ESPECIALMÊS DABIBLIOTECA
Indicação de Livros e Filmes com Bibliotecas
Espaço do Leitor! Leia o conto do mês!

S O B R E N Ó S
A B i b l i o t e c a J o ã o C a b r a l d e M e l o N e t o t a m b é m c o n h e c i d a c o m o B i b l i o t e c a C E U C u r u ç á , e s t á s i t u a d a n o C E U V i l a C u r u ç á d e s d e s u a i n a u g u r a ç ã o e m 2 0 0 3 , a t e n d e n d o t o d a a c o m u n i d a d e q u e i n c l u i a l u n o s e p r o f e s s o r e s d a s U n i d a d e s , E x t e n s ã o d a E t e c e U n i C E U b e m c o m o o p ú b l i c o d o t e r r i t ó r i o .
D i s p o n i b i l i z a m o s u m a c e r v o c o m m a i s d e 2 3 m i l v o l u m e s c o m o b r a s d a L i t e r a t u r a N a c i o n a l e E s t r a n g e i r a , G i b i s , M a n g á s , H Q s , l i v r o s t é c n i c o s , e m d i v e r s a s á r e a s , F i l m e s c l á s s i c o s e D o c u m e n t á r i o s .
T a m b é m c o n t a m o s c o m u m a p r o g r a m a ç ã o c u l t u r a l q u e a t e n d e c r i a n ç a s , j o v e n s , a d u l t o s e o p ú b l i c o d a m e l h o r i d a d e .
N e s t e i n f o r m e v o c ê c o n h e c e r á n o s s a
p r o g r a m a ç ã o , c a n a i s d e c o n t a t o e p e s q u i s a a l é m d a s u g e s t ã o d o m ê s .
SOMOS ESPECIALISTAS EM MEDIAR A
INFORMAÇÃO CORRETA PARA A SUA NECESSIDADE!
No dia 09 de abril comemoramos o dia da Biblioteca, uma referencia a data de publicação do decreto nº 84.631, de 9 de abril de 1980, mas já que estamos falando de Bibliotecas, você já se perguntou como elas surgiram?
As bibliotecas surgiram na antiguidade como espaços de guarda e preservação da memórias dos povos, a Primeira Biblioteca que se tem registro ficava localizada em Nínive, Capital do Império Assírio, que existiu por volta do Século VII a/C, cerca de 22 mil tábuas de argila foram encontradas com um tipo de escrita chamado de escrita cuneiforme.

Já na Idade Média, as Bibliotecas foram as principais responsáveis pela preservação e reprodução das mais importantes obras da Humanidade, ficando a cargo dos monges copistas a tarefa de reproduzir cada livro linha por linha.
O modelo de espaço de guarda para locais de circulação de pessoas e disseminação da leitura se deram devido a influencia de três acontecimentos históricos, a invenção da Imprensa por Gutenberg no Século XV possibilitando a reprodução de livros em grande escala, a influencia dos Ideais Iluministas da Revolução Francesa no Século XVIII trazendo a ideia da popularização do livro e por fim a Revolução Industrial na Inglaterra também no Século XVIII e a migração em massa de trabalhadores dos campos para as Cidades o que o que resultou na necessidade de espaços para a Educação e informação, Bibliotecas!
As mudanças continuam ocorrendo e as Bibliotecas continuam evoluindo, hoje muitas delas contam com coleções digitais, espaços de coworking, auditórios para programação cultural e muito mais Conheça e utilize a Biblioteca de sua Cidade, escola ou Universidade, faça da leitura e um estilo de vida!
S U G E S T Ã O D E L E I T U R A D O M Ê S
D e w e y : u m g a t o e n t r e l i v r o s
A r o t i n a d a p a c a t a c i d a d e d e S p e n c e r Y o w a E s t a d o s U n i d o s s e t r a n s f o r m a a p ó s D e w e y u m g a t o s e r e n c o n t r a d o n a B i b l i o t e c a P ú b l i c a . A d i r e t o r a d a B i b l i o t e c a q u e a c h o u o g a t i n h o n a c a i x a d e d e v o l u ç ã o r e s o l v e c o n t a r a h i s t ó r i a e l a n ç a o l i v r o D e w e y u m g a t o e n t r e l i v r o s . O l i v r o e s c r i t o p o r V i c k i M y r o n c o m c o l a b o r a ç ã o d e B r e t W i t t e é a h i s t ó r i a r e a l d e u m g a t o q u e f e z d a b i b l i o t e c a - e d a c i d a d e d e S p e n c e r - s u a c a s a e d e s e u s h a b i t a n t e s o s m e l h o r e s a m i g o s .
N O V I D A D E D O A C E R V O
O L i v r e i r o d o A l e m ã o - O t á v i o J ú n i o r
O Livreiro do Alemão conta a história do próprio autor, Otávio Júnior. Ganhador do prêmio Faz Diferença, do jornal O Globo, em 2008.
Morador do Complexo do Alemão, no Rio de Janeiro, Otávio criou em sua comunidade o projeto Ler é 10 - Leia Favela, para ensinar às crianças o prazer da leitura

Otávio Júnior teve amor a primeira vista pela literatura quando viu o livro Don Gatón abandonado num lixão próximo ao campo de futebol que frequentava. Dali em diante sua história de vida sempre esteve atrelada às obras literárias. Sua missão: fazer nascer e crescer o gosto pela leitura na Comunidade, Otávio também começou a juntar livros e deixar à disposição dos habitantes da sua região.

I N D I C A Ç Ã O D E C I N E M A
O m e n i n o q u e D e s c o b r i u o V e n t o
Direção: Chiwetel Ejiofor
Onde assistir: Netflix


" O M e n i n o q u e D e s c o b r i u o V e n t o " é u m f i l m e d e d r a m a o r i g i n a l d a N e t f l i x , d i r i g i d o e e s t r e l a d o p e l o a t o r b r i t â n i c o C h i w e t e l E j i o f o r , q u e f o i l a n ç a d o e m
2 0 1 9 , é b a s e a d o n o l i v r o a u t o b i o g r á f i c o W i l l i a m
K a m k w a m b a e B r y a n M e a l e r , q u e c o n t a a h i s t ó r i a d o g a r o t o W i l l i a m K a m k w a m b a , q u e v i v e e m u m a a l d e i a r u r a l n o M a l a w i , n a Á f r i c a , e c o n s t r ó i u m m o i n h o d e v e n t o i m p r o v i s a d o p a r a a j u d a r a s u a f a m í l i a e a s u a c o m u n i d a d e a e n f r e n t a r a f a l t a d e e l e t r i c i d a d e e á g u a p o t á v e l .
O f i l m e r e t r a t a a h i s t ó r i a d a i n f â n c i a e a d o l e s c ê n c i a d e K a m k w a m b a m o s t r a n d o c o m o e l e u s a s u a c u r i o s i d a d e e c r i a t i v i d a d e p a r a a p r e n d e r s o b r e c i ê n c i a e t e c n o l o g i a e s e u u s o p a r a r e s o l v e r p r o b l e m a s l o c a i s , n e s s e c o n t e x t o o a c e s s o à B i b l i o t e c a f e z t o d a a d i f e r e n ç a . O f i l m e t a m b é m a b o r d a q u e s t õ e s s o c i a i s , a m b i e n t a i s e p o l í t i c a s , c o m o a f a l t a d e a c e s s o à e d u c a ç ã o , a f o m e e a p o b r e z a , q u e a f e t a m m u i t a s c o m u n i d a d e s r u r a i s n a Á f r i c a .
P R O G R A M A Ç Ã O D O M Ê S
C l u b i n h o P o é t i c o
O C l u b i n h o P o é t i c o é u m p r o j e t o d a B i b l i o t e c a q u e a p r e s e n t a a p o e s i a a n o s s a s c r i a n ç a s a l é m d e e n s i n a r a r e c i t a r e p r o d u z i r t e x t o s p o é t i c o s . O s e n c o n t r o s a c o n t e c e m t o d a s a s q u a r t a s - f e i r a s à s 1 2 h .
R e l e i t u r a s F a s c i n a n t e s
O R e l e i t u r a s F a s c i n a n t e s t e m o i n t u i t o d e r e v i s i t a r a s p r i n c i p a i s o b r a s d a L i t e r a t u r a B r a s i l e i r a e E s t r a n g e i r a e d i s c u t i - l a s á l u z d o s n o s s o s t e m p o s , n e s s e m ê s a o b r a e s c o l h i d a d i s c u t i d a s e r á
" A b a d i a d e N o r t h a n g e r " d a a u t o r a J a n e A u s t e n

D a t a : 1 9 / 0 4 / 2 0 2 3
H o r á r i o : 1 7 h 3 0

S a r a u n o C E U e m
H o m e n a g e m a B i b l i o t e c a
O S a r a u n o C E U d e s s e M ê s i r á H o m e n a g e a r e r e f l e t i r s o b r e a i m p o r t â n c i a d a s B i b l i o t e c a s p a r a a s o c i e d a d e , c o m p o e s i a s , t e x t o s e m ú s i c a s e m u i t a a l e g r i a c e l e b r a r e m o s e s s a n o s s a a m i g a d e t o d o s o s d i a s .
D a t a : 2 8 / 0 4 / 2 0 2 3 H o r á r i o : A p a r t i r d a s 1 6 h
D o b r a d u r a n d o n o C E U
O P r o j e t o D o b r a d u r a n d o n o C E U p r o p o r c i o n a a n o s s o s l e i t o r e s a o p o r t u n i d a d e d e b r i n c a r c o m o p a p e l t r a n s f o r m a n d o f o l h a s e m f o r m a s , a s o f i c i n a s a c o n t e c e m a s Q u i n t a s - f e i r a s a p a r t i r d a s 1 2 h
D a t a : T o d a s a s Q u i n t a s - F e i r a s H o r á r i o : 1 2 h

P e q u e n o s L e i t o r e s n o C E U N e s s e p r o j e t o o s a l u n o s d a s T u r m a s d e C E I e E M E I a p r e n d e m p o e s i a e b r i n c a m e s e d i v e r t e m , p a r a p a r t i c i p a r b a s t a e n t r a r e m c o n t a t o c o m a B i b l i o t e c a e a g e n d a r u m h o r á r i o c o m s u a t u r m a .


C U R I O S I D A D E S
E n c i c l o p é d i a s a s o b r a s f a n t á s t i c a s !

V o c ê s a b i a q u e a s E n c i c l o p é d i a s t i v e r a m o r i g e m n a G r é c i a A n t i g a c o m o F i l ó s o f o A r i s t ó t e l e s , m a s g a n h a r a m f o r ç a n o S é c u l o X V I I I s e n d o u t i l i z a d a s a t é m e s m o c o m o b a s e t e ó r i c a e f i l o s ó f i c a d a R e v o l u ç ã o F r a n c e s a ?


S i m ! E m u m p r o j e t o i n o v a d o r l i d e r a d o p e l o s i n t e l e c t u a i s D e n i s D i d e r r o t e
D ' A l e m b e r t r e n d e r a m a o m u n d o e s s a s f a b u l o s a s O b r a s d e R e f e r ê n c i a q u e a j u d a r a m e m u i t o e m n o s s a f o r m a ç ã o !
S e p a r a m o s u m v í d e o b e m i n t e r e s s a n t e a r e s p e i t o d i s s o ! A p o n t e a C â m e r a p a r a o
Q R C o d e a o l a d o e a s s i s t a !
Outra data importante comemorada nesse mês de abril é o "Dia Nacional do Livro Infantil" a data foi instituída pela Lei no 10.402, de 8 de janeiro de 2002 faz referencia ao nascimento do Escritor Monteiro Lobato, que ficou conhecido nacional e internacionalmente pelo conjunto de sua obra.
Lobato é o autor de várias obras e criador de diversos personagens que fazem parte do cotidiano do brasileiro como os que compõe o "Sítio do Pica Pau Amarelo"

Além de sua produção literária, Monteiro Lobato foi um importante editor e empresário. Ele fundou a primeira editora brasileira dedicada exclusivamente à literatura infantil, a Companhia Nacional, e também investiu em outros setores, como a produção de petróleo.
Lobato foi um escritor bastante polêmico, tendo sido criticado por alguns por seu suposto racismo e preconceito. Por outro lado, também é celebrado por muitos como um autor que valorizou a cultura e a língua portuguesa no Brasil e contribuiu para a formação de muitas gerações de leitores, sendo patrono de muitas Escolas Bibliotecas e ruas pelo país.

E S P A Ç O D O L E I T O R - C O N T O
S a p a t o s l i m p o s
" M e u s s a p a t o s p r e c i s a m e s t a r l i m p o s ! " P e n s o u W i l l i a n .
J á e r a n o i t e e e l e e s t a v a i n d o a u m a i m p o r t a n t e r e u n i ã o d e n e g ó c i o s . P o r i s s o , p r e c i s a v a e s t a r i m p e c á v e l . M a s , a q u e l a s r u a s n ã o l h e a j u d a v a m n a d a ! P o r m a i s q u e t e n t a s s e m a n t e r s u a c o m p o s t u r a , t o d a a q u e l a p o e i r a s u j a v a s u a r o u p a , e , p r i n c i p a l m e n t e , s e u s s a p a t o s .
C a m i n h o u a p r e s s a d o , a t é q u e , e m c e r t o m o m e n t o , a c a b o u p i s a n d o e m u m a p o ç a u m t a n t o p r o f u n d a d e l a m a .
I r r i t a d í s s i m o , W i l l i a n p a r o u . A p o i a n d o o p é e m u m t r o n c o c o r t a d o , s a c o u s e u l e n ç o e c o m e ç o u a l i m p a r s e u s s a p a t o s c o m t o d a s u a f ú r i a .
D i s t r a í d o , n ã o p e r c e b e u q u e a l g o o o b s e r v a v a a d i s t â n c i a c o m o l h o s d e p r e d a d o r e a s u t i l e z a d e u m a s e r p e n t e , a p r o x i m o u - s e . B e m d e v a g a r , c a d a v e z m a i s p e r t o . . . N i n g u é m v i u W i l l i a n s e v i r a r , c o m u m a e x p r e s s ã o d e p r o f u n d o t e r r o r n o r o s t o . E n i n g u é m v i u o q u e f o i f e i t o d e l e . M a s , a l g u m a s h o r a s d e p o i s , a p o l í c i a e n c o n t r o u s e u p a r d e s a p a t o s . B r i l h a n t e s e r e l u z e n t e s , m a i s l i m p o s q u e n u n c a .
P o r J h o r d a n N a s c i m e n t o d o s S a n t o s ( E s t u d a n t e d o 9 º a n o d o C E U E M E F V i l a C u r u ç á )
V o c ê t a m b é m p o d e t e r s e u t e x t o p u b l i c a d o ! E n t r e e m c o n t a t o c o m c o n o s c o e s a i b a c o m o !
CONSULTE O CATÁLOGO ONLINE



APONTANDO A CÂMERA DO SEU CELULAR

APONTE A CÂMERA DO CELULAR PARA ACESSAR NOSSO INSTAGRAM

e-mail: bibliotecaceucuruca@gmail.com
@biblioteca.ceucuruca
