CIRCULAÇÃO
Boqnews

Um parque nos Morros
Santos acaba de ganhar o Parque dos Morros, uma área com 290 mil m2 destinada à preservação da biodiversidade e proteção da fauna. Página 6

CULTURA & VARIEDADES
RESSACA
Força da natureza
CINEMA Amores Materialistas

REPRODUÇÃO/FACEBOOK WANDERLÉA CANTA CHOROS

CHORINHO NO AQUÁRIO
A cantora Wanderléa se apresenta neste sábado (2), em show que celebra os 18 anos do projeto Chorinho no Aquário. No repertório, clássicos como Carinhoso,Brasileirinhoe Delicado Página 8


Boqnews - 2 a 8 de agosto/2025 - 2

O custo da arrogância
AinclusãodoministrodoSupremo TribunalFederal(STF)Alexandrede MoraesnaLeiMagnitsky,normados EstadosUnidosquepermiteasanção de indivíduos e entidades autoras de atos de corrupção e violações de direitoshumanos,ouconiventescom eles, representa mais um obstáculo paraorestabelecimentodasrelações amigáveis entre o Brasil e a nação norte-americana. A medida, que se soma às decisões retaliatórias contra ministros do STF que tiveram os vistossuspensosparaingressonaquele país,representacomomaisumfator dificultadorparaareversãodotarifaço de 50% aos produtos brasileiros que passaavigorarapartirdeagora.
Havemos de reconhecer que a condução do processo que apura responsabilidades dos atos de 8 de janeiro é permeada por contradições e mirou políticos da oposição
Apesar de questionáveis pela ótica de se tratarem como supostas invasões da soberania nacional, havemos de ter a humildade de reconhecer que a condução do processo que apura responsabilidadesdosatosde8dejaneiroépermeada por contradições e mirou políticos da oposição, jornalistas,empresasdecomunicaçãoeplataformas deredessociaisamericanas,comabanalizaçãodouso dedetençõespreventivas,penalizaçõesexageradase asupressãodaliberdadedeexpressãocomaadoção demedidasdecensuraprévia.
Da mesma forma, o desinteresse no estabelecimentodeboasrelaçõesdiplomáticascomumantigo

Jairo Sérgio de Abreu Campos (Mtb 12.514)
DIRETOR DE REDAÇÃO
Humberto Iafullo Challoub (Mtb 17.645)
DIRETOR ADM./COMERCIAL
Fernando De Maria dos Santos (Mtb 21.123)





parceiro, o alinhamento com regimes ditatoriaseohistóricodeagressõesverbaisgratuitasdopresidenteLulacontra ochefedoexecutivonorte-americano, Donald Trump, também são fatores quedificultamsobremaneiraacriação decanaisdecomunicaçãoparaaconstruçãodebasesparaoentendimento.
Aomesmotempoemquesedeve questionar os excessos da ingerência norte-americanasobreasinstituiçõesnacionais,torna-senecessárioterahumildadedereconhecerereverosexageros emedidascontraditóriasadotadaspelas autoridadesjudiciáriasbrasileiras.Não setratadeisentarculpados,masimpor medidasjustasembasadasemprincípios constitucionais consagrados e isentas da contaminação política favorável ou contráriaagruposespecíficosoucorrentesideológicas. EmnadainteressaaoPaísaprofundarumacrisediplomáticaquesótraráprejuízos,especialmenteaossetores cujasatividadessãodirecionadasaofornecimentode produtosaomercadonorte-americano.
AoCongressoNacionalcabe,nessemomento, servir de agente de intermediação visando corrigir distorções e exageros cometidos, por meio do diálogo entre as partes envolvidas e com a adoção de medidasqueredirecionemoPaísparaumambiente democráticosaudável.Semisso,todospagarãoopreço pelaarrogânciadosquenãosabemreconhecererros.
JAIRO SÉRGIO & COLABORADORES @jairosacampos Mais notinhas em www.boqnews.com/blognews
redacao@boqnews.com
Santos que Santos desconhece O incêndio que atingiu cerca de 100 moradias no Dique da Vila Gilda nesta sexta (1) revela uma realidade que nem todos os santistas conhecem. Afinal, conforme o último censo do IBGE, o Município tem 46 favelas ou comunidades, onde moram 11% da população. Ou seja, 1 em cada 10 moradores vive em condições degradantes.
Ranking Ao todo, 46.262 pessoas moram em favelas em Santos. Se houvesse um ranking entre os municípios paulistas, os moradores das comunidades de Santos estariam em 147º lugar.
Triste título
Aliás, não é à toa que o Dique da Vila Gilda tem o triste título de maior favela sob palafitas do Brasil. Afinal, somente lá residem 7.353 pessoas, conforme o Censo. A rapidez com que as labaredas consomem as simples e humildes moradias têm uma explicação: são 26.790 habitantes por km2. Como são casas de alvenaria e madeira, uma fica literalmente grudada na outra, facilitando a expansão das chamas.
Extremo
Apenas para comparação, o bairro da Pompeia, o mais concentrado da Cidade, tem cerca de 25 mil

moradores/km2. Porém, 97% dos habitantes residem em prédios.
Precariedade
Enquanto 96,29% das moradias santistas têm esgoto e 99,16% água, no Dique da Vila Gilda, apenas 40% das residências tem rede de saneamento. De água, são 99%, mas 83,9% usufruem do líquido na torneira dentro de casa. Outros 15,9% precisam buscá-lo em área externa. E pasmem: 0,2% moram em barracos sem água. Privatizada, a Sabesp promete alterar esta realidade.
Disparidade racial
Os dados do IBGE também mostram a discrepância racial. Enquanto os brancos representam 67% da população santista, nas favelas eles são minoria: 39,5%. Já os pardos são quase a metade (47,5%), contra 24,7% na média santista. O total de negros residindo em favelas é praticamente o dobro em relação ao todo da população santista. (12,7% x 6,7%).
Política
Assim, projetos como o Parque Palafitas, iniciativa da Prefeitura de Santos, em parceria com os governos estadual e federal, devem se tornar uma política de Estado para que todos os governantes tenham a responsabilidade de diminuir
esta disparidade social ao longo das atuais e futuras gestões.
Bairro
Aliás, consta da nova Lei de Uso e Ocupação do Solo a criação do bairro Vila Gilda. A proposta, enviada pelo prefeito Rogério Santos, encontra-se na Câmara, que retorna às atividades nesta semana.
Briga de titãs
Está na reta final a decisão sobre qual caminho o Tribunal de Contas da União tomará em relação ao Santos Tecon 10, maior terminal privado dos portos da América do Sul. Não se descarta uma visão antagônica do órgão em relação ao que pede a Antaq, que preconiza a limitação dos concorrentes. Bom senso Pelo menos um ponto está pacificado: o vencedor da licitação ficará responsável em executar as obras de infraestrutura para o futuro terminal de passageiros e não mais a Autoridade Portuária, agilizando todo o processo diante das limitações e falta de agilidade dos órgãos públicos.
Quem Responde?
Quantos brasileiros ... planejam viajar aos Estados Unidos diante da relação turbulenta entre os governos brasileiro e americano na atualidade?
“Os verdadeiros caráteres da ignorância são a vaidade, o orgulho e a arrogância.”


EDUARDO BERBIGIER reinaldo@rvcomunica.com.br
STF e a liberdade de expressão
A liberdade de expressão, pilar das democracias, enfrenta novos e complexos desafios na era digital. No Brasil, decisões recentes do SupremoTribunalFederal(STF)sobre a responsabilidade de plataformas digitais reacenderam um debate fundamental: onde termina a liberdade e começa o risco da censura? Para compreenderessatensão,éessencialrevisitar as raízes históricas desse direito, especialmenteopensamentoseminal deJohnMilton(1608-1674).
Milton, em sua magistral “Areopagítica” (1644), ergueu uma das mais veementes defesas da liberdade de expressão e de imprensa. O título de sua obra, remete ao Areópago ateniense—antigoconselhodedebatee julgamentoondeoapóstoloSãoPaulo discursou (Atos 17) —, que simboliza umfórumdesabedoriaedebateracional. Confrontando a censura prévia, Milton argumentava que uma obra deve ser “examinada, refutada e reprovada”,enãoproibida.
Para Milton, a leitura, mesmo de “livros maus” ou heréticos, era essencial.(...)Avisãodedele,dequeaverdade prevalece no livre confronto de ideias, influenciou diretamente a 1ª Emenda da Constituição dos EUA e foi citada pela Suprema Corte americanaemcasosquedefendem aliberdadedeexpressão.
O Tribunal citou nominalmente Milton em casos históricos, como NewYorkTimesCo.v.Sullivan,para explicar o valor inerente inclusive de declarações inicialmente tidas como falsas, e em Times Film Corporation v. Cidade de Chicago, para elucidar os perigos da censura prévia. O juiz WilliamO.Douglas,emEisenstadtv. Baird,eojuizHugoL.Black,emsua discordância no caso Partido Comunista dos Estados Unidos v. Subversive Activities Control Board, também invocaram Milton para defender uma proteçãoamplaeabrangentedaliberdadedeexpressãoeassociação.
NoBrasil,achegadadainternete das redes sociais impôs um novo cenário. O Artigo 19 do Marco Civil da Internet(2014)visavaprotegeraliber-
dadedeexpressão,responsabilizando plataformas por conteúdo de terceiros apenas após ordem judicial e seu descumprimento. Contudo, o STF tem revisitado essa interpretação. Decisões recentes impuseram responsabilização direta às plataformas para certas categorias de conteúdos considerados ilícitos pelo STF. Para outroscrimes,comooscontraahonra, aordemjudicialpréviaaindaénecessária, mas a reiteração de conteúdo já julgado ilegal pode gerar responsabilidadecomnotificaçãoextrajudicial. EssanovaabordagemdoSupremo, suscita preocupações legítimas sobre a emergência de censura. Ao exigir que empresas privadas façam um “juízo prévio” sobre a legalidadedeumconteúdo,oSTFascoloca em uma posição de “polícia da internet”.Háoriscoevidentedeque, para evitar penalidades, as plataformas optem pela remoção excessiva de conteúdos, mesmo aqueles que não são claramente ilícitos, suprimindo o debate e a diversidade de opiniões. Esse cenário também levanta a questão da imparcialidade e da capacidade técnica das empresas parataltarefa.
Agravidadedesseriscoéamplificada pelo contexto político brasileiro, comumgovernodeesquerda,quese dizcomunista,alinhadoaregimesautoritários conhecidos pela repressão à liberdadedeexpressãoedeimprensa – como China, Rússia, Irã, Venezuela, entre outros. (...) A lição de John Milton, de que a verdade prevalece no livre confronto de ideias e que a censura é uma ferramenta da tirania, ressoacomurgência.
Garantirqueocombateàdesinformaçãonãosetransformeemuma porta para a supressão de opiniões legítimas, mesmo as impopulares, é o grande desafio. O equilíbrio entre coibir abusos e proteger a essência da liberdade de expressão exigeclarezalegislativa,transparência nas decisões e, acima de tudo, um compromisso inabalável com o “mercadodeideias”queMiltontão eloquentementedefendeu.



MEIO AMBIENTE Especialistasabordamquefenômenosdeverãosermaisintensosporcontadasmudançasclimáticaseoníveldomar
Na última semana, a orla de Santos registrou pontos de alagamento devido à maré alta provocada por uma ressaca, que atingiu a região da Ponta da Praia e do canal 4. As ondas superaram 3 metros de altura. Outras cidades das regiões Sul e Sudeste também sentiram os mesmos efeitos e impactos.
Os reflexos do fenômeno se estenderam na quarta-feira (30), ainda que em menor volume, pois a ressaca resultou na presença de muita areia nas ruas, ocasionando lentidão no trânsito em alguns pontos da Cidade.
Desde então, equipes da Prefeitura trabalham em ritmo acelerado para liberar vias, remover areia, lama, entulho e lixo acumulados nas avenidas e calçadões da orla marítima. Calçadões destruídos, cobertos por lama e toneladas de areia arrastadas pela maré alta impactaram o cenário, criando verdadeiras ondulações ao longo da orla.
Os maiores prejuízos foram registrados entre os canais 4 (Boqueirão) e 6 (Ponta da Praia). A força da maré provocou queda de muretas, calçadas quebradas, tombamento de lixeiras e bancos, além de brinquedos. Banheiros públicos foram invadidos pela força da água. Quiosques também sofreram. Em um deles, junto ao Canal 4, a pedra de mármore da bancada foi quebrada pela força do mar.
Frequência
O geólogo e professor do Departamento de Ciências do Mar e Instituto do Mar, Campus Baixada Santista da Unifesp, Emiliano Castro de Oliveira ressalta que a ressaca desta semana é resultado das mudanças climáticas e o aumento do nível do mar em Santos. “Os eventos que se relacionam com essa ressaca são frequentes em Santos. O que tem acontecido em relação às mudanças climáticas e o aumento do nível do mar vem acontecendo numa escala aparentemente pequena, mas que em termos geológicos ela é muito grande. Tem havido um aumento da frequência desses eventos. Então, a gente tende a esperar mais eventos de ressaca acontecendo do que eles aconteciam no passado”, explica. Ele conta que existem períodos eles vão acontecer em maior número e outros em menor, mas na frequência geral quando observa-se uma série de mais ou menos um século é possível perceber que esses eventos estão crescendo. "Portanto, isso vai criar um desafio maior para as cidades costeiras em termos de manter suas estruturas e continuar existindo da forma como elas foram planejadas".
Estrutura geológica
Além disso, outro fator destacado pelo profissional refere-se aos

Força do mar Forte ressaca da última terça-feira (29) destruiu calçadões, lixeiras de concreto, além de bancos alterando vários trechos da faixa de areia
Ressacas aumentam intensidade
os impactos a longo prazo da maré alta e ressacas sobre a estrutura geológica da orla de Santos.
Ele cita o processo que já aconteceu no passado na área costeira de Santos. Ou seja, um evento que ocorreu nas décadas de 70 e 80, quando os prédios da orla estavam entortando e ficando desalinhados. Ele lembra que no passado houve uma deposição de sedimentos que não eram de praia no local onde os prédios foram construídos.
No caso, a deposição de argila ocorre quando o nível do mar se eleva no local ou seja o mar fica mais profundo. Portanto, já ocorreram esses eventos de subida de nível do mar registrados na área da ilha de Santos. "Esse processo ele vai acontecer de novo", diz.
O professor menciona que dessa vez a alteração ocorre pela ação humana como o aumento dos gases de efeito estufa, com a modificação das características climáticas e o aumento do nível do mar. "Tudo relacionado ao processo de derretimento das áreas congeladas no mundo".
“Esse processo ele está acontecendo de uma forma bastante acelerada e do ponto de vista geológico para Santos, a gente vai ter a repetição de um ciclo que iria demorar mais tempo para acontecer em termos de escala geológica, que está sendo acelerada pela ação humana".
Assim, a tendência da subida do nível do mar vai mudar a característica costeira e o processo de adaptação da sociedade que está ocupando a cidade de Santos e que a ocupará no futuro. "Ele vai ter que ser um processo integrado de aceitar e conviver com essa mo-
dificação”.
Aquecimento
O professor do Instituto do Mar da Unifesp, Ronaldo Christofoletti explica que a ressaca decorre de momentos quando há algum evento climático, usualmente a união de ventos fortes, frentes frias chegando e massas polares que geram ciclones extratropicais.
“Enquanto este é um processo natural que tem a ver com a mudança do clima, a frequência e a intensidade dessas frentes tem aumentado, porque a gente tem alterado ar cada vez mais quente, com o oceano mais quente e as regiões polares, como a Antártica, com uma pressão muito forte. Então você tem frentes frias e polares vindo que não são esperadas em momentos ou intensidade. E isso aumenta as chances de ter ressacas fortes como essas.”
Desse modo, ele conta que as ressacas serão cada vez mais fortes e frequentes, porque o aumento do aquecimento global é maior. "A ressaca sempre existiu, mas elas vão ser cada vez piores por conta do aquecimento".
Cenário
Ele também comenta que cada vez que ocorrerem ressacas fortes, não há solução que vá resolver este problema. “Nada vai parar a força de 70 % do oceano. Existem algumas ações que podem amenizar o processo, mas não vão resolver”. Sobre um possível agravamento decorrente desse fenômeno, ele menciona que com a maré, que é um movimento normal, as ressacas apresentam um cenário pior, que é o aumento do nível do mar. Isso
palafitas por moradias em lajes, oferecendo dignidade e condições adequadas para a população da área, além da recomposição ambiental da Vila Gilda; e o Santos Sustentável, iniciativa que prevê o plantio de 10 mil novas árvores em quatro anos e a criação de corredores verdes.
O Município conta também com os ecobags, barreira submersa em L com mais de 500 metros e um paredão de rocha junto às muretas, entre o Aquário Municipal e a Ponte Edgard Perdigão, voltada a diminuir a energia das ondas, servindo para minimizar a erosão e armazenar areia no local.
A estrutura foi fundamental para minimizar os efeitos da ressaca sobre Santos na última terça-feira (29), tanto que não houve comprometimento nesta região. Os ecobags devem ser expandidos pela Autoridade Portuária de Santos (APS) até as imediações do Canal 4, conforme estudo apresentado à Prefeitura de Santos e ao Ministério Público.
NPH
significa que mesmo que ele fosse uma lagoa e não tivesse nem onda em frente fria nem nada, ele está aumentando de nível", explica.
“Nos últimos 20 anos dobrou a taxa com que ele aumenta de nível ou seja está aumentando de nível cada vez mais rápida. Isso significa que ele vai estar cada vez mais alto, automaticamente cada vez mais perto do calçadão. Somando maré e ressaca, a tendência é só piorar porque a frequência de ressacas aumentará pela crise climática e as ondas por sua vez também surgem mais fortes por ventanias maiores. Então, são as três coisas que trazem água cada vez mais fortes, ampliando os estragos”.
Prefeitura de Santos Por sua vez, em nota, a Prefeitura de Santos informa que vem se preparando para enfrentar os efeitos das mudanças climáticas há, pelo menos, 10 anos.
"O Município é pioneiro na implantação de planos estratégicos e programas de aumento da cobertura verde, contenção das marés, obras contra alagamentos, recomposição ambiental, saneamento e destinação de resíduos. O objetivo é garantir a reconhecida qualidade de vida dos santistas e o equilíbrio entre os desenvolvimentos social, econômico e ambiental".
Destacam-se, entre as prioridades do Município, as obras de macrodrenagem para acabar com os alagamentos na Zona Noroeste, com a primeira Estação Elevatória com Comportas (EEC) da Zona Noroeste já em operação, e mais quatro com obras contratadas; o Parque Palafitas, projeto que pretende a substituição gradual das
Segundo as análises do Núcleo de Pesquisas Hidrodinâmicas da Unisanta (NPH-UNISANTA) baseadas nos sensores da Praticagem de São Paulo, foi registrada altura significativa das ondas acima de 3,0 metros na Baía de Santos, com o maior valor de 3,98 metros obtido na tarde de terça-feira (18h30). No mesmo horário, o nível do mar atingiu 1,92m na orla e 2,12m no interior do estuário.
A principal relevância desses dados é que essa conjugação de fatores no mesmo instante — o pico simultâneo da maré e da altura das ondas — implicou em um impacto muito maior do que o ocorrido em outras ressacas com ondas acima de 3,0 metros, mas com nível do mar menos elevado.
Se existem impactos futuros do aumento do nível do mar na cidade de Santos, o NPH comunica que existem projeções sobre isso, mas conceitualmente o aumento do nível do mar e as ressacas são fenômenos diferentes. A elevação gradual do nível médio do mar refere-se à elevação progressiva e de longo prazo do nível do mar sobre a linha da costa, que ocorre principalmente pelo derretimento das geleiras e pela expansão térmica da água dos oceanos devido ao aquecimento global. O processo é constante e mais lento.
Já as ressacas são eventos pontuais de curta duração, onde as ondas e o nível do mar ficam mais elevados temporariamente, e possuem maior frequência de ocorrências durante o outono e o inverno no ano.
Considerando previsões locais de aumento próximo de 0,39m para o nível médio do mar até 2100, estima-se que o nível do mar poderá atingir mais frequentemente valores superiores a 2,0 m até o final do século. Deste modo, ressacas intensas causarão impactos bem maiores e mais severos.

SANEAMENTO SabespvaiinvestirR$7,5binaBaixadaSantistaaté2029paraampliarasredesdeabastecimentodeáguaeesgoto
Sabesp traça meta ambiciosa à região
No primeiro ano de desestatização da Sabesp, a vida de milhares de paulistas foi transformada pela chegada do saneamento básico. Na Região Metropolitana da Baixada Santista, a população já sente os efeitos. De janeiro de 2024 a junho de 2025, cerca de 80 mil pessoas passaram a contar com abastecimento regular de água potável, enquanto outros 135 mil foram beneficiados com acesso ao tratamento de esgoto.
Em todo o Estado, os investimentos feitos pela Companhia resultaram em meio milhão de residências passando a contar com o serviço de esgoto, levando mais saúde e qualidade de vida aos moradores, assim como melhoria na qualidade de rios, córregos e praias.
São 524.448 residências que passaram a contar com tratamento de esgoto, beneficiando 1.428.944 pessoas. Já a ampliação da coleta chegou a 503.875 imóveis, ou 1.371.599 de pessoas. Assim, o levantamento contabiliza dados entre janeiro de 2024 e junho de 2025, base de medição prevista no novo contrato. No mesmo período, foram conectados mais 484.968 imóveis ao
sistema de água potável, levando o serviço a 1.320.390 moradores. Em relação ao fornecimento de água, a Sabesp já cumpriu a meta que havia sido estipulada até o fim do ano. Já em coleta e tratamento de esgoto, a meta deve ser atingida durante o segundo semestre de 2025. A antecipação da universalização de 2033 para 2029 evitará o descarte inadequado de 3,8 bilhões de litros de esgoto, o equivalente a 1,5 milhão de piscinas olímpicas.
Desestatização
Dessa forma, o avanço é resultado da desestatização da Sabesp, que completou um ano no dia 23 de julho. Além disso, visa universalizar o saneamento em 371 municípios atendidos até 2029 – quatro anos antes da meta nacional. Assim, o objetivo ambicioso envolve um investimento de cerca de R$ 70 bilhões, com empreendimentos, máquinas, geração de empregos e transformação visível em campo. Metade do montante previsto já foi aportado pela Sabesp em apenas 12 meses: foram 542 projetos contratados, somando R$ 35 bilhões.
“A universalização do saneamento é uma revolução silenciosa que impacta diretamente a saúde, o meio ambiente e o futuro das famílias”,

Investimentos
No primeiro ano de desestatização, cerca de 80 mil pessoas passaram também a contar com abastecimento regular de água potável
EDUCAÇÃO
Rematrículas em Santos
seguem até 8 de agosto
DA REDAÇÃO
O período de rematrículas para o ano letivo de 2026 nas unidades municipais de educação de Santos se estenderá até 8 de agosto, para alunos da educação infantil e do ensino fundamental, dos períodos parcial e integral; e deve ocorrer diretamente nas escolas municipais. As informações, incluindo a lista de unidades, estão disponíveis na edição do Diário Oficial do último dia 25, à pag. 467.
As rematrículas serão na própria escola em que o aluno está matriculado. O não compareci-
afirma o diretor-presidente da Companhia, Carlos Piani. “Nosso objetivo é levar o tratamento de esgoto para 1 milhão de imóveis até o fim deste ano. Isso mostra que a universalização não é só um plano — ela já está acontecendo e mudando a vida das pessoas.”
Saneamento
Uma das novidades da desestatização acelerou o ritmo das instalações das redes de água, coleta e tratamento de esgoto em áreas informais. Desde julho de 2024, a Sabesp pode atuar em todas as comunidades que ainda não estão regularizadas formalmente. Desde que não sejam em locais de proteção ambiental. Para isso, precisa de autorização do município. Antes, a empresa era proibida de instalar infraestrutura nesses locais.
Com essa liberação, mais de meio milhão de paulistas nessas localidades de alta vulnerabilida-
de social estão tendo acesso pela primeira vez aos serviços básicos de saneamento. Ao todo, 280 mil novas ligações de esgoto e 170 mil de água beneficiarão aproximadamente 600 mil pessoas. Durante coletiva realizada na quinta-feira (24) sobre a entrega da proposta revisão da Lei de Uso e Ocupação do Solo (LUOS) à Câmara, o prefeito Rogério Santos falou sobre o Dique da Vila Gilda, que se transformará em bairro. O local, conhecido com a maior favela de palafitas da América do Sul, está entre as áreas beneficiadas com os investimentos da empresa. “Haverá saneamento básico em todas as palafitas, inclusive as não estruturadas”, salientou, destacando o trabalho da Sabesp na Baixada Santista.
Assim, com conclusão prevista para dezembro de 2026, o investimento total será de R$ 1,9 bilhão.
“Como antes não possuíam endereço, os moradores não tinham
acesso a alguns serviços, como entregas em domicílio, nem conseguiam matricular os filhos na escola. Com a regularização da água, as ruas dos bairros ganharam nomes e identificação, contribuindo para a dignidade, saúde e cidadania da população”, afirma Débora Pierini Longo, diretora de Operação e Manutenção da Sabesp.
Saneamento rural
Além de atuar em áreas informais, a Sabesp deu início a um amplo programa de saneamento rural, outra área em que a Companhia não podia atuar antes da desestatização. A iniciativa contempla 371 municípios, abrangendo aproximadamente 821 mil domicílios rurais. Dessa forma, ocorrerá em 20 frentes regionais. As ações do censo rural começaram em abril de 2025, e a implantação das soluções está prevista para iniciar em novembro. Confira a matéria completa em boqnews.com
mento do estudante ou responsável legal para efetivação implicará na desistência da vaga. Para o Programa Jornada Ampliada, o não comparecimento implicará a descontinuidade do aluno para o próximo ano letivo. É obrigatória a apresentação da carteira de vacinação junto com a declaração de vacinação atualizada, emitida por uma Unidade Básica de Saúde do Município. Também é necessário que os pais ou responsáveis apresentem o comprovante de residência original, acompanhado de uma cópia. Confira a matéria completa em boqnews.com



Trilhas O parque abrange áreas dos morros Caneleira, Nova Cintra, José Menino e chega até o Voturuá, em São Vicente
Parque dos Morros será o maior da Cidade
Santos acaba de ganhar o ParquedosMorros, espaço de 290 mil metros quadrados voltado à preservação da biodiversidade, proteção da fauna e garantia de regeneração ambiental em uma das últimas áreas remanescentes de mata secundária nos morros.
A implantação oficial do maior parque do Município ocorreu na manhã de segunda-feira (28), no ponto de entrada, à Avenida Prefeito Antônio Manoel de Carvalho, 1112, no Morro Marapé, em solenidade que marcou a regularização da área pela Prefeitura, e que contou com a presença do prefeito Rogério Santos, secretários e diversas autoridades municipais.
A título de comparação, o Jardim Botânico Chico Mendes (Bom Retiro), tem 90 mil metros quadrados. Na ocasião também foi lançado o programa Zela Feliz, que oferecerá ruas e praças de lazer com ações de sustentabilidade.
Parque dos Morros
O Parque dos Morros abrange áreas dos morros Caneleira, Nova Cintra, José Menino e chega até o Voturuá, em São Vicente. Além disso, vai se conectar ao Parque do Engenho de São Jorge dos Erasmos,
administrado pela USP, formando um importante corredor verde. Esses corredores ecológicos permitem a migração de espécies entre áreas preservadas, fundamental para a sobrevivência da fauna. No local, já foram identificadas cerca de 100 espécies de aves, além de diversas trilhas ecológicas.
A área, antes alvo de desmatamento, descarte irregular de resíduos e especulação imobiliária, agora passará por processo de recuperação e uso sustentável.
O espaço também serve à EcoEscola Jornalista e Professor Dirceu Fernandes Lopes e será um ponto de integração entre meio ambiente, educação e turismo sustentável. Para consolidar o projeto, um Grupo Técnico de Trabalho (GTT) da Prefeitura realizou diagnóstico da flora e fauna, definindo diretrizes para a atuação dos monitores ambientais nas trilhas ecológicas.
"Santos tem dado exemplo nas áreas da governança, preservação e sustentabilidade, sendo uma cidade protagonista no cenário nacional. E quando falamos em Morros, já investimos mais de R$ 150 milhões em obras de proteção nas encostas. Meio ambiente é uma pauta mundial. Com a implantação do Parque dos Morros, reafirmamos o compromisso de Santos com o desenvolvimento sustentável e a educação am-
biental", ressaltou o prefeito Rogério Santos.
Histórico
A Prefeitura de Santos promoveu a desapropriação judicial da área remanescente do Loteamento Parque da Montanha, aprovado nos anos 1980. À época, diversas quadras e lotes previstos não foram implantados por estarem localizados em Área de Preservação Permanente (APP).
Com a medida, o Município amplia a área destinada à preservação ambiental e ao uso público. Além da área desapropriada, o Parque da Montanha também passa a incorporar terrenos que haviam sido doados pelo loteador à Administração Municipal, com finalidade de implantação de áreas verdes, sistema viário e espaços institucionais.
Ao todo, são 27 mil metros quadrados de áreas verdes (três lotes), 19,9 mil metros quadrados destinados a equipamentos públicos (duas áreas institucionais) e 11,6 mil metros quadrados de sistema viário. A criação do Parque dos Morros representa um avanço na política ambiental de Santos, conciliando preservação da natureza, educação ambiental e desenvolvimento do turismo sustentável.
Confira a matéria completa em boqnews.com

SOLIDARIEDADE
Saiba como ajudar vítimas do
DA REDAÇÃO
Com o fogo controlado por volta das 12h30, após cinco horas do início das primeiras labaredas, a solidariedade ganha força para ajudar as cerca de 100 famílias que perderam suas moradias no incêndio ocorrido nesta sexta (1) no Caminho São Sebastião, no Dique da Vila Gilda, em Santos.
Trata-se de uma das áreas mais vulneráveis da Cidade, que abriga a maior favela sob palafitas do País. Infelizmente, o incêndio deixou uma vítima fatal, do sexo feminino, cujo corpo foi encontrado carbonizado.
A prefeitura de Santos informa que está dando assistência à família. O setor de assistência social realiza a triagem dos moradores que perderam seus bens no CRAS Rádio Clube (Rua Brigadeiro Faria Lima, s/n).
Até o momento, registro de 81 famílias atendidas e seis solicitações de acolhimento. De forma
incêndio
emergencial, estas famílias se dirigiram ao Complexo Esportivo da Zona Noroeste (antigo Dale Coutinho, à Rua Fausto Felício Bruzarosco, no Castelo).
Caso necessário, a UME Pedro Crescenti (Av. Brigadeiro Faria Lima, no Rádio Clube) também servirá como apoio ao atendimento emergencial.
Doações
Assim, quem puder ajudar com doações, pode-se doar água, roupas e cobertos, produtos de higiene pessoal, alimentos não perecíveis e colchões. Além disso, destinação ao Fundo Social de Solidariedade de Santos (Av. Conselheiro Nébias, 388 – telefone 3222-8050).
Além do Centro Esportivo da Zona Noroeste (Rua Fausto Felício Brusarosco, Castelo, telefone 3222-8050). Os locais estarão abertos no final de semana para recebimento das doações. Confira a matéria completa em boqnews. com e saiba como ajudar

Um vídeo que circula nas redes sociais apresenta um operador ajustando manualmente o trilho do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) em Santos, durante a passagem em um cruzamento. O trecho faz parte da segunda fase do VLT e está em fase de testes. O trecho compreende as avenidas Conselheiro Nébias 540, e Francisco Glycério.
No local já existe a Estação Conselheiro Nébias, contudo a novidade é o trecho do VLT que percorrerá a Av. Conselheiro, 540 virando na Francisco Glycério. A dúvida é se o ajuste do trilho será automatizado quando a nova linha for inaugurada ou se trata de uma medida temporária desta fase de testes. A Artesp, responsável pela obra, não retornou.
Sistema
O diretor-presidente da Compa-

Automatização Após testes, sistema será automatizado
nhia de Engenharia de Tráfego de Santos (CET-Santos), Antônio Carlos Silva Gonçalves, durante participação no programa Hora Geral, explicou que o sistema será automatizado. "Quando há uma bifurcação em uma linha de ferro, existe um aparelho que chama AMV (Aparelho de Mudança de Via). “Esse AMV com o sistema implantado, ele automaticamente é acionado do trem ou da própria Central Operacional do VLT”, explicou.
AVANÇO Apósdisputarquatrojogosinteiros,jogadormostraevoluçãofísica
Neymar vence teste físico e mira volta à Seleção
FELIPY BRANDÃO DA REDAÇÃO
Neymar está de volta — ao menos fisicamente. Em um espaço de apenas 11 dias, o atacante completou quatro partidas inteiras pelo Santos, algo que não acontecia há quase dois anos em sua carreira. Com a sequência, o camisa 10 superou a principal dúvida que cercava sua volta ao futebol brasileiro: o quanto seu corpo ainda aguentaria o ritmo de alto nível.
A resposta foi clara. Ele não apenas esteve em campo como resistiu a uma carga intensa de minutos, deslocamentos, marcação cerrada e pressão da torcida. Com isso, Neymar abriu caminho para disputar algo ainda maior: uma vaga na próxima convocação da Seleção Brasileira, marcada para o fim de setembro, quando o técnico Carlo Ancelotti vai chamar o grupo que enfrentará Chile e Bolívia na última Data Fifa antes da Copa do Mundo de 2026.
A maratona teve início no clássico contra o Flamengo, quando marcou o gol da vitória santista na Vila Belmiro. Depois disso, atuou nas derrotas para Grêmio e Fortaleza, além do empate com o Bahia. Apesar dos tropeços, o desempenho individual de Neymar — especialmente em termos físicos — chamou a atenção da comissão técnica e do departamento médico do clube.
A última vez que o jogador havia enfrentado uma sequência semelhante foi antes da Copa do Mundo do Catar, em 2022. Desde então, sofreu com lesões recorrentes, cirurgia no tornozelo, recuperação lenta e um período prolongado de inatividade após a passagem pelo Al-Hilal e a disputa da Copa do Mundo de Clubes.
Com a volta aos gramados, Neymar alcançou uma etapa que internamente era tratada como determinante para o planejamento do segundo semestre.
O clube não estabeleceu qualquer protocolo de restrição física para os próximos jogos. A expectativa é de que ele atue normalmente contra Juventude, Cruzeiro e Vasco, com intervalos mais generosos entre as partidas — o que favorece seu processo de recuperação muscular.
O momento de Neymar, no entanto, não é isento de cobranças. Apesar da entrega física, o desempenho técnico ainda não atingiu o nível esperado.
Após o gol contra o Flamengo, o camisa 10 passou em branco nos jogos seguintes e não conseguiu

Futuro O craque do Santos FC, Neymar Jr busca o seu melhor desempenho em campo para retornar à Seleção Brasileira e disputar a Copa do Mundo de 2026
liderar a equipe em momentos decisivos. Isso gerou desconforto interno e nas arquibancadas, onde parte da torcida já cobra mais protagonismo de seu principal jogador.
A comissão técnica, por sua vez, trata o momento com cautela. Na última quinta-feira, por exemplo, Neymar foi poupado do treino em campo e ficou na parte interna do CT Rei Pelé para realizar atividades de regeneração.
O planejamento é preservar sua evolução física sem interromper o ritmo de preparação técnica e tática.
Seleção Brasileira
Com a proximidade da convocação da Seleção Brasileira, Neymar sabe que cada atuação conta. Aos 33 anos, ele luta não apenas por uma vaga entre os nomes de Ancelotti, mas também para provar que ainda pode ser decisivo em alto nível.
A última Copa do Mundo ainda está viva em sua memória — assim como nas lembranças dos torcedores. Mas o ciclo atual exige mais: constância, entrega, mentalidade e corpo em dia.
Ancelotti tem feito poucas declarações públicas sobre o jogador, mas acompanha de perto sua situação. Em um ciclo com nomes em ascensão como Rodrygo, Vinícius Júnior, Martinelli e Endrick, o espaço para Neymar dependerá menos do passado e mais do que ele demonstrar nos próximos 30 dias.
A lista de setembro pode ser a última chance concreta para o camisa 10 voltar à Seleção antes da convocação final para a Copa. E ele sabe disso. O próprio ambiente no Santos parece moldado para esse objetivo. Internamente, a ideia de usar o clube como
Refúgio aconchegante Localizada no interior mineiro, Cidade oferece diversas opções de passeio e é ótimo destino para visitar durante o inverno


TURISMO
Monte Verde, recanto
mineiro de inverno
DA REDAÇÃO
vitrine de alto rendimento está clara. O Santos o acolheu com essa promessa e, até aqui, cumpre sua parte.
Negociação Jair e John
O Santos cobra R$ 14 milhões do Botafogo por dívidas referentes às transferências do volante Jair e do goleiro John. O clube paulista enviou notificações extrajudiciais e aguarda o pagamento dos valores nos próximos dias.
A cobrança se refere a parcelas vencidas nas negociações dos dois jogadores. Jair foi vendido no início deste ano por cerca de R$ 12 milhões. Já John deixou o clube no ano passado por aproximadamente R$ 8 milhões. Ambos os atletas defendem o Botafogo no Campeonato Brasileiro.
O valor pendente corresponde a parcelas intermediárias dos acordos. Segundo fontes ligadas à diretoria, o Santos mantém contato com representantes do Botafogo, mas não recebeu novas garantias de pagamento desde a última notificação.
Localizado na Serra da Mantiqueira, uma cadeia montanhosa que se estende por São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais, o distrito de Monte Verde, localizado em Camanducaia, proporciona tranquilidade no interior de Minas Gerais.
Com clima frio durante a maior parte do ano, a baixa temporada ocorre no período mais quente, de dezembro a março, sendo ideal para quem deseja evitar multidões.
Pedra Redonda
O local leva a um mirante com uma vista panorâmica deslumbrante da região. A caminhada é relativamente fácil e ideal para todas as idades. Além disso, Pedra Partida é outra trilha popular, mais desafiadora que a Pedra Redonda, mas recompensadora com vistas espetaculares do topo.
Gastronomia
A culinária mineira está presente nos restaurantes de Monte Verde e oferece uma experiência única de gastronomia. Além disso, é comum observar pratos de países europeus, como da Alemanha.
Os chefs locais adoram ingredientes frescos da região, como o pinhão, que compõe diversas receitas.
Avenida Monte Verde
A rua principal da cidade, cheia de lojas, restaurantes, cafés e galerias de arte. É o lugar perfeito para passear e desfrutar da atmosfera acolhedora da cidade.
Parque Oschin
Um parque natural que oferece diversas atividades ao ar livre, como arvorismo, tirolesa, e trilhas. É uma ótima opção para famílias e aventureiros.
Chapéu do Bispo
Esta formação rochosa icônica é acessível por uma trilha e oferece vistas incríveis da região. A trilha é um pouco mais difícil, mas a paisagem ao longo do caminho e a vista do topo valem o esforço. Visitada por pessoas de várias idades.
Comércio
A avenida principal de Monte Verde concentra boa parte do comércio da Cidade. Basta caminhar um pouco para encontrar as lojas de roupas e artesanato e as famosas lojas de doces tradicionais mineiros, queijos e cachaças.

FOTO: DIVULGAÇÃO/NESTLÉ


Bacalhau maravilha
INGREDIENTES
PARA O BACALHAU
5 postas de bacalhau, demolhado e desfiado
2 colheres (sopa) de azeite
1 cebola grande, picada
3 tomates, sem pele e sem sementes, picados
2 dentes de alho, amassados
1 folha de louro
1 pitada de pimenta-do-reino
500 g de camarão médio limpo
PARA O MOLHO BRANCO
4 colheres (sopa) de manteiga
6 colheres (sopa) de farinha de trigo
1 litro de leite integral morno
3 ovos
1 pitada de sal
1 pitada de noz-moscada
PARA A MONTAGEM
1 kg de batata, em rodelas finas
1 lata de creme de leite farinha de rosca para polvilhar
MODO DE PREPARO
DO BACALHAU
Em uma panela, aqueça o azeite e refogue a cebola, os tomates, o alho,
o louro e tempere com a pimentado-reino. Acrescente ao refogado as lascas de bacalhau e os camarões e deixe cozinhar em fogo baixo, com a panela destampada, por 5 minutos. Se necessário acrescente meia xícara (chá) de água fervente.
DO MOLHO BRANCO
Em uma panela, doure a farinha de trigo na manteiga e junte aos poucos, mexendo sempre o leite morno Quando o creme engrossar, acrescente as gemas uma a uma, mexendo bem. Tempere com sal e noz-moscada.
DA MONTAGEM
Em um panela frite as batatas cortadas em rodelas. Em um recipiente refratário, arrume uma camada de batatas fritas, uma camada do refogado de bacalhau, uma camada de molho branco e assim sucessivamente. Cubra com as claras batidas em neve e misturadas ao creme de leite. Polvilhe com farinha de rosca e leve ao forno para gratinar em forno alto (220°C), preaquecido, por cerca de 10 min. Sirva a seguir.
FONTE: RECEITAS NESTLÉ


Música
Eu venho lá do Sertão
O show celebra a rica cultura nordestina, por meio de histórias e músicas contadas e cantadas por José Ancelmo e sua filha, Simone Ancelmo. No repertório, clássicos dos grandes mestres da música de raiz, como Luiz Gonzaga, Dominguinhos, Pena Branca e Xavantinho, Milton Nascimento e Renato Teixeira.
Recomendação: Livre. Local: Auditório Teatro Sesc Santos (R. Conselheiro Ribas, 136).
Dia e Horário: terça (5), das 15h30 às 17h. Ingresso: gratuito.
Miranda Kassin
Miranda Kassin oferece uma releitura feminina das canções de Erasmo Carlos, revisitando clássicos como como Meu Amigo, Negro Gato, Grilos, De Noite na Cama e Gatinha Manhosa, com novos arranjos que realçam nuances emocionais e poéticas antes pouco exploradas.
Recomendação: Livre. Local: Comedoria Teatro Sesc Santos (R. Conselheiro Ribas, 136). Dia e Horário: sexta (8), às 20h. Ingresso: R$ 40 (inteira), vendas em sescsp.org.br.
Katú Mirim
Katú Mirim, rapper e ativista pioneira do futurismo indígena no Brasil, nos conduz por uma narrativa musical que vai da dor histórica da colonização à celebração da vida e do bem-viver, através de seus dois álbuns aclamados: Revolta e Cura.
Recomendação: Livre. Local: Comedoria Teatro Sesc Santos (R. Conselheiro Ribas, 136). Dia e Horário: sábado (9), às 20h. Ingresso: R$ 40 (inteira), vendas em sescsp.org.br.
Teatro
Alice interrompida
A encenação propõe uma experiência por meio do humor do teatro
Cine Arte Posto 4 - Santos
Dreams - 16h30, 18h30 e 21h (até qua). Exceto domingo (3), pois o Cine Arte abrigará o projeto Hoje É Dia de Curta. Classificação: 14 anos. Ingresso: R$3 (inteira).
Cineflix - Miramar - Santos Superman (dub)- 15h20 (leg) – 18h10, 20h50. 12 anos. Quarteto Fantástico: Primeiros Passos (dub) – 15h30 (leg) – 18h, 20h30. 12 anos. Smurfs (dub) – 15h. Livre. Quando o Brasil Era Moderno (nac) – 19h40. 10 anos. Amores Materialistas (dub) – 15h10 (leg) – 17h40, 20h10. 14 anos. Aldo Baldin: Uma Vida Pela Música (nac) – 17h10. 14 anos. Cinemark - Praiamar - Santos
Superman (leg) – 15h30, 21h30 (dub) – Sáb e dom – 12h30. Seg e ter – 16h30. Todos os dias – 18h30 (3D-leg) – Sáb e dom – 16h30. 14 anos. Quarteto Fantástico: Primeiros Passos (XD-leg) – Todos os dias - 18h40. Seg e ter –21h20 (XD-3D-leg) – Sáb e dom – 21h20. Todos os dias - 16h (XD-dub) – Sáb e dom – 13h20 (dub) – Seg e ter – 14h40, 17h20, 20h. Todos os dias - 14h, 16h40, 18h, 22h (leg) – Sáb e dom – 12h40. Todos os dias – 15h20, 19h20, 20h40 (3D-dub) – Sáb e dom – 12h, 14h40, 17h20, 20h. Atena (nac) – Sáb e dom – 12h45. Todos os dias - 21h, 22h40. 16 anos. Eu Sei o Que Vocês Fizeram no Verão Passado (leg) – 22h30. 16 anos. O Ritual (leg) – 20h50 (dub) – Sáb – 13h10. Todos os dias – 15h50, 18h20. 14 anos. Smurfs (dub) – 14h10, 16h35, 18h50. Livre. BTSARMY: FOREVER WEARE YOUNG

Chorinho no Aquário
O projeto Chorinho no Aquário completa 18 anos neste sábado (2) e celebra com uma apresentação especial da cantora Wanderléa. Acompanhada por sua banda, ela apresenta seu novo trabalho, Wanderléa Canta Choros, com clássicos como Carinhoso, Brasileirinho e Delicado.
Recomendação: Livre. Dia e horário: sábado (2), às 17h. Local: Aquário Municipal de Santos (Praça Vereador Luiz La Scala, Ponta da Praia - Santos). Ingresso: gratuito.
popular, numa releitura da história da menina que acaba num mundo governado por uma rainha onde a ordem e os valores estão do avesso e todos seus habitantes são loucos.
Recomendação: Livre. Local: Convivência Teatro Sesc Santos (R. Conselheiro Ribas, 136). Dia e Horário: domingo (3), às 17h30. Ingresso: gratuito. A Botija Em uma jornada de retorno para o sertão do Nordeste Brasileiro em busca da botija do tesouro que a avó disse que estava escondida, três irmãos mergulham no quintal de suas infâncias e a memória da relação é vivida por meio das histórias que ela lhes contava quando crianças.
Recomendação: Livre. Local: Auditório Teatro Sesc Santos (R. Conselheiro Ribas, 136). Dia e Horário: domingo (10), às 17h30. Ingresso: R$ 40 (inteira), vendas em sescsp.org.br.
Homem Da Silva Paulo Emanuel, desempregado e

desesperado, aceita um trabalho inimaginável para garantir o sustento da família. Colocando sua dignidade à prova, ele enfrenta a realidade cruel embriagada de esperança, com uma pitadinha de fantástico.
Recomendação: 14 anos. Local: Auditório Teatro Sesc Santos (R. Conselheiro Ribas, 136). Dia e Horário: sábado (16), às 20h. Ingresso: R$ 40 (inteira), vendas em sescsp.org.br.
Literatura
Histórias para Flutuar
As crianças curiosas e suas perguntas sobre os planetas, estrelas e seres extraterrestre são convidadas por duas astronautas a procurarem em um foguete-estante, livros intergalácticos que contam uma galáxia inteira de imagens e palavras. Recomendação: Livre. Local: Biblioteca Teatro Sesc Santos (R. Conselheiro Ribas, 136). Dia e Horário: sábado (2), das 14h às 17h. Ingresso: gratuito.

Amores Materialistas O filme acompanha uma casamenteira chamada Lucy (Dakota Johnson), que se envolve num triângulo amoroso complicado.
(leg) – Dom – 12h. 12 anos. Amores Materialistas (leg) – Todos os dias – 17h50, 20h30. Dom e ter – 19h (dub) – Todos os dias - 16h20. Sáb e seg – 19h. 14 anos. Família à Prova de Balas (dub) – 14h. 16 anos. Jurassic World: Recomeço (dub) – Sáb e dom – 13h30. Todos os dias –19h30. 14 anos. Como Treinar o Seu Dragão (dub) – 15h. 10 anos. F1 (leg) – 21h40. 12 anos. Roxy 5 - Gonzaga - Santos Amores Materialistas (leg) – 19h (dub) – 14h, 21h30. 14 anos. Back To The Beginning (leg) – Dom – 21h. Como Treinar o Seu Dragão (dub) – 16h30. 10 anos. O Ritual (dub) – 22h. 14 anos. Jurassic World: Recomeço (dub) – 19h, 21h30. 14 anos. Lilo & Stitch (dub) – 14h30. 10 anos. Quarteto Fantástico: Primeiros Passos (dub) – 15h, 17h15, 19h45, 22h (leg) – Todos os dias - 16h30, 19h. Exceto dom - 21h15. 12 anos. Smurfs (dub) – 15h, 17h. Livre. Superman (dub)- 14h30, 17h, 19h30. 14 anos. Roxy 6 - Brisamar - SV Como Treinar o Seu Dragão (dub) – 14h, 19h. 10 anos. Amores Materialistas (dub) – 14h30, 19h15, 21h45. 14 anos. Back To The Beginning (leg) – Dom – 21h. O Ritual (dub) – 20h, 22h. 14 anos. Jurassic World: Recomeço (dub)- 16h30, 21h30. 14 anos. Lilo & Stitch (dub) - 17h. 10 anos. Quarteto Fantástico: Primeiros Passos (dub) –Todos os dias - 14h15, 15h, 16h30, 17h15, 19h, 19h45, 22h. Exceto dom – 21h15. 12 anos. Smurfs (dub) – 14h, 16h, 18h.Livre. Superman (dub) – 14h30, 17h, 19h30, 22h. 14 anos.


BoqNegócios
caderno de oportunidades







BoqNegócios
caderno de oportunidades

GONZAGA / SANTOS
MACUCO/1 QUADRA DA AV
AFONSO PENA E CANAL 5
Sobrado, geminado de um lado com 2 dorms, 1 suíte, WC social com box blindex, sala 2 ambes c/ sacada, coz. ampla, A/Serviço independente com WC de empr., piso porcelanato, garagem fech. p/ 2 carros com WC, área gourmet. 125m² de área construída.
Preço: R$ 600 mil. Aceita 50% entrada + financiamento. (Não aceito corretores). TELEFONE e WHATSAPP p/ CONTATO: 13 99123-9085
Apto c/ 2 dorms, suíte, lavabo, sala 2 ambs. coz plan, dispensa e área de serviço. Com lazer completo. Só 680 mil (13) 99701-2399 - Mara


COBERTURA DUPLEX NO GONZAGA - VISTA 360 Charmosa e aconchegante. R$ 1.700.000. Metro quadrado abaixo do mercado! Contato: 13 991 15 55 31
OPORTUNIDADE! LÍNDÍSSIMA E MODERNA COBERTURA DUPLEX no Gonzaga.Vista Mar! R$ 3.700.000. Sem uso! Contato: 13 991 15 55 31 R$20,00 VENDO 2 DORMS AMPLO (AC. PERMUTA 1 DORM.) Na av. Bernardino de Campos, em Santos, 10 mins da praia, 93 m² c/ 2 entrs, 2 qtos, 1 banh, fte e gar. dem., interfone, cams, 3º andar, prédio 3 ands e vista livre! Super arejado! Ac. permuta, R$360 mil. Contato Tr. tel / whatsapp 13 99115.5531
VENDO 1 DORM. LINDÍSSIMO - STOS. A 500M DA PRAIA Piscina, squash, salão de festa, gar. demarcada. Portaria 24hs, câmeras. Vendo R$350 mil. Ac. veículo. Tratar c/ prop. Tr. tel / whatsapp 13 99115.5531





BoqNegócios
caderno de oportunidades



BoqNegócios
caderno de oportunidades




BoqNegócios
caderno de oportunidades


OURO Joias, brilhantes, relógios, prata, platina, cautelas. Antiguidades em geral. Cobrimos qualquer oferta! Rua Othon Feliciano, 2 cj. 24 . Boulevard Gonzaga - 3284-9152
DISK MARMITA / MARMITEX Comida caseira Seg. a Sáb. Valor Marmita/Quinzena: 1ps. = R$200,00; 2ps. = R$250,00; 3 ps. = R$300,00. Marmitex = R$10,00. Ligar cedo - Vera. 3227-0014 / 99184-9743

R$20,00



