Jornal Boqnews ed1588 de 20 a 26.09.25

Page 1


CIRCULAÇÃO

Boqnews

Nova sede no Porto

Autoridades portuárias assinaram, nesta semana, memorando para construção da nova sede da Polícia Federal no Porto de Santos. Página 3

SETEMBRO AMARELO

Perigos

da solidão

CULTURA & VARIEDADES

CINEMA

Grande Viagem

DIVULGAÇÃO

TEATRO

Identificados pelo amor ao samba, em especial pelas músicas do cantor e compositor Adoniran Barbosa, dois palhaços protagonizam o espetáculo Quais Quais, em cartaz no Sesc Santos neste domingo (21).

Santos, 20 a 26 de setembro de 2025 Nº 1588 ANO XL

Boqnews - 20 a 26 de setembro/2025 - 2

Um combate inadiável

Oassasinatodoex-delegado-geral RuyFerrazFontes,ocorridoemPraia Grande nesta semana, mais uma vez evidenciaaurgentenecessidadedeas autoridadespúblicasagiremdeforma vigorosaepermanentenocombateao crimeorganizadoestabelecidoemvárias regiõesdoPaís.Assimcomoocorrenos médiosegrandescentrosurbanosbrasileiros,aBaixadaSantistaviucrescer,nas últimasdécadas,asfacçõescriminosas em quase todas as cidades da região metropolitana.Emáreasdominadaspor milícias e quadrilhas que comandam o tráfico de drogas, principalmente em morros e conjuntos de favelas periféricas, evidencia-se os níveis de sofisticaçãoeaudáciaalcançadospela criminalidade.

Assim como ocorre nos médios e grandes centros urbanos brasileiros, a Baixada Santista viu crescer, nas últimas décadas, as facções criminosas em quase todas as cidades da região metropolitana

Fortalecidos,aolongodedécadas,pelanegligência governamental,asquadrilhas,peloqueseconstata,já estãoinseridasemesferasdopoderconstituídoedominamterritóriosimpondoleisprópriasedesignando sentençasdemorteatodosaquelesquejulgamameaçar suasatividadesilícitas.Tamanhograudeorganização eníveldeingerêncianavidadascomunidadesimpõe, noatualmomento,muitomaisdoqueperiódicasações policiaisisoladas,poistêmrepresentadomerospaliativosdiantedadimensãoqueoproblemajáalcançou.

Assim, torna-se imperiosa a adoção de medidas para o restabelecimento do poder do Estado, que

JAIRO SÉRGIO & COLABORADORES @jairosacampos

redacao@boqnews.com

PEC da Camaradagem

O pretexto de liberdade de expressão e independência por parte do Legislativo garantirá salvo conduto aos nossos representantes. Assim, pode-se entender a votação da PEC da Blindagem - ou da Camaradagem - aprovada pela Câmara dos Deputados. Vergonha

Só para ter ideia, o Congresso Nacional protegeu seus parlamentares em mais de 250 pedidos de abertura de processo criminal apresentados pelo Supremo Tribunal Federal (STF) e autorizou apenas um processo contra parlamentar entre 1988 e 2001, quando a lei vigorava. Neste período, não faltaram casos de assassinos, ladrões e demais contraventores que se esconderam nas asas dos seus mandatos para garantir benesses e proteções. Dedos locais

Da região, Delegado da Cunha (PP) e Rosana Valle (PL) integram a lista dos 344 votos favoráveis à proposta. Por sua vez, Paulo Alexandre Barbosa (PSDB) rejeitou a proposta ao lado de outros 132 deputados.

Medo de quê?

Não bastasse, os ‘nobres’ edis conseguiram garantir o voto secreto, prática antagônica aos que tanto defendem a liberdade de

expressão.

Na moita

FUNDADOR Jairo Sérgio de Abreu Campos (Mtb 12.514)

DIRETOR DE REDAÇÃO

Humberto Iafullo Challoub (Mtb 17.645)

DIRETOR ADM./COMERCIAL Fernando De Maria dos Santos (Mtb 21.123)

exigem intervenções e permanência dasforçasmilitaresemáreasdominadas pelasquadrilhas,conjugadasamedidas sociais cabíveis para reconquistar a confiança e a credibilidade junto as populaçõesresidentes.

A quantificação da violência deixa mais do que clara a necessidade de priorizaroaperfeiçoamentodosmétodos utilizadosatéaquie,sobretudo,coma valorizaçãoequalificaçãodosprofissionaisqueatuamnessascorporações.Sem contar com infraestrutura adequada, com sistemas de formação deficientes eoferecendosaláriosincompatíveiscom arealidadequeaatividaderequer,em diversos estados a polícia não dispõe dosmeiosadequadosparacombatero avançodacriminalidade

Damesmaforma,aatualizaçãodoCódigoPenal, a partir da criação de leis mais rigorosas para punir criminosos e por fim às audiências de custódia, se torna imprescindível para desestimular e inibir práticas ilícitas, que têm na impunidade sua principal aliada.Somenteamobilizaçãoeuniãodeesforçosea integraçãodascorporaçõespoliciaisnasesferasmunicipais,estaduaiseFederalpoderáseobtersucessona guerracontraocrimeorganizado,umamedidaque, sem dúvida, contará com o apoio amplo e irrestrito da sociedade civil, que hoje é refém e vítima dessa tragédiacotidiana.

Mais notinhas em www.boqnews.com/blognews

No placar, foram 314 favoráveis à votação secreta, com votos de Da Cunha e Rosana, e 168 contrários, incluindo o de Paulo Alexandre. Clube do Bolinha

Aliás, mesmo na atualidade, deputados acusados de violência contra mulheres permanecem na função e, muitas vezes, nada sofrem durante o mandato, com aval dos seus pares.

‘Encher a sua cara de tiro’

Nem as denúncias e vídeos divulgados pela Imprensa foram suficientes para mudar a opinião dos pares, como no caso de um parlamentar, com mandato em vigor e que votou a favor da PEC da Blindagem. Ele agrediu sua namorada, em caso de repercussão nacional ocorrido em Santos. Aliás, a frase do título acima apenas ilustra uma das falas do valentão contra a companheira.

Liberou geral...

Não bastasse, se a proposta passar como está no Senado, o salvo conduto se estenderá para as demais casas legislativas. Será um liberou geral...

Sauna móvel

Na sua luta para diminuir a ‘sauna móvel’, em relação aos ônibus intermunicipais sem ar condicionado, a deputada Solange

Freitas (União) está confiante que outros 40 veículos com o equipamento serão incorporados à frota até o final do ano, somandose aos 100 já existentes. Por dia, 100 mil pessoas utilizam as linhas intermunicipais da região.

Nomes na urna

Animada com o resultado na pesquisa Enfoque/Boqnews divulgada neste mês, Solange buscará a reeleição à Assembleia Legislativa. Outro animado com o resultado foi o secretário de Infrasestrutura e Serviços Públicos, Fabrício Cardoso, edil licenciado. Expectativa

Ex-secretária de Segurança de Santos, a delegada Raquel Gallinati, está em contagem regressiva para assumir uma cadeira na Alesp. Três anos depois...

Ainda que devolvido há três anos pela não utilização, o imóvel locado na Rua Augusto Severo atrás do Paço Municipal constava como Ativo no site da prefeitura. Alertada, a Administração promete fazer a correção no portal da transparência.

Quem Responde?

Por qual ... razão boa parte dos deputados estão mais preocupados em se blindar do que votar a ampliação da isenção do Imposto de Renda para R$ 5 mil.

NEVES andreia@libris.com.br

Viva a Democracia?

ADemocracianãoéumportoseguro em que se atraca, mas um oceanoemquesenavega!Éumasinfonia emconstantecomposição,cujapartitura são os Direitos Humanos e cuja regênciapertenceàvontadedamaioria — uma vontade que só se torna sublime quando aprende a modular seu volume para que os solos mais delicados,osdosgruposminorizados, possamserouvidoseaplaudidos.

Elaéabuscaincessanteporuma harmonia onde cada instrumento, do mais potente ao mais sutil, é indispensável para a grandiosidade da obra. A história, quando lida com a alma e com os fatos, nos canta que as nações afinadas por essa orquestra democrática são as que verdadeiramente prosperam. A prosperidade que dela emana não é uma riqueza febril e efêmera, mas o florescer de um pomar perene plantado no solo fértil da segurança institucional: só com a certeza de que as regras do jogo não mudarão com o humor dos ventos permitem que as raízes da confiançaseaprofundem.

Por outro lado, a areia movediça do autoritarismo engole sonhos e sementes. Devemos, entretanto, nos manter atentos já que essa orquestra pode desafinar sempre que nossa insensibilidade não nos permita enxergar que a principal dissonância, o ruído que ameaça romper a melodia, éoabismodadesigualdadesocial.

De um lado, a miséria que não apenas dói no corpo, mas amputa a alma, confinando milhões a uma existência de sobrevivência que lhes nega o direito de sonhar. Do outro, uma opulência que se isola em bolhas de consumismo, tornando-se insensível aos clamores da rua. Esse fosso não é apenas uma falha econômica; é uma fratura Ética que cinde a nação. Ele pulveriza a Alteridade, essa capacidade sagrada de sentir a dor do outro como se fosse nossa e, a partir dela, construir o protagonismo individual de cada um!

O resultado é a desagregação, a corrosão da confiança, a transformação do concidadão em adversário. É

nessa hora que a Democracia fica à prova, deixando uma ferida aberta em nosso tecido social.

Oantídotopraisso?ADemocracia assumir sua face mais corajosa: a de regente ativa! Ela não pode ser uma espectadora passiva da injustiça.Suabatutadeveserfirme,traduzidaeminvestimentospúblicosque funcionam como o potencializador de cada individualidade e coletividade. Investir em educação de excelência é afinar as cordas do futuro. Garantirsaúdeuniversaléassegurar quenenhummúsicodesfaleçaantes dofinaldapeça.

Esses atos não são gastos, são a própriacomposiçãodaJustiçaSocial. Onde há Justiça e previsibilidade, a desigualdade social diminui, pois a própria estrutura incentiva a distribuição de oportunidades, e não o seu acúmulo. É lá então, no palco da Inclusão, que a verdadeira mágica acontece. A Inclusão Social não é apenas um ato de reparação; ela é a pedrafundamentaldaCriatividade.

Grupos homogêneos tendem a polir as mesmas ideias até o esgotamento. A verdadeira centelha criativanascedoencontrododiferente,do inesperado. Como nos ensinou a genialidade de Victor Hugo, é da convivência entre inteligências diversas quejorraaluz…(...)

O ciclo, então, se revela em toda a sua esplêndida lógica: a Democracia,aopossibilitarepromover investimentos inclusivos, não está apenas fazendo Justiça. Ela está, estrategicamente, cultivando o ambiente mais fértil possível para a Criatividade e a Inovação, que são as verdadeiras moedas da prosperidade. Portanto, uma nação que escolhe ser mais justa não está fazendo uma afronta à economia.

Pelo contrário, está construindo o único alicerce sólido sobre o qual uma economia vibrante, humana e perenepode,defato,sererguida.

AsinfoniadaDemocracia,quandobemregidapelainclusão,nãotoca apenas para o espírito, mas enche a mesadetodooseupovo!

Ponto de Vista
ANDRÉ

SANTOS VereadoresdebateramsobreCongressoCremaqueocorreunaCidade

Debate

Vereadores criticaram evento ocorrido no final de semana no Parque Valongo. Outros, porém, defenderam a importância dos temas abordados

Evento sobre uso de cannabis divide opiniões

“Era um verdadeiro festival da maconha. Era um festival do crime, de apologia à droga”. Assim o vereador Fábio Duarte (PL) disparou contra a realização do 2º Crema ocorrido no final de semana no Parque Valongo.

“Temos que melhorar o filtro para locar o local”, disparou. Duarte reclamou do uso da maconha no espaço público, sem presença da Guarda Municipal.

Por sua vez, a vereadora Débora Camilo (PSOL) destacou a presença da Polícia Militar no local. Não houve qualquer incidente.

Na mesma linha, o vereador Rafael Pasquarelli (União) também usou a tribuna desta terça (23) para manifestar seu repúdio à realização do 2º Crema Cultural, evento ocorrido no último final de semana no Parque Valongo. “É inaceitável que seja cedido um espaço público, que de forma disfarçada, incentiva o consumo de drogas”, disparou Pasquarelli na tribuna. “Não trouxe nada de bom para a Cidade”, acrescentou.

Na pauta, o uso dos canabinóides para fins diversos voltados à melhoria da qualidade de vida das pessoas. Aliás, o evento estruturado em cinco

eixos principais: medicinal, comercial, justiça social, cultural e cultivo. Assim, o primeiro festival canábico do Litoral Paulista surgiu de uma ideia de produtores independentes de Santos. Dessa forma, o objetivo do evento foi de dar visibilidade à cultura da cannabis em sua pluralidade e uso.

Outro lado

Por sua vez, os vereadores Marcos Caseiro (médico), do PT, e Débora Camilo (advogada), do PSOL, destacaram a importância do evento para a discussão do uso do canabidiol para diversos fins, especialmente terapêuticas e nos avanços no combate às mais variadas doenças.

“Vamos largar estes preconceitos. Já existe um projeto aprovado pela Casa, do Luis Felipe Albino (PSB) e sancionado pelo prefeito. Vamos agora tentar conversar com ele para implementar isso (a oferta de medicamentos à base de cannabis na rede pública municipal)”, destacou.

Aliás, proposta do deputado Caio França (PSB), sancionado pelo governador Tarcísio de Freitas, já prevê esta destinação, mas para o tratamento de três doenças.

Ou seja, casos da Síndrome de Dravet, Síndrome de Lennox-Gastaut

e Esclerose Tuberosa, doenças neurológicas com epilepsia refratária a outros tratamentos.

Na Capital, a prefeitura planeja ampliar o atendimento para mais de 30 doenças. Dessa forma, a lista inclui transtornos psiquiátricos, dores crônicas, doenças neurodegenerativas, epilepsias, autismo e algumas condições reumatológicas.

Assim, a vereadora Débora Camilo (PSOL) também enfatizou que o evento trouxe exemplos de pessoas que estão se beneficiando do uso da cannabis para melhorar a qualidade de vida. “Houve uma sensível queda na quantidade de mães cujos filhos tinham ataques epilépticos”, enfatizou a vereadora, participante de um dos paineis do Crema. “E não houve qualquer problema”, relatou.

Líder do governo na Câmara, o vereador Cacá Teixeira (PSDB) também destacou o papel do congresso. “Nós temos que ver o lado positivo destas realizações. Eu recebi algumas comunicações, mas temos que ver pelo lado bom”, destacou.

Também Claudia Alonso (Podemos) destacou a necessidade de se quebrar preconceitos. “Quando a gente fala de saúde, precisamos se desprender de qualquer tipo de discriminação”, ressaltou.

INVESTIMENTO

Polícia Federal terá nova

sede no Porto de Santos

DA REDAÇÃO

O presidente da Autoridade

Portuária de Santos (APS), Anderson Pomini, o ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, e o diretor-geral da Polícia Federal, Andrei Rodrigues, assinaram na terça-feira (16), em Brasília, um memorando de entendimento para a construção da nova sede da delegacia da Polícia Federal no Porto de Santos.

O empreendimento, um edifício de 10 andares, vai receber investimentos de R$ 58 milhões da APS, com participação da Ferrovia Interna do Porto de Santos (FIPS), e integrará as unidades de polícia judiciária, administrativa e o Núcleo Especial de Polícia Marítima (Nepom). Localizado na entrada do canal e dentro da poligonal do Porto de Santos, o prédio reforçará a capacidade operacional da PF em toda a Baixada Santista.

Investimentos

O presidente da APS destacou o ciclo de grandes investimentos no Porto de Santos. “Passamos por um momento histórico, destravando obras centenárias, a exemplo do túnel Santos-Guarujá, o aprofundamento do canal de acesso, uma ampliação histórica do Porto – que hoje tem 7,2 milhões – para 20 milhões de metros quadrados.

Isso aumenta a responsabilidade de todas as instituições, principalmente aquelas responsáveis pela competência consti-

tucional para cuidar da segurança”, afirmou Pomini.

Segurança

Para o ministro Silvio Costa Filho, a assinatura do memorando entre os órgãos é um marco na segurança e na eficiência das operações portuárias, pois a parceria reforça a importância estratégica de Santos para o desenvolvimento do Brasil: “A Polícia Federal vai fortalecer a proteção desse que é um ativo do Brasil. E na medida em que o Porto vai crescendo, em termos de volume de movimentação, automaticamente, a gente vai precisar que a Polícia Federal esteja mais presente.”, disse. O diretor-geral Andrei Rodrigues ressaltou a importância do projeto para o país e para a Polícia Federal. “Esse é o principal porto brasileiro, e colocar uma unidade robusta da PF lá traz a sensação de segurança para o operador, para o guarda, para quem utiliza o serviço, quem faz negócio no Porto, além de baratear o custo e melhorar o ambiente de negócio.” O complexo deve ser instalado no imóvel que já serviu ao Ministério da Pesca, em frente ao Centro de Convenções. Além da posição estratégica na entrada do canal, a Polícia Federal destacou o aprimoramento das condições de segurança para combater o narcotráfico em âmbito internacional e para dar respostas mais ágeis a incidentes e operações em alto-mar, como o contrabando e outros crimes transnacionais.

DA REDAÇÃO
FOTO: CARLA OLIVEIRA
Compromisso
Compromisso foi firmado por autoridades da Polícia Federal e Ministério de Portos e Aeroportos

O mês de setembro é marcado pela campanha do Setembro Amarelo, voltado na conscientização da prevenção ao suicídio. Segundo o relatório da Comissão sobre Conexão Social da Organização Mundial da Saúde (OMS), uma em cada seis pessoas no mundo sofre de solidão, com impactos significativos na saúde e no bem-estar. A solidão está associada a cerca de 100 mortes por hora, o que reflete em mais de 871 mil mortes todos os anos, segundo a pesquisa.

Sinais

Desse modo, é importante observar os principais sinais de sofrimento emocional ou risco de suicídio em crianças, adolescentes e adultos.

Segundo o psicólogo Marcelo Marques é importante lembrar que o sofrimento emocional pode se expressar de maneiras diferentes em cada faixa etária, mas o que deve sempre chamar a atenção é a mudança no padrão habitual da pessoa.

“De forma geral, alguns sinais se repetem: isolamento social, perda de interesse por atividades antes prazerosas, alterações marcantes no sono e no apetite, queda de rendimento escolar ou profissional, irritabilidade intensa e falas recorrentes sobre desesperança ou morte.”

Ele comenta que nas crianças, muitas vezes o sofrimento aparece em forma de regressões de comportamento, como voltar a fazer xixi na cama, choros frequentes, dificuldades escolares repentinas ou queixas físicas sem causa aparente.

Já os adolescentes tendem a expressar mais diretamente em frases como “quero sumir” ou por meio de comportamentos de risco, automutilação, isolamento e uso de álcool ou drogas.

Nos adultos, especialmente no trabalho, é comum observar queda brusca de produtividade, afastamento de colegas, aumento de conflitos e até descuido com a própria aparência.

Comportamentos

Outro ponto relevante é na infância, como pais e educadores podem diferenciar um comportamento típico de um possível sinal de sofrimento emocional. Desse modo, a psicóloga clínica Melissa Tenório explica que a infância é feita de muitas fases e dentro das fases, existem birras, medos e descobertas.

Portanto, esses movimentos são necessários para constituir o sujeito, porém a diferença de um comportamento típico de um sinal de sofrimento está na intensidade que esse comportamento acontece, como na persistência e principalmente na paralisação do desenvolvimento quando não se percebem os avanços. Segundo ela, a birra é

SANTOS Equoterapia se torna política pública

O prefeito Rogério Santos sancionou na terça-feira (9), a Lei Municipal 4.659/2025, que institui o Programa Municipal de Equoterapia de Santos como método terapêutico para reabilitação de pessoas com deficiência ou necessidades especiais em geral.

Na equoterapia, o cavalo é o elemento interdisciplinar que trabalha aspectos motores, cognitivos, emocionais e sociais - promove desenvolvimento físico e proporciona inclusão e acessibilidade. A prática é regulamentada pela Lei Federal 13.830/2019.

Prevenção e acolhimento

esperada, mas uma criança que vive em estado de oposição constante e não consegue estabelecer laços afetivos está possivelmente num sofrimento maior.

“O medo do escuro é muito comum nas crianças, mas uma criança aterrorizada que não dorme e tem uma rotina comprometida com esse medo está comunicando que há presença de alguma angústia mais profunda que carece de um olhar atento para tentar principalmente, na infância, investigar o que está acontecendo, porque muitas vezes podemos intervir e cuidar daquele ambiente para que seja suficientemente bom para ela se desenvolver de uma forma boa", relata.

"O essencial é observar se a criança continua a brincar, a apreender a se relacionar, se ela continua a evoluir e qual é o grau de comprometimento, com essa birra, esses movimentos e esses momentos de descobertas”.

Mudanças de humor

Além disso, Marques lembra que na adolescência ocorrem variações de humor e busca por privacidade. Mas quando se observa um conjunto de sinais, como isolamento, queda repentina no desempenho escolar, abandono de atividades antes prazerosas, falas de desesperança e, principalmente, automutilação ou uso de substâncias químicas, é necessário acender o alerta.

Portanto, o que diferencia de

quando a mudança de humor deixa de ser esperada para preocupante é a intensidade, a duração e o impacto na vida do jovem. Além disso, em adultos, o sofrimento muitas vezes poder aparecer de forma silenciosa. No ambiente de trabalho, isso pode se traduzir em atrasos frequentes, faltas sem explicação, perda de produtividade, irritabilidade ou isolamento. “É comum ouvirmos frases como “não aguento mais” ou “sou um peso para todos”. Essas falas nunca devem ser banalizadas. Gestores e colegas precisam aprender a olhar para além do desempenho e perceber quando há um sofrimento humano por trás”.

O que fazer?

Segundo Melissa, ao perceber que alguém está em sofrimento, o importante é não julgar e nem minimizar a dor do outro, como, por exemplo, dizer “Isso vai passar”, invalidando aquele sentimento e aumentando o sofrimento de solidão. "Às vezes, nós julgamos que o que é bom para nós vai ser bom para o outro".

“Vamos pensar em pais que são extremamente religiosos. Então falar para o filho que ele deveria rezar mais, porque isso iria auxiliá-lo. Ou vamos supor que os pais são atletas e dizer: 'você deveria treinar mais'. Pelo contrário, neste momento, precisamos oferecer uma escuta genuína, sem pressa e sem dar conselho, apenas escuta. E de alguma forma, nomear a preocupação que se tem,

dizer de forma clara e afetiva que temos percebido que a pessoa não parece muito bem.”

Assim como, vale mencionar que não deve ter medo de perguntar se a pessoa tiver alguma desconfiança, uma ideação suicida. É importante perguntar com cuidado e respeito, por exemplo. ‘Você tem pensando em se machucar ou em tirar a própria vida?’, indaga.

“Contrariando aquele mito que conversar sobre assunto não induz o ato, mas é que isso abre espaço para que a pessoa fale sobre sua dor e muitas vezes, a pessoa fala consigo mesma, sempre sozinha. E nomear é um caminho importante para o tratamento. Além disso, é importante incentivar a busca por ajuda profissional, apresentar essa oportunidade de conversar com um psicólogo e psicanalista, com um recurso para lidar com esse sofrimento”.

Acolhimento

Dessa forma, o psicólogo acrescenta que o acolhimento pode salvar vidas. “Quando alguém em sofrimento sente que não está sozinho e que sua dor é reconhecida, pode-se abrir uma porta para buscar ajuda. No caso de crianças e adolescentes, a escuta ativa significa estar disponível, olhar nos olhos, não interromper e validar seus sentimentos. É muito mais poderoso dizer “eu entendo que está difícil e estou aqui com você” do que tentar dar soluções rápidas”, esclarece.

Graça Silva, presidente da Associação Equoterapia, que presta esse tipo de serviço na Cidade, destacou que a sanção da lei é um momento histórico. Ela explicou que os benefícios da interação com cavalos remontam à Grécia Antiga, observados por Hipócrates, o pai da Medicina.

“Anos depois, a vivência com cavalos foi muito utilizada na reabilitação de pessoas com sequelas da poliomielite e com traumas emocionais em momentos pós-guerra e outras situações. Em 1997, o Conselho Federal de Medicina reconheceu a equoterapia como um método terapêutico em uma abordagem multidisciplinar ao unir equitação, saúde e educação”, conta Graça.

O prefeito destacou que “Santos é constituída por pessoas e instituições muito fortes e é importante garantir que permaneçam assim. A prática da equoterapia une saúde e direitos humanos e nos mostra, pela conexão com os animais, que não somos donos da natureza. Nós fazemos parte dela”.

Autor da lei sancionada, o vereador Adriano Catapreta destacou o “trabalho fascinante e eficaz proporcionado pelo método terapêutico”. Ele lembrou que, em agosto de 2023, a Prefeitura de Santos ampliou em 50 vagas o total de praticantes previstos no termo de fomento que a Administração Municipal mantém com a Associação Equoterapia.

O secretário de Saúde, Fábio Lopez, informou que está em discussão uma nova ampliação da capacidade de atendimento via subvenção.

Custeio

Atualmente, a Prefeitura de Santos mantém uma parceria com a Associação Equoterapia, por meio de termo de fomento, para o atendimento de 164 pacientes.O custeio, no valor de R$ 137.609,12 por mês, é voltado à assistência de pessoas com deficiências física, intelectual ou sensorial, seus cuidadores e familiares.

Aprovado EIV para futuro hospital e escola

Uma importante etapa para o início da construção do futuro hospital municipal pediátrico e de uma unidade de Ensino Infantil na Zona Noroeste está dada. A Comissão Municipal de Análise de Impacto de Vizinhança aprovou o EIV – Estudo Prévio de Impacto de Vizinhança para a construção de ambos os espaços, sob responsabilidade da iniciativa privada. A informação consta no Diário Oficial de quarta. O investimento previsto chega a R$ 85 milhões. Trata-se do Complexo Areia Branca, que ocupará uma área de 15.539 m2 em parte do terreno onde funcionou o antigo Estradão. Ao todo, serão 6.250 m2 de área construída, sendo 2.044 m2 destinada à escola municipal e 4.205 m2 ao hospital pediátrico. Portanto, a construção foi firmada entre a Prefeitura de Santos e três empresas que compõem o consórcio GUV: Granel Química, Ultracargo Logística e Vopak Brasil.

Em razão do seu impacto no entorno, houve necessidade da elaboração do EIV, como ocorre com empreendimentos de grande porte. Casos de shoppings, empresas portuárias e até da nova arena do Santos FC. Os espaços dividirão o mesmo terreno, mas ocuparão edificações separadas. Em junho do ano passado, houve o lançamento da pedra oficial do complexo. Contou com a presença do prefeito Rogério Santos, secretários e demais autoridades, além dos diretores das três empresas participantes do consórcio.

Local

O equipamento será erguido na esquina da Rua César Augusto de Castro Rios com a Rua Afonso Schimidt, na Areia Branca, Zona Noroeste. Ao lado da passarela Dráusio da Cruz, conjuntos habitacionais e atacadista. Portanto, o prazo para conclusão é 18 meses a partir do início da obra.

Assim, o empreendimento decorre de parceria entre a Prefeitura de Santos e empresas do setor portuário, viabilizado por meio de permutas de áreas industriais na região da Alemoa. Dessa maneira, o terre-

no na Via A, atualmente inutilizado e localizado na Alemoa, receberá cessão da Prefeitura de Santos às empresas Ultracargo Logística S.A., Granel Química Ltda., e Vopak Brasil S.A.. Em troca, o consórcio GUV construirá o hospital e a escola.

Escola infantil

No caso da unidade infantil, a escola contará com três pavimentos. No térreo, serão cinco salas de aula tipo maternal e berçário, brinquedoteca, secretaria da escola, sala de orientação educacional. Ainda: sala da direção, lactário, sala de amamentação, sala de espera, refeitório, cozinha, despensa, lavanderia, pátio descoberto, pátio coberto. Além de sanitários e vestiários para funcionários, sanitários acessíveis, depósito e local para armazenamento do lixo.

Já o segundo pavimento contará com nove salas de aula, sala de materiais didáticos, sala dos professores com uma pequena copa. Também sala de coordenação, sala de Atendimento Educacional Especializado (A.E.E), depósito de material de limpeza, sanitários.

Na cobertura ficará a área técnica composta por barrilete e caixas d’água. A circulação vertical da edificação será realizada por meio de escadas e elevador acessível, conforme as normas de acessibilidade e segurança.

Hospital pediátrico

A unidade terá sete pavimentos, com área construída de 4.205,70 m². Contará com 30 leitos, incluindo UTIs. No térreo, estarão os acessos e circulações verticais, recepção, brinquedoteca, parada de ambulância, atendimento de emergência, apoio logístico e serviços gerais; No segundo, centro cirúrgico, farmácia, laboratórios, agência transfusional e áreas de apoio técnico.

Já no terceiro, Unidade de Terapia Intensiva (UTI) pediátrica, além de áreas de apoio técnico. Por sua vez, o quarto pavimento contará com enfermaria pediátrica, apoio técnico, brinquedoteca, recepção e posto de enfermagem; Por sua vez, o quinto pavimento terá enfermaria pediátrica, apoio técnico, brinquedoteca, recepção, posto de enfermagem, avaliação nutricional e discussão de casos;

Os setores administrativo, de apoio aos funcionários e auditório ficarão no sexto pavimento. O último contará com lactário, solário e área técnica, além da cobertura com caixas d’água e área técnica para barrilete e sistemas de ar-condicionado. Além disso, o hospital recebeu projeção com a setorização de acessos, de forma a garantir segurança, eficiência logística e controle de circulação entre os diferentes perfis de usuários.

Alerta Redutores de velocidade servem como alerta aos motoristas e não como faixa de segurança

TRÂNSITO

Vias passam a contar com sonorizadores

DA REDAÇÃO

Nos últimos meses, sonorizadores de velocidade estão sendo implantados em várias vias públicas. Eles desempenham a função de emitir alertas sonoros, para conscientizar o condutor acerca de potenciais riscos iminentes, tais como curvas acentuadas ou locais de grande fluxo de pedestres ou outros fatores que exijam atenção imediata. No caso do trecho onde o equipamento está instalado, o objetivo é alertar a respeito de eventual perigo à frente. No entanto, surge uma dúvida. Afinal, muitos estão colocados por toda a extensão da via – de ponta a ponta entre as ruas ou avenidas.

Assim, fica a pergunta: é possível estacionar em cima deles?

DIA DAS CRIANÇAS

Além disso, eles também funcionam como faixa de segurança?

Especialista em Direito do Trânsito e Transporte, com mais de 25 anos no setor e articulista do portal UOL, o advogado Marco Fabrício Vieira é esclarece ambas as questões: “Se não houver qualquer sinalização contrária, do tipo proibido estacionar, na via, pode-se estacionar normalmente no trecho junto ao sonorizador”, explica. Portanto, o mesmo vale, acrescenta, na hora de estacionar em cima de lombadas, desde que não haja qualquer sinalização ao contrário. Por sua vez, o sonorizador não tem qualquer relação com a faixa de segurança. “Ele não serve para esta finalidade. Ele funciona como redutor de velocidade e, principalmente, para alertar o motorista”, acrescenta.

Campanha visa arrecadar

brinquedos em Santos

DA REDAÇÃO

O Fundo Social de Solidariedade de Santos (FSS) ampliou a campanha ‘Doe Brinquedos, Ganhe Sorrisos’, oferecendo agora dois pontos de arrecadação para que a população possa participar.

A ação tem como objetivo arrecadar brinquedos novos ou em ótimo estado para 121 entidades cadastradas no FSS. Até o dia 9 de outubro, de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h, os brinquedos podem ser entregues na sede do Fundo Social, localizada na Avenida Conselheiro

Nébias, 388, Encruzilhada. Podem ser doados itens como bonecas, carrinhos, jogos educativos, livros infantis, entre outros.

Além da sede, o FSS segue com a campanha em parceria com a empresa Gold Containers, com um ponto de coleta na Praça Santo Antônio do Embaré (Avenida Bartolomeu de Gusmão, 32), onde está localizado o já conhecido Contêiner da Felicidade - espaço colorido e lúdico, criado para estimular doações e transformar solidariedade em felicidade. Neste ponto, as arrecadações podem ser feitas diariamente, das 8h às 20h, até o dia 5 de outubro.

DA REDAÇÃO
Local Projeto do futuro hospital pediátrico e escola infantil será implantado no bairro Areia Branca, em Santos

TURISMO

Aventura, natureza e muita cultura em Brotas

A Estância Turística de Brotas, no centro do estado de São Paulo, é reconhecida como capital do ecoturismo. Segundo o IBGE, em 2022 o município tinha 23.898 habitantes. O destino preserva o clima de cidade do interior, mas oferece infraestrutura completa para quem busca lazer, esporte e boa gastronomia.

Acesso facilitado

O visitante chega a Brotas pelas principais rodovias do país: Bandeirantes, Anhanguera, Washington Luiz e Engenheiro Paulo Nilo Romano (SP-225). A localização estratégica é um dos pontos fortes do município.

História e identidade

Com raízes na produção rural, Brotas viveu sua época áurea no início do século XX, quando o café movimentava a economia local. Parte dessa história ainda pode ser vista nos casarões da Avenida Mário Pinotti e no Museu do Café. A cidade também é berço de talentos. É terra natal do cantor Daniel e de atletas campeões mundiais de rafting.

Pontos culturais

Largo de Santa Cruz: marco da fundação da cidade, revitalizado com apoio da comunidade e ar-

tistas como os Irmãos Campana.

Abriga a Igreja de Santa Cruz e a imagem de Nossa Senhora das Brotas. Museu Bozo D’Água (Brotas Bar): reúne troféus e medalhas da equipe brotense de rafting, hexacampeã mundial. Fica na Avenida Mário Pinotti, 267, no Centro.

Atrativos naturais

O maior destaque de Brotas está na natureza. O Rio Jacaré Pepira corta a cidade e oferece corredeiras ideais para esportes de aventura. Parque dos Saltos: cartão-postal no perímetro urbano. Além das quedas e corredeiras, preserva a antiga usina hidrelétrica do início do século XX.

Prainha da Represa do Patrimônio: espaço gratuito com deck e areia à beira da represa. Localizada no Bairro do Patrimônio, a 23 km do Centro.

Estrutura completa

Brotas conta com mais de 40 meios de hospedagem e dezenas de operadoras de turismo de aventura. Na gastronomia, são mais de 60 opções, que variam de lanches típicos do interior até restaurantes gourmet.

Economia diversificada

Além do turismo, a cidade mantém forte produção agrícola, com destaque para cana, laranja, eucalipto e pecuária de corte.

BRASILEIRO PeixereencontraoSãoPaulo,únicorivalquederrotounesteano

Santos aposta na Vila para vencer clássico

O Santos recebe o São Paulo neste domingo (21), às 20h30, na Vila Belmiro, pela 24ª rodada do Campeonato Brasileiro. A partida é mais que um clássico: representa a chance do Peixe encerrar uma sequência ruim diante dos rivais paulistas e voltar a vencer em um momento delicado da temporada.

Com apenas 23 pontos, o Santos ocupa a parte de baixo da tabela da Série A e luta para se afastar da zona de rebaixamento. A equipe soma apenas cinco vitórias em 23 jogos e vem oscilando nas últimas rodadas, o que aumenta a pressão sobre o elenco e o técnico Juan Pablo Vojvoda. O clássico deste domingo marca o reencontro com o único rival que o Santos conseguiu vencer em 2025. No dia 1º de fevereiro, o Peixe derrotou o São Paulo por 3 a 1, também na Vila Belmiro, pelo Campeonato Paulista. Desde então, o clube disputou mais cinco clássicos e perdeu todos: uma derrota para o Palmeiras e quatro para o Corinthians e o próprio São Paulo.

A sequência negativa começou com o revés para o Palmeiras no fim de janeiro, por 2 a 1, na Vila. Depois da vitória sobre o Tricolor, vieram três derrotas consecutivas para o Corinthians, todas na Neo Química Arena — duas pelo Paulista e uma pelo Brasileiro. No primeiro turno do Brasileirão, o time também foi superado pelo São Paulo, no Morumbis.

Ao todo, são cinco derrotas em seis clássicos disputados na temporada. O desempenho preocupa a comissão técnica, que tenta resgatar o espírito competitivo da equipe nesses confrontos decisivos. Para piorar, a equipe ainda não conseguiu mostrar consistência nas partidas fora de casa, e nem sempre tem aproveitado o fator Vila Belmiro.

Outro fator que pesou nos clássicos foi a ausência de Neymar. O camisa 10 participou de apenas um:

a derrota para o Corinthians no Paulistão. Contra o Palmeiras, ele ainda não havia sido oficializado como reforço. No jogo contra o São Paulo, em fevereiro, sua apresentação havia ocorrido no dia anterior à partida. Nas fases decisivas do Paulista e nos jogos contra Corinthians e São Paulo pelo Brasileiro ficou fora por lesões.

O reencontro com o Tricolor, portanto, representa uma oportunidade dupla: pontuar no campeonato e voltar a vencer um rival estadual. A torcida deve lotar a Vila Belmiro, na expectativa de ver uma atuação firme como aquela do início da temporada.

Com 23 pontos, o Santos precisa somar vitórias para se distanciar da zona de rebaixamento. A equipe entra na rodada com risco real de cair para o Z-4, a depender dos resultados da concorrência.

O momento exige reação rápida e o clássico surge como teste definitivo para o elenco nesta reta final de campeonato. Já o clássico contra o Palmeiras, adiado no primeiro turno do Brasileirão, segue sem nova data definida pela CBF. Até lá, a missão do Peixe é clara: voltar a vencer um rival, recuperar a confiança e somar pontos essenciais para escapar do sufoco.

Joia da base santista

O atacante David Nogueira, um dos grandes destaques da base santista, assinou seu primeiro contrato profissional com o Santos. O vínculo vai até 31 de julho de 2028 e tem multa rescisória fixada em 100 milhões de euros (cerca de R$ 626 milhões) para o mercado internacional.

Aos 15 anos, David vive um momento especial no clube. Ele é o artilheiro do time sub-17 no Campeonato Brasileiro da categoria, com oito gols marcados em 14 partidas. No Campeonato Paulista Sub-17, também balançou as redes

duas vezes em apenas três jogos.

Histórico na base O jovem atacante tem trajetória marcante desde cedo. Em 2019, ainda no futsal, brilhou em competições internacionais. Foi artilheiro da Supercopa América, em Balneário Camboriú, com nove gols em seis jogos, e da World Futsal Cup, em Barcelona, onde marcou 17 vezes em apenas cinco partidas. No mesmo ano, anotou 17 gols em 13 jogos no Paulista Sub-14 de futsal.

Já no campo, a transição aconteceu com números expressivos. Em 2022, marcou 20 gols em 18 jogos no Paulista Sub-13, terminando como artilheiro do time e vice-campeão. No ano seguinte, fez 11 gols em seis jogos no Paulista Sub14 e três gols no estadual Sub-15.

Em 2023, quando liderava a artilharia do Paulista Sub-15 com 10 gols em seis partidas, sofreu uma grave lesão no joelho. Ele rompeu o ligamento cruzado anterior durante período de treinos com a Seleção Brasileira Sub-15.

Convocação

Totalmente recuperado, David voltou com força nesta temporada e já foi convocado para a preparação da Seleção Brasileira Sub-17, que disputa o Sul-Americano da categoria em 2026. Além disso, ele participou de treinos com o elenco profissional do Santos, mostrando que já está no radar do técnico Juan Pablo Vojvoda.

“Estou muito feliz com todas as oportunidades que o Santos está me dando. Tudo acontece muito rápido no futebol. Temos que aproveitar cada momento. Graças a Deus consegui assinar esse contrato e sou muito grato por essa valorização”, disse o jovem, em entrevista ao site oficial do clube.

Atrativos
Destino oferece diversos atrativos em uma das cidades mais procuradas do interior de SP
Recuperação Alvinegro Praiano possui 23 pontos na tabela do Brasileirão e tenta se afastar do Z4

agende-se

Música

Chorinho no Aquário O cantor, compositor e produtor Marcelo Quintanilha retorna a Santos para o projeto cultural. Ele apresenta uma versão pocket do show EruDito, com repertório que une música clássica e canção popular.

Recomendação: Livre. Local: Aquário Municipal de Santos (Praça Vereador Luiz La Scala, Ponta da Praia - Santos). Dia e Horário: sábado (20), às 18h. Ingresso: gratuito. Brasil em Dois Pianos

O duo de pianistas lança o álbum Brasil em Dois Pianos, com apoio ProAC SP. O programa alterna clássicos de Jobim, e de suas parcerias com Vinícius de Moraes, Radamés Gnatalli e Newton Mendonça e ainda obras autorais de Fabio Caramuru.

Recomendação: Livre. Local: Convivência Teatro Sesc Santos (R. Conselheiro Ribas, 136). Dia e Horário: sábado (20), às 20h. Ingresso: R$ 40 (inteira), vendas em sescsp.org.br. Letícia Caires

A cantora e compositora Letícia Caires apresenta canções de “Na Beira”, seu primeiro álbum autoral, que saudam às águas dos mares, rios e cachoeiras, que representam as nossas emoções. No repertório, além das autorais, estão composições de sucesso como Marinheiro Só (Caetano), Pedra de Rio (Ney Matogrosso), Correnteza (Djavan).

Recomendação: Livre. Local: Comedoria Teatro Sesc Santos (R. Conselheiro Ribas, 136). Dia e Horário: quarta (24), às 20h. Ingresso: gratuito.

Cinema

Cineflix - Miramar - Santos

Demon Slayer: Kimetsu no Yaiba - Castelo Infinito (leg) – Exceto dom – 17h, 20h05. 18 anos. Invocação do Mal 4: O Último Ritual (leg) – 20h50. 16 anos. O Último Azul (nac) – Exceto sáb – 15h30. 16 anos. O Castelo Animado (leg) – Dom – 15h30, 20h30. Livre. Meus Vizinhos Os Yamadas (leg) – Ter - 18h. 10 anos. Sussurros do Coração (leg) – Seg20h30. Livre. Pompoko: A Grande Batalha dos Guaxinins (leg) – Seg – 18h. 10 anos. Nausicaã do Vale do Vento (leg) – Sáb – 18h. 12 anos. Vidas ao Vento (leg) – Ter – 20h30. 12 anos. A Viagem de Chihiro (leg) – Sáb - 15h20, 20h30. Livre. Porco Rosso: O Ùltimo Herói Romântico (leg) – Dom – 18h. 14 anos. Downton Abbey: O Grande Final (leg) – 18h20. 12 anos. A Grande Viagem da Sua Vida (leg) – 16h30, 21h. 12 anos. Toque Familiar (leg) – 15h, 19h. 10 anos. Sonhar com Leões (nac) – 16h20. 16 anos.

Cinemark - Praiamar - Santos Invocação do Mal 4: O Último Ritual (leg) –Dom – 15h45, 18h40. Seg e ter – 16h10, 19h10, 22h05. Sáb e dom - 21h40. Todos os dias – 14h, 17h, 20h10 (dub) – Sáb e dom – 12h10, 19h10, 22h10. Todos os dias – 15h10, 18h10, 21h10. 16 anos. Lego Batman: O Filme (dub) – Sáb – 13h30, 16h. Livre. Batman Eternamente (leg) – Sáb –18h30. 10 anos. O Rei da Feira (nac) – Seg e ter – 12h. 14 anos. High School Musical 3: Ano da Formatura (RE) (leg) – Sáb e dom –16h20. Livre. Demon Slayer: Castelo Infinito (dub-XD) – Seg e ter – 18h. Todos os dias – 14h40 (leg-XD) – Sáb e dom – 18h. Todos os dias – 21h20 (leg) – 13h50, 17h10, 20h30 (dub) – Sáb e dom – 12h50, 16h10. Seg e ter – 15h50. Todos os dias - 19h30. 18 anos. A Grande Viagem da Sua Vida (leg) – Sáb e

Quais Quais

Dois palhaços se encontram em uma estação de trem chamada Iracema. Os dois se identificam por seus problemas em comum e o amor pelo samba, em especial, pelas músicas do artista Adoniran Barbosa.

Recomendação: Livre.

(21), às 17h30. Ingresso: gratuito.

Teatro

Dois Perdidos numa noite suja Tonho, um jovem negro, e Paco, um jovem branco, são da periferia e dividem uma residência estudantil. Eles têm um cotidiano ambivalente, entre a chegada na universidade e a dificuldade de permanência.

DIVERSÃO, CULTURA & LAZER

Recomendação: 16 anos. Local: Auditório Teatro Sesc Santos (R. Conselheiro Ribas, 136). Dia e Horário: sexta (26) e sábado (27), às 20h. Ingresso: R$ 40 (inteira), vendas em sescsp.org.br.

Carmencita

A peça é inspirada na famosa Ópera “Carmen” do compositor francês Georges Bizet, que conta a história de uma cigana na cidade de Sevilha na Espanha, uma obra sobre liberdade e amor.

Recomendação: Livre. Local: Comedoria Teatro Sesc Santos (R. Conselheiro Ribas, 136). Dia e Horário: domingo (28), às 17h30. Ingresso: gratuito.

Eu fiz por merecer

Um ator formado nos musicais encontra dois atores das antigas para fazer um espetáculo que divirta, arrebate e ajude as pessoas a enfrentarem esses tempos difíceis. Depois de reclamar dos parceiros que só falam de gente morta e de um tempo que não é o dele, o ator concorda em trazer à cena o tempo e o verbo de um artista do teatro, Plínio Marcos, inspirados na sua biografia “Bendito Maldito”.

Recomendação: 16 anos. Local: Auditório Teatro Sesc Santos (R. Conselheiro Ribas, 136). Dia e Horário: terça (30), às 20h. Ingresso: R$ 40 (inteira), vendas em sescsp.org.br.

Literatura

Leia Santos

A equipe do projeto LeiaSantos estará, no sábado (27) e domingo (28), na Praça Mauá, para a tradicional distribuição gratuita de livros e gibis. Recomendação: Livre. Local: Praça Mauá (Centro Histórico - Santos). Dia e Horário: sábado (27) e domingo (28), das 13h às 17h. Ingresso: gratuito.

DE 20 A 23 DE SETEMBRO

Abobrinha cremosa assada e recheada

INGREDIENTES

PARA A ABOBRINHA

2 abobrinhas italianas médias

1/2 xícara (chá) de água

1 colher (chá) de sal

PARA O RECHEIO

8 tomates-cereja cortados ao meio meio copo de Requeijão Light

4 colheres (sopa) de Leite em Pó

1 pitada de pimenta-do-reino meia xícara (chá) manjericão meia colher (chá) de sal 2 colheres (sopa) de queijo parmesão 1 colher (sopa) de cebolinha

1 colher (chá) de azeite

MODO DE PREPARO

DA ABOBRINHA

Corte as abobrinhas ao meio no sentido do comprimento. Em uma panela, coloque-as e cozinhe com água e o sal até

A Grande Viagem da Sua Vida Sarah e David são dois desconhecidos solteiros que se conhecem no casamento de um amigo em comum e, em pouco tempo acabam embarcando juntos em uma aventura engraçada, fantástica e envolvente

dom – 12h40, 15h20, 17h50, 20h40. Seg e ter - 16h, 18h30, 21h. 12 anos. Animais Perigosos (leg) – 15h40, 20h50 (dub) – Sáb e dom – 13h10. Todos os dias - 18h20. 18 anos. A Sogra Perfeita 2 (nac) – Sáb e dom14h10. 12 anos. A Longa Marcha - Caminhe ou Morra (dub) – Sáb e dom – 13h40, 16h30. Seg e ter – 15h30, 18h05 (leg) – Sáb e dom – 19h, 21h30. Seg e ter – 19h50, 20h40, 22h20. 18 anos. Vitória (nac) – Seg e ter –12h (XD-nac) – Seg e ter – 12h. 16 anos. Os Caras Malvados 2 (dub) – Dom – 13h15. Seg e ter – 14h20, 16h50. Livre. Roxy 5 - Gonzaga - Santos

A Grande Viagem da Sua Vida (leg) – 14h,

19h. 12 anos. A Longa Marcha - Caminhe ou Morra (dub) – Exceto sáb – 22h. Todos os dias - 16h45, 19h45. 18 anos. Animais Perigosos (dub) – Exceto sáb – 21h15. Todos os dias - 15h45, 17h45, 22h. 18 anos. Batman Eternamente (leg) – Sáb – 21h15. 10 anos. Lego Batman (dub) – Sáb – 14h30. Livre. Demon Slayer: Kimetsu no Yaiba - Castelo Infinito (dub) – 14h30, 16h, 17h30, 20h30 (leg) – 19h. 18 anos. Invocação do Mal 4: O Último Ritual (dub) – Seg e ter – 14h30. Todos os dias – 17h, 19h30, 22h. 16 anos. Os Caras Malvados 2 (dub) – Sáb e dom –14h30. Livre. Tommy (leg) – Sáb – 22h. 12 anos. Toy Story – 30 Anos (dub) – Exceto sáb – 15h. Livre.

ficarem macias, porém as cascas ainda firmes, por cerca de 10 minutos, após ferver. Retire a polpa com uma colher com cuidando para não quebrar a casca, formando umas barquinhas e reserve.

DO RECHEIO

Em um recipiente, junte a polpa, os tomatinhos, o requeijão, o leite, pimenta-do-reino, o manjericão e o sal. Recheie as barquinhas, polvilhe o queijo parmesão, a cebolinha-verde e o azeite. Leve ao forno médio (180ºC), preaquecido por 5 minutos ou até dourar e sirva. Recheie as barquinhas, polvilhe o queijo parmesão, a cebolinhaverde e o azeite. Leve ao forno médio (180ºC), preaquecido por 5 minutos ou até dourar e sirva. FONTE: RECEITAS NESTLÉ

FOTO: DIVULGAÇÃO
Local: Comedoria, Sesc Santos (R. Conselheiro Ribas, 136 - Santos). Dia e horário: domingo
REPRODUÇÃO: SONY PICTURES BRASIL

BoqNegócios

caderno de oportunidades

GONZAGA / SANTOS

MACUCO/1 QUADRA DA AV AFONSO PENA E CANAL 5

Sobrado, geminado de um lado com 2 dorms, 1 suíte, WC social com box blindex, sala 2 ambes c/ sacada, coz. ampla, A/Serviço independente com WC de empr., piso porcelanato, garagem fech. p/ 2 carros com WC, área gourmet. 125m² de área construída.

Preço: R$ 600 mil. Aceita 50% entrada + financiamento. (Não aceito corretores). TELEFONE e WHATSAPP p/ CONTATO: 13 99123-9085

Apto c/ 2 dorms, suíte, lavabo, sala 2 ambs. coz plan, dispensa e área de serviço. Com lazer completo. Só 680 mil (13) 99701-2399 - Mara

VENDO 1 DORM. LINDÍSSIMO - STOS. A 500M DA PRAIA

Piscina, squash, salão de festa, gar. demarcada. Portaria 24hs, câmeras. Vendo R$350 mil. Ac. veículo. Tratar c/ prop. Tr. tel / whatsapp 13 99115.5531

COBERTURA DUPLEX NO GONZAGA - VISTA 360 Charmosa e aconchegante. R$ 1.700.000. Metro quadrado abaixo do mercado! Contato: 13 991 15 55 31

OPORTUNIDADE! LÍNDÍSSIMA E MODERNA COBERTURA DUPLEX no Gonzaga.Vista Mar! R$ 3.700.000. Sem uso! Contato: 13 991 15 55 31

VENDO 2 DORMS AMPLO (AC. PERMUTA 1 DORM.)

Na av. Bernardino de Campos, em Santos, 10 mins da praia, 93 m² c/ 2 entrs, 2 qtos, 1 banh, fte e gar. dem., interfone, cams, 3º andar, prédio 3 ands e vista livre! Super arejado! Ac. permuta, R$360 mil. Contato Tr. tel / whatsapp 13 99115.5531

BoqNegócios

caderno de oportunidades

BoqNegócios

caderno de oportunidades

BoqNegócios

caderno de oportunidades

Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.