
1 minute read
Perto
Perto é um ciclo de sessões de exploração sonora para comunidades institucionalizadas, proporcionando uma vivência artística ativa a quem não se pode deslocar aos agentes artísticos. Este “serviço ao domicílio” faz-se de experiências artísticas estimulantes, quer para os que tenham já experiências anteriores nos domínios musicais e/ou artísticos, quer para aqueles que não tenham qualquer tipo de experiência em criação.
Em conjunto com Gil Teixeira e Liza Barley, o objetivo é que este trabalho contribua para a reabilitação da autoestima, promova o combate à exclusão social e incentive o espírito de comunidade. O Perto traduz-se em duas sessões semanais, a acontecer no decorrer do mês de junho de 2020. Estas sessões poderão resultar numa pequena apresentação para a restante comunidade onde se inserem, ou apenas em momentos lúdicos de experimentação. Cada comunidade ditará o seu ritmo, de acordo com as suas especificidades. Perto é uma iniciativa do Circuito –Serviço Educativo Braga Media Arts, com o apoio do Município de Braga.
Advertisement
Gil Teixeira é um artista e educador prolífero que “vê” no som o núcleo aglutinador das suas muitas práticas. Nos seus projetos com comunidades tenta pôr em prática o mantra “Quem está aqui, está na banda”, independentemente do posicionamento dos seus colaboradores no espectro etário, académico, social ou económico. Natural de Barcelos, dedicou-se ao estudo, performance e ensino da guitarra clássica. Fez parte da banda “The Astonishing Urbana Fall”, que mais tarde deu origem aos “La La La Ressonance”. Tem o Curso de Formação de Animadores Musicais da Casa da Música do Porto, que o levou a liderar ou colaborar em diferentes projetos deste Serviço Educativo, nomeadamente na Ala dos Afinados (coro formado na Prisão de Custóias), na Orquestra Som da Rua e no Coro de São Tomé. No contexto do Mestrado em Music Leadership na Guildhall School of Music & Drama, criou o CEEMI, uma banda virtual que “vive” num sinal WiFi e da qual qualquer pessoa pode fazer parte independentemente da sua formação musical.
Liza Barley
O trabalho artístico de Liza Barley desenvolve-se em torno da sua crença de que arte e o contexto se encontram necessariamente ligados e, portanto, ambos devem evoluir em conjunto. É violinista, violetista, sound artist e facilitadora de abordagens criativas e colaborativas na criação de novo trabalho artístico em todo o tipo de contextos comunitários. É licenciada em performance de violino na Vanderbilt University’s Blair School of Music (EUA) e é mestre em Music Leadership da Guildhall School of Music & Drama de Londres. Alguns dos seus projetos mais significativos incluem o Umoja Arts Project, uma organização de arte comunitária que fundou e liderou durante vários anos em Arusha, Tanzânia; workshops, instalações e performances para a Guildhall School of Music & Drama e para o Departamento de Creative Learning do Barbican Centre em Londres.