
2 minute read
Programação promove a conscientização e preservação ambiental
João Monlevade - Entre os dias 30 de maio e 5 de junho, a Prefeitura de João Monlevade, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, realiza uma série de eventos e atividades em comemoração à Semana do Meio Ambiente.
Com o objetivo de promover a conscientização e práticas sustentáveis em relação aos resíduos gerados pela sociedade, a Semana do Meio Ambiente deste ano adota o tema “A conscientização sobre os resíduos gerados por nós, realizando as práticas de Reduzir, Reutilizar e Reciclar”.
Advertisement
Essa proposta está diretamente alinhada ao tema mundial de 2023 do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA), que busca soluções para a poluição plástica. Para conscientizar a população sobre a importância da preservação e incentivar ações sustentáveis, a programação da Semana do Meio Ambiente abrange desde cursos e seminários até exposições, passeios ao ar livre e inauguração do Núcleo Municipal de Educação Ambiental do Areão (Numear).
Programação
A semana terá início no dia 30 de maio, com o curso “Plantas Aromáticas e Condimentares/ Cultivo Orgânico”, oferecido pelo Serviço Na- cional de Aprendizagem Rural (Senar), no Viveiro Municipal.
No dia 1º de junho, o destaque fica por conta do Seminário do Meio Ambiente, no auditório da Prefeitura, a partir das 9h. O tema principal do evento será a ampliação da coleta seletiva, visando atingir 100% do município.
Na sexta-feira, dia 2 de junho, das 8h às 14h, haverá a distribuição de mudas no Viveiro Municipal. Essa iniciativa tem como objetivo incenti- var o plantio de árvores e a arborização urbana, contribuindo para a melhoria da qualidade do ar e do ambiente em geral. No sábado, dia 3 de junho, a Praça do Povo se tornará palco de exposições de trabalhos ambientais e sustentáveis. Escolas, universidades e instituições do município terão a oportunidade de mostrar suas iniciativas e projetos voltados para a preservação do meio ambiente. Além disso, haverá uma feira de adoção de cães e ga- tos, promovendo a conscientização sobre a posse responsável de animais. O evento está programado de 9h as 13h. No domingo (4), será realizado o 2º Passeio Ciclístico do Meio Ambiente. O ponto de encontro será o Parque do Areão, às 8h, de onde os participantes sairão em um trajeto ciclístico até o Centro de Educação Ambiental (Ceam) e depois até o Floresta Clube. O passeio tem como objetivo unir o lazer e a prática esportiva à cons-
Casa de Cultura lança Edital para credenciamento de artistas
João Monlevade - A
Casa de Cultura de João Monlevade lançou esta semana o Edital de Credenciamento de Artistas e Profissionais de Cultura para apresentação em eventos promovidos pela Fundação pelos próximos 12 meses. O credenciamento, aberto para todo o

Estado de Minas Gerais, é um requisito obrigatório para que o profissional de cultura seja contratado para os eventos da entidade e seja devidamente remunerado.
As inscrições vão até o dia 21 de julho e devem ser feitas exclusivamente por meio do formulário eletrô- nico disponível no site oficial da Prefeitura, o www. pmjm.mg.gov.br, acompanhadas dos documentos obrigatórios exigidos no Termo de Referência. A análise artística será realizada pela Comissão de Credenciamento, designada pela diretora-presidente da Fundação cientização ambiental. E finalmente, na segunda-feira, dia 5 de junho, será celebrado o Dia Mundial do Meio Ambiente. O destaque na data é a inauguração do Núcleo Municipal de Educação Ambiental do Areão (Numear) e a entrega do Plano de Manejo do Areão. As atividades começam às 9h, no parque ecológico. No período da tarde, haverá uma trilha e um piquenique no Areão. Os participantes terão a oportunidade de caminhar pelas trilhas do parque e participar de ações ambientais educativas.
Casa de Cultura, Nadja Lírio Furtado, e publicada no site do Executivo. A divulgação dos credenciados, para possível contratação, também será realizada por meio da página eletrônica da Prefeitura em lotes, em três datas, conforme o cronograma de credenciamento.
“A Semana do Meio Ambiente foi pensada para ser um momento de reflexão, aprendizado e ação em prol da preservação ambiental. A participação de todos é fundamental para construirmos um futuro mais sustentável e equilibrado para as próximas gerações”, pontuou o secretário municipal de Meio Ambiente, Samuel Domingos.