O L E T I M B I B L I O T E C A C E U C U R U Ç Á ( B B C C )

ESPECIAL DIA DAS MÃES
20 de Maio dia do Pedagogo
15 de Maio Dia do Assistente
Social
Indicação de Livros e Filmes com mães protagonistas
Espaço do Leitor! leia a poesia do mês!
O L E T I M B I B L I O T E C A C E U C U R U Ç Á ( B B C C )
ESPECIAL DIA DAS MÃES
20 de Maio dia do Pedagogo
15 de Maio Dia do Assistente
Social
Indicação de Livros e Filmes com mães protagonistas
Espaço do Leitor! leia a poesia do mês!
A Biblioteca João Cabral de Melo Neto, também conhecida como Biblioteca CEU Curuçá, está situada no CEU Vila Curuçá desde sua inauguração em 2003, atendendo toda a comunidade que inclui alunos e professores das Unidades, Extensão da Etec e UniCEU, bem como o público do território.
Disponibilizamos um acervo com mais de 23 mil volumes com obras da Literatura Nacional e Estrangeira, Gibis, Mangás, HQs, livros técnicos em diversas áreas, Filmes clássicos e Documentários.
Também contamos com uma programação cultural que atende crianças, jovens, adultos e o público da melhor idade.
Neste informe, você conhecerá nossa programação, canais de contato e pesquisa, além da sugestão de leitura do mês.
Por: Alexsandro Menezes da Silva Bibliotecário
V o c ê s a b e c o m o s u r g i u o D i a d a s M ã e s ?
O Dia das Mães teve origem na Grécia Antiga e faz referência a Deusa Reia, conhecida na Mitologia Grega como a Mãe dos Deuses ou mesmo a Personificação da Fertilidade, por ser mãe dos deuses do Olimpo, incluindo Zeus, Hades, Posseidon etc.
Os Romanos seguiram a tendência e passaram a comemorar o dia das mães também em alusão a uma divindade, nesse caso, a Deusa Cibele, conhecida na Mitologia Romana como a Grande Mãe, não só dos Deuses mas também de todos os seres humanos.
Julieta
Direção: Pedro Almodóvar
Onde assistir: Apple TV / Youtube
Julieta é um filme dramático lançado em 2016, dirigido pelo diretor espanhol Pedro Almodóvar. O longa-metragem retrata a história de uma mãe que, após anos sem contato com sua filha devido a conflitos passados está determinada a mudar-se de Madri e deixar o passado para trás. Entretanto, um inesperado reencontro com uma figura importante de seu passado lhe dá esperança de como encontrar sua filha.
Ao longo do filme, acompanhamos a história de Julieta Arcos transitando entre presente e passado, onde conhecemos cada detalhe acerca da relação da personagem com sua filha, desde o nascimento da garota até a inesperada separação na adolescência.
Julieta é um filme recheado de nuances dramáticas que tornam a história de uma complexidade magnífica, sendo um vislumbre sobre uma relação conturbada entre mãe e filha, trazendo à tona os sentimentos conflituosos perpetuados pela culpa e a busca pelo perdão.
Aponte a câmera do seu Celular para o QR Code para ver o Trailer
O Clubinho Poético é um projeto da Biblioteca que apresenta a poesia a nossas crianças além de ensinar a recitar e produzir textos poéticos.
Data: Terças -feiras às 12h.
Horário: 12 ás 14h
O Releituras Fascinantes tem o intuito de revisitar as principais obras da Literatura Brasileira e Estrangeira e discuti-las á luz dos nossos tempos, neste mês a obra escolhida será “A Sombra do Vento” Carlos Ruiz Zafón
Data: 08/05/2025
Horário: 17h30 às 19h
O projeto Cinerário é um Clube de Leitura que busca discutir obras Literárias que inspiraram Filmes. A leitura do mês é o conto “O Aluno Inteligente” de Stephen King.
Data: 22/05/2025
Horário: 17h30-19h
S a r a u n o C E U e m
H o m e n a g e m a s m ã e s
O Sarau no CEU deste Mês irá homenagear todas as Mães, com poesias, textos e músicas e muita alegria, celebraremos a figura central da vida de todos!
Data: 30/05/2025
Horário: A partir das 16h
D o b r a d u r a n d o n o C E U
O Projeto Dobradurando no CEU proporciona a nossos leitores a oportunidade de brincar com o papel transformando folhas em formas.
Data: Quintas-Feiras
Horário: 12h às 14h
P e q u e n o s L e i t o r e s n o C E U
Neste projeto os alunos do CEI e EMEI aprendem poesia, brincam, cantam e se divertem, para participar basta entrar em contato com a Biblioteca e agendar um horário.
Por: Alexsandro Menezes da Silva Bibliotecário
Dentre as muitas datas comemorativas que compõem o nosso calendário anual, o mês de maio nos reservou o dia 20 para celebrarmos o dia do Pedagogo. Instituída no Brasil desde 2015, por meio da Lei nº 13.083, de 8 de janeiro do mesmo ano, a data surge para dar foco e chamar a reflexão para a importância desses profissionais na estruturação dos sistemas de ensino públicos e privados.
O Pedagogo é um profissional especializado em educação que planeja, organiza e coordena processos de ensino e aprendizagem, atuando para além da sala de aula, também na gestão e supervisão em escolas e sistemas de ensino.
O Pedagogo também pode atuar em outras áreas, como consultorias, editoras, museus etc.
Por: Alexsandro Menezes da Silva Bibliotecário
Também em maio, no dia 15, é comemorado o dia do Assistente Social.
O Assistente Social é o Profissional formado em Serviços Social, que atua na defesa e promoção dos Direitos Humanos, buscando compreender as necessidades dos indivíduos e da coletividade e construindo percursos de trabalho adequados à estas necessidades no intuito de combater a exclusão e promover a cidadania.
O dia do Assistente Social está relacionado a promulgação do Decreto Federal nº 994, de 15 de maio de 1962, que regulamentou a profissão no Brasil e criou o Conselho Federal de Serviço Social (CFESS) e os Conselhos Regionais de Serviço Social (CRESS).
O Assistente Social atua em Organizações Públicas, Privadas e do terceiro Setor como Hospitais, CRAS, UBSs, ONGs, e em serviços de atendimento a população nas mais diferentes áreas.
1.Susan não quer saber do amor/ por Sarah Hayawood
Susan sempre evitou sentimentos até perder a mãe e engravidar sem planejar. Em meio ao caos, ela descobre que a vida não cabe em planilhas. "Susan não quer saber do amor" é um retrato agridoce sobre controle, perda e recomeços.
2. A Pediatra/ por Andrea Del Fuego
Com humor mordaz, o novo romance de Andréa del Fuego apresenta a história de uma personagem muito peculiar: Cecília, uma pediatra nada afeita a crianças.
3. Amar é Relativo / por Sophie Kinsella
Cansada de apps de namoro, Ava vai a um retiro na Itália e se apaixona por um desconhecido. De volta à realidade, descobre que o amor pode ser mágico e também complicado.
4. A menina que abraça o vento / por Fernanda
Paraguassu
“O Livro Infantil conta com delicadeza a história de Mersene, uma criança refugiada do Congo. Enquanto enfrenta a saudade, ela descobre novas formas de brincar e se adaptar no Brasil. Uma leitura sensível que desperta empatia e valoriza o acolhimento desde a infância.
A B i b l i o t e c a
T e m l i v r o s a q u i
T e m l i v r o s a l i
Q u a n t o m a i s e u o l h o
M a i s e u v e j o l i v r o s
P o r a q u i e p o r a l i
T o d o s e l e s v o c ê p o d e l e r
O u a p e n a s o l h a r
M a s t o m e c u i d a d o
P a r a n ã o r a s g a r !
P o r : K e r z i a L a r i s s a S i l v a
A l u n a d o C E U E M E F V i l a
C u r u ç á .
P a r t i c i p a d o s P r o j e t o s
D o b r a d u r a n d o e C l u b i n h o
P o é t i c o