19maio2023

Page 1

Hoje tem Olodum na Praça do Povo

Movimento

38º FESTIVAL DA CANÇÃO EM ALVINÓPOLIS

Com muita alegria a comunidade artística de Alvinópolis comemora a volta do seu festival de música. A SECTUR, acaba de divulgar oficialmente que o Festival 2023 já tem data e local. Vai ser nos dias 28, 29 e 30 de julho na praça padre joão bosco, um dos pontos mais charmosos da cidade, típico cenário mineiro, cheio de casarios e histórias. Página 7

BOM DIA SEXTA-FEIRA 19 DE MAIO DE 2023 | R$ 1,00 Página 3 Edição: 4.449- Ano XXIV - www.bomdiaonline.com
FESTIVAL BAOBÁ - PRETAS TRADIÇÕES
violência sexual infantojuvenil Página 4
Gonçalo recebe reunião itinerante da Amig 2023 P.6
chama a atenção para a importância de prevenir e combater a
São

sexta-feira, 19 de maio de 2023

EXPEDIENTE

BOM DIA

• Administrativo:

Luiz Gonazaga de Castro

• Editor

Luiz Gonazaga de Castro

• Comercial: comercial@bomdiaonline.com

31. 975208093

• Impressão: Gráfica BOM DIA

• Colaboradores:

Márcio Naoto Suzuki (Up Street)

Marcos Martino (Cenários)

Sheila Malta (Mirante)

Lorena Gabrielle (Minuto com a Nutri)

• Representante Comercial:

Super Mídia Brasil - BH

Central de Comunicação - SC

. Redação e Administração

Av Getúlio Vargas 4232, Carneirinhos, sala 106, CEP 35930.002 João Monlevade / MG / Brasil

• BOM DIA online: www.bomdiaonline.com

Iluminação de LED chega ao bairro Satélite

FUNDADO EM JULHO DE 1998

BOM DIA Comunicação

Ltda - ME

CNPJ.: 24538633/0001-16

Todos os Direitos Reservados bomdia@bomdiaonline.com redacao@bomdiaonline.com

João Monlevade - O bairro Satélite está recebendo uma importante atualização em sua infraestrutura: a substituição de lâmpadas a vapor de sódio por LED. São cerca de 275 luminárias. Essa iniciativa integra o projeto da Prefeitura, Monlevade Mais Iluminada, que tem como objetivo a busca de maior eficiência energética e qualidade de vida para os moradores. Com a substituição das antigas lâmpadas, o bairro Satélite passa a contar com uma iluminação mais moderna, econômica e sustentável. Os benefícios dessa tecnologia são diversos e visíveis desde os primeiros momentos de sua imple-

mentação. É o que atesta os moradores, que já elogiam a iniciativa. “Estamos maravilhados com a iluminação na rua Fortaleza. Parabéns à Prefeitura. Com a iluminação nova parecia que as luzes de casa estavam acesas, sendo que estavam apagadas”, conta Marilene de Oliveira da Silva. Mais de 60% da cidade de João Monlevade já conta com iluminação de LED, graças ao programa Monlevade Mais Iluminada. Ao todo, cerca de 6 mil luminárias de LED foram instaladas em quase 50 bairros, além de avenidas como Getúlio Vargas, Wilson Alvarenga, Gentil Bicalho, Isaac Cassimiro e algumas praças.

Torna pública a abertura de processo seletivo para contratação e formação de cadastro reserva nacional para atuar em João Monlevade/MG.

PORTEIRO(A) – Nº 969/23.

AUXILIAR DE SAÚDE BUCAL – Nº 709/23.

Para mais informações, acesse o endereço eletrônico: http://www.sestsenat.org.br/trabalhe-conosco, durante o período de inscrições, que será de 23/05 a 30/05/2023. O processo seletivo terá as seguintes etapas: avaliação de conhecimentos específicos, avaliação documental e entrevista.

Os colunistas do jornal BOM DIA escrevem de forma colaborativa e não têm qualquer vínculo empregatício com o jornal, sendo responsáveis cível e criminalmente pelo que escrevem e pelas imagens que publicam.

2.cidade

DEUS BRINCA COM A GENTE

A Caixa Escolar Manoel Loureiro realizará a Chamada Pública Individual nº 01/2023 para Aquisição de Gêneros Alimentícios da Agricultura Familiar, do Empreendedor Rural ou de suas organizações para Alimentação Escolar. Os Grupos Formais e Informais deverão apresentar a documentação prevista artigo 27 da Resolução FNDE nº 26/2013, para habilitação e Projeto de Venda até o dia 01/06/2023, às 10:00 horas, na E.E Manoel Loureiro, localizada na Rua Nova York, s/nº, Bairro Cruzeiro Celeste, cidade: João Monlevade, Minas Gerais – CEP 35.931-112, Telefone (31) 3852-5044. Os quantitativos e gêneros alimentícios estão disponíveis na página da Internet: http:// www.portal da agriculturafamiliar.mg.gov.br/.

Não, não é blasfêmia. É constatação. Mas calma, que não é por mal. Vcs vão entender. Meu celular do nada parou de funcionar. Não tinha nada que fizesse o danado carregar. E eu peguei outro carregador, testa daqui, testa dali e nada. Morreu mesmo. Deu uma tremenda dor na consciência. Meu Deus! O que eu fiz pra merecer? Fui lá e testei tudo de novo e nada. E passei em revista uma coleção de palavrões, xinguei, fiz cara feia, como eu tivesse outra, mas nada. Ai a gente começa a pensar no tanto de contatos adicionados, nos apps, nos vídeos e fotos, senhas de banco, os apps dos bancos. Briguei com a cachorrinha, me enervei com um cisco no canto da casa. Nervosia da FOMO. Dei mais um apertada na tecla pra ver se dava sinal de vida. Nada. Fui tomar um banho contrariado. Antes do banho, me sentei no trono para uma reflexão. O que fazer? No Shopping é mais perto, mas é bem mais caro. Lembrei de uma oficina no shopping oi. Lá eles olham , te dão orçamento e consertam na hora. Dependendo do valor, comprar um novo. Tirar dinheiro onde? Tomei meu banho e resolvi ligar o carregador pela ultima vez e...NÃO ACREDITEI! Do nada começou a carregar...e o celular ligou...e carregou normal, como se nada tivesse acontecido. Eu não sabia se xingava ou comemorava. Num momento dramático como esses o que a gente faz? A gente reza. Rezei pra caramba, pedi a Deus pra ajudar. Acho que ajudou. Mas não sei não...acho que lá no fundo do profundo do fundo do fundo eu ouvi uma risada... “Deus é um cara gozador, adora brincadeira”. ahh...e Deus é tão power, que criou o diabo. E brinca mesmo, pivota os roteiros. Acho que aceita brincadeira também. Na hora que ele quiser, simplesmente paro de respirar,me acidento, fico doente. Se ele me deixa ficar aqui, devo ter alguma serventia. Eu nem sei direito quem é Deus. Só sei que se ele é o todo, sou fi dele. Não mexe com papai não hein? E sem humor, a vida não tem sabor.

BOM DIA
São cerca de 275 luminárias substituídas

sexta-feira, 19 de maio de 2023

Projeto que prevê instalação de brinquedos em locais públicos é aprovado

MATéRIA AINDA DISPõE A OBRIGATORIEDADE DE INSTALAçãO DE BRINqUEDOS ADAPTADOS

João Monlevade - Na reunião ordinária dessa quarta-feira, 17, os vereadores da Câmara Municipal de João Monlevade aprovaram, em primeiro turno, o projeto de lei nº 1.331/2023, de iniciativa do Executivo, que dispõe sobre instalação de brinquedos em locais públicos de lazer, praças e parques, no município, criando o projeto “Vamos Brincar nas Praças”, e dá outras providências.

A matéria prevê que os locais onde os brinquedos forem instalados seja obrigatório a disponibilização de brinquedos adaptados.

O Executivo acatou a sugestão apresentada por um anteprojeto do vereador Dr. Presunto (PDT), aprovado pela Casa em dezembro de 2021.

Na justificativa, a Administração Pública apresenta que o objetivo é garantir a inclusão e o direito ao lazer de todas as crianças, incluindo aquelas com necessidades especiais. A proposta busca criar ambientes saudáveis de desenvolvimento, afastando as crianças de situações de risco, bem como promover um ambiente saudável de desenvolvimento para as crianças, por meio do esporte e do lazer.

Em sua fala, Dr. Presunto falou da alegria em ter o projeto aprovado.

“Agradeço o Executivo pelo acolhimento do anteprojeto e ter enviado à

esta Casa como Projeto de Lei. Este é um pedido de várias mães e pais que anseiam por um espaço para levar seus filhos para desfrutarem de um momento de lazer”

Os parlamentares parabenizaram a iniciativa do Dr. Presunto, autor do anteprojeto, e do Executivo que acatou a sugestão. Revetrie Teixeira (MDB) lembrou que foi apresentada uma emenda a matéria que garante a porcentagem do número de brinquedos adaptados a cada brinquedo comum instalado nos parques.

Na oportunidade, Marquinho Dornelas informou que está disponível nos cofres do Executivo R$100 mil para a compra de parquinhos. Ele pediu atenção da Prefeitura para que utilize a verba e adquira o quanto antes os equipamentos.

Belmar Diniz também lembrou que a Comissão de Administração Pública apresentou uma emenda para garantir manutenção periódica nos brinquedos bem como buscar a viabilização do sistema de vigilância colaborativa próximo aos parques, para coibir a ação e vândalos nos locais.

Implantação de faixas de retenção

Em segundo turno e redação final os vereadores aprovaram o projeto de lei nº 1.336/2023, de iniciativa do vereador Marquinho Dornelas (PDT), que institui a implantação de faixa de retenção e recuo exclusivo para bicicletas e motocicletas nas vias públicas equipadas com semáforos no Município de João Monlevade. O objetivo da matéria é criar o recuo de faixa (espaço livre demarcado antes da faixa de pedestres) para que ciclistas e motociclistas se posicionem à frente dos demais veículos automotores enquanto aguardam a liberação do semáforo para transitar. Segundo Dornelas, a medida visa contribuir para redução de acidentes envolvendo ciclistas e motociclistas, além da conscientização de toda a população para conter a violência no trânsito.

Pagamento de tributos, taxas e contribuições municipais via PIX

Em segundo turno, foi aprovado o projeto de

lei complementar nº 21/2022, de iniciativa do Vereador Bruno Cabeção (Avante), que acrescenta o Art. 45–A à Lei Complementar nº 04, de 20 de dezembro de 2010, que institui o Código Tributário do Município de João Monlevade. A matéria contém emenda da Comissão de Legislação e Justiça e Redação e parecer contrário da Comissão de Finanças e Orçamento. A proposta prevê para o contribuinte o pagamento instantâneo via PIX e transferência bancária para a quitação de débitos de natureza tributária, taxas e contribuições com o município. Bruno destacou que a matéria garante que o serviço seja continuado nas outras administrações. Fernando Linhares parabenizou e endossou a fala do autor sobre a continuidade do benefício. Quando apreciado em primeiro turno, o vereador Rael Alves (PSDB) se absteve do voto e a matéria recebeu voto contrário dos parlamentares Belmar Diniz (PT), Doró da Saúde (PSD) e Vanderlei Miranda (PL). Agora, durante a vota-

ção em segundo turno, apenas Vanderlei manteve o voto contrário. Por sua vez, Belmar Diniz explicou que após conversar com o autor ele decidiu pelo voto favorável. “Conversei também com o Executivo e vi que é de interesse deles oferecer esta opção para facilitar a vida do cidadão”. Doró da Saúde também informou que tinha dúvidas sobre a matéria e por isso votou contrário em um primeiro momento. “Entendi que é um projeto importante para a população e por isto decidi pelo voto favorável”.

Requerimentos aprovados

Ainda na reunião, foram aprovados 7 requerimentos. O primeiro deles de nº 39, do vereador Tonhão, solicitando informações de maneira detalhada sobre a Secretaria responsável para fiscalizar os serviços externos (cabeamento) nas diversas vias da cidade, prestados pelas empresas de telefonia, internet e TV.

Também do vereador Tonhão os requerimentos

42 e 43. O parlamentar requer a convocação do Secretário de Obras para esclarecer sobre a necessidade de construção de muros: de arrimo, rip rap, gabião, para evitar desabamentos de vias, bem como demandas como reparo asfáltico ou com bloquetes nas vias; colocação de grades de proteção nas redes; reparo de maninhas e serviços de pavimentação. A outra matéria convoca o Secretário de Serviços Urbanos para esclarecer sobre a limpeza urbana no município, incluindo a limpeza dos córregos, serviços de trânsito e a implementação do Programa Caçamba Social, prevista na Lei nº 2.268/2018, bem como a regulamentação, conforme Indicação nº 507/2021.

Já os requerimentos 44, 45 e 46 são do vereador Dr. Presunto. O parlamentar requer informações do Executivo sobre os motivos da empresa Enscon não ter votado até hoje os horários e rotas que eram praticados antes da pandemia; sobre a manutenção na escola Municipal Professora Cicinha Moura Simon e informações sobre a instalação do PACE Posto Avançado de Coleta Externa de sangue do Hemominas no município. Por fim, o requerimento nº 47 do vereador Gustavo Maciel requer informações sobre o número de pessoas que aguardam para a realização da cirurgia de Pterígio no município.

BOM DIA
3.política
Reunião ordinária dessa quarta-feira, 17, os vereadores da Câmara Municipal de João Monlevade

Caminhada chama atenção para enfrentamento da violência sexual contra crianças e adolescentes

João Monlevade - Nessa terça-feira (16), a Prefeitura de João Monlevade, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, realizou uma caminhada pelo centro comercial da cidade com o objetivo de conscientizar a população sobre a gravidade da violência sexual contra crianças e adolescentes.

Cerca de 200 pessoas participaram da mobilização, incluindo alunos das escolas Cicinha Moura, Germin Loureiro, Geraldo Parreiras, Luiz Prisco, Jenny Faria, membros do Conselho Tutelar, Acinpode, Polícia Militar e Câmara Municipal. A atividade integra o Maio Laranja, um movimento que

busca chamar a atenção da sociedade para a importância de prevenir e combater a violência sexual infantojuvenil. Com faixas, cartazes e gritos de ordem, a mobilização disseminou informações sobre os canais de denúncia existentes, como o Disque 100, facilitando o acesso das vítimas, seus familiares e testemu-

nhas. Para a secretária de Assistência Social, Marinete da Silva Morais, a violência sexual infantil é um problema que precisa ser enfrentado de forma enérgica e contínua. “A caminhada foi muito significativa. Estamos tendo a oportunidade de fazer nossa parte para que crianças e adolescentes estejam protegidos”, apontou. “Ti-

vemos a participação de cinco escolas e diversos servidores. Nosso objetivo é mostrar para a sociedade que estamos lutando pelas crianças e adolescentes, além de reforçar a necessidade de conscientização”, completou a coordenadora do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), Tatiana Meireles Siqueira.

Na próxima quinta-feira, dia 18 de maio, também como parte da programação do Maio Laranja, será realizado o Seminário Maio Laranja: Os Impactos da Violência Sexual no Desenvolvimento da Criança e do Adolescente. O evento ocorre no Auditório da Prefeitura, das 7h30 às 11h e das 13h às 17h.

Beneficiárias do Auxílio Natalidade recebem orientações sobre amamentação e cuidado infantil

João Monlevade - Visando o bem-estar das mães beneficiadas com o cartão Auxílio Natalidade, a Prefeitura de João Monlevade, por meio da Secretaria de Assistência Social, realizou na tarde dessa terça-feira (16), um encontro com as beneficiárias do programa, oferecendo orientações sobre amamentação e cuidados infantis. O evento ocorreu no Centro Comunitário do Cruzeiro Celeste e foi organizado pela equipe do Centro de Referência da Assistência Social (Cras) do bairro Novo Cruzeiro. As mães foram recebidas pela coordenadora do Cras, Cássia Rocha de Araújo Soares, que deu as boas-vindas às

mulheres que recebem o benefício. “Normalmente nós realizamos encontros com as beneficiárias, mas por causa do Dia das Mães, fizemos um evento maior”, explicou a coordenadora.

A secretária de Assistência Social, Marinete da Silva Morais, destacou o papel do Cras e o

compromisso da atual administração com políticas sociais que beneficiem as mães. “É um programa que temos um carinho especial, porque garante uma melhor qualidade de vida para essas mulheres, que temos o prazer de receber aqui hoje e comemorar com elas esse dom tão espe-

cial, que é ser mãe”, afirmou, Marinete Morais. As mães que compareceram ao encontro puderam assistir a uma palestra sobre a importância dos primeiros cuidados com a criança. A palestra foi ministrada pela enfermeira Patrícia Lial, da Unidade Básica de Saúde (UBS) Dr. José Nelson

Fagundes. Em seguida, as alunas Joyce Coelho, Maíra Silva, Tauane Silva, Pollyane Silva, Mayra Faria, Cristiele Braz e Sara Silveira do quinto período de Biomedicina da rede de Ensino Doctum, fizeram a apresentação do projeto Gota Dourada. O programa, que é orientado pela professora Danúbia Barcelos, tem como objetivo incentivar o aleitamento e a doação de leite materno. Após as palestras, as mamães do Auxílio Natalidade foram presenteadas com um café da tarde.

Auxílio Natalidade

O auxílio Natalidade é um programa inédito

em João Monlevade. Implantado pela atual administração, tem como objetivo garantir às gestantes, mães e recém-nascidos uma melhor qualidade de vida. Cada beneficiária recebe R$ 726, dividido em seis parcelas. Elas recebem um cartão que pode ser usado para compras de itens básicos, em supermercados credenciados.

O cartão é confeccionado no nome da mãe, para que ela faça a administração desse recurso e tenha liberdade na escolha dos produtos da casa, assim como é o cartão Cesta Cidadã, também implementado pelo governo municipal em 2021.

sexta-feira,
2023 4.cidade BOM DIA
19 de maio de
A atividade integra o Maio Laranja, um movimento que busca chamar a atenção da sociedade para a importância de prevenir e combater a violência sexual infantojuvenil O evento ocorreu no Centro Comunitário do Cruzeiro Celeste

Segurança nas escolas é debatida no auditório da Prefeitura

João Monlevade - A

Prefeitura de João Monlevade recebeu, na tarde dessa terça-feira (16), um debate sobre Segurança Pública nas Escolas. O encontro, promovido pelo Conselho Municipal de Segurança Pública (Consep), foi realizado no auditório do Executivo e direcionado aos gestores de educação pública e privada do município. Na ocasião, foram apresentados vários projetos, ações, inciativas e sugestões que abrangem a segurança pública, mais precisamente nas proximidades e no interior de instituições de ensino. Um dos projetos apresentados foi o Cidade

Segura, explanado pela Polícia Militar no evento. Para o prefeito de João Monlevade, Dr. Laércio Ribeiro (PT), o evento foi de extrema importância por apresentar com precisão e lucidez o tema da segurança pública nas escolas, tão em voga no

momento. “É exatamente trocando experiências, ideias, projetos, sugestões e ações que conseguiremos implantar um sistema seguro para os nossos alunos e familiares. É um trabalho conjunto e necessário que sempre contará com o

apoio do nosso governo”, destacou o prefeito. O vice-prefeito e secretário municipal de Planejamento e Desenvolvimento Econômico, Fabrício Lopes (Avante), salientou sobre a importância da participação dos educadores

nos debates sobre a segurança no ambiente escolar. “Fico feliz em ver diretores, vice-diretores, professores e gestores educacionais marcando presença em um evento que debate um assunto tão importante como a segurança de nossos es-

tudantes. É assim, com diálogo e apresentação de projetos consistentes que vamos avançar nessa questão em nossa cidade. Os investimentos feitos por nossa administração são prova de que esse tema é uma de nossas prioridades”, afirmou Fabrício.

Presenças

O evento também contou com a presença do assessor de Governo, Gentil Bicalho, do chefe de Gabinete, Geraldo Giovani Silva, dos vereadores Thiago Titó (PDT) e Pastor Lieberth (União Brasil), de representantes da Polícia Militar, diretores, vice-diretores, professores e educadores de escolas municipais, estaduais e particulares, servidores municipais e convidados.

Semana da enfermagem tem palestra sobre ética e acolhimento à população LBGT

João Monlevade - A Semana da Enfermagem realizada pela Prefeitura de João Monlevade foi encerrada na tarde dessa quarta-feira (17) com palestra sobre “Acolhimento à população LGBT na Atenção Primária”, voltada para todos os profissionais de enfermagem da rede municipal. Ministrada no auditório da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), o tema foi abordado pelo doutor em demografia pela Universidade Federal de Minas Gerais, Samuel Araújo Gomes da Silva.

Para que todos os enfermeiros e técnicos em enfermagem pudessem comparecer, o assunto foi apresentado em dois horários, de 8h as 11h e de 13h as 16h.

As comemorações da Semana da Enfermagem foram abertas no auditório da Prefeitura, na sexta-feira (12), dia que se comemora o Dia do Enfermeiro. Na ocasião, os profissionais tiveram a oportunidade de ouvir a palestra “Contribuições Éticas para Exercício da Profissão”, ministrada pela coordenadora do Departamento de

Processo Ético e Câmara Técnica do Conselho Regional de Enfermagem de Minas Gerais (Coren-MG), Márcia do Carmo Bizerra Caúla.

Coordenadora da Enfermagem da Prefeitura, a enfermeira Joana D’arc Soares Mota Palheiros explicou que um dos objetivos da Semana da Enfermagem é promover o estudo de problemas cuja solução possa resultar em melhor prestação de serviço para a população. A secretária municipal de Saúde, Raquel de Souza Paiva Drumond, parabe-

nizou os profissionais de enfermagem pela semana e enfatizou o quanto o bem-estar da população depende do trabalho dos profissionais. O vice-prefeito e secretário municipal de Planejamento e Desenvolvimento Econômico, Fabrício Lopes (Avante), também participou da abertura das comemorações e salientou que a atual administração tem valorizado a classe, algo que não ocorreu em outras administrações. Ele reforçou que assim que o piso dos profissionais de enferma-

gem for estabelecido, a Prefeitura passará a fazer o pagamento “Esse é um compromisso, que inclusive consta no acordo

sexta-feira, 19 de maio de 2023 5.cidade BOM DIA
Um dos projetos apresentados foi o Cidade Segura, explanado pela Polícia Militar coletivo celebrado pelo prefeito, Dr. Laércio Ribeiro com o sindicato dos servidores públicos este ano”, concluiu. Palestra: “Acolhimento à população LGBT na Atenção Primária”

São Gonçalo recebe primeira reunião itinerante da Amig 2023

São Gonçalo do Rio Abaixo - Representantes de 21 cidades integrantes da Associação dos Municípios Mineradores de Minas Gerais e do Brasil (Amig) estiveram reunidos nessa quarta, 17, em São Gonçalo do Rio Abaixo para a primeira Reunião Técnica Itinerante da instituição em 2023.

O evento ocorreu no Centro Cultural e se destacou pela grande participação de prefeitos e demais agentes públicos das pastas jurídicas, de planejamento, meio ambiente, urbanismo, tecnologia, desenvolvimento econômico e fazenda.

O prefeito de São Gonçalo do Rio Abaixo des-

municípios mineradores. Em seguida, o consultor jurídico da Amig, Rogério Moreira falou sobre A Legalidade na Aplicação da Compensação Financeira pela Exploração de Recursos Minerais (CFEM). Para finalizar, a consultora tributária da Associação, Roseane Seabra, abordou “Os reflexos da Lei 14.514 de 2022 no repasse da CFEM” esclarecendo diversos pontos. Prefeitos e representantes das cidades mineradoras participaram ativamente

tacou sua satisfação em receber a primeira reunião itinerante e debater temas tão relevantes para o desenvolvimento das cidades envolvidas.

“Faz-se essencial esse encontro para termos mais conhecimento de como aplicar os recursos da mineração, através de informações e troca de

experiências para melhor uso de recursos”, disse.

O presidente da Amig, José Fernando Aparecido de Oliveira, prefeito de Conceição do Mato Dentro ressaltou a grande satisfação de estar em São Gonçalo do Rio Abaixo para uma reunião técnica com toda

a equipe da Associação para apresentar questões importantes quanto aos recursos da mineração.

O assessor do Ministério de Minas e Energia, Gilberto Calaes explanou sobre a Plataforma de Suporte ao Planejamento da Pesquisa e Produção Mineral (P3M), plataforma de apoio aos

Prefeitura apresenta Aterro Sanitário a Nova União

São Gonçalo do Rio Abaixo - A Prefeitura de São Gonçalo do Rio Abaixo, através da Secretaria de Meio Ambiente apresentou na última sexta, 12, o modelo de Aterro Sanitário no Fórum Lixo e Cidadania, na cidade de Nova União.

O Aterro são-gonçalense segue como exemplo de manutenção e melhoria do armazenamento do lixo não reciclável. Em Minas Gerais existem cerca de 200 aterros sanitários, número pequeno para um Estado que possui 853 municípios.

São Gonçalo foi representada pela secretária de Meio Ambiente, Eunice

Florência dos Santos, a qual apresentou todo o processo para desenvolvimento do Aterro Sanitário, como: às técnicas de manutenção, balança de pesagem, galpão de reciclagem entre outras ações. Participaram do evento, o prefeito de cidade, Ailton Antônio Guimarães Rosa e o secretário de Meio Ambiente, Alexandre Henrique Souza de Castro. Os representantes do Ministério Público, Unicicla (Associação de Catadores de Nova União), Cimos (Coordenadoria de Inclusão e Mobilização Social) e profissionais da reciclagem da cidade de Bom Jesus do Amparo.

sexta-feira, 19 de maio de 2023 6.região BOM DIA
do encontro.

Olodum e muito mais durante o Festival Baobá - Pretas Tradições

João Monlevade - Nessa sexta-feira (19), às 20h, a Praça do Povo recebe a Batalha de MC’s, com o Highrats Coletivo da Raiz ao Fruto, logo depois, às 21h, é a vez da apresentação do grupo de percussão Tambores do Morro, que antecede o show da Banda Olodum, com início previsto para 22h.

Sábado

Amanhã (20), a festa começa às 15h. A resistência do povo preto e quilombola será encenada em teatro de rua, na Praça Sete, com o espetáculo Memórias à Venda, um trabalho do grupo capixaba Instituto Cultural Tambor de Raiz.

Às 16h sobe ao palco da Praça do Povo o grupo Dôi Neguim, de Pouso Alegre, com o melhor da

música brasileira temperada com a cultura baiana.

Logo depois, às 17h30, se apresenta o Coral Família Alcântara, com sua música de saberes quilombolas. Tradição preta que já encantou o Brasil e países do exterior. Às 18h, acontece o espetáculo de dan-

ça Tudo Que Nóis Tem é Nóis, com uma apresentação que traduz os afetos da comunidade preta. Em seguida, às 19h30, se apresenta a banda Jazzô, de Belo Horizonte, com o show “Do jazz ao pop, do groove ao samba”. Logo depois, encerrando as

38º FESTIVAL DA CANÇÃO EM ALVINÓPOLIS

Alvinópolis - Com muita alegria a comunidade artística de Alvinópolis comemora a volta do seu festival de música. A SECTUR, acaba de divulgar oficialmente que o Festival 2023 já tem data e local. Vai ser nos dias 28, 29 e 30 de julho na praça padre joão bosco, um dos pontos mais charmosos da cidade, típico cenário mineiro, cheio de casarios e histórias.

PREMIAÇÃO E INSCRIÇÕES

Serão 12.500 em prêmios.Os compositores, intérpretes, músicos em geral já podem ir preparando as suas músicas. O regulamento será lançado nos próximos dias, bem como o detalhamento da

premiação, só faltando alguns ajustes, bem como o e link para inscrições, que poderão ser feitas até o dia 30 de junho através do instagram da SECTUR (www.instagram.com/secturalvinopolis) No dia 08 serão divulgadas as classificadas, que terão um bom tempo para se prepararem.

A SECTUR convocou um grupo de pessoas ligadas à cultura e ao Festival e formou um conselho, que está auxiliando a gerir a edição desse ano. Tudo está sendo pensado para que o festival retome seu brilho e importância.

O 38º Festival é uma promoção da SECRETARIA DE CULTURA E TURISMO e da PREFEITURA MUNICIPAL DE ALVINÓPOLIS, com apoio do comércio e dos artistas da cidade.

atrações do dia, às 21h30 se apresenta a força preta das mulheres do grupo Resenha Delas, da capital mineira, que leva samba e pagode para o público.

Domingo

No domingo (21), as atra-

ções do Festival Baobá continuam. A festa começa com o teatro do grupo Circo Negro, na Praça do Povo, às 13h, onde se misturam técnicas circenses e a cultura afrodescendente, com acrobacias, malabares e palhaçaria. Logo depois, o grupo

monlevadense Degradê leva ao público o melhor do pagode a partir das 15h. Em seguida, o Renovação Erê, de Nova Era, traz capoeira, com maculelê e puxada de rede às 16h30. O tradicional Congado ganha espaço em seguida, com um grande cortejo com início previsto para as 17h20. Para encerrar o domingo com chave de ouro, às *18h* o Instituto Cultural Tambor de Raiz apresenta o espetáculo “Caburé”.

Gastronomia

O Festival também contará com a afrogastronomia, uma feira de gastronomia com delícias da culinária afro-brasileira. Além disso, haverá o Espaço Erê para as crianças e o Espaço de Beleza Negra. Tudo na Praça do Povo.

7.cultura BOM DIA
sexta-feira, 19 de maio de 2023
A banda Olodum deve subir ao palco às 22h.

Alunos de Saúde da Doctum promovem bem-estar e conscientização durante projeto Cidadão Legal

No último sábado, dia 13 de maio, a Câmara Municipal foi palco de uma série de ações promovidas pelos cursos de Fisioterapia e Biomedicina, no âmbito do projeto Cidadão Legal. Essas intervenções comunitárias tiveram como objetivo levar conhecimento, cuidados de saúde e conscientização para a população local. Sob a coordenação do Prof. Breno Eustáquio da Silva, e com o apoio técnico das professoras Danúbia Barcelos (Biomédica) e Joselma Augusta de Oliveira (fisioterapeuta), os alunos apresentaram cinco projetos de extensão que foram um verdadeiro sucesso.

A participação ativa da comunidade e o envolvimento dos estudantes foram essenciais para o sucesso do projeto Cidadão Legal. Ao todo, 230 pessoas foram beneficiadas com as intervenções realizadas pelos cursos de Fisioterapia e Biomedicina. Através dessas ações, foi possível promover a saúde, disseminar informações relevantes e despertar a consciência coletiva para a importância dos cuidados preventivos.

Aniversariando...

A Prefeitura de João Monlevade, por meio da divisão de Saúde Mental, realizou na quarta-feira (17), mais uma edição da Caminhada de Conscientização do Dia Nacional da Luta Antimanicomial, que tem como objetivo promover a inclusão social e o tratamento humanizado às pessoas com transtornos mentais.

MÁRCIO SUZUKI UPSTREET 19 DE MAIO 2023
19 - Lutécia Mafra Espeschit 19 - Nanda Barros 22 - Fia Soares 24 - Marcos Vilela

Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.