VI Congresso "Crianças e Jovens - Cidadãos, hoje!"

Page 1



VI CONGRESSO “CRIANÇAS E JOVENS CIDADÃOS, HOJE!”

PROGRAMA


 Inicialmente previsto para o dia 27 de maio, o VI Congresso “Crianças e Jovens – Cidadãos, Hoje!” realizar-se-á a 26 de maio devido à calendarização do Encontro do Projeto “Atletismo nas Escolas”, nos jardins da Marina, em Viana do Castelo (porque o APJB é um dos Agrupamentos que mais turmas tem a participar neste Projeto e que estas deverão participar no referido Encontro).  O VI Congresso realizar-se-á nas instalações da EB de Santa Marta de Portuzelo (EBSMP).

 Como está previsto, o VI Congresso terá como mote “Cidadania e Direitos das Crianças”. Constará de três tipos de atividades: o Comunicações das escolas, em coletivo alargado de acordo com três grupos de turmas previamente constituídos; o Reflexão sobre os Direitos das Crianças, em sala, orientada por um adulto e secretariada por duas crianças dos 3.º e 4.º anos da escola hospedeira (EB de Santa Marta de Portuzelo); o Atividades no exterior, como pintura de cartazes.  Além destas atividades, estará patente no hall de exposições da EBSMP uma exposição de 7 posters das EB e do JI de Serreleis, que complementarão as comunicações apresentadas.


 Programa do VI Congresso:

o 9:30 / 10:00 – Receção, visita à exposição e sessão de abertura; o 10:00 – Início dos trabalhos:  Grupo 1 – Comunicações no polivente da EBSMP;  Grupo 2 – Reflexão sobre os Direitos da Crianças, em oito salas da EBSMP;  Grupo 3 – Pintura de cartazes sobre os Direitos das Crianças nos espaços exteriores da EBSMP. o 10:40 – Intervalo; o 11:00 – Reinício dos trabalhos:  Grupo 1 – Reflexão sobre os Direitos da Crianças, em oito salas da EBSMP;  Grupo 2 – Pintura de cartazes sobre os Direitos das Crianças nos espaços exteriores da EBSMP;  Grupo 3 – Comunicações no polivente da EBSMP. o 11:40 – Mudança dos locais dos trabalhos para os grupos:  Grupo 1 – Pintura de cartazes sobre os Direitos das Crianças nos espaços exteriores da EBSMP;  Grupo 2 – Comunicações no polivente da EBSMP;  Grupo 3 – Reflexão sobre os Direitos da Crianças, em oito salas da EBSMP. o 12:20 – Sessão de encerramento.  Relativamente às comunicações a apresentar pelas escolas, considera-se o seguinte: o Haverá 6 comunicações:


 EB de Cardielos em conjunto com o JI de Serreleis;  EB de Nogueira;  EB de Outeiro;  EB de Perre;  EB de Portuzelo;  EB de Santa Marta de Portuzelo. o As comunicações não poderão exceder os 5 minutos. o Deverão refletir o que de mais significativo foi feito na/pela escola sobre o exercício da Cidadania e os Direitos das Crianças – não se trata apenas de referir a participação na vida da escola, mas a realização de alguma(s) atividade(s) que tenha(m) implicado ação cidadã na ou com a comunidade; não se trata, ainda, de tentar “resumir” todas as atividades no âmbito da Cidadania e dos Direitos das Crianças. Deste modo, caberá a cada escola fazer opções e focar-se nos conteúdos do tema do VI Congresso. o As comunicações não têm que ser apresentadas com recurso ao power point. Apela-se, por isso, à mobilização de outras formas criativas de comunicação que sejam apelativas e eficazes na transmissão da mensagem. o Qualquer comunicação que utilize adereços cénicos tem que ser organizada de forma a que estes não impliquem perdas de tempo na sua montagem e, consequentemente, quebras de ritmo nas apresentações. o Até dois dias antes da realização do Congresso tem que ser enviado à coordenação um pequeno resumo da comunicação a efetuar, bem como a comunicação em power point, se tiver


sido essa a opção, ou outro material de suporte multimédia que vá ser necessário. o Cada escola terá que preparar três equipas para a apresentação da sua comunicação, uma vez que esta será feita três vezes para os diferentes grupos constituídos. Cada comunicação, portanto, não deverá implicar um número elevado de crianças (entre 3 e 5 por equipa será adequado).  No que respeita à reflexão sobre os Direitos das Crianças a levar a efeito nas salas regista-se o seguinte: o Cada sala refletirá sobre um direito das crianças consignado na Convenção da ONU sobre os Direitos das Crianças, de 1989, e ratificada por Portugal em 1990. Este direito será oportunamente enviado aos responsáveis das salas para a necessária preparação prévia; o Cada sala pintará um quadrado em tecido, com canetas próprias para o efeito, sobre o direito reflectido. O direito em questão deverá ser registado na parte inferior do quadrado de tecido e a respectiva ilustração na superfície restante; o Uma vez que funcionarão 8 salas por três vezes, pretende-se elaborar três painéis para oferecer à escola sede do Agrupamento, à escola hospedeira e à CPCJ de Viana do Castelo.  Quanto à exposição dos posters das escolas, será oportunamente enviado o material para o efeito.


 A orientação da pintura dos cartazes sobre os Direitos das Crianças nos espaços exteriores da EBSMP será da responsabilidade dos diversos professores titulares de turma presentes no momento.  Para que no dia do VI Congresso todas as crianças usem uma t-shirt alusiva, solicita-se que cada escola assegure o financiamento necessário com a respetiva Junta de Freguesia. Cada t-shirt deve ter estampado o seguinte: à frente, do lado esquerdo, um pequeno desenho de criança com duas crianças, uma menina e um menino; atrás, “VI Congresso Crianças e Jovens – Cidadãos, Hoje!”. Cada escola escolherá a cor da respetiva t-shirt de acordo com a abertura da Junta de Freguesia para o efeito, uma vez que o preço de uma tshirt branca não é o mesmo que o de uma de cor.


 Grupos de trabalho GRUPO 1 Educadoras/PTT

GRUPO 2 Grupos

N.º de

Educadoras/PTT

GRUPO 3

Grupos

N.º de

JI/Turmas

Crianças

JI EBSMP

24

Goreti

JI EBN

19

Raquel Amorim

JI EBO

23

Hermínia Torres

CEP1

17

Regina Correia

N1

16

Ana Rita Vieira

O1

15

Carmo Canão

CEP2

21

Laurinda Figueiras N2

20

Carmo Peres

O2

14

Ana Paula Viana

CES1

23

Céu Santos

16

Clara

JI EBPM

15

Paula

JI/Turmas Crianças

JI EBC

Grupos

N.º de

JI/Turmas Crianças

Magalhães CES2

16

Conceição Silva

C1

14

Educadoras/PTT

Augusta

Luísa

Esperança PM1

13

Joana Videira

Monteiro CES3

23

Jesus Ferreira

C2

16

Mª José Rocha

PM2

19

Ana Helena Oliveira

CES6

20

Salomé Veiga

JI Serr

15

Cristina Vieira

CEP3

20

Ester Ribeiro

CES7

21

Francelina Oliveira CES4

20

Anabela Costa

CEP4

22

Conceição Novo

CES5

23

Manuel Lima

Total

de

crianças

165

159

141


 Reflexão sobre os Direitos das Crianças em sala Sala

Responsável

Secretários

1

Prof. Ana Conceição Rodrigues

Marta Barreto (3.º Ano) Inês Ferreira (4.º Ano)

2

Prof. Chantal Ribeiro

Adriana Barros (3.º Ano) Maria Sousa (4.º Ano)

3

Prof. Dora Amador

Ruben Lourenço (3.º Ano) Pedro Filipe (4.º Ano)

4

Prof. Conceição Lisboeta

Ana Teresa Salgado (3.º Ano) José Clemente (4.º Ano)

5

Estagiárias do JI de Serreleis Cristina Rodrigues Luísa Tomé

Luana Felgueiras (3.º Ano) Lara Amado (4.º Ano)

Direito da Criança Artigo 12.º (opinião da criança) – A criança tem o direito de se exprimir livremente e de que a sua opinião seja considerada nas questões que lhe respeitam. Artigo 13.º (liberdade de expressão) – A criança tem o direito à liberdade de expressão, ou seja, de receber e expandir informações e ideias de qualquer tipo, sem prejuízo dos direitos e interesses legítimos de outros. Artigo 15.º (liberdade de associação e de reunião) – As crianças têm o direito à liberdade de associação e à liberdade de reunião pacífica, desde que não ponha em causa direitos e interesses legítimos de outros. Artigo 23.º (criança deficiente) – A criança com deficiência física e ou mental tem direito a uma vida plena e decente, em condições que garantam a sua dignidade, favoreçam a sua autonomia e facilitem a sua participação ativa na vida da comunidade, bem como o direito a cuidados especiais que lhe permitam uma integração social e um desenvolvimento pessoal plenos. Artigo 24.º (saúde) – A criança tem o direito a gozar do melhor estado de saúde possível e a beneficiar de serviços médicos e, em especial, dos cuidados de saúde primários.

10h/10h40m Grupo 2 Prof. Manuel Lima (23)

11h/11h40m Grupo 1 Prof. Jesus Ferreira (23)

11h40/12h20m Grupo 3 Prof. Joana Videira (13)

Prof. Anabela Costa (20)

Prof. Laurinda Figueiras (21)

Prof. Ester Ribeiro (20)

Prof. Ana Rita Vieira (16)

Prof. Francelina Oliveira (21)

Prof. Ana Paula Viana (14)

Prof. Carmo Peres (20)

Prof. Salomé Veiga (20)

Prof. Conceição Novo (22)

Prof. Augusta Monteiro (14)

Educ. Goreti (24)

Educ. Hermínia Torres (23)


6

Estagiárias do JI de Nogueira Joana Ondas Mariana Torres

Rafaela Costa (3.º Ano) Marta Lima (4.º Ano)

7

Estagiária da CES5 – Vânia Cerqueira

Luís Novo (3.º Ano) Marco Costa (4.º Ano)

8

Estagiárias do JI da EBSMP Andreia Neiva Andreia Novais

Gonçalo Vieira (3.º Ano) Diogo Martins (4.º Ano)

Artigo 27.º (condições de vida) – A criança tem direito a um nível de vida suficiente e adequado de forma a permitir o seu desenvolvimento físico, mental, espiritual, moral e social. Cabe aos pais e às pessoas que têm a criança a seu cargo, assegurar aquelas condições de vida, com a ajuda do Estado, se necessário, nomeadamente tomando as medidas adequadas a assegurar a pensão alimentar devida à criança. Artigo 28.º (educação) – A criança tem o direito à educação devendo ser-lhe assegurado pelo Estado os diversos graus de ensino, em função das suas capacidades e em igualdade de oportunidades. Cabe igualmente ao Estado tomar as medidas adequadas para prevenir e combater o abandono e o insucesso escolar. Artigo 31.º (repouso e tempos livres) – A criança tem o direito ao repouso e aos tempos livres, o direito de participar em jogos e atividades próprias da sua idade e de participar livremente na vida cultural e artística.

Educ. Clara Magalhães (16) Educ. Cristina Vieira (15)

Prof. Conceição Silva (16)

Educ. Paula Luísa Esperança (15)

Prof. Maria José Rocha (16)

Prof. Céu Santos (23)

Prof. Carmo Canão (15)

Educ. Raquel Amorim (19)

Prof. Regina Correia (17)

Prof. Ana Helena Oliveira (19)


Agrupamento de Escolas Pintor José de Brito Rua José de Brito 4925- 062 Santa Marta de Portuzelo Viana do Castelo http://www.apjbrito.com


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.