M0696

Page 17

16

O professor Marion (1998, pg. 24) afirma que: a contabilidade é o instrumento que fornece o máximo de informações úteis para a tomada de decisões dentro e fora da empresa. Ela é muito antiga e sempre existiu para auxiliar as pessoas a tomarem decisões.

Portanto, tendo em vista o que se destina à ciência contábil, se preocupa com os fenômenos que afetam o patrimônio. O professor D.Sc.. Iudícibus na coordenação do livro Contabilidade Introdutória (1998, pg. 21), descreve: a contabilidade, na qualidade de ciência aplicada com metodologia especialmente concebida para captar, registrar , acumular, resumir e interpretar os fenômenos que afetam as situações patrimoniais, financeiras e econômicas de qualquer ente, seja este pessoa física, entidade de finalidade não lucrativas, empresa, seja mesmo pessoa de Direito Público, tais como Estado, Município, União, Autarquia etc., tem um campo de atuação circunscrito às entidades supramencionadas, o que equivale a dizer muito amplo.

A contabilidade é uma ciência do grupo das ciências sociais. Ela alcança sua finalidade através de registros de todos os fatos relacionados com a formação, movimentação e as variações do patrimônio vinculado à entidade. O professor Antonio Benedito Silva Oliveira na coordenação do livro Métodos e Técnicas de Pesquisa Científica em Contabilidade (2003, pg. 2), aborda: “ Uma das ciências que tornam possível a existência das modernas empresas multidepartamentais é a Contabilidade. Sua contribuição é de tal relevância provavelmente sem ela a economia não existiria.” A contabilidade pode ser definida como um artigo de primeira necessidade para os negócios, como afirma o Professor D.Sc.. Meirelles na Obra o livro de ouro para contadores, (1982, pg. 129): ninguém leva qualquer negócio a frente sem a contabilidade. Mesmo que se trate de um estabelecimento modesto, o dono deve e precisa saber os gastos gerais, o rendimento bruto que produzem as vendas, pra saber se o lucro compensa.

A ciência contábil estuda o patrimônio que é constituído por um conjunto de Bens, Direitos e Obrigações, como afirma o professor Marion (1998, pg. 30): “O termo patrimônio significa, a principio, o conjunto de bens pertencentes a uma pessoa ou a uma empresa.”


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.