Jornal Cem Limites 2

Page 12

12 cemlimites

EB1 de Costa Cabral A coordenadora da escola Lúcia Julieta Pinto

Palavra, dita e feita No auditório da Junta de Freguesia, a professora Sónia Cruzeiro apresentou uma sessão de poesia, de palavras ditas e feitas por alunos de 8º e 9º ano. Foi o resultado de um trabalho criativo, exigente, mas divertido, promovido pela Fundação EDP, dinamizado pelas Produções Fictícias, apoiado por professores de alunos surdos e de ouvintes e constantemente acompanhado e organizado pela coordenadora de projetos Ana Maria Monteiro. Com a expressividade da palavra e do gesto, houve poesia em sessões orientadas por Silva, o Sentinela, ou Pedro Silva. A Aléxia Simões, o Luís Pereira, a Amanda Feitosa, a Ana Catarina Costa, o Nelson Tavares, a Inês Lobo, o João Azevedo, a Teresa Carvalho, o Marcos Domingues, a Mariana Lemos, a Vanessa Gomes, a Marta Costa reuniram várias vezes com o Pedro e exploraram aquilo que a palavra, gestualizada ou pronunciada, pode dizer e fazer. O resultado final foi um concurso de que todos saíram vencedores, porque saborearam o prazer do gesto e do som que acompanham a palavra. A sessão do dia 23 de maio, aberta à comunidade educativa, definiu ainda, pelo juízo de um ilustrado e ilustre júri, a lista dos alunos que vão a Lisboa, ao Museu da Eletricidade, a 5 de junho, dizer as suas palavras, aquelas que, de todas que encantaram, foram as mais deslumbrantes. Nessa altura, veremos e ouviremos também palavras ditas e feitas por alunos da Escola EB 2, 3 Miguel Torga, localizada na Amadora. Em representação do Agrupamento Eugénio de Andrade, usarão da palavra, em Lisboa, Poeta Vencedor, Poeta Gesticulador, Poeta Vociferador, Poeta Expansivo, Poeta Expandido, Poeta Falador, Poeta Viajante e Poeta Elegante

A EB1 de Costa Cabral foi construída em 1962. Inicialmente, havia duas escolas – uma feminina e outra masculina – as quais se fundiram em 1979 na escola número trinta e sete que, posteriormente, viria a designar-se escola dezassete. Em 2004, adota o nome do estadista António Bernardo Costa Cabral, por se situar na artéria assim denominada. “Feitas as contas”, a Escola de Costa Cabral está “às portas” da comemoração dos seus 50 ANOS. Coincidência ou não, já recebeu uma enorme prenda! As obras de requalificação e a construção de duas salas de Ensino Pré- Escolar, que entrarão em funcionamento no próximo ano letivo. Esta data será celebrada com toda a nobreza que a escola merece!

Dia Nacional da Ed. de Alunos Surdos No dia 23 de abril, festejámos o Dia Nacional da Educação de Alunos Surdos na EB1/JI Augusto Lessa. Convidámos todos os amigos da nossa escola e fomos até ao Auditório da Junta de Freguesia de Paranhos. Lá tivemos grandes surpresas: mostrámos as três histórias que candidatámos ao Concurso “Conta-nos uma História” e depois vimos um Teatro que as Formadoras de LGP prepararam! O Teatro foi sobre a vida numa escola com alunos surdos e ouvintes, e como todos aprendem e brincam juntos. A história estava cheia de brincadeiras e piadas, por isso demos muitas gargalhadas! Foi um dia mesmo divertido!


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.