
2 minute read
Lápis Mágico — Fotografia da luz ao papel
Nunca como hoje se tiraram tantas fotografias. Se pensarmos que num minuto tiramos mais fotos do que em todo o século XIX, o século da sua invenção, conseguimos ter uma ideia do quanto o mundo mudou em apenas 100 anos. Mas será que sabemos como se obtém uma fotografia? Será que quando os pais nos tiram fotos sabemos o processo que se esconde atrás deste gesto rápido? Que magia é esta que nos permite colocar no papel de forma tão fiel o que observamos com os nossos próprios olhos?
É o que vamos descobrir neste workshop de fotografia, onde pequenos e graúdos, numa atmosfera de descoberta, colocam mãos à obra para dominar a luz e fixar as imagens em papel.
Advertisement
Borges
Público-alvo: famílias com crianças dos 6 aos 14 anos Duração: 2h30
Lotação: 15 Pré-requisitos: os participantes deverão trazer uma lanterna. Os adultos poderão trazer as suas máquinas digitais.
Parceiro: Município de Braga Mais informações em circuito@bragamediaarts. com
STEAM é uma atividade de criação, desenvolvimento e apresentação de um projeto de jovens universitários, criado no contexto da sua formação superior, numa Escola do Ensino Secundário do Concelho de Braga e em colaboração com a comunidade escolar local. Numa fase crucial de decisões que moldam o seu futuro, este evento, além de dar a conhecer aos alunos do ensino secundário as instituições universitárias de proximidade, pretende dar a ver o universo das Media Arts como mais um possível caminho académico e profissional, orientado para as indústrias criativas e artísticas em franco crescimento na cidade.
Neste primeiro semestre, a instituição Universitária convidada é a Escola Superior de Media Artes e Design, IPP.
STEAM: o que é?
STEAM é o acrónimo em inglês para Science, Technology, Engineering, Arts e Mathematics e trata-se de uma metodologia de formação que coloca as artes no mesmo grau de importância das chamadas ciências exatas.
0 + 1 = SOM
0+1=SOM é um programa de complemento ao ensino no primeiro ciclo do ensino básico, que parte dos pontos em comum entre a música, a lógica e a tecnologia. Através de um conjunto de ferramentas web desenvolvidas na Casa da Música e de acesso livre, os alunos participam em quatro workshops desenvolvidos por dois formadores, em contexto escolar, onde têm a oportunidade de criar as suas próprias músicas e trabalhar competências que vão desde a contagem em ciclo até à livre exploração sonora, passando pela memorização musical e escuta ativa.
O programa 0 + 1 = SOM é uma parceria entre a Worten Digitópia/Casa da Música, a Braga Media Arts e o Município de Braga.
Mini Mapa Sonoro
O Mini Mapa Sonoro convida uma turma a fazer a sua própria viagem pelo património da escola. Partindo de dez referências sonoras, no recinto escolar e à volta deste, a aventura passa por criar um mapa visual e sonoro recorrendo à ilustração e à gravação de sons. No final, estes mapas ficam disponíveis online em formato interativo para exploração visual e sonora.
Formadores: Artur Carvalho e Marta Pombeiro Parceiro: Município de Braga