Page 1

ABRIL / MAIO’ 2013

Official Newsletter Bianca OficialAssociation da AssociaçãoNewsletter Bianca | Ano| Year IV IV

Animal em Destaque

MOURA

http://bianca.pt | http://biancaassociacao.blogspot.com


EDITORIAL Desde o passado mês de abril que a newsletter da Associação Bianca se tornou bimensal. Temos muito trabalho prioritário com os nossos animais, mas queremos continuar a dar notícias do abrigo, eventos, voluntários, e tudo o resto. Este mês apresentamos a história da Yuma como “Adopção Especial”, e da Moura no “Animal em Destaque”. Tivémos também de nos despedir de vários dos nossos animais mais velhos ou doentes e relembra-mo-los nesta edição. Boas leituras!

Ajude-nos a ajudar!

SABIA QUE. . . O Centro de Animação para a Infância (CAI) da Cercizimbra - tem duas visitas semanais ao nosso abrigo para passear cães? Todas as 3ªs e 5ªs feiras, por volta das 14h15, dezenas de cães são passeados por este pelotão. Juntem-se a eles, pois só experimentando podem saber como é fantástico dar amor a estes canitos que tanto anseiam por passeios e mimos.

HOT STUFF A partir de julho, no blog dos voluntários, estará disponível um kit denominado “4 Patas Solidárias” composto por 1 tshirt à sua escolha, 1 pin, 1 caneta e 1 certificado de apadrinhamento válido por 1 ano, pelo simbólico valor de 40 euros. Tudo numa caixa transparente e entregue a quem você quiser. Aproveite para oferecê-lo a alguém especial. http://fazendoanimaisfelizes.bl ogspot.com

http://bianca.pt | http://biancaassociacao.blogspot.com

1


FOMOS ABANDONADOS... A Associação Bianca existe há 10 anos e (infelizmente) já conhecemos todas as desculpas e discursos usados por aqueles que se dirigem ao abrigo para descartar um animal. Desde problemas de saúde, mudanças de casa, mudanças de emprego, alergias, divórcios, etc. A verdade é que quem gosta cuida, nada no mundo poderia fazer abandonar o seu companheiro. O nosso abrigo não é a casa ideal para nenhum cão. A Bianca acolhe temporariamente os animais em risco, cuida da sua saúde e bem-estar emocional e promove a sua adoção responsável. Adoção responsável, pois quem não tem condições para adotar não o deve fazer. Estará a stressar o animal, causar-lhe danos psíquicos e a prejudicar a sua vida futura. Se quiser juntar-se à causa, pode visitar-nos aos sábados para uma primeira visita, e conhecer melhor o nosso trabalho. Toda a ajuda é preciosa e necessária.

Calu Carol | Cadu Safira

Se não puder adotar, saiba que pode apadrinhar e providenciar o bem-estar ao animal que desejar. Saiba mais em http://www.bianca.pt

Luna

Moura

Shalom

Tamir

Simba

Sissi

Yakir

Tyr | Toth

Harbour

Nalaa

Zizi

General

Grey

http://bianca.pt | http://biancaassociacao.blogspot.com

2


FOMOS ABANDONADOS...

Itai

Serra

Karin

Silva

Elin

Sul

Migas

Ruka

Mimosa

Jeni

DICAS Os cães guia não são apenas animais de estimação mas são também cães de trabalho. Apesar de podermos ter a tentação de mostrar o nosso apreço através de festas, existem regras que todos devemos saber por forma a não perturbar o cão ou o seu dono, nem mesmo colocar em perigo esta equipa. Aqui deixamos algumas dicas de segurança. Quando um cão guia se encontra com o corpete ou arnês ele está em trabalho pelo que não deve ser distraído seja de que forma for. Se por alguma razão tiver mesmo de abordar a pessoa invisual guiada pelo cão, deve dirigir-se à pessoa e não ao animal. E muito importante que garanta que o seu cão se encontra à trela ou perfeitamente controlado na presença de um cão guia. Quando abordar a pessoa pode ser benéfico deixá-la saber que também tem um cão. Quando em casa os cães guia são animais de estimação como qualquer outro, mas com o arnês são guias altamente habilitados que não devem ser distraídos. http://bianca.pt | http://biancaassociacao.blogspot.com

3


ANIMAL em DESTAQUE

TEMA DA CAPA

MOURA A Moura foi encontrada na berma de uma estrada, quase cega, com as patas traseiras enroladas em gazes e não se conseguia levantar. A pele da barriga é de tal forma enorme que quando tentava levantar-se a pata pisava-a e ela rodava à volta de si mesma. Tem Síndrome de Cushing, também conhecido por hipercortisolismo ou hiperadrenocorticismo que, é um distúrbio endócrino causado por níveis sanguíneos elevados de glucocorticóides, especialmente cortisol. O cortisol é libertado pela glândula supra-renal em resposta à libertação da hormona adrenocorticotrópica pela adeno-hipófise, no cérebro. Vamos tentar dar qualidade de vida a esta menina que se tem portado que nem uma guerreira!

ADOÇÃO ESPECIAL YUMA A Yuma sofre de hidrocefalia, que é uma doença rara e do foro genético, normalmente encontrada em cães de raça pura. Esta doença caracteriza-se pelo excesso de líquido na cavidade craniana fazendo pressão sobre o cérebro. Normalmente, os animais que sofrem desta doença, não completam os 3 meses de idade. A Yuma já tem quase um ano e encontra-se estável, pelo que tudo indica que superou a parte mais crítica da doença. No entanto com o tempo, é muito provável que fique cega por completo. Não há qualquer medicação que se possa fazer. Precisa mesmo da estabilidade de um lar! O abrigo com mais de 300 cães não é local estável, calmo e sereno para ela. Fica muito stressada com o ruído. A Yuma é uma doçura, um exemplo de cadelinha super meiga que nos pede colo e mimos constantemente, e fica agarrada a nós. Adopte-a! http://bianca.pt | http://biancaassociacao.blogspot.com

4


EM MEMÓRIA. . . Elfo O nosso querido Elfo depois de passar conosco 3 anos partiu. O seu coração não aguentou. Adeus Elfinho, todos te adorámos.

Migas O Migas foi abandonado na Bianca e quando o levámos ao vet foram diagnosticados tumores nos rins. . . uma condição insustentável para um animal. . . agora descansa depois de 10 anos de vida em casa dos donos que ao fim desse tempo o abandonaram!

Conde O nosso Conde estava na Bianca há dois anos. Desde há alguns meses que tinha vindo a mostrar sinais de envelhecimento até que agora deixou de se levantar. . . descansa em paz querido.

Luisinho Luisinho foi encontrado na Quinta do Conde por uma voluntária. A sua condição era muito delicada e assim que foi ao veterinário ficou imediatamente internado para observação e testes. Infelizmente não resistiu aos inúmeros problemas físicos que tinha.

FAZENDO ANIMAIS FELIZES Este mês selecionámos o bloco de notas, forrado a tecido que foi feito à mão especial e gentilmente para a Associação Bianca. Veja outros artigos e utilidades no blog e saiba que, ao adquirir, está a ajudar de forma direta e ativa a nossa Associação. http://fazendoanimaisfelizes.blogspot.com

Ninna http://bianca.pt | http://biancaassociacao.blogspot.com

5


LEMBRAM-SE DE MIM? Esta rubrica é dedicada às noticias dos animais adotados. Este mês é sobre a Uma, agora chamada de Luna. "Os últimos meses têm sido muito emocionantes para mim e tenho muito que contar. Primeiro de tudo tenho de dizer o meu novo nome, porque não gostava muito de Uma. A mãe e pai nunca conseguiam pronunciar correctamente por isso o meu nome é Luna. Vivo na Alemanha, perto de Wiesbaden, numa pequena terra. Apesar de sentir saudades vossas, a minha nova família é tão boa para mim. Sinto-me sempre como uma princesa. Por vezes tenho problemas com a língua alemã, outras vezes não quero perceber. Nós fazemos imensas coisas, especialmente nos fins-de-semana. Caminhamos nas florestas, nas vinhas, vamos à escola para cães e sou uma rainha das compras. A mãe e pai trabalham, por isso eu passo o meu tempo durante o dia na casa da avó. Ela é tão gira, porque recebo biscoitos mesmo sem fazer nada para isso. Sou uma princesa inteligente. Às vezes visito o meu novo amigo Harry. Harry é um labrador preto e é o meu melhor amigo. Ele toma conta de mim enquanto a avó trabalha. Mas eu conto as horas do dia até o pai ir me buscar. A mãe espera por mim em casa e então passeamos. O resto do dia é reservado para mimos, mimos e mais mimos. Numa das fotos podem ver como sou fã de bolas de futebol. Talvez eu tenha tempo para vos visitar no próximo ano. Luna”

http://bianca.pt | http://biancaassociacao.blogspot.com

6


SOU VOLUNTÁRIO Madeléne, Sofie, Sandra e Mikaela Olá somos a Madeléne, Sofie, Sandra e Mikaela da Suécia. Estamos a estudar animais, especialmente cães na escola secundária. Estamos todas na mesma turma e estamos juntas quase todas as horas do dia. Vinhamos com más expectativas de Portugal acerca dos cães, mas como há uma grande diferença entre Portugal e a Suécia, foi um choque na mesma. Pensamos que as pessoas precisam de pensar duas vezes antes de ter um cão. É um animal que nem sempre será pequeno e fofinho, vai crescer e pode viver connosco por mais de 10 anos. As pessoas têm de ter a têm esse tempo, antes de adoptar um cão. Achamos que esta é uma instituição fantástica. Pessoas com outros trabalhos vêm à Bianca de tarde e aos fins de semana para passear e socializar os cães que não têm uma casa. As pessoas que trabalham na Bianca fazem um trabalho fantástico. Elas dão atenção a todos os cães e garantem que todos os cães têm o que é preciso. É claro que nem todos os cães podem ser inspecionados para ver se têm carraças todos os dias, mas até agora nestas duas semanas que cá estivemos, apenas encontrámos carraças em 4-5 cães dos 300 que estão na Bianca. A maioria dos cães está muito bem socializada, quase demasiado se é que isso é possível. Na Suécia temos regras restritas no que respeita ao bem-estar animal, por exemplo quão grande um espaço tem de ser para cada cão, quanto tempo podem ser deixados sozinhos em casa, não podemos deixálos soltos no verão. Se não cumprirmos estas regras podemos ser punidos com uma multa, prisão ou mesmo perder o direito a ter animais no futuro. Há um episódio que gostaríamos de partilhar. . . de quando a grande e assustada Roxy veio ter connosco a primeira vez. Ela estava tão assustada no início, mas é um verdadeiro doce e aprendeu que podia confiar em nós. Também quando a Sandra estava a transportar a pequena Jack Russel preta e branca e pousou-a, ela andou ao pé de nós por um pouco. Também adoramos quando o staff confia em nós e nos deixa fazer as coisas por nós próprias. Estas são as principais lembranças que levamos da experiência na Bianca. As pessoas deviam mesmo assumir a responsabilidade pelos seus animais. Se elas não tomarem conta dos seus animais ou abusarem deles de alguma forma deviam ter algum tipo de represália. Estamos muito gratas por termos podido ter esta experiência. É uma diferença tão grande e pensamos que todos deviam ver, na vida real, que nem todos os animais têm uma boa vida. A Suécia não é perfeita mas não vemos animais abandonados com tanta frequência. Sandra, Sofie, Madde and Mikaela.

http://bianca.pt | http://biancaassociacao.blogspot.com

7


ENCONTREI UM LAR. . . É sempre com alegria que vemos um animal ser adotado. A adoção deve ser um ato consciencioso, ponderado e voluntário pelo que todas as adoções são previamente analisadas de forma a evitar, por exemplo, que o animal seja devolvido. Assim, tentamos garantir que o animal estará em boas mãos, e terá uma família para toda a sua vida, sendo amado, acarinhado e respeitado como um membro integral da família que sente, reage e sofre como todos nós. E mesmo assim ainda há devoluções. Relembramos que quem não pode adotar pode apadrinhar. Pode sempre ir passear regularmente o afilhado/a, levá-lo/a a tosquias, etc. Assim estará a beneficiar ativamente o seu bem-estar. Eles agradecem! Visite o site http://www.bianca.pt ou envie um email para sesimbra.bianca@gmail.com e saiba mais sobre o apadrinhamento. Se enviar fotos colocaremos no nosso website e nas nossas páginas das redes sociais. Contate-nos para o email sesimbra.bianca@gmail.com!

Maribel

Sonata

Klaudio

King

Colbi

Smooth

Sissi

Spring

Snow

Dickens

Judith

Kimby Duke

Grifo

Dickie

Feliz

http://bianca.pt | http://biancaassociacao.blogspot.com

8


ENCONTREI UM LAR. . . Canella

Cadu

Ciro

Canello

Cookie

Mins

Lona

Maluda

Mandarina

Caio

Jedi

Cola

Magnolia

Molete

Cortiça

EVENTO No próximo dia 22 de junho, a Associação Bianca estará presente no pic-nic anual de Tomar, com uma pequena banca com artigos do bazar dos voluntários. Já se torna usual a presença da Associação neste evento que nos permite dar a conhecer a novas pessoas e rever amigos que nos apoiam naquela região. Todas as vendas reverterão integralmente a favor da Associação Bianca, como já é sabido. Se estiver perto de Tomar, não deixe de visitar e ajudar. Espera-se um dia divertido e produtivo. http://bianca.pt | http://biancaassociacao.blogspot.com

9


NOTÍCIAS do MÊS Quadro de Registo de Passeios Existem agora dois painéis para registo diário dos animais que são passeados, por forma a evitar que alguns passeiem duas ou mais vezes, e outros não sejam passeados. Para quem conhece o nosso abrigo, os painéis estão no portão entre a casota do Clif e da Karma. Todas as casotas/parques têm um numero, assim quando um voluntário passear um animal, anota nestes painéis, colocando uma cruz no nº da casota respetiva de cada animal que passeou. Os números das casotas nos painéis não são removíveis mas a data e a marcação “X” são de limpeza fácil. Assim no final de cada dia limpam-se as X e no dia seguinte coloca-se a nova data. Obrigada pelo vosso apoio.

IADE e NHL O projeto Creative Meeting, desenvolvido pelo IADE e pela Universidade holandesa NHL, escolheu, entre outras instituições, a Bianca. Tivémos o prazer de receber na Bianca 12 alunos do projeto que, em 3 dias, fizeram um trabalho fantástico merecendo o nosso aplauso. O resultado foi um video de sensibilização contra o abandono, dirigido às crianças com idades compreendidas entre os 7 e os 14 anos. Para além deste video, desenvolveram alguns designs gráficos a utilizar no futuro. Veja o video aqui: http://youtu.be/YMieUDCvO_0

CAI solidário com Associação Bianca O grupo de voluntários do projeto “CAI solidário com a Associação Bianca” partilhou a sua experiência com as repórteres do “Jornaless” de Sampaio tendo feito uma visita à Bianca. Em breve será publicado no facebook do Cai o feedback das repórteres do Jornal SS . Fiquem atentos.

10

Newsletter Portuguesa da Bianca  

Edição de Abril/Maio de 2013 da Newsletter Oficial da Associação Bianca.

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you