Boletim Salesiano Nº 52 Maio-Junho 2013

Page 22

O BS entrevistou a Irmã Maria Américo Rolim, Conselheira Geral das FMA e responsável pelo Âmbito da Formação, aproveitando a sua visita de animação à Inspectoria de São João Bosco das Fma. Pode dizer-nos qual é a sua impressão sobre as Filhas de Maria Auxiliadora em Moçambique? É pela segunda vez que venho a Moçambique e foi uma alegria retornar e poder perceber o crescimento da Inspectoria. Nestes dias fiz uma visita de animação com o enfoque particular na formação. Encontrei as Irmãs dedicadas à elaboração dos itinerários formativos a partir da formação permanente, um dos processos do programa de animação do Âmbito da Formação para este sexénio. Trata-se de uma proposta que quer favorecer o envolvimento de toda a comunidade inspetorial na reflexão e confronto, em vista da elaboração de ‘novos’ itinerarios formativos para as diferentes idades e para as fases da formação inicial. Queremos oferecer condições para qualificar a vocação da Filha de Maria Auxiliadora, para que nossas comunidades sejam, de fato, proposta vocacional para as/os jovens. Você pertence ao Conselho Geral das FMA: qual é a situação do Instituto no mundo: algumas coisas a destacar, desafios e dificuldades.

vangelização e no contexto do enfraquecimento da fé e da fragilidade nas relações interpessoais, da falta de referencias significativas e de um ambiente favorável ao crescimento dos jovens. Sentimos a urgência de deixar-nos evangelizar para que possamos evangelizar através de nossa coerência de vida, do nosso testemunho de pessoas consagradas felizes e realizadas na própria vocação, e da opção pelos mais pobres. Nesta caminho de reflexão, A Ir. Maria Américo ‘escutando’ as meninas do Colégio Mª Auxiliadora deparamo-nos com uma sociedade em contínua transformação, com a velocidade das consciente de que a missão eduinovações culturais que geram cativa salesiana tem como priorigrandes progressos científicos e dade anunciar Cristo aos jovens tecnológicos mas que provocam, no contexto em que vivemos. muitas vezes, incertezas e desoriQueremos ser para eles e com entação. eles, “casa que evangeliza” paEntre outros desafios destacamos como oportunidade de reflexão, de conversão e de evangelização: a crise econômica que atinge de modo particular os mais frágeis; o fenômeno migratório motivado sobretudo pela procura de melhores condições de vida; a política que está perdendo a consciência da sua tarefa prioritária de promover o bem comum e o desafio da comunicação que incide na mudança antropológica, com fortes repercussões no mundo das relações interpessoais.

Todo o Instituto está se preparando para o XXIII Capítulo Geral, uma Assembleia mundial que acontece a cada seis anos, para tratar dos assuntos mais importantes relativos à nossa vida, em vista da qualificação de nossa presença na Igreja e no mundo.

Vemos nestes desafios um novo chamado à conversão. Neste mundo - casa que Deus criou por amor para seus filhos e filhas - sentimonos também interpeladas, como comunidades educativas, a passarmos de consumidores exploradores a guardiães da criação.

No processo de reflexão para definir o tema – “Ser, hoje, com os jovens casa que evangeliza” – colocamo-nos no horizonte da Nova E-

Portanto, neste momento histórico, o Instituto acolhe a proposta de evangelização que a Igreja nos faz,

ra que possam fazer experiência de um modo alternativo de viver e de sonhar com um futuro de esperança. Estamos certas de que neste, hoje, como no tempo das origens, Maria nos acompanha pelos caminhos da santidade concreta e contagiante. Ela, a “Senhora dos tempos difíceis”, sustenta a nossa esperança e de confiança, sobretudo nas regiões do nosso mundo que enfrentam também a problemática do envelhecimento, com a diminuição numérica das vocações, a fragilidade vocacional e, em algumas partes, a pouca audácia no anúncio de Jesus. Sabemos que onde está Maria há futuro. Confiantes e com esperança no coração, avançamos certas de que ela nos acompanha e nos ensina, com sua sabedoria evangélica, a buscar respostas adequadas aos tempos atuais, considerando sobretudo as necessidades dos nossos jovens.

º


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.