Issuu on Google+

BIBLIOTECA ESCOLARCENTRO DE RECURSOS Rede de Bibliotecas Escolares do Peso da Régua

Escolas | João de Araújo Correia

BOLETIM

“Biblioteca escolar. Saber. Um poder para a vida.”

fevereiro | 2012

Biblioteca escolar. Saber. Um poder para a vida.

04

Biblioteca do Centro Escolar Alagoas integrada na RBE

A

BE do Centro Escolar Alagoas passou a integrar a Rede de Bibliotecas Escolares a partir do mês de outubro, ficando agora todas as BE do Agrupamento a pertencer a esta rede. Que ótimo contributo para a comemoração do Mês da Biblioteca Escolar! Há dias felizes!...

Novo espaço da biblioteca na escola secundária

N

a escola sede, o ano iniciou com uma excelente surpresa, a nova Biblioteca Escolar. Esta apresenta-se como um espaço moderno, amplo e propiciador de novas experiências. Muitas são as atividades que se podem desenvolver e partilhar, como ler o jornal, encontrar novos títulos de livros, revistas, filmes e CD, fazer pesquisas e estudar…. Esperamos contribuir para uma intervenção mais qualificada na melhoria das aprendizagens, das literacias e no envolvimento da comunidade educativa. Aguardamos a sua visita!

“Quando se entra numa biblioteca nunca se sai igual. Lá dentro está o mundo todo. Quando se vê o mundo todo fica-se diferente” (RBE) Este Boletim é Editado pela Equipa das Bibliotecas das Escolas | João de Araújo Correia


BOLETIM 04

BIBLIOTECA ESCOLAR CENTRO DE RECURSOS

NOVO ESPAÇO DA BIBLIOTECA DA ESCOLA SECUNDÁRIA Continuação

Este Boletim é Editado pela Equipa das Bibliotecas das Escolas | João de Araújo Correia

02


BOLETIM 04

BIBLIOTECA ESCOLAR CENTRO DE RECURSOS

Formação da RBE/RBPR

N

o dia 25 de outubro, a equipa responsável pela criação e consolidação das redes de bibliotecas, os coordenadores interconcelhios Dina Gomes, António Teixeira e Rosário Caldeira, deslocaram-se à Régua, disponibilizando formação a toda a equipa da RBPR. Foram momentos de muito trabalho e boa disposição na novíssima biblioteca escolar da Escola sede recentemente intervencionada.

Formação PORDATA

N

o dia 10 de novembro, decorreu na biblioteca da ESJAC uma Ação de Formação, dada pelo formador Bernardo Gaivão, sobre a base de dados PORDATA. Facultada pela Rede de Bibliotecas Escolares e destinada a professores e alunos do Ensino Secundário, a sessão teve como objetivo divulgar aquela que pode ser uma boa ferramenta de trabalho sobre a informação estatística de Portugal, dos Países da União Europeia e dos restantes países do Espaço Schengen. A biblioteca escolar foi pequena para acolher tantos alunos e professores da nossa escola e da ES Professor António da Natividade, de Mesão Frio. Ficou a promessa do formador da realização de futuras sessões formativas na ESJAC, o que aguardamos com grande expectativa. Este Boletim é Editado pela Equipa das Bibliotecas das Escolas | João de Araújo Correia

03


BOLETIM 04

BIBLIOTECA ESCOLAR CENTRO DE RECURSOS

A COMEMORAR TAMBÉM SE APRENDE EDUCAÇÃO PARA A CIDADANIA Comemoração do Mês Internacional das Bibliotecas Escolares - OUTUBRO DE 2012 As Bibliotecas do Agrupamento comemoraram o Mês Internacional das Bibliotecas Escolares com inúmeras atividades: Hora do Conto Encontro com Escritores Leituras com Ciência Melhor Leitor do Mundo Exposições Caixinha das Surpresas etc...

Encontro com a escritora Teresa Cardoso

P

ara assinalar o Mês Internacional das Bibliotecas Escolares, no dia 24 de outubro de 2011, a escritora Teresa Cardoso, antiga aluna da nossa escola, deslocou-se à ESJAC a fim de apresentar o seu romance, As Tábuas da Lei. O enredo reúne todos os ingredientes que tornam um livro empolgante: suspense, mistério, aventura, os bons contra os maus… Depois de termos ficado a conhecer a obra, todos pudemos colocar dúvidas e questões à escritora, às quais ela respondeu com simpatia e disponibilidade. Pensamos que, de uma forma geral, todos os presentes gostaram da experiência e ficaram com vontade de repetir!

Este Boletim é Editado pela Equipa das Bibliotecas das Escolas | João de Araújo Correia

04


BOLETIM 04

BIBLIOTECA ESCOLAR CENTRO DE RECURSOS MÊS DAS BIB LIO TECAS

Parceria com o Museu do Douro Oficinas para pais e filhos

OUT

UBR O

N

o sentido de comemorar o Mês da Biblioteca Escolar e de envolver os pais na tarefa, sempre incompleta, de educar e formar leitores, realizaram-se nas Bibliotecas dos Centros Escolares duas oficinas dinamizadas pelo Serviço Educativo do Museu do Douro. Os participantes (pais e respetivos filhos) tiveram oportunidade de partilhar momentos de descontração e aprendizagem, delineando “Silhuetas e Sombras”, na Alameda, e construindo “Livros”, nas Alagoas.

Formação de Utilizadores das BE

D

ocentes e alunos do Ensino Pré-Escolar, 1º Ciclo e 5º ano, 7º, 10º e CNO dirigiram-se às Bibliotecas, onde conheceram mais aprofundadamente o mundo dos livros e realizaram atividades no âmbito da formação de utilizadores. Por fim, foi lançado o desafio a todos os alunos: a inscrição como leitores da BE e a leitura diária de um livro. Ainda neste âmbito, iniciou-se a formação de utilizadores das TIC “BITS AND BYTES” para os alunos do 5º ano.

Este Boletim é Editado pela Equipa das Bibliotecas das Escolas | João de Araújo Correia

05


BOLETIM 04

BIBLIOTECA ESCOLAR CENTRO DE RECURSOS MÊS DAS BIB LIO TECAS OUT

A BE convida à Leitura

UBR O

A

convite da BE da Escola Secundária, o Bibliotecário Municipal Dr. António Pereira realizou uma palestra de promoção da leitura e das bibliotecas escolares junto dos alunos das turmas 10ºE, 6º3 e CEF2A.

Dia Mundial da Alimentação

O

Dia Mundial da Alimentação foi vivido de forma intensa, nos dois Centros Escolares, com atividades realizadas em contexto de sala de aula, mas também com a construção de uma Roda dos Alimentos colocada no espaço da biblioteca da Alameda. Por aí foram passando todas as turmas, que deram o seu contributo para a “obra” coletiva cujo resultado agradou bastante a todos os participantes. Na BE Alagoas realizou-se uma exposição coletiva dos trabalhos realizados por todas as turmas.

Viagem ao Mundo da Alimentação

A

Biblioteca Escolar da EB 2,3 e o Projeto de Educação para a Saúde convidaram as turmas do 5º ano para assistirem à leitura dramatizada da obra “Viagem ao Mundo da Alimentação”, de Manuela Leitão. Após a dramatização, a turma do 6º8 promoveu a alimentação saudável, servindo sumos naturais e batidos de leite e frutos variados produzidos pela Diretora de Turma e pelos alunos. A decoração do espaço ficou a cargo da turma do CEF, em Artes Visuais. As turmas do 6º1 e 6º7 também colaboraram na comemoração deste dia, realizando uma grande Roda dos Alimentos. Este Boletim é Editado pela Equipa das Bibliotecas das Escolas | João de Araújo Correia

06


BOLETIM 04

BIBLIOTECA ESCOLAR CENTRO DE RECURSOS MÊS DAS BIB LIO TECAS

Halloween na BE/CRE da ESJAC

OUT

UBR O

V

encedores do passatempo “Uma história arrepiante!”: Luís Miguel Reis Monteiro, do 3º Ciclo e Leonor Pinto Almeida, do Ensino Secundário.

Trick-or-treating na biblioteca da EB 2,3

O

Dia das Bruxas na biblioteca contou com uma leitura expressiva do livro “Histórias Maravilhosas para Crianças Curiosas” pela Professora de Inglês Augusta Cruz às turmas 5º3 e CEF de Azulejo. A atividade começou com o tradicional “Trick-or-treating!” e acabou com a leitura da história de “Uma Bruxa Muito Especial”.

Este Boletim é Editado pela Equipa das Bibliotecas das Escolas | João de Araújo Correia

07


BOLETIM 04

BIBLIOTECA ESCOLAR CENTRO DE RECURSOS

S. Martinho Solidário

N

o dia 11 de novembro, a Professora e os alunos de EMRC, o projeto Unidos por um Sorriso e a Biblioteca Escolar organizaram a Feira de S. Martinho Solidário para angariarem fundos para o apadrinhamento de duas crianças da Escola da AVOMACC de Moçambique. A decoração do espaço foi abrilhantada pelos trabalhos do curso CEF de Azulejo e a divulgação do projeto, através de apresentações multimédia, foi da responsabilidade da BE.

“Sou responsável pela minha flor”

A

comemoração deste dia compreendeu ainda leitura expressiva de um capítulo de “O Principezinho” pela Inês Pereira e o Tiago Sousa do 8º1 (preparada na aula de LP) e a apresentação de um trabalho digital sobre a “Solidariedade” elaborado pela Clara Magalhães e pela Ana Margarida do 8º2, em EMRC.

Dia Internacional da Filosofia

N

o dia 17 de novembro de 2011, sob os auspícios da UNESCO, comemorou-se o Dia Internacional da Filosofia. O grupo de Filosofia da Escola Secundária Dr. João Araújo Correia promoveu diversas atividades alusivas a este dia, sendo uma delas a exposição sobre o grande pensador e filósofo português do século XX Agostinho da Silva, cedida pela Delegação Regional do Ministério da Cultura de Vila Real. Esta exposição, que esteve aberta a toda a comunidade registando uma elevada adesão com claras manifestações de agrado, permitiu-nos concluir que cada vez mais a Filosofia está a ser encarada como um espaço de diálogo, discussão e exercício de desenvolvimento do pensamento autónomo e criativo. Este Boletim é Editado pela Equipa das Bibliotecas das Escolas | João de Araújo Correia

08


BOLETIM 04

BIBLIOTECA ESCOLAR CENTRO DE RECURSOS

LER+ para os direitos

A

turma do 6º1 comemorou o Dia Internacional dos Direitos Humanos na BE da EB 2,3, com a apresentação das biografias e discursos de individualidades/instituições ligadas aos DH. Este ano a BE sugeriu aos alunos do 6º ano e do 5º6 a construção de um painel composto por postais ilustrados pelos alunos a partir da leitura de um texto, em família, sobre “Os mais velhos” de Max Gehringer. A reflexão que o texto suscitou, em contexto familiar, nas aulas de FC e na BE, foi muito positiva. Foi um dia marcado pelo entusiasmo da discussão e reflexão em torno de princípios e valores.

NATAL NAS BIBLIOTECAS ESCOLARES Postais de Natal na ESJAC

T

endo a leitura como ponto de partida, alunos do 7º ano do Professor Manuel Mesquita ilustraram Postais de Natal nas aulas de Educação Visual, que foram expostos na Biblioteca.

Este Boletim é Editado pela Equipa das Bibliotecas das Escolas | João de Araújo Correia

09


BOLETIM 04

BIBLIOTECA ESCOLAR CENTRO DE RECURSOS

NATAL NAS BE

Exposição e troca de postais de Natal

B

oas Festas e Feliz Natal! Foram estes os votos repetidos em todas as salas do Centro Escolar Alagoas. Para esta atividade, cada turma elaborou um lindo postal de Natal que ficou exposto na Biblioteca. No último dia de aulas, promoveu-se a troca desses postais, acompanhados de um marcador de livros (oferta da BE), os quais foram recebidos com grande curiosidade e alegria.

Música de Natal na BE

A

comemoração do Natal na biblioteca escolar contou com a colaboração da disciplina de Música. O Professor Daniel Gonçalves e os alunos do 5º6 interpretaram as peças “É quase Natal” e “O Natal na Régua”, um trabalho de composição do Professor. A tradicional exposição de Presépios, realizados com a ajuda dos Encarregados de Educação e da Professora de EMRC, foi também muito interessante. Os trabalhos, concebidos com a utilização de diversos materiais, sobretudo reciclados, revelaram grande imaginação e habilidade.

Postal de Natal: “Tempo de Sonhar”

O

s alunos de EVT dos 6º3, 6º7 e 6º8 apresentaram “Postal de Natal”, uma instalação alusiva ao Presépio com frases criadas pelos alunos. Este trabalho foi colocado à entrada da BE, conferindo ao espaço beleza e magia em “tempo de sonhar”.

Este Boletim é Editado pela Equipa das Bibliotecas das Escolas | João de Araújo Correia

10


BOLETIM 04

BIBLIOTECA ESCOLAR CENTRO DE RECURSOS

NATAL NAS BE

Natal é Poesia

N

os dias 13 e 14 de dezembro, alguns alunos dos 5º3, 5º4, 5º6 e 5º8 encantaram os seus colegas de turma e com a declamação de «Ao menino Jesus» de Luísa Ducla Soares, «Eu queria ser Pai Natal» e «História Antiga» de Miguel Torga, entre outros poemas, no âmbito do projeto “Ler para Ti”.

Biblioteca Viva

N

a sequência do 1º Desafio - Biblioteca Viva - realizado durante os meses de outubro e novembro, no âmbito da disciplina de Filosofia, a turma D do 10º ano realizou no dia 10 de novembro de 2011 um debate na BE. Ao longo dos meses supra referidos fomos desenvolvendo um trabalho de pesquisa semanal na BE, a partir de uma proposta de leitura de um dos capítulos do livro “Ética para um jovem”, de Fernando Savater. O tema proposto, nesse capitulo, era a “Imbecibilidade” e em grupo discutimos acerca deste conceito, aparentemente tão ausente das nossas vidas comuns. Depois de concluídos os trabalhos de grupo, a turma reuniu-se na BE e debateu as conclusões a que havíamos chegado, intercalando o debate com a leitura de alguns excertos do livro.

Este Boletim é Editado pela Equipa das Bibliotecas das Escolas | João de Araújo Correia

11


BOLETIM 04

BIBLIOTECA ESCOLAR CENTRO DE RECURSOS

NATAL NAS BE

Feira do Livro Solidária

C

om o objetivo de aproximar os jovens dos livros/ ambientes que incentivem o gosto pela leitura, nos dias12 a 16 de dezembro promoveu-se uma feira do livro. As feiras do livro realizadas na nossa escola têm-se revelado uma estratégia eficaz para pôr os alunos (mesmo os mais resistentes) em contacto com uma grande variedade de obras e de criar apetência pela leitura e pela aquisição de livros, por isso é sempre um momento esperado com bastante expectativa.

Douro nos caminhos da literatura

A

s docentes Manuela Costa e Ermelinda Ribeiro, em parceria com a Direção Regional da Cultura do Norte, escolheram o espaço da BE para as exposições sobre autores da região: “Domingos Monteiro”, “Trindade Coelho”, “Pina de Morais” e “Miguel Torga”.

Este Boletim é Editado pela Equipa das Bibliotecas das Escolas | João de Araújo Correia

12


BOLETIM 04

BIBLIOTECA ESCOLAR CENTRO DE RECURSOS

Leituras com ciência

R

icardo Fonseca, aluno do 9º A da ESJAC, deslocou-se à BE do CE Alagoas, onde leu, para os alunos do 3.1, o conto “O pai que se tornou mãe”, da obra Estranhões & Bizarrocos, de José Eduardo Agualusa. De seguida, realizou uma experiência “mágica” que fez desaparecer a água de um copo. Seria truque de magia? Seria ciência? Os pequenos leitores e cientistas descobriram facilmente.

N

a BE da EB 2,3, o Professor Sebastião Ribeiro do Clube de Ciências dinamizou periodicamente sessões de leitura das obras “Os Pequenos Cientistas” de Joachim Hecker e “101 Novas Experiências com a Ciência” de Neil Ardley, que serviram de base para a realização de experiências científicas divertidas. Com o projecto Leituras com Ciência, pretende-se associar o prazer de ler e de ouvir ler com o gosto pela descoberta da ciência.

Arte entre livros

O

projeto “Arte Entre Livros” é dinamizado pela professora Isabel Babo e consiste na exposição de belos e criativos trabalhos dos alunos de Artes Visuais, que podem ser apreciados no espaço da BE/ CRE, num interessante diálogo entre diferentes tipos de manifestações artísticas.

Este Boletim é Editado pela Equipa das Bibliotecas das Escolas | João de Araújo Correia

13


BOLETIM 04

BIBLIOTECA ESCOLAR CENTRO DE RECURSOS

Desafios Alea

O

que são? Os desafios do ALEA são problemas do diaa-dia, baseados em notícias publicadas em órgãos de comunicação social, e destinam-se a alunos do Ensino Básico e Secundário. Alunos do Agrupamento vendedores do desafio 33 - Incêndios Florestais: Nível I - Luísa Guerra 8º 1 Nível II - Mariana Santos 10º E

Cartoon Mural/Moral

Q

uem sobe as escadas do pavilhão administrativo da Esjac e vira à direita, tem mais um motivo para uma visita à biblioteca: o mural, que vai sendo renovado regularmente, da autoria da professora Isabel Babo e dos alunos do Atelier de Artes. O material utilizado é o plástico autocolante e o resultado é surpreendente!

Concurso Nacional de Leitura | 1ª Fase

Este Boletim é Editado pela Equipa das Bibliotecas das Escolas | João de Araújo Correia

14


BOLETIM 04

BIBLIOTECA ESCOLAR CENTRO DE RECURSOS

Projetos de Leitura O Melhor Leitor do Mundo

J

anelas abertas para a complexidade humana, os livros ajudam-nos a compreender e a desenhar a nossa própria história. Dentro das suas páginas, à espera de serem abertas, há palavras que podem tornar mais nítido o nosso mundo, ou melhor o Mundo. Por isso é tão importante partilharmos com os outros as nossas leituras. E assim nasceu Melhor Leitor do Mundo, uma troca de impressões sobre leituras, no espaço da biblioteca.

Leituras partilhadas

A

partilha de saberes e de leituras cantadas, mimadas e dramatizadas entre diferentes anos e turmas teve continuidade nas BE do Agrupamento.

Uma história para ti

A

lguns ex-alunos do Centro Escolar Alameda, agora a frequentarem o 5º ano na EB2,3, quiseram matar saudades e, no âmbito do Projeto “Uma história para ti”, leram “Os ovos misteriosos” de Luísa Ducla Soares à turma 1.4 e à sua antiga professora. Partilharam leituras, afetos e ovos de chocolate e mostraram que as sementes lançadas no 1º ciclo vão crescendo e florescendo no ciclo seguinte!

Ler para ti

O

projeto Ler para ti tem sido uma experiência motivadora e desafiadora para grande parte dos alunos envolvidos, que têm descoberto a partilha do prazer de ler. De acordo com a Professora de LP, o facto de a atividade decorrer na biblioteca e não na sala de aula, incentiva os alunos à frequência deste espaço e ao manuseamento de livros, motivando-os para a leitura.

Este Boletim é Editado pela Equipa das Bibliotecas das Escolas | João de Araújo Correia

15


BOLETIM 04

BIBLIOTECA ESCOLAR CENTRO DE RECURSOS

Li... e gostei e Vem comigo nesta viagem!

A

lunos do 5º ano leem livros e trocam impressões sobre o enredo das narrativas, as características das ilustrações, imagens e outros elementos paratextuais. Sob diversas formas registam as suas impressões acerca do livro lido, que são partilhadas no blog Ritual Livro.

Aprendizes de leitor

N

as BE dos Centros Escolares, os aprendizes de leitor de todas as salas do Jardim de Infância “leram” alguns livros que apresentaram aos colegas e às educadoras e descobriram onde estava escrito o título. Com alegria reconheceram aí algumas letras dos seus nomes e dos colegas, ou seja, desenvolveram competências emergentes de literacia. De seguida escutaram o conto “Chibos e sabichões” que posteriormente dramatizaram e ilustraram nas salas de aula.

Hora do Conto

A

Hora do Conto foi animada por vários grupos de leitores, às 4ª feiras, à tarde. Destacou-se a apresentação de “Trocas e Baldrocas do Macaco Mariola”, uma adaptação da turma do 5º2 (LP e EM) do conto tradicional “O Macaco do Rabo Cortado”. A leitura dramatizada e a canção divertiram o público, que aplaudiu entusiasmado.

A Magia dos Afetos

A

Magia dos Afetos é um projeto de promoção da leitura e das literacias desenvolvido na área de Formação Cívica do 6º1 com a colaboração da BE. Como motivação para a atividade, a Biblioteca apresentou aos alunos o “Livro do Aprendiz de Feiticeiro” de Terry Taylor. Os alunos leram o capítulo “As Artes Livrescas” e executaram um diário, no qual serão incluídos os trabalhos desenvolvidos no âmbito da temática “Educação para os Afetos”.

Este Boletim é Editado pela Equipa das Bibliotecas das Escolas | João de Araújo Correia

16


BOLETIM 04

BIBLIOTECA ESCOLAR CENTRO DE RECURSOS

“Letras e Números” “Letras e Números” é um projeto de leitura da BE e de Matemática do 6º7. Construído à volta da obra “O Diabo dos Números” de Hans M. Enzensberger, pretende combinar Literatura com Matemática de forma inteligente e animada.

Pedaços de Leitura

O

projeto “Pedaços de Leitura” do CEF / T2 Pintor de Azulejo e da Biblioteca Escolar tem por base a leitura do livro “ A Odisseia” de Homero adaptado para Jovens por Frederico Lourenço e resultará na elaboração de um painel em azulejo com registos dos alunos. Para além da elaboração deste trabalho, os alunos vêm ler periodicamente à BE.

45 Minutos na Biblioteca

A

BE conta semanalmente com a turma do 8º1 para o desenvolvimento do projeto de Língua Portuguesa de apresentação oral de obras recomendadas pelo PNL. ”Figos de Pau” da Antologia de Contos de João de Araújo Correia foi a narrativa escolhida pelo grupo como o texto de motivação para o estudo do conto.

Este Boletim é Editado pela Equipa das Bibliotecas das Escolas | João de Araújo Correia

17


BOLETIM 04

BIBLIOTECA ESCOLAR CENTRO DE RECURSOS

Promoção da leitura na BE: 45 Minutos na Biblioteca

U

ma vez por mês, durante as aulas de Formação Cívica, as turmas do 7º e 8º anos deslocam-se à BE e aí dedicam meia hora à leitura silenciosa, individual. No restante tempo, os alunos fazem comentários entre si, informam os colegas dos seus pontos de vista e apresentam as suas explicações sobre as leituras escolhidas. Esta é uma atividade de continuidade que visa aproximar os potenciais leitores dos livros e revistas e fazer com que aqueles adquiram o hábito/ gosto pela leitura.

Li e recomendo

L

er é fantástico, mas é difícil começar, porque, diante de tantas opções, não sabemos qual escolher. A professora Agostinha Araújo criou com os seus alunos o projeto Li e Recomendo para motivar para a leitura e escrita, incentivar quem deseja iniciar uma boa leitura e trocar informações e comentários sobre livros. Mês após mês, colocam-se no blogue da biblioteca viajar nas palavras os textos dos alunos. http://be.escolasjoaodearaujocorreia.com/lirecomendo.html

As nossas bibliotecas estão online. Visita-nos! Sítio da RBPR - Rede de Bibliotecas do Peso da Régua : http://rbpr.cm-pesoregua.pt/ Sítio das Bibliotecas Escolares: http://be.escolasjoaodearaujocorreia.com Os nossos blogues: Viajar nas Palavras - http://viajarnaspalavras.wordpress.com Ritual Livro - http://avprbiblioteca.blogspot.com Sentir a Escola Sempre - http://sentiraescolasempre.blogspot.com Centro Escolar das Alagoas - http://www.centroescolaralagoas.blogspot.com Jardins em Socalcos - http://jardinsemsocalcos.blogspot.com Este boletim foi redigido segundo as regras do novo acordo ortográfico

Este Boletim é Editado pela Equipa das Bibliotecas das Escolas | João de Araújo Correia

18


Boletim 04