Page 1

AS DA MÃE


Mousse de chocolate

Ingredientes: ✓ 200g de Chocolate para Culinária ✓ 150g de manteiga ✓ 6 ovos ✓ 170g de açúcar

Receita da mãe da Carina

Preparação: 1. Derreter, em banho Maria, o chocolate partido em pedaços, com a manteiga. 2. Separar as gemas das claras. Bater as gemas com um garfo ou vara de arames e deitarlhes o chocolate derretido ainda morno. 3. Bater as claras. Assim que estiverem em espuma, acrescentar o açúcar, colher a colher, até obter um preparado espesso e brilhante. 4. Juntar o creme de chocolate e envolver com muito cuidado. 5. Deitar numa taça e levar ao frio cerca de 3 horas.


Massa tagliete com cogumelos

Ingredientes:

Ingredientes: ✓ 1 pacote de natas ✓ 1 lata de cogumelos ✓ ½ Kg. de massa tagliete ✓ alho ✓ caldo Knorr ✓ polpa de tomate ✓ meia cebola ✓ 1 cenoura ✓ vinho branco ✓ folha de loureiro ✓ Salsa

Receita da mãe da Sara

Tarte de Nutella

Preparação 1. Coloque, numa panela com água, um alho, salsa e uma rodela de cenoura. Tempere com sal e quando levantar fervura coloque a massa para cozer. Preparar o molho: 2. Leve uma panela ao lume com o refogado (cebola picada, alho picado e um bocadinho de louro). Quando começar a lourar refresque com um bocadinho de vinho branco, depois junte os cogumelos lavados e a cenoura picada. Deixe cozinhar um pouco. Junte uma chávena de água, o caldo Knorr, a polpa de tomate e tempere de sal e picante. Deixe cozinhar 10 minutos. Junte as natas, mexa e deixe cozer em lume brando. 3. Por fim, escorra a massa e deite numa travessa. Verta o molho por cima e envolva bem.

✓ Massa quebrada ✓ 80 gr de nutella ✓ 75 gr de chocolate negro ✓ 3 gemas ✓ 40cl de leite ✓ 10cl de natas ✓ 45 gr de farinha ✓ 125 gr de açúcar branco

Preparação:

Receita da mãe da Beatriz

1. Derreter o chocolate negro, a nutella, o leite e as natas e deixar ferver. 2. Numa taça, bater as gemas com o açúcar até obter uma mistura esbranquiçada e adicionar a farinha. Deitar por cima, gradualmente, o preparado de chocolate e misturar até obter um creme homogéneo. Deitar o creme novamente no tacho e deixar engrossar, em lume brando, mexendo sempre para evitar a formação de grumos. 3. Pré-aquecer o forno a 180 graus. 4. Estender a massa numa tarteira ou forma, picar a massa com um garfo e deitar o preparado. Levar a cozer durante 30 minutos. Bom apetite!


Semi Frio de Morango Ingredientes: ✓ 2 Pacotes de natas ✓ 1 lata de leite condensado ✓ 1 Iogurte natural ✓ 7 folhas de gelatina ✓ 150 g de bolacha maria ✓ 1 gelatina de morango ✓ 100 g de morangos ✓ 50 g de manteiga

Receita da mãe da Bruna

Bolo de cenoura com calda de chocolate

Ingredientes: Preparação 1. Reduza as bolachas a pó e misture com a manteiga derretida. 2. Numa forma de aro amovível, deite o preparado anterior, distribuindo-o muito bem por todo o fundo da forma. 3. Colocar as folhas de gelatina em água fria. Entretanto batem-se as natas. Quando bem sólidas juntar o leite condensado, o iogurte e bater novamente. Retirar as folhas de gelatina da água e derreter as mesmas no micro-ondas. 4. Quando líquidas, juntar às natas batidas com o leite condensado e misturar muito bem com a batedeira elétrica. Verter o preparado sobre o fundo de bolachas anterior e levar ao frigorífico até solidificar. Entretanto fazer a gelatina de morango conforme indicado na embalagem. Deixar arrefecer sem solidificar. 5. Quando as natas estiverem sólidas e a gelatina fria, verter esta última através de um passador sobre as primeiras e levar ao frigorífico até solidificar. Decorar com os morangos, a gosto.

✓ 360 gr. de farinha ✓ 300 gr. de cenouras descascadas ✓ 240 gr. de açúcar ✓ 4 Ovos ✓ 1 dl de leite ✓ 1 dl de óleo ✓ 1c. sopa de fermento em pó ✓ margarina para untar ✓ Farinha para polvilhar

Para a calda: 250 gr. de chocolate em pó 2 dl de natas 2 c. sopa de margarina

Preparação: 1. Ligue o forno a 180ºC. Barre uma forma com margarina e polvilhe-a com farinha. Corte as cenouras em pedaços pequenos, deite-os no liquidificador, junte os ovos, o açúcar, o leite e o óleo, ligue e deixe bater durante 4 minutos. 2. Deite a mistura anterior para uma tigela, adicione a farinha e o fermento e bata bem. Depois verta na forma e leve ao forno durante cerca de 40 minutos ou até ficar bem cozido. Espete um palito para verificar, retire, deixe arrefecer um pouco, desenforme e deixe arrefecer totalmente. 3. Prepare a calda: deite o chocolate em pó para um tacho, junte as natas e a margarina e leve ao lume, mexendo sempre até ficar uma calda cremosa. Retire do lume, regue o bolo, deixe arrefecer e sirva decorado a gosto.

Receita da mãe do Rodrigo Martins


Panquecas

Bacalhau à Brás Ingredientes:

Ingredientes: ✓ 150 g de farinha ✓ 1 pitada de sal fino ✓ 2 c. sopa de açúcar ✓ 1 c. café de fermento em pó ✓ 2 c. sopa de manteiga derretida ✓ 1 ovo batido ✓ 2,5 dl de leite ✓ Óleo para untar

Preparação 1.

2.

3.

Para preparar esta receita de panquecas, numa tigela, misture a farinha com o sal, o açúcar e o fermento. Junte a manteiga derretida, o ovo batido e depois o leite, em fio e mexendo sempre até ficar uma massa lisa. Leve ao lume uma frigideira pequena, de preferência antiaderente, deixe-a aquecer e unte-a com um pouco de óleo. Deite uma colherada da mistura anterior e deixe-a cozinhar de ambos os lados, virando com uma espátula, até ficar douradinha. Retire e repita a operação com o resto da massa.

✓ 2 postas de bacalhau ✓ 4 batatas grandes ✓ Azeitonas ✓ Salsa ✓ Ovo

Preparação: 1. Cozer o bacalhau. 2. Depois de cozido desfia-se o bacalhau. 3. Cortar as batatas em palitos muito fino e fritar em óleo bem quente. 4. Numa assadeira mistura-se o bacalhau com as batatas e o ovo batido. 5. Levar alguns minutos ao forno. Servir enfeitado com azeitona e salsa.

Depois sirva as panquecas quentes ou mornas com mel, compota ou fruta fresca.

Receita da mãe do Rodrigo Santiago

Receita da mãe da Diana


Pudim de laranja

Ingredientes:

Ingredientes: ✓ ✓ ✓ ✓ ✓

Crepes

✓ 250 ml de leite ✓ 1 pitada de sal ✓ 12 c. de sopa de farinha ✓ 3 ovos

10 ovos 250 gr de açúcar 1 laranja 1 l de leite Caramelo líquido

Preparação: 1.

Misture todos os ingredientes no liquidificador e bata por 2 minutos ou até que a massa fique homogênea e com uma consistência um pouco líquida.

2.

Pré-aqueça a frigideira anti-aderente, já untada com óleo, em fogo baixo

3.

Despeje a massa na frigideira girando a frigideira, de forma que todo o líquido preencha sua superfície.

4.

Quando começar a levantar as bordas da massa, vire para assar o outro lado.

5.

Quando assar os dois lados, retire da frigideira e recheie com o recheio de sua preferência!

Preparação 1. Untar a forma com o caramelo líquido. 2. Espremer o sumo da laranja; 3. Misturar todos os ingredientes; 4. Verter na forma; 5. Levar ao lume, durante 60 minutos.

Receita da mãe do Diogo

Receita da mãe do Rodrigo Domingues


Pudim de café

Gomas de ananás

Ingredientes:

Ingredientes:

✓ ✓ ✓ ✓ ✓

✓ 5 folhas de gelatina incolor ✓ 200 ml de água ✓ 1 saqueta de gelatina em pó, sabor de ananás

2,5 dl de leite 1 colher de chá de Nescafé 5 ovos 1 lata de leite condensado Nestlé ✓ 100 g de açúcar

Preparação: 1. Leve o leite ao lume e deixe-o ferver. Retire do lume, junte-lhe o Nescafé, mexa e deixe arrefecer.

Preparação:

2. Deixe o açúcar num tacho, junte-lhe 1 colher (sopa) de água e leve ao lume até caramelizar; forre uma forma com caramelo.

1.

Coloque as folas de gelatina de molho em água fria, por cinco minutos. Escorra-as e reserve.

3. Deite os ovos inteiros num recipiente e bata um pouco. Junte-lhes o leite condensado e o leite com Nescafé, misture bem e deite na forma.

2.

Ferva a água e junte-lhe o pó da gelatina, mexendo bem.

3.

Adicione depois as folhas de gelatina e mexa, até que se dissolvam.

4.

Distribuir o preparado por forminhas de silicone e deixe solidificar, por completo, no frigorífico. Desenforme e sirva-as.!

4. Coloque a forma em banho-maria e leve ao forno a 180⁰ durante 40 minutos. Retire, deixe arrefecer um pouco, desenforme, decore a gosto e sirva.

Receita da mãe do Rodrigo Carvalho

Receita da mãe da Filipa


Bolo de chocolate com bolacha Oreo Ingredientes: ✓ 2 chávenas de farinha ✓ 1 ½ chávenas de açúcar ✓ 1 chávena de óleo; ✓ 1 chávena de leite morno ✓ 1 chávena de chocolate em pó ✓ 1 colher sobremesa de fermento em pó

Cobertura: ✓ 300 gr. de chocolate de leite ✓ 3 ou 4 pacotes de bolacha Oreo

Bolo de chocolate na liquidificadora Ingredientes:

Preparação: 1. Colocar todos os ingredientes no liquidificador, menos o fermento e misturar bem. 2. Acrescentar o fermento e mexer um pouco novamente. 3. Deitar em forma untada. Levar ao forno durante 45 min. e ir verificando com palito até estar cozido.

Cobertura: 4. Derreter o chocolate no microondas e barrar o bolo.

✓ ✓ ✓ ✓ ✓ ✓ ✓

4 ovos 2 cháv. de açúcar 2 cháv. de farinha 1 cháv. de óleo 1 cháv. de leite 1 cháv. de chocolate em pó 1 c. de chá de fermento

Preparação: 1. Bata bem todos os ingredientes da massa (menos o fermento) no liquidificador, aproximadamente 2 a 3 minutos. 2. Acrescente o fermento e bata por mais uns 15 segundos. 3. Coloque em uma forma redonda, untada com manteiga e polvilhada com farinha de trigo. 4.Leve ao forno, por cerca de 40 minutos em forno médio (180º C), pré-aquecido.

5. Colar imediatamente as bolachas Oreo em toda a volta. Deixe arrefecer e delicie-se.

Receita da mãe da Iara

Receita da mãe do Pedro


Petit gateau

Arroz doce Ingredientes:

Ingredientes: ✓ 200 g de chocolate meio amargo ✓ 30 gr. de manteiga sem sal ✓ 45 gr. de açúcar ✓ 2 c. sopa de farinha de trigo ✓ 2 ovos inteiros ✓ 2 gemas

Preparação 1. 2. 3. 4. 5.

6. 7.

Receita da mãe da Núria

Derreta a manteiga e o chocolate em banho-maria. Bata os ovos e as gemas com açúcar na batedeira, até ficar bem claro. Junte o chocolate derretido e a farinha de trigo, misturando com uma espátula. Depois, unte as forminhas, passe farinha de trigo e coloque a massa. Pré-aqueça o forno a 200⁰ e leve para assar de 6 a 10 minutos até os bolinhos crescerem, mas o meio deve ficar molinho. Deve-se desenformar ainda quente. Sirva diretamente no prato, acompanhado com gelado de baunilha.

✓ 300 g de arroz carolino ✓ 350 de açúcar ✓ 2 l de leite gordo ✓ 6 gemas ✓ 6 dl de água ✓ 1 c. de sopa de manteiga ✓ 1 casca de limão ✓ 1 pau de canela ✓ 1 pitada de sal ✓ Canela em pó para polvilhar

Receita da mãe do João

Preparação: 1. Para preparar este arroz doce, deite a água para um tacho, junte a manteiga, a pitada de sal, a casca de limão e o pau de canela, leve ao lume e deixe começar a ferver. Junte o arroz e deixe cozer, mexendo de vez em quando, até que fique quase sem água. 2. Num tacho à parte, aqueça o leite. Vá depois adicionando o leite ao tacho do arroz, aos poucos e mexendo de vez em quando, e deixe cozer o arroz até ficar macio e bem cremoso. Junte depois o açúcar, mexa e deixe ferver mais 5 minutos. 3. Numa tigela, bata as gemas, adicione um pouco do arroz do tacho, mexendo até ficar morno. Adicione depois ao tacho mexendo sempre, retire do lume, rejeite a casca de limão e o pau de canela, verta para uma tigela e deixe arrefecer. Na hora de servir, polvilhe com canela.


Tarte de nata

Lasanha à bolonhesa

Ingredientes:

Ingredientes: ✓ 9 folhas de lasanha com ovo ✓ 1 cebola ✓ Azeite q.b. ✓ 500 gr. de carne picada ✓ Queijo em fatias ✓ Queijo ralado ✓ Sal ✓ Ervas aromáticas ✓ Polpa de tomate ✓ Cenouras ✓ Alho ✓ Molho bechamel

Preparação: 1. Fazer um refogado com a cebola picada, alho, azeite e a cenoura cortada aos pedacinhos pequeninos. Deixar refogar por cinco min. e juntar a carne picada com a polpa de tomate. Deixar refogar por 15 min. até ficar bem apurado. 2. Dispor num tabuleiro a primeira camada de folhas, deitar um pouco de molho bechamel e colocar fatias de queijo e, por cima, deitar a carne picada. 3. Colocar novamente folhas de lasanha e proceder como anteriormente. Fazer isto até três camadas de preparado. Por fim, colocar o resto do molho bechamel por cima da última camada de folhas de lasanha e colocar o queijo ralado. 4. Levar ao forno a 180⁰ durante 25 min. Servir com salada de rúcula e pepino.

Receita da mãe da Lara

✓ ✓ ✓ ✓ ✓ ✓ ✓ ✓

1 rolo de massa folhada 280 g de açúcar 70 g de farinha 6 gemas 5 dl de leite 2,5 dl de água 1 pau de canela 1 casca de limão Manteiga para untar Farinha para polvilhar

Preparação: 1. Coloque num tacho o leite, o açúcar, a água, a farinha, as gemas, o pau canela e a casca de limão. Leve ao lume e deixe engrossar, mexendo sempre. Retire, elimine a canela e a casca de limão e deixe arrefecer. 2. Unte uma tarteira de fundo amovível com manteiga, polvilhe com farinha e forre com a massa folhada. 3. Recheie a massa com o creme inicial e leve ao forno, pré-aquecido a 200ºc, durante 25 minutos. Retire, deixe arrefecer e desenforme.

Receita da mãe da Matilde


Doce de Iogurte

Bolo de Nesquick e Coca-cola Ingredientes:

Ingredientes: ✓ 2 saquetas de gelatina de morango ✓ 2 iogurtes naturais

Preparação: 1.

Prepara a gelatina de acordo com as instruções da embalagem.

2.

Leva a gelatina ao frigorifico até que endureça ligeiramente.

3.

Transfere a gelatina para o liquidificador, junta-lhe os iogurtes e bate, até conseguires uma mistura homogénea.

4.

Coloca esta mistura numa taça grande ou em taças individuais e depois coloca-as a arrefecer no frigorífico, antes de servir.

✓ ✓ ✓ ✓ ✓ ✓ ✓

4 ovos 1 chávena de açúcar 3 chávenas de Nesquik 125 gr. de manteiga 1 lata de Coca-cola 1 c. sopa de óleo 3 chávenas de farinha ✓ 1 c. chá de fermento

Cobertura: ✓ +/- 1 copo de água; ✓ 5 colheres de Nesquik; ✓ 1 colher de manteiga;

Preparação: 1. Separar as gemas das claras. Juntar o açúcar com a manteiga e o óleo. 2. Mexer bem, depois juntar as gemas, a farinha e o Nesquik, mexendo sempre até ficar bem amassado. 3. Acrescentar depois a Coca-cola e misturar. 4. Por fim, acrescentar as claras em castelo mexendo até ficar uma massa homogénea. 5. Levar ao forno a cozer.

Cobertura: 6. Deixar ferver todos os ingredientes e mexer bem. 7. Regar o bolo com esta mistura depois de desenformado.

Receita da mãe da Maria

Receita da mãe do Leandro


Pudim de Ovos Caseiro

Ingredientes:

Ingredientes: ✓ 6 ovo ✓ 3 copos de leite (bem cheios) ✓ 3 copos de ✓ Açúcar ✓ Caramelo Nota: Como medida dos copos: 1 copo de iogurte

Bolo de pão de ló

Preparação: 1. Bater os ovos com o açúcar e o leite.

✓ ✓ ✓ ✓

6 ovos 300 g de açúcar 250 g de farinha 1 colher de chá de fermento ✓ 1 casca de limão

Preparação:

2. Colocar tudo numa forma untada com o caramelo.

1. Separar as gemas das claras. 2. Juntar as gemas, o açúcar e a casca de limão bata todo muito bem. 3. Depois bata as claras em castelo, juntar ao preparado a farinha e, por fim, as claras em castelo. 4. Ligar o forno a 180⁰. Untar a forma com manteiga e farinha. 5. Juntar o preparado, levar ao forno aproximadamente 45 minutos.

3. Levar ao lume, durante 25 minutos, em banho-maria.

4. Por fim, passados os 25 minutos, retira-se a forma do banho-maria e espera-se que arrefeça antes de desenformar. Nota: Utilizar uma forma, tamanho 18, daquelas para pudins com uma tampa (o que evita que entre água durante o banho-maria devido à fervura).

Receita da mãe da Luísa Receita da mãe da Luana

Livro de receitas  

Recolha de receitas efetuada pelos alunos do 3.º F com a colaboração dos Encarregados de Educação.

Livro de receitas  

Recolha de receitas efetuada pelos alunos do 3.º F com a colaboração dos Encarregados de Educação.

Advertisement