Bauruzine | 1° Edição

Page 32

PARQUE VITÓRIA RÉGIA, O CARTÃO POSTAL DE BAURU

VOCÊ SABE DE ONDE VEIO O BAURUZNHO?

Sobre nós:

Olá, amiguinho!

Podemos não nos conhecer, mas nossa turma fez essa revista especialmente pra você. Essa é a primeira revista e temos certeza de que você vai gostar tanto, que já vai querer a próxima!

A curiosidade matou o gato? Isso não sei. Só que pra você que é curioso e gosta de saber sobre a nossa cidade, essa revistinha está recheada de curiosidades, passa-tempos e muitas outras coisas para fazer.

E o mais legal, a diversão não termina aqui! No site você vai encontrar muito mais brincadeiras e curiosidades.

Vem descobrir Bauru com a gente!

EXPEDIENTE DA REVISTA

Revista Infantil-Cultural realizada pelos alunos: Bianca dos Santos Sena, Cassiano Ferreira Belluco, Matheus de Moraes Teixeira e Taís Sanches Sartório, pelo projeto interdisciplinar do sétimo semestre de graduação em Design Gráfico Integral da Unesp-Bauru.

Professores e Orientadores

Cássia Letícia Carrara Domiciano, Maurício Elias Kafkle Dick, Isabela Gaspar e Joyce Carr.

REVISTA

Capa: Bianca dos Santos Sena.

Diagramação: Taís Sanches Sartório e Matheus de Moraes Teixeira.

Arte: Bianca dos Santos Sena.

Fotos: Taís Sanches Sartório.

SITE

Diagramação: Cassiano Ferreira Belluco

Arte: Bianca dos Santos Sena

Fotos: Taís Sanches Sartório.

Endereço: www.bauruzine.com.br

LICENCIAMENTO DE CONTEÚDO

Para adquirir a lista com os direitos de reprodução de textos e imagens, envie um e-mail para: bauruzine@gmail.com

REALIZAÇÃO

FAAC-Unesp-Bauru: Av. Eng. Luís Edmundo Carrijo Coube, 14-01 - Nucleo Res. Pres. Geisel, Bauru - SP, 17033-360

Acesse o site da revista pelo QR code e tenha acesso a muito mais diversão!

ÍNDICE

HISTÓRIAS DE BAURU CURIOSIDADES

p.4 A AVENIDA EXPLODIU!

A explosão da Avenida da Nações que aconteceu no dia 13 de agosto de 1976.

p.8 VIVEMOS NA GRÉCIA ANTIGA?

Você sabia que existem coisas gregas no nosso dia a dia?

p.12 PARQUE VITÓRIA RÉGIA

Curiosidades interessantes sobre o parque mais famoso de Bauru

ESPECIAL

p.16 ANIMAIS DO VITÓRIA

Vem conhecer um pouquinho dos animaiszinhos do Parque Vitória!

ESPECIAL

p.20 CAÇA AO TESOURO

Ta a fim de participar de um desafio?

ESPECIAL

PERSONALIDADE

p.30 DE ONDE

HISTÓRIAS DE BAURU

p.26 ALIENÍGENAS DO PASSADO EM BAURU?

Vem saber da história de quando alienígenas vieram à Bauru.

PERSONALIDADE

O BAURUZINHO?

VEIO

Por acaso você conhece o criador do famoso mascote de Bauru?

p.31 DESENHO PARA COLORIR

PROGRAMAÇÃO

p.34 VAMOS PASSEAR?

Que tal conhecer alguns lugares e visitar alguns eventos em Bauru?

POSTER

Poster exclusivo da animação O Computador Idoso de Godofredo para você colocar no quarto!

FAÇA VOCÊ MESMO

p.22 PASSARINHO DE PAPER TOY

Aprenda a fazer um brinquedo bem divertido.

p.36 ESPAÇO DO LEITOR

Explosão em Bauru!!

A AVENIDA EXPLODIU!

No dia 13 de agosto de 1976, uma sexta-feira, a avenida mais famosa da cidade literalmente “foi para os ares”. Uma grande explosão no subsolo destruiu várias quadras da Nações e pegou todo mundo de surpresa.

Histórias de Bauru
4
das Nações Unidas
Avenida
hoje.

A explosão da Nações

Há 43 anos, completados no dia 13 de agosto, Bauru passou por dois eventos inusitados. Primeiro, a passagem do presidente Geisel, que visitava a cidade. E segundo, uma explosão na Avenida Nações Unidas, que chegou a ser considerada como um atentado ao general.

5
Foto: Passagem de Ernesto Geisel por Bauru Foto: Avenida em chamas

Terremoto? Atentado terrorista?

“Como de casa eu via meu trailer do lado de baixo, eu pensei: ‘- O que aconteceu?’ O céu de Bauru ficou preto e não se enxergava prédio, não se en- xergava nada.””Parecia um ter- remoto”

casa tremeu.”

Na hora já veio aqui, já veio o pensamento, em torno, poderia ter sido um atentado contra o presidente? Atrasou o atentado e depois que ele passou explodiu tudo”,

O

Histórias de Bauru
“Cheguei e na hora que entramos já começou o baru- lho, um barulho enorme, horrí- vel também. E ficamos todos assustados com certeza. A
jornalista Luciano Dias Pires lembra com detalhes da explosão da avenida: A artesã Rita Botta estava com os filhos na casa de uma tia perto da Avenida Nações Unidas O empresário Lelo Arcangelo morava na quadra 6 da Rua Constituição. Local perto da Avenida Nações Unidas, quando depois do almoço, notou que alguma coisa grave tinha acontecido 6 Imagens site g1.globo com/sp/bauru-marilia.

histórias

Mas o que realmente aconteceu?

Hoje, já com 91 anos, o jornalista Luciano Dias Pires conta que a hipótese de atentado contra o presidente acabou sendo deixada de lado quando as autoridades descobriram que o problema tinha começado na quadra 2 da Alameda Octávio Pinheiro Brisolla.

Foi no local que um caminhão carregado com 20 mil litros de gasolina tombou depois de bater num carro. O combustível começou então a vazar e chegou até a Avenida Nações Unidas pela tubulação.

estão na memória!

“Foi um caminhão-tanque carregado de gasolina que se acidentou no Altos da Cidade, um pouco longe da avenida. Mas toda gasolina, não sei quantos mil litros, vazou e entrou pela boca de lobo, chegou à tubulação da Avenida Nações Unidas. Estava muito calor aquele dia e começou a explodir.”

ilustrações : Bianca Sena

7
As
de quem vivenciou aqueles momentos ainda

Vivemos na Grécia Antiga?

A Grécia foi muito importante para a história da humanidade, prova disso são as diversas coisas que utilizamos ou vivenciamos no dia a dia que tiveram origem naquela época.

Vamos ver um pouquinho mais sobre algumas dessas influências?

A praça principal das antigas cidades gregas tinha o nome de ágora. Era o local em que se instalava o mercado e que muitas vezes servia para a realização das reuniões do povo. Na sua forma mais simples, a ágora era uma grande praça aberta, reservada para funções públicas. Um grande número de cidadãos podia encontrar-se para uma variedade de atividades, assembléias, eleições, festivais, competições atléticas, desfiles e similares.

Curiosidades 8
Foto: Ágora grega . Créditos: National Geographic
Ágora Grega

Ágora em bauru

Foi isso que inspirou o arquiteto Jurandyr Bueno a fazer a arquibancada do parque Vitória Régia. Assim como as ágoras gregas, o parque é usado pra reunir a comunidade em momentos festivos.

E você consegue ver as semelhanças?

Você sabia que existem coisas gregas no nosso dia a dia?

9
Foto: Arquibancada do Vitória Régia

E as Olimpíadas?

Olimpíadas

Originalmente, os Jogos Olímpicos da Antiguidade foram realizados em Olímpia, na Grécia, do século VIII a.C. ao século V d.C

Os Jogos Olímpicos antigos foram uma série de competições realizadas entre representantes de várias cidades-estado da Grécia antiga, que caracterizou principalmente eventos atléticos, mas também de combate e corridas de bigas. A origem destes Jogos Olímpicos é envolta em mistério e lendas!

Um dos mitos mais populares diz que Hércules e Zeus, seu pai, foram os fundadores dos Jogos. Se-

gundo a lenda, foi Hércules que primeiro chamou os Jogos “Olímpicos” e estabeleceu o costume de realizá-los a cada quatro anos.

Atualmente os jogos ainda são uma grande tradição!

Curiosidades
10

Os Jogos Olímpicos são um evento multiesportivo global com modalidades de verão e de inverno, em que milhares de atletas participam de várias competições.

Atualmente os Jogos são realizados a cada dois anos, em anos pares, com os Jogos Olímpicos de Verão e de Inverno se alternando, embora ocorram a cada quatro anos no âmbito dos respectivos Jogos sazonais

11 Imagens por: google images

Parque Vitória

Especial
12

Régia,

13

Parque Vitória Régia

O Cartão Postal de Bauru

História do Vitória

O Parque Vitória Régia é um dos principais parques de Bauru, no estado de São Paulo, considerado cartão postal do município. O parque está localizado na Avenida Nações Unidas, próximo ao campus da Universidade de São Paulo, na região central de Bauru. A água que circunda o parque é proveniente do Ribeirão das Flores, afluente do Rio Bauru, cujo leito percorre toda a Avenida Nações Unidas.

O Palco do Vitória

O palco foi projetado em 1976 pelo arquiteto Jurandyr Bueno Filho, que se inspirou na ágora grega para criar a estrutura do Vitória Régia.

Especial
Vitória Régia
15
Monumento Piro Agogo Imagem : passagem da tocha por Bauru, por Social Bauru Monumento Piro Agogo Régia

Animais do Vitória

Será que você vai conseguir encontrar todos eles?

Patos

Os patos são precoces, o que quer dizer que os filhotes já são capazes de andar e deixar o ninho algumas horas depois de terem saído dos ovos. Isso ajuda a proteger os pequenos patos de predadores, já que eles não precisam ficar vulneráveis no ninho por muito tempo.

O animal conhecido como o Cágado da Lagoa tem uma carapaça em formato achatado e oval. Além disso, seu pescoço é mais comprido que o das demais tartarugas, possuindo uma cor que pode variar entre o verde ao acinzentado, sendo que sua carapaça tem um contorno amarelo.

Preá Tilápia

O preá (Cavia aperea) é um roedor bastante comum na América do Sul. Ele mede cerca de 25 centímetros e é bem parecido com o porquinho-da-índia. Esse mamífero gosta da noite, quando geralmente sai da toca.

As tilápias são peixes criados para alimentação humana, sendo a sua carne bastante apreciada, pois é leve e saborosa.

Especial
16
Tartaruga

Pássaros escondidos!

Você sabia que podemos encontrar diversos passarinhos diferentes bem pertinho de nós? Isso mesmo! Aqui em Bauru, no parque Vitória Régia, podemos achar mais de 20 espécies diferentes de pássaros.

Todos os pássaros nessas páginas podem ser encontrados no Vitória Régia. Para ajudar, colocamos as cores VERDE nos pássaros mais comuns, a cor AMARELA nos menos comuns e a cor VERMELHA nos mais difíceis de encontrar!

Periquito-do-Encontro Amarelo
Garça Matéria escrita em parceria com aluno Enrico Lopes Breviglieri da Biologia Unesp-Bauru
17 Imagens por: google images
Especial Lavadeira Mascarada Andorinha Bem-te-vi Pato Selvagem Avoante
Guaracava-debarriga-amarela 18
Quero-quero
Andorinhão-do-Buriti Ferreirinho Relógio Martim-Pescador Verde Cambacica 19 Imagens por: google images

Caça ao Tesouro

No Vitória Régia, siga as pistas e descubra o número que abre o cadeado para liberar um novo jogo no site da revista.

A - Qual o número de lixeiras laranja do parque?

B - Quantos escorregadores têm no parquinho do vitorinha?

C- Quantas pontes tem no parque?

D- Quantas casinhas de pato tem no lago?

20 Especial

Aponte a câmera do seu celular para o QR CODE e acesse o site!

Fotografia: Taís Sanches :

21

Que tal montar o seu próprio passarinho?

Monte com a gente um lovebird também co-

Lovebird!

cam sempre

DIY- ARTES 22

A folha de recorte está junto com o poster no final da revista!

Siga as instruções na pagina seguinte!

23
parceria
Uma
com a Canon

Dicas de Montagem:

• Marque o número da peça a lápis, no verso da peça, para saber o que é cada peça.

• Marque as linhas que devem ser dobradas com uma régua e uma caneta esferográfica sem tinta, para ficar bem fácil de dobrar.

• Antes de colar, faça dobras, vincos e curvas onde necessário.

• Use o palito de dente para aplicar cola. A cola aplicada delicadamente dá uma acabamento melhor.

• Use a pinça para pegar partes pequenas.

Símbolos e significados:

Modelo

Instruções de montagem

Números das peças

Dobra do tipo montanha (linha pontilhada)

Dobra do tipo vale (linha tracejada)

Recortar (linha contínua)

Colar (seta vermelha)

Curvar (setas verdes)

Pontos nas abas de colagem mostram onde aplicar cola

Você vai precisar:

• tesoura

• cola,

• régua,

• lápis,

• caneta esferográfica sem tinta,

• palito de dente,

• pinça

Aba de colagem (ponto verde) Colar pontos dentro da mesma peça

Aba de colagem (ponto vermelho) Colar uma peça a outra (lado direito de uma peça ao lado avesso da outra)

ATENÇÃO!

Este modelo usa tesoura, cola e outros itens e materiais que podem ser perigosos para crianças. Peça a um adulto para ajudá-lo a recortar e colar. Tome cuidado para não se machucar quando estiver usando tesoura.

24 DIY- ARTES

Alienígenas do Passado?

O ano era 1968. Daildo de Oliveira, vigia da subestação bauruense da Companhia Elétrica de São Paulo, trabalhava tranquilamente no turno da noite, andando pela área dos escritórios em sua ronda rotineira.

Quando, de repente, ele viu a silhueta de um homem perto de um barranco, cerca de 70 metros de distância de onde estava. Logo em seguida, Daildo ouviu um barulho vindo de um dos escritórios. Ele percebeu o vulto de outro na janela próxima à porta de entrada da instalação, e conseguiu identificar que esta figura estava vestida com roupas pretas e máscara.

Histórias de Bauru
26
Matéria de Érika Alfaro em soltudo.com.br

Seria um assalto? Para se proteger, o trabalhador pegou um tipo de tubo, um conduíte, e foi para cima de um dos homens. O que ele não esperava é que, mais do que depressa, o desconhecido desviou de seus golpes, e o objeto que segurava foi parar bem longe, deixando marcas em uma viga de madeira.

Nessa confusão, os dois homens entraram em uma briga física com Daildo. Mas uma terceira pessoa apareceu, dessa vez, com vestes em cores claras, uma pele muito branca e um cabelo que não parecia humano, segundo a descrição do funcionário da subestação, que narrou que parecia algo próximo de ruivo. Os estranhos balbuciavam sons de difícil compreensão e imobilizaram Daildo. No entanto, para sua surpresa, esse ser das roupas claras, depois, o levantou e disse algo que o trabalhador disse entender como: “vá para lá, seu vadio, que aqui voltamos ao término”.

27
“uma pele muito branca e um cabelo que não parecia humano”

Histórias de Bauru

Daildo, por sua vez, aproveitou a oportunidade para fugir e chamar o outro vigia que estava em seu horário de descanso antes que chegasse o seu turno.

“E foi aí que essa experiência ficou clara para o trabalhador: eram alienígenas!”

Daildo teve mais uma surpresa naquela noite de fortes emoções: ele ouviu um barulho muito alto e viu algo que parecia um furgão, com uma base de aproximadamente 10 metros de diâmetro, levantar-se do chão e flutuar. Com ruídos estranhos, o objeto saiu voando por cima da rede de alta tensão em zigue-zague.

28

O caso foi apurado (marcas estranhas de mãos foram vistas nos documentos que ficavam no escritório) e noticiado. Mas, apesar de tudo isso, de toda a curiosidade para entender, de fato, o que aconteceu aqui em Bauru, o episódio foi abafado com a entrada de Agentes do Exército e da Aeronáutica, que assumiram a investigação, conduzida em sigilo e repassada para o Sistema de Investigação de Objetos Aéreos Não Identificados (SIOANI), um órgão secreto dentro da Força Aérea.

Logo, até hoje não se sabe as conclusões a respeito de todos esses acontecimentos.

29
“Marcas estranhas de mãos foram vistas nos documentos que ficavam no escritório”
29

DE ONDE VEIO O BAURUZINHO?

POR ACASO VOCÊ CONHECE O CRIADOR DO FAMOSO MASCOTE DE BAURU?

Adelmo Barreira é o criador da imagem do nosso Bauruzinho. O ilustrador foi responsável pela origem do Bauruzinho, mas não pela produção da escultura que, com certeza, você já deve ter visitado no Terminal Rodoviário, pertinho do Boulevard Shopping.

Personalidade 30

Vindo da cidade-lanche, nada mais justo do que o nosso querido mascote ser o próprio sanduíche bauru, né?!

Adelmo, como um bom morador de Bauru, soube representar bem o símbolo da nossa cidade e fez com que todos os moradores se identificassem com o Bauruzinho.

Aliás, você sabia que Adelmo pensou com carinho ao produzir o Bauruzinho?! Ele quis capturar toda a essência do nosso amiguinho e representou todos os ingredientes originais do lanche bauru. Vai dizer que você não acha o Bauruzinho um serzinho muito amigável?!

“O mais importante era que o Bauruzinho deveria ser feito somente com os ingredientes originais. Existe problema nacional em fazer o Bauru de uma forma errada. Então, o Bauruzinho, antes de tudo, precisava ser didático para mostrar por ele mesmo a forma certa de fazê-lo. E, claro, ser humanizado”- Adelmo Barreira

Eaí? Você consegue identificar esses ingredientes no Bauruzinho?

ilustrações : Bianca Sena

PÃOZINHO FRANCÊS PICLES TOMATE QUEIJO DERRETIDO ROSBIFE
VOCÊ SABE QUAIS SÃO OS INGREDIENTES ORIGIAIS DO BAURU?
31

EITA! O QUE ACONTECEU? BAURUZINHO FICOU SEM COR, QUE TAL COLORIRMOS ELE?

ilustrações : Bianca Sena

Personalidade 32

Que frio!

As Capivaras do inverno vieram tomar um cafézinho! Será que você consegue encontrar 7 diferenças entre elas?

33
Resposta
por
ilustração : Kooky Love’s Artist Shop Coffeebara jogo
: Taís Sanches

Ideias para você se divertir durante toda a semana!

Sesc Bauru

Onde acontecerá a mostra de animação dos alunos da UNESP-Bauru no mês de Julho.

Local: Avenida Aureliano Cárdia, 6-71, Bauru, SP, Brazil

Zoológico Municipal

O horário de funcionamento: Segunda a sexta-feira das 8h às 16h. Sábado, domingo e feriados das 8h às 17h.

Valor do ingresso: R$ 5,00 para crianças a partir de 05 anos e adultos

Abaixo dos 05 anos a entrada é gratuita

Local: Rodovia Comandante João Ribeiro de Barros (SP-225)

34 Vamos Passear Vamos Passear?
Foto: Sesc Bauru Foto: Zoo Bauru

Gibiteca Bauru

A Gibiteca oferece o serviço de empréstimos de gibis (repetidos), consulta local, promoção de eventos e oficinas relacionadas às histórias em quadrinhos.

O horário de funcionamento: de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h.

Local: Avenida Nações Unidas, 8-9 Entrada Gratuita

Zoo Bauru: Localizado em uma área total de 20 hectares, o Zoo Bauru faz limite com o Jardim Botânico Municipal, o qual conserva 280 hectares de cerrado, representando uma das maiores reservas deste bioma no estado de São Paulo.

O Zoológico de Bauru possui um plantel composto por 700 animais de 170 espécies, entre mamíferos, aves, répteis e peixes. A maioria destes animais já nasceu sob cuidados humanos, sendo que uma pequena parcela é composta por animais provenientes da natureza que, vítimas de acidentes com seres humanos, apresentam sequelas que impossibilitam o retorno ao ambiente natural.

35
Foto: Gibiteca Bauru

Que pena! A revista chegou ao fim!

Quá Quá!

Você quer aparecer na nossa revista na próxima edição?

Mande a sua foto pra gente no site: www.bauruzine.com.br!

Procurando mais diversão? Escaneie o QR code abaixo e tenha acesso a mais conteúdo!

Espaço do Leitor 36

ESSA É SÓ A 1° EDIÇÃO, A GENTE SE VÊ NA PRÓXIMA!

POSTER EXCLUSIVO

ACESSE O SITE DO BAURUZINE

Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.