Câmara encerra as atividades do projeto Parlamento Jovem 2022



Prefeitura de Monlevade contrata médico


e nutricionista

à
A Prefeitura de João Monlevade realiza processo seletivo sim plificado para contratação temporária de um nutricionista e três médicos da Estratégia Saúde da Família (ESF). Os detalhes es tão nos editais de número 13 e 14 de 2022 da Secretaria Munici pal de Saúde. As inscrições ocorrem de 17 a 20 de outubro, para ambos os profissionais. O edital de número 13, prevê remunera ção de R$16.909,36 para os médicos ESF, com carga horária de 40 horas semanais. Já o edital número 14 prevê remuneração de R$2.961,52 para o nutricionista, com carga horária semanal de 30 horas. Confira os editais completos no site da Prefeitura: www.pmjm.mg.gov.br

2.cidade
Alunos recebem certificados de participação no projeto Parlamento Jovem


Por sua vez, os alunos
Camille Magalhaes Reis, Maria Clara Alves Perei
ra, Beatriz Guimarães e Mateus Tomáz de Castro deram seus depoimentos sobre a participação no projeto. Eles destaca ram que a oportunida de proporcionou muitos aprendizados, além de ter contribuído para que eles melhorassem a co municação bem como o posicionamento sobre
o assunto. “O proje to fez com que a gente abrisse a nossa mente e contribuiu para que pudéssemos entender o funcionamento da polí tica. Além disso, apren demos como podemos contribuir com nossas ideias para a construção das leis”, relatou o aluno Mateus Tomaz. Para 2023, o tema a ser abordado será “Jovem e o mercado de trabalho”.
João Monlevade - A Câ mara de João Monlevade encerrou as atividades do projeto Parlamento Jovem 2022. Os alunos receberam certificados de participação. Este é o 8º ano que o Legislativo monlevadense participa do projeto, que está em sua 18ª edição. Cerca de 30 estudantes do ensino médio estiveram inscri tos no PJ, sendo estes das escolas: Centro Edu cacional Roberto Porto (CERP), Manoel Lourei ro, Luiz Prisco de Braga e Alberto Pereira Lima. O parlamento Jovem abordou este ano o tema “Saúde Mental do Jo vem”. Os estudantes participaram das ativida des que contou com pa lestras, debates, cursos e bate-papos sobre o tema. Eles elaboraram propos tas acerca do assunto e as matérias foram levadas à votação na Plenária Es tadual em Belo Horizon te, ocorrida no dia 23 de setembro na Assembleia Legislativa de Minas Gerais. Na ocasião, jo vens das 121 cidades do estado discutiram e vota ram as propostas.
A cidade de João Monle vade integra o Polo Mé dio Piracicaba, compos
to também pelas cidades de Itabira, Dionísio e São Gonçalo do Rio Abaixo. A coordenação do projeto no município ficou a cargo das servi doras Giullia Leite, Nil ma Linhares, Natasha Barcellos, Juliana Mara Pereira e Leticia Mafra. Participaram da entrega dos certificados o presi dente da casa, Gustavo Maciel (Podemos), os vereadores Belmar Di niz (PT), Doró da Saúde (PSD), Fernando Linha res (União), Gustavo Prandini (PTB), Mar quinho Dornelas (PDT) e Revetrie Teixeira (MDB). Também estive ram presentes o prefeito Dr. Laércio Ribeiro, vi ce-prefeito Fabrício Lo pes, a Diretora da Secre taria Regional de Ensino de Nova Era, Jânua Ca eli Gervásio Galvão, e a coordenadora da divisão saúde mental, Eliana Bi calho.
Em discurso, as auto ridades parabenizaram os jovens e destacaram a importância da par ticipação do jovem na política. Eles também endossaram a qualida de das discussões e das propostas apresentadas pelos estudantes.
M IRANTE
Sheila Malta
E JOAO MONLEVADE RUMO AO MINAS PLUS SIZE 2023
O concurso Miss Mi nas Gerais Plus Size está aproximando. Será no dia 15 de ou tubro no Minas Shop ping e as participantes ficaram hospedadas no luxuoso no Hotel Ouro Minas.

João Monlevade está participando pela ter ceira vez: 2020, Fran cia; 2021, Laismara; e 2022, Cliviane.
A responsável pelo concurso miss Minas Gerais Plus Size é a Erica Dante e atual mente a coordenadora regional de João Mon levade é a Francia que foi a pioneira em João Monlevade a participar do Miss Minas Gerais Plus Size que na época ficou entre as top 5 do concurso. Ano passado Laismara trouxe destaque miss fashion. Agora estamos ansiosos aguardando a Cliviane . O evento será transmitido pelo Instagram @missmgplusize e no YouTube.
3.política
Vereadores aprovam adesão de João Monlevade ao ICISMEPI
TeM ObjeTIvOJoão Monlevade - Na reunião ordinária da Câ mara Municipal de João Monlevade dessa terça -feira, 11, os vereadores aprovaram em primeiro, segundo turno e redação final o Projeto de Lei 1.294/2022, de inicia tiva do Executivo, que autoriza o município a ingressar no Consórcio Público Instituição de Cooperação Intermuni cipal do Médio Parao peba – ICISMEPI. Na justificativa do projeto, a Prefeitura afirma que a adesão do município ao Consórcio “expandirá ainda mais a qualidade dos serviços e saúde lo cal”. O Executivo ainda aponta que quanto maior o número de cidades consorciadas, menores os custos dos procedimen tos, tornando a adesão ainda mais vantajosa”. O projeto está em trami tação na Casa desde o dia 10 de agosto, quan do a matéria foi lida na reunião ordinária. Após entrar na pauta, as Co missões deram início a análise do projeto. Ini cialmente, a Comissão de Saúde, composta pe los vereadores Revetrie Teixeira (MDB), Doró da Saúde (PSD), Pastor Lie berth (União), convocou uma reunião no dia 8 de setembro, para conhecer melhor a proposta, onde também estiveram pre sentes os vereadores Bel mar Diniz (PT) e Thiago Titó (PDT).
Na oportunidade a Secre tária Adjunta de Saúde, Simone Borba, explicou sobre o funcionamento
do Consórcio, que é com posto por 70 municípios e oferece várias especia lidades médicas, sendo que algumas delas não são ofertadas pelo Cis mepi (Consórcio Muni cipal do Médio Piracica ba), ao qual o município também é conveniado.
Simone ainda relatou que a Instituição dispõe de um Hospital na cidade de Igarapé, com equipamen tos de ponta para a reali zação de exames, proce dimentos e cirurgias.
Os membros da Comis são de Saúde, estiveram nas cidades de Nova Era e Barão de Cocais, cida des já conveniadas, em busca de mais informa ções e no dia 3 de outu bro, visitam o Hospital na cidade de Igarapé, para conhecerem o local bem como os benefícios que o município terá com a adesão ao consórcio.
Os vereadores Belmar Diniz (PT), Rael Alves (PSDB), Gustavo Pran dini (PTB), Marquinho Dornelas (PDT), Fernan do Linhares (União), Re vetrie Teixeira (MDB),
Thiago Titó (PDT), Doró da Saúde (PSD) e Leles Pontes (PR) se manifes taram favorável e desta caram a importância do projeto para o municí pio, sobretudo em rela ção as melhoras no setor de saúde. Eles ressalta ram que a possibilidade de mais especialidades estarem disponíveis para a população é um gran de ganho para todos. Os parlamentares também parabenizaram o empe nho das Comissões que analisaram a matéria.
O vereador Belmar Di niz (PT), destacou que é um avanço para o se tor de saúde. “É uma alternativa para suprir as demandas deficitárias que temos de outros con sórcios. O ICismepi vem para somar”.
Gustavo Prandini lem brou que a Comissão de Legislação e Justiça foi muito criteriosa ao ana lisar a matéria. Ele disse que espera que a Prefei tura não deixe de lado o Cismepi e que a ade são a um novo consór cio possa agregar ainda
mais com a cidade, com a troca de experiências. Por sua vez, Thiago Titó endossou o trabalho da Comissão de Legislação e Justiça, que analisou a fundo a proposta, o que culminou para o substi tutivo da matéria em re lação ao que havia sido apresentada.
O vereador Revetrie Tei xeira, presidente da Co missão de Saúde, contou que após analisarem a matéria e fazer visitas às cidades que estão inse ridas no Consórcio, eles concluíram que a adesão do município ao Consór cio será de grande valia para o município. “A cida de tem uma carência nas
especialidades de oftal mologia e otorrinolarin gologia, por exemplo. O ICISMEPI vai contribuir, e muito, para diminuir esta demanda referente a estes profissionais”.

Mais aprovações
Em segundo turno, foi aprovado o projeto de lei nº 1.275/2022, de ini ciativa do Vereador Gus tavo Prandini (PTB). A matéria institui a Políti ca Municipal de Atenção ao Idoso, dispõe sobre a criação do “Centro dia para Idosos” e dá outras providências. A matéria contém emenda apresen tada pelo autor.
De acordo com o projeto, “a Política Municipal de Atenção ao Idoso tem a finalidade de assegurar os direitos sociais do idoso, criando condições para promover sua autonomia, integração e participação efetiva na sociedade”.

Requerimentos
Durante a reunião foram aprovados dois reque rimentos. De nº 42, do vereador Thiago Titó, requerendo informações sobre as obras que es tão sendo realizadas na Creche do Bairro José de Alencar, com deta lhamento dos serviços já concluídos, quanto ainda faltam e a previsão para a entrega dessas obras. Do vereador Tonhão, o re querimento nº 44, requer informações sobre liga ções de esgotos em redes pluviais, caso existam, quais providencias devem ser tomadas. Não exis tindo, o que justificaria o mau cheiro que emergem de várias dessas redes devido às recorrentes re clamações de cidadãos monlevadenses apontan do o problema nas redes pluviais da Cidade.

4.cidade
Empresários reagem positivamente à emissão de Certidão Negativa online
InIcIATIvA DA PRefeITuRA é fRuTO DO TRAbALHO DA cOMISSãO De DeSbuROcRATIzAçãO DA câMARA MunIcIPAL e ReDuz cuSTOS PARA OS cOnTRIbuInTeSos processos nos órgãos públicos, gerando prati cidade, conforto e eco nomia aos munícipes.
João Monlevade - Em presários de João Mon levade reagiram positi vamente à iniciativa da Prefeitura em emitir a Certidão Negativa de Dé bitos Municipais (CND) no formato online. Ago ra, a certidão pode ser retirada, gratuitamente, pelo site oficial do Exe cutivo, o www.pmjm. mg.gov.br ou pelo aplica tivo Conecta Monlevade. Profissionais ligados ao setor contábil se mani festaram positivamente em relação à novidade. De acordo com o con tador Sérgio Luiz Dias Soares, da Contabilidade Alfa, a agilidade no pro cesso é o grande ganho da emissão da CND onli ne. Segundo ele, em dois dias a empresa gerou três certificados. “Antes da implantação do ser viço, demoraria três dias para fazê-lo. Hoje, com dez minutos isso é pos sível”, destacou.

Sérgio ainda explica que a facilidade do sis tema beneficia a todos: a contabilidade, que não
necessita deslocar uma pessoa para fazer o servi ço; o cliente, que tem sua solicitação atendida com maior rapidez e a Prefei tura, que consegue agili zar demandas internas.

O contador da Mota & Vasconcelos Contabili dade, Gustavo Vasconce los, afirmou que o mais importante da emissão digital é a praticidade, além da eliminação do custo da taxa de expe diente. “Vai de encontro com a necessidade do contribuinte, que dese ja cada vez mais tudo a tempo e hora na palma da sua mão. Acredito que essa nova proposta da administração munici pal só tem a trazer bons frutos não só para os con tribuintes, mas também para os usuários dessas informações, sobretudo as contabilidades”, disse.
Em relação ao uso da fer ramenta na prática, Gus tavo atesta que realizou a solicitação da certidão e teve acesso de forma ins tantânea.
A servidora do setor de
Administração de Tribu tos Imobiliários, Cíntia Helena Ângelo, também acredita na melhoria da fluidez interna. “A disponibilização desse serviço online vai pos sibilitar focar em outros atendimentos, como a emissão de nota fiscal eletrônica e do alvará de localização e funciona mento”, declarou.
Comissão de Desburocratização
A Comissão Especial de Desburocratização e Transformação Digital dos Serviços Públicos de João Monlevade tem se empenhado desde o iní cio do ano para agilizar processos e serviços ofe recidos à população. Composta pelos vere adores Bruno Cabeção (Avante), Revetrie Tei xeira (MDB), Fernando Linhares (União Brasil), Gustavo Prandini (PTB) e Pastor Lieberth (União Brasil), a comissão dis cute ações que contri buam para simplificar
Após a realização de di versas reuniões com re presentantes do Procon Municipal, da Secretaria Municipal de Fazenda e Procuradoria Jurídica, os membros da comissão se empenharam e cobraram providências das empre sas de tecnologia para a unificação do sistema que agora permite a consulta e a emissão da CND online. Além dessa praticidade, os parlamentares conquis taram, junto à administra ção municipal, a implan tação do APP Conecta Monlevade e a isenção do Certificado Digital para Microempreendedor Indi vidual (MEI).


“O trabalho dos vereado res é de excelente valia. É o que todos nós espera mos. Quanto mais agili dade e menos burocracia para aquele contribuinte que tem suas contas em dia, que arca com seus impostos, melhor. Isso é excepcional para o mu nicípio e vai impactar
positivamente para todo mundo”, ressaltou o con tador Sérgio Luiz.
Para a comissão, o apoio e a parceria do Executi vo têm sido fundamental para o avanço dos traba
lhos. Além da contribui ção do corpo técnico da Prefeitura, que não tem medido esforços para auxiliar e levantamento das principais demandas do cidadão.
5.cultura
São Gonçalo marcará presença em Festival Internacional de Turismo de Ouro Preto
São Gonçalo do Rio Abaixo - São Gonçalo do Rio Abaixo será uma das cidades expositoras do 2º Festival Interna cional de Turismo em Ouro Preto que ocorrerá de 19 a 22 de outubro no Centro de Artes e Convenções da UFOP. O evento voltado ao tu rismo e seu fomento a conexões e negócios receberá cerca de 15 ar
tesãos, além de produ tores e empresários são -gonçalenses. O espaço
reservado à cidade ainda irá contar com mostra de vídeos que apresentará
aos visitantes as diversas possibilidades de inves timento no município.
A abertura da exposição que envolverá diretamen te 30 cidades será às 17h
e seguirá até às 22h todos os dias. A programação contará com imersão de negócios, comparti lhamento de conteúdo e experiências, espaço gourmet, com a Cozinha Show, rodada de negó cios, além de cursos te máticos para capacitar e estimular o empreende dorismo. Haverá também atrações culturais. O acesso ao Festival é gratuito, sendo necessá rio inscrições para as me sas redondas, palestras, oficinas e cozinha show.

Teatro em Movimento, com o patrocínio do Instituto Cultural Vale, apresenta dois espetáculos teatrais em São Gonçalo

São Gonçalo do Rio Abaixo - Apresentações acontecem no próximo domingo, 16 de outubro, sendo o musical infantil “Berenice e Soriano”, às 15h, e a comédia “Acre dite, Um Espírito Baixou Em Mim”, às 19h, no Centro Cultural de São Gonçalo do Rio Abaixo O Teatro em Movimen to, no ano que celebra 21 anos, leva a São Gonçalo do Rio Abaixo, através do patrocínio do Institu to Cultural Vale, dois re pertórios teatrais. No dia 16 de outubro, domingo, às 15h, o musical infan til “Berenice e Soriano”, escrito por Manuela Dias e dirigido por Fernanda Vianna, atriz do Grupo Galpão. E, na mesma data, às 19h, a comédia, fenômeno de público e vista por mais de 3 mi lhões de espectadores “Acredite, Um Espírito Baixou Em Mim”, com os atores Ilvio Amaral e Maurício Canguçu. As
apresentações aconte cem no Centro Cultural de São Gonçalo do Rio Abaixo com ingressos gratuitos, com retirada a partir de 1h antes do início da apresentação, limitado à capacidade do teatro, 270 lugares.

“Berenice e Soriano”16/10, domingo, às 15h
O espetáculo “Berenice e Soriano” é um musi cal infantil brasileiro es crito por Manuela Dias e dirigido por Fernanda Vianna, atriz do Grupo
Galpão. Um terno convi te à infância, regado a le veza e bom humor e um passeio pela rica cultura popular brasileira. No en redo, o público conhece Berenice, menina doce e destemida que sai pelo mundo em busca de seu sabiá Soriano. Sempre acompanhada de Rosa, sua boneca de pano, ini cia um caminho de aven turas em que são surpre endidas por personagens do cancioneiro popular brasileiro e das cantigas de roda. A montagem une teatro, dança, música
e poesia em um diálo go sensível para contar e recontar histórias que habitam nossas memó rias de infância. “Sabiá”, “Tangolomango”, “A Barata Mentirosa”, “Ale crim dourado”, “Sapo não lava o pé”, “Samba lelê”, “Pai Francisco” e o eterno “Marinheiro Só” fazem parte do imagi nário coletivo brasileiro e são revisitados agora em ricos e diversos rit mos que neste espetáculo prometem encantamento para crianças e adultos de todas as idades. Em cena
estão os atores Evandro Heringer, Jéssica Tamiet ti, Juliane Guimarães, Leticia DiCassia e Lud mila Benquerer, que tam bém cantam e executam a trilha sonora ao vivo, construindo uma alegre rapsódia musical. A pro dução é da Oitis Produ ções Culturais.
“Acredite, Um Espírito Baixou Em Mim”16/10, domingo, às 19h
A comédia “Acredite, Um Espírito Baixou Em Mim” tem à frente do elenco Ilvio Amaral e Maurício Canguçu e conta a história de um homossexual assumido que, inconformado com a própria morte, foge do céu para viver novas ex periências e acaba crian do uma grande confusão após incorporar num machista radical.
Sucesso de público em todo Brasil, a montagem estreou em 1998 e já foi
assistida por mais de 3 milhões de espectado res, se tornando um dos maiores fenômenos do teatro brasileiro. Isto fez com que a peça se tornas se num longa metragem e em comemoração foi escrito, por Jefferson da Fonseca, um livro com o Título “Acredite Um Es pírito Baixou Em Mim, A Trajetória De Sucesso”. Este fenômeno, forma na qual a imprensa trata o espetáculo, rendeu uma gama de prêmios para a produtora e atores, tais como: Melhor Espetá culo de 1998 – Prêmio Sesc/Sated. Melhor Ator (Ilvio Amaral) – Prê mio Sesc/Sated, Melhor Ator Comediante (Ilvio Amaral) – Prêmio Sesc/ Sated. Maior Público do ano de 98 – Prêmio Amparc/Bonsucesso. Também é reconhecida como a peça teatral de destaque no Troféu JK de Cultura e Desenvolvi mento de Minas Gerais.

6.ambiente
Sete parques nacionais em Minas vão receber R$ 150 milhões em investimentos
SeRãO feITAS MeLHORIAS nA InfRAeSTRuTuRA PARA ATRAçãO De MAIS TuRISTAS, cOnSeRvAçãO DO MeIO AMbIenTe e DeSenvOLvIMenTO DA ecOnOMIA LOcALEstado de Minas Gerais.
Geral - Sete parques fe derais localizados em Minas Gerais vão receber R$ 150 milhões de inves timentos para melhorias na infraestrutura. Ao todo, são mais de 700 mil hectares de preservação contemplados no estado. Dentre as unidades be neficiadas estão: Parque Nacional da Serra da Ca nastra; Parque Nacional da Serra do Cipó; Parque Nacional do Caparaó; Parque Nacional da Ser ra do Gandarela; Parque Nacional Grande Sertão Veredas; Parque Nacio nal Cavernas do Peru açu; e Parque Nacional das Sempre-Vivas.

Os valores serão dividi dos da seguinte maneira: Parque Nacional da Serra da Canastra: R$ 34 mi lhões; Parque Nacional da Serra do Cipó: R$ 26 milhões; Parque Nacio nal do Caparaó: R$ 25 milhões; Parque Nacio nal da Serra do Gandare la: R$ 7 milhões; Parque Nacional Grande Sertão Veredas: R$ 17 milhões; Parque Nacional Caver nas do Peruaçu: R$ 18 milhões; Parque Nacio nal das Sempre-Vivas: R$ 19 milhões.
As unidades contempla das possuem uma grande extensão territorial, que se espalha pelos biomas Cerrado e Mata Atlânti ca. Estima-se que os sete parques recebam 380 mil visitantes anualmen te, que ajudam a movi mentar o ecoturismo e
as economias regionais, além de serem essen ciais para a conservação da biodiversidade e pro teção de nascentes e re cursos naturais.
“Esse investimento sig nifica melhores trilhas, melhores centros de vi sitantes e maior apoio a quem visita. Se ano passado tivemos 380 mil turistas nesses parques, é bem provável que depois destas mudanças este nú mero seja multiplicado. Teremos mais condição de mostrar aquilo que é tão bonito no estado, tan to para o mineiro, para o brasileiro e também para quem vem de fora do país”, destacou o gover nador Romeu Zema.
A medida vai contribuir com a preservação de ecossistemas naturais de grande relevância ecoló gica, além de propiciar a conservação da vida nativa desses biomas, o fortalecimento econômi co e a qualidade de vida da população das regi ões e entornos.
Os recursos disponibi lizados pelo Ministério do Meio Ambiente são decorrentes de um acor do que substituiu as mul tas ambientais impostas pelo Instituto Brasilei ro do Meio Ambiente e
dos Recursos Naturais
Renováveis (Ibama), na tragédia de Brumadinho, e devem financiar ações de proteção e melhorias nos parques mineiros. O rompimento da barragem da Vale S.A, ocorrida em janeiro de 2019, tirou a vida de 272 pessoas e ge rou uma série de impactos sociais, ambientais e eco nômicos na bacia do Rio Paraopeba e em todo o
“Queremos deixar claro o nosso compromisso com os parques nacionais. O acordo de Brumadinho é um belo exemplo de que é possível transformar o meio ambiente, especial mente aqui em Minas. São R$ 150 milhões em investimentos para trazer o turismo de natureza, que já existe, mas precisa de uma melhor estrutura.
Nós vamos transformar multas em melhorias re ais para a população, tra balhando juntos por um parque mais protegido”, disse o ministro de Meio Ambiente, Joaquim Leite.
Ecoturismo
O recurso poderá ser
usado, dentre outras fi nalidades, para a com pra de materiais, equi pamentos, ferramentas e insumos operacionais para a gestão dos par ques; proteção e comba te a incêndios florestais; e infraestrutura, edifica ções e instalações para o ecoturismo.
Com o investimento, as unidades poderão fa zer o monitoramento de fauna e flora com equi pamentos tecnológicos avançados, incluindo implantação de micro chips, drones e câmeras. Podem fazer, ainda, a modernização dos cen tros de visitantes e de senvolver as atividades de recreação e contato com a natureza, implan
tando novas estruturas para tirolesa, balonismo, turismo náutico, caval gada, canoagem, dentre outros. Também serão adquiridos mais de 70 veículos, 40 computado res, kits de energia solar e sistemas de comunica ção e conectividade.
Os valores viabilizam a conservação de 1,5 mil quilômetros de trilhas, que terão equipamentos de acessibilidade insta lados, como pontes, pas sagens, decks, mirantes, banheiros e pontos de apoio, além de sinaliza ção dos caminhos e atra tivos. Cerca de 450 qui lômetros de estradas que dão acesso aos parques também serão beneficia das com os recursos.
CONSELHO CENTRAL SÃO BENTO DE JOÃO MONLEVADE

“DAI-LHES VÓS MESMOS DE COMER, E O MILAGRE VAI ACONTECER”. Comunidades Monlevadenses, estamos voltando às campanhas de quilo.

ANTES, DURANTE E DEPOIS DA PANDEMIA:
ANTES: Antes da Pandemia as comunidades já realizavam esse milagre, sempre foram os benfeitores dos pobres, os vicentinos apenas simples ajudantes.
DURANTE: Durante a Pandemia, as comunidades, Paroquias, entidades, empresas continu aram a realizar esse milagre em parceria com a SSvP. A maioria dos vicentinos (as) tiveram que se recolherem devido à idade. Perdemos tantos companheiros e companheiras de cami nhada. Mas, depois da tempestade vem a bonanza.

DEPOIS: vacinados e com certos cuidados, os vicentinos (as), estão de volta para ajudar, para que esse milagre continue a acontecer. Mas, são vocês, comunidades, Paroquias, en tidades, empresas, que fazem esse milagre acontecer. Os vicentinos(as) são apenas aju dantes, que voltarão a bater de porta em porta nas comunidades pedindo a cAMPAnHA DO quILO, para aquelas famílias mais necessitadas de alimento. qualquer doação será sempre bem vinda. CONTAMOS COM A COLABORAÇÃO DE TODOS. VOCÊS SEMPRE FORAM OS BENFEITORES DOS POBRES.
BANHADOS EM CRISTO, SOMOS UMA NOVA CRIATURA, AS COISAS ANTIGAS JÁ SE PASSARAM SOMOS NASCIDOS DE NOVO. ALELUIA, ALELUIA, ALELUIA. LOUVADO SEJA NOSSO SENHOR JESUS CRISTO. – SSVP - JOÃO MONLEVADE.
7.cidade
Dr. Laércio e Fabrício se reúnem com secretário de Estado de Saúde em busca de melhorias
PROveDOR jOSé ALbeRTO GRIjó e DePuTADO TITO TORReS TAMbéM PARTIcIPARAM DA ReunIãO
João Monlevade - O prefeito de João Monle vade, Dr. Laércio Ribei ro (PT), o vice-prefeito e secretário municipal de Planejamento e De senvolvimento Econô mico, Fabrício Lopes (Avante), o provedor do Hospital Margarida, José Alberto Grijó, e o depu tado estadual Tito Tores (PSD) reuniram-se com o secretário de Estado de Saúde de Minas Gerais, Fábio Baccheretti, na segunda-feira (10), para tratar de melhorias para o Hospital Margarida. Também participaram da reunião o médico Artur Guimarães, o vice-presi dente do hospital, Carlos
Alberto Nepomuceno, e o primeiro secretário, Sérgio Márcio Coura.
Durante o encontro, os diretores detalharam a atuação do hospital, bem como os serviços que a entidade disponibiliza.
Na ocasião, foram discu tidas formas de ampliar e melhorar os atendi mentos oferecidos para a comunidade e região, inclusive aprofundando as discussões sobre a im plantação de serviços de
alta complexidade. José Alberto Grijó consi derou positiva a reunião.
“Fomos muito bem rece bidos pelo secretário e sua assessora. Fábio pas sou informações sobre o que devemos melhorar e
reafirmou seu apoio ao hospital”, salientou. O provedor também des tacou a atuação do depu tado Tito Torres, do pre feito Dr. Laércio Ribeiro e do vice-prefeito Fabrí cio Lopes que apoiaram e estão se empenhando em colaborar com as melho rias e ampliações que a instituição tem realizado.
Reunião produtiva Para o prefeito, o encon tro foi muito produtivo. “Tivemos uma reunião muito boa. Tratamos de alguns serviços que podem ser implantados no hospital, além é cla ro da elevação da com
plexidade. O Hospital Margarida tem uma im portância muito grande, não só porque atende a região, mas também por atender pessoas de todo o país, por causa da BR-381. O secretário demonstrou estar ciente disso”, argumentou. Fabrício Lopes endossou as palavras do prefeito. “Sabemos da importân cia do hospital e pensan do nisso temos ajudado a entidade, seja com re cursos próprios, seja por meio dos deputados que nos apoiam, que sempre destinam recursos para o hospital na forma de emendas parlamenta res”, concluiu.
Prefeito assina cessão de uso de terreno à Amec
eM cOnTRAPARTIDA, A InSTITuIçãO vAI cOnSTRuIR uMA áReA De LAzeR nA PRAçA DO bAIRRO SAnTA báRbARA, ALéM De InveSTIR AnuALMenTe eM AçõeS eDucAcIOnAIS InDIcADAS PeLO MunIcíPIO
João Monlevade - O pre feito de João Monlevade, Dr. Laércio Ribeiro (PT), assinou nesta quinta-feira (13), a Lei 2498/2022 que autoriza o poder Exe cutivo Municipal a fazer cessão de uso de uma área para a Associação Monlevadense de Ensino Cooperativo(Amec). O espaço, com pouco mais de 390 m² localizado na rua Santa Rita no bairro Aclimação, servirá para que a entidade educa cional construa um novo núcleo para atendimento à comunidade. Ao ser levado para votação dos vereadores de João Mon levade, o projeto foi am plamente debatido pelo Legislativo e recebeu

aprovação unânime com as devidas sugestões dos legisladores.
De acordo com o docu mento, a cessão de uso terá vigência de 30 anos a contar da assinatura.
Além disso, caso não seja dado ao imóvel o
uso prometido no prazo de cinco anos, ou des viada sua finalidade a qualquer tempo, a con cessão será devolvida, perdendo o particular as benfeitorias que houver feito no local.
Em contrapartida, a
Amec deverá construir um playground ou uma academia ao ar livre na praça Joaquim Pena da Luz, no bairro Santa Bárbara, e investir anu almente 20 Unidades Fiscais de Referência do Município de João Mon levade (UFPMJM) - cer ca de R$6mil, em ações sociais e educacionais em projetos indicados pelo município. Durante a assinatura da concessão, estiveram pre sentes no gabinete do chefe do Executivo o vice-prefeito e secretário municipal de Planeja mento e Desenvolvimen to Econômico, Fabrício Lopes (Avante), o asses sor de Governo Gentil
Bicalho, o vereador Mar cos Vínícius Dornelas (PDT) e o Conselho Ad ministrativo da Amec.
A presidente do Conse lho da unidade escolar, Isabela Martins Lopes de Souza, agradeceu a Pre feitura e a Câmara Mu nicipal pela confiança no projeto aprovado. “Agra decemos o empenho de todos que confiaram no sucesso do projeto apre sentado por nós e através do qual foi cedido o uso do terreno à nossa insti tuição”, declarou.

O prefeito Láercio Ri beiro também destacou a contribuição da Câ mara no projeto. “Esse é um passo importante para fortalecermos ainda
mais a educação em to das as esferas em nosso município”, ressaltou.
O vice-prefeito Fabrício Lopes reforçou o diálogo entre as partes para a ela boração e aprovação do projeto. “Para chegarmos até aqui, o diálogo foi fundamental entre o Le gislativo, Executivo e a Associação”, comentou.
História - A Amec pos sui 34 anos e foi fundada pelo advogado Josué Sil va Abreu, dono do então Instituto Castro Alves.
A sede da instituição começou a ser erguida em 1989, quando o pre feito da época, Leonar do Dias, doou o terreno onde hoje a Amec está localizada.
Ainda em tempo de abraçar nosso amigo, fotógrafo e pesquisador Francisco (Chiquinho) Barcelona, que aniversariou no domingo, 9. Na foto com o engenheiro chileno Juan Carlo Moreno Gonzalez, também exímio e talentoso professor de tango, em recente visita a nossa cidade.

SUZUKI UPSTREET
bATE PAPO COM LUIZA bRUNET EM MONLEVADE



A Associação Afro JM realizará no próximo dia 22 de outubro, a sua primeira AfrosExpo, com três eventos paralelos. O pri meiro tem início às 10 horas e se estende até as 17, no Ideal Clube, com uma exposição de empresas de proprietários pretos e pardos - O Empreendedorismo Econômico da cidade de João Monlevade. De 15 às 18 horas, no anfiteatro do Centro Edu cacional, um bate papo mais que especial com a modelo e atriz Luiza Brunet, uma das principais defensoras das causas da mulher e da campeã mundial por três vezes de luta de MMC, Erica Paes. Este evento aguarda um publico de 700 mulheres com palestras sobre a conscientização do câncer de mama e violência contra a mulher. Érica Paes é também fundadora do Projeto Empoderadas, que ensina mulheres a identificar o agressor e defender emocionalmente e fisicamente contra ele. Estes dois primeiros momentos da AfrosExpo tem entrada gra tuita e, para o bate papo com Luiza Brunet e Erica Paes, é necessário preencher um cadastro para garantir a vaga. O evento se encerra com um elegante baile de gala, com o tema “Uma Noite na Savana Africana”, com início às 21 horas, com apresentações culturais, premiações, jantar e show musical. A renda do baile será revertido tratamento de mulheres pretas portadoras de câncer. Portanto, é necessário aquirir o convi te de adesão com Sônia Mata e Bruna Ferreira. Informações pelo telefone 98980-0256 e 99262- 9591.


Dia dos Professores


Concurso Mister Continente
O monlevadense Bernardo Siqueira Drumond, de 7 anos, irá representar a sua cidade no maior Concurso de Beleza In fantil do Minas Gerais: o “Concurso Mister Continente”. O evento será realizado entre os dias 27 e 28 de janeiro de 2023 em Belo Horizonte. Bernardo é estudante da escola Antônio Papini e é filho de Tatiane Vieira Bueno Drumond e Thales Siqueira Silva. Boa sorte Bernardo!!!
