tecido empresarial representa cerca de 4% do total de empresas portuguesas que apresentaram as suas contas. As empresas estão distribuídas entre os concelhos, sendo que Coimbra lidera em número de empresas, com 42% do total, seguida por Figueira da Foz (13%), Cantanhede (8%), Oliveira do Hospital (5%), Lousã (4%) e Montemor-o-Velho (4%). Os restantes concelhos somam os 24% das empresas remanescentes.

A distribuição de empresas por dimensão é bastante dispersa, sendo que 89% das empresas são microempresas. Contudo, estas apenas representam 13% do total do volume de negócios das empresas de Coimbra. As pequenas empresas representam cerca de 10% do total de empresas do distrito (24% da facturação), enquanto as empresas médias são cerca de 1% do total (com 21% da facturação). Embora haja um número muito reduzido de empresas de grande dimensão, elas facturam 42% do volume total de negócios.

A distribuição por sector de actividade das empresas de Coimbra também apresenta uma elevada dispersão, com 44% das empresas a actuar

no sector de serviços, contabilizando apenas 15% do volume total de negócios do distrito. Os sectores em destaque são a indústria, que representa apenas 7% do total de empresas de Coimbra, mas totaliza 35% do volume de negócios, e os sectores denominados como “Outros” (30%), que lideram em volume de negócios com um total de 37%. Este dado demonstra que os sectores menos tradicionais na análise são muito relevantes para a economia de Coimbra.

As empresas constituídas nos últimos cinco anos representam 31% do total de empresas de Coimbra e facturam apenas 5% do volume to-

tal de negócios. As empresas constituídas entre seis e dez anos atrás contabilizam 18% do total de empresas de Coimbra, com uma facturação de 12% do total do distrito. As empresas que têm entre 11 e 15 anos representam 13% das empresas de Coimbra, totalizando 15% do volume de negócios. As empresas com 16 a 25 anos correspondem a 20% do total das empresas e facturam 21% do total do distrito. Por fim, as empresas com mais de 25 anos correspondem a 18% das empresas de Coimbra e apresentam uma facturação de 47% do volume total de negócios.

SEXTA-FEIRA, 19 DE MAIO 2023 2 »» DIGITAL »» DIGITAL »» DIGITAL »» DIGITAL »» DIGITAL »» DIGITAL »» DIGITAL »» DIGITAL »» DIGITAL »» DIGITAL »» DIGITAL www.campeaoprovincias.pt/pdf/campeaodigital.pdf

Senhora de Ançã festejou centenário na Misericórdia Obra da Figueira da Foz

Maria Madalena Correia Santos completou a 18 de maio de 2023 o seu centenário de vida, com uma memória e lucidez excelente, a ler fluentemente, mas com algumas dificuldades de mobilidade. Os filhos, noras e genro marcaram presença nos 100 anos de vida desta tradicional boleira de Ançã. Instalada no Lar Silva Soares, na Misericórdia Obra da Figueira da Foz, os familiares marcaram presença para comemorar a efeméride, num ambiente festivo preparado pelos funcionários da Instituição, que não escondem a emoção que lhes vai na alma nestes momentos de amizade e ternura que partilham diariamente com os utentes.

Maria Madaleno Correia Santos, boleira, ficou viúva muito jovem, com três crianças de tenra idade no regaço, que a levou a um esforço de sobrevivência enorme, à época, para criar os três filhos, obrigando-a diariamente a deslocar-se a pé, de Ançã a Coimbra, de açafate à cabeça, carregada de Bolos de Ançã para vender. Como a filha mais velha, enfermeira, foi colocada no Hospital da Figueira da Foz em 1971, e conhecedora das dificuldades da mãe para sustentar os irmãos, trouxe a família toda para a Praia da Claridade, em busca de melhor vida. Foi ela que criou os cinco netos e ajudou em tudo o que pode, mas o peso da idade, a dificuldade de mobilidade e a modernidade da vida, compreendeu que a solução e a excelências das instalações do Lar Silva Soares, era a melhor forma de dar outra liberdade à família, porque ela está bem e continua a ser acarinhada e estimada por todos os familiares.

3
»» DIGITAL »» DIGITAL »» DIGITAL »» DIGITAL »» DIGITAL »» DIGITAL »» DIGITAL »» DIGITAL »» DIGITAL »» DIGITAL »» DIGITAL www.campeaoprovincias.pt/pdf/campeaodigital.pdf
SEXTA-FEIRA, 19 DE MAIO 2023

Centro Cirúrgico relembra mulheres notáveis de Coimbra

Histórias surpreendentes das mulheres de Coimbra dos séculos XVI a XIX serão reveladas na iniciativa mensal “Ao final da tarde”. No dia 26 de Maio, às 17h00, o Centro Cirúrgico de Coimbra dá conhecer a fascinante vida e realizações de mulheres notáveis que desafiaram as limitações impostas pela sociedade da época.

A palestra será conduzida pela renomada historiadora Maria Antónia Lopes, professora da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, especializada em História Moderna e Contemporânea. Diferente das tradicionais narrativas centradas em reis e rainhas, esta conversa abordará os direitos, restrições e actividades das mulheres em Coimbra durante esses séculos. Serão partilhadas histórias, desde o caso impressionante de Sebastiana

da Luz, que multiplicou a sua herança paterna por sete em apenas alguns anos, até eventos marcantes como a greve das padeiras de Coimbra e o reconhecimento formal de tecelãs e cirurgiãs.

“Ao final da tarde” é uma iniciativa do Centro Cirúrgico de Coimbra, que procura promover o intercâmbio de conhecimentos, culturas e opiniões. Neste encontro em particular, moderado pelo médico oftalmologista António Travassos, os participantes terão a oportunidade de mergulhar na rica história da Idade Moderna e conhecer mulheres excepcionais que moldaram a sociedade de Coimbra.

O evento terá lugar na sala grande do edifício amarelo do Centro Cirúrgico de Coimbra e é aberto ao público em geral, com entrada gratuita.

SEXTA-FEIRA, 19 DE MAIO 2023 4 »» DIGITAL »» DIGITAL »» DIGITAL »» DIGITAL »» DIGITAL »» DIGITAL »» DIGITAL »» DIGITAL »» DIGITAL »» DIGITAL »» DIGITAL www.campeaoprovincias.pt/pdf/campeaodigital.pdf

Congresso homenageia António Coimbra de Matos

Esta sexta-feira (19) e sábado (20), as cidades do Porto e Peso da Régua/Galafura vão acolher o congresso “Mais Amor, Menos Doença”. O evento pretende homenagear o professor António Coimbra de Matos, uma das figuras de maior relevo na história da saúde mental em Portugal.

O lema do congresso tem, segundo a comissão organizadora, “um especial significado, já que essa é uma das principais mensagens deixadas por António Coimbra de Matos (...) Foi, aliás, o título de uma das suas obras mais lidas”. A iniciativa vai contar com mais de duas dezenas de especialistas que, mais do que homenagear o psiquiatra, pretendem partilhar a “apresentação de trabalhos científicos, palestras, debates

e exposição de posters na área da saúde mental, com especial enfoque no legado do professor”, pode ler-se na página oficial do evento.

De recordar que António Coimbra de Matos faleceu a 1 de Julho de 2022, aos 92 anos. Na história fica o seu importante contributo na área da saúde mental, com especial foco no estudo da depressão.

O psiquistra, pedopsiquiatra e psicanalista foi também director do Centro de Saúde Mental Infantil e Juvenil de Lisboa. Em 2012, foi premiado como Distinto Professor de Psicanálise, nos Estados Unidos da América (EUA).

Dos vários livros e artigos que escreveu ficam para a eternidade citações como “não é fácil amar, mas é bom. E se não se amar não se vive” e “a revolta é o grande remédio para a depressão. Começamos a melhorar quando nos começamos a revoltar”.

5
»» DIGITAL »» DIGITAL »» DIGITAL »» DIGITAL »» DIGITAL »» DIGITAL »» DIGITAL »» DIGITAL »» DIGITAL »» DIGITAL »» DIGITAL www.campeaoprovincias.pt/pdf/campeaodigital.pdf
SEXTA-FEIRA, 19 DE MAIO 2023
Cátia Barbosa (Jornalista do “Campeão” no Porto)

Energia solar fotovoltaica flutuante tem capacidade para exceder a meta nacional definida no PNEC 2030 para a energia fotovoltaica em Portugal

Esta é a principal conclusão de um estudo conduzido por investigadores da Cátedra Energias Renováveis da Universidade de Évora (UÉ). Os resultados obtidos permitem concluir que a potência instalada em sistemas solares fotovoltaicos flutuantes consegue exceder a meta nacional de 7 GW, definida no PNEC 2030 para a energia fotovoltaica no setor da energia elétrica.

A análise dos resultados sugere que a nível regional é o Alentejo que apresenta maior potencial nesta área, quer em termos da superfície da água existente quer ao nível do recurso solar.

Mesmo aplicando-se uma redução de 85% à superfície de água total disponível a nível nacional, e com os critérios de seleção a incluírem algumas questões técnicas e de natureza ambiental, em particular os ativos já existentes como as hidroelétricas, parques eólicos ou sistemas centralizados de armazenamento de energia, os resultados deste estudo da Universidade de Évora, conclui que o potencial dos sistemas de energia solar fotovoltaica flutuante conseguem atingir, pelo menos uma capacidade nacional estimada de 10,8 GW. Luís Fialho, investigador da CER da academia alentejana, sublinha a importância deste estudo pela “necessidade de descarbonizar o nosso sistema electroprodutor através de fontes renováveis, sendo chave para uma eletricidade mais barata e sustentável.”

O Alentejo, tal como referido, apresenta a maior área disponível para flutuação e implantação fotovoltaica com 32% do total nacional de área disponível, principalmente devido ao lago (barragem) de Alqueva, um dos maiores reservatórios artificiais de água da Europa.

Juntamente com a região do Algarve, as regiões mais a sul de Portugal apresentam valores muito semelhantes de potencial de recurso solar com a região do Alentejo a destacar-se ao combinar uma grande área disponível para a instalação destes sistemas.

A região Centro do país representa 27% e a 3ª maior área disponível está na região de Lisboa e Vale do Tejo com 15%.

O investigador regista que o nosso país tem um potencial de recurso solar bastante importante com uma irradiação solar global anual superior a 1800 kWh/m2, o que a par duma forte redução de custo dos sistemas fotovoltaicos na última década, leva a que a energia solar fotovoltaica apresente um crescimento de mercado e uma penetração cada vez maior no sistema electroprodutor nacional português.

“A aplicação da tecnologia fotovoltaica flutuante traz a vantagem de usar uma área potencialmente não utilizada, reduzindo a ocupação de solos para este fim, e pode apresentar um aumento de rendimento devido à sua instalação sobre a água, ao mesmo tempo que proporciona uma

redução na evaporação” tal como é demonstrado neste estudo que fornece uma análise abrangente do potencial de instalação deste sistema em Portugal continental, usando corpos d’água, com informação fornecida pela Agência Portuguesa do Ambiente (APA) e outras entidades, onde se incluem dados sobre localização e respetivas áreas de barragens, lagos, entre outras massas de água.

“Esta análise resulta de um mapeamento das áreas potenciais para o sistema solar fotovoltaica flutuante aplicados no território nacional, estabelecendo uma relação entre a disponibilidade de radiação solar e a distribuição geográfica dos corpos d’água nas diferentes regiões do país.” Em suma, realça Luís Fialho, este sistema pode contribuir decisivamente para a meta de capacidade instalada definida na Política Nacional de Energia e Clima Plano 2030 (PNEC 2030), que define a meta de 7 GW de sistemas solares fotovoltaicos em 2030.

A Cátedra Energias Renováveis assume hoje um papel de destaque na investigação desta tecnologia, estando neste momento a monitorizar a maior central experimental europeia de sistemas fotovoltaicos flutuantes

– Central Fotovoltaica de Sierra Brava – propriedade da Acciona Energia, onde se incluem 5 tecnologias distintas com uma potência total de 1.125 MW.

Universidade de Évora

SEXTA-FEIRA, 19 DE MAIO 2023 6 »» DIGITAL »» DIGITAL »» DIGITAL »» DIGITAL »» DIGITAL »» DIGITAL »» DIGITAL »» DIGITAL »» DIGITAL »» DIGITAL »» DIGITAL www.campeaoprovincias.pt/pdf/campeaodigital.pdf

Sindicato acusa empresa de Arganil de atropelar direitos laborais

disponíveis para efectuarem turnos”, acrescentou.

Ricardo Alves garantiu ainda que todas as medidas têm sido “acompanhadas pela Autoridade para as Condições do Trabalho (ACT), que recentemente efectuou uma visita à empresa e verificou que estava tudo dentro da normalidade”.

OSindicato dos Trabalhadores da Agricultura e das Indústrias de Alimentação, Bebidas e Tabaco de Portugal (SINTAB) acusou hoje a empresa de produtos ultracongelados Sulpastéis, de Arganil, de várias violações aos direitos dos trabalhadores.

O dirigente daquele sindicato da região Centro, Avelino Mesquita, denunciou que os trabalhadores “não têm direito à marcação de férias, que são marcadas pelo patrão, e a outras regalias sociais” previstas na Lei do Trabalho, acusações refutadas pela administração.

“Por exemplo, não são pagas as horas extraordinárias como devem ser e os trabalhadores são obrigados a fazer turnos e a trabalharem aos sábados sem lhes pagar, depois, o descanso e as horas ao preço que deve ser”, frisou.

O director técnico da empresa, Ricardo Alves, rebateu todas as acusações da estrutura sindical e garantiu que todas as medidas que têm sido implantadas “decorrem do escrupuloso cumprimento da lei, nomeadamente a marcação de férias e o pagamento de horas extraordinárias, que é feita ao minuto”.

A questão dos turnos “está perfeitamente dentro do quadro da lei, já que todas as pessoas nessa situação estão de forma voluntária e aqueles funcionários que foram admitidos ultimamente é com o compromisso de estarem

Segundo Avelino Mesquita, o SINTAB “não vai largar a empresa” enquanto a administração não cumprir a Lei do Trabalho.

“Sabemos que é difícil, mas estamos confiantes que a ACT há de um dia dar razão ao sindicato, como já deu”, salientou.

De acordo com o sindicalista, passado dois dias depois das denúncias efectuadas, a ACT fiscalizou a empresa, que, logo a seguir reuniu os trabalhadores para os acusar de “denúncias ao sindicato e que vão ser penalizados” por essa atitude.

Avelino Mesquita adiantou que a empresa avisou os trabalhadores de que vão passar a trabalhar ao sábado, “sempre que quisessem, desconsiderando qualquer acordo prévio” e que exigiu um sistema de delação entre as operárias para que “sejam fiscais uma das outras”.

Para o SINTAB, a empresa assumiu “uma conduta de gestão que apenas encontra paralelo nas práticas comuns ao tempo do Estado Novo”.

O director técnico da Sulpastéis, Ricardo Alves, disse ser “totalmente falso” que exista algum tipo de condicionamento da livre opinião das trabalhadoras, “nem qualquer ameaça relativa ao seu futuro”.

Situada na zona industrial de Sarzedo, em Arganil, a empresa de comércio e indústria de produtos ultracongelados emprega 160 trabalhadoras.

7 SEXTA-FEIRA, 19 DE MAIO 2023 »» DIGITAL »» DIGITAL »» DIGITAL »» DIGITAL »» DIGITAL »» DIGITAL »» DIGITAL »» DIGITAL »» DIGITAL »» DIGITAL »» DIGITAL www.campeaoprovincias.pt/pdf/campeaodigital.pdf

Plano de Pormenor da Estação de Coimbra com debate no dia 24 de Maio

No decurso do período de participação pública sobre o Plano de Pormenor da Estação de Coimbra vai realizar-se no próximo dia 24 de Maio, às 14h30, no Auditório Laginha Serafim - Pólo II/Departamento Engenharia Civil, um debate com a presença do arquitecto catalão Joan Busquets.

À semelhança do que sucedeu na sessão de apresentação do projecto, a 18 de Janeiro, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, a sessão será aberta à participação de todos e vai ser transmitida online na página do Facebook e no canal de YouTube da Câmara Municipal de Coimbra.

A sessão de 24 de Maio será aberta à participação de todos e prevê um período de debate no alinhamento da cerimónia, para além das intervenções das forças políticas representadas na Assembleia Municipal de Coimbra e do seu presidente, Luís Marinho, do presidente da Cãmara de Coimbra, José Manuel Silva, do vice-presidente da Infraestruturas de Portugal (IP), Carlos Fernandes, bem como da vereadora Ana Bastos.

A sessão contará também com a participação do autor do projecto, o arquitecto catalão Joan Busquets e esta iniciativa vai integrar ainda os comentários dos arquitectos José António Bandeirinha e Luís Paulo Sousa, e do engenheiro Álvaro Seco.

Recorde-se que, em Janeiro passado, Joan Busquets apresentou o projecto que estabelece as bases para o Plano de Pormenor da nova Estação, o qual prevê uma nova estação intermodal, que contempla uma estação num edifício em pon-

te, espaço para uma nova gare rodoviária (a actual está na Avenida Fernão de Magalhães) e repensa a ligação de toda a zona poente de Coimbra à zona central da cidade, nomeadamente à Baixa.

Joan Busquets propõe três edifícios que sirvam como pontos de referência e de diálogo com o resto da cidade, com espaços de escritórios ou habitações. O plano prevê, ainda, uma ligação entre pequenos pontos de zonas verdes com a Mata Nacional do Choupal e um corredor verde por baixo do viaduto do IC2, na zona da Casa do Sal, tornando mais fácil a ligação pedonal ou de bicicleta à futura Estação, que tanto poderá ser feita por essa zona como a partir do passeio ribeirinho, junto ao Mondego e que passa depois perto do Choupal, onde se prevê um outro aproveitamento do espaço público.

Já está também decidido que Coimbra vai dispor dos serviços de alta velocidade directamente na

nova Estação, tendo a Câmara e a IP celebrado um protocolo de cooperação para a elaboração de estudos para o PPEC.

Refira-se que até 29 de Maio está a decorrer o período de participação preventiva do PPEC, destinado à formulação de sugestões e apresentação de informações sobre questões que possam ser consideradas no âmbito do procedimento de elaboração do plano. A participação pública pode ser formalizada por escrito, dirigida ao presidente da CM de Coimbra, e enviada para o endereço postal, por correio electrónico (geral@cm-coimbra.pt) ou entregue nos postos de atendimento da Câmara Municipal, no Mercado Municipal D. Pedro V. O processo está disponível para consulta no website da autarquia e, mediante marcação prévia, na Divisão de Estudos e Projectos Estratégicos (Praça 8 de Maio, nº 37, Coimbra) nos dias úteis, das 9h30 às 12h00 e das 14h30 às 17h00.

SEXTA-FEIRA, 19 DE MAIO 2023 8 »» DIGITAL »» DIGITAL »» DIGITAL »» DIGITAL »» DIGITAL »» DIGITAL »» DIGITAL »» DIGITAL »» DIGITAL »» DIGITAL »» DIGITAL www.campeaoprovincias.pt/pdf/campeaodigital.pdf

Coimbra: Estrada Principal dos Pereiros vai ter trânsito condicionado

AEstrada Principal dos Pereiros, na União das Freguesias de Santa Clara e Castelo Viegas, em Coimbra, vai estar com o trânsito condicionado a partir de segunda-feira, dia 22, e previsivelmente durante dois dias.

O condicionamento deve-se a trabalhos de manutenção e de conservação da rede viária, mais concretamente trabalhos de pavimentação. Esta intervenção

obriga, ainda, ao corte de trânsito na Estrada de Castelo Viegas, sendo a alternativa o desvio pela rua da Paúla, em direcção à Rua Bairro Novo e Estrada Principal dos Pereiros. A passagem fica, contudo, salvaguardada para moradores e para autocarros dos SMTUC. A intervenção vai decorrer durante dois dias, entre as 8h00 e as 18h00.

Esta intervenção enquadra-se na ampla operação de requalifi-

cação da rede viária do concelho, que representa um investimento global superior a 5 milhões de euros.

Recorde-se que esta empreitada abrange toda a área geográfica do município e a contratação foi realizada por lotes, que são: União de Freguesias (UF) de S. Martinho de Árvore e Lamarosa, Freguesia de S. Silvestre, Freguesia de São João do Campo e UF de Antuzede e Vil de Matos (lote 1); UF de Trouxemil e Torre de Vilela, UF de Souselas e Botão e Freguesia de Brasfemes (lote 2); UF de Eiras e S. Paulo de Frades e UF de Coimbra (lote 3); Freguesia de Santo António dos Olivais (lote 4); UF de Taveiro, Ameal e Arzila e UF de S. Martinho do Bispo e Ribeira de Frades (lote 5); UF de Santa Clara e Castelo Viegas e UF de Assafarge e Antanhol (lote 6); Freguesia de Cernache e Freguesia de Almalaguês (lote 7); e Freguesia de Torres do Mondego e Freguesia de Ceira (lote 8).

Esta é uma operação que visa a conservação da rede viária de todo o concelho, com maior incidência na requalificação dos pavimentos rodoviários betuminosos, mas que inclui também a conservação e requalificação de diversos outros elementos que integram a plataforma viária, designadamente pavimentos em calçada, passeios, bermas, valetas, drenagens, taludes, muros de suporte, guardas de segurança e sinalização horizontal.

9 SEXTA-FEIRA, 19 DE MAIO 2023 »» DIGITAL »» DIGITAL »» DIGITAL »» DIGITAL »» DIGITAL »» DIGITAL »» DIGITAL »» DIGITAL »» DIGITAL »» DIGITAL »» DIGITAL www.campeaoprovincias.pt/pdf/campeaodigital.pdf

Museu Municipal de Coimbra apresentou plataforma digital

espaços arquitectónicos, as oficinas temáticas e os programas desenvolvidos em parceria com as escolas e outras instituições promovem espaços de reflexão, informados e construtivos, momentos de lazer e de partilha de conhecimentos.

OMuseu Municipal de Coimbra apresentou, ontem (18), Dia Internacional dos Museus, a plataforma digital de pesquisa que vai estar acessível ao público, a partir do site da Câmara Municipal de Coimbra (CMC), com o inventário e documentação da Colecção Telo de Morais. São cerca de 500 registos disponíveis para consulta de investigadores, coleccionadores, estudiosos ou, apenas, curiosos, com informações técnicas relativas a cada peça que constitui este valioso conjunto artístico composto por uma importante colecção de pintura portuguesa dos séculos XIX e XX, cerâmica, escultura, pratas e mobiliário. Esta plataforma foi financiada pelo ProMuseus, programa de apoio da Rede Portuguesa de Museus, que o Museu Municipal integra desde 2010. A apresentação, que decorreu no Edifício Chiado, contou com a presença

da directora do Departamento de Cultura e Turismo da autarquia, Maria Carlos Pêgo.

O Museu Municipal de Coimbra divide-se em quatro núcleos, instalados no Edifício Chiado, na Torre de Almedina, na Torre de Anto e na Sala da Cidade, e tem por missão investigar, compreender e divulgar temáticas que se relacionam com os núcleos museológicos e as suas colecções, para conhecimento e fruição do visitante, bem como promover o património histórico e artístico da cidade de Coimbra, com vista a sensibilizar o público para a sua preservação. Em cada núcleo do Museu Municipal, poderá encontrar um programa diversificado de exposições temporárias, actividades sobre as temáticas da arte, da arquitectura e da história local e nacional, que procuram incentivar o pensamento crítico e a criação de hábitos culturais.

As visitas às exposições, aos

No Edifício da Inquisição, está patente a Exposição Judeus de Coimbra. O imóvel que acolhe a exposição foi, originalmente, projectado como Real Colégio das Artes, integrado no conjunto monumental que se construiu, a partir de 1535, na novíssima Rua de Santa Sofia. A instalação do Tribunal do Santo Ofício da Inquisição no edifício, a partir de 1566, deu origem a várias reformas que permitiram acomodar as dependências administrativas do tribunal, as celas e a casa do tormento, provocando danos irreversíveis no colégio renascentista. Com a extinção do Tribunal em 1821 e a posterior passagem, inicialmente para a posse de privados, depois para o Município, o imóvel adquiriu novas funções de que sobrevivem cicatrizes de velhas feridas ainda por sarar e que o programa da exposição quis assumir.

Outra das vertentes importantes do Museu é o Serviço Educativo, onde se estabelece um diálogo específico e personalizado com o público, sobretudo o escolar. Tem como princípios orientadores a sensibilização e educação para a Arte e para a História da Cidade.

SEXTA-FEIRA, 19 DE MAIO 2023 10 »» DIGITAL »» DIGITAL »» DIGITAL »» DIGITAL »» DIGITAL »» DIGITAL »» DIGITAL »» DIGITAL »» DIGITAL »» DIGITAL »» DIGITAL www.campeaoprovincias.pt/pdf/campeaodigital.pdf

Sete grupos na Mostra de Teatro Universitário de Coimbra em Maio e Junho

Sete grupos, incluindo duas Repúblicas de estudantes, vão apresentar as suas produções cénicas deste ano lectivo em mais uma edição da Mostra de Teatro Universitário (MTU) de Coimbra, entre 22 de Maio e 8 de Junho.

“Movimentos da Esperança e da Vontade” e “Medeia” são os dois primeiros espectáculos, protagonizados pela Colectiva Interdito e pelo Thíasos, respectivamente, no Teatro Académico de Gil Vicente (TAGV), na Praça da República, nos dias 22 e 25, sempre às 21h30.

“A MTU pretende dar a conhecer as criações que os grupos universitários desenvolvem a cada ano lectivo, incluindo grupos universitários nacionais e internacionais, num diálogo crítico e histórico que a Academia de Coimbra mantém desde há muito com o teatro”, afirma o TAGV.

No dia 26, às 17h00, o Teatro Experimental Kagadal (TEK) vai representar “Topus”, na República dos Kágados, a mais antiga da cidade, que em Dezembro comemora os 90 anos da sua fundação.

Ainda a 26 de Maio, às 21h30, o TAGV acolhe “Amálgama”, pelo Centro de Iniciação Teatral da Academia de Coimbra (CITAC), seguindo-se, no dia 27, no Teatro de Bolso do Teatro dos Estudantes da Universidade de Coimbra (TEUC), a produção teatral “33”, do TEUC.

Os universitários da República do Prá-Kys-Tão apresentam “Horizonte Insubmisso” no dia 30, às 22h00, no seu próprio comunitário, que funciona no edifício quinhentista Casa da Nau, na Alta de Coimbra, a escassos 100 metros da congénere dos Kágados.

Este ciclo da MTU termina no dia 8 de Junho, às 22h00, com o Grupo de Etnografia e Folclore da Academia de Coimbra (GEFAC) a levar ao palco, no Anfiteatro dos Olivais, o es-

petáculo “Para Lá Da Terra”.

Realizada desde 2012, esta mostra é uma iniciativa conjunta do Teatro de Gil Vicente com o CITAC, o GEFAC, o TEUC e o grupo de teatro clássico Thíasos, da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, e pretende “dar palco às mais recentes experiências cénicas e dramatúrgicas desenvolvidas” na academia.

Apostando numa “relação próxima com acções formativas complementares”, como ‘workshops’, palestras, debates e exposições, “cada edição constitui um momento de partilha e formação, apresentando ao público um conjunto de projetos que ilustram os caminhos de criação em contexto universitário”, sublinha o TAGV.

Foto: ©interDito

11
»» DIGITAL »» DIGITAL »» DIGITAL »» DIGITAL »» DIGITAL »» DIGITAL »» DIGITAL »» DIGITAL »» DIGITAL »» DIGITAL »» DIGITAL www.campeaoprovincias.pt/pdf/campeaodigital.pdf
SEXTA-FEIRA, 19 DE MAIO 2023

“Curtição do Tremoço” estreia já amanhã em Cantanhede

Aestreia do evento “Curtição do Tremoço” decorre já amanhã (20), a partir das 20h30, na praia fluvial dos Olhos da Fervença, na freguesia de Cadima, em Cantanhede.

Trata-se de um sarau cultural, com vários espectáculos e performances de áreas artísticas em ascensão na região, com a curadoria da Associação Episódio Medieval e da União Recreativa da Taboeira.

Na ocasião, será realizado o foto-concerto “SOM”, pelo projecto Cabra Cor de Rosa, com cerca de 50 fotografias a serem projectadas no espelho de água da praia fluvial, sendo que cada uma delas terá a sua própria sonoplastia / música interpretada ao vivo (em parceria com Associação fotografARTE).

Haverá também um espectáculo de fogo por Von Fénix, concerto de música electrónica por Phill Bass e a actuação de “Rock Classics”, seleccionados pelo DJ Patêlo.

Este evento está incluído na programação geral da 18.ª edição da “Feira do Tremoço”, com organização da Junta de Freguesia de Cadima e apoio do Município de Cantanhede.

Mira celebra o Dia Internacional dos Museus

Omunicípio de Mira assinalou, ontem (18), o Dia Internacional dos Museus, com sessões de sensibilização para a comunidade sénior e actividades focadas na saúde e bem-estar globais para crianças.

O Museu do Território da Gândara e o Palheiros de Mira, Museu e Posto de Turismo, foram os escolhidos para a realização destas iniciativas.

“O Dia Internacional dos Museus, celebrado anualmente a 18 de Maio, foi criado em 1977, pelo ICOM (Conselho Internacional de Museus), no sentido de promover, junto da sociedade, uma reflexão sobre o papel dos museus no seu desenvolvimento”, afirma a Câmara Municipal de Mira.

Em 2023, o ICOM Internacional apresentou o tema “Museus, Sustentabilidade e Bem-Estar”, procurando destacar o “importante contributo destes locais para o bem-estar e o desenvolvimento sustentável das comunidades”.

SEXTA-FEIRA, 19 DE MAIO 2023 12 »» DIGITAL »» DIGITAL »» DIGITAL »» DIGITAL »» DIGITAL »» DIGITAL »» DIGITAL »» DIGITAL »» DIGITAL »» DIGITAL »» DIGITAL www.campeaoprovincias.pt/pdf/campeaodigital.pdf

Castelo Branco “chocado” com autarca de Coimbra sobre Tribunal Central

verno socialista de ter “prejudicado Coimbra repetida e insistentemente na área da Justiça, perante o silêncio cúmplice, que nunca deixaremos que seja esquecido, dos socialistas de Coimbra”.

Face a esta postura assumida por José Manuel Silva, a Câmara de Castelo Branco salienta que não pode subscrever “uma visão que revela não ser contra o centralismo, mas apenas contra que o centralismo não seja em seu benefício”.

OExecutivo municipal de Castelo Branco manifestou, esta sexta-feira, estar “perplexo” e “chocado” com as declarações feitas pelo presidente da Câmara de Coimbra, sobre a instalação do Tribunal Central Administrativo e Fiscal (TCAF) do Centro na cidade albicastrense.

“Foi particularmente chocante ver os mesmos argumentos que, no passado recente, foram usados para menorizar Coimbra, relativamente à possibilidade de lá se instalar o Tribunal Constitucional, serem reproduzidos, precisamente pelo responsável máximo do Município conimbricense, em relação a cidades do interior de menor dimensão”, lê-se numa moção, aprovada por unanimidade, na reunião do Executivo.

No documento, apresentado pelo presidente da Câmara de Castelo Branco, Leopoldo Rodrigues (PS), e aprovado pelos restantes vereadores (dois do PS,

três do Sempre - Movimento Independente e um do PSD), o Executivo salienta a sua “perplexidade” em relação às declarações do presidente da Câmara Municipal de Coimbra, José Manuel Silva, na sequência do anúncio da instalação do TCAF em Castelo Branco.

O autarca de Coimbra (eleito pela coligação PSD/CDS-PP/Nós, Cidadãos!/PPM/Volt/RIR /Aliança) mostrou-se “revoltado” com a intenção do Governo de instalar o novo TCAF do Centro na cidade de Castelo Branco.

“Fomos surpreendidos e ficámos chocados com o rápido anúncio por parte do Governo da intenção de instalação de um novo Tribunal Central Administrativo e Fiscal em Castelo Branco”, afirmou José Manuel Silva, durante a reunião do Executivo municipal de Coimbra do passado dia 8.

O presidente da Câmara de Coimbra criticou mesmo o Go-

“Pela nossa parte, lutando e respeitando a luta de outros, para que possam ser descentralizadas instituições para os nossos territórios, respeitaremos sempre, e celebraremos em conjunto, todas as decisões que promovam uma maior coesão territorial, independentemente de serem em nosso benefício direto ou não”, sustentam.

O Executivo municipal de Castelo Branco defende que se deve lutar pelo desenvolvimento e pelo crescimento, “não para nos canibalizarmos mutuamente”.

“Instamos todos os Municípios, em particular Municípios importantes como Coimbra, a concentrarem os seus esforços em lutar pela descentralização de serviços e instituições que estão na capital [Lisboa] para os seus territórios, em vez de procurarem impedir que serviços se instalem em outras cidades, igualmente importantes para o desenvolvimento harmonioso do país, como Castelo Branco”, concluem.

13
»» DIGITAL »» DIGITAL »» DIGITAL »» DIGITAL »» DIGITAL »» DIGITAL »» DIGITAL »» DIGITAL »» DIGITAL »» DIGITAL »» DIGITAL www.campeaoprovincias.pt/pdf/campeaodigital.pdf
SEXTA-FEIRA, 19 DE MAIO 2023

Crianças e seniores celebraram o “Pão da Ascensão” na Carapinheira

Dezenas de crianças do Jardim-de-Infância da Carapinheira, da Fundação Bissaya Barreto, do 1.º Ciclo do Ensino Básico, utentes do Centro Social Paroquial da Carapinheira, a comunidade e entidades celebraram, na quinta-feira, o “Pão da Ascensão”, no adro da Igreja Matriz da Carapinheira.

Dinamizada pela LACAM - Liga dos Amigos dos Campos do Mondego, o “Pão das Ascensão”, que pretende dar continuidade ao seu trabalho de preservação, revitalização e promoção das tradições e da riqueza do património imaterial da freguesia da Carapinheira e do concelho, contou com as presenças da vice-presidente da Câmara Municipal de Montemor-o-Velho, Diana Andrade, do presidente da Junta de Freguesia da Carapinheira, Victor Monteiro, do diácono Lusitano Rainho e do representante da LACAM, Marco Monteiro.

A iniciativa contou com a habitual largada de passarinhos (pombos-correio), em colaboração com a Sociedade Columbófila da Carapinheira, e da distribuição do “Pão da Ascensão”, oferecido pelas pastelarias da Carapinheira.

Neste dia, outrora considerado o mais santo do ano, não eram realizadas quaisquer ac-

tividades agrícolas e a subida de Jesus ao céu era assinalada com o apanhar de um ramo composto por trigo (espiga), oliveira, alecrim, videira e flores (papoila e malmequeres).

No que diz respeito ao pão, neste dia vai-se buscar o pão do ano anterior, partilha-se em família à refeição e guarda-se o pão deste ano até ao próximo ano.

SEXTA-FEIRA, 19 DE MAIO 2023 14 »» DIGITAL »» DIGITAL »» DIGITAL »» DIGITAL »» DIGITAL »» DIGITAL »» DIGITAL »» DIGITAL »» DIGITAL »» DIGITAL »» DIGITAL www.campeaoprovincias.pt/pdf/campeaodigital.pdf

YOON chega a Coimbra: entre a solidão e os (des)encontros

Nos próximos dias 20 e 29 de Maio, Coimbra recebe duas sessões especiais do filme YOON. Dirigido por Ricardo Falcão e Pedro Figueiredo Neto, o filme narra a fascinante jornada de Mbaye Sow, um routier senegalês que se aventura numa perigosa viagem solitária.

O filme YOON tem conquistado destaque e reconhecimento em diversos festivais internacionais, consolidando a posição como um documentário de excelência. O filme recebeu prémios significativos em renomados eventos do cinema documental.

No Festival Doclisboa, realizado em Portugal no ano de 2021, YOON foi agraciado com o Prémio “Lugares de Trabalho Seguros e Saudáveis” na categoria de Melhor Documentário.

Outro festival em que YOON foi reconhecido foi o JI.HLAVA International Documentary Film

Festival, na República Checa, também em 2021, consolidando o seu impacto junto ao público e à crítica.

O filme foi ainda seleccionado e exibido no IDFA - International Documentary Film Festival of Amsterdam, em 2021, bem como no festival Visions du Réel, realizado na Suíça em 2022.

YOON é uma obra cinematográfica que retrata uma jornada solitária e desafiadora ao longo de 4.000 km entre Portugal e o Senegal. O documentário aborda questões relacionadas às fronteiras, migrações, mobilidade e deslocamento forçado, revelando uma rede complexa de relações e desafios enfrentados pelo protagonista.

As sessões terão lugar no dia 20 de Maio, às 18h00, na Casa de Cinema de Coimbra, com a presença do realizador Ricardo Falcão. Já no dia 29 de Maio, às 16h00, o filme será exibido no Mini-Auditório Salgado Zenha.

15
DE
»» DIGITAL »» DIGITAL »» DIGITAL »» DIGITAL »» DIGITAL »» DIGITAL »» DIGITAL »» DIGITAL »» DIGITAL »» DIGITAL »» DIGITAL www.campeaoprovincias.pt/pdf/campeaodigital.pdf
SEXTA-FEIRA, 19
MAIO 2023

“Qualidade de Ouro” distingue Praias de Mira e Poço da Cruz

APraia de Mira e a Praia do Poço da Cruz foram distinguidas com o Galardão “Qualidade de Ouro”, pela Associação Nacional de Conservação da Natureza (Quercus).

O galardão “Praia com Qualidade de Ouro” distingue anualmente a qualidade da água balnear das praias portuguesas, com base na informação pública oficial disponível, tendo exclusivamente em consideração as análises efectuadas nos laboratórios das diferentes Administrações Regionais Hidrográficas.

O objectivo é realçar as praias que ao longo de vários anos, apresentam sistematicamente, uma água balnear de boa qualidade ou qualidade excelente (tendo em conta a classificação da legislação em vigor), e que, nesse sentido, oferecem assim uma

maior fiabilidade no que respeita à qualidade da água.

Esta é uma excelente notícia para o concelho, que reflecte o empenho de todos os intervenientes na gestão das nas nossas praias. Este galardão vem juntar-se à Bandeira Azul em ambas Praias, motivo de orgulho para a Autarquia e população.

Na época balnear 2023, a Quercus atribui o galardão “Praia com Qualidade de Ouro” a 393 praias nacionais, menos 47 do que em 2022. Das 393 praias galardoadas, 327 são costeiras, 56 interiores e 10 de transição. Todas as regiões do país apresentam descidas no número de praias distinguidas, sendo a Região

Norte a que registou a maior queda. A região Tejo e Oeste é a que reúne um maior número de praias galardoadas (98).

Cáritas Coimbra vai abraçar a Baixa da cidade

Um abraço abre os braços ao mundo e aos outros. É uma forma de entrega de peito aberto e o acolhimento do peito de quem o recebe. Foi seguindo estas divisas que as equipas de animação da Cáritas de Coimbra lançaram o desafio aos seus adultos mais velhos com o projecto "Vamos abraçar a Baixa de Coimbra".

No próximo dia 22 de Maio, Dia Internacional do Abraço, os utilizadores do Centro Nossa Senhora dos Milagres, Centro Rainha Santa Isabel e Centro Social S. Pedro irão distribuir abraços entre o Largo da Portagem e o Largo da Câmara Municipal de Coimbra, durante toda a manhã.

O projecto foi ganhando vida

através da elaboração e pintura de corações com mensagens sobre a importância do abraço. No Dia do Abraço os participantes irão desafiar os transeuntes a receberem um abraço, quer precisem dele, quer queiram fazer felizes alguns dos adultos mais velhos que estarão distribuídos pela Baixa de Coimbra.

Esta iniciativa pretende mostrar uma manifestação de carinho universal, utilizada nos mais diversos países uma vez que para dar um abraço não são necessárias palavras e que faz muito bem à saúde e bem estar de qualquer pessoa. Um abraço pode reduzir o stress, a tristeza, a ansiedade e aumentar os níveis de felicidade.

A Cáritas de Coimbra apela à participação já na próxima segunda-feira, convidando toda a população a ir receber um abraço.

SEXTA-FEIRA, 19 DE MAIO 2023 16 »» DIGITAL »» DIGITAL »» DIGITAL »» DIGITAL »» DIGITAL »» DIGITAL »» DIGITAL »» DIGITAL »» DIGITAL »» DIGITAL »» DIGITAL www.campeaoprovincias.pt/pdf/campeaodigital.pdf

Penacova recebeu “press trip” sobre os Itinerários Napoleónicos

Organizada pela Turismo do Centro, a visita pretendeu conhecer in loco a história e as narrativas locais que integram o Roteiro de Itinerários Napoleónicos no Centro de Portugal.

A comitiva de jornalistas foi recebida na aldeia de Santo António do Cântaro, por técnicos da Divisão de Cultura e Turismo do Município que vestiram a pele do general Arthur Wellesley, comandante do exército anglo-luso, e pelo general Jean Louis Reynier, que liderou o ataque do exército francês, precisamente a partir da referida aldeia do concelho de Penacova. A visita terminou no icónico posto de comando de Wellington.

Do alto da cumeada da Serra do Bussaco, os jornalistas puderam observar a paisagem envolvente e os locais onde o general Arthur Wellesley, estratega militar, conseguiu ver as movimentações das tropas adversárias.

No âmbito desta acção, a Turismo Centro de Portugal, ciente da importância deste produto turístico para a região, irá lançar, em breve, o guia “Boa Cama Boa Mesa –Itinerários Napoleónicos no Centro de Portugal”.

Sobre a temática dos Itinerários Napoleónicos, a Co-

munidade Intermunicipal da Região de Coimbra lançou recentemente uma aplicação móvel, denominada “Itinerários Napoleónicos na Região de Coimbra”, que possibilita aos visitantes, através dos “QR Codes” presentes nos totens

informativos, uma visita em realidade aumentada. A “app” é de acesso livre e existe um totem com “QR Code” no Posto de Comando de Wellington, perto da aldeia de Santo António do Cântaro.

17
»» DIGITAL »» DIGITAL »» DIGITAL »» DIGITAL »» DIGITAL »» DIGITAL »» DIGITAL »» DIGITAL »» DIGITAL »» DIGITAL »» DIGITAL www.campeaoprovincias.pt/pdf/campeaodigital.pdf
SEXTA-FEIRA, 19 DE MAIO 2023

Parque Desportivo de Cantanhede vai ser uma realidade em 2024

rão às equipas dos escalões jovens do Marialvas usufruir dos novos balneários da formação já no arranque da próxima época desportiva.

Acidade de Cantanhede vai dispor em 2024 de um dos mais modernos parques desportivos da região Centro, na sequência de um investimento municipal que ascende a 3,2 milhões de euros.

Situado junto à zona industrial e ladeado pelo Biocant Park e pelo complexo de golfe, o Parque Desportivo de Cantanhede vai ter três campos de futebol (dois de futebol de 11 e um de futebol de 7), 16 balneários (seis para futebol de formação, dois para seniores, quatro para árbitros e quatro para treinadores), bancada coberta com 530 lugares sentados, espaço de camarote, sala de som e sala de

imprensa, zona de tratamento médico, zona destinada à academia de formação, ginásio e sala polivalente e seis lugares de estacionamento para autocarros.

No piso superior do edifício, vai ser criada uma praça de acesso livre com vista privilegiada sobre os campos de futebol, um restaurante com capacidade para 80 pessoas e um bar de apoio.

O projecto prevê a utilização das instalações, sem restrições, por pessoas de mobilidade reduzida.

A presidente do Município, Helena Teodósio, inteirou-se dos trabalhos que estão a decorrer em bom ritmo e que, numa primeira fase, permiti-

“Cantanhede passará a contar com uma infra-estrutura de elevada qualidade, com capacidade para receber jogos de futebol de competições nacionais seniores”, considera a autarca, que destaca também “a importância de proporcionar ao desporto de formação as melhores condições para desenvolver um trabalho que não apenas está centrado na vertente competitiva, mas também na formação dos jovens para hábitos de vida saudáveis”.

Helena Teodósio recorda que o Município tem um andamento um ambicioso plano de desenvolvimento desportivo, que se traduz também na requalificação de outros equipamentos, como são os casos do relvado sintético do Parque Desportivo Febres ou a criação de um circuito de manutenção no Parque de São Mateus.

“Se preconizamos um concelho com qualidade de vida, é importante colocar à disposição das populações espaços que potenciem a actividade física, seja ela de competição ou de mera fruição”, conclui.

SEXTA-FEIRA, 19 DE MAIO 2023 18 »» DIGITAL »» DIGITAL »» DIGITAL »» DIGITAL »» DIGITAL »» DIGITAL »» DIGITAL »» DIGITAL »» DIGITAL »» DIGITAL »» DIGITAL www.campeaoprovincias.pt/pdf/campeaodigital.pdf

Oliveira do Hospital realiza nova votação para Orçamento Participativo Jovem

Oliveira do Hospital vai realizar um novo período de votação online, para o desempate das propostas apresentadas ao Orçamento Participativo Jovem.

Esta iniciativa é realizada pela autarquia em parceria com o Conselho Municipal da Juventude.

“Finalizado o processo referente à votação das oito propostas apresentadas ao Orçamento e contabilizados os votos, foi verificado um empate entre dois projectos. Com base na recomendação da Comissão de Análise Técnica, a Câmara Municipal deliberou o lançamento de um novo período de votação, apenas para as duas ideias que ficaram empatadas”, afirma a autarquia.

As propostas que seguem para uma nova votação são a número três (criar e desenvolver um parque de bicicletas, com o objectivo de promover a mobilidade suave e sustentável – Eptoliva) e a número quatro (criação de um mural em grafite alusivo ao incêndio de 15 de Outubro de 2017 – Associação Juvenil dos BVOH).

O período para votar decorre entre 22 de Maio e 4 de Junho, na plataforma “Participa. gov” (uma rede de suporte aos processos participativos da administração pública, acessível no site https://participa.gov.pt ).

Para os estudantes ou trabalhadores que não residem no concelho, será necessário efectuar o pré-registo, até dia 29 de Maio, em http://www.oliveiradigital.net/opj/index.php/pre-registo.

“Recorde-se que podem votar os cidadãos que tenham idades compreendidas entre os 16 e os 35 anos, que sejam trabalhadores, estudantes, residentes ou na-

turais do concelho de Oliveira do Hospital”, explica a Câmara.

O Orçamento Participativo Jovem é um processo de consulta directa aos cidadãos mais

jovens, conferindo-lhes a oportunidade de identificar e propor projectos que julguem de interesse para o concelho.

A Câmara Municipal de Oliveira do Hospital aplicou a iniciativa o valor de 10 mil euros, de acordo com o Orçamento Municipal.

19
»» DIGITAL »» DIGITAL »» DIGITAL »» DIGITAL »» DIGITAL »» DIGITAL »» DIGITAL »» DIGITAL »» DIGITAL »» DIGITAL »» DIGITAL www.campeaoprovincias.pt/pdf/campeaodigital.pdf
SEXTA-FEIRA, 19 DE MAIO 2023

Automobilia’23 já decorre em Aveiro

Cátia Barbosa (Jormalista do “Campeão” no Porto)

A mais antiga feira de Portugal dedicada ao coleccionismo e história dos transportes está de regresso a Aveiro para a sua 29.ª edição. A Automobilia’23 decorre entre hoje (19) e domingo (21). O evento conta com 300 expositores de diferentes nacionalidades e apresenta uma vasta variedade de materiais e equipamentos relacionados com o mundo dos transportes.

Peças de automóvel e motos, ferramentas, publicidades, miniaturas e desportos motorizados são apenas algumas das amostras daquilo que os visitantes poderão ver ao longo destes três dias. Hoje, o evento decorre até às 21h00. Contudo, durante o fim-de-semana, os horários variam ligeiramente. Este sábado, a Automobilia’23 tem início às 10h00 e termina às 21h00; já no domingo, a feira começa às 10h00 e encerra às 20h00. A entrada assume o custo de 9 euros.

Da programação do evento fazem parte diversas exposições temáticas sobre veículos e equipamentos antigos. Além disso, o públi-

co vai ainda poder ususfruir de animação através da 4.ª edição do Passeio Automobilia de Bicicletas Antigas. Com o regresso da iniciativa, voltam também os famosos passeios gratuitos em auto-

carro antigo.

Todas as informações sobre a Automobilia’23 podem ser consultadas no site oficial do Clube Aveirense de Automóveis Antigos em http://www.caaa.pt/.

SEXTA-FEIRA, 19 DE MAIO 2023 20 »» DIGITAL »» DIGITAL »» DIGITAL »» DIGITAL »» DIGITAL »» DIGITAL »» DIGITAL »» DIGITAL »» DIGITAL »» DIGITAL »» DIGITAL www.campeaoprovincias.pt/pdf/campeaodigital.pdf

Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook

Articles inside

Oliveira do Hospital realiza nova votação para Orçamento Participativo Jovem

1min
page 19

Parque Desportivo de Cantanhede vai ser uma realidade em 2024

1min
page 18

Penacova recebeu “press trip” sobre os Itinerários Napoleónicos

1min
page 17

Cáritas Coimbra vai abraçar a Baixa da cidade

1min
page 16

“Qualidade de Ouro” distingue Praias de Mira e Poço da Cruz

1min
page 16

YOON chega a Coimbra: entre a solidão e os (des)encontros

1min
page 15

Crianças e seniores celebraram o “Pão da Ascensão” na Carapinheira

1min
page 14

Castelo Branco “chocado” com autarca de Coimbra sobre Tribunal Central

1min
page 13

“Curtição do Tremoço” estreia já amanhã em Cantanhede

1min
page 12

Sete grupos na Mostra de Teatro Universitário de Coimbra em Maio e Junho

1min
page 11

Museu Municipal de Coimbra apresentou plataforma digital

1min
page 10

Coimbra: Estrada Principal dos Pereiros vai ter trânsito condicionado

1min
page 9

Plano de Pormenor da Estação de Coimbra com debate no dia 24 de Maio

2min
page 8

Sindicato acusa empresa de Arganil de atropelar direitos laborais

1min
page 7

Energia solar fotovoltaica flutuante tem capacidade para exceder a meta nacional definida no PNEC 2030 para a energia fotovoltaica em Portugal

2min
page 6

Congresso homenageia António Coimbra de Matos

1min
page 5

Centro Cirúrgico relembra mulheres notáveis de Coimbra

1min
page 4

Senhora de Ançã festejou centenário na Misericórdia Obra da Figueira da Foz

1min
page 3

44% das empresas de Coimbra actuam no sector dos serviços

1min
page 2
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.