O LIVRO ILUSTRADO COMO FERRAMENTA DE APRENDIZADO NO ÂMBITO ESCOLAR Thayanne Cavalheiro Boffy¹; Patricia Pessoa Corrêa²; Verônica Soares dos Santos³ & Bruno Matos Vieira4. 1. Bolsista do subprojeto PIBID Belas Artes (edital 61/2013), Discente do Curso de Licenciatura em Belas Artes; 2. Bolsista do subprojeto PIBID Belas Artes (edital 61/2013), Discente do Curso de Licenciatura em Belas Artes; 3. Bolsista do subprojeto PIBID Belas Artes (edital 61/2013), Discente do Curso de Licenciatura em Belas Artes; 4. Coordenador do subprojeto PIBID Belas Artes, docente do DTPE/IE/UFRRJ. Palavraschave: Arteeducação, Livro ilustrado, Educação.
Introdução O Projeto apresentado vem sendo realizado por bolsistas do subprojeto PIBID Belas Artes (Edital 61/2013 do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência) do curso de Licenciatura em Belas Artes, e conta com a participação de alunos do segundo segmento do Ensino Fundamental do Centro de Atenção Integral à Criança, CAIC Paulo Dacorso Filho. O trabalho se fundamenta em uma oficina que tem como objetivo o desenvolvimento de habilidades práticas no campo da ilustração e terá como produto final um livro ilustrado, onde fazse uso da técnica de pintura, incluída como base para a criação das composições da história formativa da identidade brasileira referências plásticas que incluem pinturas, que abordam o tema histórico trabalhado, e livros ilustrados como “Mar de Sonhos”, de Dennis Nolan, para aprimoramento do referencial imagético.
Metodologia Desde 2014 nossa proposta vem sendo discutida em reuniões semanais de planejamento interno do subprojeto PIBID Belas Artes. A partir desses encontros, decidiuse que a metodologia de pesquisa iria se basear na apresentação teórica acerca dos princípios da ilustração e da história da formação da identidade brasileira. Utilizando como base os textos de Ribeiro (1995), Faria (2010) e Linden (2011). Dessa forma, os alunos desenvolveriam em conjunto o roteiro e estudos de composição que serão posteriormente utilizados na elaboração do livro. A oficina tem sido realizada na biblioteca do colégio, utilizando os livros disponíveis para pesquisa iconográfica. A oficina foi divida em etapas para que haja um melhor aproveitamento das aulas: Em primeiro lugar, foi realizado um exercício com ênfase no processo teóricocriativo da narrativa visual, em que a criação da narrativa delineiase a partir de um livro em escala reduzida, com o objetivo de facilitar a visualização da narrativa, tendo como base o poema “Cartas de meu avô”, do escritor Manuel Bandeira. Em seguida os alunos, após reflexão a cerca do tema a ser trabalhado, e explanação de conceitos teóricos sobre ilustração de livros de imagem que “[...] são livros sem texto. As imagens é que contam a história” (CAMARGO, 1995), elaboram um roteiro a partir das ideias obtidas durante o processo de contextualização realizado por meio de indagações feitas pelos bolsistas. Na terceira etapa, começouse o processo de composição das imagens, feitas com o auxílio das bonecas, após a criação das possibilidades narrativas, fezse uma decantação das imagens e selecionouse os desenhos que serão inseridos no livro de imagem. A partir disso, iniciaremos o processo de finalização das ilustrações utilizando como meio técnico de representação visual pintura a gouache e colagem. Cabe destacar que ainda não chegamos a essa última etapa.
Resultados e Discussão O objeto de estudo desta experimentação prática relacionase aos recursos da ilustração, e suas possibilidades didáticas na arteeducação, considerando seu potencial para interagir com saberes e elementos culturais diversos. A oficina abrange a possibilidade da realização prática de um livro ilustrado no âmbito escolar utilizando recursos didáticos acessíveis ao professor do ensino básico. Foi preferencial trabalhar com livro de imagem visando reforçar o interesse pela