Tribuna Bancária n ° 372

Page 1

TRIBUNA Bancária Sindicato dos Bancários de Niterói e Região

www.bancariosnit.org.br

Ano LV – Nº 372 – dezembro de 2013

SINDICATO É O CAMPEÃO EM REINTEGRAÇÃO

Leia págs 02 e 03

Abaixo o PL 4330 da terceirização

Comemoração

do Dia do Bancário

- Vestidos de vermelho, segurando diversas faixas e gritando palavras de ordem, bancários de Niterói foram até a Câmara dos Deputados, em Brasília, diversas vezes para protestar contra o projeto de lei (PL) 4.330, de autoria do deputado Sandro Mabel (PMDB-GO), que amplia a terceirização e torna a precarização das relações trabalhistas um grande negócio. O projeto tramita no Congresso Nacional e já foi derrubado várias vezes pelos trabalhadores. - Diretores do sindicato percorreram agências de Niterói, São Gonçalo, Maricá, Itaboraí e região dos lagos para orientar os bancários sobre o projeto da terceirização e seus malefícios para a

categoria e também participou do grande ato dos trabalhadores no centro do Rio.

Ato denuncia bancos que recusam pagamento de contas A prática dos bancos em não receber contas como água, luz, telefone, impostos e outros títulos resultou num manifesto de repúdio e esclarecimento à população realizado pela direção do Sindicato dos Bancários de Niterói e região. A atividade serviu para mostrar aos clientes e usuários a obrigação dos bancos em receber os pagamentos e disponibilizar canais para denúncias como PROCON, Banco Central e ouvidorias dos bancos.

Centenas de bancários participaram das tradicionais comemorações pelo Dia do Bancário na sede campestre do Sindicato com muito lazer e sorteio de brindes.

IMPOSTO SINDICAL

O Sindicato depositou os valores referentes ao imposto sindical para os bancários sindicalizados no dia 28 de agosto, data também em que se comemora o dia do Bancário. De acordo com a lei, o Sindicato fica com apenas 60% do valor descontado do trabalhador.

Sindicato homenageia trabalhadores O Dia do Trabalhador também ganhou comemorações especiais. O Sindicato realizou um ato em comemoração no centro de Niterói com apresentação teatral, banda de música, distribuição de informativos e falações enfatizando a importância da classe trabalhadora, o manifesto chamou a atenção de quem passava pela região. O ato contou também com a participação de outras entidades como os Sindicatos dos Vigilantes de Niterói e região e dos Metalúrgicos de Niterói e Itaboraí. O momento serviu também para resgatar a história de lutas do movimento sindical e as conquistas dos direitos trabalhistas como: redução de jornada de trabalho, salários para os trabalhadores, férias, 13° salário, cestas alimentação e refeição, a CLT, dentre outras.

Na sede campestre também houve confraternização pelo Dia Internacional do Trabalhador que reuniu centenas de bancários. Música, futebol, brinquedos para as crianças, churrasco, almoço e teatro. Um dia intenso de atividades para a categoria.

Sindicalistas apresentam projeto na Câmara de Vereadores de Niterói Bancários e Vigilantes levaram à Câmara de Vereadores de Niterói um esboço de projeto lançado em 2010 pela ContrafCut e a CNTV para aumentar a segurança nas agências bancárias. A proposta está baseada na ampliação dos equipamentos como a colocação de divisórias (biombos) entre os caixas de atendimento e também nos caixas eletrônicos garantindo assim a privacidade das operações bancárias e coibindo o crescimento de crimes como a “saidinha de banco”.


2 TRIBUNA Bancária

Sindicato dos Bancários de Niterói e Região

SEEB NITERÓI CANCELA, REINTEGRA

Sindicato é o recordista em assistência e garantia do emprego no Estado do Rio O Sindicato dos Bancários de Niterói e região se tornou um recordista em reintegração, cancelamento ou reversão de demissões na sua região. Desde 2011 mais de 105 bancários tiveram seus empregos garantidos. Esses números podem subir se somados os casos de reversão de justa causa. O sucesso do trabalho é um conjunto de esforços de diretores, secretaria de saúde e departamento jurídico.

O sindicato presta todo o auxílio aos bancários e garante todos os direitos dos trabalhadores seja nas negociações com os bancos, seja na Justiça. Esse apoio tem sido fundamental para garantir que injustiças não sejam cometidas pelas intransigências dos banqueiros que demitem sem motivo justo e, a cada dia, vêm reduzindo o quadro de funcionários, apesar dos lucros bilionários.

Depoimentos de reintegrados

Patricia Borges Freitas Bradesco Niterói

Niclaudir Velloso dos Santos Itaú

Eduardo Castella de Mattos - Bradesco “Independente da reintegração, que é importante, recebi apoio incondicional de todos do sindicato. Uma palavra amiga e conforto. A gente fica meio sem rumo quando é mandado embora, ainda mais quando temos muito tempo de casa. O Sindicato me acolheu me amparou e até me acompanhou nos exames, é inexplicável.” Mário Ricardo Duarte Itaú Silva Jardim

Renato Afonso Barreto Ribeiro - Santander “Nunca é tarde para agradecer! Sou bancário há mais de 30 anos, mas não estou aqui para falar de mim, e sim do SINDICATO DE NITERÓI, isso mesmo letra maiúscula, porque vocês são os maiores e os melhores profissionais do mercado, atendendo sempre com profissionalismo e carinho, não só aos funcionários bancários, e sim a toda família dos bancários. MUITO OBRIGADO! VOCÊS FAZEM A DIFERENÇA!!”

Luciano Almeida - Itaú “O atendimento do sindicato foi de primeira. Toda diretoria é muito envolvida na ajuda e assessoria do bancário. Eles nos transmitem segurança num momento de fragilidade e tem uma sensibilidade humana e profissional para nos ajudar”.

Luiz Fabiano Silva Ayres - Itaú Iguaba

Nelson Carlos Brum Itaú São Gonçalo

Carlos Peixoto – HSBC “É necessário ressaltar o grande desempenho do sindicato, onde os bancários são brilhantemente atendidos por suas equipes de saúde/jurídico e demais áreas. Com profissionais dedicados e comprometidos com todos, sem medir esforços para nos apoiar, principalmente, nos valorizando nos momentos em que mais precisamos.”

Márcia Cristiane Fernandes Ribeiro- Santander Estaleiro Mauá

Maristela Soares da Ponte Itaú São Gonçalo

Lígia Barreto Pinto de Barros HSBC Barreto

José Eduar Pinheiro Pareto Itaú Alcântara

Christiane Santos de Melo Itaú Icaraí


TRIBUNA Bancária 3

Sindicato dos Bancários de Niterói e Região

E GARANTE EMPREGOS DE BANCÁRIO

Lisandre Dutra Nunes Pab 6058 Ampla - Itaú

Adriana Magalhães Itaú

Aida Cristina HSBC São Gonçalo

João Antônio de Freitas Bradesco Niterói

Alexandre Carvalho de Abreu = 27 anos de Banco e portador de necessidades especiais( está de camisa mostarda).

João Luiz Coelho, Ag Itaú Rocha = Funcionário possuia estabilidade por acidente de trabalho. (está de camisa azul marinho listrada)

Camilla Ferreira Vieira Carneiro Itaú Pab Rio Ita

Valéria Pereira Paz HSBC Plazza

Gelson Nascimento - Itaú Arraial do Cabo

KELLY CARNERO SILVEIRA - Santander Centro Niterói

Eliane Nicolay de Paula - Itaú Cabo Frio cancelamento de demissão

Fátima Regina da Cruz Lopes Itaú Barcas

Francislandi Bandeira Mourão- Bradesco Niterói

Deanderson Bastos Motta Itaú Alcântara

Elias Carleto HSBC

Alessandra Machado, Márcia Rocha, Jaqueline Oliveira, Erika de Moraes e Alexandre Barreto Itaú

Aloísio Rodrigues Bravo Itaú Bacaxá Saquarema

Tomé Carlos Barreto Postiga Itaú Alcântara

Antônio Craveiro da Silva Itau São Gonçalo

André Vasco Santander Rio Bonito

Reinaldo de Andrade de Albuquerque = 27 anos de Banco, encontrava-se na estabilidade préaposentadoria. (camisa xadrez clara)


4 TRIBUNA Bancária

Sindicato dos Bancários de Niterói e Região

Bancários fizeram 23 dias de greve e Sindicato fechou 100% das agências Esporte

- Em junho o Sindicato realizou o Encontro de Base para discutir as propostas para a campanha salarial 2013 - Comitiva do Seeb-Nit foi até São Paulo participar da 15ª Conferência Nacional dos Bancários onde se definiram as reivindicações da campanha salarial 2013 e a construção da estratégia e pauta da categoria. - Com a pauta na mão, bancários do Estado do Rio de Janeiro e também do Espírito Santo entregaram a minuta com as reivindicações da campanha salarial da categoria aos representantes dos banqueiros no centro da cidade do Rio de Janeiro. Uma passeata com encenação teatral também foi realizada.

- A 15ª Conferência Interestadual dos Bancários dos Estados do Rio de Janeiro e Espírito Santo reuniu 530 delegados de sindicatos de todas as regiões em Guarapari/ES. O Sindicato de Niterói participou com uma delegação de 49 delegados onde várias propostas foram aprovadas para a campanha nacional

indicação feita pela Fenaban de 6,1% de reajuste. O dia marcou também mais uma comemoração de fundação da entidade que completou 67 anos de lutas. - GREVE:como todos os anos, a greve dos bancários teve 100% de sua base que compreende 16 municípios, com cerca de 240 agências bancárias e quatro mil funcionários totalmente paralisada.

- A primeira assembleia para rejeitar a proposta dos banqueiros ocorreu no dia 05 de setembro. Os bancários de Niterói recusaram por unanimidade a primeira

- Algumas semanas após o início da greve, a Fenaban apresentou ao Comando Nacional dos Bancários uma nova proposta elevando de 6,1% para 7,1% o índice de reajuste sobre os salários. Novamente, a categoria rejeitou a proposta. -Após 23 dias de greve, finalmente, a Fenaban apresentou uma proposta mais condizente com o anseio dos bancários. A luta resultou em um reajuste de 8% no salário e 8,5% sobre o piso, além de ganhos na PLR e outros benefícios. Essa foi a maior greve da categoria em mais de 20 anos e conquistou aumento real de salário pelo décimo ano consecutivo. O acordo foi assinado dias depois.

Tradicional festa de Natal dos Bancários reuniu mais de 500

As confraternizações de Natal dos bancários reuniram centenas de colegas em duas oportunidades realizadas pelo Sindicato. No fim do mês de novembro foi a vez dos companheiros da Região dos

Lagos participar de uma agradável tarde de muito churrasco, almoço e área de lazer. Já os bancários de Niterói, São Gonçalo, Maricá e região foram até a sede campestre da entidade para

um dia de muita alegria e diversão para as crianças. Churrasco, almoço e música ao vivo embalaram a festa. Ainda no evento foram arrecadados alimentos que serão doados a instituições sociais da região.

Em 2013 o esporte também ficou em evidência no sindicato. As peladas do bancário aconteceram durante todo o ano e ainda teve a 2ª Copa dos Bancários que consagrou a equipe do Bradesco como grande campeã. Em segundo lugar ficou os atletas do Banco do Brasil. A terceira colocação ficou com a equipe do Santander, seguida do Itaú com o quarto lugar. Uma grande festa foi realizada nas premiações e o Sindicato também homenageou o ex-presidente da entidade, Edson Chaves. Edson Chaves foi presidente do Sindicato e foi em sua gestão que a entidade adquiriu os terrenos onde está localizada a sede campestre dos bancários. Na homenagem, além dos troféus que levarem seu nome, uma placa também foi entregue pela diretoria agradecendo ao companheiro os serviços prestados à categoria.

Homenagem às Mulheres A direção do Sindicato dos Bancários de Niterói realizou uma grande atividade em homenagem às mulheres que já são maioria nos bancos. Na homenagem, uma peça teatral retratou o drama vivido pelas mulheres em busca de emprego e as diferenças a que são submetidas. Um grupo musical também se apresentou ao som de jazz para o público que passava pelo centro de Niterói. As bancárias ainda foram homenageadas com uma carta do sindicato e brindes.

TRIBUNA Bancária Sindicato dos Bancários de Niterói e Regiões

Sede: Rua Maestro Felício Toledo, 495, sobreloja, Centro, Niterói, CEP 24.030-105 Tel/fax: (21) 2717-2157 Subsede: Avenida Júlia Kubitschek, 16, sala 215, Parque Riviera, Cabo Frio, CEP 28905-000 - Tel/fax: (22) 2643-4317 imprensa@bancariosnit.org.br www.bancariosnit.org.br Jornalista Resp.: Willian Chaves (MTb 12.704) Impressão: Gráfica Porciúncula (3,5 mil exemplares) Diagramação: Wilton Ricardo Sergio


Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.