Issuu on Google+

Biblioteca Escolar / Centro de Recursos Rede de Bibliotecas Escolares do Peso da Régua

Escolas | João de Araújo Correia

Dezembro 2010

BOLETIM 01 A Biblioteca Escolar e o ensino-aprendizagem para todos

T

endo sempre em vista o sucesso educativo dos nossos alunos, vimos convidá-lo para a participação nos projectos/ actividades de promoção da leitura e de apoio ao currículo, os quais poderão ser integrados no Projecto Curricular de Turma. A Biblioteca Escolar disponibiliza as ferramentas necessárias para que Professores e Alunos possam trabalhar de forma articulada e contínua. Contamos convosco! Contem com a Biblioteca Escolar!

Projecto aLer+

N

o ano lectivo de 2008/2009 o Agrupamento Vertical de Peso da Régua e, no ano seguinte (2009/2010), a ESJAC foram convidadas a integrar o projecto aLer +, que visa “ apoiar as escolas que se disponham a desenvolver um ambiente integral de leitura”. Este projecto pretende ser aglutinador de estratégias e de envolvimento colectivo, visando promover a literacia, desenvolver uma cultura de leitura e um melhor desempenho neste domínio. O Agrupamento João de Araújo Correia continua a desenvolver este projecto, concebido pelo Plano Nacional de Leitura e Rede de Bibliotecas Escolares, com o apoio dos responsáveis pelo «Reading Connnects» – National Reading Trust – do Reino Unido.

Site do Plano Nacional de Leitura: http://www.planonacionaldeleitura.gov.pt

Este Boletim é Editado pela Equipa da Biblioteca das Escolas | João de Araújo Correia

01


BOLETIM 01 Biblioteca Escolar / Centro de Recursos Comemoração do Mês Internacional das Bibliotecas

N

o início do ano lectivo, as equipas das BE´s do Agrupamento receberam, para visitas guiadas, todas as turmas de Préescolar, 1º ciclo, 5º, 7º e 10º anos, bem como os Formandos do CNO que na Biblioteca, de uma forma divertida, conheceram mais aprofundadamente o mundo dos livros. Esta actividade reveste-se da maior importância, uma vez que se explica aos alunos o modo de funcionamento destes espaços, tão importantes não só para os momentos de lazer, mas também para enriquecimento das aprendizagens ligadas aos currículos das diferentes áreas disciplinares e não disciplinares.

Comemoração do Dia da Alimentação 16 de Outubro

O

PES e a BE convidaram as turmas do 5º Ano para assistirem à dramatização da obra “VIAGEM AO MUNDO DA ALIMENTAÇÃO”, de Manuela Leitão. Para comemorar este dia, as Bibliotecas dos Centros Escolares das Alagoas e Alameda promoveram a actividade “Rimas com Frutos”. O poema “Os frutos”, de Eugénio de Andrade, foi o ponto de partida para a actividade, a que se juntou uma peça de fruta entregue a cada uma das 41 turmas (36 do 1º Ciclo e 5 do Jardim de Infância). E como frutificou o trabalho e a imaginação de docentes e alunos!

Concurso Nacional de Leitura

E

stão abertas as inscrições para a 5ª edição do Concurso Nacional de Leitura. A primeira fase, selecção dos alunos a nível de escola, terá lugar no dia 5 de Janeiro, às 14.30h, em simultâneo, na EB23 e na ESJAC. As obras escolhidas este ano são da autoria de João de Araújo Correia, patrono do Agrupamento, notável médico e brilhante contista reguense. O desafio proposto é a leitura de “Terra Ingrata” e “Caminho de Consortes”, para o 3º ciclo e “Nuvens Singulares” e “Pátria Pequena”, para o Secundário.

O que eles imaginam…

“O que fazem, a altas horas da madrugada, os livros da biblioteca”? -

Os livros dançam e pesquisam-se uns aos outros. Os livros pesquisam na Internet. As imagens trocam de livro. Os livros fazem uma festa do pijama, dançam e cantam.

Este Boletim é Editado pela Equipa da Biblioteca das Escolas | João de Araújo Correia

Alunos do 1º Ciclo

02


BOLETIM 01 Biblioteca Escolar / Centro de Recursos Entrega de prémios do concurso do Logótipo do SABE

N

o dia 7 de Dezembro, no Salão Agustina Bessa Luís, da BMPR realizou-se a cerimónia da entrega dos prémios, do concurso Logótipo do SABE do Peso da Régua. Este evento foi organizado pela Biblioteca Municipal e Agrupamento de Escolas João de Araújo Correia.

Sara Diaquino

Formação Pordata/RBE

N

o dia 11 de Outubro, quatro monitoras da BE (ESJAC) e a professora bibliotecária deslocaram-se à Escola Monsenhor Jerónimo Amaral, em Vila Real, para a 1ª sessão de formação Pordata/RBE. A Pordata, Base de Dados Portugal Contemporâneo, constitui um instrumento com grandes potencialidades pedagógicas, que fornece dados rigorosos, dos últimos 50 anos de Portugal. A opinião das participantes na formação foi de que a referida base é um excelente suporte à realização de trabalhos/projectos dos alunos e de promoção das literacias.

Entrega de livros aos alunos do 1º ano

M

ais uma vez, o Plano Nacional de Leitura promoveu a entrega de livros aos alunos que agora iniciam o seu caminho de aprendizagem formal da leitura e da escrita. A entrega foi feita nas novas Bibliotecas dos Centros Escolares.

Hora do Conto Regularmente acontece nas BE’s a “Hora do Conto”, para todas as turmas do Agrupamento.

Este Boletim é Editado pela Equipa da Biblioteca das Escolas | João de Araújo Correia

03


BOLETIM 01 Biblioteca Escolar / Centro de Recursos NOVOS PROJECTOS A comemorar também se aprende

P

elo S. Martinho, o Ricardo Fonseca, aluno da ESJAC, através da Biblioteca da sua escola em intercâmbio com a Biblioteca do Centro Escolar das Alagoas, foi à turma1 do 2º ano apresentar um trabalho sobre a lenda de S. Martinho. O Ricardo e os alunos da turma gostaram tanto desta experiência que esperam que esta partilha se mantenha ao longo do ano.

Novas escolas novas leituras

O

s alunos do 6º5 iniciaram o seu projecto Nova Escola, Novas Leituras com a leitura do livro “O Dia em que a Barriga Rebentou” aos seus colegas do 1º ciclo dos Centros Escolares da Alameda e das Alagoas. Depois de ouvirem a divertida história de José Fanha, os alunos realizaram um trabalho preparado com a ajuda da Professora de Língua Portuguesa sobre a obra e o tema dominante “A Alimentação saudável”, na Biblioteca Escolar. Esta é uma actividade, onde se pretende promover a partilha do prazer da leitura, entre turmas e entre ciclos ou níveis de ensino. Na sequência desta leitura tivemos uma turma do 4º ano que leu a mesma obra para outra do 2º ano, o que trouxe grande contentamento a todos os intervenientes.

A caminho da Biblioteca

O

projecto A Caminho da Biblioteca do CEF de Informática- 2º ano arrancou este mês com entusiasmo. O tema escolhido para o arranque dos trabalhos integra-se na comemoração do Dia Internacional dos Direitos Humanos. A actividade iniciouse com a selecção do material jornalístico, a leitura de alguns artigos e a utilização das técnicas de sublinhado e de resumo. Todos os meses, os alunos e a Coordenadora do curso irão ler à BE da EB 2,3 um artigo de uma revista e escrever um texto de opinião, ou outro, que depois trabalharão nas aulas, de modo a poderem incluir os seus trabalhos num espaço que o blog Ritual Livro lhes reserva.

Encontro com…

A

inda dentro da comemoração do Mês Internacional das Bibliotecas, realizou-se, no dia 25 de Novembro, a actividade Encontro com…, para os alunos do 9º ano, turma A. Duas alunas do ensino secundário encarnaram e dramatizaram a vida e obra dos escritores Florbela Espanca e Fernando Pessoa.

Passatempo “Conhecer João de Araújo Correia” Vencedora: Sandra Catarina Vicente Coelho, n.º 17, 8ºE

Este Boletim é Editado pela Equipa da Biblioteca das Escolas | João de Araújo Correia

04


BOLETIM 01 Biblioteca Escolar / Centro de Recursos Postais Ilustrados de Natal

O

s alunos da turma CEF, Operadores de Fotografia, usando os livros como ponto de partida, criaram postais ilustrados de Natal.

Happy Meal

E

ste texto de José Braga-Amaral foi o ponto de partida para uma Hora do Conto dinamizada pela professora Emília Craveiro em colaboração com a BE da Esjac. A sessão contou com leitura de poemas de Natal, dramatização do conto, construção de um acróstico, mímica e até bingo. Uma aula diferente, dinâmica e variada, sem dúvida a repetir!

Este Boletim é Editado pela Equipa da Biblioteca das Escolas | João de Araújo Correia

05


BOLETIM 01 Biblioteca Escolar / Centro de Recursos NOVOS LIVROS

Títulos adquiridos com verbas do PNL.

Afonso Cruz, O dia em que o meu bairro ficou de pantanas Afonso Cruz, Rimas perfeitas, imperfeitas e mais-que-perfeitas Alessia Garilli, Para onde foram os ovos de Paulina? Álvaro Magalhães, O limpa-palavras e outros poemas Álvaro Magalhães, Contos da Mata dos Medos Ana Mª Magalhães, O circo maravilhoso da serpente vermelha Ana Mª Magalhães, Os primos e a fada atarantada Ana Vicente, O H perdeu uma perna Anne Frank, Diário de Anne Frank António Mota, O livro dos trava-línguas Beatrice Masini, A princesa baixinha Benoit Delalandre, O meu atlas Larousse do corpo humano Carla Antunes, O rei Cota Carla Antunes, Os papagaios do rei Carlos Campos, Draguim, rei dos dragões Carlos Canhoto, Barbatanar nas cores do arco-íris Caroline Bingham, Primeira enciclopédia da Natureza Daisy Meadows, Céu, a fadazinha azul Daisy Meadows, Rubi, a fadazinha vermelha Daisy Meadows, Açafrão, a fadazinha amarela Daisy Meadows, Âmbar, a fadazinha cor de laranja David Machado, A noite dos animais inventados David Machado, O tubarão na banheira Don Brown, Um rapaz invulgar: o pequeno Albert Einstein Elizabeth Dalby, A minha primeira enciclopédia de geografia Émilie Beaumont, Dicionário por imagens do corpo humano Emily Horn, Desculpa… por acaso és uma bruxa? Eric Carle, Papá, por favor apanha-me a Lua Eric Many, A rima do Romeu Geronimo Stilton, Stilton Salvem a baleia Gianni Rodari, Alice entre as gravuras Guido Visconti, O espantalho enamorado Hans C. Andersen, O soldadinho de chumbo Hergé, O ceptro de Ottokar Inês Pupo, Canta o galo gordo Isabel Minhós Martins, Coração de mãe Isabel Minhós Martins, Pê de pai Isabel Zambujal, A menina que sorria a dormir Jacques Rodrigues, Animais dos oceanos John Boyne, O rapaz do pijama às riscas

José Diaz Morfa, O grande livro da sexualidade José Fanha, A noite em que a noite não chegou José Fanha, O dia em que a mata ardeu José Jorge Letria, O sonho é… José Jorge Letria, O amor o que é? José Jorge Letria, O menino que se apaixonou por uma guitarra: Carlos Paredes Laura Garnham, A pequenina Sereia Layn Marlow, Carlota Barbosa, a bruxa medrosa Luísa Ducla Soares, O ratinho marinheiro Luísa Ducla Soares, O soldado João Luísa Ducla Soares, O urso e a formiga Mª Alberta Menéres, Aventuras da Engrácia Mª Isabel Loureiro, A vovó ensina-te a cozinhar Mª Isabel Mendonça Soares, O gato das botas Mª João Gromicho, O dia em que o mar desapareceu Mª José Meireles, A lenda do galo de Barcelos Manjusha Pawagi, A menina que detestava livros Margarida Fonseca Santos, Chamem-lhes nomes! Maria Rosa Colaço, Espanta-pardais MªTeresa Maia Gonzalez, A minha prima e eu Montse Gisbert, Teresa Duran, O bebé mais doce do mundo Nuno Caravela, Porque existe o dia e a noite Papiniano Carlos, Luisinho e as andorinhas Papiniano Carlos, A menina gotinha de água Patrícia Mennem, Tudo sobre os dinossauros Paula Pinto da Silva, Grávida no coração Pranab Bardhan , Docinho de morango vai de férias Rosa Costa-Pau, Animais em família: leões Rosa Lobato Faria, ABC das flores e dos frutos Rosa Navarro Durán, Dom Quixote contado às crianças Rubem Alves, As mais belas histórias de Rubem Alves Tim Bowley, Jaime e as bolotas Vários, Chibos e sabichões Vários, Aventura no trânsito Vários, Como «gira» o mundo: atlas elementar temático Vários , Orientação e mapas Werner Holzwarth , A toupeira que queria saber quem lhe fizera aquilo na cabeça

A nossa biblioteca está online. Visita-nos! O nosso site:

www. esjac-biblioteca.pt.vu

Os nossos blogues:

Viajar nas Palavras - http://viajarnaspalavras.wordpress.com Ritual Livro - http://avprbiblioteca.blogspot.com Sentir a Escola Sempre - http://sentiraescolasempre.blogspot.com Centro Escolar das Alagoas - http://www.centroescolaralagoas.blogspot.com Jardins em Socalcos - http://jardinsemsocalcos.blogspot.com

Este Boletim é Editado pela Equipa da Biblioteca das Escolas | João de Araújo Correia

06


Boletim 01 - dezembro/2010