Dc 4 bellmais fertilidade

Page 1

setembro / 2004 ano 2 número 4

BellMais Fertilidade

O

rebanho brasileiro de vacas é da ordem de 60.000.000 de cabeças. Esse número é maior que o rebanho total de muitos países importantes na produção de carne bovina, como Argentina e Austrália. É reconhecido que os índices zootécnicos do rebanho bovino brasileiro são baixos. Desses índices, o que chama a atenção é a taxa de prenhez de nossas matrizes. Há anos que não passamos do patamar dos 50% de fertilidade. Isso significa que, a cada dois anos, uma vaca desmama um bezerro. A baixa taxa de fertilidade reduz a rentabilidade, uma vez que a manutenção de uma máquina (matriz) no sistema é onerosa. Essa máquina tem custo: vacinas, suplemento mineral, mão-de-obra e pastagens. Desse modo, acredita-se que o aumento das taxas associadas à reprodução (taxa de concepção, taxa de fertilidade, taxa de prenhez e taxa de desmame) tragam aumento da rentabilidade dos sistemas pecuários e promovam aumento da produção de carne no Brasil. Para cada 1 ponto percentual de aumento na fertilidade do rebanho nacional tem-se o nascimento de 570.000 bezerros a mais. Esse aumento de nascimento fará com que, ao longo dos anos, se reflita na maior produção de carne. Para cada 1 ponto percentual de aumento na fertilidade ter-se-á, aproximadamente 100.000 t de carne a mais. Como fazer para se ter aumento de fertilidade de nossas matrizes? Algumas medidas são primárias, de baixo custo e de grande resultado: aumentar a oferta de forragem para as matrizes controle e seleção das matrizes adequação da suplementação mineral bom manejo sanitário implantar estação de monta Entretanto, as indicações de manejo acima tem um limite. Quando se já tem bom manejo de pastagens, se tem estação de monta e se trabalha com adequado suplemento mineral, ainda tem o que melhorar, principalmente com as primíparas. Quando se introduz a estação de monta, tem-se sempre a idéia de reduzi-la ao máximo. Cento e vinte dias de estação pode ser adequado, porém 90 dias seria melhor e 75 dias é o que os sistemas mais aperfeiçoados estão buscando. O objetivo de se trabalhar com estações de monta mais curtas é de sistematizar as fazendas e principalmente de se ter bezerros nascendo mais cedo (meses de agosto a outubro). Inevitavelmente, esses bezerros desmamam com peso maior e, serão os futuros bois abatidos com menores idades na fazenda. As vezes são abatidos 1 ano antes que seus contemporâneos, 2 ou 3 meses mais novos, mas que nasceram entre dezembro e março. Ter um produto que promova aumento de fertilidade do rebanho, que tenha ingestão oral, e se possível, que seja um suplemento mineral, foi um desafio para Bellman Nutrição Animal. Esse produto foi desenvolvido ao longo de três anos, e depois de alguns testes em fazendas comerciais, foi lançado no dia 16/08/2004 com o nome de BellMais Fertilidade.

O BellMais Fertilidade é um suplemento mineral enriquecido de ácidos graxos de cadeia longa polinsaturados e protegidos da degradação ruminal. Esses ácidos graxos alteram a síntese de prostaglandinas no útero materno. A alteração de prostaglandina provoca redução da morte embrionária e conseqüente aumento da taxa de concepção e taxa de fertilidade das vacas. Em outras palavras o BellMais Fertilidade faz com que os cios sejam mais férteis. Além disso, vacas tratadas com o BellMais fertilidade apresentaram cios mais cedo. Assim, os benefícios com o uso do BellMais Fertilidade são: Maior taxa de concepção Maior taxa de prenhez Menor gasto com sêmen Antecipação da prenhez Maior peso dos bezerros na desmama Foi conduzido um experimento com 560 vacas da raça Nelore, sendo que 280 vacas foram suplementadas com suplemento mineral e 280 com o BellMais Fertilidade. As vacas tiveram as parições entre os meses de agosto e setembro. A estação de monta foi entre novembro e fevereiro, sendo 75 dias de inseminação artificial e 30 dias de touro. Os resultados desse trabalho seguem: Tabela 1- Taxa de fertilidade do lote testemunha (suplemento mineral) e do lote tratamento, BellMais Fertilidade.

Sal Mineral % do total Acumulado Semana 1IA Semana 2 IA Semana 3 IA Semana 4 IA Semana 5 IA Semana 6 IA Semana 7 IA Semana 8,9 e 10 - Touro

BellMais Fertilidade % do total

Acumulado

18% 12% 20% 7% 11% 7% 2%

18% 30% 51% 59% 70% 77% 79%

30% 18% 14% 11% 5% 7% 1%

30% 48% 62% 74% 79% 86% 87%

8%

87%

7%

95%

Nota-se que a taxa de fertilidade do lote tratamento sempre esteve em níveis acima do lote testemunha. Ao término do teste, a fertilidade acumulada foi de 95% para o lote tratamento e de 87% para o lote testemunha (Tabela 1). Valor esse 8% superior para o lote suplementado com BellMais Fertilidade (Figura 1). As vacas que receberam o BellMais Fertilidade apresentaram menor retorno ao cio, pois uma menor proporção delas foram inseminadas por duas ou três vezes. No total 83% das vacas do lote testemunha foram inseminadas contra 90% do lote tratamento. O maior número de vacas inseminadas no lote com BellMais Fertilidade demonstra a maior incidência de cios (Tabela 2).

Realização: Serviço de Atendimento Técnico Bellman. Responsáveis Técnicos: Marco Antônio Balsalobre, César Vitaliano Graminha, Ana Léa Moreira Martins e Elaine C. Ligeiro (estagiária) Colaboração: Trademan.

1


Tabela 2- Índices da inseminação artificial e gasto de sêmen entre os lotes testemunha (suplemento mineral) e tratamento (BellMais Fertilidade).

Índices Vacas inseminadas (% do lote) Vacas com duas inseminações (% das vacas) Vacas com três inseminações (% das vacas) Gasto de sêmen (doses/vaca prenhe)

Suplemento Mineral

BellMais Fertilidade

83

90

40

35

17

12

1,52

1,42

Como um menor número de vacas retornaram ao cio no lote com BellMais Fertilidade, esse apresentou um menor uso de sêmen, 1,42 contra 1,52 para o lote testemunha. Devido ao fato das vacas terem sido emprenhadas antes no lote tratamento comparado ao lote testemunha (Tabela 1), espera-se que os bezerros desmamados dessas vacas sejam mais pesados (Tabela 3). Tabela 3- Expectativa de nascimento

Nascimentos Setembro Outubro Novembro Dezembro Peso médio desmama (kg)

Suplemento mineral 16 58 18 8 194,00

BellMais Fertilidade 28 51 14 7 197,50

Figura 1- Taxa de fertilidade para o lote consumindo BellMais Fertilidade comparado ao lote consumindo apenas suplemento mineral

95% 95% 90%

Suplem ento m ineral 87%

BellMais Fertilidade

85% 80%

Para maiores informações entre com contato com o Atendimento Técnico Bellman. 08007721020 ou 1732539600

Bons resultados com Lalsil Cana A Fazenda São Paulo, do proprietário Anselmo Paulo Bellodi, situada em São João do Iracema (SP), obteve média de 1.162 kg/cab. de ganho de peso diário final e conversão alimentar de 10.70 kg MS/kg de ganho de peso, em confinamento de 120 animais, em um período de 76 dias, cujo o volumoso, silagem de cana era inoculado com Lasil Cana. A dose de utilização do Lalsil Cana é de 2 g por tonelada de cana fresca.

Trademan firma Parceria com a Agrosalles A Trademan empresa comercial do Grupo Bellman Nutrição Animal e a Agrosalles empresa do ramo de sementes para pastagens há mais de 20 anos, apresentam para o mercado uma nova linha de sementes Polímerizadas e Tratadas. Saiba um pouco mais sobre essa tecnologia e seus benefícios: Sementes com Polímeros Esse tratamento torna as sementes capazes de controlar a absorção de água durante o processo de germinação, melhorando sensivelmente o “stand” de plantas por área formada. Sementes com Inseticida As sementes submetidas a esse tratamento controlam com grande eficiência os ataques de formigas, cupins, grilos e gafanhotos. Todas as sementes com inseticidas também recebem o tratamento com polímeros. As vantagens obtidas com as Sementes Tratadas são inúmeras: • Maior velocidade no estabelecimento das pastagens; • Entrada do gado com até 60 dias de antecipação; • Capim mais denso, uniforme e de melhor qualidade ("maior lotação”); • Raízes mais vigorosas, mais rebrota e maior resistência ao pisoteio. Entre em contato conosco e conheça toda a linha Agrosalles. Brizantha - Decumbens - MG 5 - Mombaça - Tanzânia, entre outras. Serviço de Atendimento ao Consumidor 0800 772 3400 trademan@trademan.com.br Colaboração: Trademan/Agrosalles

Realização: Serviço de Atendimento Técnico Bellman. Responsáveis Técnicos: Marco Antônio Balsalobre, César Vitaliano Graminha, Ana Léa Moreira Martins e Elaine C. Ligeiro (estagiária) Colaboração: Trademan.

2


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.