O SenacBauru émais do que uma escola comum. Na verdade, é bem difícil defini-lo, porque cada estudante que adentra pelas portas tem uma experiênciadiferente.
Seja pela estrutura, pelo reconhecimento no mundo do trabalho ou até mesmo pelo protagonismo que vivenciaaqui.
Esta revista, elaborada pela equipe da Biblioteca, mostrará a você – leitor – um pouco do Senac Bauru e muito mais! Esperamos que goste.
Contate-nos: biblioteca.bauru@sp.senac.br
Novidades no acervo:
Projeto Páginas Brasileiras
Chegaram ao nosso acervo os livros do projetodabiblioteca Páginas Brasileiras.Este projeto visa incentivar a leitura de autores brasileiros contemporâneos. Para isso, acrescentamosdiversasobrasdessesautores ao nosso acervo. Entre as novas aquisições, destacam-se Salvar o Fogo, de Itamar Vieira Junior, Se a Casa 8 Falasse, de Vitor Martins, Nunca Vi a Chuva, de Stefano Volp, entre outros.
Tambémchegaramoutroslivrosdeliteratura ao nosso acervo. Confira abaixo obras como O paciente, o trio de Alice Oseman, 1+1 e Garota Exemplar.
Biblio em ação
Aqui também pode ser sala de aula
A Biblioteca do Senac Bauru oferece aosdocentesumaoportunidadediferenciada de expandir suas práticas pedagógicas: a possibilidade de agendar aulas no espaço da biblioteca. Esse ambiente dinâmico e inspirador favorece o aprendizado, permitindo o uso do nosso acervo de livros, jogoserecursos,comovideogame.
Quer agendar?
Mande um e-mail para bauru.biblioteca@sp.senac.br com as seguintes informações:
• Data e horário da reserva
• Curso/turma
• Quantidade de estudantes
• Recursos necessários
Aula com turma do EMED.
Aula com turma do Consultoria em Imagem Plus Size
RECADO DA BIBLIO
Oxe, Elayne Baeta!
Autora visitou o Senac Bauru para um bate-papo e sessão de autógrafos
A Biblioteca do Senac Bauru deu início ao projeto Páginas Brasileiras com tudo! Com o objetivo de incentivar a leitura de autores nacionais, o projeto realizou seu primeiro evento no dia 22 de novembro, no auditório do Senac Bauru, e teve a honra de receber uma convidada muito especial: ElayneBaeta.Aautoradoslivros O Amor Não é Óbvio e Oxe Baby veio para inaugurar este projetoincrível.
O evento contou com um bate-papo com Elayne, mediado por Mariana Mesquita, daequipedabiblioteca,eduasestudantesdo primeiro ano do Ensino Médio Técnico em Multimídia,MalueMedina.
Duranteaconversa,Elaynerespondeu a perguntas das mediadoras e do público, abordando temas como sua carreira, influências literárias, diversidade e identidade. Ela também deu alguns spoilers sobre seu novo livro, Coisas Óbvias Sobre o Amor,continuaçãode O Amor Não é Óbvio.
Após o bate-papo, os participantes puderam aproveitar uma sessão de autógrafos, tornando o momento ainda mais especial.Foiumaoportunidadeúnicaparaos fãs interagirem de perto com a autora, em umambienterepletodecarinhoeemoção.
O evento foi organizado pela equipe da biblioteca, e asinscrições, realizadas pelo portal do Senac, esgotaram-se em menos de doisdias–umverdadeirosucesso!
E você, já está preparado para os próximos eventos do projeto Páginas Brasileiras? Não perca, pois em 2025 tem muitomais!
Ações o ano todo
Casa Aberta
O Jeito Senac de Educar, na prática!
O Casa Aberta aconteceu no dia 19 deoutubroemtodasasunidadesdoSenacSão Paulo. Durante o evento, que foi aberto ao públicoetotalmentegratuito,osparticipantes puderam vivenciar atividades que refletem o Jeito Senac de Educar, demonstrando, na prática, a integração entre competências técnicas e os valores formativos da escola.
Como parte da programação, a Biblioteca promoveu uma edição especial do Bibliogame, uma atividade que reforça o dinamismo e a vivacidade desse espaço.
A ação contou com um campeonato do jogo Just Dance, no qual os participantes dançaram três músicas previamente selecionadas pela equipe da Biblioteca, cada umaemumníveldedificuldade:fácil,médioe difícil.
Crianças,jovenseadultosparticiparam da competição, disputando um troféu feito especialmente para o evento e um livro da Editora Senac. Os segundo e terceiro lugares tambémforampremiadoscomumamedalhae livrodaEditoraSenac.
Bibliogame (4ª edição)
O evento mais aguardado pelos estudantes!
No dia 4 de novembro, demos início ao 4º Bibliogame, o evento mais aguardado pelosestudantesdaBiblioteca.Diferentedas edições anteriores, nesta edição tivemos a competição de um único jogo: FC 24.
Comaparticipaçãodealunosdostrês períodos – manhã, tarde e noite –, as partidasaconteceramnosintervalosentreas aulas. Os estudantes aproveitaram a oportunidade para convidar colegas de sala, que se reuniram na biblioteca para torcer e incentivar os competidores, tornando o eventoaindamaisanimado.
Além dos estudantes do Senac, os funcionários também puderam se inscrever e concorrer aos prêmios. Os primeiros colocados de cada período receberam um troféupersonalizadocomseunomeemuma plaquinhadourada,alémdaoportunidadede escolher um livro de literatura de qualquer editora.Jáossegundoseterceiroscolocados foram premiados com medalhas de prata e bronze, respectivamente, e puderam escolherumlivrodaEditoraSenac(EDS).
O critério para a escolha dos livros de literaturaestabeleceuumvalormáximodeR$ 100,00, e cada ganhador teria direito a um único livro. Para os livros da Editora Senac, o valor considerado seria o preço cheio, sem o desconto oferecido a estudantes e funcionários.
Ao todo, contamos com 35 participantesinscritos.
Confira um pouco mais sobre como foi esseeventoemnossabiblioteca.
Projetos no Senac
Técnico em Paisagismo
Uma parceria frutífera com o SEST SENAT
Em 2023, durante o Aniversário de Bauru,eventoqueaconteceem1ºdeAgosto, aantigadiretoradoSESTSENATexpressouà Silvie, Coordenadora do curso Técnico em Paisagismo, o desejo de realizar um projeto em parceria.
Naquela época,aprimeira turmaestava finalizandoumprojetonaVilaVicentina,mas a ideia foi retomada com a segunda turma, que iniciou com um plano de curso reformulado.
Em uma reunião do Planejamento
ColetivodeTrabalhoDocentedocurso,Silvie e a equipe decidiram formalizar a parceria comoSESTSENATedesenvolverumprojeto com nossos estudantes na unidade, uma das maioresdoEstadodeSãoPaulo.
O desafio era grande: desenvolver uma proposta paisagística para uma vasta área externa e interna de uso misto. O SEST SENAT, além de ser um clube esportivo, possui uma extensa área de preservação de mata nativa e recebe um público diversificado, incluindo muitas famílias. No entanto, faltavam áreas de descanso para funcionários e usuários, além de espaços específicosparacrianças.
O restaurante terceirizado do local atende não só os frequentadores do clube, mas tambémpessoasdoHospitaldaUnimededo distritoindustrialpróximo.
Com essas características em mente, os estudantes do curso Técnico em Paisagismo iniciaram o trabalho. O objetivo principal era criar um projeto que atendesse às necessidades do SEST SENAT, ao mesmo tempo desenvolvesse as competências dos estudantes. A proposta incluiu o uso de vegetaçãonativaparapromoverumpercurso de educação ambiental e arborização, iluminação paisagísticapara incentivarouso noturno, e áreas de integração e descanso commobiliáriodinâmico.
Um dos desejos do diretor atual era a criação de um pomar, tanto para o usufruto dos usuários e funcionários quanto para estimular a fauna nativa. Os alunos realizaram uma rifa para arrecadar fundos e conseguiram comprar e selecionar as mudas necessárias. Um momento especial foi a doação de uma muda de oliveira, feita pelo fornecedorescolhido,simbolizandoa"árvore da vida", que foi plantada na entrada do pomar.
O projeto da turma permitiu aos alunos explorar conhecimentos sobre interiores e exteriores, paisagismo sustentável e regenerativo, além de desenvolverumapropostaqueharmonizasse as necessidades do SEST SENAT com a formação técnica dos estudantes. A parceria não só resultou em um espaço mais acolhedor e funcional, mas também proporcionou uma experiência prática valiosa para os futuros profissionais de paisagismo.
Jornada Senac de Inclusão e Diversidade
Desafios do feminino e pessoas refugiadas
Nos dias 26 e 28 de novembro, foram realizadas as atividades locais da Jornada SenacdeInclusãoeDiversidadenaunidadede Bauru. A programação incluiu bate-papos e umaoficina,abordandotemasrelevantescomo osdesafiosdofeminino,arealidadedepessoas refugiadaseoracismoestrutural.
O evento contou com a participação de aproximadamente 140 pessoas, entre estudantes e funcionários, que puderam se aprofundar em temas, como: transição de carreira e cobertura de cicatrizes com tatuagem (com Cintia Cavalcanti), impactos do racismo estrututal no empreendedorismo e pessoaspretasnamídia(comTittaeThainara), padronagens de estampas étnicas (com Thainara) e pessoas em situação de refúgio ou migração(comONGRecomeçareCáritas).
Os bate-papos ocorreram no auditório do Senac Bauru, com a mediação de um membro do Comitê de Inclusão e Diversidade (CID) e uma intérprete de Libras-Português. Já a oficina de criação de estampas aconteceu na sala4doblocoI.
A Jornada também contou com uma live sobre saúde mental da mulher, com a participação de Ediane Ribeiro (psicóloga formada pela Universidade de Brasília, terapeuta somática, comunicadora e especialista em trauma e regulação emocional) e Bruno Reis (psicólogo, supervisor clínico e professor na pósgraduação do Hospital Albert Einstein e em cursosnaWainerPsicologia).
Olá, meu nome é Viviani, sou psicóloga de formação com 20 anos de atuação clínica.
No Senac, atuo como docente também há 20 anos e, atualmente, faço parte da equipe de Gestão e Negócios.
Gosto muito de ler e minha preferência é por romances, quando quero me distrair, e revistas ou livros voltados para minha área de atuação profissional, para me desenvolver.
No meu tempo livre, gosto de ficar com a família, sair com os amigos, brincar com minhas cachorras, assistir filmes e séries (adoro Lei e Ordem).
Esta sou eu!!!
Priscilla Dagola
Olá! Sou docente no Senac desde 2009. Em 2012, fui incorporada oficialmente ao quadro de funcionários da equipe de Aprendizagem, onde continuo comtribuindo com minha experiência e dedicaçãoaosjovens. Minha formação acadêmica em Psicologiacertamente influencia meus gostos literários: livros e reportagens que abordam temas relacionados ao desenvolvimentohumanoe
social, além de questões de autoconhecimento e autoajuda.
Gosto de filmesbaseadosemhistórias reais, especialmente dramas. No entanto, para momentos de descontração, também aprecio filmes de suspense, ação e tramas envolventes, que me permitem escapar da rotinaemedivertir.
Nos meus momentos de lazer, gosto de estar com minha família, principalmente em ambientes tranquilos, como o campo. Aproveito para cuidar das pessoas que amo, das minhas plantas, minha casa, cachorras, além de me dedicar à culinária.
Aline Cenchi
Sou farmacêutica, docente do Técnico em Farmácia e Atendente de Farmácia.
Sou fã de livros sobre autoconhecimentoporqueacredito que o processo de entender a mim mesma é fundamental, e o último foi do Augusto Cury, "Gestão da Emoção". Tambémmeinteresso por temas relacionados à saúde, novos tratamentos e descobertascientíficas.
Gosto de assistir a uma variedade de gêneros, dependendo do meu estado de espírito. No Instagram, sou apaixonada por vídeos de arte de animais, principalmente aqueles que mostram a beleza e a inteligência dos animais. São vídeos que me divertem e me ajudam a relaxar. Além disso, adoro filmes baseados em fatos, especialmente aqueles sobre guerra e histórias impactantes no mundo, mas adoro assistir a filmes de roman-ce.
Sou muito família e adoro me reunir em casa com meus pais e minhas irmãs. Gosto de cuidar, brincar e passear com meus sobrinhos, minha gata, passear de barco com meu namorado, viajar, dormir e comer pizza.
Alisson Parentoni
Sou docente
nas áreas de Turismo e Hospitalidade aqui no Senac Bauru e, em 2025, também ministrarei aulas de inglês na unidade.
Gosto de obras que retratem a realidade ou universos reais. Deste modo, meus estilos favortos são os livros documentais, biografias e suspense policial.
Alguns livros que me marcaram foram “O Abusado: O Dono do Morro Dona Marta”, de Caco Barcellos, e “As Veias Abertas da América Latina”, de Eduardo Galeano.
Em meu tempo livro, gosto de assistir a filmes de dramas, documentários, filmes baseados em fatos e comédias. Recentemente fui assistir “Ainda Estou Aqui”, de Walter Salles, e estou na torcida para que seja indicado ao Oscar de melhor filme estrangeiro. Eu gosto muito de passear com a minha cachorra. Além disso, gosto de tocar violão, jogar vídeo-game, estudar línguas, cozinhar sem pressa e pedalar sem rumo.
Ana Elizabeth
Olá, sou a Ana Elizabete, docente da área de Bem-estar e Saúde.
Em meu tempo livre, gosto assistir a filmes e séries de aventura, comédias, dramas e romances.
Livros de romances, histórias de aventura, biografias e artigos científicossãominhas leituraspreferidas.
Adoro viajar, sair com minha família, amigos e sozinha também (gosto da minha companhia kkk). Ler, assistir a filmes e séries, nadar, tomar sol e não fazer nada (óciocriativo).
Encerramos esta edição com um caloroso agradecimento a todos os membros da nossa equipe, tanto os novos quanto os veteranos. Cada um deles traz consigo não apenas habilidades e experiências valiosas, mas também histórias únicas e paixões que enriquecem nosso ambiente de trabalho. Cada pessoa contribui de maneira especial para a nossa comunidade Senac.