O Futuro do Mundo Rural em Questão

Page 106

Ainda de acordo com os mesmos autores, pode afirmar-se que o empreendedorismo é portanto um fenómeno que se caracteriza por uma ligação aos seguintes fatores que muito contribuem para o sucesso de um novo negócio ou atividade de cariz social, e que são normalmente por ordem de importância, os seguintes: i) Informações e conhecimento; ii) Persistência e perseverança; iii) Recursos disponíveis; iv) Qualidade no que se faz; v) Dedicação; vi) Força de vontade e, vii) Capacidade de assumir riscos.

F. Cardoso (2010) acrescenta que empreendedorismo tem sido definido como uma forma diferenciada de afetação ou alocação de recursos assim como a otimização de processos organizacionais, sempre por processos criativos, visando a diminuição de custos e melhoria de resultados, sendo que o conceito é constantemente relacionado com a génese de novos negócios (geralmente micro e pequenas empresas).

3.3 - Perfil / traços inerentes aos empreendedores

Na sequência e em complemento das definições explicitadas no ponto anterior, apresenta-se agora o conceito de empreendedor como alguém que se encontra orientado para a ação, fortemente motivado, e que assume riscos para alcançar os seus objetivos (Meredith et al, 2000). Essa postura exige qualidades pessoais tais como: iniciativa, visão, coragem, firmeza, decisão, resiliência, atitude de respeito humano, capacidade de liderança e de organização (Leite, 2000). Em consonância, constata-se que o empreendedor olha para o mundo como algo em mudança, logo que pode ser transformado, aperfeiçoado, imaginando assim novas realidades possíveis.

A capacidade de imaginar novas realidades é determinante para a sociedade, seja na procura de um novo emprego, na procura de uma oportunidade de negócio ou dentro das próprias organizações. Os empreendedores bem-sucedidos, qualquer que seja a sua motivação pessoal (reconhecimento, desejo de fama, contribuir para a resolução de um problema social, dinheiro ou poder), tentam criar valor e dar resposta a uma necessidade de um segmento da população (Drucker, 2002). Ser empreendedor pode, portanto, ser associado a uma atitude dinâmica perante a realidade em que, face a determinados contextos, internos ou externos, se imaginam respostas de modificação dessa realidade, procurando realizar as suas ações de forma diferente para obter resultados diferentes, e nesse processo de inovar, está a (des)construir a realidade para a recriar (Silva, 2012:5).

105


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.