Page 1


Ficha Técnica

Título: Livro a viajar,livro que cresce e faz crescer Autores: Alunos do Pré-escolar da Escola Básica de Nogueira, Escola Básica de Cardielos, Escola Básica de Serreleis, Escola Básica de Santa Marta de Portuzelo, Escola Básica de Outeiro e Escola Básica de Portuzelo. Revisão do texto: Educadoras Raquel Amorim,Luísa Esperança, Clara Magalhães, Albertina Gomes,Cristina Vieira,Goreti Cardoso Arranjo Gráfico: Equipa da BE Edição: Outubro de 2014 Propriedade: ©Agrupamento de Escolas Pintor José de Brito Rua José de Brito – Santa Marta de Portuzelo 4900-062 Viana do Castelo http://biblioapjb.webnode.pt/


Livro a viajar, livro que cresce e faz crescer‌


Selecionado o livro "E tu, gostas de histórias?" de Sílvia Alves e ilustração de Susana Leite, este “viajou” pelas escolas básicas do Agrupamento. Depois de explorar o livro, crianças e

educadoras acrescentaram

fizeram pequenas ilustrações. Eis o resultado…

algo ao texto original e


Abriu o livro‌


E a menina sonhou e leu, leu e sonhou…era uma vez uma menina que abriu um livro onde moravam muitas letras misturadas. As letras estavam a dormir. A menina quis acordar as letras e abanou o livro e as letras acordaram e foram dar a mão umas às outras. Então a menina viu as letras a saltar e a trocar de lugar e a dançar e a fazer o pino. No final desta brincadeira sossegaram e formaram algumas palavras: avó, magia, pirata, princesa, sereia, crocodilo, arco-íris, chuva, sol, cavaleiro, flores, nuvens, borboletas, passarinhos, pincel, cores, tintas, fadas, choro, riso, amigos. As palavras precisavam de se colocar no lugar certo para contar uma história e foi então que resolveram pedir ajuda a uma menina. A menina que até não gostava muito de histórias pegou nas palavras e arrumou-as no seu lugar e nem deu conta que ao fazer isso escreveu a mais bela história de encantar.

Escola Básica de Nogueira


E a menina sonhou, sonhou com as letras, sonhou com as cores e as palavras… No seu sonho, o céu era cinzento, as flores brancas e as nuvens, tão escuras, anunciavam aquela chuva triste de todos os dias… Sentou-se numa pedra e imaginou como poderia colorir o seu sonho. Queria ter asas, pensava ela… Duas borboletas aproximaram-se dela e, alimentando o seu sonho de voar, deram-lhe asas, um pincel e tintas, tantas cores tão lindas e alegres. Não queria acordar daquele sonho, voou pelos céus até se sentir cansada, depois deslizou sobre o arco-íris e começou a espalhar cor e alegria por todo lado… De repente olhou para baixo e viu a sua avó cinzenta e triste, triste e cinzenta… a conversar com as letras das suas histórias. A avó sentia-se triste por ela não querer ouvir mais histórias e a letras estavam brancas e tristes, tristes e brancas… Observou com atenção e reparou que as letras pareciam peças de um jogo, compondo formas divertidas e irrequietas.


E a menina brincou com as letras e com as cores, com as cores e as letras… até se cansar. A menina pintou as letras, elas sorriram, escreveu-as e elas viveram, deixou-as e elas voaram, soltou-as e elas correram, juntou-as e elas também sonharam, desafiou-as e até rimaram. E a menina percebeu a importância das letras, dos livros, das histórias… Traçou nos céus cinzentos as cores do arco-íris e voou para os braços da sua avó colorindo o seu dia triste, queria tanto contar-lhe a sua história e estava pronta para ouvir todas, todas as que a sua avó lhe souber contar. Era uma vez…

Escola Básica de Portuzelo


Era uma vez‌


…uma avó cheia de histórias para contar e contou… Num país bem longe, num rio lamacento no meio de uma floresta tropical, vivia sozinho um crocodilo, verde com manchas escuras, com olhar meigo e ternurento. Um dia o crocodilo decidiu fazer uma viagem para conhecer novos lugares fazer amigos. Seguiu o rio, e passados alguns dias encontrou uma linda e bela sereia sentada numa rocha à beira-mar. Tinha olhos azuis, cabelo loiro muito liso e comprido. Vestido usava um biquíni feito de conchas, tinha o corpo coberto de escamas de mil tons de anil, verde e dourado. Fascinado com tanta beleza e simpatia aproximou-se dela e começou a conversar. Falaram de tudo, dos locais onde viviam, dos seus gostos e dos seus desejos. O crocodilo estava feliz, porque finalmente tinha encontrado alguém com quem partilhar as suas alegrias…. Enquanto conversavam aperceberam-se que se estava aproximar um barco. A sereia começou a ficar muito inquieta e assustada e o amigo ficou curioso e perplexo com o estado da sua amiga.

Escola Básica de Cardielos


O crocodilo acalmou a sua amiga sereia, dizendo-lhe que com ele estava segura e nada de mal lhe aconteceria. Rapidamente reconheceu que o barco que se aproximava à praia pertencia ao Capitão Pirata e ficou muito contente, agora já eram grandes amigos! O Capitão Pirata ao avistar o crocodilo parou o barco e convidou os dois amigos para subirem. No barco decorria uma grande e animada festa onde estavam o Capuchinho Vermelho, o Tocador de Flauta e a Bruxa Mimi com o seu gato Rogério e todos os seus amigos. Naquele momento, o Capitão Pirata convidou o crocodilo e a sua Amiga sereia para se juntarem à festa e continuarem viagem. O crocodilo, feliz, aceitou o convite porque iria conhecer novos lugares, fazer amigos e ficou muito satisfeito porque a sereia também aceitou o convite. A viagem continuou e o Capitão Pirata segredou ao ouvido do seu amigo crocodilo que …

Escola Básica de Serreleis


… ia construir no seu barco uma piscina para a Sereia. De repente, o mar ficou muito bravo e atirou o barco contra as rochas. O barco ficou com um buraco por onde entrava muita água e depois começou afundar-se. Então, ouviu-se o choro de todos e o capitão Pirata ordenou: - Todos para o bote, já! Todos obedeceram e saltaram com rapidez para o pequeno barco. A Bruxa ao ver a aflição de todos fez um feitiço para arranjar o barco. Uma Fada que passava a voar foi ajudar e a sua magia acalmou o mar e toda a gente. O capitão como não fez a piscina para a sereia, pediu à Fada que transformasse a Sereia numa menina princesa.

Escola Básica de Outeiro


A Fada com a sua magia transformou a sereia numa bela menina, de olhos azuis como esmeraldas e longos cabelos brilhantes, como fios de ouro. A sua cauda deu lugar a duas pernas e pés e a menina Sereia começou a andar, a correr, a saltar e a dançar. Ela então pediu um espelho para ver como tinha ficado. O Capitão Pirata no seu barco não tinha nenhum, mas para satisfazer o Seu pedido arranjou um pedaço de vidro e limpou-o. Quando este Ficou a brilhar colocou-o, em frente à cara da Princesa, que ficou muito espantada. Mas, quem era aquela menina que ela via no espelho? Na verdade, ela era a menina que não conseguia adormecer. Olhou em redor e reconheceu todas aquelas pessoas, pois eram as personagens dos livros que além de ocuparem espaço no seu quarto, ocupavam também espaço na sua cabeça, por isso gritou: - Acorda! Acorda! De repente estava no quarto da casa da sua avó com todos os livros e caixas cheias de brinquedos antigos.


Toda contente vai ao quarto da sua avó e aos pulos na cama, acorda-a. - Avó! Avó! Quero contar-te a melhor história de sempre! - De que livro? – Perguntou a avó. - Do livro da minha imaginação! E a menina de 6 anos, já tão crescida para ouvir histórias, conseguiu finalmente contar a melhor história de sempre!

Escola Básica de Santa Marta de Portuzelo


Desde que se lembra todos lhe contam histórias. Continua a ouvir histórias em casa da mãe, quando passa o fim-de-semana com o pai e nas férias em casa da avó! Ouvir contar, é tudo o que tem feito. Conhece histórias para rir e algumas sem piada. E está farta de ouvir! Este ano aprendeu a ler e descobriu que há muitas, muitas palavras... E dentro dos livros há um mundo novo para contar...


Agrupamento de Escolas Pintor José de Brito Rua do Pintor – Santa Marta de Portuzelo 4900-062 Viana do Castelo www.apjbrito.com http://biblioapjb.webnode.pt/ https://www.facebook.com/biblioteca.apjb?fref=ts

Profile for Biblio

Livro a viajar, livro que cresce e faz crescer  

Selecionado o livro "E tu, gostas de histórias?" de Sílvia Alves e ilustração de Susana Leite, este “viajou” pelas...

Livro a viajar, livro que cresce e faz crescer  

Selecionado o livro "E tu, gostas de histórias?" de Sílvia Alves e ilustração de Susana Leite, este “viajou” pelas...

Advertisement