Page 1

Newsletter Oficial da Associação Bianca | Ano IV

AGOSTO / SETEMBRO’ 2013

Animal em Destaque

PEDRO

http://bianca.pt | http://biancaassociacao.blogspot.com


EDITORIAL Bem vindos à edição de agosto / setembro da nossa newsletter. Uma newsletter cheia de notícias e novidades. Destacamos a realização de algumas campanhas de recolha de ração para os nossos protegidos, já que a alimentação nunca pode faltar, e com o número de animais ao nosso encargo a subir, aumentam tambem as nossas necessidades e dificuldades financeiras. Veja todos os animais entrados na página 3. Destacamos também, na rubrica Dicas, a importância de rotinas diárias para os animais de estimação numa altura em que começa o novo ano letivo. Merece especial destaque os nossos calendários para 2014, os postais de Natal e o livro (em língua inglesa) “How to train your owner”. Encomenda a sua prenda de Natal no bazar dos voluntários, com novos artigos e relembramos que todas as verbas são doadas integralmente para a Associação Bianca. Dê uma olhadela, adquira algo que goste e ajude. É tão simples! Ajude-nos a ajudar. Leiam mais no interior desta newsletter.

DICAS Em início do ano lectivo, com as crianças a voltarem à escola, também os cães e gatos precisam de retomar a sua rotina diária depois de um período de férias cheio de atenções e mimos. É uma altura em que os nossos animais voltam a passar mais horas sozinhos em casa e isso pode lhes causar alguma ansiedade. Para os cachorros é essencial que se lhes ensine, desde cedo, regras comportamentais que os inibam de roer e destruir objetos, mas também é essencial que disponhamos de tempo para os estimular e passear. Precisam de exercício para que cresçam saudáveis e fortes e para que gastem as energias onde devem em vez de destruir as coisas lá em casa. Os cães adultos também precisam de exercício e de atenção redobrada quando os donos voltam a casa. Alguns animais podem sofrer de ansiedade de separação e ensiná-los a brincar sozinhos pode ser uma grande ajuda. Não se esqueça que os animais de estimação são membros da família e ajude-os a ultrapassar os problemas comportamentais com compreensão, carinho e sessões de treino estimulantes. Afinal de contas, eles merecem ser felizes!

http://bianca.pt | http://biancaassociacao.blogspot.com

1


FOMOS ABANDONADOS... A Associação Bianca existe há 10 anos e (infelizmente) já conhecemos todas as desculpas e discursos usados por aqueles que se dirigem ao abrigo para descartar um animal. Desde problemas de saúde, mudanças de casa, mudanças de emprego, alergias, divórcios, etc. A verdade é que quem gosta cuida, nada no mundo poderia fazer abandonar o seu companheiro. O nosso abrigo não é a casa ideal para nenhum cão. A Bianca acolhe temporariamente os animais em risco, cuida da sua saúde e bem-estar emocional e promove a sua adoção responsável. Adoção responsável, pois quem não tem condições para adotar não o deve fazer. Estará a stressar o animal, causar-lhe danos psíquicos e a prejudicar a sua vida futura. Se quiser juntar-se à causa, pode visitar-nos aos sábados para uma primeira visita, e conhecer melhor o nosso trabalho. Toda a ajuda é preciosa e necessária.

Ariel Meku

Se não puder adotar, saiba que pode apadrinhar e providenciar o bem-estar ao animal que desejar. Saiba mais em http://www.bianca.pt

Iago

Robin

Anna

Bill

Amelia

Amena

Amila Amalo Pedro

Tabby

Sloti

Mike http://bianca.pt | http://biancaassociacao.blogspot.com

2


FOMOS ABANDONADOS... Sinta

Anakin

Ximena

Galês

Alan Alanis

Tom

Maçã

Amelia

Melissa

Iris

Ben

Nadal

Kika

Koala Bekas

Saul

Charlie

http://bianca.pt | http://biancaassociacao.blogspot.com

Kakao

3


SABIA QUE. . . O Projecto 3x3 foi criado para sensibilizar os jovens para a problemática da socialização animal. Muitos são os cães que sendo abandonados ficam extremamente traumatizados e a sua confiança em si mesmos e nos humanos perde-se. O Projecto 3x3 visa proporcionar aos jovens com mais de 14 anos a oportunidade de mudaram a vida de 3 animais. O jovem escolhe 3 cães e durante os tempos livres e/ou férias terá de socializá-los. A experiência é extremamente gratificante para o jovem que vê como o animal começa a perder os medos e ganha confiança. Para o animal é o abrir de uma nova porta para uma nova vida. Sem a socialização muitos seriam os animais que nunca teriam a oportunidade de serem adoptados. Esperamos que a cada ano, esta iniciativa tenha mais força, mais voluntários e seja uma iniciativa de referência nacional.

EM MEMÓRIA. . . Anita A Anita, desde que entrou no nosso abrigo, que tinha um grande tumor mamário, bem visível mas que infelizmente não era operável dada a sua localização e desenvolvimento. Enquanto a sua condição física era controlável e a sua qualidade de vida boa, manteve-se no abrigo, sempre com muito amor e o máximo de conforto possível. O tumor nunca deu tréguas e criou metástases, provocando-lhe imensas dores e mau estar. Foi feliz no abrigo! Descansa em paz, minha querida.

Rhonda A Rhonda era uma cadela jovem, cheia de vida e energia. Estava no nosso abrigo há já algum tempo mas era uma cadela feliz e muito mimosa. De um dia para o outro, a Rhonda desenvolveu uma grande barriga e foi levada imediatamente para o veterinário, onde lhe foi encontrado dezenas de tumores na barriga. Faleceu pouco depois.

Maçã A Maçã, foi atropelada e foi recolhida pela Bianca. Estava num estado competamente deplorável! Tinha o maxilar partido, uma lesão grave num olho e não mexia as patas traseiras devido a um trauma na espinal medula. Esteve internada no veterinário durante mais de uma semana onde sempre se tentou que a lesão da coluna estabilizasse de forma a operá-la. Infelizmente não resistiu aos ferimentos e acabou por falecer.

http://bianca.pt | http://biancaassociacao.blogspot.com

4


ANIMAL em DESTAQUE

TEMA DA CAPA

PEDRO O Pedro foi um dos casos dramáticos que tivemos neste período. Ele vivia no porto de abrigo de Sesimbra e era conhecido por ser pachorrento e ‘molengão’. Num domingo foi atropelado brutalmente! Testemunhas viram o acidente e perante a severidade do estado do Pedro não puderam ficar indiferentes e agiram. Foi trazido para a Bianca que imediatamente o levou para o Hospital Veterinário. O Pedro tinha o maxilar inferior partido em ambos os lados, - literalmente - ao meio, um traumatismo num olho, entre outras mazelas menores. Felizmente, a fractura no maxilar era operável e agora recupera lentamente do acidente. Por enquanto é alimentado por sondas e com o tempo irá, decerto, recuperar completamente. Siga este caso através do nosso site: http://www.bianca.pt

ADOÇÃO ESPECIAL ANGELICA Angelica é uma cadela saudável, feliz, mimosa e muito especial, coxeia de uma das patas traseiras. Não sabemos bem o que terá acontecido antes de chegar à Bianca, mas tinha já sido operada a essa pata, pois tinha uma placa metálica que a magoava e teve de ser retirada. Continuando a coxear, foi submetida a mais duas cirurgias, mas nunca recuperou 100%, o que em nada, retira a sua beleza ou qualidade de vida. No entanto, por causa desse pequeno pormenor, é uma cadela com menos hipóteses de ser adotada. Dê-lhe uma oportunidade e verá que ganha uma amiga para a vida. Adote-a!

Ninna http://bianca.pt | http://biancaassociacao.blogspot.com

5


LEMBRAM-SE DE MIM? Esta rubrica é dedicada às noticias dos animais adotados. Este mês é sobre a Astrid. “Há cinco anos a Astrid foi encontrada com uma fratura na sua pata esquerda traseira. Depois de uma cirurgia, foi adotada e hoje vive feliz e contente no campo com os amigos Matilda, Wakie Tekas.”

HOT STUFF

A Bianca tem o prazer de anunciar que já está disponível o Calendário para 2014, bem como os lindos postais de Natal.

Destacamos ainda nesta edição o livro em língua inglesa “How to train your owner” (Como treinar o seu dono) da autoria do escritor Mike Gibb, fundador da Associação Friends of Bianca. Neste livro divertido, a cadela “Anna” explica aos seus amiguinhos de quatro patas como ensinar os seus donos, a sentar, “ficar”, vestir-se e muito mais. A não perder! Além disso encontra neste livro histórias com finais felizes de alguns amiguinhos da Bianca, como o King, Olivia, Alive, Viva, entre outros. Os lucros da venda dos livros revertem para a Associação Bianca. Todos os exemplares estão autografados. Encomende através do email fazendoanimaisfelizes@gmail.com. http://bianca.pt | http://biancaassociacao.blogspot.com

6


SOU VOLUNTÁRIO Anabela Olá, eu sou a Anabela, tenho 50 anos e sou doméstica. Tenho 3 pitbulls lindos, que os amo como filhos, um dos quais adotado na Bianca, a Kyra. O meu marido é outro fanático pelos animais. Somos uma família de 2 humanos e 3 animais e os 2 humanos adoram os animais. O meu interesse interesse pelos animais, nasceu no momento em que tive contato com a triste realidade deste País, onde o abandono e a falta de respeito pelos animais é cada vez maior. Um dia, decidi doar ração a Bianca e ao tomar contacto mais de perto com os animais que lá se encontravam, fiquem apaixonada por eles. O que a motiva a ser voluntária é o facto de poder contribuir para o bem estar deles (animais), enquanto estão no abrigo. Saber que ajudo a sua felicidade e bem estar. Não tenho nenhum episódio/experiência que seja relevante para contar. Por 3 vezes levamos animais do abrigo para passar a noite em nossa casa, para - pelo menos - de vez em quando sentirem-se amados e em família, onde a primeira ficou logo connosco, e os outros dois, por coincidência ou não foram rapidamente adoptados. Percebemos com esta experiência que a personalidade dos animais muda radicalmente desde o abrigo ou mesmo a rua, até estarem integrados numa família. Tenho experiência de um, em particular, que no abrigo era um animal super stressado, e quando chegou a casa tornou-se um animal super calmo e super meigo. A condição dos animais em Portugal é péssima. Basta ir a rede social do Facebook e todos os dias nos deparamos com casos lamentáveis, onde como já referi, a falta de respeito dos humanos para com os animais é enorme, desde os maus tratos a abandonos. As pessoas continuam a ficar impunes perante os actos atrocidantes que fazem aos animais. Eu sou obrigada a dispender todos os anos uma quantia anormal de dinheiro para manter os meus animais dentro da legislação e depois aparecem criadores que só se interessam pelo dinheiro que recebem com a venda das criações, onde nada têm de legal e continuam à margem da lei. O que me dá mais prazer na Bianca é ver a dedicação com que as pessoas que lá trabalham e prestam voluntariado como eu, se entregam à causa, abdicando muitas vezes da coisas boas na vida, para poder estar com os animais. Eu pessoalmente, no Verão sabia-me tão bem estar na praia, mas aos sábados de manhã passo-os a ajudar quem precisa, as poucas pessoas que se dedicam a eles e sei que o pouco ou muito que possa fazer, alivia quem lá trabalha, para que se possam dedicar a outras tarefas. A mensagem que eu deixo é que os animais nao sao descartaveis, nem sao brinquedos que se ofereçam. São seres vivos, que partilham o mundo connosco, que nunca reivindicaram nenhuns direitos, simplesmente existem para nos fazem companhia e nos dar alegrias nas nossas tristezas. São os únicos amigos em quem podemos confiar, nunca nos traíem e por mais tempo que os deixemos sozinhos, estão sempre à nossa espera com a alegria de todos os dias. Não abandonem os animais, assumam o compromisso com eles para o resto da vida, como assumem quando têm filhos. Se quando a nossa vida, às vezes, está em baixo não abandonamos os filhos, porque é que temos de abandonar os animais???? http://bianca.pt | http://biancaassociacao.blogspot.com

7


ENCONTREI UM LAR. . . É sempre com alegria que vemos um animal ser adotado. A adoção deve ser um ato consciencioso, ponderado e voluntário pelo que todas as adoções são previamente analisadas de forma a evitar, por exemplo, que o animal seja devolvido. Assim, tentamos garantir que o animal estará em boas mãos, e terá uma família para toda a sua vida, sendo amado, acarinhado e respeitado como um membro integral da família que sente, reage e sofre como todos nós. E mesmo assim ainda há devoluções. Relembramos que quem não pode adotar pode apadrinhar. Pode sempre ir passear regularmente o afilhado/a, levá-lo/a a tosquias, etc. Assim estará a beneficiar ativamente o seu bem-estar. Eles agradecem! Visite o site http://www.bianca.pt ou envie um email para sesimbra.bianca@gmail.com e saiba mais sobre o apadrinhamento. Se enviar fotos colocaremos no nosso website e nas nossas páginas das redes sociais. Contate-nos para o email sesimbra.bianca@gmail.com!

Lois

Lina

Fafa

Havana

Malia

Lito

Lira

Mazu

Beja

Lunna

Menta Mocke

Mane

Mikas Barbinhas

Michelle http://bianca.pt | http://biancaassociacao.blogspot.com

8


ENCONTREI UM LAR. . . Silva

Marieta

Jeny

Isis

Milla

Lis

Popas

Saul

Trey

Lupy

General

Yuma

Lord

Carol Alanis

Eveline

Bekas Jamira

Melissa

Jacinta

http://bianca.pt | http://biancaassociacao.blogspot.com

9


ENCONTREI UM LAR. . . Mila

Tour

Mafalda

Kida

NOTÍCIAS do MÊS Embaixadora Anne Clark A Embaixadoar da Bianca, Anne Clark, esteve em digressão durante os meses de agosto e setembro. Durante os seus concertos, tshirts e outros artigos da Bianca foram promovidos. Muito obrigada à Anne Clark, Teenie Weenie e toda a equipa pelo apoio.

Visita da Heather (FOB) A nossa amiga (FOB) Heather deu-nos o prazer da sua visita à Bianca, em agosto, e aqui permaneceu uns dias. A Heather ficou a conhecer no terreno o nosso trabalho diário, os nossos animais e, claro, ajudou-nos com algumas tarefas do abrigo, tendo mesmo pintado o nosso muro, mesmo com altas temperatura do mês de agosto. O seu entusiasmo e ânimo estiverem em alta. Muito obrigada pela visita e ajuda.

Campanha no Modelo de Sesimbra No início do mês de Agosto, estivemos presente no Modelo de Sesimbra para uma campanha de recolha de ração e bens para animais para a Associação Bianca. Estas campanhas são de extrema importância. A Associação vive - maioritariamente - de donativos e dada a situação económica do país, cada vez são menos os donativos pelo que estas campanhas são cada vez mais importantes. Aproveitamos para agradecer a todos os voluntários presentes nesta campanha, assim como à administração da Modelo de Sesimbra e todos que contribuiram com ração. http://bianca.pt | http://biancaassociacao.blogspot.com

10


NOTÍCIAS do MÊS Anne Clark vende livro a favor da Bianca A cantora inglesa Anne Clark colocou à venda na internet o único exemplar do livro de fotos sobre o seu tempo de voluntariado na Bianca. Um livro de 38 páginas, capa brilhante grossa, cheio de cor e autografado pela cantora!

L i n d a e Va l ( F O B ) n a B i a n c a As nossas amigas Linda e Val visitaram a Bianca em setembro e puderam ver na prática o nosso trabalho e ajudar nas tarefas. Obrigada a ambas pela visita e pelo apoio!

Campanha Jumbo Natureza A Bianca esteve presente, a convite da Royal Canin, num evento que decorreu no Jumbo Natureza, em Almada. Fica aqui o nosso muito obrigada à Royal Canin, a todos os voluntários que se disponibilizaram e a todos que contribuiram doando e comprando ração.

11

Newsletter Agosto / Setembro 2013  

Edição de Agosto / Setembro de 2013 da Newsletter Oficial da Associação Bianca.

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you