
1 minute read
A explosão da Nações
by Bianca Sena

Há 43 anos, completados no dia 13 de agosto, Bauru passou por dois eventos inusitados. Primeiro, a passagem do presidente Geisel, que visitava a cidade. E segundo, uma explosão na Avenida Nações Unidas, que chegou a ser considerada como um atentado ao general.
Advertisement




Terremoto? Atentado terrorista?


“Como de casa eu via meu trailer do lado de baixo, eu pensei: ‘- O que aconteceu?’ O céu de Bauru ficou preto e não se enxergava prédio, não se en- xergava nada.””Parecia um ter- remoto” casa tremeu.”
Na hora já veio aqui, já veio o pensamento, em torno, poderia ter sido um atentado contra o presidente? Atrasou o atentado e depois que ele passou explodiu tudo”,
O



Hist Rias

Mas o que realmente aconteceu?

Hoje, já com 91 anos, o jornalista Luciano Dias Pires conta que a hipótese de atentado contra o presidente acabou sendo deixada de lado quando as autoridades descobriram que o problema tinha começado na quadra 2 da Alameda Octávio Pinheiro Brisolla.
Foi no local que um caminhão carregado com 20 mil litros de gasolina tombou depois de bater num carro. O combustível começou então a vazar e chegou até a Avenida Nações Unidas pela tubulação.

estão na memória!

“Foi um caminhão-tanque carregado de gasolina que se acidentou no Altos da Cidade, um pouco longe da avenida. Mas toda gasolina, não sei quantos mil litros, vazou e entrou pela boca de lobo, chegou à tubulação da Avenida Nações Unidas. Estava muito calor aquele dia e começou a explodir.” ilustrações : Bianca Sena
