Jornal Boqnews ed1589 de 27 a 3.10.25

Page 1


Boqnews

Frota ampliada

A frota do transporte intermunicipal será ampliada com a chegada de mais 40 ônibus dotados de ar-condicionado até o fim do ano. Página 3

SÃO VICENTE

Desafios estruturais

CULTURA & VARIEDADES

Leonardo DiCaprio volta às telas no Uma Batalha Após a Outra, um dos destaques da programação dos cinemas da região. Página 7

MUSICAL

O espetáculo musical Eu fiz por merecer, que será apresentado no auditório do Sesc Santos na terça-feira (30), tem como proposta divertir e ajudar as pessoas a enfrentar tempos difíceis. Página 7

RONALDO GUTIERRES

Boqnews - 27 a 3 de outubro/2025 - 2

Retomar as boas relações

Mesmoemcampospolíticoseideológicosantagônicos,apossibilidade derealizaçãodeumprimeiroencontro formal entre os presidentes Lula e Trump, anunciada pelo mandatário norte-americano durante a realização da Assembleia Geral da ONU, representaumaimportanteiniciativa paraorestabelecimentodasrelações comerciais entre o Brasil e os EUA, comprometidaspelotarifaçoimposto a parte dos produtos brasileiros de exportação.Mesmocomdivergências emrelaçãoàvalidadedassançõesadotadascontraintegrantesdojudiciário brasileiroeàingerênciaemquestões queserelacionamcomapolíticanacional,espera-sedasduaslideranças acompreensãodequearetomadadas boasrelaçõesdecomérciotrarábenefíciosaambasas partes,evitandoquesetoresempresariaiscontinuem sendopenalizadosinjustamente.

O diálogo aberto e franco sempre será a melhor maneira para se estabelecer relações com bases duradouras, apesar dos ideários antagônicos defendidos por Lula e Trump

Apesardesuainegávelinfluênciaeimportância para a manutenção da estabilidade mundial, e a grande contribuição à ciência e ao surgimento de novas tecnologias, o modelo desenvolvimentista norte-americanotempecadopeloexcessodesoberba e,porisso,careceagoradeummelhorentendimento sobrecomolidarcomasnaçõesqueganharammaior projeçãonocenáriomundial,comoéocasodaChina e também do Brasil.

Jairo Sérgio de Abreu Campos (Mtb 12.514)

DIRETOR DE REDAÇÃO

Humberto Iafullo Challoub (Mtb 17.645)

DIRETOR ADM./COMERCIAL Fernando De Maria dos Santos (Mtb 21.123)

Nessesentido,cabeaopresidente brasileiro buscar caminhos de convergência com o mandatário norte-americano,refazendolaçosdecooperação com um antigo aliado e, sobretudo, recolocando o Brasil no papel de importante parceiro estratégico para o desenvolvimentodenovastecnologias sustentáveisecomodestinoseguropara investimentosnossetoresindustriaise de infraestrutura.

Damesmaforma,oencontropropiciaaoportunidadedeseestabelecer um novo patamar nas relações entre osdoispaíses,apartirdeumaagenda pragmáticaedirecionadaàconstrução demeioscapazesdesobreporvaidades einteressespessoais.Odiálogoaberto efrancosempreseráamelhormaneira paraseestabelecerrelaçõescombasesduradouras, apesardosideáriosantagônicosdefendidosporLula e Trump, ambos questionados por contradições e pelo radicalismo na defesa de seus valores e forma deagirperanteomundo.

Nessemomento,ocensoeaaltivezparasuperar divergênciassãoesperadosdosdoislíderes,deforma aqueresulteemaçõesquebeneficiembrasileirose norte-americanos.Conflitoseposiçõesintransigentes emnadacontribuemparaaparardiferenças,poissó aumentamodistanciamentodoambientedepaze prosperidadequetodosdesejam.

JAIRO SÉRGIO & COLABORADORES @jairosacampos Mais notinhas em www.boqnews.com/blognews

redacao@boqnews.com

Cenário pré-eleitoral

Com a virada do mês na folhinha, faltará um ano para as eleições. E os bastidores já se se agitam de olho no jogo de xadrez político, especialmente nas mudanças partidárias que devem ocorrer até 4 de abril de 2026 - seis meses antes das eleições. Fragmentação à direita

Enquanto a esquerda deverá contar com a presença do presidente Lula nas urnas, a direita tem várias opções e há um risco real de fragmentação, pois sem o ex-presidente Jair Bolsonaro na disputa, resta saber se haverá ou não união entre candidatos em eventual segundo turno. Bomba Não bastasse, há uma preocupação com o estrago que o filho de Bolsonaro, deputado Eduardo, hoje nos EUA, pode trazer nas discussões. Até o governador Tarcísio de Freitas já estaria repensando a estratégia de entrar em uma disputa incerta (presidência) por outra mais provável (reeleição).

Bem votados, mas... Na região, dois deputados devem se destacar nas urnas novamente. Tanto como Paulo Alexandre como Rosana Valle serão bem votados. No entanto, votação elevada não representa

necessariamente eleição garantida.

Dilema tucano

Ambos têm alguns dilemas pela frente. Paulo Alexandre, hoje no PSDB, sabe que precisará deixar a legenda para ter uma chance maior de sucesso - a despeito de ter sido o mais votado no partido nas últimas eleições. Mesmo assim, a desidratação da legenda é preocupante e afetará o desempenho em 2026.

Murchando Não bastasse, quem garante que a Federação PSDB/Cidadania conseguirá votos suficientes em São Paulo? Dos 17 eleitos em 2022, quatro são do estado, sendo apenas dois do PSDB. O cenário se repetirá?

Desafios liberais

Situação não muito diferente em relação ao PL, de Rosana Valle, partido que elegeu 99 parlamentares em 2022. Em São Paulo, foram 17. No entanto, os principais ‘puxadores’ de votos não estarão no páreo. Carla Zambelli está presa na Itália e Eduardo Bolsonaro, hoje nos Estados Unidos, sabe que terá dificuldades para concorrer. Por sua vez, Ricardo Salles rumou para o Novo. Não bastasse, partidos como o PP, sondam parlamentares do PL para mudança de lado - de olho no fundo partidário.

“Desconfio de todo idealista que lucra com seu ideal.”

Nos votos femininos

Portanto, a deputada trabalha para ser uma das mais votadas da legenda de olho, em especial, à parcela dos votos concedidos a Carla Zambelli, a candidata mais votada do partido em 2022. Presidente do PL Mulher em SP, próxima a Michelle Bolsonaro e presença constante em manifestações na Avenida Paulista em favor da anistia, Rosana quer ocupar esta preferência. Observação

Há espaço também para um terceiro nome na disputa federal. Reeleito com 147.382 votos, o prefeito vicentino Kayo Amado (Podemos) não descarta a candidatura. “Estamos avaliando”, diz. No entanto, a decisão passa por cálculos certeiros, pois se sair da Prefeitura e não se eleger, ele não poderá retornar ao Executivo - ao contrário de ocupantes de cargos legislativos. Pedra

A decisão passa também pela decisão que o edil Tiago Peretto (União) tomará, incentivado pela deputada Solange Freitas para futura dobradinha.

Afinal, quantos ‘pais’ vão aparecer para dizer que são responsáveis pelo fim da cobrança do pedágio para moradores da área continental de Santos?

worldnewsday@wan-ifra.org

A luz que nos guia

NesteDiaMundialdoJornalismo (28), muitos olham para o futuro com preocupação e incerteza. Vivemos em umtempodemudançasconstantes,de instabilidade global e de insegurança que desafia a todos. Nosso mundo se apoiacadavezmaisnainformação-às vezes quase exclusivamente - e a imprensa é a base desse sistema. Assim como água e energia, só percebemos seuvalorquandonãoestádisponível.

O mesmo acontece com as notíciasconfiáveis:quandoestãoausentes, entendemoscomonossarotinadepende de um fluxo contínuo de informaçãosegura.Ainteligênciaartificialterá papelimportantenonossofuturo,mas não resolverá todos os desafios. Nenhum algoritmo substitui o repórter dedicado ou o jornalista investigativo atento. Éoserhumanoquefazadiferença - porque só ele traz empatia, discernimentoedeterminaçãonabuscapelaverdade.Enquantoinstituições tradicionais se enfraquecem e muitas desaparecemsemdeixarsubstitutos,a missãodojornalismosetornacadavez maisexigente.

Nesse cenário, o trabalho diário da imprensa - e até a sua própria existência - ganha uma relevância ainda maior. Continuamos sendo os principaismensageirosdaverdade.Se quisermos seguir honrando essa promessa, precisamos olhar adiante com seriedade. É urgente renovar o compromisso da imprensa com as comunidades que atende, reforçar o pacto direto com cada leitor, ouvinte e espectador,epermanecerfirmesmesmo quandotudopareceinstávelaoredor. Nosso papel é ser guardiões da linhaqueseparaopresentedeumfuturo distópico que se aproxima rápido demais. Hoje, o jornalismo vive entre doistempos:aindaépartedahistória, mastambémémotordatransformação que está remodelando a humanidade agora mesmo. É força de mudança, mas corre o risco de ser tratado como peçadopassado.Oquejáfoiumsetor financeiramente confortável agora enfrentaumarealidadediferente. Omodeloantigoenvelheceu.Eo novo ainda não surgiu. Cada redação que fecha representa uma comunida-

de sem seus olhos e ouvidos. Quando isso acontece, a vida pública perde clareza. E a verdade encontra menos defensores. Mesmo assim, jornalistas seguemtrabalhando.Apressãoégrande,masaessênciadaprofissãoresiste. Acrisefinanceirapressionapraticamentetodasasredações,poupando apenas as mais sólidas. E, ainda que muitos tentem diminuir o papel da imprensa, autocratas, grandes empresas de tecnologia, influenciadores e corporações continuam consumindo jornalismo.Opúblicopodenãonotar, mas em quase toda discussão, debate ou decisão de impacto, a informação jornalísticaestápresente.

Pordécadas,aimprensadefendeu valores democráticos e ajudou a sustentar o sistema que garantiu avanços e prosperidade à civilização moderna, ainda que de forma desigual. Estivemos em cada momento decisivo: denunciando abusos de direitos humanos,registrandooshorroresdaguerra, revelando injustiças e trazendo à luz casosdecorrupção.Éimprovávelque voltemosàquelecenário.Atecnologia avançaeredefineavidacoletiva.

Mas,qualquerquesejaoformato dasociedadedofuturo,elesóterásolidez se estiver apoiado em informação confiável - esse é o único terreno seguro para construir o que permanece. Ahumanidadeavançouporquesoube transmitir conhecimento entre gerações. Informação é talvez a maior invençãoquejácriamos.Masnadapode ser construído às cegas, sem clareza e semorientação.Nãosãoapenasdemocracias que se fragilizam sem jornalismo:civilizaçõesinteirasjáseperderam dessemodo.

Trata-se de proteger aquilo que todos nós, juntos, construímos ao longo de milênios. A maior parte dos jornalistas assume, em silêncio, um compromisso profundo: servir às comunidades servindo à verdade. Esse pacto dá propósito à profissão e compensa, em sentido e valor, o que falta em recursos materiais. Por isso, confiança e verdade são indispensáveis. Respeitar a si mesmo também significaescolherbememquemacreditar. Apoieojornalismoqueapoiavocê.

Ponto de Vista
BRANKO BRKIC

TRANSPORTE Veículos com o equipamento serão entregues até o fim de ano

Atuação A deputada Solange Freitas (União) anunciou a ampliação do número de ônibus climatizados e das ações do mandato durante participação no Jornal Enfoque

Frota receberá mais

ônibus climatizados

Até a chegada do verão, mais 40 novos ônibus intermunicipais na Baixada Santista serão entregues com aparelhos de ar condicionado. Assim, o montante chegará a 140 veículos – cerca de 1/3 do total da frota que circula pelas nove cidades da Baixada Santista. No último domingo, com alta da temperatura, passageiros, inclusive uma criança, passou mal.

Atualmente, são 100 mil pessoas que utilizam as 61 linhas que atendem a região na única empresa que oferece os serviços: a BR Mobilidade.

Os valores das tarifas variam de R$ 5,30 (Caruara – Santos/Riviera de São Lourenço – Bertioga) a R$ 34,20 (Terminal Rodoviário de Peruíbe – Terminal Rodoviário Santos). “Ao todo são 200 mil viagens”, destacou a deputada Solange Freitas (União).

Desde o início do mandato, ela tem atuado na luta contra a ‘sauna móvel’, como costuma apontar em relação aos ônibus que circulam sem ar condicionado.

Sua ideia, aliás, é que a proposta se estenda por todo o estado de São Paulo a medida que haja renovação contratual das frotas intermunicipais espalhadas pelas cinco regiões metropolitanas abrigadas

pela EMTU.

Solange participou do Jornal Enfoque do dia 19, quando adiantou o aumento do efetivo de veículos com o equipamento instalado. “A informação é que eles cheguem até o final do ano, com a renovação da frota”, salientou.

“Ainda que não seja a totalidade, pelo menos mais passageiros poderão se beneficiar de um transporte melhor”, acrescentou. Ela explica que a nova frota deverá beneficiar usuários de todas as cidades em geral, mas, em especial, os de Cubatão, cidade onde poucas linhas são beneficiadas.

Ponte do Rio Casqueiro

Durante o programa, a parlamentar também falou sobre a interdição da ponte do Rio Casqueiro. Ela liga Cubatão e Santos e está interditada desde janeiro, trazendo sérios transtornos às pessoas que a utilizam, restando apenas a Via Anchieta como acesso.

Pior, com a chegada da temporada de verão, o fluxo de veículos crescerá ainda mais, trazendo mais transtornos aos moradores. Ou seja, pequenos trajetos se tornam grandes viagens – e tempo desperdiçado.

Conforme ela, a Ecovias apresentou duas propostas distintas: uma prevê reforço estrutural em 2 dos 12 pilares de sustentação hoje

comprometidos, permitindo apenas a circulação de carros de passeio.

A segunda prevê reforma total. Porém, não há qualquer previsão sobre o tipo de obra nem o início das mesmas.

Outros temas

No programa, ela comentou sobre leis de sua autoria sancionadas pelo governador Tarcísio de Freitas, como a de Conscientização nas Comunidades sobre os riscos do câncer. Ela mesmo soube de um câncer de mama no início de janeiro e vem acompanhando o quadro até então.

Sobre a doença, ela fez um relato e alerta particular sobre a necessidade de acompanhamento, com a importância sobre o diagnóstico precoce. E reforçou a luta para ampliar o número de carretas de mamografia no Estado de São Paulo (hoje são cinco). “Queremos ampliar este volume”, destacou.

Além disso, falou da lei recém aprovada que obriga os shoppings a instalarem salas sensoriais para portadores do Transtorno do Espectro Autista (TEA). Assim, a proposta encontra-se na secretaria de Pessoas com Deficiência para a implantação das normas e adequações e passará a vigorar em breve.

O programa completo está disponível nas redes sociais do Boqnews (youtube.com/boqnewstv).

MEIO AMBIENTE Mais de 27t de resíduos são recolhidos em Santos

DA REDAÇÃO

Na manhã do último sábado (20), a Praia do Gonzaga foi um dos palcos de uma das maiores mobilizações ambientais da região. O World Cleanup Day (Dia Mundial da Limpeza), organizado pelo movimento ColaBora Mundo, reuniu mais de 170 instituições - dos setores público, privado e civil - em uma ação coletiva de conscientização e limpeza de praias, rios e manguezais da Baixada Santista, que em Santos resultou na retirada de mais de 27 toneladas de resíduos.

A estrutura incluiu tendas, pontos de água potável fornecidos em parceria com a Sabesp e ecopeneiras para coleta de resíduos da areia. O evento contou com o apoio da Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento Urbano e Sustentabilidade (Semam).

Conscientização

Para o biólogo marinho e diretor-presidente do Instituto Ecofaxina, William Rodriguez Schepis, a data é uma oportunidade de sensibilizar a sociedade. “Hoje o objetivo é mobilizar as pessoas para a problemática do plástico nos ambientes marinho e costeiro. Muito resíduo das comunidades em situação de vulnerabilidade acaba chegando às praias, fragmentando-se e impactando a fauna, o turismo e a pesca. É um dia para mostrar que nosso comportamento precisa mudar, começando em casa e se

estendendo para os espaços coletivos”.

O professor e educador ambiental Fábio Nunes, o professor Fabião, reforçou o caráter simbólico da ação. “É uma grande festa, onde cada contribuição parece pequena, mas tem um simbolismo imenso. Hoje temos jovens, adultos, empresas e poder público juntos. Essa junção de forças está mudando o mundo. Santos, como polo e referência ambiental, mostra protagonismo diante dos desafios de recuperar manguezais e melhorar a qualidade da água”.

A vice-prefeita de Santos, Audrey Kleys, destacou o engajamento social promovido pelo evento. “É um chamamento à conscientização coletiva. Essa semente já está sendo plantada nas escolas, mas precisa ir além. Ver adolescentes participando com alegria e dizendo ‘essa sujeira não pode fazer parte do meu mundo’ renova a esperança de que estamos no caminho certo”.

Movimento global O World Cleanup Day tem apoio da ONU e é reconhecido como uma das maiores ações de mobilização ambiental do planeta. Segundo a organização local, esta pode ter sido a edição mais representativa do Brasil, reunindo diferentes setores em prol dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Além de promover a limpeza, o evento reforça a necessidade de mudança de hábitos e maior responsabilidade no descarte de resíduos.

Trabalho coletivo

Mutirão de

DA REDAÇÃO
limpeza mobilizou mais de 170 instituições dos setores público e privado
FOTO: DIVULGAÇÃO/EMTU E VINÍCIUS DANTAS

CIDADES PrefeitodeSãoVicenteabordouinvestimentosvoltadosparaomunicípio,quesubiuemrankingdedesenvolvimento

São Vicente tem presenciado uma fase de transformação, com avanços e na busca por um futuro promissor, com diversas oportunidades para seus cidadãos. Para ter noção, foi divulgado recentemente o Ranking de Competitividade dos Municípios, estudo cuja finalidade é monitorar o avanço de 400 cidades acima dos 80 mil habitantes na gestão pública e contribuir para que a iniciativa privada possa balizar locais com potencial para investimentos.

O estudo aponta o crescimento de São Vicente, que subiu 21 posições na classificação geral em relação a 2024, fato destacado pelo prefeito Kayo Amado durante o programa Jornal Enfoque de segunda-feira (22). Ele abordou vários temas no programa, disponível no canal youtube.com/boqnewstv.

VLT

Jornal Enfoque - Como estão asobrasdoVLT,poisalémdamobilidade, ele auxiliará no desenvolvimento,especialmenteparaaÁrea ContinentaldeSãoVicente?

Kayo Amado - É a obra da década, vai encurtar os caminhos dos trabalhadores e estudantes. Estamos acompanhando os detalhes dessa obra. Nossos agentes de trânsito fazem um trabalho de logística para que não interrompa o fluxo da ponte. Hoje, a obra está avançando bem. E o segundo trecho, que é a obra pós ponte, nós recebemos a notícia de que a CPTM e naturalmente a Artesp, a agência reguladora que vai acompanhar. Estamos identificando que eles já têm, por exemplo, quem vai explorar o VLT. Então, já executa a obra, insere isso no custo de contrato e assim você consegue ter uma obra mais rápida. Hoje, temos um cronograma para o VLT estar operando na área continental até o segundo semestre de 2028.

Naturalmente, o VLT vai induzir desenvolvimento, vai valorizar os imóveis, mas ele vai essencialmente enfrentar a desigualdade, pois vai aproximar quem mais precisa do transporte coletivo rápido. Na área insular, isso já é visível, você pensa na linha amarela antes e depois de um VLT, por exemplo.

Poligonal do Porto

JE - Quais as perspectivas e os planos para a cidade com a poligonaldoPorto?

KA - Nós fazemos um trabalho técnico de gestão e planejamento justamente para esse objetivo de induzir o desenvolvimento. Quando nós vamos para Área Continental e enxergamos muitas vezes os terrenos sendo especulados de uma forma irregular por grileiros, coisas complexas que aconteciam, assim você começa a enxergar uma cidade que vai crescendo, desorganizada por meio de invasões e fala: 'Aqui é a janela de oportunidade que temos para induzir a economia do ponto de vista industrial e do ponto de vis-

Medidas

Prefeito de São Vicente, Kayo Amado falou sobre projetos que estão em andamento para São Vicente durante sua participação no programa Jornal Enfoque

Ações para o futuro de São Vicente

ta portuário.'

Com isso, olhamos para o trecho da Rodovia Padre Manuel da Nóbrega e enxergamos uma janela de oportunidade de terrenos disponíveis. 'Qual é o desafio?' Documental. Muitos desses terrenos tinham problemas, entraves documentais, não tinham matrículas, eram espólios e até hoje as questões ambientais.

Então, um a um, temos feito um trabalho de desbloquear esses terrenos, de ajudar. Muitas vezes vem um empresário interessado e fala: "Olha, do ponto de vista da prefeitura, estão aqui as informações. Agora precisa resolver o outro lado, o lado negocial". Então, a gente tem feito um trabalho de ordenar e de incentivar que esse trecho da rodovia Padre Manuel da Nóbrega seja ocupado.

E é justamente dentro desse desenho que fomos até o Porto, se aproximando do presidente da Autoridade Portuária de Santos, Anderson Pomini, e com isso conseguiu indicar que um pedaço de área ao lado do Humaitá fosse inserido na poligonal do Porto. Estamos falando de 1 milhão de metros quadrados, uma área gigantesca, onde a gente já começa a sentir os efeitos, mesmo sem a poligonal ter se consolidado, porque isso de alguma forma fez o empresário do setor olhar e falar: 'Nossa, mas eu nunca tinha pensado em São Vicente, nem sabia que São Vicente tinha área'.

Segurança

JE-Foramdivulgadosvídeosna semana passada de motoristas dirigindo pela contramão na Ponte do MarPequenoporcontadeassaltoe

umarrastãonalinhaamarela.Oque fazer?

KA - Nós precisamos do apoio da Polícia mais do que nunca. A cidade precisa de um novo batalhão. Está mais que claro isso, evidenciado por todos os desafios que temos. As operações feitas são importantes, mas devemos ter uma presença preventiva. Então, isso só é possível quando aumentarmos o número do batalhão e com isso um efetivo que vem junto com ele. Temos hoje o 39º BPM/I, mas é insuficiente. A gente precisa de estruturas mais fortes e consolidadas aqui. Então, temos feito um trabalho com a Polícia Militar, com objetivo de eventualmente ceder áreas e eles poderem construir novas unidades, justamente para gente evitar coisas assim. Temos reforçado a Guarda Municipal. A guarda é um órgão de suporte, de apoio. A gente tem fortalecido, mas não há como se enfrentar tudo isso se a gente não tiver o apoio da polícia.

Instituto Federal

JE - Como que estão as tratativas para o futuro Instituto Federal nacidade?

KA - O futuro instituto vai revitalizar aquela área (antigo Centro de Convenções). O Instituto Federal vai mudar a vida de 1.200 pessoas. Esse Instituto não terá apenas o médio técnico, mas também toda a estrutura para habilitar o curso superior. Estamos discutindo nessas audiências públicas, os eixos de conhecimento que ele trataria. O eixo de informação e comunicação é um dos cursos que terão. Por exemplo, cursos mais voltados à área de tecnologia, internet das coisas, de-

base dessa pirâmide é investir na educação de qualidade.

Saúde

JE - Sobre a nova maternidade, comoestáoandamentodasobras?

KA - Temos um serviço de maternidade hoje que nesse momento funciona dentro do Hospital São José e tinha um convênio de R$ 500.000 mês. Fomos até o Governo do Estado inúmeras vezes para mostrar para eles que na verdade a gente gasta R$ 2,5 milhões por mês para atender as mães. E aquela estrutura é uma estrutura que, infelizmente, não estava adequada para atender. Então a gente já estava em vias de saída. Conseguimos por meio da Fundação Lusíada construir a estrutura nova. E, em paralelo sobre aquele pleito que tínhamos para o Governo do Estado de sair dos atuais R$ 500 mil para 2,5 milhões, conseguimos, dentro da logística deles de tabela SUS, R$ 1,5 milhão para a manutenção do hospital. Então, estamos em vias do prédio ficar pronto e entregue para nós. São os últimos ajustes da Vigilância Sanitária. E, em paralelo a isso, a gente tem também a aquisição dos equipamentos que serão colocados lá. Toda essa compra também está em andamento, graças a recursos de emendas parlamentares de deputados.

senvolvimento de sistemas, inteligência artificial. São os empregos do futuro que a gente imagina. Então, nós queremos isso no nosso campus e também a discussão sobre um eixo voltado à área de saúde, onde possamos formar técnicos de enfermagem, enfermeiros e habilitar outros cursos também de nutrição, cuidador de idosos. É uma área de emprego presente na sociedade e que não vai acabar.

Geração de empregos

JE - Com tantos projetos para a Baixada Santista, túnel Santos-Guarujá, poligonal do Porto, arena doSantosFC,terceirapistadaImigrantes, a região terá mão de obra qualificada ou teremos que importardeoutrascidades?

KA - Nós obviamente acompanhamos todos esses assuntos. Acabou de sair um indicador nacional dos 400 maiores municípios acima de 80 mil habitantes. São Vicente cresceu 21 posições no ranking de competitividade entre os municípios. Na parte de qualificação da mão de obra, a cidade cresceu 126 posições nesse ranking. Então, são coisas que a gente tem trabalhado e com esse objetivo de fazer o jovem ter mais oportunidades. Oferecemos cursos na prefeitura, na Secretaria de Emprego e Trabalho e Renda, no Fundo Social. A gente oferece cursos dialogando com o SENAI. Agora, o Instituto Federal está vindo. Então, estamos super atentos a toda essa movimentação de grandes obras, para formar os profissionais que vão trabalhar nelas. Então, posso dizer que assim, a gente está numa crescente nesse sentido. Eu acredito muito que a

Então, a gente vai ter também a inauguração da maternidade assim que a gente conseguir finalizar esses últimos detalhes burocráticos e eu acredito que seja ali dentro do primeiro semestre do próximo ano.

Outro lado

Além disso, o único serviço que existe entre a prefeitura com o hospital São José, que completou 107 anos na última sexta, é a maternidade. Com o fim do serviço, o elo público com o hospital acabará.

Durante participação do programa Jornal Enfoque de quinta-feira (26), o provedor do Hospital São José, Carlos Gigliotti e o vice-provedor, Paulo Eduardo Costa comentaram sobre a saída da maternidade do hospital.

“Durante 11 meses, a prefeitura utilizou-se do Hospital São José e nós contribuímos para salvar milhares de vidas na pandemia, provando que numa parceria com vontade política do prefeito e a Santa Casa de São Vicente, nós estaríamos de portas e janelas abertas para atender a população. Na minha modesta e humilde análise, ele tem uma visão equivocada de saúde pública, preferiu ir para outro lado”, comentou o provedor Gigliotti.

Sem o serviço, pelo menos R$ 150 mil deixarão de entrar no caixa do hospital, que convive até hoje com os efeitos negativos da intervenção ocorrida nos anos 90 feita pela prefeitura vicentina no governo do prefeito Luca. A instituição, que atende planos de saúde e particular, busca alternativas para suprir a futura queda no repasse dos recursos. O hospital tem 229 funcionários. Ambos programas estão disponíveis em youtube.com/boqnewstv.

PORTO PresidentedaAPSenumerouaçõesjárealizadasaolongodasuagestão

Ações

Pomini destacou as iniciativas que estão sendo adotadas para agilizar a realização dos projetos previstos para o Porto, como o túnel imerso

APS define agenda para agilizar projetos

O presidente da Autoridade Portuária, Anderson Pomini, usa o termo "desatar nós" como forma de mostrar as mudanças que o Porto de Santos vem passando ao longo dos últimos anos. E os desafios –alguns quase seculares – que têm enfrentado junto com sua equipe e colaboradores da empresa.

No cargo desde o início do governo Lula, Pomini sobreviveu à pressão política, comum para uma posição de destaque. E cobiça política. Aliás, por curiosidade, o próprio Ministério dos Portos e Aeroportos mudou de comando no período.

Mas ele permaneceu incólume. Homem de confiança do então ministro da pasta, Marcio França, hoje no Empreendorismo, ele permaneceu com moral elevado com o atual, Silvio Costa Filho.

E assim, pretende continuar "desatando nós" para deixar um legado à frente do 37º maior porto do mundo, segundo o Lloyd’s List. Aliás, o único porto brasileiro entre os 100 mais do planeta, que movimentou no ano passado 179,8 milhões de toneladas. “O gigante acordou”, definiu Pomini.

Em recente coletiva à Imprensa, na sede da Autoridade Portuária, ele enumerou uma série de ações já realizadas ao longo da sua gestão, sempre enaltecendo o trabalho da equipe de profissionais que compõem a companhia. “De uma empresa que estava para ser privatizada na gestão anterior, estamos mostrando resultados”. O crescimento de 7,7% ao ano desde o início desta década é reflexo do aumento de investimentos.

De 2019 a 2023 (três últimos anos do governo Bolsonaro e o primeiro de Lula) foram R$ 71,78 milhões investidos. Já de 2024 a 2028 (os três primeiros anos no governo Lula), R$ 12,5 bilhões. “O Porto tem que ser eficiente. Não pode ter política partidária”, explicou.

Cenário eleitoral

Aliás, ciente do cenário que se aproxima, ele sabe que mais cedo

ou mais tarde também deixará o comando da empresa. Afinal, as eleições de 2026 se aproximam. Por sua vez, tanto França como Costa Filho deixarão os respectivos ministérios (Empreendedorismo e Portos & Aeroportos, respectivamente) até o final de março. No máximo, início de abril. Portanto, conforme ele, independente da escolha do seu sucessor, Pomini aposta na continuidade dos projetos.

“A ação da empresa busca lucro e resultados. E isso passa pela boa governança. Sempre que as ações avançam, todos serão premiados. E elas precisam ser continuadas e não interrompidas. O que garante a governança da empresa e de seus funcionários tem relação direta com os lucros e resultados”, acrescentou.

Defensor da equipe de profissionais da Autoridade Portuária, Pomini destacou que o Porto de Santos tem proporcionalmente um número reduzido de colaboradores em relação à movimentação e importância. E comparou com dados de outros portos, como um na França (não disse qual!), onde esteve recentemente, com mais de 1.500 empregados, mas uma capacidade de movimentação bem inferior ao complexo santista.

Novos concursos

Em razão do PDV – Plano de Demissão Voluntária anunciado pela gestão anterior diante do então cenário de privatização da estatal, centenas de trabalhadores deixaram a empresa antes da chegada da atual equipe. Assim, concursos ocorreram para suprir a carência – cerca de 200 novos empregados foram contratados ou estão em vias de serem chamados. Mas Pomini não descarta novos concursos para acompanhar a demanda – e necessidade – do porto.

Primeiro nó

Na prática, o primeiro nó começou a ser afrouxado com o leilão do túnel Santos-Guarujá no início do mês, obra aguardada há quase um século. Mas foi o primeiro de vários desta corda secular e cheia de nós, que aguarda novos desembaraços. Em termos concretos e práticos, o próximo começar a ser afrouxado

no dia 9 de outubro. Na ocasião, acontecerá a primeira reunião oficial envolvendo equipes da Autoridade Portuária, representantes das prefeituras e governo do Estado, comunidades afetadas de Santos e Guarujá com os dirigentes da portuguesa Mota-Engil, vencedora da licitação do túnel. “Vamos discutir diversos assuntos, inclusive a capacitação para a geração dos empregos, que se integrarão com a comunidade local”, disse.

No balanço apresentado à Imprensa, Pomini destacou que a obra vai gerar até 5 mil empregos ao longo de toda sua execução. O canteiro de obras para a construção do túnel imerso tende a ficar sob o linhão (linha de energia) em Guarujá. A previsão é que ele comece a ser instalado a partir de novembro próximo", destacou.

Projetos

Nova sede da Polícia Federal – será construída com recursos da APS e da iniciativa privada na entrada do canal do estuário, com previsão de entrega em 2027. Aprofundamento do canal do estuário para 16 metros – Projeto parado há 12 anos. Início da derrocagem, ou seja, destruição ou retirada de rochas ao longo do estuário.

Viadutos na margem direita da Alemoa – Construção de dois novos viadutos, em parceria entre os governos federal e estadual, com participação da Ecorodovias. R$ 250 milhões investidos com recursos privados. Vila dos Criadores – Área de 580 mil m2 (pouco menor que o STS-10, onde vivem centenas de famílias.

Última área nobre na margem direita do cais santista). Troca pelo local para construção de moradias populares e transferência da sede da empresa Transbrasa, hoje no Marapé, para o novo espaço. Margem esquerda (Guarujá) – Projeto parado há 11 anos. Proposta básica em finalização, com obras de 3 quilômetros, com construção de ponte estaiada e investimentos de R$ 800 milhões. Leia mais em www.boqnews.com

SANTOS

Armazém no Centro

Histórico é demolido

DA REDAÇÃO

A Prefeitura iniciou a demolição interna - exceto fachadas -, remoção de escombros, recomposições e limpeza de armazém situado na Rua Visconde do Rio Branco nº 30, no Centro de Santos. A intervenção, que deve ser concluída no prazo de cinco meses, está a cargo da Secretaria de Obras e Edificações (Seobe). O Armazém, do início do século XX e com características neoclássicas, está situado dentro da Área de Proteção Cultural. Possui nível de proteção 2 do Condepasa (Conselho de Defesa do Patrimônio Cultural de Santos) e tem proximidade com dois imóveis tombados, entre a Casa do Trem Bélico e o Outeiro de Santa Catarina.

Retirada de escombros

A estrutura da cobertura formada por elementos em madeira, da época da construção do imóvel, foi parcialmente colapsada e os escombros estão no local.

A proposta da administração municipal visa a limpeza dos escombros presentes na área do imóvel, retirada da estrutura co -

lapsada, com o cuidado de manter elementos preservados (telhas, madeiramento e pilares metálicos) para eventual aproveitamento futuro no próprio local. “Foi executada a demolição das partes da estrutura do telhado da frente até o meio do armazém e está em andamento a separação de todos os materiais para descarte (vidros, madeiras, telhas, etc.) que estão sendo guardados em contêineres. Depois da limpeza de todo o terreno será feita a pintura dos muros e a limpeza da vegetação da fachada”, diz o arquiteto Roger Guerra, da Seobe.

O armazém serviu originalmente para guarda de café. Em tempos recentes foi equipado internamente com diversas construções em alvenaria que abrigaram até bem pouco tempo múltiplas atividades da municipalidade.

Construído em alvenaria de tijolos, tem embasamento revestido de granito e partes superiores em argamassa de cal. A configuração original da cobertura é composta por dois telhados de quatro águas cada, com telhas cerâmicas do tipo francesa. A obra tem o valor de R$ 327.999,00, recursos do Município.

Selo gastronômico vai valorizar culinária

DA REDAÇÃO

A Prefeitura de Santos deu mais um passo na valorização das identidades cultural e turística do Município. Foi assinado, na terça-feira (23), o decreto que institui o Selo Turístico Gastronômico, uma iniciativa que tem como objetivo destacar os estabelecimentos de alimentos e bebidas que reúnam condições de se tornarem referência em turismo gastronômico. O selo será concedido a restaurantes, bares, cafés, confeitarias e outros empreendimentos do setor

local

que atendam a critérios de qualidade, tradição, inovação ou relevância cultural, transformando-se em verdadeiros pontos de experiência para moradores e visitantes.

Desse modo, o decreto assinado pelo prefeito Rogério Santos estabelece que a adesão ao selo é facultativa, mas condicionada ao cumprimento de critérios que valorizam a hospitalidade e a identidade da culinária santista.

Além disso, o objetivo é promover os empreendimentos como pontos de interesse turístico, fortalecendo o setor e oferecendo aos visitantes um roteiro gastronômico qualificado.

TURISMO
História Local serviu originalmente para guarda de café na Rua Visconde do Rio Branco

TURISMO

Cultura, lazer e natureza em Americana

Localizada na região metropolitana de Campinas, a cidade de Americana se destaca não apenas por sua relevância econômica e industrial, mas também por suas opções de lazer, cultura e contato com a natureza. Entre zoológico, áreas de recreação e projetos culturais, o município tem muito a oferecer para moradores e visitantes.

Zoo Americana

Inaugurado em 12 de outubro de 1984, o Zoo Americana ocupa uma área de 120 mil metros quadrados no final da Avenida Brasil. Antes de se tornar zoológico, o espaço era voltado para a produção de mudas que abasteciam as praças da cidade.

Com o tempo, transformou-se em um dos zoológicos mais estruturados do Estado de São Paulo, sendo hoje referência em preservação e educação ambiental.

Praia Azul

Um dos cartões-postais de Americana, a Praia Azul surgiu com o represamento do rio Atibaia para a construção da barragem do Salto Grande.

Localizada no km 124 da rodovia Anhanguera, a área reúne paisagem natural, estrutura para visitantes e espaço ideal para lazer

em família. Suas águas calmas e a atmosfera de descanso atraem tanto turistas quanto moradores em busca de tranquilidade.

Parque Aimaratá

O Parque Aimaratá, que hoje está aberto ao público oferecendo condições de lazer em uma das mais belas paisagens do município de Americana, com infraestrutura que permite à população desfrutar do ambiente natural com segurança e tranquilidade. O endereço fica na Rua Álvaro Dell Agnese, 101 - Pacaembu.

Casa do Conto Voltada ao incentivo literário e à arte de contar histórias, a Casa do Conto é um espaço único em Americana. Criado em 2004 e administrado pela arte educadora e escritora Cristina Lazaretti, o projeto recebe em média oito mil crianças por ano em atividades culturais e lúdicas.

O ambiente envolve cenários, adereços e personagens que transportam o público para o imaginário, despertando a fantasia e a criatividade.

O prédio, localizado no histórico bairro de Carioba, é tombado pelo Patrimônio Histórico. Desde 2018, o projeto também conta com uma segunda unidade no Centro de Cultura e Lazer de Americana, ampliando ainda mais seu alcance.

BRASILEIRÃO Vojvodatentamantersequênciapositivamesmocomdesfalques

Santos ajusta detalhes contra o Bragantino

BRANDÃO

O Santos FC treinou na manhã desta sexta-feira (26) a preparação para enfrentar o Red Bull Bragantino pela 25ª rodada do Campeonato Brasileiro. A partida acontece no domingo (28), às 18h30, no Estádio Nabi Abi Chedid, em Bragança Paulista. O técnico Juan Pablo Vojvoda comandou a última atividade no CT Rei Pelé, com foco total na parte tática e nos ajustes finais antes da viagem.

Durante o treino, a comissão técnica promoveu trabalhos em campo reduzido, além de ensaios de jogadas ofensivas e defensivas. Vojvoda buscou corrigir detalhes de posicionamento e movimentação, especialmente no setor de meio-campo, já que a equipe terá desfalques importantes para o confronto. Neymar, que trata uma lesão no músculo reto femoral da coxa direita, segue fora. O meia-atacante ainda realiza sessões de fisioterapia e não tem previsão de retorno. Além dele, os volantes Gabriel Bontempo e Victor Hugo também permanecem no departamento médico. O lateral-esquerdo Gonzalo Escobar cumpre suspensão e é mais uma ausência confirmada.

Retorno de jogadores

Em contrapartida, o treinador argentino poderá contar com o retorno de Igor Vinícius e Zé Ivaldo, que estavam suspensos na rodada anterior e agora voltam a ser opções para a defesa. Outro possível reforço é o volante Willian Arão, liberado após se recuperar de dores na panturrilha. Ele treinou normalmente com o grupo e deve ser relacionado. Com isso, a provável escalação do Santos para enfrentar o Bragantino tem: Gabriel Brazão; Mayke, Adonís Frías, Luan Peres e Souza; João Schmidt, Zé Rafael, Barreal e Rollheiser; Guilherme e Lautaro Díaz.

Na última rodada, o Santos venceu o clássico contra o São Paulo por 1 a 0, na Vila Belmiro, e respirou fora da zona de rebaixamento. O time agora soma 26 pontos e ocupa a 15ª colocação, com quatro de vantagem sobre o Vitória, que abre o Z4. Apesar da pressão, o ambiente no clube é de confiança. A comissão técnica acredita que a equipe pode repetir o bom desempenho da última rodada e conquistar pontos importantes fora de casa. O Red Bull Bragantino, adversário de domingo, ocupa a parte de cima da tabela e costuma ser forte jogando em seus domínios, o que torna o confronto ainda mais desafiador para o Peixe.

A delegação santista segue para o interior paulista neste sábado. A expectativa é que o time mantenha a postura ofensiva e consistente que apresentou diante do São Paulo. Para Vojvoda, a chave será manter a intensidade durante os 90 minutos e minimizar os erros individuais, que já custaram pontos importantes ao longo da campanha.

Restando 14 rodadas para o fim do campeonato, cada ponto conquistado pode fazer a diferença. O duelo contra o Bragantino será mais um teste de maturidade para uma equipe que ainda busca estabilidade, mas que mostrou sinais de evolução nos últimos jogos.

Menino da Vila

O Santos oficializou nesta semana a valorização contratual do goleiro João Pedro Lucio, de 17 anos. O novo acordo mantém a validade do contrato até 30 de abril de 2027, mas inclui reajuste salarial e reforça o plano de carreira traçado para o jovem arqueiro.

Com 1,99 metro de altura, João Pedro é um dos goleiros mais jovens a integrar o elenco profissional na história do clube. Apesar da pouca idade, já treina entre os principais

atletas do Peixe e figura como uma das grandes promessas da posição. O objetivo do clube é claro: desenvolver o atleta gradualmente, oferecendo experiência, ritmo de jogo e estrutura para alcançar retorno esportivo e técnico a médio e longo prazo. "Agradeço muito a Deus por tudo que Ele está proporcionando na minha vida. O Santos é o clube que eu torço desde criança, é o time do meu coração. Espero retribuir tudo o que o clube vem fazendo por mim e pela minha família", declarou o goleiro.

Goleiro

O Santos utiliza João Pedro no Sub-17 e no Sub-20 com o objetivo de manter a minutagem de jogo. A avaliação interna do Departamento de Futebol é de que o jovem já integra o grupo principal, mas ainda precisa rodagem para amadurecimento técnico e emocional.

Além da confiança da comissão técnica, João Pedro também se destaca pelo comportamento fora de campo. Há dois meses, perdeu a mãe, mas permaneceu firme em sua rotina no clube. Mesmo em um momento de luto, entrou em campo, defendeu pênaltis e manteve a regularidade nas competições de base. O presidente do clube reforçou a importância do atleta como exemplo. Segundo ele, João Pedro representa a persistência e a resiliência que o Santos busca em seus talentos formados em casa. Mesmo sem estrear oficialmente no profissional, o goleiro já foi relacionado em jogos da Série B de 2024, contra Amazonas, Vila Nova e Mirassol. Também faz parte da lista de inscritos do clube no Campeonato Brasileiro. Na base da Seleção Brasileira, acumula convocações e títulos, incluindo a conquista do Sul-Americano Sub-17 no início do ano.

Atrativos
Cidade reúne atrativos que vão de zoológico e áreas de lazer a projetos culturais únicos
Último treino Jogadores do Santos treinam no CT Rei Pelé com foco em manter a sequência invicta

agende-se

Eu fiz por merecer

Um ator formado nos musicais encontra dois atores das antigas para fazer um espetáculo que divirta, arrebate e ajude as pessoas a enfrentarem esses tempos difíceis.

Recomendação: 16 anos. Local: Auditório, Sesc Santos (R. Conselheiro Ribas, 136 - Santos).

Dia e horário: terça (30), às 20h. Ingresso: R$ 40 (inteira),

Música

Chorinho no Aquário

O projeto cultural traz pela primeira vez o Brazuca Choro, prometendo uma apresentação que mistura música instrumental e a voz da cantora Marlene Mendes, convidada pelo grupo especialmente para a ocasião

No repertório estão clássicos do choro e alguns “sambas chorados”, como o próprio grupo define.

Recomendação: Livre. Local: Aquário Municipal de Santos (Praça Vereador Luiz La Scala, Ponta da Praia - Santos). Dia e Horário: sábado (27), às 18h. Ingresso: gratuito.

Festival Transformar O público poderá prestigiar o Festival Transformar das 11h às 20h, às sextas-feiras e sábados (27 de setembro e 3 e 4 de outubro), e domingos (28 de setembro e 5 de outubro), das

Cinema

Cineflix - Miramar - Santos

Motel Destino (nac) – Dom – 21h. 18 anos. Luiz Gonzaga: Légua Tirana (nac) – Sáb e ter – 21h. 14 anos. Uma Mulher Sem Filtro (nac) – Dom – 19h. Seg – 17h. Ter – 15h. 14 anos. Thiago & Ísis e os Biomas do Brasil (nac) – 15h. Livre. A Capsula (nac) – Sáb – 17h. 10 anos. O Último Azul (nac) – Sáb e seg – 19h. Ter – 17h. 16 anos. O Castelo Animado (leg) – Dom – 18h. Livre. Meus Vizinhos Os Yamadas (leg) – Ter – 20h30. 10 anos. Sussurros do Coração (leg) – Seg – 18h. Livre. Pompoko: A Grande Batalha dos Guaxinins (leg) – Seg – 20h30. 10 anos. Nausicaã do Vale do Vento (leg) – Sáb – 20h30. 12 anos. Vidas ao Vento (leg) – Ter – 18h. 12 anos. A Viagem de Chihiro (leg) – Sáb – 18h. Livre. Porco Rosso: O Ùltimo Herói Romântico (leg) – Dom – 20h30. 14 anos. Dona Flor e seus Dois Maridos (nac) – Seg – 21h. 18 anos. Zoopocalipse – Uma Aventura Animal (dub) –15h30. 10 anos. Ne Zha 2 – O Renascer da Alma (dub) – 17h30. 10 anos. Uma Batalha Após a Outra (leg) – 14h40, 17h50, 21h. 16 anos. Paris, Texas (leg) – 20h20. 16 anos. A Grande Viagem da Sua Vida (leg) – 15h10. 12 anos. Sonhar com Leões (nac) – Sáb e seg – 15h. Dom – 17h. Ter – 19h. 16 anos. Cinemark - Praiamar - Santos Invocação do Mal 4: O Último Ritual (dub) – Seg e ter – 14h20. Exceto dom – 17h40. Todos os dias - 15h40, 18h40, 21h40 (leg) – Sáb e dom – 14h40. Dom – 17h40. Todos os dias – 20h40. 16 anos. Ne Zha 2 – O Renascer da Alma (dub) – Sáb – 15h30. Dom – 21h50. Todos os dias – 18h30. 10 anos. O Rei da Feira (nac) – Sáb – 12h10, 22h30. Seg e ter – 15h55, 18h05. Todos os dias - 12h. 14 anos. Uma Batalha Após a Outra (leg-XD) – Sáb e dom – 13h30, 17h10, 20h30. Seg e ter – 15h20,

DIVERSÃO, CULTURA & LAZER

Ópera “Carmen” do compositor

francês Georges Bizet, que conta a história de uma cigana na cidade de Sevilha na Espanha, uma obra sobre liberdade e amor.

Recomendação: Livre. Local: Comedoria Teatro Sesc Santos (R. Conselheiro Ribas, 136). Dia e Horário: domingo (28), às 17h30. Ingresso: gratuito.

Inútil canto e inútil pranto

A obra mergulha no universo do sistema prisional brasileiro, combinando teatro, performance e poesia falada para refletir sobre o encarceramento em massa.

Recomendação: 12 anos. Local: Auditório Teatro Sesc Santos (R. Conselheiro Ribas, 136). Dia e Horário: sexta (3 de outubro) e sábado (4 de outubro), às 20h. Ingresso: R$ 40 (inteira), vendas em sescsp.org.br.

Literatura

11h às 18h30.

Recomendação: Livre. Local: Casa da Frontaria Azulejada e Bolsa do Café - Centro Histórico. Dia e Horário: 27, 28, 3, 4 e 5 de outubro, a partir das 11h. Ingresso: Entrada franca.

Primavera Criativa

Diversas atividades simultâneas em pontos da Cidade, com destaque para ações no Centro Histórico de Santos, reunindo música, gastronomia e economia criativa. Haverá também walkingtoure outras ações gratuitas ao público

Recomendação: Livre. Local: Diversos locais, com concentração no Centro Histórico. Dia e Horário: sábado (27) e domingo (28), a partir das 11h. Ingresso: Entrada franca nas atividades.

Teatro

Carmencita

A peça é inspirada na famosa

Leia Santos

A equipe do projeto LeiaSantos estará, no sábado (27) e domingo (28), na Praça Mauá, para a tradicional distribuição gratuita de livros e gibis.

Recomendação: Livre. Local: Praça Mauá (Centro Histórico - Santos). Dia e Horário: sábado (27) e domingo (28), das 13h às 17h. Ingresso: gratuito.

Meio Ambiente

Visita aos canteiros aromáticos Memórias olfativas e afetivas se misturam e nos reconectam com a bela e resistente diversidade da flora e fauna que nos encantam e que precisamos continuar preservando.

Recomendação: Livre. Local: Horta Teatro Sesc Santos (R. Conselheiro Ribas, 136). Dia e Horário: domingo (28), das 10h30 às 12h. Ingresso: gratuito.

DE 27 A 30 DE SETEMBRO

REPRODUÇÃO:

Uma Batalha Após a Outra

O filme acompanha Bob Ferguson (Leonardo DiCaprio) numa jornada implacável para resgatar sua filha de um de seus inimigos.

18h50 (leg) – Sáb e dom – 19h40. Seg e ter -20h. Dom -15h. Todos os dias – 21h35. 16 anos. Zoopocalipse – Uma Aventura Animal (dub) – 14h50, 17h, 19h20. 10 anos. Demon Slayer: Castelo Infinito (dub) – Seg e ter – 14h40. Sáb e dom – 14h30. Todos os dias – 18h (leg) – Exceto dom – 16h50. Sáb – 20h20. Dom – 19h10. Seg e ter – 20h15. Todos os dias - 21h20. 18 anos. Missão Pet (dub) – Sáb e dom – 13h20. Todos os dias – 15h25, 17h30. Livre. A Grande Viagem da Sua Vida (leg) – Sáb e dom – 18h50. Seg e ter – 20h10. 12 anos. BTS 2016 HYYH

On Stage : Epilogue (leg) – Sáb – 14h. Dom –15h30, 16h30, 20h50. 12 anos. BTS 2017 THE WINGS TOUR THE FINAL (leg) – Dom – 13h, 18h10. Sáb – 14h20, 17h20, 20h. 12 anos. Hannah Montana – O Filme (RE) (leg) – Sáb e dom – 16h30. Livre. Animais Perigosos (dub) –Dom – 12h40. Exceto dom – 21h50. 18 anos. A Sogra Perfeita 2 (nac) – Seg e ter – 12h, 14h30. Sáb – 13h10 (nac-XD) – Seg e ter – 12h, 22h10.

12 anos. A Longa Marcha - Caminhe ou Morra (leg) – Dom – 14h. Seg e ter – 20h20. Todos os dias - 21h30. 18 anos. Vitória (nac) – Todos os dias – 12h. Seg e ter – 14h55, 17h35. Sáb e dom – 13h40. 16 anos.

Roxy 5 - Gonzaga- Santos A Grande Viagem da Sua Vida (dub) – 14h. 12 anos. Warriors - Os Selvagens Da Noite (leg) –Sáb - 22h. 14 anos. Uma Batalha Após a Outra (leg) – 15h, 21h15 (dub) – 18h. 16 anos. Demon Slayer: Kimetsu no Yaiba - Castelo Infinito (dub) – Exceto ter – 18h. Todos os dias - 15h, 21h (leg) – 19h30. 18 anos. Invocação do Mal 4: O Último Ritual (dub) – 17h, 19h30, 22h. 16 anos. Ne Zha 2 – O Renascer da Alma (dub) – Todos os dias - 16h15.Dom e seg – 19h. Exceto ter – 21h45. 10 anos. Nosso Amor De Ontem (leg) – Sáb - 19h30. 12 anos. Proposta Indecente (leg) – Dom – 19h30. 14 anos.Toy Story – 30Anos (dub) – 15h. Livre. Zoopocalipse - Uma Aventura Animal (dub) – 14h, 15h45, 17h30. 10 anos.

Linguado acompanhado com molho de maçãs

INGREDIENTES

PARA O PEIXE

4 filés de linguado 400 g 4 colheres (sopa) de vinho branco seco

1 colher (chá) de raspas da casca de laranja

1 colher (chá) de sal

1 colher (sopa) de farinha de trigo

PARA A MOLHO

1 colher (sopa) de azeite

1 cebola picada

1 maçã verde em cubos

1 colher (sopa) de manjerona

1 pitada de pimenta-do-reino branca

1 lata de creme de leite

1 colher (chá) de sementes de papoula

MODO DE PREPARO

DO PEIXE

Em uma tigela, tempere o linguado com o vinho, as raspas de casca de laranja e o sal. Polvilhe a farinha de trigo nos filés e em uma frigideira antiaderente untada, grelhe os filés. Reserve em lugar aquecido..

DO MOLHO

Em uma panela, aqueça o azeite e refogue a cebola. Junte a maçã e a manjerona e cozinhe por cerca de 5 minutos. Retire do fogo, acrescente a pimenta e o creme de leite, misture bem e despeje sobre os filés. Sirva polvilhado com as sementes de papoula. FONTE: RECEITAS NESTLÉ

WARNER BROS. PICTURES BRASIL
FOTO: RONALDO GUTIERRES
vendas em sescsp.org.br.

BoqNegócios

caderno de oportunidades

BoqNegócios

caderno de oportunidades

BoqNegócios

caderno de oportunidades

GONZAGA / SANTOS

MACUCO/1 QUADRA DA AV

AFONSO PENA E CANAL 5

Sobrado, geminado de um lado com 2 dorms, 1 suíte, WC social com box blindex, sala 2 ambes c/ sacada, coz. ampla, A/Serviço independente com WC de empr., piso porcelanato, garagem fech. p/ 2 carros com WC, área gourmet. 125m² de área construída.

Preço: R$ 600 mil. Aceita 50% entrada + financiamento. (Não aceito corretores). TELEFONE e WHATSAPP p/ CONTATO: 13 99123-9085

Apto c/ 2 dorms, suíte, lavabo, sala 2 ambs. coz plan, dispensa e área de serviço. Com lazer completo. Só 680 mil (13) 99701-2399 - Mara

COBERTURA DUPLEX NO GONZAGA - VISTA 360 Charmosa e aconchegante. R$ 1.700.000. Metro quadrado abaixo do mercado! Contato: 13 991 15 55 31

OPORTUNIDADE! LÍNDÍSSIMA E MODERNA COBERTURA DUPLEX no Gonzaga.Vista Mar! R$ 3.700.000. Sem uso! Contato: 13 991 15 55 31 R$20,00 VENDO 2 DORMS AMPLO (AC. PERMUTA 1 DORM.) Na av. Bernardino de Campos, em Santos, 10 mins da praia, 93 m² c/ 2 entrs, 2 qtos, 1 banh, fte e gar. dem., interfone, cams, 3º andar, prédio 3 ands e vista livre! Super arejado! Ac. permuta, R$360 mil. Contato Tr. tel / whatsapp 13 99115.5531

VENDO 1 DORM. LINDÍSSIMO - STOS. A 500M DA PRAIA Piscina, squash, salão de festa, gar. demarcada. Portaria 24hs, câmeras. Vendo R$350 mil. Ac. veículo. Tratar c/ prop. Tr. tel / whatsapp 13 99115.5531

BoqNegócios

caderno de oportunidades

BoqNegócios

caderno de oportunidades

Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.