
3 minute read
Prefeitura de João Monlevade encerra contrato de estacionamento rotativo
João Monlevade - A Prefeitura Municipal de João Monlevade tomou uma decisão importante em relação ao serviço de estacionamento rotativo na cidade. Por meio do Decreto nº 95/2023, o prefeito Dr. Laércio Ribeiro (PT) declarou o fim do contrato com a empresa Ti.Mob Tecnologia e Soluções em Mobilidade Ltda ME, responsável pela implantação, operação, manutenção e gerenciamento dos estacionamentos nas ruas centrais do município.
Essa decisão foi tomada porque a empresa não cumpriu algumas regras e obrigações estabelecidas no contrato, como a retirada de monitores, a não implantação de equipamentos necessários para a monitoração das vagas de estacionamento, atrasos nos repasses financeiros estabelecidos, entre outros. Foram instaurados dois processos administrativos pela Comissão de Sindicância e Atos Administrativos para apurar as reclamações con- tra a empresa e, mesmo após ser notificada sobre as falhas encontradas, a Ti.Mob não tomou as medidas necessárias para corrigi-las. Em virtude disso, a administração municipal considerou que o contrato não poderia continuar e declarou a caducidade, ou seja, o seu término. É importante destacar que o processo seguiu todas as regras legais e foi garantido à empresa o direito de se defender e apresentar sua versão dos fatos. No entanto, ficou comprovado que houve diversas infrações e descumprimentos das obrigações por parte da Ti.Mob.
Advertisement
A empresa, de acordo com a Procuradoria Jurídica do município, ainda tem a possibilidade de recorrer da decisão da administração municipal judicialmente.
Para regulamentar as vagas de estacionamento na região central de João Monlevade, a Prefeitura vai estudar outros meios.
“Estamos avaliando diversas alternativas para implementar um novo modelo de estacionamento rotativo, levando em consideração a experiência de outras cidades e buscando soluções que sejam eficientes e atendam às necessidades da população e dos co-
Audiência na Câmara debate
Pol Ticas P Blicas Para A Cidade
João Monlevade - Na última segunda-feira, 22, a Câmara Municipal de João Monlevade promoveu Audiência Pública para debater a vida na cidade e trajetória de envolvimento com a comunidade. A reunião, intitulada “Fórum dos Bairros”, foi proposta pelo vereador Marquinho Dornelas (PDT) e integra a programação do Projeto Viva Monlevade, promovido pela ACIMON.
Segundo Dornelas, o objetivo é ouvir os líderes comunitários e discutir a respeito das políticas pú- blicas como segurança, educação, saúde, meio ambiente, esporte, lazer entre outros.
Estiveram presentes o Vereador Bruno Cabeção (Avante), o diretor da Acimon e presidente do CP-10, David Roosvelt Linhares Júnior, Secretario de Meio Ambiente, Samuel Domingues, representante do Executivo, Thiago Henrique dos Santos, representante da Doctum, Amaral Bueno, representante da Polícia Militar, Tenente Neymar, Representante Da Secretaria de Obras, Ermelindo Hilário Martes e representante da Secretaria de Educação, Maria do Socorro Oliveira. Também participaram do encontro, os líderes da comunidade, Dhayana Melo Silva, Maria do Carmo Gomes de Assis, Antônio Sávio Domingos, Luiz Wagner dos Santos, Joyce Francine Araújo, Ana Ermelinda Marques e membros da comunidade.
Cada líder comunitário relatou os problemas enfrentados nas localidades. Entre esses problemas o transporte foi um dos mais apontados. Segundo os moradores, em alguns bairros, as linhas sofreram alteração o que tem causado transtorno aos usuários. Dhayana, do bairro Santo Hipólito, informou que algumas linhas foram tiradas de circulação, o que tem provocado problemas e atrasos principalmente aos alunos. Já a moradora do bairro Planalto, Joyce Araújo, relatou que alguns ônibus não estão cumprindo com os horários definidos, principalmente nos finais de semana.
A falta d’água também foi uma demanda apresentada pela Joyce. Segundo merciantes locais. Nosso objetivo é garantir um serviço eficiente e de qualidade para a população, levando em consideração a transparência, a legalidade e o respeito ao dinheiro público”, destacou o prefeito Dr. Laércio. O vice-prefeito e secretário de Planejamento e Desenvolvimento Econômico, Fabrício Lopes (Avante), reforçou o compromisso da administração municipal em ouvir a opinião da comunidade e dos setores envolvidos, visando encontrar a melhor solução para regularizar o estacionamento na região central de João Monlevade. “A transparência e a participação da população serão fundamentais nesse processo de tomada de decisão”, finalizou. ela, o problema também ocorre principalmente nos finais de semana e feriados. Na oportunidade ela aproveitou para elogiar o Posto Médico “José Nelson Fagundes”, e os CEMEIS, destacando a qualidade dos profissionais e o bom atendimento à população. O representante da Polícia Militar, Tenente Neymar, se comprometeu a levar as reivindicações aos tenentes responsáveis por cada área da cidade, para que estudem a possibilidade de aumentar o policiamento. Ele também garantiu que o poli- ciamento será intensificado nas escolas, de forma a garantir maior segurança para alunos, funcionários e professores. Por sua vez, o representante da Secretaria de Obras, Ermelindo, respondeu a alguns questionamentos levantados na reunião. Ele reconheceu os problemas e informou que a Prefeitura está empenhada em buscar as soluções. Sobre as questões relacionadas ao bairro Santa Cruz, Ermelindo informou que o Executivo tem feito investimentos no local, no valor de R$2 milhões.