Jornal Boqnews ed1576 de 28 a 4.07.25

Page 1


EM CIRCULAÇÃO DESDE 1986

Boqnews

Zona Azul na orla

Vereador santista propõe a cobrança de taxa de estacionamento na orla para os veículos que não realizaram o emplacamento em Santos. Página 3

PEDESTRIANISMO

Corredor

CULTURA & VARIEDADES

Protagonizado pelo ator Brad F1 - O está nos destaques nas telonas. Página 7

DIVULGAÇÃO

TEATRO

Duas palhaças que vivem situações que revelam a forma de interagir com o mundo formam o enredo do espetáculo PeloCano, que será apresentado neste sábado (28), no Teatro Sesc Santos. Página 7

Santos, 28 a 4 de julho de 2025 Nº 1576 ANO XL
DIVULGAÇÃO

Boqnews - 28 a 4 de julho/2025 - 2

Custo da ineficiência

O desequilíbrio fiscal que tem motivado sucessivos aumentos de taxas e impostos para cobrir déficits recorrentes do Governo Federal apresenta como um dos seus principais componentes a ineficiência e o elevado custo da máquina administrativa. A constatação sobre a baixa qualidade dos serviços oferecidos à população - e a existência de castas privilegiadas - reforça a tese de que o País necessita, com urgência, priorizar a realização de uma ampla reforma nas estruturas do Estado. O consenso de que existem inúmeras barreiras burocráticas - quase que intransponíveis-impedindoapossibilidade de se imprimir agilidade e qualidade à gestão pública atesta a necessidadedarealizaçãodeumareformaadministrativaquevenhaefetivamenteatenderaosinteresses da coletividade.

Mais do que nunca é preciso aumentar o grau de profissionalização do serviço público, privilegiando ações de capacitação técnica e valorização dos funcionários com bom desempenho

O emaranhado legal que rege a contratação de servidores,criadosobapseudopremissadeassegurar transparência aos atos administrativos, acabou por criar paradigmas desalinhados com a realidade atual e, ao mesmo tempo, estimulou a ineficiência e a acomodação das máquinas públicas pelo excesso de garantias oferecidas. Contraditoriamente, o que se viu, ao longo das últimas décadas, foi o estabelecimento de uma cultura gerencial anacrônica

JAIRO SÉRGIO & COLABORADORES

redacao@boqnews.com

Potencial energético

O sucesso da segunda edição do SP Offshore 2025, realizado em Santos nesta semana, revela o potencial que a Baixada Santista e o litoral paulista tem em relação às descobertas de petróleo e gás na Bacia de Santos, especialmente em razão do bloco de Aram. O evento reuniu 1.300 profissionais do setor de petróleo, gás e energia de todo o País, praticamente o dobro em relação ao ano passado.

Cadeia de negócios

Em entrevista ao Jornal Enfoque, o diretor do Brazilian Energy Council, Eduardo Varela, promotor do evento, enumerou uma série de benefícios que todo o litoral paulista poderá se beneficiar em razão das descobertas. Além de envolver toda uma cadeia de negócios e oportunidades.

Potencial

Atualmente, conforme ele, o setor emprega entre 3 a 4 mil pessoas envolvidas no segmento. Mas o potencial pode chegar a 200 mil. No momento, uma empresa já prospecta 350 profissionais da região para cargos técnicos.

Estado de olho

No evento, o diretor de Projetos e Inovação da InvestSP, Thiago Camargo, deixou claro o interesse do Estado de São Paulo em atrair a participação paulista no

@jairosacampos

Jairo Sérgio de Abreu Campos (Mtb 12.514) DIRETOR DE REDAÇÃO

Humberto Iafullo Challoub (Mtb 17.645)

DIRETOR ADM./COMERCIAL

Fernando De Maria dos Santos (Mtb 21.123)

mantida por velhas oligarquias, que nãoconseguiuevitaraadoçãodepráticas clientelistas de favorecimento emprocessosduvidososeàocupação de cargos públicos determinada por acordos forjados em composições políticas,emdetrimentoàexperiênciae àqualificaçãoprofissionalqueasfunçõesensejariam.

Mais do que nunca é preciso aumentarograudeprofissionalizaçãodo serviçopúblico,privilegiandoaçõesde capacitação técnica e valorização dos funcionários com bom desempenho. Além de exigir dos servidores requisitos profissionais mínimos, a serem definidospelosrespectivosórgãosque oferecerãocargosaserempreenchidos, énecessárioquetodososfuncionários sejamsubmetidosaprogramasdeaperfeiçoamento, garantindoassimapadronizaçãodastarefasaserem desempenhadasnoâmbitodospoderes.

Somente com a melhoria na qualidade e eficiência dos serviços prestados à população, nos mais variados segmentos de atendimento, será possível restabelecer a credibilidade do funcionalismo peranteapopulaçãoeresgatarseuvalornasociedade. A competência sempre deverá constar como premissabásicaàexcelênciaprofissional,porissodeve ser exigida como requisito mínimo às contratações nasesferasgovernamentais.

Mais notinhas em www.boqnews.com/blognews

mercado offshore diante das novas descobertas. Hoje, a concentração de investimentos e mão-de-obra está no estado do Rio de Janeiro. A infraestrutura existente e a segurança jurídica - São Paulo tem uma vara judicial específica em direito marítimo - são atrativos para novos empreendimentos. Resultado do evento

A assinatura de um Memorando de Entendimento entre o Governo do Estado e a Petrobras para incentivar operações offshore (instalações em alto mar, como plataformas de extração de óleo e gás) no litoral e o Estudo de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental (EVTEA) para o desenvolvimento de uma base offshore em São Sebastião ocorreram no evento.

Ausência

Lamenta-se apenas que poucos políticos compareceram. A viceprefeita Audrey Kleys representou o prefeito Rogério Santos na abertura. E na quinta, foi a vez do prefeito de São Vicente, Kayo Amado, aparecer por lá.

Unidos...

As últimas sessões da semana encerrando o semestre do Legislativo santista foram agitadas. Houve consenso e aprovação unânime do projeto de reclassificação salarial dos

“Aquele que não conhece a verdade é simplesmente um ignorante, mas aquele que a conhece e diz que é mentira, este é um criminoso.”

professores por unanimidade dos 21 vereadores, atendendo demanda da categoria e uma promessa de campanha do prefeito Rogério Santos. O impacto será de R$ 52 milhões anuais.

... pero no mucho Já sobre a aprovação do projeto de alterações na cobrança da Capep, especialmente em relação aos dependentes, a oposição marcou presença. Mesmo assim, passou sem dificuldades.

Por um voto

Por um voto, não foi derrubada a emenda que eliminava a sucumbência do programa de renegociação no IPTU (a data se encerra na segunda) para valores abaixo de R$ 5 mil. Foram 10 votos, um a menos do que o necessário.

Explicações

Apesar do Legislativo estar em recesso, o secretário de Saúde Fábio Lopez explicará as dúvidas dos vereadores em encontro marcado para o dia 8 de julho, às 10 horas, na Câmara. Na pauta, a questão do fechamento de leitos do Hospital da Zna Noroeste, entre outros temas.

Quem Responde?

Quando... serão ampliados o número de leitos hospitalares, especialmente SUS, na Baixada Santista?

TORQUATO luciana@gtmarketing.com.br

Hereges de ontem e de hoje

Em 1376, um dominicano, Nicolau Eymerich, nascido em Gerona, reino da Catalunha e Aragão, fez um manuscrito, chamado de Manual dos Inquisidores, um relato da crueldade daigrejanostemposdaInquisição.50 anos depois de Gutemberg ter inventado a prensa de impressão (1503), o manuscritofoiimpressoemBarcelona, na Espanha. Trata-se de uma minuciosa coletânea a respeito do conceito de heresias, a lógica inquisitorial, os truques, a pressão dos inquisidores, os indícios para reconhecimento dos hereges,entreoutrascoisas. Para se ter uma ideia do escopo do livro, selecionamos alguns truques dos hereges para responderem aos inquisidores sem confessar. O primeiro consisteemresponderdemaneiraambígua:“podeteracontecido,podenão ter acontecido; não me lembro, mas é possível que tenha sido assim”. O segundo truque consiste em responder acrescentandoumacondição: “seminhaconversafoigravada,então,conversei”. O terceiro truque consiste em se fingir de surpreso: “puxa, não sabiadisso”. Oquartotruqueconsiste numa autojustificação: “como eu vivia viajando, não pude participar das reuniões”. O quinto truque consiste em fingir demência ou súbita debilidade física: “eu não respondi à perguntaqueosenhormefeznareuniãopassadaporquepasseimal,minha pressãoarterialbaixou”. Alguns políticos brasileiros são conhecidos por sua matreirice na técnicadaentrevista.Respondemapenas aquiloquequerem.Omodelomaiscitadoparaestecasoéoex-governadore ex-prefeitodeSãoPaulo,PauloMaluf. Éconhecidopelaartededizeroque não foi perguntado e não dizer o que todosqueremouvir.(...) Otruquedemudaraspalavrasdas perguntas tem sido comum no meio político. Ao político, é perguntado algo assim: “o senhor vai dizer tudo que sabe aos Procuradores”? E ele responde: “quem diz a verdade, tem tudoaseufavor.Quemnãodeve,não teme”. O truque de deturpar as palavras é usual. Exemplo: “o sr. acredita

queorelatóriodoBancoCentralnão vai condená-lo?” Resposta: “o relatório pode ser uma peça de condenação ou de inocência. Se não comprova nada sobre minha pessoa, sou inocente. Quem me condenanãoéo Banco.Éaimprensa”.

O truque da autojustificação, na áreapolítica,éumaespéciedeartimanha que procura encobrir a verdade: “osenhorfavoreceufulanodetal,que temumagrandefolhacorridanocampodacorrupção”.Eopolíticoresponde:“souumapessoaqueacreditanos outros;soudeboa-fé,sempreprocurei ajudar.Sealguémusouminhaboa-fé, certamentenãofoicomminhaaprovação. Se soubesse que fulano era corrupto,nãoterialhedadoajuda”.(...)

O depoimento de alguns réus da trama golpista do 8 de janeiro na 1ª TurmadoSTFtrazàtonaostruques dosheregesdescritospelodominicano Nicolau Eymerich. Assistimos a uma sessão recheada dos advérbios “não, talvez, sim”, sob a sombra de lembrançastardiaseamnésiasseletivas.O tenente coronel, Mauro Cid, parecia amnésico ao responder ao ministro-relator, Alexandre de Moraes, esquecendo eventos e situações de alta significação, como entrega de uma caixa com dinheiro ao general Braga Netto; desconhecimento de conversasqueelemesmotevecomgenerais; autojustificação (em um depoimento anterior, deixara de responder a uma pergunta do ministro Alexandre porque sua pressão arterial baixara; ou não tomara conhecimento por estar viajando. Noutras vezes, davarespostas ambíguas (“não me lembro, mas podetersidoassim”).

O ex-presidente Jair Bolsonaro usou o mesmo método: respostas ambíguas; negação de fatos (edição da minuta do golpe, negação de ação contra a Constituição); desculpas por ter se excedido na acusação de que o ministro Alexandre e outros ministros doSTFteremrecebidodinheiro. Fez atéchiste. MesmotentandoseroBolsonaro“pazeamor”,serádifícilqueo STFoinocenteporsuaspráticascontraoEstadoDemocráticodeDireito.

Ponto de Vista
GAUDÊNCIO

Veículos isentos Pelo projeto, apenas os veículos emplacados em Santos estariam isentos da cobrança

Vereador propõe cobrar

estacionamento de turistas

Os feriados e finais de semana trazem uma grande movimentação de turistas, tanto na Baixada Santista, quanto em Santos.

No entanto, caso a proposta de um vereador santista seja aprovada e sancionada, eles terão que pagar para estacionar ao longo das avenidas da orla de Santos. De autoria do vereador Adriano Piemonte (União), o projeto foi apresentado na sessão da última terça (17) – justamente em uma véspera de feriado.

Ela trata sobre a obrigatoriedade do uso de cartão de estacionamento rotativo (Zona Azul) por veículos emplacados fora do Município de Santos e estacionados ao longo das avenidas da orla.

Ou seja, entre os bairros do José Menino até a Ponta da Praia. A medida, portanto, valeria apenas para veículos emplacados em outras cidades, inclusive as que integram a região metropolitana da Baixada Santista. Em seu artigo 3º, fica clara esta distinção. “Os veículos com placas registradas no Município de Santos

ficam dispensados da obrigatoriedade do uso do cartão do estacionamento rotativo (Zona Azul) ao estacionarem ao longo da Avenida da Praia, respeitadas as demais normas de trânsito e sinalização vigente”.

E pior: quem não cumprir a regra do estacionamento rotativo receberá multa. Não bastasse, corre o risco de ter o veículo guinchado. Caberá à CET Santos “a fiscalização e o cumprimento desta Lei, bem como a devida sinalização informativa ao longo da via”, destaca no artigo 5.

Região Metropolitana?

Aliás, a proposta não leva em consideração que Santos está dentro da Região Metropolitana da Baixada Santista recebendo fluxo de veículos de cidades vizinhas.

Com as novas placas, o acesso ao registro dos veículos depende de QR Code, dificultando a visualização instantânea, como ocorre com os modelos mais antigos. Não bastasse, aponta o vereador, o descumprimento ‘desta norma sujeitará o infrator às penalidades previstas na legislação municipal referente ao estacionamento rotativo, incluindo multa e remoção

do veículo, se cabível”. Atualmente, a CET Santos terceirizou o serviço de Zona Azul. Assim, ocorre em áreas dos bairros do Gonzaga, Centro, Vila Mathias, Encruzilhada, Ponta da Praia e Boqueirão. O valor varia de R$ 3,25 por uma hora até R$ 6,50 por duas horas. Ou seja, inviabiliza qualquer possibilidade do turista curtir a praia, por exemplo, com a família, por exemplo.

Justificativa

O vereador Adriano Piemonte justificou a proposta em cinco linhas. “A presente proposta tem como objetivo ordenar o uso do espaço público e garantir maior rotatividade nas vagas de estacionamento da Avenida da Praia, especialmente durante finais de semana, feriados e alta temporada, quando há aumento expressivo de veículos de outras localidades.

A medida visa favorecer a população santista, além de contribuir com a arrecadação para manutenção e melhoria da mobilidade urbana”. A proposta segue para as comissões do Legislativo antes de retornar à votação no plenário. Não há previsão de quando isso ocorrerá.

ADMINISTRAÇÃO

Prefeito anuncia novo secretário de Segurança

A cidade de Santos tem um novo nome à frente da Secretaria Municipal de Segurança. O prefeito Rogério Santos anunciou na terça-feira (24) o tenente-coronel da reserva da Polícia Militar de São Paulo, Flávio de Brito Junior, para o cargo. A nomeação foi publicada no Diário Oficial do Município.

Brito Junior assume a pasta no lugar do também tenente-coronel Daniel Onias, que estava interinamente no posto há quase um mês. Com vasta experiência na área, o novo secretário já é um rosto conhecido na Cidade, tendo comandado a Guarda Civil Municipal (GCM) entre 2013 e julho de 2016, e atuado como secretário adjunto de Segurança de agosto de 2016 até 2024. Sua

SOLIDARIEDADE

última função antes do novo desafio era como diretor da área de logística da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET). O prefeito Rogério Santos fez questão de ressaltar a confiança e a experiência do novo titular. "O Coronel Daniel Onias é uma referência em Defesa Civil no Estado de São Paulo e cumpriu muito bem esse papel de transição, ficando um mês à frente da Secretaria de Segurança. A partir de hoje, já temos um novo secretário nomeado, uma pessoa de minha confiança, que já trabalha comigo há alguns anos, o Tenente Coronel Flávio Brito Júnior, que já foi adjunto da pasta. Agora, convidei para que ele venha mais uma vez para este setor, desta vez como secretário”, disse o prefeito. Confira a matéria completa em: boqnews.com

Campanha do Agasalho

já recebe doações

DA REDAÇÃO

Com a chegada da temporada mais fria do ano, um gesto de generosidade pode fazer toda a diferença.

O inverno é a estação do ano mais propícia para a transmissão de doenças respiratórias, transmitidas principalmente a partir de gotículas expelidas no espirro, tosse ou fala ou superfícies contaminadas. As vias respiratórias ficam mais irritadas por causa do frio e do tempo seco, tornando-se mais vulneráveis a infecções.Transmitida pelo vírus Influenza, os casos de gripe não são de notificação obrigatória

perante o Ministério da Saúde, apenas as internações e óbitos causados por ela. Em 2025, Santos registrou 63 internações por síndrome respiratória aguda grave causada pelo vírus Influenza e 4 mortes. E são justamente os casos graves e os óbitos que a vacina previne. Qualquer pessoa acima de 6 meses de idade pode garantir a sua dose de saúde nas policlínicas, de segunda de sexta-feira, das 9h às 16h. É necessário levar documento com foto, CPF e, se tiver, a caderneta de vacinação. A vacina contra a

gripe é trivalente: previne dos vírus Influenza A H1N1, Influenza A H3N2 e Influenza B. Na campanha deste ano, foram aplicadas 107.065 doses em residentes de Santos. Outras medidas podem evitar a transmissão das doenças respiratórias e devem ser praticadas no dia a dia: manter os ambientes arejados, com janelas abertas; manter as mãos limpas; tossir ou espirrar protegendo o rosto com a dobra do cotovelo; usar máscara ao apresentar sintomas gripais; não compartilhar objetos pessoais; evitar tocar nariz, olhos e boca.

A Campanha do Agasalho 2025, promovida pelo Fundo Social de Santos (FSS), foi iniciada na segunda-feira (16) com o slogan “Abrace essa causa. Doe amor” e pontos de doação espalhados pela Cidade.

A ação tem como objetivo arrecadar roupas, agasalhos, cobertores e acessórios de inverno, novos ou usados em bom estado e higienizados. As peças – infantis ou adultas, masculinas ou femininas – serão destinadas às 121 entidades assistenciais cadastradas no FSS, que atendem famílias em situação de vulnerabilidade por toda a Cidade. As doações podem ser entregues de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h, na sede do Fundo Social,

localizada na Avenida Conselheiro Nébias, 388. Diversos pontos de coleta estão disponíveis para facilitar e incentivar a participação da população: MSC Mediterranean Shipping do Brasil – Av. Ana Costa (Gonzaga), 291, térreo – de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h; Terra Santos – Av. Rangel Pestana, 439 (Jabaquara) – de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h; Autoridade Portuária de Santos – Rua Rodrigo Silva, 17 (Macuco) – de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h; VOPAK – Av. Vereador Alfredo das Neves, 1055 – Alemoa; TES – Terminal Exportador de Santos – Av. Gov. Mário Covas Júnior (Porto Ponta da Praia), gate 20 – arrecadação interna;Prodesan – Praça dos Expedicionários, 10 (Gonzaga) – de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h. Confira a matéria completa em: boqnews.com

Novo comandante
À esquerda, o secretário de Segurança de Santos, Flávio de Brito Jr. e o prefeito
Rogério Santos
DA REDAÇÃO
FOTO: ROGÉRIO CASSIMIRO/MTUR

CICLOVIA CET-Santos estuda a criação de espaço para corridas e caminhadas na orla para evitar conflito com ciclistas

Cada vez em maior número, corredores e pedestres passaram a dividir o espaço da ciclovia com os usuários da via, motivando reclamações e tornando o local inseguro para ambos. Em razão disso, a Companhia de Engenharia e Tráfego de Santos (CET) já estuda a implantação de um espaço específico para a prática do pedestrianismo na orla.

De acordo com a Prefeitura de Santos, com base na experiência bem-sucedida da Área de Treinamento para Ciclistas (ATC), idealizada pela Prefeitura e que completa 11 anos de atividades, a CET-Santos já analisa a criação de um espaço seguro e adequado para a prática do pedestrianismo, sem interferência do tráfego de veículos.

A proposta está em fase de elaboração a fim de garantir mais segurança, conforto e desempenho para quem pratica caminhadas, corridas e outras modalidades afins. A formatação do projeto está a cargo da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET-Santos) e a previsão é que a proposta tenha apresentação aos interessados e consolidada nos próximos dias.

Segundo o vereador santista Paulo Miyasiro (Republicanos), também triatleta olímpico, a instalação de um espaço exclusivo para os corredores se faz necessária diante do grande número de praticantes do esporte existentes na Cidade.

Miyasiro participou do programa Jornal Enfoque de sexta-feira (13), quando ressaltou que realizou reunião na CET-Santos com as assessorias esportivas para montar um espaço para corridas, de segunda e quarta, entre o canal 4 e a Rua Alexandre Martins.

“Terça, quarta e quinta com a Área de Treinamento para Ciclistas (ATC), que vai da Alexandre Martins quase até a balsa”, destacou. Atualmente, 100 ciclistas fazem este percurso.

Ele comenta sobre o horário desse trecho para os corredores, que seria das 4h às 6h da manhã, às segundas e quartas, na avenida da orla – sentido José Menino/ Ponta da Praia, entre o Canal 4 a Rua Alexandre Martins.

Prefeitura de Santos

De acordo com a Prefeitura de Santos, com base na experiência bem-sucedida da Área de Treinamento para Ciclistas (ATC), idealizada pela Prefeitura e que completa 11 anos de atividades, a CET-Santos já analisa a criação de um espaço seguro e adequado para a prática do pedestrianismo, sem interferência do tráfego de veículos.

A proposta está em fase de elaboração a fim de garantir mais segurança, conforto e desempenho para quem pratica caminhadas, corridas e outras modalidades afins. A formatação do projeto está

a cargo da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET-Santos) e a previsão é que a proposta seja apresentada aos interessados e consolidada nos próximos dias.

Ciclovia Contudo, um ponto importante para se informar é se corredores e caminhantes podem utilizar a ciclovia para correr. Segundo o advogado e especialista na legislação de trânsito, Marco Fabrício Vieira, de acordo com o Anexo I do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), a ciclovia é um espaço de uso exclusivo para bicicletas, sendo proibida sua utilização por pedestres.

A Resolução Contran nº 996/2023 também permite a circulação de cicloelétricos e outros equipamentos de micromobilidade nesse espaço, mas não autoriza pedestres. “Logo, caminhantes e corredores não podem utilizar a ciclovia, sob pena de infringirem normas de circulação e segurança viária, conforme detalhado também nos manuais técnicos de sinalização viária”, enfatiza.

Fabrício menciona que a ciclovia é uma pista exclusiva para bicicletas e eventualmente cicloelétricos e equipamentos autopropelidos (conforme a Resolução Contran nº 996/2023). O pedestre que nela transita comete uma conduta incompatível com a função da via, desrespeitando a sinalização (ex: placa R-29 – Proibido trânsito de pedestres) e violando normas de segurança viária.

A infração é de natureza leve, e sua penalidade, conforme o parágrafo único do art. 254 do CTB, é multa no valor correspondente a 50% da infração leve aplicada a condutores de veículos automo-

Espaço para corridas

tores, ou seja, R$ 44,19. “No entanto, essa penalidade atualmente não é aplicada na prática, pois o Contran ainda não regulamentou o procedimento administrativo necessário para autuação de pedestres, conforme exigência do próprio CTB. Em razão disso, não há respaldo técnico-operacional para lavrar autos de infração contra pedestres, o que inviabiliza a imposição formal da multa.”

Apesar disso, os agentes da autoridade de trânsito podem agir preventivamente, fazendo advertências verbais e orientações educativas aos pedestres infratores, com base no §1º do art. 269 do CTB, que confere ao agente o poder de admoestar os infratores no exercício de seu dever coercitivo. Embora a conduta de caminhar em ciclovias seja juridicamente caracterizada como infração, a sua punição efetiva se restringe à atuação educativa dos órgãos de trânsito, devendo ser acompanhada por campanhas de conscientização e melhoria da sinalização, até que o Contran edite regulamentação específica.

Estudo

O especialista explica o processo para a criação de horários específicos para corrida na via pública. “A interdição ou alteração de uso da via pública para fins não previstos no CTB, mesmo que em horários específicos, necessita de autorização expressa do órgão executivo de trânsito com circunscrição sobre a via (no caso de Santos, a CET-Santos), conforme prevê o art. 95 do CTB. Essa autorização deve ser precedida de estudo técnico de engenharia de tráfego e segurança viária, com sinalização

e a Prefeitura devem ter ao elaborar e implantar o novo espaço de pedestrianismo. Eles devem respeitar o CTB e os manuais técnicos do Contran (Resoluções nº 973 e nº 996); realizar estudos técnicos prévios, com laudos de engenharia de tráfego e de impacto urbanístico; Não comprometer a segurança de nenhum modal já estabelecido, especialmente ciclistas; Evitar suprimir direitos adquiridos dos usuários das ciclovias sem alternativas viáveis; Registrar e divulgar as alterações oficialmente, por meio de atos administrativos válidos e motivados.

O advogado também cita quais medidas legais podem ser tomadas para equilibrar o direito de circulação de todos os usuários da via (ciclistas, corredores e pedestres). Assim, deve haver a revisão do Plano de Mobilidade Urbana conforme a Lei nº 12.587/2012 (PNMU); Zoneamento inteligente da orla, com espaços segregados por tipo de uso (ciclismo, caminhada, corrida);

temporária ou definitiva conforme os manuais do Contran.”

Interdição

Para que a prefeitura realize a interdição de um trecho de via pública para uso exclusivo de corredores, essa interdição deve ser precedida por estudos técnicos de viabilidade e impacto no trânsito; atos normativos ou portarias emitidas pelo órgão de trânsito (CET-Santos), conforme prevê o CTB e a Resolução Contran nº 966/2022; sinalização clara e adequada, conforme os manuais do Contran. De acordo com o advogado, a ausência desses requisitos pode tornar a medida ilegal ou nula de pleno direito.

No caso citado da implantação de um espaço seguro para corridas e caminhadas, é importante saber também como a decisão funcionaria na prática quanto aos ciclistas junto com os corredores ou se eles mudariam de rota ou fariam outras medidas.

“Na prática, não há necessidade de alteração da rota dos ciclistas nem de sua retirada das vias destinadas ao ciclismo, pois o espaço proposto para corridas e caminhadas está sendo estudado em local distinto da área de treinamento ciclístico, portanto, não há conflito de uso entre os modais.”A proposta em análise visa destinar, entre 4h e 6h da manhã, um trecho específico da orla para uso exclusivo de corredores e caminhantes, sem afetar a área de treinamento utilizada pelos ciclistas esportivos.

Lado jurídico

O especialista avalia no ponto de vista jurídico, quais cuidados a

Normatização municipal clara, com base nas diretrizes do Contran; Sinalização adequada e educativa, conforme os manuais de sinalização e Campanhas educativas contínuas, e fiscalização inteligente baseada na segurança viária e no uso correto dos espaços.

Faixa de areia

Aliás, um ponto muito citado por moradores é a possibilidade de ampliar a faixa de areia do calçadão da praia para criar, de um lado, um espaço exclusivo para ciclistas e, do outro, uma área destinada aos corredores e pedestres. Com isso, o advogado explica quais seriam os desafios jurídicos e ambientais para essa mudança. “A proposta é tecnicamente viável, mas envolve diversos desafios jurídicos, ambientais e patrimoniais, que devem ser cuidadosamente superados. Primeiramente, a intervenção atinge área de preservação permanente (APP), conforme o Código Florestal (Lei nº 12.651/2012), por se tratar da faixa de areia e restinga, exigindo licenciamento ambiental junto à CETESB e eventual autorização da Secretaria do Patrimônio da União (SPU), já que se trata de bem da União.”

Além disso, ele comunica que por envolver bens culturais de interesse histórico e paisagístico, como os jardins da orla e o calçadão de Santos, é obrigatória a consulta ao CONDEPHAAT (Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico do Estado de São Paulo).

Aliás, qualquer modificação na ambiência, visual ou material de elementos protegidos ou tombados, direta ou indiretamente, depende de parecer técnico e autorização do órgão, conforme o Decreto Estadual nº 13.426/1979 e outras normativas correlatas.

DA REDAÇÃO

ECONOMIA Resultadosedeveàmovimentaçãodesoja,celulosee contêineres

Relevância No acumulado do ano (janeiro a maio), o porto santista aumentou sua relevância na logística nacional, respondendo por 29,8% da corrente comercial brasileira

Porto de Santos registra novo recorde em maio

O Porto de Santos registrou a maior movimentação mensal de sua história em maio, com 16,6 milhões de toneladas de cargas processadas. O volume representa um crescimento de 5,1% em relação ao mesmo período de 2024. É a melhor performance já alcançada.

Dentre os segmentos que impulsionaram o desempenho, destacam-se os granéis sólidos (+5,3%), com aumento do embarque de soja em grãos (+12,6%) e farelo de soja (+6,9%). Já a carga geral conteinerizada alcançou 477 mil TEU (medida padrão de contêiner), a melhor marca para o mês de maio (+7,5%).

No acumulado do ano, a movimentação de contêineres também registra números recordes, chegando a 2,29 milhões de TEU (+6%). Já os granéis líquidos apresentaram aumento de 2,3% sobre maio de 2024, com 1,6 milhão de toneladas e destaque para o crescimento do embarque de óleo combustível (+51,3%) e sucos cítricos (+11,8%). “Este recorde histórico reflete a excelência da gestão portuária e a robustez da nossa logística. Cada tonelada movimentada é fruto de planejamento estratégico, investimentos em eficiência operacional e parcerias sólidas com o setor privado”, comenta Anderson Pomini, presidente da Autoridade Portuária de Santos.

Outro setor que bateu recorde mensal e de acumulado no ano é o

de Carga Geral Solta, que registrou 1,1 milhão de toneladas em maio, (+36,7%), impulsionado pela marca histórica da celulose: 919,2 mil toneladas, representando uma alta de 45,5% em relação a maio passado. Os destaques positivos ainda incluem o crescimento nos desembarques de enxofre (141,8 mil toneladas, +29,9%), soda cáustica (129,7 mil toneladas, +65,3%) e trigo (126,1 mil toneladas, +12,8%). O fluxo de navios também reflete a dinâmica de expansão portuária, com 495 atracações em maio (+4,9% ante 2024).

No acumulado do ano (janeiro a maio), o porto aumentou sua relevância na logística nacional, respondendo por 29,8% da corrente comercial brasileira — alta frente aos 29,3% de 2024. A China, com 29,3% das transações com o exterior em 2025, mantém-se como o maior parceiro comercial do Porto. Apesar do cenário positivo, alguns segmentos apresentaram quedas pontuais, como açúcar (-7,2% nos embarques) e café (-21,4%), reflexo de ajustes sazonais e de mercado.

Meio Ambiente

Uma ação conjunta de fiscalização entre a Gerência de Meio Ambiente da Autoridade Portuária de Santos (APS), a Guarda Portuária e a Cetesb abordou, na manhã de terça-feira (17), caminhões que trafegavam pela Avenida Perimetral, com o objetivo de verificar os índices de emissão de poluentes dos veículos. Agentes da Guarda Portuária

realizaram paradas aleatórias, permitindo que técnicos da CETESB executassem testes especializados: análise de fumaça preta, verificação colorimétrica de ARLA 32 (Agente Redutor Líquido Automotivo) – solução aquosa que reduz emissões de óxido de nitrogênio – e medição do nível de partículas na fumaça.

Dos dez veículos abordados, dois receberam notificações para regularização ambiental. A Guarda Portuária também registrou uma autuação por infração de trânsito. A iniciativa tem caráter educativo, concedendo motoristas notificados até 60 dias para adequarem seus veículos e evitarem multas ambientais, que variam entre R$ 2.221,20 e R$ 17.769,60.

Durante a operação, a Gerência de Meio Ambiente da APS distribuiu folhetos educativos. A campanha visa conscientizar e fiscalizar condutores quanto à importância da manutenção preventiva para reduzir a emissão de fumaça preta.

Além do impacto ambiental, a fumaça preta – composta principalmente por partículas de carbono tóxicas – oferece graves riscos à saúde. Sua inalação pode causar doenças respiratórias, redução da imunidade, infecções, náuseas, dores de cabeça e intoxicação do sistema nervoso.

A fumaça preta é emitida pelos veículos movidos a diesel que apresentam problemas no motor. É um sinal de que o combustível não está sendo queimado por inteiro durante a combustão e que o veículo precisa de manutenção.

São

recursos estaduais

O Governo de São Paulo anunciou na quarta-feira (25) investimento de R$ 48 milhões para a Maternidade Municipal de São Vicente, na Baixada Santista. Os recursos serão destinados para o custeio da unidade, na assistência ao pré-natal, parto, puerpério e cuidados neonatais. O repasse será feito por meio de contrato com duração de 31 meses, com parcelas mensais de R$ 1,5 milhão. O anúncio foi realizado durante reunião do Conselho de Desenvolvimento da Região Metropolitana da Baixada Santista. A maternidade dispõe de 35 leitos obstétricos, dez leitos de UTI Neonatal (UTIN), dez de cuidados intermediários convencionais (UTInco) e cinco de cuidados intermediários canguru (UNICa). Conta ainda com um centro de parto normal com cinco camas e ambulatório especializado para o acompanhamento de gestações de risco intermediário.

“A prioridade do governo Tarcísio de Freitas na área da Saúde é ampliar não apenas a oferta, mas também a qualidade dos serviços prestados à população. O repasse de R$ 48 milhões reforça o compromisso com a assistência materno-infantil na região”, afirmou o secretário de Estado da Saúde, Eleuses Paiva.

A unidade terá capacidade para realizar cerca de 1,5 mil partos por ano, beneficiando diretamente as mulheres da região. Atualmente, a unidade conta com equipes das especialidades de ginecologia e obstetrícia, anestesiologia e profissionais de apoio como fisioterapia, serviço social, enfermagem e técnicos de enfermagem, compondo uma assistência integral e multidisciplinar.

“A boa aplicação dos recursos públicos nos permite avançar. Com

transparência, gestão responsável e a escolha de equipes qualificadas, conquistamos credibilidade e conseguimos cumprir com eficácia a missão de melhorar a vida das pessoas”, disse o secretário de Governo e Relações Institucionais, Gilberto Kassab.

Investimento

No dia 13 de junho, durante visita à Baixada Santista, o governador Tarcísio de Freitas anunciou uma série de investimentos em saúde para a região. Para o Complexo Hospitalar dos Estivadores, em Santos, referência em atendimento materno-infantil, foram destinados cerca de R$ 58 milhões.

Em Peruíbe, o investimento permitirá a abertura do novo hospital municipal, que atenderá os municípios do Litoral Sul da Baixada Santista e parte do Vale do Ribeira, beneficiando diretamente Mongaguá, Itanhaém, Peruíbe, Itariri e Pedro de Toledo – uma população superior a 279 mil habitantes. A unidade contará com 72 leitos, incluindo 10 de UTI Adulto e nove de UTI Pediátrica, além de leitos clínicos e cirúrgicos. Também estão previstas três salas cirúrgicas, laboratório de análises clínicas, serviços de imagem, farmácia hospitalar e agência transfusional. A inauguração será realizada de forma gradativa, com foco no atendimento de emergências, doenças clínicas graves e cirurgias de média complexidade.

Já em Bertioga, o Hospital Municipal Santa Teresinha receberá um investimento de R$ 62 milhões para ampliar sua estrutura e qualificar os atendimentos. Atualmente, a unidade conta com 49 leitos de baixa complexidade. Com o apoio do Governo do Estado, está prevista a implantação de novos leitos de UTI e enfermaria, além da construção de quatro salas cirúrgicas e a aquisição de equipamentos hospitalares.

DA REDAÇÃO

Museu da Língua Portuguesa

é boa opção para

as férias

Durante o mês de julho, o Museu da Língua Portuguesa, localizado na Estação da Luz, promove uma programação para o público infantil e suas famílias. Entre os dias 9 e 29 de julho, de terça a domingo, das 10h às 17h, o Pátio B do museu será palco da nova edição da Estação Férias. Com atividades coordenadas pelo grupo Crialudis, a proposta desta edição é celebrar a diversidade cultural da língua falada no Brasil. Em diálogo com a mostra temporária Fala Falar Falares, que aborda os diferentes sotaques do país, o espaço oferecerá oficinas interativas, como Que língua é essa?, onde os participantes tentam adivinhar a origem de expressões populares.

Cinema ao ar livre

No dia 25 de julho, às 14h, o projeto Luz na Tela apresenta a animação Divertida Mente 2 em uma sessão especial no Pátio B. O filme, sucesso entre crianças e adultos, será exibido ao ar livre com distribuição gratuita de pipoca e refrigerante. Não é necessário reservar ingresso. Basta chegar, escolher um assento entre almofadas e bancos disponíveis, e aproveitar.

Atividades dominicais

Aos domingos, das 11h às 16h, o

Exposições,

museu promove o projeto Domingo no Museu, que inclui a Caravana Lúdica — uma área com jogos e tabuleiros espalhados pelo Pátio B, promovendo o livre brincar. Ainda aos domingos, entre 13h e 14h30, acontecem contações de histórias com diferentes obras literárias, apresentadas por educadores do museu.

Visitas guiadas

Nos finais de semana, o público também pode participar de visitas mediadas tanto pela exposição principal quanto pelos espaços históricos da Estação da Luz. Aos sábados e domingos, as visitas à exposição acontecem às 10h e às 13h, enquanto os passeios pela arquitetura do prédio ocorrem às 11h e às 15h. As visitas incluem locais que normalmente não estão abertos ao público, oferecendo uma experiência única de imersão na história do museu e do edifício.

Mostra Fala Falar Falares

Em cartaz até 14 de setembro, a exposição Fala Falar Falares propõe uma reflexão sobre o ato de falar e a riqueza dos sotaques brasileiros. Criada por Daniela Thomas e Caetano W. Galindo, a mostra conta com experiências audiovisuais e interativas que exploram o funcionamento da fala humana e como ela varia de região para região.

Peixe se reapresenta e espera por reforços

O Santos voltou aos trabalhos nesta sexta-feira (27), após 15 dias de férias durante a paralisação do Campeonato Brasileiro para a disputa da Copa do Mundo de Clubes. O elenco se reapresentou no CT Rei Pelé com foco total na retomada da temporada. A comissão técnica, comandada por Cleber Xavier, iniciou os treinamentos em dois períodos: academia pela manhã e atividades com bola no campo à tarde.

O clube enfrenta um cenário de incertezas. Quatro jogadores não retornaram das férias. Soteldo foi negociado com o Fluminense, enquanto o lateral-direito Leo Godoy deixou o clube após ser vendido pelo Athletico-PR ao Independiente, da Argentina. Julio Furch pediu a rescisão de contrato e também se desligou do elenco. Já Gabriel Veron segue sem destino definido, mas não faz mais parte dos planos da comissão técnica. Apesar dessas saídas, o torcedor recebeu uma boa notícia. Neymar renovou seu vínculo com o clube até dezembro de 2025. Sua presença no grupo é considerada fundamental não apenas pelo aspecto técnico, mas também pelo peso simbólico e motivacional dentro do elenco.

O clube santista também se movimenta para anunciar reforços. O volante Willian Arão e o

Entre os atletas que permanecem no elenco, mesmo com desempenho abaixo do esperado, estão o volante Diego Pituca e o centroavante Tiquinho Soares. Ambos receberam sondagens durante a pausa, mas seguiram no clube. O atacante Guilherme também foi procurado por outro time, mas a diretoria decidiu mantê-lo. Já Deivid Washington, apontado como substituto natural de Tiquinho, ainda não conseguiu se firmar.

Outros nomes também enfrentam pressão. O volante João Schmidt e o meia-atacante Thaciano encerraram a primeira metade da temporada sob críticas intensas da torcida. A comissão técnica agora tenta resgatar a confiança desses atletas para a sequência do campeonato.

A missão de Cleber Xavier não será fácil. O Santos ocupa a 15ª colocação no Brasileirão, com 11 pontos somados em 12 partidas — são três vitórias, dois empates e sete derrotas.

O desempenho deixa o clube próximo da zona de rebaixamento e exige reação imediata.

O próximo compromisso será um clássico. Pela 13ª rodada do Campeonato Brasileiro, o Santos recebe o Palmeiras na Vila Belmiro. O duelo está marcado como uma oportunidade para mostrar força, afastar a pressão e iniciar uma nova fase na temporada.

Transferban

A diretoria do Santos trabalha para evitar sanções da Fifa por uma

dívida relacionada à contratação do zagueiro João Basso, em julho de 2023. O clube paulista entrou com um recurso no Tribunal Arbitral do Esporte (TAS) após ser condenado a pagar 2,5 milhões de euros (quase R$ 16 milhões) ao Arouca, de Portugal, pela compra do jogador.

Segundo o departamento jurídico santista, o recurso suspende qualquer medida punitiva por parte da Fifa, como o temido transfer ban, que impediria o registro de novos atletas. Com isso, a diretoria acredita que não sofrerá qualquer sanção durante a janela de transferências do meio do ano.

SANTOS FC EquipevoltaaostreinoscomfoconoBrasileirãoapós15diasdeférias lateral-direito Igor Vinicius estão próximos de assinar com o Santos. Faltam apenas detalhes burocráticos para que os contratos sejam formalizados. Por isso, a dupla ainda não participou da reapresentação. Durante a coletiva de imprensa, o novo executivo de futebol, Alexandre Mattos, adotou um tom equilibrado. Ele garantiu que não pretende realizar grandes contratações, mas sim trocas pontuais para qualificar o elenco. Mattos também reforçou que sua gestão no departamento de futebol será centrada na recuperação de jogadores que perderam espaço ou atravessam má fase.

A Fifa chegou a emitir um alerta no mês passado, dando ao Santos um prazo de 45 dias para quitar a dívida. No entanto, o recurso apresentado dentro do prazo legal colocou o processo em nova análise e, por isso, nenhuma punição pode ser aplicada no momento.

De acordo com fontes ligadas ao clube, o novo julgamento pode levar de seis meses a um ano para acontecer. Durante esse período, o Santos poderá negociar, contratar e registrar reforços normalmente.

Dívida

O caso teve início após o Santos pagar apenas a primeira parcela da compra de João Basso, no valor de 500 mil euros. O valor total do negócio foi de 2,5 milhões de euros, parcelados ao longo de 2023 e 2024. Desde então, segundo o Arouca, o clube brasileiro não cumpriu com as demais obrigações financeiras.

Sem receber os pagamentos, o Arouca decidiu acionar a Fifa e apresentar provas do descumprimento contratual. Em primeira instância, a entidade máxima do futebol reconheceu a dívida e determinou que o Santos quitasse os valores restantes, além de pagar multas e juros.

No balanço financeiro oficial de 2024, o Santos reconheceu R$ 12,5 milhões de dívida com o Arouca. No entanto, com a correção monetária, juros e penalidades, a pendência total já se aproxima de R$ 15,9 milhões.

FOTO: ROVENA ROSA/AGÊNCIA BRASIL
DA REDAÇÃO
Retomada Treinador Cléber Xavier comanda o retorno dos treinamentos após pausa para o Mundial de Clubes
Atrações
cinema ao ar livre, brincadeiras e contações de histórias agitam o mês de julho em um dos espaços culturais mais emblemáticos de São Paulo

agende-se

Pelo

Duas palhaças vivem situações que revelam sua forma de interagir com o mundo. Nas cenas, utilizam objetos comuns, como dinheiro, fita crepe e sifão de pia, trabalhando-os de diferentes formas que escapam da sua função cotidiana.

Recomendação: Livre. Local: Auditório Teatro Sesc Santos (R. Conselheiro Ribas, 136 - Santos).

Dia e horário: sábado (28), às 20h. Ingresso: R$ 40 (inteira), vendas em sescsp.org.br.

Música

Chorinho no Aquário

O show do projeto cultural traz ao palco o cantor e instrumentista André Angelune, com Sambas e Anotações, onde apresenta as canções de seu EP autoral, como Remédio de Bamba e Descaso

Recomendação: Livre. Local: Aquário Municipal de Santos (Praça Vereador Luiz La Scala, Ponta da Praia - Santos). Dia e Horário: sábado (28), às 18h. Ingresso: gratuito.

Piano Solo de Antonio Vaz Lemes Neste encontro a música e o piano são meios de expressão e comunicação com a plateia. O repertório faz uma imersão ao universo da música instrumental. O clássico e o contemporâneo se misturam, unindo peças clássicas e temas de games.

Recomendação: Livre. Local: Convivência

Cine Arte Posto 4 - Santos

Santos Film Fest – O Cine Arte Posto 4 abriga programação diversa esta semana, com filmes participantes do ‘Santos Film Fest - Festival de Cinema de Santos. Até quarta-feira (2 de julho), às 16h, 18h30 e 21h. Ingresso: gratuito, para informações da programação, acesse o Instagram: @_ missantos e no link https://santosfilmfest. wordpress.com/.

Cineflix - Miramar - Santos

M3gan 2.0 (leg) – 20h50. 14 anos.

Extermínio: A Evolução (leg) – 21h. 18 anos. F1 (dub) – 15h10, 17h20, 20h30. 12 anos. Como Treinar o Seu Dragão (dub) –15h20, 18h (leg) – 20h35. 10 anos. Lilo & Stitch (dub) – 16h20, 18h40. 10 anos. Elio (dub) – 15h. Livre.

Cinemark - Praiamar - Santos Elio (3D-dub) – Todos os dias – 12h40. Exceto sáb – 15h30 (dub) – 12h, 14h30, 17h. Livre. Extermínio: A Evolução (leg) –18h10, 20h50. 18 anos. Ateez World Tour (Towards The Light: Will To Power) (leg) – Sáb – 15h. Livre. F1 (XD-leg) – 18h (XD-dub) –14h40, 21h20 (leg) - 13h30, 16h50, 19h10, 20h10. 12 anos. Como Treinar o Seu Dragão (3D-dub) – 13h, 15h50, 18h40, 21h30 (leg) – 19h20, 22h10 (dub) – 12h, 14h50, 17h40, 20h30. 10 anos. Lilo & Stitch (dub) – 12h50, 15h20, 17h50, 20h40 (3D-dub) – 13h50, 16h20, 18h50. 10 anos. Bailarina (leg) –21h40. 18 anos. M3gan 2.0 (leg) – 12h20,

Recomendação: Livre. Local: Comedoria Teatro Sesc Santos (R. Conselheiro Ribas, 136 - Santos). Dia e Horário: domingo (29), às 17h30. Ingresso: gratuito.

O Homem Mais Inteligente

Considerado o psiquiatra mais lido do mundo nas últimas duas décadas, com mais de 40 milhões de livros publicados em mais de 70 países, Augusto Cury lançou O Homem Mais Inteligente da História em 2016, após 15 anos de estudos e pesquisas sobre gestão da emoção.

Recomendação: Livre. Local: Centro de Cultura Patrícia Galvão (Av. Senador Pinheiro Machado, 48 - Vila Matias - Santos). Dia e Horário: domingo (29), às 20h. Ingresso: R$ 70 (meia-entrada), vendas em bilheteriaexpress.com.br.

Ana Marginal

Um metateatro que transita pela obra e vida da poeta Ana Cristina Cesar, ícone da poesia marginal da década de 70, a partir do conflito de três atrizes envoltas pela complexidade e identificação das angústias de suas personagens, que representam diferentes facetas da poeta: a Ana, a Cristina e a César.

Ingresso: gratuito.

Carrossel de Baco 20 anos

A banda traz uma fusão explosiva de teatro, dança, poesia e cultura caiçara. Com sonoridade que mistura batuques e eletricidade, o projeto conecta o tradicional ao contemporâneo.

Recomendação: 12 anos. Local: Comedoria do Teatro Sesc Santos (R. Conselheiro Ribas, 136 - Santos). Dia e Horário: quarta (30 de julho), às 20h. Ingresso: gratuito.

Teatro

O Jardim do Imperador

Livre adaptação do conto chinês

A Semente da Verdade trata-se da história de um imperador que está no final de sua vida e precisa de um sucessor.

F1 - O Filme

O longa-metragem de Fórmula 1 apresenta Brad Pitt como um ex-piloto, ao lado de Damson Idris como seu companheiro de equipe. O filme foi gravado durante finais de semana reais de Grande Prêmio.

Recomendação: Livre. Local: Auditório Teatro Sesc Santos (R. Conselheiro Ribas, 136 - Santos). Dia e Horário: sexta (18 de julho) e sábado (19 de julho), às 20h. Ingresso: R$ 40 (inteira), vendas em sescsp.org.br.

Literatura

Histórias de Bichos e Pessoas

A relação entre humanos e outras espécies vai além da companhia: envolve afeto, troca e aprendizado. Nesta mediação, histórias que conectam mundos humanos e animais ampliam o olhar das crianças sobre empatia, alteridade e diversidade.

Recomendação: Livre. Local: Biblioteca Teatro Sesc Santos (R. Conselheiro Ribas, 136 - Santos). Dia e Horário: sábado (7 de julho), das 15h às 17h. Ingresso: gratuito.

16h10, 21h50, 22h25 (dub) – 13h20, 15h10, 19h (XD-dub) – 11h55.

Roxy 5 - Gonzaga - Santos

Bailarina (dub) – 22h. 18 anos. Como Treinar o Seu Dragão (dub) – Exceto seg – 21h. Todos os dias – 14h30, 17h, 19h30. 10 anos. Lilo & Stitch (dub) – 15h15, 17h30, 19h45. 10 anos. Extermínio: A Evolução (dub) – 17h15, 22h. 18 anos. F1 (dub) –15h, 21h15 (leg) – 18h. 12 anos. Elio (dub) –Exceto seg – 19h. Todos os dias – 15h, 17h. Livre. M3gan 2.0 (dub) – 15, 19h30, 22h. 14 anos.

Roxy 6 - Brisamar - São Vicente

Bailarina (dub) – 21h. 18 anos. Como Treinar o Seu Dragão (dub) – 14h, 16h30, 19h, 21h30. 10 anos. Elio (dub) – 15h, 17h, 19h. Livre. F1 (dub) – 15h, 20h30. 12 anos. Extermínio:

A Evolução (dub) – 18h, 22h. 18 anos. Lilo & Stitch (dub) – 15h15, 17h30, 19h45. 10

RECEITA Paraumalmoçoleveemuitosaboroso

Filé de peixe à

INGREDIENTES

PARA O PEIXE

800 g de filés de pescada suco de meio limão

1 pitada de sal 1 pitada de pimenta-do-reino

1 colher (sopa) de azeite

4 bananas-prata, cortadas ao meio no sentido do comprimento

1/2 xícara (chá) de queijo mozarela ralado

PARA O MOLHO

2 colheres (sopa) de manteiga

1 cebola picada

2 colheres (sopa) de farinha de trigo

2 xícaras (chá) de leite integral 1 stick de vegetais

1 lata de creme de leite

MODO DE PREPARO

DO PEIXE

Em um recipiente, tempere os filés de peixe com o suco de limão, o sal e a pimenta e deixe tomar gosto por 10 minutos na geladeira. Aqueça uma frigideira antiaderente com metade do azeite e doure os peixes de ambos os lados, sem deixar que

Delícia

ressequem. Reserve. Na mesma frigideira coloque o restante do azeite e grelhe as bananas, deixando douradas de ambos os lados. Reserve.

DO MOLHO

Em uma panela, derreta a manteiga e refogue a cebola até murchar. Junte a farinha de trigo e misture bem, formando uma massa. Deixe cozinhar até que comece a dourar. Acrescente o leite e cozinhe em fogo médio, mexendo sempre, até engrossar. Junte o creme de leite, misture e reserve.

Em um recipiente refratário coloque metade do molho branco e sobre ele acomode o peixe reservado. Sobre cada filé disponha as bananas e cubra tudo com o restante do molho (com cuidado para que as bananas se mantenham sobre o peixe). Polvilhe com a mozarela e leve ao forno médio-alto (200°C), preaquecido, por cerca de 15 minutos ou até que esteja dourado. Sirva a seguir.

FONTE: RECEITAS NESTLÉ

anos. M3gan 2.0 (dub) – 14h30, 17h, 19h30, 22h. 14 anos.

Roxy 2 - Pq. Anilinas - Cubatão Como Treinar o Seu Dragão (dub) – Exceto seg – 15h30, 20h15. 10 anos. Elio (dub) –Exceto seg – 15h. Livre. Lilo & Stitch (dub) – Exceto seg – 17h, 19h. 10 anos. M3gan 2.0 (dub) – Exceto seg – 18h, 21h. 14 anos. Cine La Plage - Guarujá

F1 (dub) – Todos os dias – 20h50. Sáb e dom – 18h25. Seg e ter – 16h. 12 anos. Elio (dub) – Todos os dias – 18h50. Seg e ter – 16h45. Sáb e dom – 14h10. Livre. Lilo & Stitch (dub) – Sáb e dom – 13h50, 16h05. Seg e ter – 19h10. 10 anos. Como Treinar o Seu Dragão (dub) – Sáb e dom – 13h40, 16h10, 18h45. Seg e ter – 15h45, 18h30. 10 anos. M3gan 2.0 (dub) – Sáb e dom – 16h15. Todos os dias – 21h15. 14 anos. Extermínio: A Evolução (dub) – 21h30. 18 anos.

DE 28 DE JUNHO A 1 DE JULHO
do Teatro Sesc Santos (R. Conselheiro Ribas, 136 - Santos). Dia e Horário: sábado (26 de julho), das 20h às 21h30.
FOTO: DIVULGAÇÃO SESC SANTOS
Cano

BoqNegócios

caderno de oportunidades

BoqNegócios

caderno de oportunidades

OURO Joias, brilhantes, relógios, prata, platina, cautelas. Antiguidades em geral. Cobrimos qualquer oferta! Rua Othon Feliciano, 2 cj. 24 Boulevard Gonzaga - 3284-9152

DISK MARMITA / MARMITEX Comida caseira Seg. a Sáb. Valor Marmita/Quinzena: 1ps. = R$200,00; 2ps. = R$250,00; 3 ps. = R$300,00. Marmitex = R$10,00. Ligar cedo - Vera. 3227-0014 / 99184-9743

R$20,00

BoqNegócios

caderno de oportunidades

GONZAGA / SANTOS

MACUCO/1 QUADRA DA AV AFONSO PENA E CANAL 5

Sobrado, geminado de um lado com 2 dorms, 1 suíte, WC social com box blindex, sala 2 ambes c/ sacada, coz. ampla, A/Serviço independente com WC de empr., piso porcelanato, garagem fech. p/ 2 carros com WC, área gourmet. 125m² de área construída.

Preço: R$ 600 mil. Aceita 50% entrada + financiamento. (Não aceito corretores). TELEFONE e WHATSAPP p/ CONTATO: 13 99123-9085

Apto c/ 2 dorms, suíte, lavabo, sala 2 ambs. coz plan, dispensa e área de serviço. Com lazer completo. Só 680 mil (13) 99701-2399 - Mara

VENDO 1 DORM. LINDÍSSIMO - STOS. A 500M DA PRAIA

Piscina, squash, salão de festa, gar. demarcada. Portaria 24hs, câmeras. Vendo R$350 mil. Ac. veículo. Tratar c/ prop. Tr. tel / whatsapp 13 99115.5531

COBERTURA DUPLEX NO GONZAGA - VISTA 360 Charmosa e aconchegante. R$ 1.700.000. Metro quadrado abaixo do mercado! Contato: 13 991 15 55 31

OPORTUNIDADE! LÍNDÍSSIMA E MODERNA COBERTURA DUPLEX no Gonzaga.Vista Mar! R$ 3.700.000. Sem uso! Contato: 13 991 15 55 31

VENDO 2 DORMS AMPLO (AC. PERMUTA 1 DORM.)

Na av. Bernardino de Campos, em Santos, 10 mins da praia, 93 m² c/ 2 entrs, 2 qtos, 1 banh, fte e gar. dem., interfone, cams, 3º andar, prédio 3 ands e vista livre! Super arejado! Ac. permuta, R$360 mil. Contato Tr. tel / whatsapp 13 99115.5531

BoqNegócios

caderno de oportunidades

Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.