Edição de Setembro de 2023

Page 1

HORA DE VOTAR

Conheça os candidatos

No dia 1º de outubro a população barrosense vai poder escolher os cinco representantes para o cargo de Conselheiro Tutelar. São oito opções para votos.

LÁ EM CIMA!

Athle�c em ascensão

Time de São João del Rei, que retornou ao futebol em 2018, está na Série C do Campeonato Brasileiro. Equipe tem realizado feitos históricos.

Desde 2006 - Edição 243 - Setembro 2023 - Barroso/MG - Distribuição Gratuita barrosoemdia.com.br COLABORE CHAVE PIX - 32999483094 Esse Andão tinha que ser Prefeito de Salvador, tá louco, muita festa! Leia mais na página 2. João?

Momento difícil que insiste em não passar! Essa sensação de que o tempo está voando, que não conseguimos fazer mais nada, uma peleja com o trabalho que parece ficou mais dificultoso, uma vontade imensa de acabar logo o serviço e ir para casa e já em casa querer dormir na esperança que o dia seguinte seja melhor. Uma saúde que inssite em debilitar. Que sentimento é esse? Que pressa é essa? Aonde queremos chegar? A verdade é que a gente quer que tudo isso passe logo e fica tentando acelerar as coisas. A gente fica almejando o feriado, depois aquele dia, depois o natal, reveillon, enfim, a gente quer o carnaval de novo, quer rápido, quer agora e na ânsia de querer esquece de viver. Esquece do prazer, do simples prazer, das coisas “bobas”, do vento no rosto, do cheiro da chuva, da benção dos pais, do gosto da lágrima de felicidade, de rir, sorrir, de conversar, a gente tá sempre querendo chegar em algum lugar, mas nunca se sabe onde e nessa dúvida, assim como o aplicativo, acelera a conversa, acelera a vida, rumo ao nada. Senhoras e senhores, que necessidade imensa é essa de postar, de mostrar, de opinar. Meninos e meninas, talvez seja hora de respirar, talvez seja hora de desligar o celular.

Atualidades

Gian Brandão / brandaogian@gmail.com

O perigo mora ao lado

Houve época em que os Norte Americanos matavam Presidentes. Em pouco mais de 100 anos, entre os séculos XIX e XX, nada menos que quatro Presidentes americanos foram assassinados enquanto estavam em pleno exercício de seus mandatos. No Brasil, o grande perigo para os nossos Chefes do Poder Executivos são outros: os processos e a prisão. Nossa redemocratização é ainda Jovem. As primeiras eleições após a Ditadura Militar ocorreram em 1989. Desde então, tivemos sete Presidentes, sendo cinco eleitos (Collor, Fernando Henrique, Lula, Dilma e Bolsonaro) e dois vices que assumiram o mandato com os impedimentos dos eleitos (Itamar Franco e Michel Temer). Dos cinco eleitos, dois sofreram processos de Impeachement (Collor e Dilma), tendo perdido seus mandatos. Apenas dois dos Presidentes não sofreram prisão ou, por algum motivo, não perderam direitos políticos ou mesmo a Liberdade, que foram FHC e Itamar. Pior, dois dos Presidentes foram presos, Lula e Temer. E o último a deixar o cargo, Jair Bolsonaro, sofre vários processos, tendo tido seus direitos políticos suspensos por oito anos. Além disso, é investigado em outros casos, inclusive criminais, como é o “caso das jóias”, o que pode trazer consequências ainda mais graves ao nosso ex-governante. As situações apresentadas trazem uma necessária reflexão a todos nós: será que somos nós, eleitores, que não estamos sabendo eleger o Presidente de nossa Nação, ou há um excesso de rigor com os nossos governantes? De fato, a situação é tormentosa e merece uma séria reflexão. Por que será que os ocupantes do cargo mais importante do país, após a eleição, acabam por se envolver em tantas situações que levam a serem processados, à perda de seus direitos políticos, à cassação e até a prisão? Será que quando chegam ao poder se corrompem de tal forma que não são os mesmos homens e mulheres por nós escolhidos? Ou será que, de fato, são os mesmo, e nós, povo, é que não sabemos escolher?

Criatura, criatura! Nossos sentimentos a família deste ser que tanto fez por Barroso. Obrigado... Fadinho, Criatura!

E eu avisei né: César Menotti e Fabiano!

O bom que se a dupla não puder vir é só meter um chapelão no prefeito e no vice e soltar o cd rolando!

Editorial João?

O povo num vai nem perceber! Agora o pessoal da obra precisa ficar atento ai é com o palco lá da Exposição. Será se guenta os quatro gordinhos? Olha a gordofobia!

E a organização da Expô já tá cadastrando touros para o rodeio! Se você conhece algum touro aí e só indicar para a organização!

Ah e vacas também, se você conhece alguma vaca ai pode indicar pra organização para o Concurso Leiteiro! Qualquer vaca!

Esse Prefeito tá bom pra ser eleito em Salvador, na Bahia!

Tá louco, nunca vi tanta festa assim, nem na Bahia! Pipoca e algodão doce neles!

E volta a polêmica das carretas na Avenida! Tem placa de proibido e os caminhões continuam estacionando lá! Não tá dando pra entender nada! Pode? Num sei o que é pior: na Avenida ou nos bairros afundando as ruas!

Tai uma ideia: Prefeito, arruma um lugar pra colocar estes caminhões e leva a Sula Miranda pra inaugurar o local! Nunca vi gostar de uma inauguração igual esse Andão! Pipoca e algodão doce neles Prefeito!

Gente, e por falar nisso, quem vai enfrentar os gordinhos? Ouvi falar, um Tucano me disse, que serão dois magrinhos! Já tá chegando! Falta um ano uai... Cadê o Menino Disparou? Bardola? Cadê esse povo? Quem vai? Gambá?

E atenção polícia, ninguém aguenta mais essas motos com estes motores abertos, o tal do grau, tá na hora de agir e aprender estes veículos irregulares, hora de ação polícia, hora de trazer sossego pra população. Avenida aqui do Guede parece um inferno essas motos barulhentas!

Atenção polícia, vamo vamo!

Gente, e esse povo bonito no 7 de Setembro, que foi aquilo, tudo uniformizado, que coisa mais bonita. E as crianças do Athletic, que coisa fofa, que projeto lindo! Eu agora torço pro Athletic! Athletic, Athletic...

Um beijo pra Rainha da Praia, ela brilhou no Desfile! Brilhou demais...

Caro leitor, as indagações são de difícil resposta. E, certamente, encontram soluções diferentes se analisado cada um dos presidentes acima citados. E, não há dúvida, algo precisa ser feito. Nós, os eleitores, somos tomados por promessas e projetos que, no fim das contas, não são cumpridos. Cabe a nós, de alguma maneira, evitar que pessoas sem o mínimo galardão para nos governarem cheguem ao Poder. Não podemos deixar que o casuísmo nos faça eleger pessoas que, durante ou depois do mandado, sejam taxadas de criminosos, ladrões, corruptos ou coisa que o valha. Mas por que essa questão agora, ainda no ano de 2023, tão longe das próximas eleições presidenciais, que só ocorrerão em 2026? Entendemos que tal análise não pode ser deixada apenas para o ano da eleição. Não basta votarmos nos candidatos apresentados. Temos que ajudar na escolha de tais candidatos. As pesquisas de intenção de voto, que logo baterão em nossa porta, e, principalmente, as redes sociais, acabam fazendo com que pessoas se tornem tão conhecidas e se apresentem como candidatos, e mesmo sem qualquer condição ética, funcional ou intelectual, acabam transformando-se em nossos representantes. Basta ver as “celebridades” que acabam se elegendo apenas pelo fato de serem conhecidas. Assim, convido a todos a participarem mais ativamente do processo político, não só com o voto no dia das eleições, mas, também, na escolha dos próprios candidatos, pois escolher entre o “pior” e o “menos pior”, não é agradável. O processo político interfere muito em nossas vidas. Não podemos deixar que outros façam as escolhas por nós. Façamos valer nossa voz.

EXPEDIENTE TELEFONE 3351-3419

- PÁGINA

OPINIÃO www.barrosoemdia.com.br Telefone:

Co-fundador: Antônio Marcos Pinto (in memoriam)

Jornalista responsável: Bruno Ferreira - 11.558/MG

CNPJ: 12.772.555/0001-30 (E.I.)

Tiragem: 1.000 exemplares

Colaborador: Gian Brandão

E-mail: barrosoemdia@yahoo.com.br facebook.com/barrosoemdia

barrosoemdia.com.br Setembro 2023 2
DE
Instagram: @jornalbarrosoemdia (32) 9.9199-1575
“Não basta votarmos nos candidatos apresentados. Temos que ajudar na escolha de tais candidatos”.

Mais de 120 furtos em Barroso em 2023

Barroso é o município com o maior número de furtos entre as cidades listadas

Não são somente os homicídios que vêm tirando o sono dos barrosenses, dados oficiais da Polícia Militar mostram que o número de furtos na cidade também é um outro problema a ser resolvido. Ao todo, de acordo com os números repassados à reportagem, são 127 furtos computados na cidade de Barroso somente neste ano de 2023. Uma média de 14 furtos por mês, levando em conta os nove primeiros meses do ano. E mais, os cálculos mostram dados assustadores de um furto a cada dois dias.

E a ousadia dos bandidos é tão grande que, segundo os números, cerca de 66% destes furtos acontecem à tarde, ou seja, a luz do dia, entre 12h e 18h. Casas e estabelecimentos são as principais opções dos bandidos, mas veículos, ou peças destes veículos, estão entre os furtos. É o caso de um senhor de 81 anos de idade que teve a roda do seu carro furtada à luz do dia, no centro da cidade em março deste ano. Na ocasião, depois de mais um dia de trabalho, ele voltava para o veículo que estava estacionado próximo ao Brejinho, quando viu que o carro estava sem a roda, com apenas um pneu careca no lugar. “Ouvi na rádio falando dos horários e fiquei assustado, porque ainda tenho o costume de deixar a porta aberta de tarde”, conta uma senhora do Bairro do Rosário que prometeu tomar mais cuidado. Os números detalhados mostram ainda que o bairro que teve o maior índice de furtos em Barroso foi o Centro, com 26 furtos. Já o Bairro Nova Barroso aparece em segundo com 20 crimes e, por fim, em terceiro, o Santa Maria com 10 furtos. Os dias mais propí-

cios para o crime de furto na cidade, segundo os dados, é quarta, quinta e sexta-feira, nessa ordem, sendo 22 nas quartas, quintas com 21 e sextas 19. Já os meses de fevereiro e março são os que mais tiveram furtos na cidade. Aliás, estes dados referentes aos meses chamam atenção da Polícia Militar. De acordo com a PM, depois da morte de dois envolvidos, responsáveis por 80% dos furtos, em março deste ano, os crimes diminuíram drasticamente na cidade. Dois cidadãos foram assassinados em março: o primeiro crime aconteceu no dia 29 quando um homem, de 40 anos, foi encontrado morto em um matagal, e outro, um corpo que foi encontrado no Rio das Mortes. Segundo a PM, as duas vítimas eram conhecidas pela prática de furtos no município.

POLÍCIA MILITAR

O que não pode ficar de fora destes dados é que 90% dos autores dos furtos foram presos ou apreendidos - caso de menores - pela Polícia Militar, porém, dias de-

pois, ou até horas depois, a justiça manda soltar os infratores. “Este é hoje, depois da falta de efetivo, o maior problema dos militares, ou seja, a polícia prende e a justiça solta”, conta uma fonte que prefere não se identificar e relata também que Barroso hoje trabalha com a metade do efetivo que tinha há cerca de 8 ou 10 anos. “Não posso e não devo falar em números para não alardear a bandidagem, mas o pouco efetivo

barrosense é hoje o maior problema da polícia na cidade”, diz uma pessoa que é muito ligada às autoridades barrosenses.

REGIÃO

E mais, o documento mostra ainda que Barroso é o município com o maior número de furtos entre as nove cidades listadas. O município de Barroso é responsável por quase metade dos furtos realizados na região este

ano. São 49,03% dos furtos. Em seguida aparece Tiradentes com 33 furtos, equivalente a 12,47%, e Prados em terceiro com 22 furtos, com 8,49% dos crimes cometidos. “Neste caso temos que levar em conta o número de habitantes. Primeiro que entre as cidades listadas Barroso é a maior em população. Depois que o município tem muito mais de 20 mil habitantes contrariando o resultado do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas, o IBGE, através do último Censo. Estes números estão errados e aproveito para reafirmar que Barroso hoje precisaria ter o dobro do efetivo policial que tem. Se não mudarem isso vão ficar trocando comando aqui o resto da vida e não vai resolver nada”, diz a fonte que relembra as inúmeras trocas de Tenente no município de Barroso ao longo dos últimos dez anos.

TROCAS

De acordo com reportagem do site barrosoemdia.com.br de 10 de julho deste ano, são seis mudanças nos últimos 10 anos. Na oportunidade, a matéria anunciava a chegada do novo Tenente Wander Bernardo dos Santos, o sexto Tenente na última década. Desde a saída do Tenente Tavares, em 2012, ninguém ficou mais de três anos no comando da cidade. O Tenente que ficou mais tempo foi Dhaer. O que ficou menos tempo foi Durso, apenas um ano em Barroso. “Essas trocas estão erradas. O problema de Barroso é a falta de um trabalho contínuo e eficaz, mas que tenha ao comandante que chegar, capacidade de trabalhar, tendo ele um efetivo que consiga amenizar os problemas, diz o homem que não quer se identificar. Veja abaixo!

Deputado Federal Doutor Frederico anuncia mais recursos para Barroso

O Deputado Federal Dr. Frederico anunciou mais recursos para Barroso, são R$227 mil repassados ao Asilo, mais R$800 mil que serão repassados ao Hospital, mais R$630 mil para a cobertura da quadra no bairro João Bedeschi e uma viatura 0Km para a Polícia Militar, totalizando duas viaturas viabilizadas por Dr. Frederico. E tem mais, foram indicados mais R$100 mil para a APAE, além de R$350 mil para medicamentos para o Hospital, além de obras de infraestrutura, como o calçamento de ruas. São mais de R$5 milhões em apenas 4 anos. Tanto como Deputado Federal, ou como médico, sempre atendendo a população:

“A população barrosense pode sempre contar com o meu trabalho”, destacou Dr. Frederico.

barrosoemdia.com.br 3 Setembro 2023
Um raiox dos furtos em Barroso Responsável por quase metade dos furtos na região Tenentes foram trocados nos últimos anos

A sensação da região

Athletic está em ascensão no futebol

OAthletic Club, de São João del Rei, que retornou ao futebol profissional em 2018, na terceira divisão do campeonato mineiro, está na Série C do Brasileirão. A equipe mineira conseguiu o feito inédito no mês passado ao passar pelo Bahia de Feira de Santana, para as semifinais da terceira divisão. Os quatro melhores na D subiram para a C em 2024. Assim, além do Athletic, Caxias, do Rio Grande do Sul, Ferroviária de Araraquara, São Paulo, e Ferroviário, da cidade de Fortaleza, no Ceará, estão garantidos na terceira divisão do futebol nacional ano que vem.

INÍCIO

Mas essa história, que até aqui tem um final feliz, não começou agora, o time centenário de São João, foi criado em 1909, tem mais de cem anos de batalhas e conquistas, e ficou por muitos e muitos anos inativo. A grande retomada aconteceu quando o exjogador de futebol da cidade, Fábio Mineiro, voltou para o município de origem. Com passagens por alguns times do Brasil, e disputas internacionais como a Libertadores pelo Jorge Wilstermann, da Bolívia, Fábio, que no final da carreira jogou a Copa Barroso pelo Tabajara, resolveu encampar a ideia de trazer o Athletic para a disputa de competições oficiais. “A ideia era retornar com as atividades e voltar a disputar uma competição oficial, o que não acontecia há anos”, diz o ex-jogador e hoje Diretor de Esportes do Athletic Club. “Porém, as coisas aconteceram rapidamente e com fruto de muito trabalho, conseguimos conquistar grandes acessos”, declara Fábio. E a trajetória é mesmo de vitórias. No mesmo ano que retornou ao futebol profissional, o Esquadrão de Aço, como é conhecido, conseguiu subir para a segunda divisão do mineiro, onde disputou em 2019. Neste ano, não teve a mesma sorte, mas também não caiu e em 2020 disputou e conseguiu acesso para a primeira divisão em 2021, onde fez um campeonato mediano para que no ano seguinte, em 2022, chegasse à semifinal contra o Cruzeiro. E mais, se consagran-

do campeão do interior. Fato que repetiu em 2023, quando saiu na semifinal, desta vez para o Atlético. E 23 foi de fato, o ano do Athletic, que disputou pela primeira vez Copa do Brasil, acabou sendo eliminado na primeira fase pelo Brasiliense, empatou em casa 1x1 e o regulamento previa vitória do time mandante, e Série D, onde conseguiu o acesso para a Série C chegando às semifinais da competição depois de passar pelo Bahia de Feira. Um ano para ficar na história do futebol do Campo das Vertentes.

ESTÁDIO

Mas nem tudo são flores, os torcedores sanjoanenses, apaixonados pelo clube e degustando do momento histórico, ficaram revoltados com a impossibilidade das grandes disputas não serem no estádio Joaquim Portugal, em São João del Rei. Foi assim nas semifinais do Campeonato Mineiro - 2022 e 2023 - quando precisou levar seus jogos para fora da cidade, e assim na Série D, que foi quase toda disputada em São João, com exceção das quartas de final, quando teve que levar a partida decisiva para o Mineirão. O regulamento previa estádio com capacidade superior a 4 mil torcedores, o que não era o caso do Joaquim Portugal, que só comporta 2 mil. Para enfrentar esse mal estar, a diretoria já anunciou a ampliação de 2 para 4 mil lugares no estádio que fica localizado no Bairro Matozinhos. Dessa forma, o objetivo é disputar toda a Série C jogando em São João del Rei em 2024.

Athletic deve disputar o Futsal de Verão 2024

E o time sensação da região nos gramados, deve disputar o Futsal de Verão 2024 no ginásio do Ceclans em Barroso. Segundo informações, o time sanjoanense, que deverá ser liderado por Marco Aurélio, sanjoanense que joga no TDB, está com 80% da participação garantida. “O objetivo é a disputa da competição em 2024”, diz Marco Aurélio a reportagem do barrosoemdia. De acordo com o atleta de futsal, falta apenas a confirmação do departamento de esportes do clube.

PRIMEIRA VEZ

Se confirmar a participação, esta será a primeira vez na história do futebol de salão barrosense que o Athletic disputará a principal competição da cidade da região. Acostumados a grandes conquistas, o time de São João del Rei também é conheci-

do por não participar de competições fora da cidade. “Seria interessante ver o Athletic disputando o Futsal em Barroso. Vai abrilhantar a competição ainda mais”, diz Ponêis, que foi treinador do Guarani por muitos anos. Inclusive o treinador da base do Athletic é o jogador Marco Aurélio, que é responsável pela equipe sub-13 no futsal. E é exatamente neste time que jogam dois barrosenses que tem sido destaques no Athletic: Lucas Malaquias e Rubinho, filho do técnico Ponêis.

Henrique de Souza Ribeiro

Influência, o princípio básico da liderança

Assim brilhe também a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem a vosso Pai que está nos céus. Mateus 5.16

Tenho por mim que liderança não é posição, liderança é disposição. Não importa a posição ou o cargo que você ocupa, onde vive ou trabalha, o fato é que sempre você é visto ou observado por alguém. Portanto, a questão é: você está exercendo uma influência positiva ou negativa? Se você quer crescer profissionalmente, pense nisto, influência. Certa vez, li a seguinte frase, “os sábios reconhecem que a única maneira de ajudar a si mesmo é ajudando o próximo”. Você pode influenciar pessoas em todos os níveis na sociedade, ao ajudar os outros, você ajuda a si mesmo. Não são poucos os casos que eu conheço de ajudantes que contribuíram para melhorias em seus ambientes de trabalho. Independente da posição, eles escolheram contribuir e exerceram influência. Como eu disse acima, liderança não é posição, é disposição. Tudo tem um começo e o começo é a posição que lhe foi dada. Escolha influenciar, busque colocar em prática os seus princípios e habilidades e você influenciará pessoas que estão acima, ao lado e abaixo de você. O cristão deve seguir os ensinamentos de Jesus e exercer influência na sociedade. Assim como o sal dá um novo sabor para a comida e a luz traz claridade para uma casa escura, o crente deve exercer influência ao ambiente em que está inserido, seja na igreja, em casa, na faculdade ou no trabalho. Tudo o que o um discípulo de Jesus faz e diz, ou seja, o seu testemunho diário, demonstra a sua fé e glorifica a Deus. Que tipo de influência você tem exercido no seu meio? Se você não tem um meio particular em que possa exercer a influência, então escolha participar de trabalhos voluntários na igreja, escolas ou associações de bairro. A verdadeira medida de liderar está em levar as pessoas a participarem. Se você acredita que tem potencial para influenciar pessoas, então o seu caminho é o da liderança. Afinal de contas, liderança é influência, nem mais, nem menos.

Siga e leia mais textos nas redes sociais Liderança e Fé @liderancaefe

EDITAL

A BRAZIL TOWER, CESSAO DE INFRA-ESTRUTURAS S.A, inscrita sob o CNPJ 14.292.540/0001-09, torna público que requereu, à Prefeitura Municipal de Barroso, o alvará de construção para implantação de Estação Rádio Base – ERB, no endereço: Rua Artidônio Napoleão, Lotes 25 e 26, Bairro Santa Maria, Barroso/ MG, CEP: 36212-000 e Coordenadas -21.185736° -43.970042°, conforme processo administrativo número 646/2023..

barrosoemdia.com.br 4 Setembro 2023
publieditorial
Elenco que conseguiu acesso a Série C

Escolha seu candidato

Conheça os candidatos para Conselheiros Tutelares

OConselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Barroso (CMDCA) apresenta os candidatos que concorrem as vaga para o Conselho Tutelar na cidade e que irão atuar no quadriênio 2024/2027, que vai de 10 de janeiro de 2024 a 9 de janeiro de 2028. Oito candidatos foram aprovados para concorrerem às eleições do Conselho Tutelar 2023. As provas foram realizadas no início do mês de agosto. Ao

todo, foram 16 inscritos, mas apenas 12 fizeram as provas. Foram quatro reprovações.

CANDIDATOS

Oito candidatos participam do processo de escolha. Os cinco mais votados serão eleitos em Barroso. A eleição será no dia 1º de outubro na Escola Municipal Santana, Unidade Beija-Flor das 8h às 17h. Estão aptos a votar, os eleitores que estejam em dia com o Tribunal Regional Eleitoral (TRE), sendo

necessário apresentar o título de eleitor e um documento com foto.

REELEIÇÃO

Cinco entre os oito concorrentes, conforme prevê a nova lei, estão concorrendo à reeleição. Os outros três participam pela primeira vez do processo. O salário é de R$ 1.430,00 para uma carga horária de 40 horas semanais mais os plantões. A advogada Déborah Fernanda Aliane Vasques, Coordenadora de Proteção aos Direitos

Humanos e Secretária Executiva do CMDCA, aproveita para convidar toda a população para participar do pleito eleitoral. “É muito importante a participação popular e aproveitamos para convidar a todos para participarem, escolhendo seus candidatos no dia 1 de outubro. Vá e vote no Conselheiro Tutelar que melhor te representa”, diz a advogada que reforça que a votação vai acontecer na Escola Municipal Santana, no Centro da cidade.

Dia da Independência. Desfile vibrante, histórico e surpreendente em Barroso

O desfile de 7 de Setembro é um evento extremamente importante em todos os municípios do Brasil. No entanto, este ano a Prefeitura de Barroso, através da Secretaria Municipal de Educação, superou as expectativas. Presente na solenidade, na manhã de quintafeira, posso afirmar que o desfile deste ano, que ocorreu por ocasião do Dia da Independência do Brasil, durante as comemorações dos 201 anos da nossa independência foi, de fato, uma celebração histórica em Barroso.

O desfile aconteceu no centro da cidade. Com emoção, respeito, clima de patriotismo e de resgate dos valores cívicos, o evento teve início às 8hs da manhã com o tradicional hasteamento das bandeiras do Brasil, de Barroso e do estado de Minas Gerais, ao som dos hinos nacional e do nosso município, executado pela nossa estimada Banda de Música Municipal. Em seguida, com o centro da cidade lotado, teve o início o desfile. Crianças, jovens e adultos; escolas, entidades, grupos, projetos sociais e veículos novos adquiridos, abrilhantaram o histórico desfile em Barroso, que a cada edição se torna mais participativo. Eram visíveis os sentimentos de honra e alegria que as pessoas demonstravam em poder comemorar a Independência do Brasil.

Os projetos sociais camisa 10, Tá Ligado, Empoderadas, entre outros, também são admirados pela população. Afinal, contribuem para o restabelecimento da paz, redução da violência e tornam nossos adultos, crianças e jovens cidadãos mais comprometidos. Outra situação que muito chamou a atenção foram os alunos da rede municipal de ensino ao desfilarem com os uniformes distribuídos recentemente pela Prefeitura de Barroso. Todos nós temos o compromisso cívico de cuidar da nossa pátria e de contribuir para desenvolver o patriotismo em nossa cidade. Quero parabenizar o Prefeito Anderson de Paula e a Secretária de Educação, senhora Jacqueline Brito, bem como toda a equipe organizadora. Com garra e muita dedicação, mais uma vez surpreenderam o público presente. Saudar, ainda, a nossa população que compareceu em massa para prestigiar com os seus familiares, com seus filhos, com os pais, além de todas as escolas da rede pública, particular e demais organizações que participaram do desfile. É muito gratificante para mim, como representante da nossa sociedade, poder prestigiar os eventos sociais, de forma especial o desfile de 7 de Setembro, importante momento da história do nosso país.

Foi, sem dúvida alguma, um desfile histórico e emocionante. Festejamos os 201 anos de independência do Brasil, em grande estilo. Isso faz com que a população passe a acreditar que vale a pena ser barrosense e brasileiro. Por fim, é importante dizer ainda que a nossa Bandeira é um símbolo nacional, não pertence a nenhum grupo ou partido político. Ela é da nação brasileira, e por isso pertence a todos, sem qualquer distinção. Para mim, é sempre um enorme prazer participar de eventos sociais. É um momento gratificante e prazeroso.

os trabalhos realizados pelo

barrosoemdia.com.br 5 Setembro 2023
publieditorial
Para saber mais sobre vereador Luizinho Moreira, acesse o seu site lendo o Código QR ao lado!

Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.