Boletim Municipal de Vinhais n.º 14 | Dezembro 2019 - junho 2020

Page 1

BOLETIM MUNICIPAL

VIVE R

N.ยบ 14 DEZEMBRO 2019 A JUNHO 2020

VINHAIS


FICHA TÉCNICA PROPRIEDADE Câmara Municipal de Vinhais Rua das Freiras, 13 5320-326 Vinhais Tlf. 273 770 300 | Fax. 273 771 108 email: geral@cm-vinhais.pt |www.cm-vinhais.pt

DIRETOR

Índice 03

Editorial

04

À descoberta

06

O que aconteceu

46

A Pandemia

52

Feiras

62

Personalidade

72

Pelas Freguesias

Presidente da Câmara Municipal de Vinhais

COORDENAÇÃO, DESIGN E PRODUÇÃO Gabinete de Comunicação e Imagem

IMPRESSÃO Tipografia Arte Gráfica Brigantina

DEPÓSITO LEGAL 237 362/06 PERIOCIDADE 1 de dezembro (2019) a 30 de junho ( 2020) TIRAGEM 5000 Exemplares

DISTRIBUIÇÃO GRATUITA

98 Contactos úteis


EDITORIAL

Um agradecimento a todos Os tempos que vivemos são únicos, todos o sabemos e todos o sentimos. São tempos que nunca nenhum de nós esperou viver e que ninguém estava preparado para o que aconteceu e que infelizmente ainda não terminou. Foi e continua a ser um período de muito trabalho, muita preocupação, medo, mas também um período de solidariedade, de ajuda, de dedicação e mesmo de coragem. Queria deixar mais uma vez, um agradecimento profundo a todas as entidades do concelho, a todas as instituições, por todo o contributo, por todo o auxílio neste combate a esta Pandemia. Mas um agradecimento individual a cada uma e a cada um dos vinhaenses, pela forma como cumpriram as regras da Direção Geral de Saúde e como perceberam que só cada um de nós, fazendo a nossa parte, é possível que “tudo vá ficar bem”. Um obrigado muito grande! Mas permitam-me que deixe um pedido a todos, para que continuemos juntos neste caminho, porque só assim é possível proteger-nos e proteger aqueles que mais gostamos. Mesmo com tempos difíceis, temos que olhar para o futuro com esperança, com a certeza que melhores tempos virão. Os vinhaenses sempre foram gente de garra, de trabalho, gente que nas adversidades arranja forças para que o futuro seja melhor. Vamos a isso juntos. Muito obrigado e muita saúde para todos.

O PRESIDENTE DA CÂMARA

LUÍS FERNANDES


À DESCOBERTA...

As freguesias de Vinhais Nas edições do Boletim Municipal “Viver Vinhais”, na rubrica “À Descoberta”, temos dado a conhecer as freguesias que compõem o nosso concelho. Nesta edição, entendemos que o mais correto é falar de todas as freguesias, de todos os vinhaenses. Vivemos tempos difíceis, únicos, sem precedentes. É nestas alturas que percebemos que a união faz a força, e só dessa forma nos conseguiremos ver livres do maldito vírus que nos aprisionou de uma forma que não julgávamos ser possível. O trabalho coordenado entre as juntas de freguesia e a autarquia teve reflexo nos resultados positivos alcançados até agora no combate a esta pandemia. É certo que houve infetados em Vinhais, mas todos sabem 4 | Boletim Municipal

as circunstâncias em que isso aconteceu e o mais importante é referir que a grande maioria das aldeias não conheceu este vírus, sendo que mesmo na vila, a percentagem de infetados foi muito reduzida. A proximidade dos presidentes de junta com as pessoas é uma mais-valia em várias situações, e nesta também o foi. É certo que era pedido o distanciamento social e para ser cumprido, as pessoas não podem estar perto umas das outras, mas neste caso, mesmo com o distanciamento, foi possível ajudar a todos que precisavam. E como? Às vezes basta uma palavra de conforto através de um vidro, outras vezes a simples presença facilita e já é reconfortante. Fizemos de tudo para que nada faltasse aos nossos munícipes, porque somos eleitos com um propósito, trabalhar pelas pessoas.


Viver Vinhais | 5


O QUE ACONTECEU... Município aumenta devolução do IRS

O município de Vinhais fez uma candidatura ao projeto “AlimentAÇÃO! Circuitos Curtos Agroalimentares para o Direito Humano a uma Alimentação Adequada”. Trata-se de projeto financiado no âmbito da medida 20.2.3. Assistência técnica RRN - Área 3 do Programa de Desenvolvimento Rural 2020. Tem como objetivos, contribuir para a construção de conhecimento, formulação e elaboração de políticas públicas, mecanismos de governança e instituições adequadas,pois compreende que estas são fundamentais para a construção e consolidação de Circuitos Curtos Agroalimentares (CCA).

A Câmara Municipal de Vinhais aprovou no dia 25 de novembro de 2019, por proposta do Presidente da autarquia, aumentar a percentagem de devolução do IRS para 3,5% dos 5% a que tem direito o município. Esta será feita aos munícipes residentes no concelho de Vinhais, o que significa uma ajuda maior para estas famílias.

Rodas de diálogo produzir e consumir local

Este projeto é desenvolvido por uma parceria que integra a ANIMAR (Associação Portuguesa para o Desenvolvimento Local); a ATUAR (Associação para a Cooperação e o Desenvolvimento); o Colégio F3 (Universidade de Lisboa); o Município de S. Pedro do Sul; o Município do Fundão e o Município de Vinhais. Tem ainda como parceiros de apoio a FAO, a Associação Nacional de Municípios e os Municípios de Idanha a Nova, Tavira e Torres Vedras. Pretende-se que este seja um processo local participativo, envolvendo produtores/as, consumidores/as, entidades da Economia Social, Escolas e outros agentes, atores locais que auxiliem na identificação dos problemas e das oportunidades no nosso concelho a nível dos CCA. Decorrente deste processo de diagnóstico será realizado um Guia “Políticas Públicas de Circuitos Curtos Agroalimentares para o Direito Humano a uma Alimentação Adequada”, no âmbito do qual será apresentado um conjunto de boas práticas de Circuitos Curtos Agroalimentares em Portugal e um conjunto de recomendações para a melhoria e criação das políticas públicas associadas a estes temas. A Roda de Diálogos em Vinhais aconteceu no dia 28 de novembro de 2019, no Centro Cultural Solar dos Condes.

6 | Boletim Municipal


Workshop- “77 Dinâmicas de Grupo-UAU” O workshop “77 Dinâmicas de Grupo-UAU” realizou-se no dia 7 de dezembro de 2019, no Auditório do Centro Cultural Solar dos Condes de Vinhais, sendo apresentado pela Dra. Célia Grandes. De referir que esta atividade se encontra inserida no Programa Integrado Inovador de combate ao insucesso escolar e contou com a presença de 90 profissionais da área da educação, pois era destinado a psicólogos, professores, educadores, monitores, animadores, auxiliares de educação, entre outros.

Foi uma sessão muito produtiva em que se vivenciaram 80 dinâmicas de grupo com os participantes, possíveis de realizar em vários contextos de trabalho e de forma lúdica. Estas dinâmicas representam abordagens diferentes na forma de lidar com os alunos, criando laços, amizade e cumplicidade entre todos.

Viver Vinhais | 7


Município premiado pela qualidade da água

O município de Vinhais recebeu dia 10 de dezembro de 2019, mais uma vez, o “Selo de Qualidade Exemplar de Água para Consumo Humano” entregue pela ERSAR (Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos), em Lisboa. A representar Vinhais, esteve o Presidente da Câmara Municipal, Luís Fernandes. É de salientar o facto de Vinhais ser o único concelho do distrito de Bragança a receber esta distinção, resultado do esforço que tem sido feito de forma a alcançar níveis de excelência de qualidade da água. O abastecimento público de água com qualidade é uma preocupação contínua da autarquia, uma vez que se trata de um serviço que assume grande importância para as pessoas e o seu bem-estar.

8 | Boletim Municipal

A iniciativa, integrada nos objetivos estatutários da ERSAR, visa identificar, distinguir e divulgar casos portugueses de referência relativos à prestação dos serviços de abastecimento público de água, saneamento de águas residuais urbanas e gestão de resíduos urbanos.


Entrega de cabazes de Natal

Nesta época festiva e de troca de afetos, há valores importantes que devem ser sustentados, assim, e como vem sendo hábito, a Câmara Municipal de Vinhais em parceria com a Cruz Vermelha Portuguesa - Delegação de Vinhais distribuiu cabazes de Natal a quem mais precisa. O natal ganhou mais alegria para 40 famílias carenciadas do concelho, num total de 135 pessoas, entre as quais 30 são crianças com idade inferior a 12 anos. Em representação da Câmara Municipal de Vinhais esteve Luís Fernandes, Presidente da autarquia, Pedro Miranda, Vereador da Ação Social, Samuel Salgado e Ana Rita Costa, Presidente e educadora social da Cruz Vermelha Portuguesa - Delegação de Vinhais.

A fim de proporcionar um Natal mais feliz a estas famílias, a autarquia adquiriu, no comércio local, vários produtos que se juntaram aos já obtidos pela Cruz Vermelha – Delegação de Vinhais. Além dos cabazes com bens alimentícios, as crianças menores de 12 anos receberam brinquedos que são doados pelas pessoas à Delegação da Cruz Vermelha de Vinhais. A autarquia de Vinhais tem enraizadas várias políticas sociais, que visam apoiar e melhorar a qualidade de vida dos seus munícipes, não só na época natalícia mas fazendo o acompanhamento permanente anual.

Estas famílias são sinalizadas, referenciadas e acompanhadas pela Ação Social da CMV, Segurança Social, Cruz Vermelha – Delegação de Vinhais e CPCJ – Comissão de Proteção de Crianças e Jovens de Vinhais. Viver Vinhais | 9


Festa de Natal encantou os mais pequenos

Jovens Vinhaenses com o verdadeiro espírito natalício A Cruz Vermelha - Delegação de Vinhais organizou uma recolha de bens alimentares, que decorreu durante o dia 23 de dezembro de 2019, nos supermercados da vila. Esta iniciativa pretende promover o espírito de união, principalmente dos mais jovens, ao mesmo tempo que proporciona alegria aos que mais precisam. Os voluntários contaram com o apoio da Câmara Municipal de Vinhais e da Associação de Pais de Vinhais.

10 | Boletim Municipal

A Câmara Municipal de Vinhais organizou, com vem sendo habitual, a Festa de Natal para os alunos do Pré-Escolar e 1º Ciclo do Ensino Básico do concelho de Vinhais. A iniciativa teve lugar no Centro Cultural Solar dos Condes de Vinhais, na manhã do dia 17 de dezembro. Nesta festa, as crianças puderam assistir ao musical “A Bela e o Monstro” da Companhia Rituais dell Arte, um espetáculo que retrata um conto infantil bem conhecido de todos nós, mas retratado de uma forma diferente, lúdico-didática, que captou a atenção de todos. O ponto alto da festa aconteceu no momento da chegada do Pai Natal, que contou com a companhia do Chefe de Gabinete Artur Marques, para entregar um presente e um pai natal de chocolate a cada criança. Mas mais importante que as prendas recebidas, são os momentos envoltos em alegria, música e animação vividos pelos meninos num grande convívio natalício.


Natal dos Afetos

O Pai Natal saiu à rua em dia de Feira

A tarde do dia 15 de dezembro foi dedicada à troca de afetos. A festa realizada no Centro Cultural Solar dos Condes de Vinhais juntou os utentes séniores das IPSS’s do concelho de Vinhais e todos que quiseram assistir à comédia “Selva com Elas” protagonizada pelas atrizes Paula Marcelo e Marisa Carvalho.

O Pai Natal saiu à rua, durante a manhã do dia 23 de dezembro de 2019, e distribuiu doces aos vinhaenses, ao mesmo tempo que os Gaiteiros de Zido animavam as ruas da vila.

No fim da peça de teatro, os utentes da Santa Casa da Misericórdia de Vinhais surpreenderam os presentes ao desejar Feliz Natal a todos, com dois cânticos de Natal.

Luís Fernandes, Presidente da Câmara Municipal de Vinhais e Artur Marques, Chefe de Gabinete da CMV, desejaram as Boas Festas.

Luís Fernandes, Presidente da Câmara Municipal de Vinhais, iniciou este evento no Natal de 2017, com o objetivo de proporcionar uma tarde diferente, com muita alegria, animação e sobretudo viver o verdadeiro espírito de Natal. Para continuar o convívio, seguiu-se um lanche com iguarias da época natalícia, que contou com a animação dos Gaiteiros de Zido. Assim, todos sentiram e viveram um dia diferente. O Natal é de todos e para todos. Viver Vinhais | 11


Presidente da Câmara visitou a 5.ª Mostra de Produtos da Terra, em Espinhoso O Presidente da Câmara Municipal de Vinhais, Luís Fernandes, a convite do Presidente da Junta de Freguesia de Candedo, António Vicente Morais, visitou no dia 26 de dezembro, a 5.ª Mostra de Produtos da Terra, em Espinhoso, na qual participaram várias instituições e pequenas empresas locais. Inserida nas festividades em Honra do Padroeiro, Santo Estêvão, trata-se de uma mostra de produtos biológicos e agrícolas de produção tradicional e tem como principal objetivo dar a conhecer o que de melhor se faz na região, evidenciando o fumeiro regional, licores, mel, compotas de castanha, artesanato, entre outros. Esta mostra é organizada pela Junta de Freguesia de Candedo e conta com o apoio da Câmara Municipal de Vinhais.

12 | Boletim Municipal


Município espalha 11 toneladas de sal nas estradas, num mês, para combater o gelo

Concerto de Natal Solidário

A Câmara Municipal, sempre atenta ao perigo da formação de gelo que põe em causa a segurança rodoviária, disponibilizou uma grande quantidade de sal-gema para prevenção e combate à formação de gelo, resolvendo eventuais situações de risco.

O Concerto Solidário de Natal aconteceu na noite de 19 de dezembro, um grandioso espetáculo com mais de 80 músicos em palco do Conservatório Regional de Música de Vila Real. Quem assistiu pôde desfrutar de um magnífico espetáculo musical e contribuir para aqueles que mais necessitam, personificando o verdadeiro espírito de natal.

Assim, face às baixas temperaturas daquela altura do ano, e que levam à formação de gelo nas estradas do concelho, a autarquia espalhou diariamente salgema nas estradas de todo o concelho desde o dia 4 de dezembro de 2019, através das suas brigadas municipais. Assim, em menos de um mês foram espalhadas 11 toneladas deste produto, atuando de forma preventiva nos pontos críticos identificados nas estradas municipais, e mesmo estradas nacionais e passeios, de forma a evitar acidentes rodoviários ou quedas de transeuntes.

A receita do evento reverteu integralmente para a Cruz Vermelha - Delegação de Vinhais.

A Proteção Civil Municipal recomendou também especial prudência a todos os condutores, salientando a necessidade de adequar a velocidade de circulação às condições climatéricas e ao estado do piso.

Viver Vinhais | 13


Festa em Honra de Santo Estêvão em Ousilhão Ousilhão comemorou o Natal com a tradicional Festa em Honra de Santo Estevão, padroeiro dos rapazes. Começou no dia 25 com a ronda das casas para dar as boas festas a todos os habitantes da aldeia. No dia seguinte, 26 de dezembro de 2019, da parte da manhã a ronda continuou e à tarde houve a missa em honra de Santo Estevão, seguindo-se a bênção e arremate da mesa e imposição das coroas e varas do novo rei e seus vassais, os mordomos que terão que organizar esta festa no próximo ano. Depois de coroados foram levados, num carro de bois, até ao bairro onde pertencem. Luís Fernandes, Presidente da Câmara Municipal de Vinhais e Artur Marques, Chefe de Gabinete da CMV, marcaram presença nas festividades.

14 | Boletim Municipal


Viver Vinhais | 15


Mais de 100 atletas desafiaram o frio e participaram na II Corrida Noturna à Geada A autarquia de Vinhais realizou pela segunda vez uma corrida noturna à geada, no dia 11 de janeiro de 2020. Este é um evento de cariz solidário, pois o valor das inscrições foi entregue à Cruz Vermelha-Delegação de Vinhais. Trata-se de uma corrida com 4 categorias: Benjamins (250 m), Infantis (500 m), Iniciados e sub-18 (1000 m), e sub-20, seniores e veteranos (10 km); para quem quer participar mas não gosta de correr, tem a opção da caminhada, com aproximadamente 3 km. O início da corrida aconteceu às 20 horas e 30 minutos, no Largo do Arrabalde (junto ao Jardim), quando a noite já estava bem fria. De salientar que esta “Corrida à Geada” estava inserida no Campeonato Distrital da Estrada. Este tipo de iniciativa, além da vertente solidária, tem como objetivo incentivar a prática do desporto e do associativismo.

16 | Boletim Municipal


Viver Vinhais | 17


Concerto de Ano Novo A Escola Municipal de Música de Vinhais deu as boasvindas ao Novo Ano com um magnífico concerto que se realizou sábado, dia 4 de janeiro de 2020, no Centro Cultural Solar dos Condes de Vinhais. Esta, revela ser um complemento essencial na educação dos mais jovens. Além disso, permite a muitos adultos a descoberta ou a partilha de uma paixão que em outros tempos não foi possível. É mais que justo dizer que esta escola ao longo dos anos tem proporcionado uma

18 | Boletim Municipal

oferta qualificada de diferentes programas e projetos, como se verifica nos seus concertos, em que participam diferentes grupos e de várias idades. É por tudo isto que a autarquia mantém a aposta na Escola Municipal de Música, um espaço de aprendizagem de música e de educação para a musicalidade e sonoridade, promovendo a formação cívica e social de cada um.


XVIII Encontro de Cantadores de Reis

locais e diminuindo o isolamento social. O número de associações e grupos de cantares tem aumentado de ano para ano, o que comprova o interesse deste tipo de eventos e a sua importância. Grupos participantes: • Grupo de Cantares de Agrochão • Grupo de Cantares de Ervedosa • Grupo de Cantares de Rebordelo • Associação Cul. e Recreativa de Santa Eulália de Santalha • Coro da Escola Municipal de Música • Associação “Os Furagateiros” - Passos de Lomba • Ass. Cultural. Recreativa e Desportiva de Ousilhão • Grupo de Cantares da União de Freguesias de Curopos e Vale de Janeiro • Ass. Cultural e Recreativa de São Jorge de Vilar de Peregrinos • Grupo de Cantares de Espinhoso • União de Freguesias Sobreiró de Baixo e Alvaredos • Ass. Cult. Recreativa de Nuzedo de Baixo • Universidade Sénior • Gaiteiros de Zido • Grupo de Concertinas de Vinhais

Foi durante a tarde do dia 12 de janeiro de 2020, que se realizou o XVIII Encontro de Cantadores de Reis de Vinhais. Realizado anualmente, este encontro tem como objetivo manter uma tradição muito antiga, recordando o Dia de Reis, em que grupos de pessoas cantavam os Reis porta a porta, com um cancioneiro único, que importa não esquecer, bem como, os trajes usados outrora. Assim, o auditório do Centro Cultural Solar dos Condes foi pequeno para acolher todas as pessoas que quiseram assistir a um espetáculo onde reinou a animação e o convívio, reforçando-se os laços entre as comunidades Viver Vinhais | 19


20 | Boletim Municipal


Viver Vinhais | 21


Sauna municipal já está Os “Reis” foram disponível cantados ao Presidente da Câmara

A Câmara Municipal de Vinhais disponibiliza mais um serviço desportivo inédito no concelho, uma sauna para fins terapêuticos e de relaxamento. Situada no Complexo Desportivo das Piscinas Cobertas de Vinhais, abriu ao público em janeiro de 2020. A sauna apesar de não ter pode curativo, traz benefícios a vários níveis e em diversas situações como: • Alívio de dores reumáticas e da coluna • Melhoria da circulação sanguínea • Hidratação da pele e limpeza dos poros • Combate ao stress • Relaxamento muscular • Melhoria do sono • Limpeza e desobstrução das vias respiratórias • Ajuda na prevenção da flacidez e da celulite • Combate as doenças do sistema respiratório

22 | Boletim Municipal

No passado dia 16 de janeiro, os alunos do Infantário da Santa Casa da Misericórdia de Vinhais vieram, à Câmara Municipal de Vinhais, para cantar “Os Reis”. Foram recebidos pelo Presidente da Câmara, Luís Fernandes, Vereador, Martinho Martins, Chefe de Gabinete da Presidência, Artur Marques e por outros funcionários. Após darem as boas vindas ao Novo Ano e de desejarem Boas Festas aos presentes, Luís Fernandes felicitou-os oferecendo-lhes uma pequena lembrança.


“Posto para Município apoia a carregamento de Educação automóveis elétricos” já está em funcionamento

Um dos princípios básicos da política do Município de Vinhais é a Educação, e como tal, a autarquia de Vinhais celebrou um protocolo com o Agrupamento de Escolas de Vinhais no valor de 29 mil euros. O protocolo vai de encontro a uma política que auxilia e promove a educação e o bem-estar dos alunos, criando condições de igualdade para todos.

A Câmara Municipal informa que a partir do dia 7 de fevereiro de 2020, o “Posto para carregamento de automóveis elétricos” se encontra em funcionamento, no Parque de Estacionamento da Câmara Municipal de Vinhais.

São abrangidos cerca de 500 alunos do concelho, tendo como objetivo a dinamização de Atividades de Animação lúdico-desportivas, de Apoio à Família, bem como tudo que for necessário ao conforto dos alunos. Trata-se de um complemento no apoio às famílias, pois a autarquia de Vinhais, além deste protocolo, ainda concretiza outras medidas como a Ação Social Escolar, tarifas sociais, apoio à aquisição de cadernos e fichas de atividades e material escolar, transportes escolares, diversos projetos educativos e outros apoios sociais. Viver Vinhais | 23


O Entrudo Chocalheiro de Vila Boa Foi no dia de carnaval, a 25 de fevereiro, que se comemorou mais um dia de entrudo na aldeia de Vila Boa. Esta é uma tradição pagã muito antiga, que vem da era pré-romana, mas que se mantém fiel aos seus princípios. As comemorações começam bem cedo, ao som dos chocalhos usados pelos máscaras e que fazem um barulho ruidoso. Vila Boa é terra de Máscaras, de mãos que trabalham bem a madeira e que construíram ao longo do tempo um património imaterial característico. São anos e anos que contam a história de um entrudo diferente, mas muito particular. A indumentária dos máscaras (mascarados ou caretos) é constituída por umas calças e um casaco com gorro, feitos de uma colcha velha de lã e algodão, com grandes franjas, fabricada nos teares da aldeia, a Máscara e um grande número de chocalhos, usados pelas ovelhas ou de campainhas usadas pelas vacas, e um cajoto (pau curvo numa das extremidades). As máscaras são feitas de madeira, com formas assustadoras, onde os olhos são vazados e a boca aberta, podendo conter dentes.

24 | Boletim Municipal


No dia de Carnaval, para além dos “máscaras”, os “marafonos” também saem à rua, para ajudarem a animar a festa, espalhando cinza e farinha pelos forasteiros que aderem à festa. Este tipo de Carnaval existe em várias localidades de Trás-os-Montes, embora cada uma com a sua singularidade, parecidas mas diferentes, simbolizam a vida que se renova na primavera, a entrada num tempo fecundo e próspero.

O Carnaval de Vila Boa, esteve quase perdido, mas tem sido reanimado, e é atualmente um atrativo para centenas de pessoas, que nesse dia, enchem as ruas da aldeia e acompanham os Caretos e as suas habituais tropelias, durante a tarde, aldeia fora. O dia não pode terminar sem a “galhofa”, uma grande fogueira e um baile tradicional. Os Máscaras, acabam assim, por tomar conta da aldeia, sedentos de “vítimas”, de preferência moças solteiras, algo que muito diverte todos os que assistem.

Viver Vinhais | 25


Dia dos Diabos - Quarta-feira de Cinzas A tradição foi cumprida! Os diabos de Vinhais e a Morte saíram à rua durante a tarde de 26 de fevereiro de 2020, quarta-feira de cinzas. Esta iniciativa pretende manter bem viva a tradição secular do Dia dos Diabos, cuja autenticidade é vinhaense. O Dia dos Diabos é conhecido por ser um dia que muito agradava aos vinhaenses, em especial aos homens, que aproveitavam este dia para se “vingar” das mulheres que por algum acaso não respondiam afirmativamente aos convites que lhes eram endereçados. Um grupo de rapazes anda mascarado de diabo, envergando fatos vermelhos com capuz para lhes tapar a cara e um cinto na mão, e há um deles que veste um fato preto, também com a cara tapada e um esqueleto desenhado no fato, com uma gadanha na mão, que encarna o papel de Morte. Andam pelas ruas a perseguir as raparigas, levando-as à pedra para expiarem

26 | Boletim Municipal


os pecados, obrigando-as a recitar orações pagãs: “Padre-nosso, caldo grosso, carne gorda não tem osso, rilha-o tu que eu já não posso Salve Rainha, mata a galinha, põe-na a cozer, dá cá a borracha que quero beber.” A Morte é uma personagem sombria, que age de forma calma e silenciosa. É a única que pode entrar na igreja, que é o local que serve de esconderijo às raparigas, interdita aos Diabos.

Viver Vinhais | 27


Secretário de Estado João Catarino visita Parque Biológico de Vinhais

Há aqui muitas oportunidades, as pessoas adoram estes espaços, assim, o turismo de natureza deve ser devidamente aproveitado.” Em resposta às preocupações do autarca, o Secretário de Estado começou por “agradecer a todos pela forma como fui recebido e dizer que além da minha vontade em vir cá, foi também o Senhor Primeiro Ministro que me disse que não podia deixar de vir a Vinhais.” Disse ainda que “as preocupações do edil Vinhaense fazem todo o sentido e que tudo fará para rapidamente ultrapassar os problemas que existem”. Referiu ainda que: “o ICNF (Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas) quer, acima de tudo, ser um parceiro estratégico no desenvolvimento destes territórios, empenhado no trabalho com os agentes locais… Há muito trabalho a fazer em conjunto e estamos perfeitamente alinhados convosco.” Espera-se assim, que possam ser ultrapassados todos os constrangimentos que têm complicado o desenvolvimento e algumas atividades relacionadas com o Parque Natural de Montesinho.

O primeiro Conselho de Ministros descentralizado desta legislatura aconteceu no dia 27 de fevereiro, em Bragança. Este, serviu de mote para a visita do Secretário de Estado da Conservação da Natureza, das Florestas e do Ordenamento do Território, João Catarino, ao Parque Biológico de Vinhais, na tarde de 26 de fevereiro. Após uma visita ao Parque, Luís Fernandes, presidente da autarquia de Vinhais, aproveitou a presença de João Catarino para “pedir ajuda na valorização da área do Parque Natural de Montesinho, onde está inserido Vinhais, e encontrar meios para recuperar as casas do Parque que podem servir de apoio ao turismo de Vinhais, sendo este um fator muito importante para o desenvolvimento económico do concelho… 28 | Boletim Municipal


II Trail dos Diabos - Um desafio duro pelas montanhas vinhaenses

Bragança e o apoio da ACAR – Associação Cultural, Assistencial e Recreativa dos Trabalhadores da CMV. Na entrega de prémios estiveram Pedro Miranda, Vereador da CMV e Artur Marques, Chefe de Gabinete da CMV.

Aliando as paisagens vinhaenses à tradição dos diabos de Vinhais, a Câmara Municipal organizou a segunda edição do Trail dos Diabos. Inserida no programa do evento “Mil Diabos à Solta”, decorreu durante a manhã do dia 29 de fevereiro de 2020, integrando o Campeonato Distrital de Trail (terceira etapa). A partida e chegada realizaram-se no Jardim Municipal e a prova contou com a participação de mais de meia centena de atletas. A autarquia continua a apostar na atividade desportiva, acreditando que os eventos ligados à natureza e tradições do concelho são um ótimo cartão-de-visita, gerando mais dinamismo e riqueza. A Câmara Municipal de Vinhais (CMV) organizou a prova em parceria com a Associação de Atletismo de

Viver Vinhais | 29


Mil Diabos andaram à Solta em Vinhais O evento que permite a qualquer pessoa “vestir a pele de diabo” decorreu pelo sétimo ano consecutivo, em Vinhais, no dia 29 de fevereiro de 2020. O evento teve início com a atuação da banda de gaitas “Dambara Burela” e pelas 18h00, na Igreja do Seminário, realizou-se a missa de imposição de cinzas, que abriu oficialmente o evento. A procissão “... com Mil Diabos!” acompanhou uma Morte Gigante até à Pedra, local onde as raparigas (perseguidas e capturadas durante o trajeto) foram julgadas e purificadas. O percurso realizou-se desde a Igreja do Seminário até ao Largo do Arrabalde, onde foram recriados vários quadros teatrais que permitiram entender a tradição ancestral e única “os Diabos de Vinhais”. Tradicionalmente e espontaneamente este dia comemora-se na quarta-feira de cinzas mas, desde 2014, estende-se até ao primeiro sábado da quaresma.

30 | Boletim Municipal


Banda de gaitas “Dambara Burela�

Viver Vinhais | 31


32 | Boletim Municipal


O ritual foi encerrado com a queima da morte gigante, revelando-se o seu rosto, reforçando a ideia de que “Quem pró rosto da morte olhar, por mais um ano a irá afastar!”, terminando a estação escura e dando as boas-vindas à estação clara. A festa continuou nos restaurantes da vila e no pavilhão multiusos, onde havia tasquinhas com “comes e bebes”, a tradicional “Queimada do Diabo”, animação musical com gaiteiros, o grupo “Diabo a Sete” e “Dj Lu Iglésias”. A organização foi da Câmara Municipal de Vinhais, com a colaboração do Agrupamento de Escolas D. Afonso III, responsável pela construção da Morte Gigante, e encenação da Companhia Filandorra, Viv’Arte, Animamos, Wee e FireDragons.

Viver Vinhais | 33


Município proporciona transporte à população

Cartão municipal sénior em funcionamento

Durante o ano de 2019, mais de 2000 munícipes beneficiaram do transporte flexível proporcionado pela Câmara Municipal de Vinhais, nos locais em que não existe alternativa ao nível dos transportes. Com esta iniciativa, é possível que as populações de várias aldeias do concelho possam uma vez por semana usufruir de transporte para se deslocarem à sede de concelho, o que lhes permite tratar de vários assuntos. De salientar que as consultas médicas, em articulação com o Centro de Saúde de Vinhais, são marcadas para os dias em que existe este transporte, o que facilita muito a vinda das pessoas.

Foi durante o mês de fevereiro que o município entregou os primeiros cartões municipais séniores.

Esta ação é para continuar no ano de 2020, porque só assim é possível que várias pessoas, de diversas localidades, possam deslocar-se à sede de concelho. Durante o ano de 2019, o município de Vinhais disponibilizou uma verba de 60 mil euros para este apoio. Esta iniciativa insere-se nas várias que já existem neste concelho, e que mesmo não sendo responsabilidade da autarquia, esta assegura, porque aquilo que verdadeiramente interessa são as pessoas. 34 | Boletim Municipal

Porque em Vinhais a prioridade são as pessoas, por proposta do presidente do município, Luís Fernandes, em reunião de Câmara, foi aprovada a criação do Cartão Municipal Sénior. Sendo esta uma faixa etária que muitas vezes, vive com grandes dificuldades económicas, torna-se urgente tomar medidas de apoio e beneficiação destas pessoas, para que possam usufruir de melhores condições de vida. Assim, a autarquia de Vinhais reconhece estas necessidades no apoio aos idosos do Concelho e para tal, foi pensada a criação do Cartão Sénior, um instrumento capaz de conceder benefícios na utilização de bens e serviços públicos e privados. Podem beneficiar do Cartão Sénior todos os cidadãos residentes pensionistas no Concelho de Vinhais, com idade igual ou superior a 65 anos, ou inferior, se estiver


reformado por invalidez;

A exposição esteve patente ao público até 31 de julho de 2020, no Centro Cultural Solar dos Condes de Vinhais.

O Cartão Sénior é emitido pela Câmara Municipal de Vinhais a título gratuito e é um título pessoal e intransmissível, não podendo ser utilizado por terceiros, o que implicará a anulação imediata dos seus benefícios. Os beneficiários deste cartão dispõem de vários tipos de descontos, como, nas taxas municipais, nos equipamentos desportivos, publicações do município, comparticipação de 50% na parte que cabe ao beneficiário na aquisição de medicamentos, comparticipação de 50% das consultas de especialidades, desde que não tenham resposta no Serviço Nacional de Saúde, ou tenham lista de espera superior a seis meses, redução de 50% no pagamento de consumo de água, entre outros. O Cartão Sénior será extensível à sociedade civil mediante protocolos a celebrar com as entidades aderentes onde constem os produtos passíveis de desconto e respetivo valor.

Abertura da exposição de fotografia “Um olhar sobre o Parque”

“André, um jovem de raízes vinhaenses, a residir em Budapeste por razões profissionais, é um apaixonado pelo Parque e, não desperdiça uma oportunidade, nos poucos dias que passa na aldeia de Tuizelo, de onde é natural, para ir natureza a dentro, nem que seja na madrugada mais fria de inverno e registar a beleza, a paz e a tranquilidade deste Parque Natural. Para além de ser a revelação de um misto de amor e arte do nosso conterrâneo, esta exposição constitui também uma chamada de atenção para a preservação da riqueza biodiversidade deste território.”

Decorreu no final de tarde de 6 de março de 2020, a abertura da exposição de fotografia “Um Olhar Sobre o Parque”, de André Félix. Luís Fernandes, Presidente da Câmara Municipal de Vinhais, esteve presente na apresentação, assim como a mãe do fotógrafo, Maria do Rosário, natural de Tuizelo.

Viver Vinhais | 35


“MOVICANTABEBÉ” proporcionou uma viagem pelo Mundo da fantasia aos mais pequenos

40ª edição Feira do Fumeiro apresentada em Braga

Foi na manhã de 7 de março de 2020, que tiveram lugar duas sessões de concertos de música e dança para pais e bebés, a primeira destinada a bebés dos 0 aos 48 meses e a seguinte para crianças dos 4 aos 6 anos.

A mais antiga feira do fumeiro do país foi apresentada no dia 24 de janeiro de 2020, na Casa de Trás-os-Montes e Alto Douro, em Braga. Com 40 edições deste certame, um dos mais importantes dedicado ao porco bísaro e seus derivados, a apresentação é uma oportunidade para a Capital do Fumeiro dar a conhecer o programa da feira que junta os sabores tradicionais, à cultura e a muita animação.

MovicantaBeBé é um projeto pioneiro que tem como objetivo proporcionar aos Bebés e seus Papás uma viagem pelo Mundo da fantasia, promovendo a partilha e a sociabilização em ambientes sonoros, rítmicos e tímbricos variados, onde a música Erudita marca também a sua presença. A Música aliada ao Movimento, oferece ao seu BeBé momentos intensos de animação e brincadeira potencializando a aprendizagem e o desenvolvimento infantil

36 | Boletim Municipal


Autarquia instala lâmpadas LED na rede de iluminação pública

Município adere à Hora do Planeta

A Câmara Municipal de Vinhais encontra-se a substituir 3776 luminárias convencionais por luminárias LED.

O Município de Vinhais adere à Hora do Planeta organizada pela Organização Global de Conservação de Natureza - WWF. Trata-se de um evento global, com início em 2007, onde milhões de pessoas/empresas apagam as luzes, durante uma hora, numa tomada de posição contra as alterações climática, que conduzem à perda da biodiversidade.

Esta aposta resulta de uma candidatura ao “Norte 2020 - Eficiência Energética nas Infraestruturas Públicas da Administração Local” para a instalação de novas luminárias de tecnologia LED. Orçado em 681.289,86 mil euros, este serviço de fornecimento e instalação de luminárias LED, traz muitos benefícios, uma vez que permite ao município, uma poupança de cerca de 150 mil euros por ano, na fatura da energia. Luís Fernandes, presidente da autarquia, considera esta intervenção muito importante, pois além da poupança na fatura da energia, vamos ter uma iluminação mais atrativa e mais eficiente.

O evento realiza-se anualmente, no último sábado do mês de março, dia 28, entre as 20h30 e as 21h30. No ato simbólico, o município irá desligar as luzes do Museu de Arte Sacra, Centro de Empresas, Centro Cultural, Praça do Município, Câmara Municipal, Parque Verde, Complexo Desportivo, Centro Interpretativo do Porco e do Fumeiro e Casa da Vila. A autarquia solicitou que todos os munícipes se associassem a esta causa, apagando, durante a referida hora, as luzes das habitações. Viver Vinhais | 37


Caminhada Solidária-Liga Portuguesa Contra o Cancro

A Câmara Municipal de Vinhais realizou no dia 8 de março uma caminhada Solidária, cujos valores angariados reverteram para a Liga Portuguesa Contra o Cancro-Núcleo Regional do Norte. Esta iniciativa, além da angariação de fundos, teve como objetivo sensibilizar a população para a adoção de estilos de vida saudáveis como forma de promoção da saúde e prevenção do cancro e reforçar a aproximação 38 | Boletim Municipal

da LPCC à comunidade. A Câmara Municipal de Vinhais agradece a todos que tão carinhosamente se inscreveram na Caminhada Solidária, cuja receita reverteu para o Núcleo Regional do Norte da Liga Portuguesa Contra o Cancro. Obrigado a todos...


Promoção Gastronómica e Mostra de Artesanato de Vinhais no Mercado de Oeiras

Foi nos dias 6, 7 e 8 de março de 2020 que teve lugar a 21ª Promoção Gastronómica e Mostra de Artesanato de Vinhais no mercado de Oeiras.

O Presidente da Câmara Municipal de Vinhais, Luís Fernandes, acompanhado pelo autarca de Oeiras, Isaltino Morais, visitou a 21ª Promoção Gastronómica e Mostra de Artesanato de Vinhais, no dia 7 de março.

Esta iniciativa consiste num certame gastronómico e turístico-cultural, composto por música popular, mostra e venda de fumeiro certificado e artesanato, com possibilidade de degustação da gastronomia tradicional transmontana. Além de dar a conhecer os produtos tradicionais de Vinhais, é uma oportunidade de promoção e de comercialização do Fumeiro de Vinhais e do artesanato regional e uma mostra gastronómica dos melhores pratos típicos vinhaenses. Este evento é organizado pela Casa do Concelho de Vinhais, com o apoio das Câmaras Municipais de Oeiras e de Vinhais.

Viver Vinhais | 39


Reabilitação de troços Município investe mais de 20.000€ no combate dos Rios Rabaçal e à vespa das galhas do Tuela castanheiro

Tendo em atenção a importância da castanha na economia do concelho de Vinhais e, continuando o trabalho que em anos anteriores já foi desenvolvido em conjunto com a Arbórea, Proruris e IPB, foram iniciadas a 18 de abril de 2020, as largadas do parasitoide que combate a Vespa das Galhas do Castanheiro (Torymus sinensis), no concelho de Vinhais. O número de largadas será superior ao do ano anterior, num investimento pago pelo município no valor de 21.000€. Apesar da pandemia que nos assola, o trabalho tem que continuar, e este é vital, pois estamos a falar do setor mais importante da economia do concelho.

40 | Boletim Municipal

O PO SEUR - Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos, surgiu como um dos 16 programas criados para a operacionalização da Estratégia, no qual se definem os princípios de programação que consagram a política de desenvolvimento económico, social e territorial para promover em Portugal. Tendo em conta os objetivos do PO SEUR, a Câmara Municipal de Vinhais tem prevista uma reabilitação fluvial dos troços dos Rios Rabaçal e Tuela.


No concelho de Vinhais é nesses rios que existem as populações de mexilhão-de-rio, mais saudáveis e com sucesso reprodutor de Portugal, listada pela União Internacional de Conservação da Natureza (IUCN), espécie que se encontra criticamente em perigo. Para analisar a situação e a qualidade dos troços estiveram presentes o Professor Catedrático Rui Cortes da UTAD, o Eng. Joaquim de Jesus (Freshwater/UTAD) o Arq. Luís Romba, e o Professor Amílcar Teixeira, pela coordenação do Projeto, a cargo do Instituto Politécnico de Bragança. Marcaram presença o Chefe de Gabinete do Município, Artur Marques, o Presidente da Junta de Freguesia de Vinhais, Marco Costa e o Presidente da União de Freguesias de Soeira, Fresulfe e Mofreita, Manuel Lousada e o Representante da Junta de Freguesia de Vilar Seco, António Barreira, a quem foi apresentado o projeto e foi pedida uma participação ativa no mesmo.

Comemorar o dia mundial da criança em tempos de pandemia Instituído em 1950 pela ONU - Organização das Nações Unidas, o Dia Mundial da Criança é celebrado anualmente no dia 1 de junho, com o objetivo de mostrar que todas as crianças têm os mesmos direitos, independentemente da raça, cor, religião, origem social, país de origem.

Com esta iniciativa, o município pretendia ainda auxiliar o comércio local, que devido à pandemia COVID-19, também atravessa grandes dificuldades. Assim, os prémios atribuídos no referido concurso, foram vouchers para gastar nas lojas aderentes do comércio local; esta foi mais uma medida a juntar às que já foram tomadas e que pretendem diminuir os problemas causados por esta pandemia. A autarquia irá ainda oferecer t-shirts às crianças, num ato simbólico, mas que pretende mostrar que apesar das circunstâncias, este dia não pode ser esquecido por tudo aquilo que significa.

Neste ano tão atípico em que as crianças ficam privadas de poder comemorar de uma forma “normal” o Dia Mundial da Criança, a autarquia quis fomentar a imaginação e criatividade dos mais novos desafiandoos a participar no Concurso Literário e de Desenho subordinado ao tema “Como gostarias de comemorar o Dia Mundial da Criança”. Este concurso incluiu crianças desde o ensino pré-escolar até ao 2º ciclo. Viver Vinhais | 41


COMEMORAÇÕES DO FERIADO MUNICIPAL

conta todos os constrangimentos que a Pandemia do Novo Coronavírus causou, e seguindo escrupulosamente as orientações das autoridades de saúde nacionais para prevenir o potencial risco de propagação da COVID-19, este ano, não foi possível comemorar de forma habitual.

Maio é por excelência o Mês do Município, pois foi a 20 de maio de 1253 que foi atribuída a Carta de Foral a Vinhais pelas mãos de D. Afonso III, outorgado por D. Manuel I a 4 de maio de 1512. A atribuição da carta foral é o evento mais importante da história de uma vila. É neste documento que se estabelece um concelho/ município e onde se regula a sua administração, direitos e deveres.

A 20 de maio de 2020, comemoram-se 767 anos de um período que conta a história vinhaense, daqueles que lutaram por todos nós, pela sua terra, e que merecem a mais elevada deferência pelo simbolismo de representar cada um dos nossos ascendentes. Por toda a sua importância, o Município de Vinhais celebrou o feriado municipal com fortes restrições para evitar a concentração de pessoas, de forma a respeitar as medidas de contenção da disseminação da infecção, tendo sido respeitado o uso de máscara individual, o distanciamento social e a higienização das mãos.

Todos os anos há diferentes atividades culturais para comemorar este acontecimento, no entanto, tendo em

42 | Boletim Municipal


Neste dia, para além da tradicional cerimónia do hastear das bandeiras, defronte dos Paços do Município, a edilidade incluiu, este ano, no programa oficial das comemorações, uma projeção em vídeo nas paredes da Câmara com uma mensagem de agradecimento a todos os que estão na linha da frente deste combate, acompanhado pelos desenhos feitos pelos meninos do concelho de Vinhais. O 20 de maio é uma data comemorada anualmente com muita alegria, convívio entre todos e um cartaz cultural diverso, onde entroncam os valores endógenos e sociais representados de várias formas.

Viver Vinhais | 43


Vinhais recebeu Programa Blog Trip

Vinhais recebeu no dia 18 de junho, a visita de bloggers e jornalistas que integram o Programa Blog Trip do Turismo Porto e Norte. O objetivo deste programa prendese com o facto de querer dar ainda mais visibilidade à zona norte de Portugal, mostrando ao mundo as maravilhas que por cá existem através dos olhares de bloggers e jornalistas experientes na matéria, que saberão descrever na perfeição tudo que vão descobrir ao longo destas viagens. Com início, na aldeia de Rio de Onor em Bragança, o dia terminou no Parque Biológico de Vinhais, em pleno Parque Natural de Montesinho, onde pernoitaram e de onde seguiram viagem pela região transmontana. O Presidente da Turismo do Porto e Norte de Portugal, Luís Pedro Martins, marcou presença em Vinhais, no Parque Biológico, aproveitando a ocasião para reunir com o Presidente da Câmara Municipal, Luís Fernandes. 44 | Boletim Municipal

Cerimónia oficial do Hastear da Bandeira “Qualidade de ouro 2020” na Praia Fluvial da Ponte de Soeira

Foi a 27 de junho de 2020, que teve lugar a Cerimónia oficial do Hastear da Bandeira “Qualidade de ouro 2020”, na Praia Fluvial da Ponte de Soeira, no concelho de Vinhais. Este ato simbólico do hastear da bandeira foi executado pelo presidente da Câmara Municipal de Vinhais, Luís Fernandes, e pela presidente da Quercus, Paula Silva, que contou ainda com a presença de várias entidades. A água da praia fluvial da Ponte de Soeira conta com a qualificação de Excelente já desde o ano de 2011, o que prova a qualidade e a sustentabilidade do património paisagístico e natural que a envolve.


De salientar ainda, que Vinhais é o concelho do distrito de Bragança com mais praias fluviais com águas de qualidade excelente para a prática balnear, Ponte de Soeira, Ponte da Ranca e Ponte de Frades. Para o autarca vinhaense,“é um orgulho para o concelho ter estas distinções das praias com qualidade ouro, é um mérito de todos, que trarão sobretudo vantagens para o nosso concelho.” Aproveitou ainda a ocasião para evidenciar a “importância de ter um espaço como a Praia Fluvial de Soeira que vai contar em breve com uma requalificação que iniciará em breve, em resultado de uma candidatura feita pelo município.”

Ponte da Ranca

Com este gesto, a Quercus pretende destacar a crescente qualidade ambiental e turística das praias fluviais de Portugal, apelando aos portugueses que façam um uso responsável das mesmas. Ponte de Frades

Ponte de Soeira

Viver Vinhais | 45


A PANDEMIA Município de Vinhais investe mais de 400 mil euros em medidas tendo em conta a Pandemia

A Pandemia trouxe grandes alterações e constrangimentos a todos. Foi necessário tomar medidas preventivas para ultrapassar ou evitar os problemas causados pela Pandemia. O Município de Vinhais, de forma a evitar situações de potencial contágio e salvaguardar a saúde e segurança de todos os cidadãos, tomou desde logo, diversas medidas que decorreram das orientações indicadas pela Direção Geral da Saúde. Contudo, para além de todas as medidas que foram implementadas por imposição das autoridades de 46 | Boletim Municipal

saúde, o Município de Vinhais já investiu mais de 400 mil euros na execução de várias medidas de diferentes áreas de apoio, destacando-se a área social, educação, saúde e economia do concelho. Entre estas medidas, destaca-se a aquisição de vários materiais de proteção no valor de 50 mil euros. Importa ainda salientar a isenção do pagamento de água e resíduos para as IPSS’s, comércio e indústria, nos meses de abril e maio, bem como a isenção de 50% desses pagamentos para os consumidores domésticos. Ainda durante este período, encontram-se isentas de pagamento, as rendas de edifícios que são propriedade


do município. A autarquia vai ainda prescindir da participação na percentagem de 5% no IRS a favor dos contribuintes do concelho, num valor superior a 150 mil euros. Foi ainda aprovado um subsídio de 4 mil euros atribuído a cada IPSS do concelho, tendo também sido despendida uma verba no valor de 4300 euros, para a realização de testes à COVID-19 em todos os lares do concelho. No setor agrícola, o poder local determinou um apoio de 21 mil euros no combate à vespa da galha do castanheiro, e ainda 20 mil euros no apoio aos criadores de gado, para a desparasitação, ao que acresce uma comparticipação de medicamentos utilizados na terapêutica de bovinos, ovinos, caprinos e suínos.

Na educação foi adquirido material informático, para os alunos do concelho, no valor de 20 mil euros.

Viver Vinhais | 47


• Implementação Atuação;

do

Plano

Interno

de

pelo Fornecimento de Água;

• Implementação de medidas para prevenção e controlo da infeção;

• Encerramento de todos os equipamentos culturais (Centro Cultural de Vinhais, Casa da Vila e Centro Interpretativo do Porco e do Fumeiro);

• Cancelamento de Feiras (quinzenais, mensais e temáticas);

• Encerramento do Parque Biológico de Vinhais; Parque Verde e Posto de Turismo;

• Cancelamento de atividades em todos os equipamentos culturais, incluindo as projeções cinematográficas, e outras que sejam organizadas e promovidas pelo Município ou em parceria;

• Encerramento de todas as instalações sanitárias públicas;

• Suspensão da utilização das piscinas municipais e dos restantes equipamentos desportivos municipais;

• Encerramento obrigatório dos estabelecimentos de restauração e/ou de bebidas, de todo o concelho, a partir das 21:00h;

• Suspensão da Contagem e Cobrança das Tarifas

• Redução da lotação máxima dos bares, restaurantes

48 | Boletim Municipal

• Proibição de utilização de parques infantis e de outros equipamentos de lazer;


• Desinfeção concelho;

e similares em 1/3 (um terço); • Encerramento dos cemitérios do concelho, salvo para realização de atos fúnebres, sendo estes restritos aos familiares; • Suspensão do transporte de doentes oncológicos, a partir do dia 20 de março; • Suspensão do passageiros;

transporte

público

flexível

das

ruas

na

sede

do

• Suspensão das Reuniões de Câmara por tempo indeterminado; • Declaração de ativação do Plano Municipal de Emergência e Proteção Civil de Vinhais;

de • Encerramento de todos os serviços municipais que tenham atendimento ao público;

• Suspensão do Balcão Móvel; • Encerramento do Canil, com a garantia de serviços mínimos, devendo contactar, em caso de necessidade, o número de telefone: 937 822 966; • Em articulação com as forças de segurança, impedir a movimentação de grupos, excursões e autocaravanas que tentem aceder ao concelho de Vinhais; • Redução de trabalhadores nos respetivos serviços municipais, através da implementação de um sistema de rotatividade, assegurando-se assim os serviços essenciais, e salvaguardando todas as medidas profiláticas aplicáveis por orientação da DGS (Direção Geral de Saúde); • Implementação de um serviço de apoio a bens de primeira necessidade e medicamentos, conforme as necessidades apresentadas por cada munícipe;

• Prorrogação de prazos, até 30 de junho de 2020, para a prática de atos no âmbito de todos os processos e procedimentos administrativos, designadamente pagamento de água, rendas, tarifas, taxas e licenças; • Forneceu material de desinfeção a todas as Juntas de Freguesia do concelho; • Forneceu algum equipamento de proteção aos Bombeiros, GNR, Centro de Saúde e IPSS`s; • Procedeu à difusão sonora de mensagens de sensibilização da campanha “Fique em casa”, no sentido do isolamento profilático obrigatório, para todos os cidadãos que regressassem do estrangeiro; • Disponibilização de contactos diretos para constrangimentos relacionados com água, saneamentos, limpeza urbana e luz - 939 518 812, 933

Viver Vinhais | 49


321 165 ou 939 518 863; • O serviço de proteção civil encontrou-se disponível, 24 horas por dia, através dos contactos telefónicos: 936 190 756 e 937 518 871; • Em articulação com todos os supermercados, definiu um horário de atendimento prioritário, exclusivo para profissionais de saúde, bombeiros, GNR e proteção civil, desde que devidamente identificados, de forma a enaltecer o trabalho que cada uma destas entidades tem feito por todos nós; • A autarquia criou um novo serviço que visa a melhoria da qualidade de vida dos profissionais de saúde do Centro de Saúde de Vinhais, garantindo as suas refeições, em regime take away; • Disponibilização da Hospedaria do Parque para ser utilizado como alternativa para qualquer eventualidade que decorra da Pandemia COVID-19, como por exemplo alojar utentes de lares e de IPSS’s; • Criação da Bolsa de Voluntários IPSS’s do Concelho de Vinhais | COVID-19; • Câmaras do distrito juntaram um milhão de euros para combater o novo coronavírus; • Vinhais exigiu a manutenção da obrigatoriedade de isolamento profilático a quem chegasse ao concelho; • Isentou os consumidores domésticos do pagamento das tarifas pelo fornecimento de metros cúbicos de água, na percentagem de 50%, incluindo os referentes aos resíduos sólidos e saneamento,

50 | Boletim Municipal

nos meses de abril e maio do corrente ano, bem como isentar da totalidade do pagamento as IPSS, comércio e indústria do concelho; • Isentou as famílias do pagamento das rendas dos edifícios, propriedade do município de Vinhais, quer habitacionais, quer outros edifícios durante o mesmo período; • Propor à Câmara Municipal que delibere prescindir da participação na percentagem de 5% no IRS (ou seja a sua totalidade) a favor das pessoas que apresentem a declaração do IRS no concelho, sendo a mesma proposta submetida à Assembleia Municipal para aprovação; • Autarquia colocou desinfetantes em todos os multibancos; • A Câmara Municipal de Vinhais distribuiu, um total de 310 viseiras, às IPSS’s do concelho, GNR (Vinhais e Rebordelo), Santa Casa da Misericórdia de Vinhais, Centro de Saúde e Bombeiros Voluntários de Vinhais; • A Câmara Municipal de Vinhais fez chegar às Juntas e Uniões de Freguesia do concelho de Vinhais várias unidades de desinfetante; • Implementação de um serviço de entrega e recolha de material pedagógico, para que todos tivessem acesso a todo o tipo de informação fundamental para o processo de aprendizagem. • No caso de ser necessário recorrer a serviço de fotocopiadora, este serviço, desde que solicitado será também assegurado pelo município;


• Ao nível do apoio aos lares do concelho foi adjudicado, pela Câmara Municipal de Vinhais, a uma empresa da especialidade, a recolha, durante o período de 3 meses, dos resíduos produzidos nestas instituições e que não podem ser depositados nos contentores do “lixo normal”; • A Câmara Municipal de Vinhais em colaboração com a CIM-TTM (Comunidade Intermunicipal das Terras de Trás-os-Montes) entregou 2350 máscaras cirúrgicas às IPSS’s (Instituições Particulares de Solidariedade Social) do concelho;

concelho no valor de 20.000 euros; • Distribui kits de proteção ao comércio local e aos trabalhadores municipais; • Município distribuiu kits de proteção em todo o concelho; • Autarquia colocou doseadores nas igrejas do concelho.

• Ao nível das IPSS’s foi aprovado um subsídio, no valor de quatro mil euros (4.000€), a atribuir a cada instituição, para fazer frente às despesas causadas pela pandemia; • A autarquia assegurou a comparticipação dos medicamentos utilizados para a terapêutica de bovinos, ovinos, caprinos e suínos, que serão assistidos pelo Piquete Veterinário, até ao final do ano (2020); • Assegurar a desparasitação gratuita de todos os animais de interesse pecuário, cuja sanidade é efetuada pela OPP (Organização de Produtores Pecuários) – Vinhais, no presente ano de 2020; •

Redução da taxa de abate, que permite aos talhantes que adquirem os animais no concelho e que sejam abatidos no Matadouro de Vinhais, paguem apenas 50% da taxa de abate, permitindo, desta forma, que os criadores de gado aumentem o número de venda dos seus animais, isto durante os meses de maio, junho e julho de 2020; • Disponibilizou material informático a alunos do

Viver Vinhais | 51


FEIRAS

Feira do Fumeiro de Vinhais supera expectativas

De 6 a 9 de fevereiro, os dias foram de grande festa em Vinhais com mais uma edição da Feira do Fumeiro de Vinhais, que comemorou este ano a sua 40ª edição, superando todas as expectativas. Por Vinhais, passaram, durante os quatro dias, mais de 80 mil visitantes, o que ilustra bem a importância deste certame, que contou com 70 produtores de fumeiro, mas na totalidade, foram cerca de 500 expositores que marcaram presença. Estes indicadores não resultam apenas das ações de promoção bem conseguidas, mas sim da afirmação da qualidade, do sucesso organizativo, da excelência dos produtos e de tudo o que envolve a Feira do Fumeiro. O esforço que tem sido feito para superar a qualidade anual do certame, reflete-se no número crescente de visitantes, que de ano para ano constituem a mais 52 | Boletim Municipal

inequívoca evidência dos resultados obtidos. Trata-se de um certame que assume grandes dimensões, apresentando novidades todos os anos, seja a melhoria dos espaços para exposição, o aumento do número de pavilhões, a maior diversidade, entre outros. Nas palavras do Presidente da Câmara, Luís Fernandes, “o balanço é muito positivo, uma vez que a afluência foi muito grande, com os vários espaços da feira sempre repletos de gente, e o principal, os produtores escoaram grande parte dos produtos que trouxeram, o que significa que o objetivo foi atingido mais um ano.” O Edil refere ainda que “a realização deste evento é fundamental, pois, assume grande importância na economia local, mas também a nível regional”. Quinta-feira, dia 6, entre as várias entidades presentes,


destaca-se a presença de três secretários de Estado, Secretária de Estado da Valorização do Interior, Doutora Isabel Ferreira, o Secretário de Estado da Descentralização e da Administração Local, Dr. Jorge Botelho e em representação do Primeiro-Ministro, o

Jornadas Técnicas dedicadas ao tema, bem como, o Concurso Nacional de Suínos da Raça Bísara, sendo esta a raça que dá origem ao maravilhoso fumeiro de Vinhais. Neste dia, marcaram presença o Secretário de Estado Adjunto e da Educação, Dr. João Costa e o Secretário de Estado do Planeamento, Dr. José Mendes. A Animação desta noite ficou a cargo de António Zambujo, Dj Ecletik e DJ Green. Sábado, decorreu o Concurso do Melhor Salpicão, as chegas de touros, Demonstrações culinárias com produtos de Vinhais e muita animação, sendo que a noite foi animada pelo magnífico concerto dos Expensive Soul, Dj Pantaleão e DJ Tiger Lewis, numa tenda de espetáculos de grandes dimensões, mas que mostrou ser pequena para acolher todos os que queriam assistir aos espetáculos.

Secretário de Estado da Agricultura e Desenvolvimento Rural Dr. Nuno Russo, que deixou como garantia a alteração do estatuto da agricultura familiar, com a atribuição de benefícios a quem se quiser dedicar à atividade. O secretário de Estado referiu ainda que certames como a Feira do Fumeiro são “fundamentais” para o setor agrícola, porque é na feira que se encontra a “parte final de todo um ciclo de produção”. Para Isabel Ferreira, “sempre que se introduz conhecimento em qualquer setor vamos conseguir um valor acrescentado em toda a cadeia… os produtos originais, aqueles que têm procura e valor comercial, têm que se manter, com estratégias de comercialização internacional, e também abertura a mais inovação”. Sexta-feira, foi o dia dedicado ao porco bísaro, com as

Domingo, a cerimónia de entrega de prémios do concurso do melhor salpicão decorreu no pavilhão do fumeiro, onde estiveram presentes o Secretário de Estado Adjunto e da Administração Interna, Dr. Antero Luís, e o Deputado Jorge Gomes, entre outras entidades civis, militares e religiosas. Viver Vinhais | 53


À tarde, houve grande animação com o Festival Folclórico. Durante os quatro dias de feira, foram vendidas várias

toneladas de fumeiro, possibilitando a um concelho pequeno, que nem sempre recebe a atenção merecida, e a muitos dos seus agricultores e produtores, usufruir neste evento de um retorno financeiro de outra forma inalcançável. O Fumeiro é considerado um dos motores mais importantes da economia do concelho, gerando um volume de negócio que atinge os 6 milhões de euros/ano, tendo à sua frente apenas a castanha, também fundamental no setor económico. Além do fumeiro, os visitantes encontraram um espaço gourmet, tasquinhas tradicionais, maquinaria agrícola, espaço de espetáculos, exposição de animais, pavilhão de artesanato/empresas e instituições.

Classificação 1º 2º 3º 4º 5º 6º 7º 8º 9º 10º

Prémio 175€ 150€ 135€ 125€ 115€ 105€ 95€ 85€ 75€ 65€

54 | Boletim Municipal

Vencedor Regina Fernandes (Romariz) Celestino Cruz (Caroceiras) Armelina Pires (Penso) Adélia Carvalho (Nunes) Henrique Miranda (Salgueiros) Bernardete do Vale (Vila Boa) Adelaide Borges (Penso) Rita Ulema Afonso (Nunes) Maria Gomes (Travanca) Natália Vaz (Fresulfe)


Apresentação do livro “Reminiscências Cripto-Judaicas nas Alheiras Transmontanas” A apresentação do livro “Reminiscências CriptoJudaicas nas Alheiras Transmontanas”, realizou-se ao início da tarde do dia 8 de fevereiro de 2020, no auditório instalado na 40ª Feira do Fumeiro de Vinhais. Estiveram presentes Mouette Barboff, autora do livro, Artur Marques, Chefe de Gabinete da Câmara Municipal de Vinhais e Humberto Sá Morais, um dos participantes do estudo antropológico realizado pela autora. Este livro é o resultado de uma longa pesquisa no terreno, junto das populações transmontanas, um trabalho etnográfico de observação próxima, de recolha de testemunhos e de fotografia. Desde a matança do porco ao consumo das alheiras, Mouette Barbboff desvenda, passo a passo, os elementos ritualísticos que envolvem e explicam todo o processo. Minuciosamente, a autora demonstra como os gestos, os modos de fazer, os nomes atribuídos e a envolvência comunitária sinalizam reminiscências cripto-judaicas impregnadas na prática tradicional de produção e consumo das alheiras. Viver Vinhais | 55


Capítulo da Confraria do Porco Bísaro O Oitavo Capítulo da Confraria Gastronómica do Porco Bísaro e do Fumeiro de Vinhais, teve lugar na manhã de sábado da Feira do Fumeiro, dia 8 de fevereiro.

Apresentação do Livro “Saber (a) Vinhais” Foi durante a tarde de sábado, do dia 8 de fevereiro, no Auditório instalado na 40ª Feira do Fumeiro de Vinhais, que foi apresentado o Livro “Saber (a) Vinhais”. Este livro tem como objetivo dar um contributo para uma carta gastronómica, o que levou António Monteiro, Pedro Fernandes, Roberto Afonso e Virgílio Nogueira Gomes a escrever esta obra. O livro, com mais de 200 páginas, divide-se em 7 capítulos que descrevem a vida e os costumes das pessoas em 1950, sendo um dos capítulos dedicado à gastronomia vinhaense com as receitas tradicionais como o Cusco, o Folar ou a Sopa de Castanha. A leitura desse livro oferece um amplo conhecimento sobre Vinhais, a história deste povo, o que eram os hábitos e os costumes vinhaenses, em termos gastronómicos e etnográficos há quase 70 anos.

56 | Boletim Municipal

O Fumeiro de Vinhais e o Porco Bísaro, tem merecido por parte da Autarquia uma atenção muito especial, ao ponto de hoje ser conhecido e reconhecido em todo o País como produto de excelência, fazendo já parte do património gastronómico de qualidade, cada vez mais exigente. Desta forma, em 2013 foi constituída a Confraria Gastronómica do Porco Bísaro e do Fumeiro de Vinhais. Trata-se de uma associação sem fins lucrativos e de duração ilimitada, que tem como objetivos a investigação, defesa e divulgação do património gastronómico ligado ao porco bísaro e à sua tradição cultural, bem como, do fumeiro de Vinhais. Neste capítulo foram entronizados 4 novos confrades,

Isabel Ferreira, Secretária de Estado da Valorização do Interior, Inácio Fernandes, criador de Porco Bísaro e Produtor de Fumeiro, Miguel Fernandes, Diretor da Feira do Fumeiro e Marisa Alves Lopes, sobrinha do Confrade Moisés Alves, falecido em 2017, tendo sido passada a sua capa à sobrinha por vontade expressada pelo próprio.


Foi ainda anunciado e proclamado o novo Grão-Mestre da Confraria, o Confrade Roberto Afonso. Nas palavras da ainda GrãoMestre Carla Alves, “a escolha foi unânime, pois Roberto Afonso é uma pessoa de Vinhais, alguém que tem trabalhado de forma muito empenhada nas questões culturais, muito interessado no tema da etnografia e com disponibilidade, saber e atitude para desempenhar estas funções.”

Viver Vinhais | 57


Final do Campeonato Nacional de Chega de Touros O Campeonato Nacional de Chegas de Touros de Raça Mirandesa realizou-se em Vinhais, entre 20 de julho de 2019 e 8 de fevereiro de 2020. A grande final, aconteceu no dia 8 de fevereiro, inserida no programa da 40ª Feira do Fumeiro de Vinhais. O Concurso divide-se em 2 categorias, Touros com mais de 5 anos e Touros com menos de 5 anos. Estiveram presentes criadores de todo o solar da raça mirandesa, oriundos de Vinhais, Bragança, Macedo de Cavaleiros, e Vimioso. Esta é uma tradição com muitos adeptos e que o público aprecia bastante.

58 | Boletim Municipal


Secretários de Estado visitam Vinhais Foi durante a manhã de 7 de fevereiro de 2020, que o Senhor Secretário de Estado Adjunto e da Educação, Dr. João Costa e o Secretário de Estado do Planeamento, Dr. José Mendes, visitaram a 40ª Feira do Fumeiro de Vinhais. Para além desta visita, o Dr. João Costa aproveitou para ver as obras de requalificação da Escola Sede do Agrupamento de Escolas D. Afonso III de Vinhais, com Luís Fernandes, Presidente da Câmara Municipal de Vinhais, Rui Correia, Diretor do respetivo agrupamento, entre outros membros institucionais.

Viver Vinhais | 59


1

2

5

6

3

4 7

60 | Boletim Municipal


9

10

8

1 - Associação Cultural e Recreativa de Santa Eulalia 2 - Chamamusical 3 - Gaiteiros de Zido 4 - Pauliteiras de Malhadas 5 - António Zambujo 6 - Dj EcletiK 7 - Dj Green 8 - Expensive Soul 9 - Dj Pantaleão 10 - Dj Tiger Lewis

Viver Vinhais | 61


PERSONALIDADE

O Vinhaense

62 | Boletim Municipal


Pandemia… CoronaVírus… COVID-19… Máscaras… Desinfetante… São seguramente as palavras mais ouvidas no ano de 2020. O mundo está em dificuldades, está a viver uma pandemia que se tem revelado muito perigosa e muitas vezes até mortal. O inimigo, o tal corona vírus, esse, é invisível, e é isso que o torna tão perigoso. Fomos obrigados a descobrir uma nova forma de vida, de estar, de viver (ou não) em comunidade. O medo apoderou-se de nós, temos receio de tudo e todos, tememos pela vida dos que mais amamos ao mesmo tempo que tememos estar com eles, temos até receio de nós mesmos. O mundo mudou e provavelmente nunca mais nada será igual. Neste boletim, a Câmara quer agradecer e enaltecer o comportamento de todos os vinhaenses, fazendo assim “O Vinhaense” a personalidade deste boletim. O Vinhaense encarna todas as pessoas do concelho de Vinhais. É nelas, na sua resiliência, sapiência e forma de estar, que encontramos o verdadeiro sentido do ser humano, capaz de enfrentar e superar as maiores dificuldades. Desde o início da sua existência que o povo de Vinhais é reconhecido pela força, pela coragem, por travar lutas em nome do bem comum,este foi mais um exemplo disso. Foram dias complicados, meses longos,

num tempo que parecia não ter fim e a verdade é que ainda não há fim à vista para este flagelo, como tal, há que manter todos os cuidados e precauções, na certeza que da parte do município tudo será feito para proteger a todos da melhor maneira. Os tempos próximos vão continuar a exigir de todos muito rigor, conjugação de esforços sinergias profícuas, determinação e coragem. Nenhum de nós passou até ao momento por momentos tão difíceis e desafiantes, que apelam à unidade de todos. O compromisso da Câmara Municipal é como em tudo, total, dispondo todos os recursos necessários, com foco nas pessoas, para sair desta guerra como vencedores. Assim, felicitamos todos os munícipes do concelho, pela forma exemplar como têm lidado com este vírus, num comportamento responsável e admirável. Uma palavra de agradecimento sentida aos profissionais de saúde, forças de segurança, proteção civil, técnicos e auxiliares das IPSS’s e todos os agentes do setor social, voluntários, juntas de freguesia, profissionais públicos e privados, associações e funcionários municipais, que têm sido insuperáveis. Às famílias e amigos dos que faleceram devido a esta pandemia, deixamos uma palavra de sentidas condolências e um abraço amigo.

Viver Vinhais | 63


NEM A PANDEMIA NOS FAZ PARAR

Centro Escolar Trabalhamos por si e para si! Vinhais tem sido um verdadeiro “estaleiro de obras”. Entre as várias obras que estão já a ser realizadas e as que estão em fase de concurso, podemos dizer que estamos a melhorar e embelezar ainda mais a nossa terra. São equipamentos que se mostram fundamentais a vários níveis, quer no turismo, na área social ou na cidadania. Além de todas as funções que assumem, são obras imponentes, muito bonitas que vão dar mais dinâmica, mais eficiência e mais atratividade a Vinhais. Queremos salientar que, mesmo a atravessar uma pandemia que trouxe vários constrangimentos, a autarquia de Vinhais nunca interrompeu as obras que tinha em curso.

64 | Boletim Municipal

Centro Escolar

Luís Fernandes, presidente do município, diz mesmo que, “durante a fase de confinamento, o trabalho não parou, e foram até lançadas novas obras a concurso, que em breve irão iniciar. No caso do Centro Escolar, a pausa


Centro Escolar

alargada que aconteceu nas aulas, permitiu até um maior avanço na obra.”

Centro Escolar O tão desejado e necessário Centro Escolar, onde foram iniciadas as obras de requalificação em fevereiro, e no qual se tem trabalhado continuamente, tem como objetivo dar todas as condições aos alunos do concelho.

Centro Interpretativo do Diabo e da Morte O Centro Interpretativo do Diabo e da Morte, representa mais um equipamento turístico que vai fazer as maravilhas de quem o visitar e que pretende mostrar uma tradição secular e única: o Dia dos Diabos.

Viver Vinhais | 65


A Casa da Cidadania é acima de tudo a recuperação de um Solar que pertenceu a Estêvão de Mariz Sarmento, Governador da vila de Vinhais. Em 1666 resistiu heroicamente aos ataques do General Pantoja, quando este invadiu o Nordeste Transmontano. Assim sendo, este Solar também conta um pouco da história de Vinhais e encontrava-se já num estado muito degradado, sendo urgente a sua recuperação. Tendo em conta que o edifício é propriedade da Santa Casa da Misericórdia, só foi possível avançar com a obra por ter havido um entendimento entre as partes.

66 | Boletim Municipal


O Parque de Jogos e Lazer no Bairro dos Cabeรงos, vem trazer a este bairro e aos bairros vizinhos uma zona de lazer, desporto e um Parque Infantil.

Viver Vinhais | 67


O Albergue de Peregrinos de Vinhais, está a ser construído ao lado do Centro Cultural Solar dos Condes de Vinhais, requalificando assim todo o espaço envolvente com uma obra importante e há muito solicitada pelas pessoas, tendo em conta que o nosso concelho é atravessado pelos Caminhos de Santiago, um percurso feito por várias pessoas, oriundas de diferentes locais, que têm agora um local para descansar em Vinhais.

No caso do Centro de Acolhimento, está a ser feita a recuperação de um edifício no Centro Histórico. Tratase de um espaço de qualidade que tem como objetivo promover a satisfação das necessidades dos cidadãos que se encontrem em situação temporária de sem-abrigo e/ou desprovidos de qualquer suporte familiar. Esta reposta social permite assim que as pessoas sejam acompanhadas em regime de acolhimento ou de ambulatório, privilegiando o desenvolvimento de Programas de Treino de Competências diversas como motor impulsionador da sua inserção.

68 | Boletim Municipal


Caminho do Boqueiro: Esta obra está integrada na requalificação do Centro Histórico de Vinhais. Esta zona tem sido alvo de diversas intervenções que têm como intuito a revitalização de uma zona majestosa da vila, que nos transporta para a história, para o início daquela que é hoje, a nossa terra. Assim, a zona envolvente do Centro Histórico ganha beleza, chamando a atenção dos turistas, o que pode ajudar ao incremento do turismo. É também importante, pois quem entra em Vinhais, vindo do lado de Bragança depara-se com uma paisagem lindo e maravilhosa.

Viver Vinhais | 69


70 | Boletim Municipal


O Interface de Transportes está praticamente concluído, fica na parte sul do Centro Cultural, que foi mais uma zona intervencionada em resposta à urgente necessidade de intervenção que evidenciava. Vai dispor assim de um parque de estacionamento, uma zona verde e estação de camionagem, um equipamento absolutamente necessário.

Viver Vinhais | 71


PELAS FREGUESIAS

Agrochão 1 - Prolongamento da saída da Etar 2 - Beneficiação do telhado da Igreja da Nossa Sra do Areal 3 - Início da obra que vai resultar no “Lago dos Incêndios” 4 e 5 - Conclusão da beneficiação de guias 6 - Conclusão da beneficiação do Parque Infantil 1

2 3

72 | Boletim Municipal


4

5

6

Viver Vinhais | 73


Celas 1 - Obras de calcetamento de rua - Celas 2 - Limpeza de caminhos rurais- São Cibrão 3 - Limpeza caminhos - Mós de Celas 4 - Criação de acesso a mãe de água - São Cibrão 5 - Limpeza de depósitos de regadio - Celas 6 - Reparação de caminhos com saibro - Mós de de Celas e Negreda 7 e 8 - Limpeza de canais de rega e parque de merendas - Celas 9 - Limpeza de caminhos rurais - Celas 1

2

74 | Boletim Municipal

3


4

5

6

7

Viver Vinhais | 75


8

9

Edral 1 - Limpeza da ligação: Sandim - Vilar Seco 2 e 3 - Limpeza da Praia Fluvial de Sandim e da Praia das Águas de Sandim 4 - Construção de muro de suporte de terras - Brito de Lomba

1

76 | Boletim Municipal


3 2

4

Viver Vinhais | 77


Edrosa 1 - Beneficiação dos saneamentos - Edrosa 2 - Ampliação do cemitério - Edrosa

1

Ervedosa 1 - Obras de beneficiação do cemitério Falgueiras 2 - Remodelação das redes de saneamento básico- Soutilha 3 - Construção de passeios - Ervedosa 4 - Colocação de areia na Praia Fluvial de Ervedosa 2

78 | Boletim Municipal


1

2

3

4

Viver Vinhais | 79


Paçó 1- Ampliação do largo - Paçó

1

80 | Boletim Municipal


Rebordelo 1 - Pavimentação zona adjacente à estrada EN103 2 - Pavimentação zona adjacente à estrada R206 3 - Construção de muro de suporte de terras - Rua cimo do Lombo 4 - Revestimento interior e exterior do edifício da Comissão de Festas de N.ª Sra da Penha de França 5 - Requalificação da zona envolvente do Pavilhão Desportivo da Escola EB1 6 - Criação de zona desportiva para a prática de desportos de praia - Escola EB1 7 - Arranjos exteriores na zona envolvente à Escola EB1 8 - Construção de muro de suporte de terras e alargamento de caminho - Rua cimo do Lombo 9 - Criação de linha de paragem para transportes coletivos

2

1

3

Viver Vinhais | 81


1 4

5

82 | Boletim Municipal


6

8

7

9

Viver Vinhais | 83


UF de Moimenta e Montouto 1 - Limpeza de bermas na freguesia 2 - Arranjo de caminhos e colocação de manilhas

1

UF de Nunes e Ousilhão 1 - Arranjo de ruas - Nunes 2 - Construção de largo - Romariz

2

84 | Boletim Municipal


1

2

UF de Soeira, Fresulfe e Mofreita 1 - Colocação de depósito de água - Fresulfe

1

Viver Vinhais | 85


UF de Quirás e Pinheiro Novo 1 - Construção de lavadouros - Vilarinho de Lomba 2 - Recuperação de caminho e limpeza de estrada de acesso a Sernande 3, 4 - Limpeza das bermas N509 - Pinheiro Novo/ Pinheiro Velho 5 - Limpeza de ruas - Quirás 6 - Arranjo de cruzamento - Quirás 7 - Colocação de contadores - Pinheiro Velho 1

2

86 | Boletim Municipal

3


4

6

5

7

Viver Vinhais | 87


UF de Travanca e Santa Cruz 1 - Colocação cubos de acesso ao depósito água

1

UF de Sobreiró de Baixo e Alvaredos 1 - Prolongamento da saída da ETAR

1

88 | Boletim Municipal


UF de Vilar de Lomba e SĂŁo Jumil 1 - Limpeza de caminhos rurais - Ferreiros

1

Viver Vinhais | 89


Vale das Fontes 1 - Constução da Capela das Minas 2 - Obras de beneficiação do largo da Capela de São Miguel - Nuzedo de Baixo

1

2

90 | Boletim Municipal


Vila Boa 1 - Obras de requalificação de ruas 2 - Obras de beneficiação de lavadouro 3 - Calcetamento de acesso

1

2

3

Viver Vinhais | 91


Vilar de Ossos 1 - Beneficiação do adro da Capela do Divino Senhor do Campo -Vilar de Ossos 2 -Arranjo da zona de lazer - Zido 3 - Conclusão do anexo da escola - Zido

1

2

92 | Boletim Municipal

3


Vilar Sêco 1 e 2 - Limpeza e arranjo dos caminhos agrícolas na freguesia 3 - Conclusão dos lavadouros e espaço envolventeGestosa

1

2

Viver Vinhais | 93


3

Vilar dos Peregrinos 1 - Obras de Beneficiação da Igreja de São Salvador Vilar dos Peregrinos

1

94 | Boletim Municipal


Vinhais 1 - Construção de Ramal de ligação geral de saneamento e asfaltamento junto à N103 - Lugar de Santo António 2 - Alargamento de estrada Bairro do Eiró 3 - Construção de muro de suporte de terras na rua dos Carreirões 4 - Construção da pracinha - Bairro da Ucha 5 - Construção de passeios - Bairro do Carvalhal 6 - Estação elevatória de saneamentos 7 - Arranjo de muro - Escola de Pesca - Armoniz 1

2

3

Viver Vinhais | 95


4

6

96 | Boletim Municipal

5

7


Viver Vinhais | 97


NOME

ESTACIONAMENTO Nunes

Afonso Martins Patrício, Táxis Unipessoal Lda Edral

936 583 223

Alberto dos Anjos Rebordelo

Rebordelo

278 369 181

Américo Fernandes & Filhos, Lda

Rua Nova - Vinhais

934 501 453

Américo Fernandes & Filhos, Lda

Quirás

933 610 122

Ângelo Carlos Seixas

Agrochão

278 349 393

Asdrubal Domingues da Cruz

Sobreiró de Baixo

273 772 289

Augusto César Afonso

Valpaço

273 696 189

Auto Táxis Serra da Nogueira

Celas

964 065 287

Carlos Alberto Rodrigues Gomes

Espinhoso

963 040 720

Carlos Alberto Vaz

Ousilhão

937 567 138

Cipriano Augusto Sá

Rebordelo

933 484 620

Filipe Fortunato Unipessoal, Lda

Ervedosa

937 237 414

Filipe Fortunato Unipessoal, Lda

Agrochão

937 237 414

João Batista Fernandes

Penhas Juntas

273 669 146

Luís Batista Fernandes

Vila Verde

273 772 421 936 282 516

Manuel António Pereira

Vila Boa

273 772 271

Manuel João Rodrigues

R. Dr. Álvaro Leite - Vinhais

936 193 728

Manuel José Fernandes Gonçalves

Paçó

273 659 123

Silvina de Fátima Diegues Morais

Rua Nova - Vinhais

938 198 914

Táxis 3R (Maria Luísa Rodrigues)

Tuizelo

934 176 551

Táxis 3R (Maria Luísa Rodrigues)

Rua Nova - Vinhais

934 176 551

Táxis António J. Domingues, Lda

Vilar Sêco

273 689 160

Táxis Guerreiro de Carvalho, Lda

Moimenta

934 884 015

Táxis Guerreiro de Carvalho, Lda

Pinheiro Novo

934 884 015

Táxis Magalhães & Magalhães

Vilar de Peregrinos

965 394 934

Táxis Magalhães & Magalhães

Edrosa

965 394 934

Táxis Neves, Lda

Rua Nova - Vinhais

933 170 524

Rua Nova - Vinhais

933 656 350

Trans Serra da Coroa, Unipessoal

98 | Boletim Municipal

CONTACTO 934 378 775

TÁXI

CÓDIGO POSTAL: _____-_____ ______________________________________

MORADA: ________________________________________________________

NOME: __________________________________________________________

CÂMARA MUNICIPAL DE VINHAIS, RUA DAS FREIRAS,N.º 13 5320-326 VINHAIS

Abílio José Afonso

CUPÃO PARA A SEGUINTE MORADA:

VINHAENSES E POPULAÇÃO EM GERAL, GRATUITAMENTE, DEVENDO, PARA TAL, PREENCHER E DEVOLVER O ESTE

A CÂMARA MUNICIPAL DE VINHAIS PRETENDE FAZER CHEGAR O BOLETIM MUNICIPAL DE VINHAIS A TODOS OS

CONTACTOS


SERVIÇOS

ESCOLAS

Paços do Concelho - 273 770 300 Receção – 273 770 140| Armazém

273 770 306

Segurança Social de Vinhais

300 516 247

Conservatória do Registo Civil e

273 770 060

Escola E.B1 de Vinhais

273 771 148

Escola B. e Sec. D.Afonso III – Vinhais

273 770 100

POLÍCIA GNR – Vinhais

273 770 090

GNR – Rebordelo

278 369 153

BANCOS

Predial Repartição de Finanças

273 771 433

Centro de Saúde

273 770 150

BPI

273 770 310

Caixa Geral de Depósitos

273 770 170

Crédito Agrícola

273 771 224

FARMÁCIAS

C.T.T. Vinhais

273 771 940

Farmácia Afonso

Tribunal Judicial de Vinhais

273 770 120

273 772 114

Farmácia Albuquerque

273 772 201

273 771 140

Farmácia de Rebordelo

278 368 100

Canil Municipal

EMPRESAS MUNICIPAIS E ORGANIZAÇÕES

Piquete de Águas

939 518 856

ProRuris, EEM

273 771 023

Piquete Veterinário

800 207 747

Bombeiros Voluntários de Vinhais

273 770 250

Centro Cultural

273771438

Santa Casa da Misericórdia

273 771 099

Piscinas Municipais

273 770 307

ANCSUB

273 771 340

ARBOREA

273 770 070

Posto de Turismo

273 770 309

OPP do Concelho de Vinhais

273 771 710

Carne de Vinhais E.M. S.A.

273 772 647

Parque Biológico de Vinhais

273 771 040

Centro de Interpretação do

273 771 416

Parque Natural de Montesinho


MUNICÍPIO DE VINHAIS


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.