Issuu on Google+

ABRIL / MAIO’ 2013

Newsletter Oficial da Associação Bianca | Ano IV

Animal em Destaque

POUPAS

http://bianca.pt | http://biancaassociacao.blogspot.com


EDITORIAL Julho é sempre um mês importante para a nossa associação! É neste mês que comemoramos o nosso aniversário e com isso quer dizer que há festa e este ano não foi excepção. Este ano, mais do que nos anos anteriores vivemos tempos difíceis. . . Gastamos, por SEMANA, 600 kg de ração, 20 litros de detergente para a loiça (lavagem de canis),140 sacos para o lixo (50 e 100 litros) , 20 rolos de papel de cozinha, 5 embalagens de detergente para a roupa, 4 embalagens de toalhitas húmidas, 10 sacos de areão para gato. . . .

As despesas médico veterinárias são avultadas ! Ajude-nos a ajudar. Leiam mais no interior desta newsletter.

SABIA QUE. . . Agora é mais fácil de apadrinhar um animal da Associação Bianca? Basta preencher o formulário online e já está. Melhore a qualidade de vida de um dos animais da Associação. Veja a lista de animais aqui : (http://bianca.pt/index.php?option=com_content&view=category&id=39&Itemid=110) e preencha o formulário aqui (http://bianca.pt/forms/foster-pt.html). Obrigada desde já pelo apoio.

DICAS Já estamos a meio do verão e nunca é demais lembrar que não devemos deixar os nossos cães dentro do carro nem que seja por uns escassos minutos. Um carro fechado em dias de calor é transformado numa autêntica sauna que mata os cães em pouco minutos. Os animais sentem o calor de forma diferente de nós e por isso todo o cuidado é pouco. Lembre-se que fora do carro pode estar calor mas dentro do carro a temperatura pode chegar ao triplo! Leve o cão consigo quando sair do automóvel e evite desgraças. http://bianca.pt | http://biancaassociacao.blogspot.com

1


FOMOS ABANDONADOS... A Associação Bianca existe há 10 anos e (infelizmente) já conhecemos todas as desculpas e discursos usados por aqueles que se dirigem ao abrigo para descartar um animal. Desde problemas de saúde, mudanças de casa, mudanças de emprego, alergias, divórcios, etc. A verdade é que quem gosta cuida, nada no mundo poderia fazer abandonar o seu companheiro. O nosso abrigo não é a casa ideal para nenhum cão. A Bianca acolhe temporariamente os animais em risco, cuida da sua saúde e bem-estar emocional e promove a sua adoção responsável. Adoção responsável, pois quem não tem condições para adotar não o deve fazer. Estará a stressar o animal, causar-lhe danos psíquicos e a prejudicar a sua vida futura. Se quiser juntar-se à causa, pode visitar-nos aos sábados para uma primeira visita, e conhecer melhor o nosso trabalho. Toda a ajuda é preciosa e necessária.

Aria Doce

Se não puder adotar, saiba que pode apadrinhar e providenciar o bem-estar ao animal que desejar. Saiba mais em http://www.bianca.pt

Xica

Alexa

Tour

Olivia

Poupas

Mila

Sweety

Barack

Zezinho

Pipa

Eveline

Huginho

http://bianca.pt | http://biancaassociacao.blogspot.com

Luisinho

2


FOMOS ABANDONADOS... Butterfly

Figo

Anna

Lord

Mar e bebés

Jacinta

Roger

Jamira

Janine

Juno

Samy

Aqua

Lois Adam

Agata

Lina | Lito

Lis

Alvin

Lira

Amora | Ameixa

http://bianca.pt | http://biancaassociacao.blogspot.com

3


FOMOS ABANDONADOS... Mafalda

Klee

Kleber

Salena

Seli

Saul

Sultão

Zezinho

Wendy

Noel Nancy

Bamby

Saul

EM MEMÓRIA. . . Xica A Xica foi encontrada abandonada num estado enorme de prostação. Foi logo para o veterinário mas infelizmente não a conseguimos salvar. Tinha leishmaniose, sarna, febres da carraça, dirofilaria. . . Os rins deixaram de funcionar e a pobre menina foi poupada a um sofrimento maior. . .

Moura A Moura estava a recuperar bem, mas infelizmente surgiram outras complicações e a idade dela não ajudou, acabando por falecer no veterinário. . .

http://bianca.pt | http://biancaassociacao.blogspot.com

4


ANIMAL em DESTAQUE

TEMA DA CAPA

P O U PA S O Poupas é um patudo muito querido e sociável que foi adoptado há 3 anos atrás e devolvido recentemente. . . O Poupas voltou à Bianca, tem excesso de peso e está muito carente. O Popas já teve 3 famílias. . . . coitado. . . Dê uma nova oportunidade ao Poupas. Adote-o!

ADOÇÃO ESPECIAL NYNA A Nyna é uma cadela super carinhosa e meiga. Infelizmente sofre de leishmaniose, uma doença que lhe trouxe algumas complicações adicionais. Até lhe ser diagnosticada leishmaniose, a Nyna sofria de uma inflamação do intestino que a debilitava imenso. Entretanto, fez o tratamento apropriado e a sua condição melhorou. Relembramos que um animal com leishmaniose pode viver muitos anos de forma saudável apenas com a sua medicação diária.

Ninna http://bianca.pt | http://biancaassociacao.blogspot.com

5


LEMBRAM-SE DE MIM? Esta rubrica é dedicada às noticias dos animais adotados. Este mês é sobre a Carolina. “A 4 de Novembro de 2009 fui buscar a Carolina à Bianca para ser Familia de Acolhimento Temporário, em pouco tempo percebi que a Carol era muito especial e não podia ir embora, foi então adoptada. A Carol tem epilepsia e é surda, toma medicação diária. É uma "menina" diferente, mas que nem nós nem os "irmãos", o Rufe, a Stela e o Rato, a trocávamos por nada. Tem sido uma surpresa e uma alegria ver a resistência dela à doença, é uma cadelinha muito feliz e satisfeita com a vida que tem. Numa das fotos a Carolina está a dormir com o Rato (o preferido dela) que se juntou à família no ano passado. Bjs, Cláudia”

http://bianca.pt | http://biancaassociacao.blogspot.com

6


SOU VOLUNTÁRIO John O meu nome é John, sou americano e holandês e atualmente vivo em Portugal. Vejo algumas melhorias com menos grupos de cães errantes (vejo mais cães solitários), mais pessoas a passear os seus cães (algo relativamente recente e mais comum de há uns anos para cá) e mais pessoas a reagir favoravelmente aos animais que encontram. Posto isto, ainda vejo um número surpreendente de cães presos a correntes curtas com pouco ou nenhum espaço para se movimentarem e a servirem como um sistema de alarme barato. . . Quando nos mudámos para cá, o nosso próprio cão ficou ‘para trás’ uns meses até nos ajustarmos. Para continuarmos rodeados de animais e termos a nossa dose diária de lambidelas e mimos, procurámos nos envolver em alguma associação de protecção animal. Bianca encheu-nos as medidas, na altura e agora. É muito satisfatório quando se pode ajudar o(s) animal(is) a ter uma vida melhor. Na minha terra, as condições variam muito dependendo da região e da cultura de quem tem animais. Por exemplo, em alguns Estados a luta de cães é legal. Educar as próximas gerações a saberem como lidar com animais, saber quais as suas necessidades básicas, como reconhecer situações alarmantes e eles próprios saberem educar os outros a lidar com animais e pressionarem os outros a ajustarem as suas atitudes de acordo com o bem estar animal. A mensagem que aqui deixo é que mesmo tendo apenas um fim-de-semana livre por mês, saiam de casa e venham passear um cão do abrigo. Fará toda a diferença para si mesmo e para esse cão.

http://bianca.pt | http://biancaassociacao.blogspot.com

7


ENCONTREI UM LAR. . . É sempre com alegria que vemos um animal ser adotado. A adoção deve ser um ato consciencioso, ponderado e voluntário pelo que todas as adoções são previamente analisadas de forma a evitar, por exemplo, que o animal seja devolvido. Assim, tentamos garantir que o animal estará em boas mãos, e terá uma família para toda a sua vida, sendo amado, acarinhado e respeitado como um membro integral da família que sente, reage e sofre como todos nós. E mesmo assim ainda há devoluções. Relembramos que quem não pode adotar pode apadrinhar. Pode sempre ir passear regularmente o afilhado/a, levá-lo/a a tosquias, etc. Assim estará a beneficiar ativamente o seu bem-estar. Eles agradecem! Visite o site http://www.bianca.pt ou envie um email para sesimbra.bianca@gmail.com e saiba mais sobre o apadrinhamento. Se enviar fotos colocaremos no nosso website e nas nossas páginas das redes sociais. Contate-nos para o email sesimbra.bianca@gmail.com!

Aria

Bonny

Barty

Bala

Royal

Ritinha

Nata

Salsa

Marla

Narcy Yakir

Janine

Grey

Julietta Vinhas

Sul http://bianca.pt | http://biancaassociacao.blogspot.com

8


ENCONTREI UM LAR. . . Philip

Damira

SaďŹ ra

Cayene

Aqua

Serra

Shirkan

Saul Wendy Agata

Alvin

Amora | Ameixa

Adam

Noel Desire

Souto | Salma

Nissim

Sugar

http://bianca.pt | http://biancaassociacao.blogspot.com

Marron Carol

9


ENCONTREI UM LAR. . . Migo

Mago

Noam

Mona Nitzam

NOTÍCIAS do MÊS CAI Solidário Os jovens do projeto CAI Solidário em colaboração com a Associação Bianca dinamizaram uma banquinha na festa de encerramento do ano letivo da Escola Básica do Castelo. Na banca foram vendidos alguns dos artigos produzidos nas oficinas artística do CAI e na Escola, e foi dinamizada uma mini-feira do livro de verão (venda de livros em 2ª mão), com o objetivo de angariar fundos para a Associação Bianca. A verba angariada foi utilizada para adquirir produtos em falta na associação e entregue durante a visita semanal do CAI à Bianca.

Pic-nic No passado dia 22 de junho, a Associação Bianca esteve presente no pic-nic em Tomar, com uma pequena banca com artigos do bazar dos voluntários. Já se tornou habitual a nossa presença neste evento e esperamos que tenhamos a possibilidade de participar. É sempre uma excelente oportunidade para conhecer novas pessoas, divulgar o nosso trabalho e nos divertirmos também. Todas as vendas reverteram integralmente a favor da Associação Bianca, como já todos sabem. Muito obrigada a todos os que estiveram presentes e especialmente à organização pelo convite.

10


NOTÍCIAS do MÊS Fe st a d a B I A N C A No passado dia 13 de julho a Bianca celebrou mais um ano de existência com música ao vivo, bancas e muita animação. Como já é habitual, a Associação Bianca todos os anos promove estes eventos para divulgar o seu trabalho, angariar fundos e claro, reunir amigos e simpatizantes. Este ano contámos com a presença da Sofia Coelho e de Freud Mamede a quem muito agradecemos a disponibilidade e presença neste evento. Agradecemos a todos os voluntários presentes e a todos os que de alguma forma tornáram este dia possível. Que se repita por muitos mais anos e todos estejamos juntos.

11


NOT�CIAS do MÊS Encontro da Holanda No dia 8 de Junho teve lugar o encontro de animais adotados na Holanda. É um encontro habitual, onde os donos se reunem para confraternizar e mostrar, com muito gosto, os seus animais.

12


Newsletter Junho / Julho 2013