3 minute read

OM VIRTUDES

* OM VIRTUDES * por Paulo Sergio Barros

VIVE: uma abordagem educacional que aflora a beleza de educadores e estudantes

Advertisement

Cada aluno se preocupa com os valores e tem a capacidade de criar e aprender positivamente quando tem oportunidades.

VIVENDO VALORES NA EDUCAÇÃO - VIVE

Na primeira aula para uma turma de estudantes de Ensino Médio deste ano letivo de 2022, desenvolvi uma atividade sobre valores humanos. Tratou-se de uma dinâmica na qual eles pudessem refletir, vivenciar e compartilhar suas virtudes com seus colegas. Distribui para cada estudante uma carta com um conceito de uma virtude e lhes pedi que lessem, comentassem, oferecessem a alguém ou expressassem o que desejassem sobre a mesma. Todos participaram de forma alegre, curiosa e interativa. Exceto Kauã, um garoto que parecia tímido, envergonhado e inseguro. Perguntei-lhe se gostaria de comentar algo.

Respondeu que não tinha o que falar. Insisti, perguntando-lhe sobre a virtude em sua carta. Acenou que não queria ler. Pedi-lhe a carta e perguntei se poderia lê-la à classe. Permaneceu em silêncio, embora seu olhar fizesse uma referência afirmativa. Li a mensagem:

Enquanto lia a carta sua face expressava timidez e não aceitação da virtude. Embora não conhecesse aquele estudante, quando eu lia a mensagem sentia profundamente que do meu coração emanava uma vibração de generosidade cheia de respeito, compreensão e aceitação daquela personalidade que expressava medos e insegurança. Aquele sentimento genuíno fez com que eu sentisse que aquela virtude lhe pertencia, ou seja, era característica de sua personalidade. Então comentei: — Eu vejo a responsabilidade em você. A partir de hoje você usará essa virtude para cuidar de si mesmo e

RESPONSÁVEL Eu fico atento às consequências, garanto a minha cooperação e cuido do meu próprio bem-estar e dos outros.

* OM VIRTUDES * por Paulo Sergio Barros

de todos nós nesta sala de aula, na escola e no mundo.

Repentinamente Kauã começou a mudar a expressão facial, deu um leve sorriso de aceitação, como se sentisse respeitado, compreendido, escutado e seguro. No final da aula, veio a mim e perguntou quando seria a minha próxima aula. Nas aulas seguintes ele já tinha outra postura física na cadeira, olhava diretamente ao professor e já se expressava verbalmente quando questionado e criou o hábito de me saudar. A classe, por sua vez, passou a ver com alegria suas expressões. Ainda que continuasse silencioso, ele passou a comunicar-se com outro olhar e com sorrisos.

O caso de Kauã acontece com frequência com professores experientes, holísticos e que usam a espiritualidade em sala de aula. Isso contribui para desenvolver habilidades de reconhecimento, incentivo e construção de comportamentos positivos nos estudantes. Também incrementa os seus valores e estimula a capacidade de escuta de forma que percebam os sentimentos que subjazem às suas atitudes de medo, de insegurança e de desconforto, de maneira que o ambiente se torne em uma atmosfera na qual eles se sintam amados, respeitados, compreendidos e seguros.

A minha experiência profissional e a meditação têm me ajudado sobremaneira a criar essa atmosfera em sala de aula e a contribuir para o desenvolvimento cognitivo, emocional e espiritual dos estudantes. Contudo, ser um professor que usa a abordagem educacional do Vivendo Valores na Educação – VIVE tem sido essencial para compreender com acuidade a importância de uma atmosfera de aprendizagem que tem os valores humanos como cerne. O VIVE tem um olhar de aceitação e apreciação pela idiossincrasia de cada in-

Paulo Barros é educador, escritor e professor da Brahma Kumaris em Fortaleza-CE.

divíduo e a diversidade de culturas do mundo. Cada ser é especial e único, e os valores humanos, com sua natureza universal, permeiam todas as culturas e sociedades, independentemente de suas referências históricas ou socioculturais. É uma abordagem educacional que estabelece estreitos diálogos entre espiritualidade e direitos humanos. Logo, é efetiva e uma referência relevante para uma educação inclusiva, dialógica, sustentável e pautada no respeito e compreensão humana.

O VIVE inspira educadores e estudantes a reconhecer, praticar e compartilhar valores para uma educação de qualidade e para um mundo melhor. A aceitação, a escuta e a compreensão que Kauã experimentou em sala de aula aconteceu porque o professor e os estudantes, instrumentalizados por uma atividade fundamentada na espiritualidade, criaram uma atmosfera de valores, na qual os sentimentos de amor, respeito, compreensão, escuta e segurança envolveram a todos, fazendo aflorar aquilo que é a essência de quem nós somos como seres humanos, impactando poderosamente em tudo que nós criamos em nossas vidas e no mundo. *