M0102

Page 32

Acrescenta ainda Padoveze (2000, p. 270) que: Margem de contribuição é margem bruta obtida pela venda de um produto que excede seus custos variáveis unitários. Em outras palavras, a margem de contribuição é o mesmo que lucro variável unitário, ou seja, preço de venda unitário do produto deduzido dos custos e despesas variáveis necessários para produzir e vender o produto.

Sendo assim, com a aplicação da margem de contribuição pela contabilidade e, por conseguinte, o repasse dessa informação aos gestores, será possível avaliar o produto, assim como o seu desempenho, possibilitando dessa forma definir alternativas como estratégias de preços, decidir quanto a aumento ou diminuição uma linha de produção, alternativas para aumentar as vendas dos produtos etc.

2.14. Margem de Segurança A margem de segurança representa um importante indicador para o gestor. Com o cálculo dessa margem, evidenciada pelo volume de vendas que excede às vendas no ponto de equilíbrio, tem-se a possibilidade de mensurar a quantidade em que as vendas podem chegar antes de se ter prejuízo. Segundo o que Padoveze (2000, p. 287) afirma, margem de segurança pode ser definida como: o volume de vendas que excede às vendas calculadas no ponto de equilíbrio. O volume de vendas excedente para analisar a margem de segurança pode ser tanto o valor das vendas orçadas como o valor real das vendas. Desta forma, a margem de segurança representa um indicador, definindo o volume de vendas que o produto tenha que chegar para obter lucro. Vejamos a seguinte equação: Margem de Segurança (MS) = Vendas Reais/Orçadas (-) Vendas no Ponto de Equilíbrio Exemplo: MS = l.500.000 (-) 1.050.000 MS = 450.000 ___________________________________________ Fonte: Adaptado de Padoveze, 2000


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.