1 minute read

SAÍDA DO HOSPITAL

Next Article
TRANSTORNO MENTAL

TRANSTORNO MENTAL

Theo casou-se com Johanna Bonger em Amsterdão em abril de 1889. Em janeiro de 1890, Vincent recebeu uma notícia de nascimento pelo correio em Saint-Rémy. Theo e Jo deram o nome dele ao filho: Vincent Willem van

Gogh. Vincent enviou-lhes uma pintura especial do hospital: Amendoeira em Flor.

Advertisement

Seis das pinturas de Vincent foram exibidas em Bruxelas no início de 1890 numa exposição coletiva da associação de artistas belgas ‘Les Vingt’. O crítico de arte Albert Aurier já havia publicado um artigo positivo sobre a obra de Van Gogh e um dos quadros expostos, The Red Vineyard, foi vendido durante a mostra: a obra de Vincent começava a ser apreciada. Esta não foi a primeira vez que foi exibida, no entanto: Theo andava a submeter as suas pinturas desde 1888 ao ‘Salon des Indépendants’ anual em Paris. Dez das obras de Vincent foram selecionadas para inclusão em março de 1890, e a resposta foi muito positiva.

Amendoeira, 1890

Vincent saiu do hospital psiquiátrico em Saint-Rémy em maio de 1890 e foi para o norte, para Auvers-sur-Oise, onde vários artistas já residiam. Auvers ofereceu a Vincent a paz e a tranquilidade de que ele precisava, estando perto o suficiente de Paris para que ele visitasse seu irmão Theo.

Havia um médico lá também, Paul Gachet, que poderia ficar de olho nele. Vincent rapidamente fez amizade com Gachet, ele mesmo um pintor amador, que aconselhou Van Gogh a dedicar-se completamente à sua arte. Ele fez exatamente isso, a pintar os jardins e trigais ao redor da aldeia num ritmo febril. Vincent dedicou-se inteiramente à pintura nesse período, realizando praticamente um trabalho por dia. A sua saúde também parecia estar a melhorar.

Vincent visitou Theo e a sua família em Paris no início de julho de 1890, onde soube que o seu irmão estava a pensar em deixar o emprego nos negociantes de arte que administrou por muitos anos. Theo queria montar o seu próprio negócio, o que inevitavelmente representava um certo risco financeiro. Tanto Theo quanto sua esposa Jo escreveram para Vincent para tranquilizá-lo mas a incerteza financeira e o medo de que os seus ataques nervosos pudessem retornar afetaram fortemente a saúde de Van Gogh. Ele não conseguia livrar-se da sua melancolia sobre o futuro.

This article is from: