3 minute read

OM TRANSFORMAÇÃO

* OM TRANSFORMAÇÃO * por Nonato Lima

O VALOR DA CALMA

Advertisement

A Calma é uma energia espiritual e encontra-se estocada onde reservamos as aquisições que alcançamos, fruto das ações virtuosas que praticamos, pensamentos elevados com os quais, mentalmente, nos conectamos, e do desapego que conquistamos, substituindo o desejo de controlar as pessoas e as situações à nossa volta pelo poder da flexibilidade, que torna saudáveis e sustentáveis nossos relacionamentos.

Portanto, essa energia estocada, a Calma, nos proporciona um saldo positivo de energia, do qual podemos dispor, naturalmente, nos momentos imprevistos. Quando acontece o imprevisível e não há qualquer estoque espiritual de energia positiva e elevada, reagimos às situações adversas, entrando em conflitos, expandindo “os problemas” e a criando animosidades no convívio social, seja na família, no trabalho, na escola e até nos ambientes virtuais de socialização (mídia social).

O poder aquisitivo que produz a Calma consolida um verdadeiro tesouro espiritual, pois nos torna capazes de poupar/ acumular bens imateriais, intangíveis e ilimitados.

Para que a Calma seja uma realidade em nossas vidas, devemos checar se, de fato, alcançamos os seguintes resultados pessoais:

[01] A experiência de bem-estar espiritual: o contentamento de ser quem somos, com o entendimento de que “nada pode ser diferente do que é”, permite-nos acolher, natural e positivamente, tudo o que chega até nós;

[02] A prática dos bons votos a todas as pessoas: a intenção de enxergar o melhor das pessoas e lhes oferecer a oportunidade de contar com nossa compreensão, sem qualquer juízo de valor sobre seus atos ou omissões; e

[03] A consciência de ser uma alma ajudante de Deus: a certeza da paz que somos nos mobiliza a agir de maneira angélica, tornandonos instrumentos espirituais, capazes de colaborar na desconstrução de toda e qualquer forma de violência em nosso planeta.

Esses três resultados nos permitem fazer “operações de crédito” na conta da Calma, gerando uma substanciosa “poupança” espiritual.

Do contrário, ao fazermos “operações de débito”, ou seja, se utilizarmos nossos recursos espirituais para satisfazer as

* OM TRANSFORMAÇÃO * por Nonato Lima

exigências do ego e pagarmos sua “fatura”, vivenciaremos o desperdício de gastar tudo o que recebemos de positivo e elevado, ficando, por vezes, sem condições de responder satisfatoriamente aos retornos cármicos e sermos reprovados nos testes espirituais que o drama da vida nos impõe.

Perder nossa “poupança” espiritual, que é a nossa Calma, nos torna dependentes, carentes e vulneráveis às pessoas e às situações. Assim, passamos a estar como “pedintes”, demandando sempre o reconhecimento e o atendimento das nossas necessidades físicas e emocionais. Reduzimos nosso propósito de vida a querer “tomar” (receber) algo de tudo e todos, para satisfazer nosso ego. Essa atitude de “carência” espiritual vai sustentando a ausência da Calma.

Para sairmos do prejuízo espiritual, começamos a enxergar que o valor da Calma se relaciona diretamente com a nossa capacidade de introversão, auto-observação e, mais ainda, de autorrealização espiritual. Para isso, nos beneficiamos da meditação Raja Yoga (RY). A prática da RY nos possibilita estabelecer conexão com o nosso ser, em sua abundância espiritual, fortalecendo a consciência do encontro conosco, com Deus e com a humanidade, e alcançando gradativamente um caráter divinamente humano. O hábito de

meditar, portanto, nos traz a consciência que a Calma é para os mais poderosos e não para os que são fracos e submissos, como muitos pensam, de maneira equivocada.

Como exemplo prático de vivência da Calma, compartilho aqui minha experiência profissional, de trabalhar com a educação no Sistema Prisional e nos Centros Socioeducativos do Ceará. Mesmo se tratando de uma educação intramuros e de um contexto de privação de liberdade, desenvolvemos um acompanhamento pedagógico junto aos professores que atuam nesse contexto, liderando iniciativas que possibilitem a esses docentes o desenvolvimento de ações educativas que promovam a Cultura de Paz, contribuindo para que sejam mediadores na resolução de conflitos e

Nonato Lima é professor de Meditação Raja Yoga em Fortaleza-CE. Professor e assessor da Secretária da Educação do estado do Ceará

multiplicadores de atitudes que favoreçam um clima de confiança, resultando assim, na consolidação de uma atmosfera espiritual que possibilite o alcance da Calma, não só na sala de aula, mas nos vários espaços de convivência no interior dos estabelecimentos penais e das unidades socioeducativas, onde acontece a oferta de escolarização.

Assim, vamos cooperando para que a Calma seja uma realidade e não só uma intenção; um encontro e não somente uma busca; práxis e não mera teoria. Om Shanti! *