HORA DE VOTAR
Conheça os candidatos
No dia 1º de outubro a população barrosense vai poder escolher os cinco representantes para o cargo de Conselheiro Tutelar. São oito opções para votos.
LÁ EM CIMA!
Athle�c em ascensão
Time de São João del Rei, que retornou ao futebol em 2018, está na Série C do Campeonato Brasileiro. Equipe tem realizado feitos históricos.
“
Momento difícil que insiste em não passar! Essa sensação de que o tempo está voando, que não conseguimos fazer mais nada, uma peleja com o trabalho que parece ficou mais dificultoso, uma vontade imensa de acabar logo o serviço e ir para casa e já em casa querer dormir na esperança que o dia seguinte seja melhor. Uma saúde que inssite em debilitar. Que sentimento é esse? Que pressa é essa? Aonde queremos chegar? A verdade é que a gente quer que tudo isso passe logo e fica tentando acelerar as coisas. A gente fica almejando o feriado, depois aquele dia, depois o natal, reveillon, enfim, a gente quer o carnaval de novo, quer rápido, quer agora e na ânsia de querer esquece de viver. Esquece do prazer, do simples prazer, das coisas “bobas”, do vento no rosto, do cheiro da chuva, da benção dos pais, do gosto da lágrima de felicidade, de rir, sorrir, de conversar, a gente tá sempre querendo chegar em algum lugar, mas nunca se sabe onde e nessa dúvida, assim como o aplicativo, acelera a conversa, acelera a vida, rumo ao nada. Senhoras e senhores, que necessidade imensa é essa de postar, de mostrar, de opinar. Meninos e meninas, talvez seja hora de respirar, talvez seja hora de desligar o celular.
Atualidades
Gian Brandão / brandaogian@gmail.com
O perigo mora ao lado
Houve época em que os Norte Americanos matavam Presidentes. Em pouco mais de 100 anos, entre os séculos XIX e XX, nada menos que quatro Presidentes americanos foram assassinados enquanto estavam em pleno exercício de seus mandatos. No Brasil, o grande perigo para os nossos Chefes do Poder Executivos são outros: os processos e a prisão. Nossa redemocratização é ainda Jovem. As primeiras eleições após a Ditadura Militar ocorreram em 1989. Desde então, tivemos sete Presidentes, sendo cinco eleitos (Collor, Fernando Henrique, Lula, Dilma e Bolsonaro) e dois vices que assumiram o mandato com os impedimentos dos eleitos (Itamar Franco e Michel Temer). Dos cinco eleitos, dois sofreram processos de Impeachement (Collor e Dilma), tendo perdido seus mandatos. Apenas dois dos Presidentes não sofreram prisão ou, por algum motivo, não perderam direitos políticos ou mesmo a Liberdade, que foram FHC e Itamar. Pior, dois dos Presidentes foram presos, Lula e Temer. E o último a deixar o cargo, Jair Bolsonaro, sofre vários processos, tendo tido seus direitos políticos suspensos por oito anos. Além disso, é investigado em outros casos, inclusive criminais, como é o “caso das jóias”, o que pode trazer consequências ainda mais graves ao nosso ex-governante. As situações apresentadas trazem uma necessária reflexão a todos nós: será que somos nós, eleitores, que não estamos sabendo eleger o Presidente de nossa Nação, ou há um excesso de rigor com os nossos governantes? De fato, a situação é tormentosa e merece uma séria reflexão. Por que será que os ocupantes do cargo mais importante do país, após a eleição, acabam por se envolver em tantas situações que levam a serem processados, à perda de seus direitos políticos, à cassação e até a prisão? Será que quando chegam ao poder se corrompem de tal forma que não são os mesmos homens e mulheres por nós escolhidos? Ou será que, de fato, são os mesmo, e nós, povo, é que não sabemos escolher?
Criatura, criatura! Nossos sentimentos a família deste ser que tanto fez por Barroso. Obrigado... Fadinho, Criatura!
E eu avisei né: César Menotti e Fabiano!
O bom que se a dupla não puder vir é só meter um chapelão no prefeito e no vice e soltar o cd rolando!
Editorial João?
O povo num vai nem perceber! Agora o pessoal da obra precisa ficar atento ai é com o palco lá da Exposição. Será se guenta os quatro gordinhos? Olha a gordofobia!
E a organização da Expô já tá cadastrando touros para o rodeio! Se você conhece algum touro aí e só indicar para a organização!
Ah e vacas também, se você conhece alguma vaca ai pode indicar pra organização para o Concurso Leiteiro! Qualquer vaca!
Esse Prefeito tá bom pra ser eleito em Salvador, na Bahia!
Tá louco, nunca vi tanta festa assim, nem na Bahia! Pipoca e algodão doce neles!
E volta a polêmica das carretas na Avenida! Tem placa de proibido e os caminhões continuam estacionando lá! Não tá dando pra entender nada! Pode? Num sei o que é pior: na Avenida ou nos bairros afundando as ruas!
Tai uma ideia: Prefeito, arruma um lugar pra colocar estes caminhões e leva a Sula Miranda pra inaugurar o local! Nunca vi gostar de uma inauguração igual esse Andão! Pipoca e algodão doce neles Prefeito!
Gente, e por falar nisso, quem vai enfrentar os gordinhos? Ouvi falar, um Tucano me disse, que serão dois magrinhos! Já tá chegando! Falta um ano uai... Cadê o Menino Disparou? Bardola? Cadê esse povo? Quem vai? Gambá?
E atenção polícia, ninguém aguenta mais essas motos com estes motores abertos, o tal do grau, tá na hora de agir e aprender estes veículos irregulares, hora de ação polícia, hora de trazer sossego pra população. Avenida aqui do Guede parece um inferno essas motos barulhentas!
Atenção polícia, vamo vamo!
Gente, e esse povo bonito no 7 de Setembro, que foi aquilo, tudo uniformizado, que coisa mais bonita. E as crianças do Athletic, que coisa fofa, que projeto lindo! Eu agora torço pro Athletic! Athletic, Athletic...
Um beijo pra Rainha da Praia, ela brilhou no Desfile! Brilhou demais...
Caro leitor, as indagações são de difícil resposta. E, certamente, encontram soluções diferentes se analisado cada um dos presidentes acima citados. E, não há dúvida, algo precisa ser feito. Nós, os eleitores, somos tomados por promessas e projetos que, no fim das contas, não são cumpridos. Cabe a nós, de alguma maneira, evitar que pessoas sem o mínimo galardão para nos governarem cheguem ao Poder. Não podemos deixar que o casuísmo nos faça eleger pessoas que, durante ou depois do mandado, sejam taxadas de criminosos, ladrões, corruptos ou coisa que o valha. Mas por que essa questão agora, ainda no ano de 2023, tão longe das próximas eleições presidenciais, que só ocorrerão em 2026? Entendemos que tal análise não pode ser deixada apenas para o ano da eleição. Não basta votarmos nos candidatos apresentados. Temos que ajudar na escolha de tais candidatos. As pesquisas de intenção de voto, que logo baterão em nossa porta, e, principalmente, as redes sociais, acabam fazendo com que pessoas se tornem tão conhecidas e se apresentem como candidatos, e mesmo sem qualquer condição ética, funcional ou intelectual, acabam transformando-se em nossos representantes. Basta ver as “celebridades” que acabam se elegendo apenas pelo fato de serem conhecidas. Assim, convido a todos a participarem mais ativamente do processo político, não só com o voto no dia das eleições, mas, também, na escolha dos próprios candidatos, pois escolher entre o “pior” e o “menos pior”, não é agradável. O processo político interfere muito em nossas vidas. Não podemos deixar que outros façam as escolhas por nós. Façamos valer nossa voz.
EXPEDIENTE TELEFONE 3351-3419
- PÁGINA
OPINIÃO www.barrosoemdia.com.br Telefone:
Co-fundador: Antônio Marcos Pinto (in memoriam)
Jornalista responsável: Bruno Ferreira - 11.558/MG
CNPJ: 12.772.555/0001-30 (E.I.)
Tiragem: 1.000 exemplares
Colaborador: Gian Brandão
E-mail: barrosoemdia@yahoo.com.br facebook.com/barrosoemdia
Mais de 120 furtos em Barroso em 2023
Barroso é o município com o maior número de furtos entre as cidades listadas
Não são somente os homicídios que vêm tirando o sono dos barrosenses, dados oficiais da Polícia Militar mostram que o número de furtos na cidade também é um outro problema a ser resolvido. Ao todo, de acordo com os números repassados à reportagem, são 127 furtos computados na cidade de Barroso somente neste ano de 2023. Uma média de 14 furtos por mês, levando em conta os nove primeiros meses do ano. E mais, os cálculos mostram dados assustadores de um furto a cada dois dias.
E a ousadia dos bandidos é tão grande que, segundo os números, cerca de 66% destes furtos acontecem à tarde, ou seja, a luz do dia, entre 12h e 18h. Casas e estabelecimentos são as principais opções dos bandidos, mas veículos, ou peças destes veículos, estão entre os furtos. É o caso de um senhor de 81 anos de idade que teve a roda do seu carro furtada à luz do dia, no centro da cidade em março deste ano. Na ocasião, depois de mais um dia de trabalho, ele voltava para o veículo que estava estacionado próximo ao Brejinho, quando viu que o carro estava sem a roda, com apenas um pneu careca no lugar. “Ouvi na rádio falando dos horários e fiquei assustado, porque ainda tenho o costume de deixar a porta aberta de tarde”, conta uma senhora do Bairro do Rosário que prometeu tomar mais cuidado. Os números detalhados mostram ainda que o bairro que teve o maior índice de furtos em Barroso foi o Centro, com 26 furtos. Já o Bairro Nova Barroso aparece em segundo com 20 crimes e, por fim, em terceiro, o Santa Maria com 10 furtos. Os dias mais propí-
cios para o crime de furto na cidade, segundo os dados, é quarta, quinta e sexta-feira, nessa ordem, sendo 22 nas quartas, quintas com 21 e sextas 19. Já os meses de fevereiro e março são os que mais tiveram furtos na cidade. Aliás, estes dados referentes aos meses chamam atenção da Polícia Militar. De acordo com a PM, depois da morte de dois envolvidos, responsáveis por 80% dos furtos, em março deste ano, os crimes diminuíram drasticamente na cidade. Dois cidadãos foram assassinados em março: o primeiro crime aconteceu no dia 29 quando um homem, de 40 anos, foi encontrado morto em um matagal, e outro, um corpo que foi encontrado no Rio das Mortes. Segundo a PM, as duas vítimas eram conhecidas pela prática de furtos no município.
POLÍCIA MILITAR
O que não pode ficar de fora destes dados é que 90% dos autores dos furtos foram presos ou apreendidos - caso de menores - pela Polícia Militar, porém, dias de-
pois, ou até horas depois, a justiça manda soltar os infratores. “Este é hoje, depois da falta de efetivo, o maior problema dos militares, ou seja, a polícia prende e a justiça solta”, conta uma fonte que prefere não se identificar e relata também que Barroso hoje trabalha com a metade do efetivo que tinha há cerca de 8 ou 10 anos. “Não posso e não devo falar em números para não alardear a bandidagem, mas o pouco efetivo
barrosense é hoje o maior problema da polícia na cidade”, diz uma pessoa que é muito ligada às autoridades barrosenses.
REGIÃO
E mais, o documento mostra ainda que Barroso é o município com o maior número de furtos entre as nove cidades listadas. O município de Barroso é responsável por quase metade dos furtos realizados na região este
ano. São 49,03% dos furtos. Em seguida aparece Tiradentes com 33 furtos, equivalente a 12,47%, e Prados em terceiro com 22 furtos, com 8,49% dos crimes cometidos. “Neste caso temos que levar em conta o número de habitantes. Primeiro que entre as cidades listadas Barroso é a maior em população. Depois que o município tem muito mais de 20 mil habitantes contrariando o resultado do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas, o IBGE, através do último Censo. Estes números estão errados e aproveito para reafirmar que Barroso hoje precisaria ter o dobro do efetivo policial que tem. Se não mudarem isso vão ficar trocando comando aqui o resto da vida e não vai resolver nada”, diz a fonte que relembra as inúmeras trocas de Tenente no município de Barroso ao longo dos últimos dez anos.
TROCAS
De acordo com reportagem do site barrosoemdia.com.br de 10 de julho deste ano, são seis mudanças nos últimos 10 anos. Na oportunidade, a matéria anunciava a chegada do novo Tenente Wander Bernardo dos Santos, o sexto Tenente na última década. Desde a saída do Tenente Tavares, em 2012, ninguém ficou mais de três anos no comando da cidade. O Tenente que ficou mais tempo foi Dhaer. O que ficou menos tempo foi Durso, apenas um ano em Barroso. “Essas trocas estão erradas. O problema de Barroso é a falta de um trabalho contínuo e eficaz, mas que tenha ao comandante que chegar, capacidade de trabalhar, tendo ele um efetivo que consiga amenizar os problemas, diz o homem que não quer se identificar. Veja abaixo!
Deputado Federal Doutor Frederico anuncia mais recursos para Barroso
O Deputado Federal Dr. Frederico anunciou mais recursos para Barroso, são R$227 mil repassados ao Asilo, mais R$800 mil que serão repassados ao Hospital, mais R$630 mil para a cobertura da quadra no bairro João Bedeschi e uma viatura 0Km para a Polícia Militar, totalizando duas viaturas viabilizadas por Dr. Frederico. E tem mais, foram indicados mais R$100 mil para a APAE, além de R$350 mil para medicamentos para o Hospital, além de obras de infraestrutura, como o calçamento de ruas. São mais de R$5 milhões em apenas 4 anos. Tanto como Deputado Federal, ou como médico, sempre atendendo a população:
“A população barrosense pode sempre contar com o meu trabalho”, destacou Dr. Frederico.