LAÍS FARIAS SANTOS ROCHA

Page 20

20

docerias, cafeterias, bares, dentre outros. A versatilidade é o caráter determinante para este tipo de empreendimento, portanto é de extrema importância garantir o funcionamento e instalações de excelência para todos os tipos de restaurantes da vila gastronômica. 2.1.6 Arquitetura de Restaurantes A relação estabelecida entre a arquitetura e a gastronomia parte do pressuposto de que ambas representam formas de arte, visto que consistem em práticas humanas relacionadas a manifestações de caráter estético. As duas diretrizes são caracterizadas pela capacidade de realçar ou suprimir traços, seja por exemplo em um prato de restaurante ou em um projeto residencial, as particularidades podem sofrer excessos ou passar despercebidos. Inseridos no contexto da globalização, os setores da arquitetura e da gastronomia sofrem diretamente a influência da competitividade. Existe uma troca de informações mais rápida, e o profissional da área deve buscar constantemente novas atualizações e aperfeiçoamentos para garantir seu diferencial. (Fonte: Blog Gestão de Restaurantes1). O conforto, movimento e beleza do local formam o astral do ambiente, com a mistura de ideias de integração, iluminação, layout, decoração e vegetação. Tudo isso influencia na experiência gastronômica do cliente, enriquecendo-a. Tal mescla de investimentos fazem com que o empreendimento seja benquisto pelas pessoas, e assim, o marketing se faz de forma natural (LOPES, 2017, p.18).

Um dos principais fatores para a garantia do sucesso do estabelecimento é justamente o local onde esse será implantado, visto isso ressalta-se a importância da análise prévia das condições urbanas do terreno para definir sua escolha. Além disso, a infraestrutura básica também deve ser garantida como sistema de abastecimento de água, energia elétrica, ruas asfaltadas, tratamento de esgoto, coleta de lixo, gás de rua e etc. Terrenos localizados próximos a vias de trânsito de fluxo muito intenso devem ser evitados, visto que o próprio estabelecimento já produzirá um aumento do fluxo de veículos em seu entorno. Segundo Souza (2016) o ambiente direcionado aos clientes deverá ser o mais amplo e de acesso facilitado, admitindo durante a escolha dos móveis um espaçamento entre estes visando garantir o bem-estar da clientela. O balcão deve estar em local previamente selecionado e de acesso imediato, visando facilitar o fluxo do cliente que entra em direção ao bar. Já o caixa 1

Blog Gestão de Restaurantes. Disponível em: <https://gestaoderestaurantes.wordpress.com/2009/06/01/arquitetura-gastronmica/> Acesso em: 09/04/2018 às 17:00.


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.