
1 minute read
PRIMEIROS ANOS
Vincent van Gogh nasceu na vila brabante de Zundert a 30 de março de 1853. Ele não foi o primeiro filho dos pais Theodorus van Gogh e Anna Carbentus: outro filho (também chamado Vincent) nasceu morto na mesma data, precisamente um ano antes. Felizmente, o nascimento do segundo Vincent foi tranquilo, seguido de três irmãs e dois irmãos: Anna, Theo, Wil, Lies e Cor. A família Van Gogh fazia caminhadas frequentes nos arredores de Zundert, ajudando a incutir no futuro artista um grande amor pela natureza.
Aos onze anos, Vincent foi transferido da escola da aldeia em Zundert para um colégio em Zevenbergen. Ele estava profundamente infeliz lá, mas conseguiu concluir o ensino fundamental. Desenhava de vez em quando, mas ainda havia poucos sinais de qualquer talento artístico especial.
Advertisement
Quando tinha treze anos, Vincent foi para a escola secundária em Tilburg, onde obteve boas notas, especialmente em idiomas. Mesmo assim, ele abandonou a escola no meio de seu segundo ano acadêmico por razões desconhecidas. Vincent nunca mais voltou para a escola. O tio de Vincent arranjou-lhe, aos dezesseis anos, um emprego como estagiário no negócio de arte internacional Goupil & Cie.
