Boletim Biblioteca CEU Curuçá (BBCC), v.1, n. 3, abr. 2023.

Page 1

ESPECIALMÊS DABIBLIOTECA

Indicação de Livros e Filmes com Bibliotecas

Espaço do Leitor! Leia o conto do mês!

B o l e t i m B i b l i o t e c a C E U C u r u ç á ( B B C C ) , v . 0 1 , n . 0 3 , a b r . 2 0 2 3 . B O L E T I M B I B L I O T E C A C E U C U R U Ç Á ( B B C C )
História das Bibliotecas

S O B R E N Ó S

A B i b l i o t e c a J o ã o C a b r a l d e M e l o N e t o t a m b é m c o n h e c i d a c o m o B i b l i o t e c a C E U C u r u ç á , e s t á s i t u a d a n o C E U V i l a C u r u ç á d e s d e s u a i n a u g u r a ç ã o e m 2 0 0 3 , a t e n d e n d o t o d a a c o m u n i d a d e q u e i n c l u i a l u n o s e p r o f e s s o r e s d a s U n i d a d e s , E x t e n s ã o d a E t e c e U n i C E U b e m c o m o o p ú b l i c o d o t e r r i t ó r i o .

D i s p o n i b i l i z a m o s u m a c e r v o c o m m a i s d e 2 3 m i l v o l u m e s c o m o b r a s d a L i t e r a t u r a N a c i o n a l e E s t r a n g e i r a , G i b i s , M a n g á s , H Q s , l i v r o s t é c n i c o s , e m d i v e r s a s á r e a s , F i l m e s c l á s s i c o s e D o c u m e n t á r i o s .

T a m b é m c o n t a m o s c o m u m a p r o g r a m a ç ã o c u l t u r a l q u e a t e n d e c r i a n ç a s , j o v e n s , a d u l t o s e o p ú b l i c o d a m e l h o r i d a d e .

N e s t e i n f o r m e v o c ê c o n h e c e r á n o s s a

p r o g r a m a ç ã o , c a n a i s d e c o n t a t o e p e s q u i s a a l é m d a s u g e s t ã o d o m ê s .

SOMOS ESPECIALISTAS EM MEDIAR A

INFORMAÇÃO CORRETA PARA A SUA NECESSIDADE!

2

No dia 09 de abril comemoramos o dia da Biblioteca, uma referencia a data de publicação do decreto nº 84.631, de 9 de abril de 1980, mas já que estamos falando de Bibliotecas, você já se perguntou como elas surgiram?

As bibliotecas surgiram na antiguidade como espaços de guarda e preservação da memórias dos povos, a Primeira Biblioteca que se tem registro ficava localizada em Nínive, Capital do Império Assírio, que existiu por volta do Século VII a/C, cerca de 22 mil tábuas de argila foram encontradas com um tipo de escrita chamado de escrita cuneiforme.

Já na Idade Média, as Bibliotecas foram as principais responsáveis pela preservação e reprodução das mais importantes obras da Humanidade, ficando a cargo dos monges copistas a tarefa de reproduzir cada livro linha por linha.

O modelo de espaço de guarda para locais de circulação de pessoas e disseminação da leitura se deram devido a influencia de três acontecimentos históricos, a invenção da Imprensa por Gutenberg no Século XV possibilitando a reprodução de livros em grande escala, a influencia dos Ideais Iluministas da Revolução Francesa no Século XVIII trazendo a ideia da popularização do livro e por fim a Revolução Industrial na Inglaterra também no Século XVIII e a migração em massa de trabalhadores dos campos para as Cidades o que o que resultou na necessidade de espaços para a Educação e informação, Bibliotecas!

As mudanças continuam ocorrendo e as Bibliotecas continuam evoluindo, hoje muitas delas contam com coleções digitais, espaços de coworking, auditórios para programação cultural e muito mais Conheça e utilize a Biblioteca de sua Cidade, escola ou Universidade, faça da leitura e um estilo de vida!

0 9 D E A B R I L - D I A D A B I B L I O T E C A , M A S . . . V O C Ê C O N H E C E A O R I G E M D A S B I B L I O T E C A S ?
B I B L I O T E C A D E N Í N I V E 3
Por: Alexsandro Menezes da Silva Bibliotecário

S U G E S T Ã O D E L E I T U R A D O M Ê S

D e w e y : u m g a t o e n t r e l i v r o s

A r o t i n a d a p a c a t a c i d a d e d e S p e n c e r Y o w a E s t a d o s U n i d o s s e t r a n s f o r m a a p ó s D e w e y u m g a t o s e r e n c o n t r a d o n a B i b l i o t e c a P ú b l i c a . A d i r e t o r a d a B i b l i o t e c a q u e a c h o u o g a t i n h o n a c a i x a d e d e v o l u ç ã o r e s o l v e c o n t a r a h i s t ó r i a e l a n ç a o l i v r o D e w e y u m g a t o e n t r e l i v r o s . O l i v r o e s c r i t o p o r V i c k i M y r o n c o m c o l a b o r a ç ã o d e B r e t W i t t e é a h i s t ó r i a r e a l d e u m g a t o q u e f e z d a b i b l i o t e c a - e d a c i d a d e d e S p e n c e r - s u a c a s a e d e s e u s h a b i t a n t e s o s m e l h o r e s a m i g o s .

N O V I D A D E D O A C E R V O

O L i v r e i r o d o A l e m ã o - O t á v i o J ú n i o r

O Livreiro do Alemão conta a história do próprio autor, Otávio Júnior. Ganhador do prêmio Faz Diferença, do jornal O Globo, em 2008.

Morador do Complexo do Alemão, no Rio de Janeiro, Otávio criou em sua comunidade o projeto Ler é 10 - Leia Favela, para ensinar às crianças o prazer da leitura

Otávio Júnior teve amor a primeira vista pela literatura quando viu o livro Don Gatón abandonado num lixão próximo ao campo de futebol que frequentava. Dali em diante sua história de vida sempre esteve atrelada às obras literárias. Sua missão: fazer nascer e crescer o gosto pela leitura na Comunidade, Otávio também começou a juntar livros e deixar à disposição dos habitantes da sua região.

4

I N D I C A Ç Ã O D E C I N E M A

O m e n i n o q u e D e s c o b r i u o V e n t o

Direção: Chiwetel Ejiofor

Onde assistir: Netflix

" O M e n i n o q u e D e s c o b r i u o V e n t o " é u m f i l m e d e d r a m a o r i g i n a l d a N e t f l i x , d i r i g i d o e e s t r e l a d o p e l o a t o r b r i t â n i c o C h i w e t e l E j i o f o r , q u e f o i l a n ç a d o e m

2 0 1 9 , é b a s e a d o n o l i v r o a u t o b i o g r á f i c o W i l l i a m

K a m k w a m b a e B r y a n M e a l e r , q u e c o n t a a h i s t ó r i a d o g a r o t o W i l l i a m K a m k w a m b a , q u e v i v e e m u m a a l d e i a r u r a l n o M a l a w i , n a Á f r i c a , e c o n s t r ó i u m m o i n h o d e v e n t o i m p r o v i s a d o p a r a a j u d a r a s u a f a m í l i a e a s u a c o m u n i d a d e a e n f r e n t a r a f a l t a d e e l e t r i c i d a d e e á g u a p o t á v e l .

O f i l m e r e t r a t a a h i s t ó r i a d a i n f â n c i a e a d o l e s c ê n c i a d e K a m k w a m b a m o s t r a n d o c o m o e l e u s a s u a c u r i o s i d a d e e c r i a t i v i d a d e p a r a a p r e n d e r s o b r e c i ê n c i a e t e c n o l o g i a e s e u u s o p a r a r e s o l v e r p r o b l e m a s l o c a i s , n e s s e c o n t e x t o o a c e s s o à B i b l i o t e c a f e z t o d a a d i f e r e n ç a . O f i l m e t a m b é m a b o r d a q u e s t õ e s s o c i a i s , a m b i e n t a i s e p o l í t i c a s , c o m o a f a l t a d e a c e s s o à e d u c a ç ã o , a f o m e e a p o b r e z a , q u e a f e t a m m u i t a s c o m u n i d a d e s r u r a i s n a Á f r i c a .

5

P R O G R A M A Ç Ã O D O M Ê S

C l u b i n h o P o é t i c o

O C l u b i n h o P o é t i c o é u m p r o j e t o d a B i b l i o t e c a q u e a p r e s e n t a a p o e s i a a n o s s a s c r i a n ç a s a l é m d e e n s i n a r a r e c i t a r e p r o d u z i r t e x t o s p o é t i c o s . O s e n c o n t r o s a c o n t e c e m t o d a s a s q u a r t a s - f e i r a s à s 1 2 h .

R e l e i t u r a s F a s c i n a n t e s

O R e l e i t u r a s F a s c i n a n t e s t e m o i n t u i t o d e r e v i s i t a r a s p r i n c i p a i s o b r a s d a L i t e r a t u r a B r a s i l e i r a e E s t r a n g e i r a e d i s c u t i - l a s á l u z d o s n o s s o s t e m p o s , n e s s e m ê s a o b r a e s c o l h i d a d i s c u t i d a s e r á

" A b a d i a d e N o r t h a n g e r " d a a u t o r a J a n e A u s t e n

D a t a : 1 9 / 0 4 / 2 0 2 3

H o r á r i o : 1 7 h 3 0

6

S a r a u n o C E U e m

H o m e n a g e m a B i b l i o t e c a

O S a r a u n o C E U d e s s e M ê s i r á H o m e n a g e a r e r e f l e t i r s o b r e a i m p o r t â n c i a d a s B i b l i o t e c a s p a r a a s o c i e d a d e , c o m p o e s i a s , t e x t o s e m ú s i c a s e m u i t a a l e g r i a c e l e b r a r e m o s e s s a n o s s a a m i g a d e t o d o s o s d i a s .

D a t a : 2 8 / 0 4 / 2 0 2 3 H o r á r i o : A p a r t i r d a s 1 6 h

D o b r a d u r a n d o n o C E U

O P r o j e t o D o b r a d u r a n d o n o C E U p r o p o r c i o n a a n o s s o s l e i t o r e s a o p o r t u n i d a d e d e b r i n c a r c o m o p a p e l t r a n s f o r m a n d o f o l h a s e m f o r m a s , a s o f i c i n a s a c o n t e c e m a s Q u i n t a s - f e i r a s a p a r t i r d a s 1 2 h

D a t a : T o d a s a s Q u i n t a s - F e i r a s H o r á r i o : 1 2 h

P e q u e n o s L e i t o r e s n o C E U N e s s e p r o j e t o o s a l u n o s d a s T u r m a s d e C E I e E M E I a p r e n d e m p o e s i a e b r i n c a m e s e d i v e r t e m , p a r a p a r t i c i p a r b a s t a e n t r a r e m c o n t a t o c o m a B i b l i o t e c a e a g e n d a r u m h o r á r i o c o m s u a t u r m a .

7

C U R I O S I D A D E S

E n c i c l o p é d i a s a s o b r a s f a n t á s t i c a s !

V o c ê s a b i a q u e a s E n c i c l o p é d i a s t i v e r a m o r i g e m n a G r é c i a A n t i g a c o m o F i l ó s o f o A r i s t ó t e l e s , m a s g a n h a r a m f o r ç a n o S é c u l o X V I I I s e n d o u t i l i z a d a s a t é m e s m o c o m o b a s e t e ó r i c a e f i l o s ó f i c a d a R e v o l u ç ã o F r a n c e s a ?

S i m ! E m u m p r o j e t o i n o v a d o r l i d e r a d o p e l o s i n t e l e c t u a i s D e n i s D i d e r r o t e

D ' A l e m b e r t r e n d e r a m a o m u n d o e s s a s f a b u l o s a s O b r a s d e R e f e r ê n c i a q u e a j u d a r a m e m u i t o e m n o s s a f o r m a ç ã o !

S e p a r a m o s u m v í d e o b e m i n t e r e s s a n t e a r e s p e i t o d i s s o ! A p o n t e a C â m e r a p a r a o

Q R C o d e a o l a d o e a s s i s t a !

8
Por: Alexsandro Menezes da Silva Bibliotecário

Outra data importante comemorada nesse mês de abril é o "Dia Nacional do Livro Infantil" a data foi instituída pela Lei no 10.402, de 8 de janeiro de 2002 faz referencia ao nascimento do Escritor Monteiro Lobato, que ficou conhecido nacional e internacionalmente pelo conjunto de sua obra.

Lobato é o autor de várias obras e criador de diversos personagens que fazem parte do cotidiano do brasileiro como os que compõe o "Sítio do Pica Pau Amarelo"

Além de sua produção literária, Monteiro Lobato foi um importante editor e empresário. Ele fundou a primeira editora brasileira dedicada exclusivamente à literatura infantil, a Companhia Nacional, e também investiu em outros setores, como a produção de petróleo.

Lobato foi um escritor bastante polêmico, tendo sido criticado por alguns por seu suposto racismo e preconceito. Por outro lado, também é celebrado por muitos como um autor que valorizou a cultura e a língua portuguesa no Brasil e contribuiu para a formação de muitas gerações de leitores, sendo patrono de muitas Escolas Bibliotecas e ruas pelo país.

18 de abril
- Dia da Literatura Infantil
MONTEIRO LOBATO EM MEADOS DE 1920 9

E S P A Ç O D O L E I T O R - C O N T O

S a p a t o s l i m p o s

" M e u s s a p a t o s p r e c i s a m e s t a r l i m p o s ! " P e n s o u W i l l i a n .

J á e r a n o i t e e e l e e s t a v a i n d o a u m a i m p o r t a n t e r e u n i ã o d e n e g ó c i o s . P o r i s s o , p r e c i s a v a e s t a r i m p e c á v e l . M a s , a q u e l a s r u a s n ã o l h e a j u d a v a m n a d a ! P o r m a i s q u e t e n t a s s e m a n t e r s u a c o m p o s t u r a , t o d a a q u e l a p o e i r a s u j a v a s u a r o u p a , e , p r i n c i p a l m e n t e , s e u s s a p a t o s .

C a m i n h o u a p r e s s a d o , a t é q u e , e m c e r t o m o m e n t o , a c a b o u p i s a n d o e m u m a p o ç a u m t a n t o p r o f u n d a d e l a m a .

I r r i t a d í s s i m o , W i l l i a n p a r o u . A p o i a n d o o p é e m u m t r o n c o c o r t a d o , s a c o u s e u l e n ç o e c o m e ç o u a l i m p a r s e u s s a p a t o s c o m t o d a s u a f ú r i a .

D i s t r a í d o , n ã o p e r c e b e u q u e a l g o o o b s e r v a v a a d i s t â n c i a c o m o l h o s d e p r e d a d o r e a s u t i l e z a d e u m a s e r p e n t e , a p r o x i m o u - s e . B e m d e v a g a r , c a d a v e z m a i s p e r t o . . . N i n g u é m v i u W i l l i a n s e v i r a r , c o m u m a e x p r e s s ã o d e p r o f u n d o t e r r o r n o r o s t o . E n i n g u é m v i u o q u e f o i f e i t o d e l e . M a s , a l g u m a s h o r a s d e p o i s , a p o l í c i a e n c o n t r o u s e u p a r d e s a p a t o s . B r i l h a n t e s e r e l u z e n t e s , m a i s l i m p o s q u e n u n c a .

P o r J h o r d a n N a s c i m e n t o d o s S a n t o s ( E s t u d a n t e d o 9 º a n o d o C E U E M E F V i l a C u r u ç á )

V o c ê t a m b é m p o d e t e r s e u t e x t o p u b l i c a d o ! E n t r e e m c o n t a t o c o m c o n o s c o e s a i b a c o m o !

10
A N O T A Ç Õ E S _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ 11

CONSULTE O CATÁLOGO ONLINE

APONTANDO A CÂMERA DO SEU CELULAR

APONTE A CÂMERA DO CELULAR PARA ACESSAR NOSSO INSTAGRAM

e-mail: bibliotecaceucuruca@gmail.com

@biblioteca.ceucuruca

A v . M a r e c h a l T i t o , 3 4 5 2 ( 1 1 ) 2 5 6 3 - 6 1 3 5
@biblioteca.ceucuruca

Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.
Boletim Biblioteca CEU Curuçá (BBCC), v.1, n. 3, abr. 2023. by Biblioteca João Cabral de Melo Neto (Biblioteca do CEU Curuçá) - Issuu