67ª edição do Informativo Semanal da Bancada

Page 1

Informativo Semanal da Bancada do PSB na Assembleia Legislativa - Edição 67 Jornalista Responsável: Fabiana Calçada - MTE 18693

Weber critica governo federal em mobilização contra importações de leite em Jaguarão Um dos articuladores de negociações envolvendo medidas que garantam competitividade a agricultores familiares que produzem leite, o deputado Elton Weber participou, na quinta-feira (14), da mobilização contra as importações do Uruguai, em Jaguarão, na fronteira com o país vizinho. Em seu discurso para os produtores, Weber criticou o governo federal e voltou a defender a suspensão das importações até a adoção de cotas. Nesta semana, uma reunião com presença do presidente da Fetag, Carlos Joel da Silva, em Brasília, a União não deu sinais de que irá resolver o problema, que derruba os valores pagos no meio rural. "Nós queremos que o leite seja valorizado, do jeito que está, não dá. Até parece que o governo brasileiro não está mais controlando as coisas, está mais preocupado em se salvar das acusações das maracutaias do que resolver o problema do produtor." Durante a mobilização, que reuniu mais de mil agricultores, o grupo bloqueou a Ponte Internacional Barão de Mauá por mais de uma hora. Com o protesto, a Fetag quer chamar atenção para revisão dos incentivos fiscais para a importação; a revogação dos Decretos nºs 53.059/2016 e 53.184/2016; a criação de cotas de importação de lácteos do Uruguai sem a liberação automática; as compras governamentais de lácteos; a criação de um programa de controle de estoques; as políticas de incentivo e fomento para a cadeia produtiva do leite e, ainda, a revisão dos preços mínimos do leite.

Liziane entrega prêmio de educação para o trânsito no Teatro Dante Barone Representando a Assembleia Legislativa, a presidente da Frente Parlamentar em Defesa do Trânsito Seguro, deputada Liziane Bayer recepcionou o diretorpresidente da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), Marcelo Soletti, e o público participante do X Prêmio EPTC de Educação para o Trânsito, realizado na segunda-feira (11) no Teatro Dante Barone. Nas boas-vindas, Liziane destacou a alegria por recebê-los para celebrar uma pauta tão positiva. “A Assembleia Legislativa hoje está mais feliz porque recebe vocês: crianças, adolescentes, jovens, professores, agentes de trânsito e a quem prestigia essa iniciativa de premiar as boas ações, as boas atitudes para um trânsito melhor com um trabalho de conscientização expandido por meio da educação”, disse. Na oportunidade a parlamentar agradeceu ainda a Foto: Elaine Martins parceria da EPTC e do Cetran/RS nos seminários e ações realizados pela Frente Parlamentar, que visam um trânsito mais humanizado. O X Prêmio EPTC de Educação para o Trânsito visa estimular crianças, jovens e educadores das instituições de ensino, profissionais da comunicação, público em geral e idosos, situados no município de Porto Alegre, e empresas que desempenhem suas atividades no âmbito da capital gaúcha, bem como funcionários da EPTC à adoção de comportamentos e hábitos que tornem o trânsito mais seguro, civilizado e humano.

Catarina apresenta PL que trata da contratação de trabalhadores a partir do FGTAS/SINE Com o objetivo de garantir mais acessibilidade e condições dignas de trabalho, o deputado Catarina Paladini protocolou na Assembleia Legislativa o Projeto de Lei (PL) 178/2017 que trata da contratação de trabalhadores a partir de consulta ao banco de dados das agências FGTAS/SINE. A proposta determina que as empresas concessionárias e permissionárias de serviço público, as empresas terceirizadas que prestam serviços a órgão da administração direta, indireta, fundações e autarquias, as empresas públicas e sociedades de economia mistas, assim como as empresas beneficiadas com incentivos fiscais ou por programas de fomento do Estado, deverão utilizar o banco de dados das agências para preencher seus novos quadros de trabalhadores. O deputado destaca a importância da proposta. “O PL é fundamental do ponto de vista social e econômico, bem como na implementação de políticas públicas de trabalho, emprego e renda, na medida em que contribuirá na captação de mais recursos do Fundo de Amparo ao Trabalhador para o Rio Grande do Sul”, explicou. Para garantir a manutenção desse repasse via MTE, é indispensável que a FGTAS cumpra obrigações firmadas no convênio, tais como: captação de vagas; encaminhamentos e colocação de trabalhadores no mercado de trabalho; colocação de monitorados do seguro desemprego".


Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.